Não é difícil encontrar o que fazer em Guararema: a cidade possui uma estrutura turística completa, com passeios históricos, centros culturais, museus e parques com paisagens naturais lindíssimas.
Situada no Vale do Paraíba e carinhosamente apelidada de “a Pérola do Vale”, Guararema é uma charmosa cidadezinha localizada a apenas 1h de carro da capital paulista.
Próxima a outros destinos turísticos do estado, como Bertioga (a 50 km) e Atibaia (a 62 km), a cidade é destino de milhares de turistas e paulistas durante finais de semana e feriados.
Com base na minha experiência como turista por lá, fiz uma lista imperdível dos 19 principais pontos turísticos de Guararema e reuni dicas importantes para você aproveitar o melhor da cidade.
- Portal Terra Guararemense
- Parque Municipal da Pedra Montada
- Parque Municipal Ilha Grande
- Estação Ferroviária Luís Carlos
- Recanto do Américo
- Praça 9 de Julho e Igreja de São Benedito
- Pátio Zé da Bala e Travessa Dona Victória
- Passarela Casimiro Lemes da Silva
- Centro Artesanal Dona Nenê
- Pontilhão
- Casa da Memória Antônia Guilherme Franco
- Estação Literária
- Estação Ferroviária de Guararema
- Memorial Origens de Guararema
- Igreja Nossa Senhora da Escada
- Igreja Nossa Senhora D’Ajuda
- Mirante Prefeito Gerbasío Marcelino
- Cachoeira do Putim
- Guararema Cidade Natal
Direto ao Ponto: o que fazer em Guararema
- A cidade é o destino perfeito para combinar pontos turísticos históricos com atrativos naturais. Separe dois dias para explorar esses dois lados de Guararema.
- No primeiro dia, faça um roteiro incluindo os locais mais conhecidos como as igrejas, praças, centro artesanal e as estações ferroviárias. Planeje-se para fazer o passeio de trem.
- Para o passeio de trem, reserve seu ingresso com antecedência pois a procura pode ser grande, dependendo do dia. O passeio começa na Estação Ferroviária de Guararema e leva cerca de 2 horas.
- Já no segundo dia, vá respirar ar puro e se conectar com a natureza. Reserve o dia para os Parques Municipais, Cachoeira do Putim. Na volta, passe pelo Mirante. E se você sair cedo, voltará à cidade ainda a tempo de conhecer mais alguns pontos turísticos no centro.
- Para se hospedar, busque algo no meio da natureza com muito verde, como o Espaço Rural Água da Onça. Se precisar de algo simples e central, a Hospedaria São Benedito pode atender bem.
1. Portal Terra Guararemense
Idealizado pelo artista Adelio Sarro, o Portal Terra Guararemense é o primeiro ponto turístico de Guararema que conheci na cidade.
Com painéis e estátuas cheias de detalhes, é uma boa parada para fotos na chegada ou partida.
E, saiba que a arquitetura do portal não é em vão, viu? Ela representa os nativos indígenas, colonos e jesuítas que fazem parte da formação do povo guararemense, de acordo com a Secretaria de Turismo da cidade.
O portal se completa com uma canoa indígena, em meio às montanhas do vale e as águas do Rio Paraíba do Sul.
2. Parque Municipal da Pedra Montada
Localizado a 8 km do centro, o Parque Municipal da Pedra Montada é o ponto turístico de Guararema perfeito para quem é fã de natureza, principalmente trilhas. É um passeio rápido, mas que vale a pena incluir no seu roteiro!
O destaque do lugar vai para o monumento natural da Pedra Montada, composta por duas pedras de 9 metros de comprimento e 2,5 metros de largura que se encontram uma em cima da outra. Parece realmente que alguém foi lá e fez aquilo!
O acesso às pedras pode ser feito por uma trilha que passa por escadas e rampas de madeira. É tudo bem conservado, dá gosto de fazer esse passeio!
Aproveitei para esticar até a Trilha do Tubarão, onde vi a Pedra do Tubarão – outra escultura natural que lembra o animal marinho. Não é assim tããão óbvia a semelhança, mas com um pouco de boa vontade você vai enxergar o bicho.
Mesmo com apenas 380 metros de extensão, na Trilha do Tubarão passei por uns trechos íngremes,então escolha um tênis confortável nesse dia.
Apesar de ser cercado por muita natureza, o parque tem uma estrutura completa para atender os turistas, com banheiros, estacionamento e restaurante. Não comi por lá, mas ouvi bons elogios aos pratos que servem.
3. Parque Municipal Ilha Grande
Em pleno centro de Guararema, o Parque Municipal Ilha Grande é um espaço perfeito para apreciar a natureza e praticar atividades ao ar livre.
Como o próprio nome já diz, o parque se localiza em uma ilha do Rio Paraíba do Sul. Então, seu acesso é feito por uma ponte, que oferece vista panorâmica para o rio.
Sua estrutura conta com 400 metros de trilha, onde você pode cruzar com várias espécies de plantas e animais exóticos que já estavam por lá antes mesmo da criação do parque!
O espaço conta com academia ao ar livre, deck, parquinhos, jardins e um Núcleo de Educação Ambiental.
Dica | No parque, tem várias capivaras. Então, depois da visita, não esqueça de inspecionar suas roupas e corpo para ver se não tem nenhum carrapato-estrela – transmissor da febre maculosa.
4. Estação Ferroviária Luís Carlos
Além de ser o ponto final do passeio de trem que sai do centro, a Estação Ferroviária Luís Carlos faz parte da Vila de Luís Carlos, uma vila cenográfica super colorida que já foi cenário de vários filmes e novelas.
Inaugurada em 1914, a vila é um dos lugares que mais gostei de visitar em Guararema. Ela é repleta de lojinhas, restaurantes, cafés e bares charmosos.
O espaço também conta com um pequeno museu e monumentos históricos, como a Igreja São Lourenço, datada de 1906.
Caminhando pelos trilhos, cheguei a outras atrações da vila: a Ponte Ferroviária Luiz Carlos, a Ponte Ferroviária Ribeirão Guararema, a Ponte Ferroviária Jandaia e a Cachoeira De Luiz Carlos. Um passeio gostoso de se fazer!
Nem é preciso dizer que a vila, a ferrovia e a natureza ao redor são ótimos cenários para fotos, né?
5. Recanto do Américo (Pau D’Alho)
Mais conhecido como Pau D’Alho, o Recanto do Américo é um dos melhores lugares para apreciar a natureza na cidade, e também um dos cartões-postais mais visitados de Guararema.
Cercado por mata nativa em pleno centro, aqui você vai encontrar uma árvore centenária com 33 metros de altura – aspecto que deu o nome de Pau D’Alho para o local.
Por lá, uma graciosa ponte de madeira cruza o Rio Paraíba do Sul. Também aproveitei o deck para descansar e curtir a vista do rio.
Ao redor do recanto, tem vários quiosques de comida e lojinhas. Vale parar para fazer um lanche por lá.
Dica | Fiquei hospedada a menos de 5 minutos de carro do Recanto, no Vale do Sonho Hotel e super recomendo. É uma pousada que oferece chalés e apartamentos bem aconchegantes, além de opções de lazer.
6. Praça 9 de Julho e Igreja de São Benedito
Muito do turismo em Guararema se concentra no centro da cidade. Portanto, separe um tempinho para passear por lá. A começar pela Praça 9 de Julho, principal praça do centro de Guararema, onde a Igreja de São Benedito forma aquele cenário típico de cidades interioranas.
Igreja matriz da cidade, ela foi inaugurada em 1956 e está no local onde a primeira capelinha de Guararema foi erguida.
Apesar do estilo mais simples, possui uma arquitetura bonita e bem conservada. Não deixe de tirar uma foto por lá.
Ao redor da praça, encontrei algumas opções de restaurantes e bares, além de lojinhas de artesanato e produtos caseiros.
Se quiser ficar hospedado nessa região, recomendo a Hospedaria São Benedito, uma opção de pousada econômica e bem avaliada.
7. Pátio Zé da Bala e Travessa Dona Victória
Com fotos antigas da cidade, o Pátio Zé da Bala é uma espécie de museu a céu aberto. O nome é em homenagem ao farmacêutico José Ferreira de Andrade, que dava balas às crianças.
O espaço tem uma charmosa pracinha com lanchonetes e lojinhas de artesanato.
Seguindo reto, encontrei a Travessa Dona Victória, caminho que antigamente funcionava como ligação da parte alta à parte baixa da cidade. Inclusive, o nome Dona Vitória também é uma homenagem, dessa vez à esposa do Zé da Bala.
Passando sobre o Ribeirão Guararema, a travessa finaliza no Parque Dona Deoclésia.
8. Passarela Casimiro Lemes da Silva
Caminhar pela Passarela Casimiro Lemes da Silva é um dos passeios em Guararema que você não pode deixar de fazer quando visitar o centro.
Conhecida por sua enorme estrutura metálica, ela passa sobre o Rio Paraíba do Sul e liga o centro ao bairro de Itaoca. Com vista panorâmica para o rio, é um lugar perfeito para tirar fotos.
9. Centro Artesanal Dona Nenê
O Centro Artesanal Dona Nenê é o melhor lugar para comprar lembrancinhas de viagem.
Com preços acessíveis, os produtos são vendidos pelos próprios artesãos da cidade, com estilos, tamanhos e formatos de todos os tipos. E os preços não são muito salgados, viu?
Além disso, o local oferece doces e outras comidas regionais. Provei a famosa paçoca feita no pilão. É uma delícia!
10. Pontilhão
Seguindo a linha do trem que passa sobre o Rio Paraíba do Sul, o Pontilhão é mais um ponto turístico disputado para fotos na cidade de Guararema.
Sua estrutura é composta por uma ponte de aço de 165 metros de comprimento. Sua origem é belga, mas sua montagem foi feita por ingleses em 1910.
Uma passada pelo Pontilhão te oferece um cenário bem bonito da região. As poses no trilho ficam por conta da sua criatividade e coragem, já que ele fica a uma altura considerável e não há proteção na lateral dos trilhos. E, é claro, todo cuidado é pouco.
11. Casa da Memória Antônia Guilherme Franco
Localizada em frente à Prefeitura de Guararema, a Casa da Memória Antônia Guilherme Franco é uma atração indispensável para quem gosta de história e cultura.
Seu acervo é composto por documentos e objetos que contam a história de Guararema. O nome é em homenagem a uma moradora antiga de lá que participou ativamente da história da cidade.
Além do acervo fixo, lá também ocorrem exposições temporárias. Quando passei por lá, estava rolando uma exposição muito interessante de bonecos de mamulengo, um fantoche nordestino típico dos teatros brasileiros.
A entrada é gratuita.
12. Estação Literária
Indo no estilo oposto das atrações históricas da cidade, chegamos ao prédio mais moderno de Guararema.
A Estação Literária é uma biblioteca, mas também funciona como centro cultural. Além de livros, lá também tem vários jogos de tabuleiro, passatempos e uma brinquedoteca.
Conhecida por sua fachada de vidro, ela tem um espaço amplo com jardim, alguns ambientes confortáveis com sofás para leitura, e uma cafeteria para apreciar um bom café entre uma página e outra.
É um lugar super bem cuidado e com atendimento espetacular, dá gosto de vir aqui. E se você estiver com crianças, é uma parada obrigatória!
13. Estação Ferroviária de Guararema
Também localizada no centro, a Estação Ferroviária de Guararema merece um destaque especial.
Fundado em 1876, o prédio atual está super bem conservado, com bilheteria, pracinha, banheiros e um museu. É uma graça!
Além de fazer parte dos prédios históricos mais importantes do centro de Guararema, a estação tem um famoso passeio de trem, que vai até a Estação Luís Carlos e movimenta bastante o turismo da cidade.
Considerada a maior locomotiva a vapor em operação no país, a “Velha Senhora” oferece uma verdadeira viagem ao passado.
Ao total, os 14 km de percurso (ida e volta) são feitos em 2h, contando com a 1h que o trem fica parado na Vila Luís Carlos.
Os ingressos podem ser garantidos no site do trem de Guararema ou na própria bilheteria. Minha dica é comprar antes porque o passeio é bastante procurado.
O valor não é muito acessível, mas inclui, além do ingresso, comes e bebes liberados dentro do trem. Conheci e achei que vale cada centavo!
14. Memorial Origens de Guararema
Assim como o portal da cidade, o Memorial Origens de Guararema também é uma obra de Adelio Sarro.
Localizado em uma das principais avenidas que dão acesso ao centro, ele presta homenagem aos primeiros trabalhadores e imigrantes que habitaram Guararema e construíram a estrada de ferro.
Vale a pena passar por lá para ver os detalhes da obra e tirar fotos.
15. Igreja Nossa Senhora da Escada
Localizada a 4 km do centro, a Igreja Nossa Senhora da Escada marca o local de fundação da cidade de Guararema, com a capelinha mais antiga do destino.
Ela foi originalmente construída em 1652 pelos indígenas, colonos e jesuítas, mas, por conta da má preservação, teve que ser demolida em 1732.
Dois anos depois, em 1734, foi erguida uma nova construção, composta por um convento e uma capela de arquitetura barroca. A igreja é simples, mas bem preservada.
Existem várias versões para explicar o porquê da igreja ter esse nome e também de sua estátua de Nossa Senhora carregar uma pequena escadinha nos braços.
Alguns dizem que seu fundador sonhou com uma escada que levava aos céus, outros que eram construídas escadas nos túmulos para as almas subirem ao paraíso. Seja qual for a verdadeira história, é um nome, no mínimo, curioso.
Mais uma curiosidade é que ela é a única igreja do país com a imagem de São Longuinho. Além disso, a construção foi tombada em 1945 pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional.
Pertinho da igreja, encontrei dois restaurantes muito bons: o Villa de Sophia e o Maricota.
16. Igreja Nossa Senhora D’Ajuda
Ao lado da Igreja Nossa Senhora da Escada, a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda é um dos prédios mais antigos e importantes para a história da cidade.
Tombada em 1984 como patrimônio de interesse histórico e arquitetônico pela CONDEPHAAT, sua fundação foi por volta do ano de 1682.
Com um lindo cenário ao redor, no topo de uma colina próxima ao Rio Paraíba do Sul, essa igreja também tem uma bela arquitetura colonial.
Para chegar até lá, você precisa subir 81 degraus, bem mais degraus do que a igreja que tem escada no nome, rs!
17. Mirante Prefeito Gerbasío Marcelino
Localizado no alto do Morro do Gerbasío, o Mirante Prefeito Gerbasío Marcelino oferece uma visão privilegiada do centro, do Rio Paraíba do Sul e também das montanhas que cercam a cidade.
Minha dica é ficar lá até o pôr do sol e acompanhar esse espetáculo da natureza de camarote. Não deixe de tirar muitas fotos!
A 646 m acima do nível do mar, o espaço conta com fontes interativas, também chamadas de piscinas verticais. Tanto crianças quanto adultos fazem a festa – ainda mais nos dias de calor.
Além disso, o mirante é um ótimo lugar para experiências gastronômicas: possui um espaço gourmet comandado pelo Restaurante Hangar 13.
18. Cachoeira do Putim
Uma ótima opção de passeio perto de Guararema, na cidade de Santa Branca. É perfeito para ter um contato ainda maior com a natureza e, de quebra, se refrescar em águas doces.
A Cachoeira do Putim traz uma sensação de paz enorme, e tudo o que você escuta é o barulho das quedas d’água e dos pássaros, pois a cachoeira fica cercada pela natureza. Por lá, ainda encontrei um tobogã natural que garante a diversão dos turistas.
Para chegar até a cachoeira é preciso andar por quase 1 km, em uma trilha de nível moderado com subidas.
Não há nenhuma estrutura de comércio no lugar, e é importante você levar lanches e água, e não se esqueça de recolher o lixo depois.
Vale ressaltar que em períodos de chuva, a água da cachoeira fica barrenta, e visitá-la pode ser perigoso por conta das cabeças d’água.
Dica | Chegue cedo, pois a cachoeira lota bem, especialmente aos finais de semana.
19. Guararema Cidade Natal
Parte de um programa de Educação Ambiental, o Guararema Cidade Natal é um evento que promove a decoração natalina do destino.
Confeccionadas ao longo do ano todo, as peças formadas a partir de garrafas pets são arrecadadas pelas escolas da cidade.
Além da decoração, diversos pontos turísticos de Guararema recebem iluminação especial, o que faz o destino ser muito procurado na época de Natal.
O evento costuma acontecer entre o final de novembro e começo de dezembro. Se for viajar nessa data, vale a pena conferir as decorações de perto.
Turismo em Guararema: dicas extras
Temos mais dicas de turismo em Guararema para te ajudar no planejamento da sua viagem:
Onde ficar em Guararema: hotéis e pousadas
Guararema possui boas opções de hospedagem, como hotéis aconchegantes e propriedades rurais com amplas áreas de lazer e clima de fazenda.
Sempre com muita natureza ao redor, a rede hoteleira do destino mantém o lema de conforto.
Trouxemos algumas sugestões de hotéis, sítios e chácaras para se hospedar em Guararema. Veja:
Espaço Rural Água da Onça | Com uma ampla área verde, oferece uma estrutura mais simples e aconchegante. Com quartos espaçosos e confortáveis, possui piscina e aceita animais de estimação na hospedagem. Consulte valores.
Hospedaria São Benedito | Com quartos simples, fica no centro da cidade. É uma boa opção para diárias mais baratas. Inclui café da manhã. Consulte valores.
Vale do Sonho Hotel | Opção ótima para viagens em família, pois conta com pensão completa inclusa na diária e mais de 12 mil m² de área verde. Com hospedagem pet friendly, possui piscina, quadra, salão de jogos e acomodações aconchegantes em chalés e apartamentos. Consulte valores.
Pousada Pe na Terra em Guararema | A 2,8 km do centro, é o lugar perfeito para se conectar à natureza. Repleta de animais, tem quartos confortáveis e opções de lazer. Consulte valores.
Recanto Cheio de Cheiro | Conta com acomodações completas e cantinhos charmosos. Cercado por paisagens lindíssimas da região, é pet friendly e oferece atividades como trilhas e ciclismo. Consulte valores.
Onde comer: restaurantes em Guararema
As opções gastronômicas de Guararema são bem variadas, desde espaços sofisticados até lugares mais simples e econômicos.
E como a cidade é cortada por um rio, o que não falta por lá são restaurantes especializados em peixes, além de comida caseira e com gostinho de fazenda.
Confira nossas sugestões de onde comer em Guararema durante a viagem:
Mirante do Paraíba – $$$ | Formado por diversos ambientes, é um dos melhores restaurantes especializados em peixes e frutos do mar que conheci na região. Com vista para o Rio Paraíba do Sul, experimentei deliciosas massas por lá. Recomendo!
Buraco da Veia – $$ | No centro da cidade, é um lugar que indico para almoços. Com porções bem servidas e diversos pratos com peixes, tem um ambiente agradável e também com vista para o Rio Paraíba do Sul.
Maricota Restaurante – $$ | Pertinho da Igreja Nossa Senhora da Escada, é outra ótima opção para almoçar. O restaurante tem um cardápio especializado em peixes, com várias opções de dar água na boca. Também recomendo ir às sextas-feiras à noite, quando servem comidinhas de boteco.
Roça & Poesia – $ | Com clima e cheirinho de fazenda, oferece pratos caseiros perfeitos para um almoço ou café da tarde, com bolos, doces e massas. Vale a pena parar por lá tirar uma foto na fachada colorida e tomar um café coado no pano.
Melhor época para visitar Guararema
Como a maior parte dos passeios em Guararema são feitos ao ar livre, para pegar dias mais ensolarados e não tão quentes, vá durante o período de abril e julho. Foi o período que estive na cidade e consegui aproveitar muito.
O inverno de Guararema tem temperaturas que chegam até 13°C. Então, para curtir o clima mais friozinho e romântico, os meses de julho a setembro são boas opções para viajar.
Já o verão é mais abafado, mas nada muito extremo. As temperaturas ficam em torno dos 29°C, raramente chegando acima dos 33°C.
O movimento da cidade aumenta bastante no final do ano, já que a cidade organiza diversos eventos nessa época.
Mas, de forma geral, os finais de semana e feriados contam com uma boa circulação de turistas, deixando as diárias mais altas e atrações lotadas.
Quantos dias ficar em Guararema
Dependendo da sua disponibilidade, em até mesmo 1 dia é possível conhecer boa parte dos pontos turísticos de Guararema.
Porém, uma viagem de um fim de semana é o tempo ideal para aproveitar sem pressa os pontos turísticos do centro e também dos bairros mais afastados, sem deixar de lado as experiências gastronômicas e descanso na hospedagem.
Como circular em Guararema
Guararema possui linhas de ônibus municipais, mas para ter mais liberdade e praticidade na viagem, recomendo ir de carro.
A cidade é pequena, com pontos turísticos do centro podendo ser todos conhecidos a pé. E aqueles localizados em regiões mais afastadas possuem acesso super tranquilo, e sempre com estacionamento disponível.
Precisando alugar um carro? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, um comparador de preço online das melhores locadoras do país. Toda a contratação é feita de forma online e você ainda pode escolher entre vários modelos de carros.
Confira os pontos turísticos de Guararema no mapa
Confira este mapa que montamos com todos os passeios de Guararema marcados no mapa:
Agora que você conferiu tudo o que fazer em Guararema, é só partir pra viagem!
Deu pra perceber que Guararema é uma cidade charmosa e agradável em qualquer época do ano? Saímos de lá com gostinho de quero mais, e garanto que você vai sentir o mesmo!
Com uma rede hoteleira completa, gastronomia diversa e turismo forte, foi muito gostoso admirar as paisagens e a natureza do Vale do Paraíba. Fora que a cidade dá um show em termos de conservação e simpatia, tudo parece bem cuidado e você se sente acolhido.
Tem mais alguma dica de Guararema? Deixe nos comentários!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Amo vc guararema saudades de tds amigos.sou o ex (PERCEBE)DE GUARAREMA..KKK
Segui a risca esse roteiro e foi sensacional. Fiz tudo em um dia. Inclusive com crianças. Acrescentaria a estacao Luis Carlos ao roteiro. Vale a pena a visita tambem.
Que legal que você seguiu o roteiro e gostou! A Estação Luís Carlos realmente é um lugar incrível para visitar em Guararema, obrigado pela sugestão! Fico feliz que tenha aproveitado o passeio com as crianças. Guararema tem tantas atrações maravilhosas para explorar, não é mesmo? Espero que tenha mais oportunidades de voltar e descobrir novos lugares na cidade. Até a próxima viagem!
Gostaria de fazer um bate e volta em dia de semana em Guararema. Encontro os locais turísticos funcionando?
Sim, em Guararema a maioria das atrações turísticas costuma funcionar durante a semana. Recomendo verificar os horários de funcionamento de cada local específico para garantir que você aproveite ao máximo o seu passeio. Aproveite sua visita!