Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Planejando uma viagem para a quarta maior cidade da Alemanha? Então você está no lugar certo: aqui você vai conferir tudo o que fazer em Colônia!
Centro cultural da região oeste alemã e uma das cidades queridinhas pelos turistas brasileiros, Köln (Colônia em alemão) é margeada pelo Rio Reno e chama a atenção pela sua diversidade nos atrativos ligados à cultura, história, arte e belezas naturais e muito mais.
Já vou logo adiantando que há mais de 30 museus e mais de 240 igrejas para se visitar na cidade.
Aproveite e veja também: 12 curiosidades da Alemanha.
E para te ajudar a planejar uma viagem perfeita, a Dani do blog O Mapa de Viagem trouxe dicas completas os 20 principais pontos turísticos de Colônia para você conhecer. Agora vem com a gente e boa viagem!
- Catedral de Colônia
- Igrejas em Colônia além da Catedral
- Ponte Hohenzollern
- Museus
- Água de Colônia
- Fischmarkt
- Altstadt
- Quarteirão Belga
- Rheinpark
- Flora e Jardim Botânico de Colônia
- Distrito Rheinauhafen
- Passeio de Barco pelo Rio Reno
- Teleférico sobre o Rio Reno
- Observatório Kölntriangle
- Centro de Documentação Nazista
- Estádio FC Köln
- Portões Medievais
- Phantasialand
- Neptunbad Sports & Spa
- Compras em Colônia
1. Catedral de Colônia
A rainha das catedrais! É assim que a Catedral de Colônia é conhecida. E não por menos, pois é um dos pontos turísticos mais visitados de toda a Alemanha e a terceira maior catedral do mundo.
A Catedral levou mais de 600 anos para finalizar sua construção, sendo inaugurada em 1880.
Mas você sabia que a grande motivação para a construção da Catedral de Colônia foi para abrigar a arca com os resquícios mortais dos Três Reis Magos?
Por conta disso, a possibilidade de ver a arca de perto é um dos motivos que atrai milhares de turistas todos os anos até o local.
Quando você chega próximo da catedral, os detalhes da fachada já começam a te surpreender.
A catedral é conhecida como Kölner Dom e é ícone da arquitetura gótica medieval. A imagem de suas duas torres – cada uma com 157 metros de altura – compõe um lindo skyline da cidade.
Agora, um fato histórico um tanto impressionante: na época da Segunda Guerra Mundial, Colônia foi seriamente destruída por bombardeios, sendo uma das cidades mais danificadas da Alemanha. No entanto, apesar das bombas, a catedral não teve sua estrutura danificada.
Para conhecer a Kölner Dom é preciso agendar um horário e isso pode ser feito logo na entrada (já que não é possível reservar com antecedência).
Dica | Aproveite para visitar a fonte mais famosa de Colônia: a Heinzelmännchenbrunnen, que fica a apenas dois minutinhos caminhando da Catedral. Diz a lenda que os Heinzelmännchen eram duendes bons que apareciam durante a noite para fazer o trabalho das pessoas preguiçosas. A fonte é um marco típico da cidade!
Horário de funcionamento da Catedral | as visitas acontecem das 10h às 20h, de segunda a sábado. e das 8h às 20h aos domingos. Vale a pena entrar no site oficial da catedral para verificar maiores detalhes sobre sua visitação.
Entrada | paga.
Como chegar | o acesso até a Catedral é bem fácil, pois ela está ligada a outras cidades da Alemanha e possui uma estação de trem bem ao seu lado. Ela fica no Centro da cidade, na Domkloster 4, 50.667.
2. Igrejas em Colônia além da Catedral
O que não faltam em Colônia são Igrejas para conhecer. E por isso, vale a pena visitar outras além da Catedral. Veja nossas sugestões:
Groß St. Martin
Localizada às margens do Reno e próxima do Fischmarkt, a igreja é dedicada a São Martinho. Construída no século 12, a Groß St. Martin é um prédio imponente e tem 50 metros de altura.
O seu interior chama bastante a atenção, por mesclar de forma única, uma arquitetura grandiosa com mobiliários minimalistas.
Horário de funcionamento | de terça a sábado, das 9h30 às 19h30, e aos domingos de 12h às 19h15.
Entrada | gratuita.
Como chegar | fica na An Groß St. Martin, 50667.
St. Maria im Kapitol
Com origem no século 11, a igreja St. Maria im Kapitol foi construída no local do antigo templo romano Capitolino.
É a maior das três igrejas românicas que ainda restam na cidade de Colônia, datada em meados do século 11, com inspirações na Igreja da Natividade de Belém.
Suas portas de madeiras originais possuem molduras em relevos que representam a vida de Jesus Cristo, além de túmulos e outras esculturas de madeira.
Horário de funcionamento | de segunda a sábado, das 10h às 18h e aos domingos, a partir das 13h.
Entrada | gratuita.
Como chegar | fica na Kasinostraße 6, 50676, na Cidade Velha de Colônia.
Basilika Sant Gereon
As origens da Basílica de St. Gereon remontam ao final do período romano, no século 12. Com uma construção única, seu interior é belíssimo, repleta de murais medievais, mosaicos e relíquias.
Apesar de sofrer com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial e tendo a estrutura de sua cúpula danificada, ela foi totalmente reconstruída e vale a pena a visita.
Horário de funcionamento | está aberto diariamente das 10h às 18h, e há visitas guiadas para quem se interessar.
Entrada | gratuita, exceto as visitas guiadas.
Como chegar | fica na Gereonskloster 2, 50670.
3. Ponte Hohenzollernbrücke
A Ponte Hohenzollern (ou Hohenzollernbrücke) é outra grande atração em Colônia. A ponte, que possui mais de 400 metros de extensão, atravessa o Rio Reno e liga o centro histórico de Colônia à parte mais moderna da cidade.
Inicialmente, carros e trens passavam pela ponte. Entretanto, após sua reconstrução (a ponte foi destruída durante a Segunda Guerra), apenas pedestres e trens podem atravessá-la.
A Hohenzollernbrücke é conhecida entre os turistas como “A Ponte dos Cadeados”, uma vez que o hábito de prender cadeados com as iniciais do casal já se popularizou por lá também.
Aproveite a travessia para apreciar a linda vista da cidade e de suas grandes atrações, como a Catedral de Colônia, sob um outro ponto de vista.
4. Museus em Colônia
Se você gosta de museus, saiba que há muito o que fazer em Colônia, já que a cidade oferece mais de 30 opções para você conhecer.
E para te ajudar, selecionamos os melhores museus de Colônia para você incluir no roteiro da sua viagem:
Museu Ludwig
Um dos principais museus da Europa e do mundo, o Museu Ludwig surgiu (no ano de 1976) a partir de uma generosa atitude: a doação de 350 obras que pertenciam a Peter e Irene Ludwig.
A partir daí, o local se tornou um importante centro de arte, com criações que vão do impressionismo à era contemporânea. Atualmente, estima-se que há mais de 20 mil itens no acervo do museu!
O local é tido como a coleção mais extensa de obras da pop arte e o terceiro maior acervo de obras de Pablo Picasso do mundo.
Ele ainda possui uma notável coletânea de pinturas da vanguarda russa, uma das coleções mais relevantes sobre o expressionismo alemão e, além disso, aborda de forma fenomenal a história da fotografia.
Localizado próximo da catedral, a visita ao museu é daqueles pontos turísticos de Colônia imperdíveis para quem curte arte!
Horário de funcionamento | o Museu Ludwig está aberto das 10h às 18h, de terça a domingo. Já durante a primeira quinta-feira do mês, o estabelecimento funciona até às 22h.
Entrada | paga. Acesse o site oficial do museu para verificar todos os detalhes e programar sua visita.
Como chegar | fica na Heinrich-Böll-Platz, 50667.
Museu Romano-Germânico
Se você tem interesse em conhecer com mais profundidade a história de Colônia, a visita ao Museu Romano-Germânico não pode ficar de fora do seu roteiro sobre o que fazer em Colônia.
O Römisch-Germanisches Museum – em alemão – é um museu arqueológico que apresenta artefatos romanos encontrados em escavações pela região.
Fundado em 1974, o museu detém a maior coleção de vasos romanos do mundo. Além dos vasos, o acervo do museu conta com artigos de decoração, pinturas em murais, mosaicos e registros em pedras.
É possível, ainda, encontrar peças que datam desde o período paleolítico até a Idade Média.
Ao lado da catedral, é uma boa opção combinar as duas atrações em um mesmo dia.
Horário de funcionamento | o museu abre de quarta a segunda, das 10h às 18h (na terça-feira está fechado).
Entrada | jovens de até 18 anos não pagam.
Como chegar | fica na Roncallipl. 4, 50667.
Museu do Chocolate
Se você é chocólatra, então o Museu do Chocolate – Schokoladen Museum – é o lugar certo para você!
Aqui, você vai ficar por dentro da história dessa delícia – desde os primórdios lá no México com os maias e astecas, até os dias atuais.
Além de conhecer mais sobre os processos de fabricação e produção do chocolate, você também pode degustar um delicioso waffer, coberto com chocolate que sai direto de uma fonte de 3 metros de altura.
No museu, ainda há a réplica de uma floresta tropical que você pode visitar, em que é possível compreender como é o habitat natural dos pés de cacau.
No local, também há uma pequena fábrica da Lindt que produz centenas de quilos de chocolate por dia, e o mais legal é que você mesmo pode fazer um chocolate customizado e se deliciar com os chocolates à venda na lojinha do museu.
Horário de funcionamento | abre diariamente, das 10h às 18h. Durante os meses de janeiro, fevereiro, março e novembro, o museu está fechado nas segundas.
Entrada| paga. Adquira o seu ingresso para o Museu do Chocolate.
Como chegar | fica no centro histórico de Colônia, em frente à Torre Malakoff, na Am Schokoladenmuseum 1A, 50678.
Museu Wallraf–Richartz
Um dos principais museus de Colônia, o Museu Wallraf–Richartz abriga uma das maiores coleções da arte medieval, com obras que datam 1.500 anos.
Em seu acervo, também há pinturas do século 19, do realismo francês e do romantismo alemão, além de nomes importantes como de Rembrandt e Rubens, que representam a arte barroca.
O museu fica em um prédio do famoso arquiteto alemão Oswald Mathias Ungers, que foi inaugurado em 2001. Nesse mesmo ano, o museu adquiriu a Fundação Corboud, com obras da arte impressionista e neo-impressionista.
Horário de funcionamento | de terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada | paga.
Como chegar | o Museu Wallraf-Richartz fica na região central, próximo da Catedral de Colônia, na Obenmarspforten 40, 50667.
Museu Municipal de Colônia
O Museu Municipal de Colônia – Kölnische Stadtmuseum em alemão – conta a história da cidade, preservando e apresentando obras e objetos desde a Idade Média até os tempos atuais.
Pra quem procura o que fazer em Colônia, é uma viagem no tempo através do passado único da cidade!
Horário de funcionamento | nas terças, das 10h às 20h e de quarta a domingo, das 10h às 17h.
Entrada | paga.
Como chegar | está localizado no Centro Histórico, próximo das principais atrações de Colônia, na Minoritenstraße 13, 50667.
Museu de Artes Aplicadas
Conhecido mundialmente pela sua coleção de artesanato, o Museu de Artes Aplicadas – ou Museum für Angewandte Kunst Köln – é chamado, desde 2011, de Makk Arte & Design – Makk Kunst und Design.
A exposição permanente do Makk abrange móveis, porcelanas, joias, artes gráficas, objetos, artigos de moda, arte têxtil – com tecidos e sedas alemãs, italianas e francesas – e muito mais.
Então, se você se interessa por esse tipo de arte, vale dedicar um tempo para conhecer o Makk.
Horário de funcionamento | o museu está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada | paga.
Como chegar | fica na An d. Rechtschule 7, 50667.
Kolumba Museum
O Museu da Arquidiocese de Colônia – ou Kolumba Museum – possui uma arquitetura única e foi construído sobre as ruínas da Igreja de St. Kolumba e da Capela “Madonna in the Ruins”.
Sua inauguração aconteceu em 1853, e nele você conhece obras desde a antiguidade até o momento presente.
São mais de dois mil anos de cultura ocidental apresentadas em seu acervo.
Horário de funcionamento | o Kolumba Museum abre diariamente, das 12h às 17h, exceto nas terças.
Entrada | paga.
Como chegar | fica na Kolumbastraße 4, 50667.
Museu Schnütgen
O Museu Schnütgen possui uma valiosa coleção da arte religiosa cristã e medieval, localizado em uma das igrejas mais antigas de Colônia.
Sua exposição varia de esculturas de madeira e pedra, a obras de arte de ourives, até mesmo marfins e tecidos raros.
O que impressiona em uma visita pelo Museu Schnütgen é a proximidade do visitante com as obras.
Horário de funcionamento | está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h e nas quintas, das 10h às 20h.
Entrada |paga.
Como chegar | fica na Cäcilienstraße 29-33, 50667, próximo à estação Neumarkt.
Museu da Mostarda
Se você é um amante de mostarda, ou apenas um curioso e quer saber como e o processo de fabricação da famosa mostarda de Colônia, o Kölner Senfmuseum é para você.
No passeio, você conhece o moinho de mostarda que tem mais de 200 anos e, além disso, há visitas guiadas que te contam um pouco mais sobre a história e o processo de fabricação da mostarda.
Horário de funcionamento | todos os dias, das 10h às 18h. Já as visitas guiadas acontecem ao meio dia, 14h, 15h e às 16h.
Entrada | gratuita.
Como chegar | fica na Holzmarkt 79-83, 50676.
5. Água de Colônia
Colônia é conhecida mundialmente como a cidade do perfume, mais precisamente pela Água de Colônia. Nesse sentido, há duas marcas mais famosas: a 4711 e a Farina Cologne.
Museu do Perfume
O museu ocupa o prédio onde viveu o italiano Giovanni Maria Farina. Farina queria uma fragrância que lembrasse “uma manhã de primavera após a chuva, na Itália” e, com isso, surgiu a Água de Colônia, no século 18.
A parte legal de conhecer o Museu do Perfume é que você pode fazer visitas guiadas para entender um pouco mais sobre a história e o surgimento da Água de Colônia.
Horário de funcionamento | de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Visita guiada | paga.
Como chegar | fica na Obenmarspforten 21, 50667, em frente ao Museu Wallraf–Richartz e à prefeitura de Colônia.
Dufthaus 4711
Outra marca famosa da Água de Colônia é o da 4711 Eau de Cologne.
A loja na cidade de Colônia é uma verdadeira atração turística, localizada em um prédio com uma belíssima arquitetura e decoração, e em seu interior você mergulha no mundo da 4711.
Em uma visita guiada, você tem acesso à história da marca, a um seminário de fragrâncias, conhece ingredientes e ainda pode fazer a sua própria água de colônia.
Horário de funcionamento | de segunda a sábado, das 11h às 17h.
Visita guiada | paga.
Como chegar | a loja está localizada na rua Glockengasse.
6. Fischmarkt
À beira do Rio Reno, o local conhecido como Fischmarkt é, na verdade, onde acontecia o tradicional mercado de peixes de Colônia no passado.
Atualmente as casinhas coloridas, que são símbolo da região, abrigam bares e restaurantes animados.
Um ótimo programa é escolher algum dos estabelecimentos no local e experimentar a famosa Kölsch – a cerveja típica da cidade – ao final de um dia de passeios em Colônia.
Se você visitar Colônia no verão, se prepare para encontrar o Fischmarkt repleto de pessoas locais e turistas que buscam a região para se refrescar com sorvetes e apreciar a brisa do rio
7. Altstadt
A Cidade Velha de Altstadt, conhecida como o Centro Histórico de Colônia, é o coração da cidade. É aqui que estão localizadas as principais atrações de Colônia, como a Catedral, por exemplo.
Dessa forma, dedique um tempo para percorrer suas ruelas sem pressa, apreciando prédios históricos e, quem sabe, fazendo uma parada estratégica em algum de seus diversos restaurantes e cervejarias.
Na Cidade Velha, você também encontra a Alter Markt, uma praça famosa por abrigar o Mercado de Natal mais popular da cidade.
Outras atrações na Altstadt são a Prefeitura de Colônia (Rathaus), a Igreja de Groß St. Martin e a Praça Heumarkt.
8. Quarteirão Belga
Se você busca por um local descontraído e badalado, não deixe de visitar o Quarteirão Belga – ou Belgisches Viertel em alemão – um bairro descolado e moderno em Colônia.
Por aqui, há cafés, bares e restaurantes que trazem todo o charme de Bruxelas em plena cidade de Colônia, o que torna a região ótima para jantar.
9. Rheinpark
Um grande espaço verde em meio à cidade de Colônia!
Com 40 hectares e às margens do Rio Reno, o parque Rheinpark é passeio bem legal para incluir na sua lista sobre o que fazer em Colônia.
O parque é o espaço favorito de alemães e turistas, principalmente nos meses mais quentes, pois é um ótimo lugar para relaxar. Se o tempo colaborar, quem sabe um piquenique na hora do almoço?
Localizado entre os distritos Mülheim e Deutz, no Rheinpark também há um teatro ao ar livre, clube de praia e um clube termal, onde os alemães costumam praticar o nudismo (algo comum no país).
Horário de funcionamento | todos os dias, 24h.
Entrada | acesso gratuito.
Como chegar | o parque fica na Auenweg Rheinpark, 50679.
10. Flora e Jardim Botânico de Colônia
Criado no século 19, até hoje a Flora e Jardim Botânico de Colônia chama a atenção – tanto que recebe mais de 1 milhão de visitantes anualmente.
Em um terreno de quase 12 hectares, o local conta com cerca de 10 mil espécies de flores e plantas, situadas em estufas climatizadas para abrigar diferentes espécies de todos os cantos do mundo.
Durante o passeio, o visitante tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as plantas ou simplesmente apreciar todo o colorido e charme do local.
O espaço é tão lindo e encantador, que também é utilizado para eventos como festas e cerimônias de casamento.
Horário de funcionamento | todos os dias.
Entrada | gratuita.
Como chegar | fica na Amsterdamer Straße 34, no bairro de Riehl, à margem esquerda do Reno.
11. Distrito Rheinauhafen
Para quem gosta de uma pegada mais jovial, o Distrito de Rheinauhafen foi revitalizado e se tornou uma área jovem e moderna da cidade de Colônia.
Às margens do Rio Reno e não muito distante do centro da cidade, em Rheinauhafen você encontra edifícios comerciais e residenciais com uma arquitetura contemporânea belíssima. E entre as construções, há bares, restaurantes e galerias para conhecer.
Mas o que marca o símbolo da região é o trio de prédios chamados de Kranhäuser – cada um tem 60 metros de altura e um formato de guindastes de içamento.
Você vai ver como é fantástico o contraste que surge da mistura da arquitetura moderna com as construções antigas de tijolos do século 19.
12. Passeio de barco pelo Rio Reno
Nada melhor do que conhecer a cidade de Colônia em um passeio de barco pelo Rio Reno, que corta a cidade.
Enquanto o barco navega, você conhece um pouco mais sobre a história da cidade, além de pontos turísticos, acontecimentos marcantes e construções relevantes.
Para realizar o passeio, basta se dirigir até o Cais Frankenwerft – a apenas cinco minutos caminhando da Catedral de Colônia.
Há diferentes opções de tours, e questões como preço, duração, trajeto e tipo de embarcação variam de acordo com a empresa.
A experiência, certamente é única, e vale a pena acrescentar esse passeio durante sua viagem para Colônia.
13. Teleférico sobre o Rio Reno
Outro passeio imperdível para incluir na sua lista sobre o que fazer em Colônia: o teleférico que atravessa o Rio Reno de um lado a outro, chamado de Rhein Seilbahn.
Construído em 1957, a atração tem mais de 900 metros de comprimento e oferece uma das melhores vistas da cidade!
O trajeto é curto, mas é um passeio super diferente e que vale muito a pena.
Horário de funcionamento | o teleférico funciona diariamnte, das 10h às 18h, mas somente de abril a outubro.
Entrada | paga.
14. Observatório KölnTriangle
Um prédio importante para a cidade e também para a arquitetura de Colônia: esse é o Kölner Triangle, localizado no distrito de Deutz.
Mas não pense que ele é apenas mais um prédio comercial: a partir do seu terraço aberto, os visitantes têm uma vista panorâmica para toda a cidade, completamente linda!
Daqui você pode avistar a Catedral, a Ponte Hohenzollern e outras atrações de Colônia.
Inaugurado em 2005, o prédio tem 103 metros de altura, o equivalente a cerca de 29 andares.
Horário de funcionamento | diariamente, das 12h às 20h.
Entrada| paga
Como chegar | fica na Ottopl. 1, 50679, no distrito de Deutz.
15. Centro de documentação Nazista
Um dos passeios em Colônia mais emocionantes, que traz uma mistura de sentimentos.
O NS Documentation Center é um dos locais mais bem preservados da época nazista na Alemanha, onde funcionava uma prisão da Gestapo.
Durante o passeio, você tem acesso às celas onde há mensagens escritas pelos próprios prisioneiros da época, muitas delas relatando torturas e muito sofrimento.
O Centro relembra um passado sombrio ainda muito recente do nosso mundo, mas se você quer saber um pouco mais sobre a realidade da Segunda Guerra Mundial, vale a pena visita.
Horário de funcionamento | sua abertura acontece de terça à sexta das 10h às 18h e aos finais de semana, das 11h às 18h.
Entrada | paga.
Como chegar | fica na Appellhofplatz 23-25, 50667.
16. Estádio FC Köln
O estádio Rheinenergiestadion foi construído para a Copa do Mundo de 2006, e se você é um amante do mundo do futebol, vale a pena fazer um tour pelo estádio.
Com capacidade para 50 mil torcedores, seu campo é considerado um dos melhores da Europa, e o estádio é símbolo da cidade e casa do time de futebol, o Fußball-Club Köln (FC Köln).
Horário de funcionamento | acesse o site oficial do estádio para agendar sua visita.
Entrada | paga.
Como chegar | fica na Aachener Str. 999, 50933.
17. Portões Medievais
A cidade de Colônia possuía uma muralha de aproximadamente 9km de extensão, composta por 12 portões que davam acesso à cidade.
Hoje, ainda há alguns resquícios da muralha e de seus portões que valem a pena ser visitados, como é o caso dos portões Severinstorburg e Ulrepforte, o menor dos 12 portões da cidade.
Percorrer os portões a pé é um ótimo passeio para se fazer com calma pela Cidade Velha de Colônia. Apenas esteja preparado para caminhar!
Além dos portões citados, inclua também no seu roteiro o Hahnentorburg, que fica na Rudolfplatz, e o Eigelsteintorburg, que é o mais afastado.
18. Phantasialand
Localizado na cidade de Brühl, a 25km de Colônia, está o parque de diversões temático de Phantasialand – sendo uma boa escolha de passeio bate e volta.
Aberto ao público em 1967, o Phantasialand possui atrações para todos os gostos, desde montanhas-russas, a brinquedos para as crianças e atividades aquáticas.
O parque ainda possui diferentes áreas temáticas, que são muito bem caracterizadas e com detalhes que impressionam.
Sem falar que dentro do parque ainda é possível encontrar inúmeras lojas, restaurantes e até mesmo hotéis.
Horário de funcionamento | diariamente, das 11h às 20h.
Ingressos | confira o site oficial do parque.
Como chegar | fica na Berggeiststraße 31-41, 50321, na cidade de Brühl.
19. Neptunbad Sports & Spa
Se você quer umas horinhas para relaxar e limpar a mente, saiba que o Neptunbad Sports & Spa é um centro de bem-estar, que integra corpo e mente.
O local possui um spa com sauna, massagem, banhos terapêuticos e um lindo jardim zen.
É possível experimentar todos esses serviços do Neptunbad por algumas horas ou, ainda, comprar o passe diário e desfrutar de um ótimo dia relaxante por lá.
Horário de funcionamento | diariamente, das 9h às 0h.
Entrada | confira o site oficial para informações de valores.
Como chegar | Neptunpl. 1, 50823, a poucos minutos de carro do Centro Histórico de Colônia.
20. Compras em Colônia
Quando o assunto é compras, Colônia oferece algumas das melhores opções comerciais da Alemanha. Só esteja preparado para andar!
As opções variam desde lojas de departamentos, até as boutiques mais exclusivas.
Para fazer compras, veja quais são os dois endereços principais da cidade:
Hohe Strasse
A rua inicia na Wallrafplatz, próximo da Catedral e se estende até a rua Schildergasse.
Você encontra de tudo por lá, de roupas e sapatos, até equipamentos eletrônicos e lojas e souvenir.
O destaque vai para a enorme loja da Lego, que agrada não somente às crianças. Quando bater o cansaço ou a fome, pare em algum dos diversos cafés e restaurantes da região.
Schildergasse
O nome principal para fazer compras em Colônia. Localizada no centro da cidade, o destaque aqui vai para a Weltstadthaus, um prédio com uma arquitetura única que abriga a loja Peek & Clappenburg.
Na rua, também há marcas de renome internacional, como H&M e Zara, por exemplo.
Por fim, não deixe de visitar a Galeria Kaufhof, uma tradicional loja de departamentos alemã que tem de tudo.
Mercados de Natal em Colônia
Uma das épocas mais lindas para visitar Colônia é no período do Natal. Isso porque a cidade fica toda enfeitada com luzinhas e decoração natalina.
E como acontece em diferentes destinos da Europa, a partir do final de novembro, há os famosos mercados de Natal.
Em Colônia, você vai encontrar diversos deles espalhados pela cidade, cada um com um foco diferente.
Confira alguns dos mercados de Natal de Colônia:
- Heinzels Wintermärchen | conta com pista de patinação e 140 barracas que exibem o melhor artesanato local. O mercado se estende pela Alter Markt.
- Mercado de Natal na Catedral | o principal deles. Junto da Catedral, esse mercado é lindo! Possui um enorme pinheiro de Natal decorado.
- Hafen-Weihnachtsmarkt | às margens do Reno, a atmosfera portuária marítima toma conta desse mercado natalino. Iguarias e diferentes tipos de peixes são encontrados nas banquinhas.
- Market of Angels | no coração de Neumarkt, a decoração conta com 800 estrelas nas árvores que rodeiam o mercado, dando um toque mágico. Bancas com enfeites de Natal e variedades gastronômicas também merecem sua visita.
- Santa Claus Village | a Vila do Papai Noel é um programa que agrada a todos. Localizada na Rudolfplatz, a programação infantil da Vila conta com pinturas e artesanato, muito bacana!
- Heavenue | entre as ruas Hahnenstrasse e a Schaafenstrasse, é um colorido e vibrante mercado comunitário.
- Christmas Market in the City Garden: | no Quarteirão Belga, o mercado é puro charme! Sua atmosfera romântica encanta a todos.
Onde comer: melhores restaurantes em Colônia
A comida alemã é uma delícia, na minha opinião! E em Colônia você encontra a culinária tradicional do país, composta por salsicha, batata, schnitzel e joelho de porco, que você encontra na maioria dos restaurantes.
Mas o que é imperdível mesmo, caso você seja um apreciador de cerveja, é experimentar a Kölsch (cerveja tradicional da cidade) em um pub típico, chamado de Brauhaus.
Alguns restaurantes e pubs para se deliciar com a gastronomia de Colônia são:
- Früh Am Dom
- Bei Oma Kleinmann
- Gilden im Zims
- Bierhaus en d’r Salgass
- Gasthaus Brungs
Mais dicas de viagem para a Colônia
Por que conhecer Colônia
Localizada nas margens do Rio Reno, Colônia (Köln em Alemão) é a quarta maior cidade da Alemanha, com cerca de 1,1 milhões de habitantes.
A sua história começa junto com o período romano, há mais de 2 mil anos. Nesse período, a cidade de Colônia era a Capital da Província e uma verdadeira fortaleza militar.
Reconstruída praticamente do zero após as destruições da Segunda Guerra Mundial, Colônia é símbolo de força e persistência, e hoje é uma das cidades alemãs que mais atrai turistas.
Por aqui, você vai ver de perto toda a arquitetura deslumbrante dos períodos da sua história, incluindo igrejas e museus romanos que foram preservados até hoje.
E se você ama cultura, arte e história, saiba que há muito o que fazer em Colônia, e uma visita na cidade é imperdível!
Onde fica a cidade de Colônia
A cidade de Colônia fica na região oeste da Alemanha, a aproximadamente 573 km da capital Berlim e da cidade de Munique.
Colônia ainda fica bem próxima da fronteira com a Bélgica e da Holanda.
Onde ficar em Colônia: regiões e hotéis
Os melhores bairros para se hospedar em Colônia são os que ficam no centro da cidade.
Afinal, essas regiões concentram a maior parte dos pontos turísticos de Colônia e você estará pertinho das atrações que deseja visitar durante a sua viagem.
Portanto, é importante definir sua hospedagem em qualquer um dos bairros abaixo:
Altstadt-nord
Onde está a magnífica Catedral de Colônia e também a Estação Central de trem. O bairro é o coração da cidade.
Stadthotel am Römerturm – $$$$ | moderno e elegante, esse hotel 4 estrelas fica a 10 minutos a pé da Catedral de Colônia.
Courtyard by Marriott Cologne – $$$ | oferece quartos confortáveis e excelentes instalações. Fica a 15 minutos de caminhada do Museu Romano-Germanico.
Hotel Boulevard – $$ | fica perto de vários cafés e restaurantes, além de oferecer quartos aconchegantes. Fica a 300 metros da Basílica de St. Gereon.
Altstadt-süd
Diversas atrações ficam na parte sul do centro histórico, como o Museu do Chocolate e o Mercado de Natal, que acontece anualmente no período natalino.
Hotel Lyskirchen – $$$ | a apenas 100 metros do Calçadão do Rio Reno, oferece uma excelente piscina coberta, sauna e quartos espaçosos.
Mercure Hotel Severinshof Köln City – $$ | o Centro Histórico de Colônia fica a apenas 15 minutos a pé e a 10 metros da estação de metrô Severinstrasse. Possui ótimos quartos e serviços de bem-estar.
Novotel Köln City – $$ | o destaque vai para a localização: a apenas 700 metros do Museu do Chocolate. Além disso, oferece instalações modernas e restaurante com excelentes pratos.
Neustadt
Localizado ao entorno da Altstadt (a Cidade Velha, onde fica o centro histórico), está Neustadt, que também é dividido em norte (nord) e sul (süd).
Apesar de englobar menos pontos turísticos, os dois lados do bairro possuem seus atrativos e particularidades, que também chamam a atenção do turista.
Steigenberger Hotel Köln – $$$ | ficando na parte sul, é um elegante e moderno hotel de 4 estrelas, a apenas 400 metros do Castelo de Hahnentorburg.
limehome Köln Friesenplatz – $$$ | já na parte norte, esse apart-hotel oferece uma decoração clean impecável e muita sofisticação.
Como circular em Colônia
A maioria dos pontos turísticos de Colônia podem ser visitados a pé, já que se encontram no Centro Histórico da cidade.
Mas se precisar, saiba que o transporte público funciona muito bem, e com ele você consegue chegar nos principais lugares da cidade.
Um ponto positivo é que a passagem para o trem, metrô e ônibus é interligada. Então, você pode comprar, por exemplo, um ticket – chamado de KölnCard – válido por 24h ou 48h.
Durante esse período de tempo, você pode utilizar de forma ilimitada nos transportes mencionados acima.
Para mais informações, acesse o site da KVB, a empresa responsável pelo transporte público de Colônia.
Melhor época para visitar Colônia
A primavera e o verão em Colônia são estações bem agradáveis, principalmente para fazer passeios ao ar livre e beber uma boa cerveja em algum biergarten.
Já o inverno não é uma das melhores épocas para conhecer a cidade, pois além de ser uma estação chuvosa, escurece bem cedo.
O lado positivo, no entanto, é que no final de novembro e início de dezembro acontecem as feiras natalinas e os mercados de Natal, que são famosíssimos na cidade.
Também é no mês de novembro que acontece a abertura do Carnaval, bastante tradicional em Colônia e uma época super animada.
Quantos dias ficar em Colônia
Como você pôde perceber, há muito o que fazer em Colônia: embora não seja tão grande, a cidade está repleta de atrações. Então, o ideal é que você dedique três dias inteiros para conhecer os principais pontos, você não vai se arrepender. Em dois dias dá pra conhecer bastante coisa, mas eu ainda acho apertado.
E é claro que, quanto mais tempo você tiver por lá, melhor. Assim você consegue visitar com calma, aproveitar cada cantinho da cidade e, ainda, pode realizar bate e voltas para cidadezinhas vizinhas que são igualmente interessantes.
Mapa de Colônia
Confira as atrações de Colônia marcadas no mapa abaixo:
https://www.google.com/maps/d/editmid=1SdrLAtPgpJkYXLY4zRo2Wm3UEQFgmDRA&usp=sharing
Não se esqueça do seguro viagem!
O seguro viagem é um item obrigatório para entrar em alguns países da Europa, e a Alemanha é um deles.
Devido ao Tratado de Schengen, todos os países participantes exigem que os turistas comprovem um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000.
E para contratar o seu seguro, nós recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra. Para isso, acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação.
E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).
Se você ainda tiver dúvidas sobre como funciona, é só conferir o nosso post sobre o Seguro Viagem na Alemanha, mostrando todo o passo a passo da contratação, além das coberturas e serviços incluídos no seguro.
Curtiu as nossas dicas sobre o que fazer em Colônia?
Uma viagem para a cidade de Colônia é uma verdadeira aula de história e conhecimento, e você vai ver de pertinho construções históricas que vão desde o período romano até os dias atuais.
Além disso, depois de ler o nosso post, você ficou por dentro de dicas super importantes, e planejar a sua viagem vai ficar ainda mais fácil!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.