Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Está com as malas prontas para a Alemanha, mas com o roteiro vazio? Não se preocupe, vamos te contar em detalhes o que fazer em Frankfurt am Main para que você tenha uma experiência inesquecível!
A cidade de origens medievais que ficou conhecida como distrito financeiro e cultural de renome mundial tem muito a oferecer aos visitantes. Repleta de história, cultura e uma gastronomia de encher os olhos, Frankfurt cativa quem se dispõe a conhecê-la.
Dos arranha-céus e da bolsa de valores aos museus e centros culturais, a cidade oferece uma certeza: não importa qual seja o seu rolê, você vai se divertir por lá. Portanto, aperte os cintos, o seu voo rumo a Frankfurt está prestes a começar!
Dica de ouro: vale super a pena garantir o Frankfurt Card para turistar na cidade. Ele inclui o uso de todos os transportes públicos e transfer para o aeroporto, além de dar 50% de desconto em museus e 20% em outras atrações de Frankfurt.
O que fazer em Frankfurt: melhores passeios e pontos turísticos
Existem muitos pontos turísticos a serem conhecidos na Manhattan alemã. Do centro histórico ao financeiro, as opções de o que fazer em Frankfurt são inúmeras. E, claro, um bom roteiro não pode deixar as principais de fora. Veja o que preparamos para você:
- Free Walking Tour
- Römerberg – Praça Central
- Eiserner Steg – Ponte de Ferro
- Grüneburgpark
- Palmengarten – Jardim Botânico
- Torre Eschenheimer (Eschenheimer Turm)
- Ópera de Frankfurt
- Casa de Goethe
- Main Tower
- EuroTower
- Rua Zeil
- Kleinmarkthalle
- Parque Bethmann
- Rosengarten
- Cidade Antiga de Höchst (Altstadt Höchst)
- Centro Histórico de Bornheim (Bornheim Altstadt)
- Haus Wertheim
- Mainhattan
- Cruzeiro no Rio Meno
- Tour Ônibus Hop-On Hop-Off
- Catedrais e Igrejas
- Museus
Confira as nossas dicas a seguir e aproveite a deliciosa sensação de frio na barriga ao planejar a sua próxima viagem para Frankfurt.
1. Experimente um Free Walking Tour!
O Free Walking Tour é uma das melhores maneiras de começar sua visita à Frankfurt. No tour, você pode se ambientar na cidade e conhecer os principais atrativos do centro por um valor acessível.
Por não ter um preço fixo, cada participante pode contribuir com o quanto puder ao final do passeio. Mas lembre-se que o guia está ali trabalhando, então reserve uma quantia para pagá-lo.
Em Frankfurt, a excursão a pé é feita pelo centro e passa pelos principais pontos turísticos e históricos da cidade. Dentre eles, algumas igrejas, como a Catedral de São Bartolomeu e Igreja de São Paulo, e Mainhattan, o distrito financeiro.
Não deixe de visitar também o Banco Central Europeu e o monumento ao euro, em frente ao prédio.
2. Römerberg – Praça Central
Não poderíamos começar a falar sobre os pontos turísticos de Frankfurt, Alemanha, por outro lugar que não fosse Römerberg. A importante praça, considerada o ponto central da cidade, foi palco de inúmeros acontecimentos históricos e é uma atração obrigatória para qualquer visitante.
Isso porque ela reúne alguns dos mais importantes atrativos da cidade em um único lugar. Dessa forma, ao passear pela região, você pode conhecer vários conhecer pontos turísticos, como:
- Gerechtigkeitsbrunnen (Fonte da Justiça), um dos símbolos internacionais de Frankfurt e monumento histórico de preservação da cidade;
- Rathaus (Prédio da Prefeitura), um complexo de três casas de arquitetura medieval conectadas que abrigam a prefeitura desde os anos 1400. Os edifícios têm nome: a casa da esquerda se chama Alt Limpurg, ao centro fica o Römer e, à direita, a Löwenstein;
- Alte St. Nikolaikirche, Igreja de São Nicolau, construída em 1290 em homenagem ao Santo Padroeiro dos Barqueiros;
- Ostzeile, uma reprodução fiel de seis casas enxaimel, estilo arquitetônico tradicional alemão, dos séculos 15 e 16. Elas foram reconstruídas após a destruição sofrida durante a guerra e abrigam restaurantes e lojas.
Infelizmente, a região foi uma das mais afetadas pela Segunda Guerra Mundial. Por este motivo, grande parte das construções históricas presentes no local são reconstruções das originais, destruídas por bombardeios.
3. Eiserner Steg – Ponte de Ferro
Próxima à Römerberg fica Eiserner Steg, ou Ponte de Ferro. A construção foi inaugurada nos anos 1860 para conectar as duas margens do Rio Main, do centro antigo de Frankfurt ao bairro de Sachsenhausen.
Ainda que pareça apenas uma simples ponte de ferro, pode ter a certeza de que esse ponto turístico em Frankfurt vale a pena. Criada apenas para a passagem de pedestres, a ponte tem uma das mais belas vistas da cidade, especialmente durante o pôr-do-sol.
Ao caminhar, você notará diversos cadeados do amor pendurados por sua extensão. Assim como em outros lugares do mundo, se criou o mito de que a ponte tem o poder de eternizar o amor dos casais. No entanto, a prática tem prejudicado sua estrutura. Se possível, evite colocar mais um rs!
4. Grüneburgpark
Este parque é o terceiro maior espaço verde de Frankfurt e um dos locais onde os moradores da cidade vão para relaxar.
No entanto, o Grüneburgpark passou a ser um espaço público somente após a Segunda Guerra Mundial. Antes disso, os 27 hectares eram propriedade privada e serviram como residência de famílias ricas.
Além de aproveitar o parque em si, os visitantes também podem conhecer o Jardim Coreano, que fica dentro do espaço do parque. Ele reflete as quatro estações do ano e reúne símbolos filosóficos orientais, sendo um ambiente perfeito para descompressão da rotina.
5. Palmengarten – Jardim Botânico
Próximo ao Grüneburgpark, na rua Siesmayerstraße, está localizado o Palmengarten, um dos dois jardins botânicos da cidade. Ele é dividido em 5 áreas, cada uma com vegetações e plantas diferentes, além de abrigar um lago e uma pequena cachoeira.
O espaço costuma ser frequentado por moradores locais e turistas como forma de respirar ar puro e sair um pouco do agito da cidade.
Lá, você não pode deixar de conhecer o Tropicarium e o Jardim de Goethe, uma homenagem ao escritor Johann Wolfgang von Goethe.
6. Torre Eschenheimer (Eschenheimer Turm)
A Torre Escheinheimer foi construída como parte de uma grande muralha, que tinha como propósito proteger Frankfurt de invasores e outros perigos. Atualmente, ela faz parte dos mais importantes pontos turísticos em Frankfurt devido à sua história.
O espaço serviu como torre de vigilância, prisão e, hoje em dia, fomenta o turismo em Frankfurt.
É possível subir os 8 andares e conhecer Eschenheimer por dentro, aproveitando o topo para desfrutar de uma bela vista panorâmica da cidade. No primeiro andar, há ainda um restaurante para os visitantes.
Curiosamente, a Torre datada dos anos 1420, foi um dos poucos edifícios que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. Além disso, é também uma das únicas fortificações medievais remanescentes na cidade.
7. Alte Oper – Ópera de Frankfurt
Ao buscar o que fazer em Frankfurt, você vai notar que o destino não deixa a desejar na parte cultural. Quem gosta de música clássica e história precisa conhecer a Alte Oper, uma das mais importantes salas de concertos de Frankfurt am Main.
A casa de ópera foi inaugurada em 1880 e, rapidamente, se tornou um centro cultural da cidade. Lamentavelmente, assim como grande parte das atrações deste guia, ela foi destruída no período da guerra.
Contudo, o apelo e a importância do edifício eram tão grandes, que a própria população alemã bancou a obra de reconstrução nos anos 1970. O projeto seguiu todas as características originais, por isso o prédio estilo renascentista repleto de obras de arte na fachada chama a atenção de todos.
Você pode desfrutar de uma apresentação de ópera, orquestras e até ballets clássicos, com ingressos para todos os bolsos. Caso não queira assistir nada, também é possível apenas visitar a construção. São realizadas visitas guiadas com grupos a partir de 12 pessoas.
8. Casa de Goethe
Como o próprio nome indica, esta atração é a casa museu do escritor alemão Johann Wolfgang Von Goethe. Localizada na rua Großer Hirschgraben, a residência pouco modesta se destaca não só pela fama, mas também pela imponência.
A família era abastada, portanto, são quatro andares de muitas escadas e cômodos para conhecer. Após ser transformado em museu, o espaço foi completamente restaurado para retratar a realidade da época em que a família ali vivia.
A cada piso os visitantes sentem-se mais próximos dos segredos familiares, quase como se fossem um pouco espiões de uma vida que passou. Dentro de cada cômodo estão objetos pessoais dos donos originais, como a Biblioteca do pai de Goethe, que possui mais de 2 mil volumes de obras inestimáveis.
O último piso da casa abriga uma grande exposição de obras de arte e documentos sobre a casa, seus habitantes, e diversas informações a respeito da vida de Goethe e seus primeiros trabalhos. Inclua o roteiro e surpreenda-se!
9. Main Tower
Uma das coisas legais para fazer em Frankfurt é esta atração turística. Subir até um dos pontos mais altos da cidade e ter uma visão 360º da paisagem urbana é uma oportunidade única.
A Main Tower tem 200 metros de altura divididos em 56 andares. Para chegar ao topo, os visitantes precisam comprar um ingresso na entrada e passar por um raio-x, que garante a segurança do ponto turístico.
Um elevador leva os grupos até o 54º andar e, de lá, todos podem subir os últimos degraus a pé para apreciar a visão. Vale a pena destacar que no 53º andar há um restaurante com paredes de vidro que garante uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
A atração turística fica na grande avenida Neu Mainzer Str.
10. EuroTower
Não se engane em pensar que você estará visitando apenas um simples prédio ao conhecer a EuroTower. O edifício simboliza Frankfurt como centro financeiro da Europa e tem grande importância para a cidade.
Durante muitos anos, ele abrigou a sede do Banco Central Europeu (BCE), o banco dos países da União Europeia que adotaram o Euro como moeda oficial. Não por acaso, fica localizado no distrito comercial da cidade, um dos pontos turísticos de Frankfurt.
Este é um passeio rápido, que pode ser encaixado entre outras atrações da região. Em frente ao prédio está localizado o monumento ao euro. Não deixe de conferir!
11. Rua Zeil
Se você não abre mão de fazer boas compras durante a viagem, inclua a Rua Zeil no seu roteiro. Frequentada por visitantes e locais, ela atrai qualquer um pela variedade. A região conta com fast fashions, da H&M à Primark, lojas de departamento e boutiques de luxo. Ou seja, opções para todos os bolsos.
Aproveite esse passeio em Frankfurt para conhecer também o My Zeil, um shopping super diferentão com arquitetura moderna, e a Karstadt e a Galeria Kaufhof, duas gigantescas lojas de departamento com lojas de marcas variadas.
Dica | As lojas de luxo, como Chanel, Dior, Prada e Gucci, ficam próximas à Alte Oper, região mais requintada. Quando a Rua Zeil se transformar na Rua Fressgass, saiba que os valores das peças vão subir vertiginosamente.
12. Kleinmarkthalle
Os mercados são uma ótima forma dos turistas conhecerem a cultura local. Assim como quem vai a São Paulo não pode deixar de visitar o Mercadão, conhecer o Kleinmarkthalle é outra atividade imperdível na hora de planejar o que fazer em Frankfurt.
Ele fica em um pavilhão com cerca de 1500m² e uma infinidade de sabores para serem provados. Localizado em meio à área histórica de Frankfurt, Alemanha, cada barraca do mercado vende um pouco de história.
São oferecidas especialidades regionais, como o famoso molho verde, salsichas, mostarda, além de frutas, queijos, massas frescas… Por todo lugar você vai ganhar uma provinha. A divisão do local é feita da seguinte forma:
- Subsolo – Mercado de peixes;
- Segundo piso – Açougue, vinhos e lanches;
- Terraço – Winebar.
Conforme mencionamos logo acima, no mercado os visitantes também encontram várias barracas que vendem lanches e comidas típicas prontas.
Dessa forma, vale a pena passar por lá não só para conhecer, mas também para comer. Cada cantinho tem um segredo delicioso escondido. Podemos garantir que é um dos melhores lugares para visitar em Frankfurt.
Dica | Não deixe de comer o salsichão com mostarda e pão. Apesar de parecer simples, este é um dos petiscos mais tradicionais de Frankfurt e você precisa prová-lo para viver a experiência completa do Kleinmarkthalle.
13. Parque Bethmann
A cidade de Frankfurt é super cosmopolita, portanto, carrega muitas referências e espaços de culturas diferentes. E o Parque Bethmann é um deles. Também conhecido como Parque Chinês, o local é uma das atrações mais gostosas da cidade.
O espaço era propriedade de uma antiga família de banqueiros e, posteriormente, foi transformado em um parque aberto ao público. Ele foi totalmente criado seguindo os preceitos do Feng Shui e está cercado por uma muralha que mantém todo o barulho do lado de fora.
O ambiente traz muita paz e pode ser uma ótima opção para quem curte adicionar momentos mais relaxantes no roteiro.
14. Rosengarten
Basta uma rápida pesquisa sobre o que fazer em Frankfurt para perceber que suas áreas verdes ganham destaque na programação turística. E é em meio ao distrito de Westend, na área central de Frankfurt, que fica um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
O Rosengarten, ou Jardim das Rosas, foi inaugurado há mais de um século, no ano 1860, e é um dos jardins mais antigos e prestigiados da Alemanha.
São mais de 400 variedades de rosas distribuídas em um enorme jardim 5.000 metros quadrados. A melhor época para visitar a atração é entre os meses de maio e setembro, quando ocorre a floração e as cores e aromas das flores preenchem o lugar.
15. Cidade Antiga de Höchst (Altstadt Höchst)
O bairro histórico faz parte dos principais pontos turísticos de Frankfurt. A região é conhecida por ser a mais antiga da cidade – segundo dados, ela começou a ser habitada no século 12. Por este motivo, a área tem vestígios da arquitetura medieval enxaimel e ares de outros séculos.
Além de ter preservado o charme secular, na região estão algumas das atrações citadas aqui, como Römerberg, Ostzeile, Catedral Kaiserdom e a Goethe House. Recomendamos que você reserve um tempo da viagem para passear pelo bairro a pé e conhecer cada cantinho único.
16. Centro Histórico de Bornheim (Bornheim Altstadt)
Assim como Altstadt Höchst, o Bornheim Altstadt também é um bairro importante da cidade. Tão antigo quanto o anterior, ele reúne várias coisas legais para fazer em Frankfurt. Além dos pontos históricos, como a Praça Berger, a Igreja de São Nicolau e a Torre Bornheim, os arredores ganharam uma vibe hypada.
A área se tornou ponto de encontro dos locais e de turistas que querem aproveitar a cena gastronômica e cultural de Frankfurt. Ou seja, o bairro é o melhor dos dois mundos: cheio de história, mas com um toque de modernidade.
17. Haus Wertheim
Mais uma atração turística na Römerberg para o seu roteiro! A Haus Wetheim faz parte dos edifícios históricos de Frankfurt e foi construída para ser a residência de uma importante família alemã no século 16.
Com o passar do tempo, o grande casarão deixou de ser residencial e tornou-se um espaço com lojas e restaurantes.
18. Mainhattan
Conforme mencionamos anteriormente, Frankfurt é a capital financeira da Alemanha. Há um pedaço da cidade, localizado em Westend-Süd, que nunca dorme. Repleto de arranha céus, assuntos sobre a bolsa de valores e pessoas correndo para cima e para baixo.
Por este motivo, ficou conhecido como Mainhattan, mistura de Main, em homenagem ao Rio Meno e Manhattan, o distrito financeiro norte americano. O apelido pegou, e a área acabou entrando na programação de quem procura o que fazer em Frankfurt durante sua visita à cidade.
19. Que tal um Cruzeiro no Rio Meno?
Navegar pelo Rio Meno faz parte das experiências únicas que podem entrar no seu roteiro. Existem três tipos de passeio e você pode escolher entre um deles: 50 minutos a jusante ou a montante (direções do rio), ou 100 minutos (combinação de ambos os lados).
A depender do lado do rio que você escolha, o passeio visitará partes diferentes da cidade. Mas, em qualquer um deles você terá uma vista privilegiada dos pontos turísticos de Frankfurt. Vale a pena reservar algumas horas para fazer o Cruzeiro no Rio Meno e conhecer uma nova perspectiva da cidade.
20. Faça um tour em um Ônibus Hop-On Hop-Off
Para quem tem pouco tempo para conhecer as principais atrações de Frankfurt, vale a pena investir em um tour de ônibus Hop-On Hop-Off. Nesse estilo de passeio, os visitantes pegam um ônibus turístico de dois andares que vai parando em diversas atrações da cidade, são 16 no total.
Quem comprar o ingresso pode subir e descer de qualquer destino em um dos ônibus Hop-On Hop-Off que circulam pela cidade durante 24h. que vão contando mais da história de cada um dos pontos turísticos de Frankfurt.
21. Catedrais e igrejas na cidade de Frankfurt
Ao contrário de outros países da Europa, a Alemanha não é majoritariamente católica. Inclusive, a maior parte dos moradores, atualmente, se consideram protestantes. Mas, nem sempre foi assim.
Por isso, há muitas igrejas da religião em Frankfurt e no restante do país. Elas fazem parte da identidade cultural da cidade e têm grande importância histórica e arquitetônica.
Confira as principais e inclua algumas delas na sua lista de o que fazer em Frankfurt:
21.1. Catedral de Frankfurt – Kaiserdom (Catedral de São Bartolomeu)
A Catedral de Frankfurt, chamada de Kaiserdom, é um símbolo da cidade e um dos principais atrativos do turismo em Frankfurt.
Construída no século 7, ela sediou a coroação de muitos reis e teve papel importante na história católica alemã. Atualmente, há um museu religioso dentro da Catedral de São Bartolomeu.
21.2. Igreja de São Nicolau (Alte Nikolaikirche)
Devido à localização estratégica na Römerberg e relevância histórica, a Igreja de São Nicolau deve estar presente em qualquer roteiro de viagem Frankfurt.
Ela também foi construída no século 7 e se transformou em um tesouro cultural e histórico da cidade. A arquitetura gótica atrai incontáveis visitantes por sua magnitude.
21.3. Igreja de São Paulo (Paulskirche)
Curiosamente, a Igreja de São Paulo não tem apenas importância religiosa para a Alemanha, mas também política. O primeiro governo democraticamente eleito no país foi formado na igreja.
Sendo assim, ela se tornou o símbolo da democracia de Frankfurt am Main. No edifício, que foi o primeiro a ser reconstruído pós guerra, é possível conhecer também a história do parlamento alemão.
21.4. Igreja de Santa Catarina (Katharinenkirche)
Esta é a maior igreja luterana de Frankfurt e uma das mais antigas da cidade. Ela fica localizada em Altstadt e faz parte dos pontos turísticos em Frankfurt.
Além do aspecto religioso, o edifício também abriga exposições, apresentações musicais e outros eventos culturais ao longo do ano.
22. Museus em Frankfurt, Alemanha
Ao decidir o que fazer em Frankfurt, não deixe de incluir a Museumsufer no roteiro. Esta região às margens do Rio Main tem simplesmente 39 museus dos mais variados temas!
Grande parte dos museus da cidade, inclusive, estão nessa localidade. Vamos te falar um pouco mais sobre alguns deles a seguir:
22.1. Museu Stadel
Este é o museu de arte mais importante de Frankfurt am Main e um dos principais do mundo. A coleção contempla quase 700 anos de história da arte europeia, desde o início do século 14 até o presente.
Dentre os destaques estão obras de Botticelli, Rembrandt, Monet, Picasso, e outros grandes nomes.
22.2. Senckenberg Natural History Museum (Museu de História Natural de Senckenberg)
Considerado um dos maiores museus de história natural da Europa, o Senckenberg abriga mais de 10 mil exposições, incluindo o maior acervo de dinossauros da Alemanha. Se você estiver viajando com crianças, reserve um espaço na agenda para este museu.
22.3. Museu Judengasse
A história da Alemanha está profundamente ligada aos Judeus, portanto, não poderíamos deixar de indicar um museu que conte um pouco dessa relação. O Judengasse foi um gueto judaico e um dos primeiros do país.
Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi completamente destruído e, com o resultado de escavações arqueológicas pós-guerra, foi criado este museu. Ele retrata um panorama da vida judaica e suas relações próprias.
22.4. Museu da Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna (MMK) não é um espaço apenas de observação. Neste museu, todos os sentidos podem ser trabalhados nas exposições. São mais de 5 mil obras de artistas nacionais e internacionais.
Além do prédio central, o MMK também tem dois outros prédios: o Zollamt MMK e o Tower MMK.
22.5. Museu do Dinheiro (Geldmuseum der Deutschen Bundesbank)
Frankfurt am Main é a capital financeira da Europa, portanto, o Museu do Dinheiro deve estar na sua lista de o que fazer em Frankfurt.
São quatro salas temáticas com exposições interativas de temas históricos e atuais. Se você quiser vivenciar a experiência de tocar em uma barra de ouro, esse é o lugar. Eles têm uma em exposição e os visitantes podem pegá-la.
22.6. Museu Arqueológico de Frankfurt (Karmeliterkloster)
Neste museu, os visitantes encontram um acervo de valor inestimável. Com peças que vão do período Paleolítico até o início do período moderno, o espaço retrata a identidade cultural de Frankfurt a partir de escavações arqueológicas.
22.7. Deutsches Filmmuseum
Por fim, um dos museus mais interessantes da cidade de Frankfurt é completamente dedicado ao cinema. Ele possui um acervo cheio de objetos da sétima arte em um ambiente similar a uma sala de cinema.
Além disso, os visitantes podem ter experiências interativas e entender como funcionam os objetos utilizados para produção de um filme.
O que fazer em Frankfurt à noite: bares, restaurantes e vida cultural
Frankfurt, assim como a Alemanha no geral, tem fama de ser uma cidade boêmia e com muitas opções para quem curte aproveitar a noite. Se este é o seu caso, preste muita atenção nesta parte do texto, ela será útil para o seu roteiro!
Alt-Sachsenhausen
O distrito alemão de Alt-Sachsenhausen é conhecido pelos bares e pela vida noturna agitada. O bairro tem diversas opções para quem curte tomar uma bebida, comer bons petiscos e curtir até tarde.
Aproveite para conhecer a Rua Schweizer Strasse. Especialmente popular na região, ela conta com diversos estabelecimentos lado a lado para você escolher.
Caso você queira aproveitar melhor a noite da cidade, considere incluir um pub crawl por Alt-Sachsenhausen nas suas opções de o que fazer em Frankfurt. A programação leva os visitantes a uma verdadeira maratona por três bares e uma balada típicos.
Quem faz parte do passeio garante entrada e bebidas gratuitas em todos os locais. Um programa bem interessante para quem curte agito e festas!
Distrito de Bockenheim
Onde tem faculdade, tem bar. Essa é uma máxima que pode ser aplicada em praticamente qualquer país do mundo. Em Frankfurt não é diferente. No Distrito de Bockenheim fica localizada a Universidade Goethe, portanto, imagine como a vida noturna na região é agitada.
São muitos bares, baladas e outros espaços frequentados por estudantes que criam uma atmosfera jovem para o local. Se você quer diversão sem hora para acabar, vá direto para Bockenheim e aproveite!
Ruas Zeil e Bleichstrasse
As ruas Zeil e Bleichstrasse têm várias possibilidades para quem quer curtir a noite. Desde bares animados até restaurantes com gastronomia internacional, cinemas de rua, teatros e baladas. Não falta o que fazer em Frankfurt nestes locais.
A Rua Reil, por exemplo, tem vários Skyline Bars. Ou seja, bares e restaurantes que ficam no topo dos arranha-céus de Frankfurt am Main. Além disso, devido ao movimento local, as lojas ficam abertas até bem tarde. Outra boa opção para quem quer comprar com mais tranquilidade.
Por outro lado, na Bleichstrasse você encontra muitas baladas e casas de show com música ao vivo, além de festas temáticas. Ótima região para quem quer virar a noite dançando e se divertindo. Ah, na Alemanha, muitas festas viram a noite e o dia. Sendo assim, se prepare para curtir realmente sem hora para acabar.
Experimente uma excursão com carrasco
Este passeio é para quem gosta de experiências diferentes. Imagine conhecer as partes tenebrosas de Frankfurt na companhia de um carrasco profissional? Ele te levará para os locais onde aconteceram as piores execuções e punições públicas da cidade, contando um pouco do outro lado de Frankfurt.
Apesar de pouco usual, a excursão com carrasco é uma programação muito interessante para conhecer o passado da cidade além das partes bonitas.
Passeios bate e volta saindo de Frankfurt
Heidelberg
Há lugares na Europa que parecem saídos de um conto de fadas, e Heidelberg certamente é um deles. A cidade foi uma das poucas na Alemanha que não sofreu os efeitos da guerra. Por este motivo, tem uma arquitetura renascentista extremamente preservada, o que se tornou uma marca registrada.
Neste passeio pelo município histórico banhado pelo Rio Neckar, os visitantes conhecem Bismarkplatz, a praça principal da cidade. Com várias casas estilo enxaimel, o ambiente transporta os turistas para outro século.
A visita também passa por igrejas e palácios, além da Universidade de Heidelberg, a mais antiga da Alemanha. O dia termina no Castelo de Heidelberg, onde todos ficam livres para subir no edifício ou almoçar. Vale a pena reservar um dos dias da viagem para fazer uma excursão para Heidelberg.
Mainz
Esta visita guiada por Mainz definitivamente é mais uma das coisas legais para fazer em Frankfurt. A cidade fica a apenas 40 minutos de distância de trem, e tem um dos cenários mais bonitos da Alemanha.
O passeio começa nos vestígios romanos de Mainz, onde o grupo pode conhecer as ruínas do teatro romano e da antiga cidadela. São pedaços da história que podem ser vistos em poucos lugares.
Os visitantes também são levados a duas das mais importantes igrejas da cidade, à Torre de Madeira, uma das três torres medievais que seguem em pé em Mainz, e ao centro histórico. Lá, fica a Catedral de Mainz, um dos exemplos de arquitetura românica mais importantes do mundo.
Vale do Rio Reno
Patrimônio Mundial da UNESCO, este vale repleto de vinhedos e pequenas cidades parece uma obra de arte. No passeio, você poderá ver de perto a magnitude dos enormes castelos medievais e desfrutar das mais belas vistas para as paisagens naturais.
Além disso, como não poderia deixar de ser, você provará vinhos locais em tavernas antigas, desfrutará de um almoço às margens do rio Reno e ainda conhecerá a cidade Rüdesheim. Fazer um tour pelo Vale do Rio Reno é uma das melhores experiências para acrescentar ao seu roteiro de Frankfurt.
Würzburg
Este passeio bate e volta é perfeito para os casais apaixonados. A cidade de Würzburg faz parte da rota romântica da Alemanha, uma mistura de cidades medievais com belezas naturais e vinhedos. A maior atração turística é o palácio Residenz, que é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além do palácio, o centro é super charmoso para um passeio a pé. Conheça a Markplatz, praça central da cidade, onde ficam a catedral, alguns restaurantes e feirinhas locais. Por fim, aproveite o passeio na ponte Alte Mainbrücke, que cruza o Rio Meno, e é inteira decorada por esculturas.
Rothenburg ob der Tauber
Próxima à Frankfurt está uma das cidades mais antigas da Alemanha, conhecida por sua arquitetura medieval preservada. Com ruas que parecem cenários de filmes, Rothenburg ob der Tauber é famosa por suas casas de enxaimel coloridas, muralhas e torres medievais, e praças super charmosas.
O centro da cidade, inclusive, é outro Patrimônio Mundial da UNESCO. Lá, você encontrará a maioria das atrações. Dentre elas, a Praça do Mercado (Marktplatz), a prefeitura (Rathaus), a Igreja de St. James (St. Jakobskirche) e a Casa de Topplers.
Onde comer em Frankfurt
A gastronomia é uma parte essencial de qualquer viagem. Afinal, muito da cultura de um lugar passa pelas comidas típicas. Além de todo o aspecto histórico, poucas coisas são tão gostosas quanto sentar em um restaurante e provar uma comida diferente.
Nós te garantimos que em Frankfurt você não vai precisar comer fast foods! A culinária local é muito rica em sabores, aromas e pratos bem diferentes dos brasileiros. Pedida perfeita para os apaixonados por experimentar novas delícias.
Antes de te darmos as nossas recomendações de restaurantes em Frankfurt, vamos te dar um aviso. Não estranhe caso você chegue em algum deles e o garçom te coloque em uma mesa com outras pessoas. É um costume local ter mesas coletivas, especialmente em restaurantes mais tradicionais e antigos. Só abrace a oportunidade e bata papo com os novos colegas de garfo.
Dicas de restaurantes em Frankfurt
Não deixe de visitar as opções abaixo e se delicie com as experiências gastronômicas de Frankfurt.
Ebbelwoi User | Quer provar a típica culinária alemã? Este é o restaurante perfeito para a experiência. Apesar de ser conhecido por turistas, grande parte do público é local. Aproveite para experimentar os verdadeiros sabores de Frankfurt acompanhados por uma cerveja artesanal. Ah, não podemos deixar de mencionar um ponto importante: eles possuem opções vegetarianas.
Restaurant Medici | Para noites especiais, que tal um restaurante com estrela Michellin? Mas não espere encontrar pratos típicos alemães, o Medici mistura culinárias da Europa e do Mediterrâneo em sabores únicos. A opção mais requintada oferece o que eles chamam de cozinha moderna europeia, onde receitas centenárias ganham novos ares.
Apfelwein Wagner | Podemos definir este restaurante em uma palavra: tradição. Ele está no mesmo lugar desde 1931, quando foi aberto. Não é à toa que ele se tornou uma espécie de ponto turístico de Frankfurt. Não deixe de visitá-lo para comer comidas típicas com preço bom. Precisamos fazer um adendo: o nome do restaurante não é por acaso. Eles não vendem cerveja, somente o Apfelwein, bebida típica da cidade.
Não deixe de experimentar…
Para você chegar já sabendo o que escolher no cardápio, separamos alguns pratos típicos para você provar durante sua viagem para Frankfurt
Apfelwein (Sidra de maçã)
A bebida típica alemã também é conhecida como Ebbelwoi, Äppelwoi, Äbbelwoi, Ebbelwei, Viez, Stöffsche, Schobbe… São muitos nomes quase impronunciáveis para quem não fala alemão, mas o produto é o mesmo: uma sidra de maça fermentada que é o símbolo de Frankfurt. Vale a pena experimentar!
Frankfurter Würstchen (Salsicha típica)
A Alemanha é o país da salsicha, e credita-se a criação do alimento à cidade de Frankfurt. Estima-se, inclusive, que existam mais de 1.500 tipos de embutidos – entre salsichas e linguiças – por lá.
Eles comem a delícia em qualquer refeição, do café da manhã ao jantar, e ela está presente em muitos tipos de prato. Portanto, não tem como ir à Frankfurt e não prová-la.
Grüne Soße (Molho verde)
O molho verde de Frankfurt consiste basicamente em uma mistura de 7 ervas com creme azedo ou maionese, vinagre, óleo e gema de ovo cozida. Apesar de parecer algo simples, eles levam o Grüne Soße muito a sério.
Tanto que a denominação “Grüne Soße” é protegida pela União Europeia como indicação geográfica. Ou seja, para que o molho seja chamado assim, todas as ervas que vão na receita precisam ser produzidas em Frankfurt ou na região.
Haspel e Schäufelche (Joelho e ombro de porco)
Outro alimento extremamente consumido em Frankfurt é o porco. E duas partes que são famosas na cidade são o joelho e o ombro. Eles são servidos de todas as formas: cozido, grelhado, assado, frito… Vale reservar uma das suas refeições por lá para provar uma das receitas típicas.
Cerveja
Você sabia que o país da cerveja tem um jeito próprio de produzir a bebida? Assegurado pela Lei da Pureza, a forma de fabricação secular das cervejas da Alemanha garante a qualidade e a fama do goró alemão. A Lei, criada em 1516, exigia que a cerveja bávara só contivesse cevada, água e lúpulo. Mais nada!
Ainda que as regras tenham sido afrouxadas durante as últimas décadas, especialmente devido à produção de outros tipos de cerveja além da Pilsen, a bebida continua sendo ponto forte do país. Portanto, não deixe de beber pelo menos um copo durante a sua viagem.
Dicas extras para organizar a sua viagem
Dicas de viagem nunca são demais! Além de te contar o que fazer em Frankfurt, Alemanha, também reunimos algumas informações práticas que você precisa saber sobre a cidade. Fique ligado:
- Onde se hospedar em Frankfurt
- Melhor época para visitar;
- Quantos dias ficar;
- Como chegar e circular;
- Saúde e segurança;
- Dicas extras.
Onde se hospedar em Frankfurt
Após definir seu roteiro de viagem, escolher onde ficar em Frankfurt é crucial para aproveitar ao máximo sua estadia na cidade. Há opções para todos os gostos e bolsos, desde hostels modernos até resorts luxuosos.
A melhor localização para se hospedar vai depender do propósito da sua viagem. Se está só de passagem, hotéis no centro são ideais, perto da estação central de trem ou do aeroporto, se estiver fazendo conexão.
Separamos aqui as melhores regiões para se hospedar em Frankfurt, além de sugestões de hotéis em cada uma delas. Dê uma olhada:
Altstadt (Cidade Velha) | Com o charme de um cenário de conto de fadas, este bairro abriga o coração histórico de Frankfurt. Aqui, o NH Collection Frankfurt City e o Flemings Hotel Frankfurt Main-Riverside oferecem uma estadia elegante e moderna. Já o Moxy Frankfurt City Center tem uma pegada mais descolada.
Bahnhofsviertel | Se você busca uma localização estratégica, Bahnhofsviertel é a jogada certa. Quanto à hospedagem, o Scandic Frankfurt Museumsufer combina conforto com sustentabilidade, enquanto o the niu Charly oferece uma atmosfera descolada. O The Frankfurt garante uma estadia conveniente a poucos passos da estação central.
Sachsenhausen | De caráter residencial, este bairro é perfeito para aproveitar uma estadia mais tranquila. Para quem quer um hotel mais luxuoso e elegante, o Lindner Hotel & Residence Main Plaza é uma ótima opção. Já o The Blasky tem um toque de casa acolhedora. O Hotel Cult Frankfurt City é mais simples mas também muito confortável.
Westend | Este bairro é sinônimo de sofisticação e conveniência. Para se hospedar com luxo, tranquilidade e conforto,o Maritim Hotel Frankfurt e Meliá Frankfurt City são ótimas opções. Outra sugestão é o Aparthotel Adagio Frankfurt City Messe, que oferece a praticidade de um apartamento com a comodidade de um hotel.
Bornheim | Se a vida noturna é sua paixão, Bornheim é o lugar certo. O bairro é boêmio e bem animado, cheio de bares e restaurantes. Nossa indicação aqui é o Best Western Premier IB Hotel Friedberger Warte, uma hospedagem 4 estrelas bem confortável.
Não esqueça da taxa de contribuição para o turismo!
Assim como muitas outras cidades turísticas, Frankfurt impõe uma taxa de turismo aos visitantes. O objetivo com a cobrança é investir nas instalações fornecidas para fins turísticos.
Atualmente, a taxa cobrada é de 2 euros por pessoa, por noite de estadia. O valor é recolhido pelo hotel. Estão livres do pagamento pessoas em viagens de trabalho e alunos em viagens escolares, desde que preencham o formulário de solicitação de isenção.
Portanto, quando você for elaborar o orçamento da viagem, lembre-se de contabilizar esse custo. A depender da quantidade de pessoas e do tempo de estadia, pode ser um valor considerável no final das contas.
Qual é a melhor época para visitar Frankfurt?
De forma geral, o turismo em Frankfurt não fica prejudicado com chuvas ou baixas temperaturas. No entanto, quem não gosta muito do clima frio e chuvoso, deve evitar o período do inverno, entre os meses de dezembro a fevereiro.
Nessa época, a temperatura média fica em torno de 0º e pode chover bastante. Entre as opções de o que fazer em Frankfurt no inverno está, principalmente, o Mercado de Natal, que vamos contar mais a seguir.
Por outro lado, a primavera, que vai de março a maio, atrai turistas devido ao clima ameno e gostoso no destino. Os parques ficam floridos e os dias mais propícios a passeios a pé pelos espaços cheios de história.
Além disso, nesta estação, Frankfurt não fica tão lotada de turistas quanto no verão (junho a agosto), época da alta temporada. Nos meses mais quentes do ano, os preços aumentam e as atrações ficam bem mais cheias.
De forma geral, recomendamos a visita na primavera que reúne o melhor dos dois mundos: clima agradável e pontos turísticos tranquilos.
Como chegar e circular na cidade
Frankfurt é bastante conhecida como um destino de trânsito na Europa, ainda que seja uma cidade turística. Por ser uma região onde muitos negócios acontecem, existem pessoas chegando e partindo todos os dias, o que contribui com a fama da cidade.
Por este motivo também, a cidade na Alemanha possui uma excelente estrutura para visitantes, com pontos de informações e mapas por todas as regiões.
O Aeroporto Internacional de Frankfurt (FRA) é o maior do país e recebe todos os voos internacionais da cidade.
Para saber as opções de o que fazer no aeroporto de Frankfurt para ir até a sua acomodação, saiba que ele não fica muito longe do centro.
Portanto, você pode tranquilamente optar por ir até a sua hospedagem de metrô ou trem. Ambos têm estações dentro do próprio aeroporto e as linhas vão depender do local da sua estadia. Caso você não queira ir de transporte público, existem Ubers e Táxis na região.
O sistema de transporte, especialmente o transporte público é de excelente qualidade e fácil identificação. Existem quatro principais meios de transporte público na cidade. Confira a seguir:
- Metrô – O metrô de Frankfurt abrange tantas partes da cidade que existem dois subsistemas dentro dele:
- U-Bahn – Cada estação de metrô é identificada pela letra U + o número + nome da estação + cor da linha.
- S-Bahn – Circula pela superfície. Assim como o U-Bahn, são identificadas pela letra S + o número + o nome da estação + cor da linha.
- Tram – Bonde elétrico que circula, principalmente, pela região central.
- Ônibus – Tradicional, assim como os do Brasil.
Para economizar no deslocamento dentro da cidade, indicamos que você compre o Frankfurt Card. Além do acesso ilimitado a todos os transportes públicos, o bilhete ainda garante desconto em várias atrações e passeios.
Além das opções citadas acima, o trem pode ser utilizado para quem quer fazer viagens bate e volta para cidades próximas, como ir de Frankfurt para Munique, por exemplo. Além disso, a estação de trem central, a Frankfurt Hauptbanhof, ou HBF, está conectada a todos os outros meios de transporte público.
Existem também duas linhas de trem dentro do aeroporto: a Regionalbahnhof, para destinos regionais, e a Fernbahnhof, para trens de longa distância.
Para fazer esses deslocamentos, recomendamos que reserve sua passagem de trem com antecedência.
Frankfurt é segura?
Frankfurt am Main é considerada muito segura. Inclusive, de acordo com o Índice de Cidades Seguras (SCI) da Economist Intelligence Unit, Frankfurt é a 5ª cidade mais segura da Europa e a 13º mais segura do mundo. Ou seja, perfeito para uma viagem tranquila.
De forma geral, os visitantes só precisam ficar atentos aos batedores de carteiras, muito comuns na maioria dos destinos turísticos. Vale ter atenção redobrada próximo à estação de trem Frankfurt Hauptbanhof, especialmente durante à noite.
Preciso de seguro viagem?
Sim! O seguro viagem internacional é obrigatório e deve ser apresentado por qualquer turista na imigração alemã. A contratação deve cobrir alguns requisitos, como:
- Regresso sanitário;
- Traslado de corpo em caso de morte;
- Traslado médico;
- Cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
Vale ressaltar que todos os seguros ofertados no Brasil devem, obrigatoriamente, cobrir os itens acima. Entretanto, os valores variam e você pode escolher a melhor opção para o seu bolso.
Nós sempre utilizamos um buscador de seguros para encontrar os melhores valores e condições em nossas viagens. Essa ferramenta cota automaticamente diferentes empresas de seguros e apresenta várias opções. Você só precisa escolher a que faz mais sentido para o seu estilo de viagem!
Aproveite o código EMALGUMLUGAR5 na hora da compra e ganhe até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).
Conheça um pouco das festividades típicas
Durante o ano inteiro, a cidade oferece programações muito interessantes que são ótimas opções de o que fazer em Frankfurt. Caso alguma dessas festividades chame a sua atenção, vale a pena programar a viagem para a época em que ela acontece. Vamos te falar um pouco sobre as mais famosas a seguir:
- Fastnacht (Festival de Carnaval) – Ainda que o Brasil seja o verdadeiro país do Carnaval, outros lugares também têm festas interessantes para se conhecer. Curiosamente, a Alemanha é um deles. Assim como por aqui, as ruas ficam cheias de foliões comemorando fantasiados e dançando. O auge das celebrações é na Rosenmontag, segunda-feira antes da Quarta-feira de Cinzas, quando ocorrem os maiores desfiles e festividades.
- Frankfurter Buchmesse (Feira do Livro de Frankfurt) – Este é um dos eventos literários mais importantes do mundo inteiro. Ele acontece em outubro e reúne toda a comunidade literária, desde autores, até representantes de editoras e leitores. São realizados eventos culturais, leituras e rodas de discussão sobre temas relacionados ao universo dos livros.
- Weihnachtsmärkte (Mercado de Natal) – O cenário de filmes toma conta de Frankfurt na época dos mercados natalinos. São vários espalhados pela cidade com comidas típicas, bebidas e artesanato. O mais famoso é o Mercado de Natal de Frankfurt (Frankfurter Weihnachtsmarkt), que fica na Römerberg.
- Museumsuferfest – Este é um dos festivais mais legais da cidade! Durante um final de semana do mês de agosto, os museus ao longo da margem do Rio Main oferecem entrada gratuita aos visitantes. Além disso, há uma programação variada de eventos culturais, como música, dança, teatro, fogos de artifício e gastronomia.
Aproveite o Tax Free!
Lembra das comprinhas que você vai fazer na Rua Zeil? Você pode pedir reembolso do imposto sobre o valor agregado (IVA) pago em determinadas compras. Esse imposto é aplicado em vários itens de bens e serviços e turistas estrangeiros podem rever esse valor antes de ir embora da Alemanha.
Mas existem alguns critérios que precisam ser seguidos. Veja quais são eles:
- Ser residente de algum país fora da União Europeia;
- Fazer compras acima de um valor mínimo que varia de loja para loja;
- Preencher corretamente o formulário de compra do Tax Free que você deve solicitar à loja;
- Carimbar estes formulários na alfândega na saída da Alemanha;
- Solicitar o reembolso nos terminais específicos do próprio aeroporto.
Vale ficar atento, pois nem todas as lojas participam desse sistema. Caso você queira garantir o Tax Free, lembre-se sempre de verificar as políticas de cada loja que você está comprando.
Confira outras dicas úteis
As dicas práticas abaixo ajudam muito no planejamento de uma viagem. Não esqueça delas!
Chip de Celular | Atualmente é muito difícil – para não dizer impossível – viajar sem celular. Portanto, chegar ao seu destino com conexão garantida é bem mais cômodo. Uma boa dica é adquirir um plano Esim antecipadamente para não ter estresse ao pousar.
Câmbio | Frankfurt faz parte da zona do euro. Sendo assim, esta é a moeda do país. Ainda que seja fácil encontrá-lo em qualquer casa de câmbio, se você deixar para comprar ao chegar no destino, pode encontrar um valor alto e ficar com menos dinheiro para gastar por lá.
Recomendamos que você troque o real por euro aos poucos no Brasil em uma agência de câmbio confiável. Dessa forma, você consegue um valor médio melhor e não tem nenhuma dor de cabeça. Afinal, ninguém quer gastar tempo em euros resolvendo pendências.
Quantos dias ficar em Frankfurt
Quantos dias ficar em Frankfurt depende muito do seu estilo de viagem e do que você pretende fazer na cidade. Claro, quanto mais dias melhor, afinal, dessa forma você consegue conhecer não só os principais pontos turísticos, mas também os passeios bate e volta que existem pela região.
Entretanto, nem sempre é possível estender a estadia. Então vamos te mostrar como otimizar o seu tempo e criar roteiros certeiros para 1, 2, 3 e 5 dias na cidade e aproveitar o que fazer em Frankfurt.
O que fazer em Frankfurt em 1 dia
Caso você tenha apenas um dia para passear pela cidade, vale priorizar as atrações mais famosas. Comece o roteiro pela praça Römerberg, onde você visitará alguns pontos turísticos, como a Igreja de São Nicolau, a Prefeitura e a Ostzeile de uma só vez só.
A Catedral de Frankfurt não pode ficar de fora do roteiro. Além de ser um grande marco da cidade, os visitantes ainda podem subir até a torre para aproveitar uma vista panorâmica da região. Na pausa para o almoço, conheça um dos restaurantes indicados e garanta uma boa comida na sua visita.
Finalize o dia com dois passeios culturais: a Goethe House e o Museu Stadel, às margens do Rio Main.
O que fazer em Frankfurt em 2 dias
Com um dia extra, você consegue conhecer e encaixar muitas outras atrações no roteiro. Aproveite o segundo dia para conhecer Palmengarten, a Main Tower, a Rua Zeil e a Alte Oper. Se possível, finalize o dia apreciando o pôr-do-sol na Eiserner Steg.
O que fazer em Frankfurt em 3 dias
No terceiro dia, uma boa opção é conhecer Mainhattan, o centro financeiro de Frankfurt. O passeio pela região não leva tanto tempo, portanto, você ainda consegue passear pela Cidade Antiga de Höchst e pelo Centro Histórico de Bornheim.
O que fazer em Frankfurt em 5 dias
Com mais dias disponíveis, a nossa recomendação é expandir as fronteiras de Frankfurt e fazer alguns dos passeios bate e volta indicados aqui.
Mapa de Frankfurt
Para facilitar a organização do seu roteiro, organizamos os principais pontos turísticos de Frankfurt am Main no mapa. Aproveite!
O que fazer em Frankfurt? Aproveitar sem moderação!
Bom, depois de tantas dicas e informações bacanas, só nós restar dizer para você aproveitar! Você viu que não faltam opções de o que fazer em Frankfurt, não importa qual seja o seu estilo de viagem.
Prepare o roteiro com o nosso guia, pegue a mala e partiu viajar!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.