Escrito por Adriana
21 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Montanhas de todas as alturas, lagoas azuis e geleiras: a natureza exuberante está presente em tudo o que fazer em El Chaltén. Mas, ao embarcar nessa viagem, leve o seu espírito aventureiro! 

A cidade ostenta o título de capital argentina do trekking e tem mais de 50 trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Além disso, há opções de passeios de barco, nos quais você pode navegar sobre os lagos em busca dos glaciares e paisagens espetaculares. 

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina - Laguna de los tres e laguna sucia
Laguna de Los Tres a direita e Laguna Sucia a esquerda.

Nesse guia completo de El Chaltén vou te contar tudo o que você precisa saber para organizar a sua viagem. Confira informações detalhadas sobre as principais trilhas, além de dicas essenciais para curtir esse destino de aventura. Aproveite!

  1. Laguna Capri
  2. Glaciar Piedras Blancas
  3. Laguna de Los Tres
  4. Mirador Cerro Torre
  5. Laguna Torre
  6. Mirador Maestri
  7. Mirador de Los Cóndores
  8. Mirador Las Águilas
  9. Lomo del Pliege Tumbado
  10. Laguna Toro

No mapa abaixo você pode conferir o percurso das principais trilhas em El Chaltén:

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina - Mapa das trilhas
Mapa das trilhas em El Chalten

Além disso, eu também vou te mostrar outros passeios em El Chaltén para você fazer na sua viagem:

Direto ao Ponto: El Chaltén

  • Muitas pessoas se hospedam em El Calafate e fazem o passeio para El Chaltén, mas eu não recomendo. É muito mais gostoso passar alguns dias na cidade;
  • A região da rodoviária é perfeita para se hospedar porque fica próxima ao início de várias trilhas. Eu escolhi o Patagonicus Bed & Breakfast e adorei!
  • Se você tiver pouco tempo, dê prioridade para as trilhas do Monte FitzRoy e do Cerro Torre. Reservei um dia para cada região e deu supercerto.
  • Prepare as pernas: El Chaltén não tem serviço de transporte público e, a não ser que você alugue um carro por lá, vai precisar conhecer tudo caminhando;
  • Apesar de pequena, a cidade tem restaurantes deliciosos. O Techado Negro tem um guisado maravilhoso para comer depois das trilhas;
  • Os mais aventureiros podem fazer o circuito Huemul, um trekking de quatro dias pelo Parque Nacional los Glaciares.

Trilhas em El Chaltén: região do Monte FitzRoy (total de 12,5 km)

A trilha do Monte FitzRoy é uma das mais procuradas em El Chaltén. Pelo caminho, há diversas paisagens de tirar o fôlego. Entre o início, em El Chaltén, e o final, na Laguna de los Três, você vai passar pelas trilhas da Laguna Capri e do Glaciar Piedras Blancas. 

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina - Fitz Roy
O majestoso Fitz Roy

A minha recomendação para todas as trilhas a seguir é que você leve um kit pessoal com mochila, água, lanches, óculos de sol e protetor solar. Vá equipado com calçado para trekking, chapéu, uma camada de roupa quente e jaqueta impermeável. Isso fez uma baita diferença no meu conforto durante as caminhadas!

1. Laguna Capri (5 km)

A trilha da Laguna Capri é uma aventura de tirar o fôlego – no sentido literal e figurativo. Ela tem início no final da Avenida San Martin, onde termina a parte urbana de El Chaltén e começa a área de estacionamento.

Apesar de não ser um percurso com alto nível de dificuldade – você não precisa de técnicas ou equipamentos específicos para percorrê-lo –, ele tem muitas subidas e terreno irregular. Isso pode tornar a caminhada pesada para quem não tem o hábito de fazer trilhas. Eu cansei um pouquinho rs.

Durante a primeira hora, você vai enfrentar uma subida constante, com uma encosta um pouco íngreme. Depois disso, terá acesso a um mirante natural do vale do Río De las Vueltas. Não deixe de parar para apreciar a vista (não achei a mais bonita da trilha, mas valeu a pena de toda forma).

Com mais alguns minutos de caminhada, você entra no vale do Riacho Del Salto em direção ao Monte FitzRoy. Após cerca de uma hora e meia nesse caminho está o garfo que sinaliza a rota para a Laguna Capri (à esquerda) e para o mirante do Fitz Roy e a Laguna De los Tres (à direita).

Ao chegar na lagoa, aí sim você terá uma das melhores vistas do Fitz Roy e dos picos ao redor. A depender da estação, você encontrará o topo das montanhas cobertos de neve em contraste com o céu azul e a água cristalina. 

 O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina - Mapa
Mapa via Maps.me – Laguna Capri
 O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina - Laguna Capri
Descansando no caminho de volta da Laguna de Los Tres

2. Glaciar Piedras Blancas (12 km)

Entre a Laguna Capri e a Laguna de los Tres há um paraíso: o Glaciar Piedras Blancas. O caminho para chegar até ele começa na Hostería El Pilar, uma pousada simpática com ares rústicos que serve como ponto de descanso para os trilheiros que visitam El Chaltén.

O início do caminho é tranquilo e sem muitos desníveis. Mas a moleza só dura até a floresta, onde há vários trechos de subida com obstáculos no caminho, como troncos de árvores e pedras. Apesar disso, o percurso não é intenso e pode ser feito pela maioria das pessoas. 

Mesmo sendo um caminho mais longo, eu tive menos dificuldades do que na Laguna Capri.

Uma vez na floresta, em menos de uma hora você chegará ao portão onde começa a área protegida do Parque Nacional Los Glaciares.

Depois de aproximadamente duas horas de caminhada, você chegará ao ponto que proporciona a melhor visão do Glaciar, a aproximadamente 2.000 m de distância. Relaxe e aproveite essa maravilha natural.

 O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina - Piedras Blancas
Mapa via Maps.me – Mirante Piedras Blancas
 O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina - Mirador Piedras Blancas
O incrível Mirador Piedras Blancas

3. Laguna de los Tres (12,5 km)

A Laguna de Los Tres é a trilha mais procurada pelos turistas porque oferece uma vista espetacular do Monte Fitz Roy. O mirante natural é o lugar mais próximo das paredes da montanha e dos picos ao redor.

Lembra que eu te falei da trilha Laguna Capri, que começa no final da Avenida San Martin? Então, essa é uma espécie de continuação dela! 

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina - Laguna de Los Tres
Mapa via Maps.me – Laguna de Los Tres

Depois que você atravessar o Río Blanco e o Campo Base Rio Blanco (um acampamento somente para alpinistas), vai seguir o caminho por um declive íngreme de aproximadamente 400 metros até a lagoa De los Tres, o que exigirá pouco mais de uma hora de esforço. 

O percurso termina com uma vista extraordinária da lagoa e do Glaciar de los Tres. Se você quiser vivenciar uma das melhores experiências da viagem, faça um esforço para chegar ao amanhecer.

A sensação de testemunhar os primeiros raios de sol colorindo as colinas é indescritível e vai te render memórias inesquecíveis. Foi um dos melhores momentos da viagem para mim.

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Uma das imagens mais icônicas da Patagônia argentina. Monte Fitz Roy

Trilhas em El Chaltén: região do Cerro Torre (total de 13 km)

A trilha que leva à base do Cerro Torre é mais longa, mas tem grau de dificuldade menor do que a FitzRoy, além de menos paradas. A seguir, veja um pouco do que você vai encontrar pelo caminho.

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Início do caminho para a região da Laguna Torre

4. Mirador Cerro Torre (5 km)

O Mirador Cerro Torre fica a meio caminho da Laguna Torre, dentro da mesma trilha. O percurso inteiro é bem sinalizado com placas que indicam a distância a ser percorrida, o nível de dificuldade do trecho e recomendações a serem seguidas pelos visitantes. 

Caso você não tenha preparo físico para trekking, essa será a trilha perfeita. Ela tem poucas subidas e só um pequeno trecho com rochas. Entre todas que fiz na região, essa foi uma das mais tranquilas.

Logo no começo da caminhada você passará pelo Mirador Margarita, onde terá uma vista panorâmica dos morros Solo, Cordón Adela, Cerro Torre e Cerro Chaltén. Do outro lado do rio, verá a cachoeira Margarita.

O caminho continua pela floresta, subindo o curso do rio Fitz Roy. Depois de uma hora e meia você chegará ao Mirante Cerro Torre e verá uma placa do Parque Nacional que descreve a vista incomparável à sua frente: uma vista panorâmica da serra da Adela, do monte Torre e das agulhas de granito que o acompanham.

O local tem uma infraestrutura simples, com banheiro e áreas de descanso e piquenique. Eu recomendo que você fique um tempinho por lá apreciando a vista e a estrutura antes de seguir o percurso. 

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mapa via Maps.me – Mirante Cerro Torre
O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mirador Cerro Torre

5. Laguna Torre (11 km)

Depois de passar pelo Mirante Cerro Torre, a estrada atravessa o acampamento base DeAgostini, onde é possível passar a noite para descansar antes de seguir o percurso. 


A trilha para a Laguna Torre é longa, mas tranquila – quase toda plana, com poucas subidas e descidas, além de uma parte de areias e pedras. 

Deixando o acampamento para trás, o caminho tem uma subida de cerca de 15 minutos. De lá, é possível descer até a Laguna ou continuar pela mesma cordilheira por mais 2 km até o Mirante Maestri. 

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mapa via Maps.me – Laguna Torre

Por ser uma das trilhas mais visitadas de El Chaltén, você encontrará muitos turistas pelo caminho. Não se preocupe em contratar um guia, porque ela é inteira sinalizada e de fácil acesso. 

Inclusive, achei esse um ponto muito positivo em todas as trilhas da região do Cerro Torre. Elas são bem sinalizadas e qualquer pessoa consegue se localizar com facilidade.

Além disso, você poderá contar com uma certa infraestrutura durante o percurso. Há alguns campings, banheiros públicos e, perto do final da trilha, você encontrará pontos de coleta de água.

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
A Laguna Torre

6. Mirador Maestri (13 km)

A trilha do Mirador Maestri é um caminho curto que pode ser considerado uma extensão da Laguna Torre. Ele começa na própria lagoa e segue por cerca de 1km. 

Ao contrário do restante do percurso, o solo nesse trecho é difícil, com muitas pedras e cascalhos. Se você tiver um walking stick vai fazer bastante diferença na sua comodidade – eu usei e me ajudou demais no equilíbrio. 

O caminho ao Mirador Maestri passa pela margem norte da Laguna Torre, sendo quase inteiro de subida. A principal atração é a vista total para as margens sul e norte da lagoa, onde ficam os turistas e o Glaciar Torre e o Cerro Torre, respectivamente.

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mapa via Maps.me – Mirador Maestri

Trilhas em El Chaltén: próximas ao centro

Há diversas trilhas saindo do centro de El Chaltén em direção sudoeste. Todas são interessantes e apresentam níveis de dificuldades distintos.

Como a grande maioria das outras trilhas em El Chaltén, elas são bem sinalizadas e podem ser feitas livremente, com exceção da trilha à Laguna Toro, que necessita de permissão especial da administração do parque nacional por ser a mais longa, difícil e perigosa de todas.

7. Mirador de los Cóndores (1 km)

O caminho ao Mirador de Los Cóndores é relativamente novo e bastante simples de ser percorrido. Como o nome indica, está localizado em um ponto estratégico para a observação de condores e ainda oferece uma visão privilegiada da cidade e do monte Fitz Roy. 

Esse trekking pode ser feito em cerca de duas horas e não há necessidade de contratar um guia porque o percurso é bem sinalizado e tranquilo, sem subidas íngremes. Mas, em caso de chuva, é melhor não se aventurar. A trilha fica perigosa e a visão prejudicada.

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mapa via Maps.me – Mirador de Los Condores

8. Mirador Las Águilas (2 km)

A trilha até o Mirador Las Águilas começa na bifurcação sinalizada cerca de dez minutos antes de chegar ao mirante Los Cóndores. O percurso curto também é leve e tem apenas uma subida suave que não impacta no nível de dificuldade. 

O mirante tem uma vista panorâmica para o Lago Viedma a sul, o Monte Huemul a oeste e o Monte Pirámide a leste. É uma parada bonita, mas não considero a visita essencial caso você tenha poucos dias de viagem. 

Eu aproveitei a proximidade e fui aos Miradores de los Cóndores e las Águilas na mesma manhã, antes de seguir para a próxima trilha que vou te contar a seguir. 

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mapa via Maps.me – Mirador Las Águilas
O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mirador de las Águilas

9. Lomo del Pliege Tumbado (12 km)

A trilha Lomo del Pliege Tumbado começa no mesmo ponto que o caminho ao Mirador de lós Condores e Mirador Las Águilas. Porém, ao contrário de ambos, ela tem um trajeto pesado que vai te exigir muita disposição. 

Os primeiros quilômetros até a entrada do Parque Nacional Los Glaciares são tranquilos. Entretanto, passando essa marca, prepare-se para colocar força nas pernas: são cerca de 10 km de elevação total até chegar ao topo da montanha, acima do nível do mar.

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mapa via Maps.me – Lomo del Pliege Tomblado

A última parte da estrada é menos demarcada, mas ainda dá para ver as varas amarelas até chegar ao Mirador del Pliegue Tumbado, que oferece uma vista incrível da maioria das montanhas da região de El Chaltén, com o vale do rio Fitz Roy e a lagoa Torre.

O topo do Pliegue Tumbado requer mais uma hora de caminhada, subindo mais 280 m de desnível desde o mirante, com uma inclinação um pouco íngreme. Este último trecho pode estar coberto de neve e, nesse caso, não é recomendável seguir adiante.

Eu também não recomendo que você faça o que eu fiz. Como essa trilha é pesada, o melhor a se fazer é sair de manhã cedo e percorrê-la primeiro. Fazer o passeio pelos Miradores de los Cóndores e las Águilas antes acabou me deixando mais cansada e foi difícil terminar esse percurso.

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Portal de entrada para as trilhas

10. Laguna Toro (15 km)

A Laguna Toro é a primeira etapa para a Vuelta del Huemul, um trekking de quatro dias no Parque Nacional Los Glaciares – mas você pode ir somente até a lagoa, caso prefira (foi o que eu fiz). 

Para realizar o passeio, você deve fazer um registro no centro de informações do parque e assistir a um vídeo explicativo sobre o percurso. Ele é bastante desafiador e eu recomendo que você o faça somente caso tenha preparo físico.

O caminho começa no mesmo ponto que a trilha Lomo del Pliege Tumbado e tem uma subida íngreme até a bifurcação entre elas. Use um calçado impermeável porque, depois desse ponto, a trilha pode estar alagada caso tenha chovido.

A caminhada é puxada pela distância, o frio e o aclive na volta. Por isso, você pode encontrar muitos aventureiros acampando nos arredores do lago para aproveitar o passeio e descansar antes de voltar a El Chaltén no dia seguinte. O pernoite é gratuito no camping.

Um pouco mais acima na montanha há uma tirolesa e você pode utilizá-la, caso leve os equipamentos apropriados. Ela fica à disposição dos visitantes.

O que fazer em El Chaltén: outros passeios em El Chaltén

Chorrillo del Salto (4 km)

O Chorrillo del Salto é um passeio muito gostoso, perfeito para um primeiro contato com o ambiente natural de El Chaltén. A caminhada é fácil e o caminho inteiro plano, passando por uma área de floresta em uma rota sem dificuldade.

Ao final do percurso, você chegará a uma bela cachoeira com águas cristalinas em um bosque. Por ser um dos trajetos mais fáceis da região, pode ser que esteja um pouco cheio dependendo do dia.

A trilha começa em El Chaltén, no final da Avenida San Martín, na mesma ponta da trilha até a Laguna De los Tres – mas aqui você deve tomar a saída que vai para a direita.

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mapa via Maps.me – Chorrillo del Salto
O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Queda d’água Chorrillo del Salto

Lagunas Madre y Hija (7 km)

Caso você tenha um tempinho sobrando no roteiro, eu recomendo que você o preencha com essa trilha. Ambas as extremidades do percurso têm vistas maravilhosas, apesar do caminho não ser o mais bonito entre os trekkings da região.

Ela integra as duas principais trilhas em El Chaltén do Parque Nacional Los Glaciares (trilhas ao FitzRoy e ao Cerro Torre) e é relativamente simples, fazendo fronteira com as Lagunas Madre, Hija e Nieta. O caminho passa por várias paisagens, florestas e pontos panorâmicos.

A minha dica é que você leve uma garrafinha de água cheia porque não há pontos de abastecimento no caminho. 

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Mapa via Maps.me – Lagunas Madre, Hija e Nieta

Lago del Desierto e Glaciar Vespignani – passeio de barco e trilha

Reserve um dia para fazer uma excursão na região do Lago del Desierto, a 37 km de El Chaltén. O passeio conta com transfers e guias para oferecer mais segurança aos turistas, e tem pontos de partida em El Chaltén e El Calafate.

A primeira parada é o cais de Punta Sur, de onde sai o barco que navega durante meia hora no lago, oferecendo aos visitantes uma visão incrível das geleiras Huemul e Crestón. Em seguida, todos desembarcam no setor da Geleira Grande Vespignani, na área central do lago.

Lá você poderá escolher uma das três trilhas autoguiadas com diferentes níveis de dificuldades (fácil, moderado e difícil) e terá duas horas para percorrê-la – com supervisão de um responsável pela atividade para garantir a segurança da visita.


As duas últimas – moderada e difícil – dão acesso a uma visão privilegiada e bem próxima do Glaciar Vespignani, o maior e mais imponente do Lago del Desierto. Eu fiz a moderada e valeu muito a pena pela vista. Ela não é muito pesada e mesmo que você não tenha o hábito de fazer trilhas, não deve ter grandes dificuldades no percurso.

Antes de partir para a trilha, há um espaço fechado para você deixar pertences que não sejam essenciais para as caminhadas. Geralmente, eles também disponibilizam  um banheiro químico.

Piedra del Fraile (7 km)

A caminhada para a Piedra del Fraile começa longe da cidade, na ponte do Río Eléctrico. Ali você verá uma placa  indicando o início da trilha, que segue por 7 km de percurso leve e tranquilo, com poucos metros de subidas e descidas.

Menos de meia hora depois de começar, você estará caminhando dentro da floresta, pertinho do Río Eléctrico, em uma área protegida do vento pelas árvores – o que traz mais conforto para os caminhantes.

Após cerca de duas horas você chegará ao Camping Piedra del Fraile, que tem as instalações  logo ao lado do rio, com área de camping, dormitórios e um pequeno restaurante.

Você pode passar a noite lá, mas não é possível reservar um lugar com antecedência, porque não há sinal de telefone celular ou internet. No meu ponto de vista, o único ponto negativo é que não há duchas nos banheiros, então os visitantes não conseguem se refrescar depois da trilha… Um chuveiro fez bastante falta para mim.

A dez minutos de lá está o Miradouro Natural Piedra del Fraile. Você pode continuar a caminhada sem pagar nada ao camping, mas precisa registrar a passagem pelo local.

Glaciar Viedma + Laguna Viedma – passeio de barco

Esse passeio precisa ser contratado nas agências de El Chaltén, pois é necessário navegar por uma hora no Lago Viedma até chegar à trilha na neve. Vale lembrar que a empresa fornece equipamento especial para o trajeto, o que já é uma preocupação a menos

Para fazer esse circuito você precisa ter um preparo físico razoável porque as caminhadas são bastante desafiadoras. É uma verdadeira aventura onde você verá tendas, cavernas, túneis e ainda aprenderá o básico sobre escalada no gelo.

O Glaciar Viedma percorre mais de 70 km entre muros de pedra (de um cânion formado entre as colinas de Huemul e Campana) até chegar ao Lago Viedma. A partir da Baía do Túnel (18 quilômetros de El Chaltén) há barcos que se aproximam da parede de gelo e navegam pelo lago.

As temperaturas são baixas durante todo o ano, inclusive no verão. Portanto, se quiser fazer esse passeio, leve roupas quentes e vista várias camadas. Também  não economize no protetor solar e óculos escuros; as geleiras refletem o sol e, se bobear, você pode terminar o dia com uma queimadura daquelas. 

O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
Início da área do Lago Viedma

Circuito Huemul (4 dias e 3 noites) – trilha com camping

O Circuito Huemul engloba quatro dias de trekking pelo Parque Nacional los Glaciares. Devido ao tempo do percurso e às circunstâncias, o caminho pode ser considerado pesado, apesar de ter trechos de caminhada leves e moderados.

Para embarcar nessa aventura, você deve ter permissão do parque e todos os equipamentos necessários, como cadeirinha, mosquetão de ferro, barraca, fogareiro, entre outros. 

Você vai caminhar por bosques, prados de alta altitude e sobre glaciares até chegar a uma altitude de 1550 metros, de onde apreciará a imensidão do Campo de Gelo Continental. De lá, é possível ver a fonte do Glaciar Viedma e se surpreender com o tamanho do Lago Viedma. 

O que fazer em El Chaltén: saiba mais sobre esse destino

A pequena El Chaltén conta com pouco mais de 1.600 habitantes. Mas, no verão, recebe milhares de turistas do mundo todo interessados nas diversas trilhas da região. A cidade marca a entrada do Parque Nacional Los Glaciares, criado para proteger campos de gelo como a famosa geleira Perito Moreno.

Esse lindo destino, que mais se  parece com  um vilarejo, continua sendo um lugar com estrutura simples; cheio de mochileiros e alpinistas em busca de aventuras.  Porém, você vai perceber que  lá tem tudo o que qualquer viajante precisa: hotéis, restaurantes, postos de gasolina, mercados e mais. Veja a seguir as minhas principais dicas e aproveite!

Onde se hospedar em El Chaltén

Apesar do tamanho da cidade, você encontra boas opções de hospedagem em El Chaltén. Até pouco tempo, as únicas acomodações disponíveis eram acampamentos. Isso porque a região era um ponto de parada, e não destino final das viagens.

No entanto, com o crescimento do turismo local, a rede hoteleira também se modernizou – notícia boa para quem gosta de viajar sem passar perrengues, como eu! 

Para que você tenha mais comodidade e fácil acesso às trilhas, eu recomendo escolher um hotel ou pousada na região central. Por lá também ficam alguns dos melhores restaurantes, pubs e comércios.

Durante a viagem, eu me hospedei no Patagonicus Bed & Breakfast, um hotel superconfortável a apenas 250 km da rodoviária, local que marca a entrada da cidade e também onde começam as principais trilhas. 

Além da localização privilegiada, próxima a bares e restaurantes, ela tem quartos amplos, com TVs, camas grandes, banheiros privativos e Wi-Fi. Além disso, oferece um café da manhã delicioso que começa a ser servido bem cedinho para que você possa recarregar as energias e aproveitar o dia inteiro nas trilhas.

Caso você prefira hospedagens mais econômicas, eu indico duas opções: o Hostel Pioneros del Valle, um campeão em custo-benefício, ou a Hospedaje Lo de Guille, com quartos compartilhados e privativos, além de uma cozinha bem equipada onde você pode preparar as suas refeições à vontade.

Se quiser aproveitar mais sugestões, eu falei um pouco sobre os melhores hotéis em El Chaltén no blog. Aproveite para conhecer outras boas regiões para se hospedar e acomodações de vários estilos.

Como chegar e circular em El Chaltén

El Chaltén não tem aeroporto. O mais próximo fica em El Calafate, a cerca de 200 km de El Chaltén, e recebe voos das companhias Aerolíneas Argentinas e JetSMART saindo do Aeroparque de Buenos Aires. A viagem dura cerca de 3 horas.

Para sair do aeroporto de El Calafate e chegar em El Chaltén, você poderá ir de ônibus ou alugar um carro. 

Ônibus

Três empresas fazem a rota entre El Calafate e El Chaltén: Chaltén Travel Turismo, CAL TUR e TAQSA Marga. A viagem dura 3 horas e você não precisa comprar passagem com antecedência – a menos que sua viagem seja no auge da alta temporada, em dezembro. 

Eu optei por essa opção porque a viagem é bastante tranquila e eu não queria alugar um carro.

Carro

Uma boa alternativa é alugar um carro ainda em El Calafate. Você pode reservá-lo com antecedência pelo site da Rentcars e retirá-lo no aeroporto. Essa é uma ótima opção para quem pretende explorar El Calafate e El Chaltén na mesma viagem.

Como circular em El Chaltén:

El Chaltén é bem pequena e não tem serviço de transporte público. Então, saiba que você vai colocar as pernas para jogo e andar bastante. Eu rodei a cidade em duas horas e consegui ver tudo – com exceção das trilhas, que são as verdadeiras atrações do lugar.

Onde comer em El Chaltén

A gastronomia faz parte dos principais atrativos da Argentina e, em El Chaltén, não poderia ser diferente. A cidade tem uma boa oferta de restaurantes que servem parrillas, empanadas, galetos e porções a preços bem convidativos. Provei pratos deliciosos em vários lugares, mas vou indicar os meus preferidos:

 O que fazer em El Chalten, Patagonia Argentina -
La Waflería também é uma excelente opção

La Tapera – $$ – $$$ | Um dos restaurantes favoritos dos moradores de El Chaltén! O cardápio é variado e tem opções vegetarianas. A comida estava simplesmente deliciosa e o serviço foi impecável. Não deixe de provar a carne argentina, as tradicionais empanadas e o nhoque de cogumelos.

Techado Negro – $$ – $$$ | Se você quiser uma comida aconchegante para esquentar o corpo depois de um dia caminhando no frio, corra para o Techado Negro e prove o guiso (ensopado de lentilhas). Pode voltar para me agradecer depois! Esse prato vai te abraçar por dentro.


La Vineria – $$ | Esse bar provavelmente vai se tornar o point da sua viagem. Ele tem torneiras de cervejas de diversos tipos, vinhos, petiscos deliciosos, como o sanduíche de cordeiro e as tábuas de frios, e um ótimo ambiente para bater papo e fazer amigos. 

Chalteños – $$ | Argentina é praticamente um sinônimo de alfajor, e eu posso afirmar que os melhores do país são servidos nessa pequena doceria. Eles são artesanais e feitos com produtos locais. Não deixe de provar o tradicional, recheado de doce de leite, e a versão coberta com chocolate branco.

Quantos dias ficar em El Chaltén

Para curtir o centrinho de El Chaltén e fazer as trilhas mais fáceis, um ou dois dias cheios serão suficientes, mas eu não recomendo que você fique tão pouco tempo.

A minha sugestão é que você passe, pelo menos, três dias inteiros na cidade: no primeiro, faça a Trilha do Fritz Roy; no segundo, os passeios mais fáceis (e descanse!); e, finalmente, no terceiro dia conheça a trilha do Cerro Torre.

Algumas pessoas optam pelo tour de um dia para El Chaltén saindo de El Calafate. Se você tem pouco tempo, pode ser uma boa. Mas eu ficaria alguns dias em El Chaltén para aproveitar melhor o local.

Quando ir a El Chaltén

A melhor época para ir a El Chaltén é durante o verão, que vai de novembro a março. Dezembro é a alta temporada e a cidade fica lotada. 

No inverno, El Chaltén enfrenta temperaturas baixíssimas que podem chegar a -20º. Então, considere visitar a cidade fora do período entre maio e setembro. Inclusive, nesses meses a maioria dos serviços de hospedagem fica fechado, assim como os passeios de barco. Você também pode ter dificuldades para encontrar ofertas de transporte.

O que levar na mala para El Chaltén

A minha principal recomendação para quem está planejando uma viagem à El Chaltén é organizar bem a mala. Isso porque, independentemente da estação, a região tem muitas variações climáticas e mudanças de temperatura.

Eu optei por levar peças térmicas (calça e blusa de manga longa) e um casaco corta-vento, mesmo viajando no verão. Essas roupas foram muito úteis nas trilhas. Como elas começam cedo, a temperatura ainda está amena. Caso sinta calor, você pode retirá-las e guardá-las na mochila.

Lembre-se também de levar botas específicas para trekking, óculos de sol, boné e filtro solar – mesmo no frio, o sol não perdoa. Se não quiser investir em roupas e acessórios próprios para trilhas, ou esquecer os seus em casa, a cidade tem lojas que alugam as peças para os visitantes.

Mais dicas de El Chaltén

Prepare-se para voltar no tempo em El Chaltén: a maioria dos estabelecimentos da cidade não aceita cartões de crédito. Então, não esqueça de levar dinheiro em espécie e, preferencialmente, em pesos argentinos. 

Alguns comércios locais fazem câmbio, mas pode ser que você não consiga uma boa cotação. Se possível, deixe essa opção somente para emergências.

Outra coisa que você não pode abrir mão é um bom seguro viagem. Eu recomendo que você nunca viaje sem, principalmente para destinos de turismo de aventuras, como El Chaltén. Faça uma pesquisa em nossa página de seguros para tirar todas as dúvidas e encontrar a melhor cotação. 
Dica | Utilizando o nosso código EMALGUMLUGAR5, você ganha até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário)

Curtiu nossas dicas de tudo o que fazer em El Chaltén? Aproveite as boas caminhadas!

Se você gosta de trekking e aventuras, não vai te faltar o que fazer em El Chaltén! Aproveite as minhas dicas e curta muito a viagem!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

14 comentários em “O QUE FAZER EM EL CHALTÉN, NA PATAGÔNIA ARGENTINA (2024)”

  1. Vou a El Chalten, em Janeiro 2020…a descrição dos trilhos vai ser muito útil uma vez que tenho alguma dificuldade em fazer trekings muito exigentes…obrigada

    Responder
    • Olá Maria Fernanda. O trekking para a Laguna de Los Tres exige um pouco, principalmente no último kilometro que é bem íngreme. Em alguns momentos se sente em uma escada, utilizando as mãos, mas com calma você chega lá!Boa viagem!

      Responder
    • Olá Taissa, tudo bem, os passeios que fizemos em El Chaltén, fizemos por conta própria. Mas indicamos o Gio e a Ana do @roadtrippersbr. Eles sabem tudo sobre El Chaltén e oferecem tours por lá. Segue eles no IG e fala com eles.

      Responder
  2. Fala Caio, tranquilo?! Cara, me diz uma coisa, é de boa acampar nos campings gratuitos lá? É só chegar e montar a barraca ou tem alguma burocracia? Valeeeu, muito bom o teu post, ajudou demais!! o/

    Responder
  3. Boa tarde! Muito legal o relato, bem completo, parabéns!! Estou indo mês que vem 🙂 mas como minha esposa não é fã de trilhas como eu, vou ficar em Ushuaia e El Calafate e só consegui um dia para El Chalten. Não quero ir com agência, quero alugar um carro e por o pé na estrada, parando no caminho… para apenas 1 dia, chegando lá por volta de 10-11h, acha que dá para fazer a Laguna Torre? Aí a ideia depois de terminá-la seria passar na Cachoeira antes de voltar a El Calafate. Muito obrigado! Abraços

    Responder
  4. Vou fazer as trilhas sozinha em janeiro, espero que o risco seja pequeno de encontrar animais perigosos hahaha Meu tênis não é totalmente impermeável, vou sofrer muito em el chalten?

    Responder