Escrito por Adriana
04 de janeiro de 2024

Que tal curtir o friozinho da Serra da Mantiqueira? Há muito o que fazer em Monte Verde, que fica em Camanducaia, em Minas, bem na divisa deste estado e de São Paulo. A cidade é considerada um dos melhores destinos de inverno do Brasil! 

Por ser charmosa, aconchegante e cheia de natureza, uma viagem para Monte Verde oferece dois lados diferentes: um para amantes de aventuras e outro para casais apaixonados. Quando fui, tentei explorar algumas trilhas, mas cedi aos chocolates, vinhos e fondues também!

Termômetro grande na Avenida Monte Verde
O famoso Termômetro na Avenida Monte Verde. Foto: Rosanetur / Flickr

E além de descobrir quais são os 13 principais passeios e pontos turísticos de Monte Verde, MG, venha ver as minhas dicas extras para que sua viagem seja perfeita!

  1. Avenida Monte Verde 
  2. Passeios de 4×4 e UTV
  3. Fábricas de Chocolate 
  4. Trilhas em Monte Verde
  5. Patinação no Gelo
  6. Orquidário MV 
  7. Destilaria Monte Verde
  8. Cachaçaria Adega dos Gerais
  9. Bar de Gelo – Icebar Monte Verde
  10. Fazenda Radical 
  11. Mirante do Aeroporto 
  12. Galeria Unger’s Poterry House
  13. Parque Oschin
Direto ao Ponto: o que fazer em Monte Verde

  • Monte Verde é um destino interessante para os apaixonados e para os que têm sede de aventura pelo clima ameno e pelas opções de turismo ao ar livre.
  • Os principais pontos turísticos incluem o centrinho de Monte Verde, fábricas de chocolate, destilarias e até uma pista de patinação no gelo.
  • A cidade conta com várias trilhas - indico muito a trilha da Pedra Redonda, mas se você quiser algo mais simples, faça a trilha do Pinheiro Velho.
  • No quesito aventura, passeios de 4x4 e UTV são excelentes apostas para conhecer o distrito de maneira divertida.
  • A Galeria Unger’s Pottery House e Parque Oschin são ótimas opções para quem gosta de arte ao ar livre.
  • Já me hospedei na Pousada Ana Terra e simplesmente me apaixonei pelo chalé e pelas áreas comuns.
  • Época de alta temporada é no inverno e eu recomendo um final de semana em Monte Verde. Se puder estender a viagem, explore cidades vizinhas como São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.

1. Avenida Monte Verde 

O centrinho de Monte Verde é uma atração por si só, já que a região é pequenininha e super charmosa. Essa é a parte do distrito em que o comércio se concentra, e é o lugar certo para circular. 

Avenida Monte Verde com sus lojas
Uma parte da famosíssima Avenida Monte. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

Além de roupas e produtos mais comuns, o ponto alto, pra mim, são os artesanatos, chocolates, queijos, vinhos, cachaças mineiras e tudo que for mais regional.

A Avenida Monte Verde é linda. Mantém um estilo europeu cheio de flores com  referências alemãs, italianas e suíças que combinam muito com o friozinho e deixam o clima ainda mais romântico. 

Vou te contar quais os principais locais de compras em Monte Verde

  • Galeria Suíça | onde estão as cervejarias Arsenal da Cerveja, a Confraria Paulistânia e também a Galeria Café.
Galeria Suíça em Monte Verde
A loja Sabor Chocolate na Galeria Suíça. Foto: Rosanetur / Flickr
  • Vila Europa | com arquitetura europeia, como o nome já denuncia. Achei charmosa e aconchegante, com banquinhos para descansar, muitas árvores e flores ao redor e lojinhas interessantes.
Vila Europa em Monte Verde MG
Entrada da Vila Europa. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr
  • Shopping Center Celeiro | vende roupas, principalmente. Então, se você esquecer seu casaco, já tem o lugar certo para ir. É bem tradicional, e foi inaugurada nos anos 80!
Shopping Celeiro em Monte Verde com decoração de Natal
Shopping Center Celeiro em clima natalino. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

2. Passeio de 4×4 e UTV em Monte Verde

Tenho duas opções de passeio em Monte Verde: O passeio de 4×4 e o passeio de quadriciclo. 

O passeio de 4×4 cobre boa parte das atrações de Monte Verde. Eu fiz e adorei as 4 horas de tour. Começamos visitando um criatório de trutas e depois fomos para um alambique aprender sobre a fabricação da cachaça, um artigo super importante para a região. 

Em seguida visitamos o Mirante do Aeroporto, do qual vamos falar mais adiante. De lá vamos provar mais algumas delícias mineiras, especialmente queijo, chocolate e doce de leite! A conclusão não poderia ser melhor, porque subimos a Pedra Redonda. A trilha a pé tem 900 metros e a vista é sensacional. 

Já o passeio de UTV  é para quem quer um pouquinho mais de adrenalina. A intenção não é fazer um tour pela cidade, mas focar na diversão mesmo. Por conta disso, o roteiro não é fixo e o guia vai te surpreender. 

Você vai aprender a pilotar um UTV CanAm Maverick Trail, um veículo perfeito para estradas de terra e vai ser guiado por 7 km! É necessário ter CNH do tipo B, ok? Daí é aproveitar as surpresas, as paisagens lindas de Monte Verde e o vento no rosto por cerca de 1h.

3. Fábricas de Chocolate 

Você sabia que climas mais frios favorecem a produção de chocolate artesanal? Esse é o caso de Monte Verde, que fabrica e vende muitos chocolates deliciosos – trufas, barras, bombons, chocolate quente e tudo mais.

Boa parte das chocolaterias ficam na Avenida Monte Verde. Vou te contar um pouco sobre as fábricas de chocolate mais conhecidas:

3.1. Gressoney  

Inaugurada em 1978, a Gressoney tem tradição na cidade por ter sido a primeira fábrica de chocolate da região. Foi ela que criou um doce chamado Prímula, recheado com doce de leite e coberto com chocolate. Parece um pão de mel muito gostoso!

Eu visitei e achei os preços bem legais na época. Acabei levando vários comigo. Não me arrisco a indicar o melhor, mas sei que vendem marzipans, as famosas prímulas, mordiscos, trufas e bombons. Eles também vendem uma sobremesa chamada Sopa de Morangos, que eu não experimentei mas parece boa.  

3.2. Chocolateria Monte Verde 

Já a Chocolateria Monte Verde tem cardápio ainda mais variado, que inclui drinks gelados, chocolate quente, banana split, açaí e opções salgadas como crepe suíço. 

Fachada da Chocolateria Monte Verde MG
Fachada da Chocolateria Monte Verde MG. Foto: Rosanetur / Flickr

O espaço é bem bonito e gostoso de ficar. Eles vendem compotas, licores, geleias e conservas também. 

3.3. Sabor Chocolate 

Se você já visitou Campos do Jordão, pode ter visitado uma filial da Sabor Chocolate! Muita gente diz que esses são os melhores chocolates do distrito inteiro. Além das clássicas trufas e dos bombons, por aqui você também vai encontrar compotas, cachaças, licores, biscoitos deliciosos.

Entrada da loja de chocolate Sabor Chocolate
Entrada da Sabor Chocolate. Foto: Rosanetur / Flickr

Eu passei por lá por sorte, já que fica um pouco afastada do centrinho, e provei uma nha benta que roubou meu coração. O preço, no entanto, não é baixo. 

4. Trilhas em Monte Verde 

Monte Verde oferece boas e variadas trilhas para quem não foi para a região apenas para aproveitar a comidinha mineira gostosa. 

Boa parte das trilhas explora a Serra da Mantiqueira e suas belezas naturais. São bem sinalizadas até para quem vai sozinho, mas é sempre bom ter cautela. Não faltam agências que organizam passeios guiados a pé ou em veículos especializados – foi a minha opção. 

Atenção | Antes de mais nada, aconselho que você consulte os sites oficiais de Monte Verde e a Agência de Desenvolvimento de Monte Verde (MOVE) para buscar informações sobre cada uma das trilhas, já que algumas estão fechadas temporariamente. 

Já adianto que se você gosta de trilhas e só terá tempo de fazer uma, indico a trilha da Pedra Redonda. Se quiser algo bem simples, o ideal é a trilha do Pinheiro Velho.

Essas as principais trilhas em Monte Verde:

4.1. Trilha do Pico do Selado 

A trilha para o Pico do Selado sempre foi considerada uma das melhores de Monte Verde, e levava ao ponto mais alto da região. O Pico fica, na verdade, no município de São José dos Campos (SP), e não em Minas.

O acontece é que, desde que visitei a região, a trilha foi fechada e os passeios pra lá, consequentemente, foram suspensos. Uma pena! As vistas eram incríveis.

Para conferir informações a esse respeito, visite o site oficial da Agência de Desenvolvimento de Monte Verde

4.2. Trilha da Pedra Redonda 

Fiz a trilha da Pedra Redonda no passeio de 4×4 durante a minha viagem e posso dizer que ela é fácil e gostosa de fazer! Tem só 1 km de extensão, aproximadamente, e a caminhada durou cerca de 1h e pouco.

Pouco depois da metade da trilha há um pequeno mirante de madeira bem bonito para retomar o fôlego e tirar algumas fotos.

Escada de madeira do Mirante da Pedra Redonda
Escada do Mirante da Pedra Redonda. Foto: Rafael Vianna Croffi / Flickr

Atenção | Apesar de ser considerada de fácil para intermediária, a trilha tem partes íngremes que podem cansar, mas sei que até pessoas mais idosas fazem trilha (com ajuda de guias) e não têm problemas. Claro que todo mundo precisa se informar direitinho sobre a irregularidade do terreno, as subidas, e considerar eventuais questões de saúde ou de preparo físico. 


Nem consigo dizer o quanto a vista é bonita. A Pedra Redonda que dá nome à trilha é enorme, e proporciona uma vista em 360° da região de Minas Gerais, da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, em São Paulo, já que Monte Verde fica bem no meio.

Vista da Pedra Redonda em Monte Verde MG
Vista da Pedra Redonda. Para os mais aventureiros, é possível chegar até o seu topo. Foto: Rafael Vianna Croffi / Flickr

Acredito que o segredo para achar a trilha tranquila é seguir no próprio ritmo e ter água sempre em mãos – o clima costuma ajudar, já que não tem sol escaldante para deixar a caminhada extenuante. A volta é facinha, porque é uma descida. 

O passeio que reservei ainda incluiu um piquenique delicioso para admirar Monte Verde em grande estilo, saboreando os sabores da região. 

Dica | Venta bastante lá de cima, então minha sugestão é que você vá com um casaco amarrado na cintura. 

4.3. Trilha do Pinheiro Velho 

A Trilha do Pinheiro Velho é considerada fácil. O nome vem do Pinheiro que é velho mesmo! Tem 500 anos e praticamente 1,70 m de diâmetro – são necessárias 3 ou 4 pessoas para abraçá-lo.

Placa indicando a Trilha do Pinheiro Velho
Placa indicando a Trilha do Pinheiro Velho. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

Além do pinheiro, a vista das montanhas ao redor é maravilhosa. Por sinal, essa é a única trilha que não fica na Serra da Mantiqueira. O acesso é bem fácil, perto do centrinho do distrito, nos arredores da Fábrica de Chocolate Gressoney. 

Dica | Peça informações aos locais, no centro de Monte Verde mesmo, para tirar qualquer dúvida sobre onde começar a trilha. 

4.4. Trilha do Platô e Trilha do Chapéu do Bispo

A Trilha do Platô é mais uma trilha bem tranquila e que dá para fazer até com crianças, porque é um morro baixo onde se forma uma espécie de laje de granito. Mesmo não alcançando uma altura tão grande, dá uma visão incrível dos arredores. 

Chapéu do Bispo em Monte Verde MG
Chapéu do Bispo visto do alto. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

É o ponto de partida para outras trilhas, como a Trilha do Chapéu do Bispo, que leva a uma formação rochosa que lembra o formato de um chapéu de bispo. Quem tem experiência em escalada pode ir até o topo. 

4.5. Trilha da Pedra Partida 

A trilha da Pedra Partida era considerada moderada, com 1,6 km. O cume da Pedra Partida tem uma altitude super elevada, que permitia uma vista em 360º do distrito, das montanhas da região e, a depender do tempo, dava pra ver até a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí!

Uma parte da Pedra Partida onde é possível sentar
Admirar o pôr do sol na Pedra Partida é uma experiência incrível. Foto: Ana Paula Hirama / Flickr

É outra trilha que está fechada por enquanto, assim como a Trilha do Pico Selado, e você deve ficar atento às informações oficiais. 

5. Patinação no gelo em Monte Verde 

Passeios de inverno são o máximo. Imagina ainda poder patinar no gelo! Em Monte Verde você pode. A pista foi idealizada ainda nos anos 80 e funciona na Avenida Monte Verde.

Tem uma boa estrutura, é coberta e tem 200 m² de gelo para até 50 pessoas de uma vez! Algo a se pontuar é que é uma pista muito bem nivelada. Ao pagar o ingresso são incluídos patins e meia hora por lá.

Há instrutores para ajudar especialmente as crianças e os patinadores de primeira viagem. É normal tomar alguns tombos, arrisque-se um pouco e ria de si mesmo. 

Dica | Por mais frio que esteja, tenha em mente que você vai acabar suando um pouco pelo exercício, então não vá com tanta roupa! Na minha primeira vez não tive esse conselho, então fique atento a isso.  

6. Orquidário MV 

O Orquidário MV é perfeito para quem gosta de flores, quer apreciar as orquídeas e conhecer de pertinho as raras plantas carnívoras. 

O acervo conta com 1.500 espécies de orquídeas e 150 espécies de carnívoras. É aberto para visitas, há aulas e palestras e a venda plantinhas é para quem quer levar um pedaço de Monte Verde para casa.

Placa na fachada do Orquidário MV
O Orquidário é perfeito para os amantes dessa flor. Foto: Rosanetur/ Flickr

Claro que é um ponto turístico mais específico, então se você não se interessa pelo menos moderadamente em flores, é algo que pode ficar fora do seu roteiro. 

7. Destilaria Monte Verde 

Eu fiz uma visita à Destilaria Monte Verde incluída no tour 4×4 em Monte Verde, e experimentei as cachaças sem me preocupar em dirigir depois. 

Até quem não gosta da branquinha vai achar essa parte do passeio interessante, eu garanto. A degustação está liberada e inclui licores! Os sabores variam entre canela, bálsamo, banana, cana benta, amadeirados e muito mais! Prove com moderação. 

O espaço é bem bonito e você pode conferir o 360º antes mesmo de chegar até lá. 

8. Cachaçaria Adega dos Gerais

Por que não se aquecer aproveitando ainda mais as cachaças da região? A Cachaçaria Adega dos Gerais fica no Shopping Celeiro e faz muito sucesso entre quem vai. Esse passeio é um pouco menos óbvio, porque o estabelecimento fica mais escondidinho, mas tem ganhado mais e mais fãs. 

Fui e não só provei de várias cachaças como aprendi muito sobre elas, andei entre os barris e explorei esse lugar simples, mas interessantíssimo, idealizado por dois irmãos que adoram produtos bons e artesanais. O atendimento é impecável! 

Lembro de ter provado várias, mas minha preferida foi uma chamada Poema de Minas, pelo gosto frutado. Levei pra casa um doce de leite ótimo e uma geleia artesanal picante. O local fica próximo ao Esquilo Gourmet e ao Pucci, dois dos melhores restaurantes de Monte Verde. 

9. Bar de Gelo – Icebar Monte Verde

O Ice Bar Monte Verde é o 5º desse tipo no Brasil e o 2º maior do país! Garanto que esse ponto turístico pode deixar sua viagem ainda mais interessante.

É, basicamente, um bar feito de gelo, onde você vai encontrar esculturas, bancadas, bancos… tudo de gelo, até copos! 

Você cumpre um tempo de permanência, mas, acredite, vai ser suficiente porque lá dentro é frio pra caramba. O termômetro que fica lá dentro marca a temperatura que pode chegar até -20º! São 30 minutos que parecem muito mais tempo, acredite. Você paga um valor para ter direito a um drink ou dois. 

Dica | Tire fotos rapidamente antes dos seus dedos começarem a congelar. Uma ideia boa é levar aquelas luvas que deixam a ponta dos dedos livres, apesar da iluminação não ser lá essas coisas para a câmera do celular.  

10. Fazenda Radical 

A Fazenda Radical pode ser um passeio bem interessante para quem gosta de adrenalina. Fica, na verdade, a alguns poucos quilômetros de Monte Verde. 

Chegando lá você encontra duas tirolesas enormes: uma com 475 m e a outra de 450 m! Elas são os destaques do local, mas você também pode curtir atividades como arco e flecha, circuito de arvorismo, passeio de quadriciclo e escalada.  

11. Mirante do Aeroporto 

Você deve estar se perguntando por qual motivo um aeroporto é  ponto turístico de Monte Verde. Eu te explico: esse aeroporto não tem nada de normal, porque é a pista de pouso mais alta do país inteiro.

pôr do sol na rua do aeroporto em Monte Verde
Rua do Aeroporto, em Monte Verde. Foto: Rafael Vianna Croffi / Flickr

O Aeroporto de Monte Verde tem 1.560 metros acima do nível do mar, você acredita? Eu simplesmente adorei a visita, e achei muito diferente dos tipos de atração que costumamos ver por aí.

Além disso, rende fotos maravilhosas graças a uma parede toda grafitada com várias imagens legais, inclusive de um esquilo, um dos símbolos culturais de Monte Verde. 

O Mirante do Aeroporto está incluído no tour 4×4 de Monte Verde. O visual compensa demais! 

12. Galeria Unger’s Pottery House 

A galeria e museu Unger’s Pottery House vai te proporcionar uma experiência única ao ar livre. Eu visitei e acho que é uma opção super interessante de passeio no distrito.  

São 3 mil m² de espaço a céu aberto, cheio de árvores e com um rico acervo de peças com arte contemporânea, e eu gostei especialmente dos objetos de cerâmica. São inúmeros objetos de decoração, utilitários e também joias que podem ser compradas.

Confira as datas da sua viagem para ver se não está acontecendo algum evento como exposições e mostras de arte de artistas residentes! 

13. Parque Oschin

Para finalizar, que tal mais um espaço aberto para aproveitar o clima ameno de Monte Verde? O Parque Oschin é uma propriedade privada a poucos minutos a pé do centrinho do distrito. 


O acesso ao parque é tranquilo, e lá os bichinhos ficam soltos – me disseram que lhamas muito fofas ficam passeando tranquilamente pelo parque. Há lagos, parques para crianças e trilhas tranquilas para quem quer dar um passeio que não seja muito longo. 

Saindo de lá você pode ir direto para o Café Platô ou para o Provence Cottage Bistrô, que ficam bem pertinho, ou comer no restaurante que fica lá dentro mesmo. 

Mais dicas de viagem para Monte Verde, Minas Gerais

Agora que eu já falei sobre os melhores pontos turísticos em Monte Verde, que tal mais algumas dicas? 

Onde se hospedar em Monte Verde MG

Apesar de ser pequena, Monte Verde é uma área com várias opções de acomodação! A rede hoteleira é bem desenvolvida justamente porque a região é muito interessante e atrai gente do Brasil inteiro. 

São opções para todos os estilos de turistas, muito embora os valores não sejam tão baixos, mesmo em meses fora da alta temporada. As principais regiões para se hospedar em Monte Verde são:

Avenida Monte Verde | É o centro e a avenida principal do distrito, onde ficam várias galerias, bistrôs e bares. Me hospedei na Pousada Ana Terra e adorei a estadia porque o chalé é uma gracinha, e as áreas comuns são muito aconchegantes – ainda por cima é uma opção com ótimo custo-benefício. Para uma estadia sofisticada e confortável, eu sugiro o Hotel Saint Mitchel

Arredores do Centro | Local que concentra vários tipos de acomodação. Para quem quer ter uma estadia 5 estrelas, melhor ver o Kuriuwa Hotel. Outra opção bem confortável é a Pousada Jardim da Mantiqueira, e também indico a Alas De La Sierra, que parece ser bem aconchegante. 

Região das montanhas | Perfeito para quem quer ficar cercado de natureza sem perder o conforto. Se distancia um pouco das atrações principais, então é mais indicado para quem está circulando de carro. Para quem quer ficar no meio do verde e ter vistas sensacionais, indico muito a Pousada Vista do Paraíso.

Para mais detalhes sobre hotéis na cidade e mais sobre as melhores regiões, dê uma olhada no nosso post sobre onde ficar em Monte Verde MG

Onde comer em Monte Verde   

A tradição europeia deixou o seu legado na cozinha brasileira em lugares como Monte Verde. Há vários restaurantes realmente diferenciados na região, assim como fábricas e lojas de chocolates para todo lado, especialmente ao longo da Avenida Monte Verde.

E quando bater a fome durante sua viagem? Vou te dar algumas dicas: 

  • Esquilo Gourmet – $$ | Um dos mais famosos da região, com preços bons e uma pizza com cara ótima. O ambiente é super legal e com uma área externa bem atraente. 
  • Villa Donna Bistro – $$$ | Uma opção europeia e romântica para casais ou para quem quer experimentar um bom ravioli. 
  • Alameda Suíça – $$ | Um dos que visitei e recomendo! É bem charmoso, cheio de verde ao redor e ótimo para um jantar especial. Lembro de ter pedido um Salmão Alameda com crosta de gergelim e castanhas e um risotto de alho-poró incríveis. Aprovadíssimo! 
  • Restaurante Mont Vert – A Casa do Fondue – $$$ | Sugestão para não sair de Monte Verde sem comer um bom fondue. 
  • Rasselbock – $$ | Este fica dentro do Hotel Fazenda Itapuá, e é especializado em comida alemã. É uma opção bem diferente para almoço, porque não funciona depois das 16h. 
  • Wine Not? Mistral Verde – $$ | Restaurante com nome bem criativo. Perfeito para provar burrata – queijo recheado típico da Itália com um bom vinho, por que não? 

Você também pode gostar da Casa da Pizza, do Portale di Napoli para se sentir na Itália e do Restaurante da Drika para uma boa comida caseira. 

Como chegar em Monte Verde MG 

É tranquilo chegar em Monte Verde! Por ficar na divisa de São Paulo e Minas Gerais, é fácil chegar a partir das duas regiões e até Rio de Janeiro – mas você precisa de mais disposição. Veja: 

  • Saindo de São Paulo (capital) | São aproximadamente 140 km. De ônibus, basta pegar um ônibus que sai da capital paulista com destino final em Camanducaia, MG. Não deixe de conferir horários no site. Uma vez em em Camanducaia, pegue um táxi ou um ônibus também até Monte Verde. 
  • Saindo de Belo Horizonte | São aproximadamente 470 km pela BR 381. Você vai precisar pegar alguns pedágios pelo caminho. Já existem linhas de ônibus que saem direto de Belo Horizonte até Monte Verde, mas é uma viagem longa. 

Melhor época para conhecer Monte Verde MG 

Diferente dos destinos praianos, a alta temporada de Monte Verde MG coincide com o inverno, já que a cidade fica localizada na Serra da Mantiqueira. O friozinho gostoso atrai muita gente, mas há vantagens em não ir no inverno também.

A alta temporada ganha no quesito frio clássico da serra (que eu particularmente adoro!), e é perfeito para tomar uma viagem a dois para um hotel aconchegante e para jantares com fondue e um bom vinho.  

Além do clima de romance, o inverno também é a época seca, então é o período ideal para as trilhas e passeios a pé – com muitos gasalho, porque o clima tropical de altitude não é para brincadeira. Em julho acontece o Festival de Inverno, o que lota a região. A desvantagem é que você vai pegar a região cheia e com preços mais altos. 

De dezembro até meados de abril é época de baixa temporada, então Monte Verde costuma estar mais vazia e com preços bem mais em conta. A cidade fica bem tranquila, sem fila nem trânsito. Não chega a ficar calor, então ainda vale bastante a pena. 

Em contrapartida, no verão pode chover. Dezembro é um bom mês por conta do clima natalino e do Festival de Fim de Ano – a região fica linda. É ótimo para conhecer as cachoeiras, mas tenha cuidado com as trombas d’água. 

Quantos dias ficar em Monte Verde MG 

A cidade de Monte Verde MG é bem pequenininha, eu diria que um final de semana ou 3 dias são suficientes. Agora, se você quer incluir outros destinos próximos, como São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, você precisaria estender um pouquinho a viagem para não perder nada. 

Mapa de Monte Verde: o que fazer na cidade 

Confira as principais atrações de Monte Verde MG marcadas no mapa abaixo: 

Voltar ao topo

Uma viagem para Monte Verde combina com…

Santo Antônio do Pinhal | é um refúgio para quem quer passar dias calmos em pousadas aconchegantes. O clima ameno é muito atraente, assim como suas belas paisagens montanhosas. Quem quiser reunir isso ao ecoturismo, vai adorar fazer trilhas. 

Campos do Jordão | Charmosa e famosa pelo friozinho, pelos chocolates e pelo Festival de Inverno. Tem vários restaurantes sofisticados, lojas de chocolate e um teleférico famoso. Não é à toa que é uma das cidades mais visitadas do interior de São Paulo.

São Bento do Sapucaí | onde você vai encontrar trilhas como a da Pedra do Baú, que oferecem uma vista panorâmica da cidade, que tem um charme bucólico e aconchegante, opções culturais, gastronômicas e de muita imersão na natureza.

Cunha | Um pouco mais distante, fica mais ou menos a 160 km de Monte Ver. É um lugar que reúne arte e natureza. Visite-a para se aventurar pelas cachoeiras e trilhas e para conhecer o artesanato de lá. 

Agora que você já sabe tudo o que tem em Monte Verde MG

Sem dúvidas, Monte Verde é um ótimo lugar para viajar em Minas Gerais. A pequena vila atrai muitas pessoas pelo friozinho e por suas ótimas atrações. Adorei o final de semana que passei por lá e recomendo muito sua ida. Boa viagem e me conte tudo depois!

Foto de destaque: Rafael Vianna Croffi.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em Monte Verde: 13 passeios imperdíveis + dicas”