O que fazer em Munique: dicas e roteiro para 3 dias | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM MUNIQUE: DICAS E ROTEIRO PARA 3 DIAS

Nem só de cerveja e Oktoberfest vive Munique: veja aqui todas as atrações da cidade e um roteiro de 3 dias

  • Adriana
  • -
  • 10 de setembro de 2019
  • 36 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Terceira maior cidade da Alemanha, Munique é um lugar que pode dividir opiniões. Alguns dizem que é um lugar desinteressante, mas permita-me discordar completamente: a cidade que é a casa da Oktoberfest é muito legal sim e nós curtimos cada minuto que estivemos por lá. Descobrimos inclusive que tem muito mais o que fazer em Munique além de beber cerveja.

Não que uma boa cerveja não seja um ótimo motivo para incluir a cidade no seu roteiro pela Alemanha. Mas há um montão de pontos turísticos de Munique que valem muito sua visita.

o que fazer em Munique
Vista panorâmica de Munique

Depois de passar por Berlim, Hamburgo e Hannover, chegou a hora de mostrarmos o que fazer em Munique em 2 ou 3 dias de viagem. Confira nossas melhores dicas de Munique, incluindo as principais atrações, onde ficar, como se locomover e muito mais.

Primeira vez na terra do chucrute e da salsicha? Confira nosso Guia Prático da Alemanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

Onde ficar em Munique

Antes de mostrarmos tudo o que fazer em Munique, vamos dar algumas dicas de hospedagem na cidade.

Onde se hospedar em Munique: melhor localização

Na hora de escolher onde ficar em Munique, considere o centro de Munique e seus arredores: grande parte das atrações estão concentradas ali, e caminhar pelas ruas do centro é sempre um passeio delicioso, fazendo dessa região um dos melhores lugares de onde se hospedar em Munique:

Mas aqui vai um aviso: achar bons hotéis em Munique pode ser uma tarefa bem difícil. Na verdade eles existem, mas são relativamente mais caros (comparado com outras cidades na Alemanha) e estão sempre esgotados. A grande dica aqui é planejar sua viagem com o máximo de antecedência possível.

De qualquer forma, você consegue achar boas opções de hotéis em Munique mais afastados do centro. A dica é confirmar se há alguma linha de metrô próxima do hotel – assim seu deslocamento pela cidade fica fácil.

Hotéis em Munique próximos à Marienplatz (na região de Altstadt)

A localização do Hotel Am Markt é perfeita: ele fica numa rua exclusiva de pedestres (a  Viktualienmarkt), coladinho na Marienplatz e à estação de metrô. Apesar de não ser muito espaçoso, todo o hotel é muito limpo e confortável. O café da manhã é delicioso e fresquinho (cobrado à parte).

Se você conseguir um quarto disponível (está sempre lotado), pode ficar no Euro Youth Hotel. A localização é perfeita: em 15 minutos de caminhada você chega na Marienplatz, o lugar mais central de Munique. O hotel não tem nada de luxo, mas é muito confortável e cheio de reviews positivos de outros hóspedes. O café da manhã é servido num buffet (adoro!) e lá ainda tem um bar cheio de cervejas boas.

Dica de onde ficar em Munique – afastado do centro

O Holiday Inn Sud fica mais afastado do centro, mas tem uma estação de metrô a poucos metros de distância, que te leva pro centro em 20 minutos. Foi a melhor relação custo x benefício que achamos. O hotel ainda tem piscina, sauna e um café da manhã bem bonito (cobrado à parte). Ah, e tem um supermercado a menos de 5 minutos andando.

Dica | se ficar hospedado longe do centro, pode ser uma boa comprar um Munich Card: um ticket que dá direito a viagens ilimitadas no transporte público e ainda dá desconto em diversas atrações.

O que fazer em Munique em 3 dias

Como você pode imaginar, há muito o que conhecer em Munique. Porém, a cidade não é tão grande assim, e o transporte público é super eficiente. Por isso, é possível conhecer os principais pontos turísticos de Munique em pouco tempo.

Montamos a seguir uma sugestão de roteiro para 2 ou 3 dias na cidade: confira tudo o que fazer em Munique de acordo com seu tempo de viagem.

Dia 1: Passeio pelo centro da cidade (Altstadt), Englisher Garten e Biergartens

Altstadt (centro de Munique)

Nada melhor que começar a explorar a cidade pelo seu centro histórico. Comece o dia cedo e prepare-se para curtir as melhores atrações de Munique. Confira o que fazer em Munique no seu primeiro dia pelo centro:

Marienplatz | O principal cartão postal de Munique é a Marienplatz, uma praça que fica no coração da cidade.

Na Idade Média, a praça se chamava “Schrannen” e era local de torneios e festas. Mais tarde seu nome mudou para “Marienplatz” como um pedido de ajuda à Virgem Maria para proteger a cidade de uma epidemia de cólera.

Atualmente, a Marienplatz é um dos principais pontos turísticos de Munique, além de ser um bom ponto de partida para as demais atrações ao redor.

o que fazer em Munique
Marienplatz, a praça principal de Munique

Neues Rathaus | A Neues Rathaus é o prédio que mais chama atenção na Marienplatz, e em um primeiro momento muitos o confundem com uma igreja.

A turistada toda se concentra na frente do prédio para assistir ao carrossel, que começa a se movimentar com o toque dos sinos, diariamente às 12h e às 17h.

Se quiser, dá também para subir de elevador na torre da Prefeitura e curtir uma bela vista de Munique.

o que fazer em Munique

Altes Rathaus | Bem pertinho dali fica a Altes Rathaus, o prédio da Antiga Prefeitura, que pegou fogo em 1460 e foi reconstruído entre 1470 e 1480 em estilo gótico. O prédio voltou a ser destruído na Segunda Guerra e, hoje em dia, ali funciona o Museu dos Brinquedos.

o que fazer em Munique: Altes Rathaus
Altes Rathaus. Foto: Michielverbeek / CC BY-SA 3.0

Peterskirche | A Peterskirche (Igreja de São Pedro) é a mais antiga de Munique e dizem que foi ali que a cidade começou. Você pode subir uma escadaria (nada de elevador) e chegar até a torre: lá de cima dá pra conferir uma vista maravilhosa de Munique, incluindo a própria Marienplatz com o prédio da Prefeitura.

Eu não subi na torre da Prefeitura, preferi subir na torre da Peterskirche justamente para ter a vista da Marienplatz. Mas você pode subir nas duas se quiser.

O que fazer em Munique - Peterskirche
Peterskirche

Viktualienmarkt | Uma praça onde rola o mercado mais famoso de Munique: o Viktualienmarkt funciona ao ar livre e está aberto todos os dias – os horários podem variar um pouco, mas sempre tem coisa aberta. Aos domingos muita coisa está fechada.

Ali tem um pequeno biergarten e diversas opções de comida, sendo um ótimo lugar pra fazer uma pausa pro almoço.

E se quiser ter uma verdadeira experiência gastronômica por aqui, considere fazer um Gourmet Food Tour em Viktualienmarkt.

o que fazer em Munique
Viktualienmarkt

Max-Joseph Platz | A uma curta caminhada da Marienplatz, fica a Max-Joseph-Platz, a praça que levou esse nome após o primeiro Rei da Bavária Maximiliam I Joseph. É por ali que fica o Teatro Nacional, a Opera House e o lindo Residenz, que merece um pouquinho do seu tempo.

Residenz | O Residenz já foi a residência da Família Real e hoje está aberta ao público. Para visitar os jardins não é preciso pagar, mas o acesso ao Museu e à parte interna são cobrados.

Vale muito a pena passar umas duas horinhas lá dentro: o Residenz é um dos maiores palácios da Europa e andar pelos seus cômodos luxuosos é uma viagem no tempo. Prepare-se para ostentação por todos os lados!

o que fazer em Munique: Residenz
Residenz

Karlsplatz (Stachus) | O nome oficial dessa praça é Karlsplatz, mas ela também é conhecida como Stachus, devido a um biergarten famoso localizado aqui no século 18. Aqui fica uma fonte que, no inverno, vira uma pista de patinação no gelo.

Com uma grande área de pedestres, ali é um bom lugar para compras, principalmente partindo das ruas Neuhauser e Kaufinger Strasse. Há também um grande shopping funcionando bem embaixo da praça.

o que fazer em Munique

Englischer Garten

Encerrando seu passeio pelo centro de Munique , é hora de ir ao Englischer Garten, um parque lindo e delicioso para se passear, principalmente no verão. Estivemos lá em pleno julho e o Englisher Garten estava cheio de pessoas se divertindo, pegando um sol e dando um mergulho no rio.

o que fazer em Munique: Englisher Garten
Englisher Garten. Foto: LuxTonnerre / CC BY 2.0

O parque é enorme (maior que o Central Park em NY) e fica bem no meio da cidade de Munique. Dá pra se perder por horas passeando pelo verde, mas não perca duas atrações bem interessantes do Englisher Garten.

A primeira é a dos surfistas do rio Isar, onde uma onda criada artificialmente no meio do rio garante a diversão dos surfistas e dos espectadores – sempre tem gente assistindo!

o que fazer em Munique
Rio Isar: paraíso dos surfistas em Munique

A segunda é Chinesischer Turm, uma torre chinesa onde funciona um dos biergartens mais antigos e procurados durante a Oktoberfest. Só fazer uma pausa e mandar ver num pretzel acompanhado de uma caneca com 1 litro de cerveja.

o que fazer em Munique - Oriental Beer Garden
Chinesischer Turm no Englisher Garten: aproveite um autêntico lanche alemão

Biergartens

E por falar em biergarten, não é preciso estar na Oktoberfest para curtir o clima típico desses “jardins de cerveja” em Munique. Eles estão abertos quase o ano todo (alguns fechados no inverno) e sempre muito movimentados.

Curtir um biergarten é item de prioridade na sua lista com o que fazer em Munique: sente-se ao ar livre, tome uma deliciosa cerveja alemã e caia dentro da culinária local. Não há melhor maneira de encerrar o dia em Munique, nós sempre parávamos em um biergarten no final do dia.

Qual biergarten conhecer no primeiro dia?

O mais famoso deles é a Hofbräuhaus. Realmente essa cervejaria tem um clima muito legal, mas o porém é de estar sempre lotado. Nós entramos na Hofbräuhaus para conhecer, curtimos um pouco lá dentro e acabamos não ficando por lá.

Decidimos passar mais tempo na vizinha Augustiner Keller, que fica bem ali do lado (na verdade tem várias espalhadas por Munique). Já havia lido algumas recomendações e não me desapontei: comemos um schintzel maravilhoso e curtimos uma cerveja deliciosa ali.

o que fazer em Munique
Degustando uma bela cerveja no Augustiner Keller

Dica | Se você quer explorar melhor a história e os sabores das cervejas locais, nada melhor que marcar um tour especialmente para isso. Uma boa opção é o tour noturno de cerveja e gastronomia.

Veja também: O que fazer em Berlim

Dia 2: Museu, Palácio, esportes e BMW (e mais um biergarten, por que não?)

Museus

Para quem gosta de arte e história, Munique não desaponta: uma enorme quantidade de galerias e museus guardam relíquias do clássico ao contemporâneo.

Um dos que têm mais destaque é o Alte Pinakothek, que guarda clássicos dos séculos 14 até o 18. Ele foi inaugurado em 1836 e é um dos museus de arte mais famosos da Europa. O ingresso custa 12 euros.

O Alte Pinakothek fica na região chamada Maxvorstadt, onde também ficam mais 3 museus: Neue Pinakothek, Pinakothek der Moderne e Museu Brandhorst. Dá pra passar o dia todo ali, mas como o tempo era curto, tivemos que pular logo pro próximo destino.

Palace of Nymphenburg

O Nymphenburg é um palácio em estilo barroco, do século 17. O local serviu como residência de verão da monarquia da Bavária e atualmente é aberto à visitação.

Lá dentro você terá acesso a muitos objetos históricos, coleções de porcelana, ouro e muito mais. Há um belo jardim atrás do palácio com acesso gratuito.

o que fazer em Munique - Close na Dri no jardim do palácio
Caminhando pelo jardim do Palácio Nymphenburg
o que fazer em Munique - Panorâmica do Palácio
Uma foto panorâmica para termos a dimensão do Palácio Nymphenburg

Olympic Park

O Parque Olímpico de Munique foi construído para sediar as Olimpíadas de 1972. O espaço é enorme e tem uma infra estrutura ótima. Normalmente é possível entrar na área da piscina, mas quando fomos ela estava fechada para visitas.

O mais legal de lá foi subir na Torre Olímpica, de onde tivemos uma vista bem legal de Munique. Paga-se 7 euros para subir.

o que fazer em Munique
Olympic Park

Minha opinião | tem quem discorde, mas não considerei o Olympic Park uma atração imperdível em Munique. Eu pularia essa parada e aproveitaria mais meu tempo em outros lugares. Na dúvida, vai lá e tire suas próprias conclusões 🙂

BMW

Bem perto do Olympic Park fica o BMW Welt, que seria o “Mundo da BMW”.  Ainda que você não seja muito fã, o lugar é bem interessante: uma mega exposição com os lançamentos e grandes sucessos da marca, tanto de carros como motos. Ali dentro ainda tem uma loja temática e um restaurante.

Saindo dali, basta atravessar uma ponte para chegar no BMW Museum, onde você poderá saber mais da história da marca, além de ver algumas relíquias em exposição. Tem moto, carro e até hélice de avião – tudo contando sobre o desenvolvimento da empresa nos seus mais de 90 anos.

o que fazer em Munique
BMW Welt

Allianz Arena

Outro lugar que você não irá se arrepender de conhecer, mesmo se não for fã de futebol: o Allianz Arena é a casa do time Bayern de Munique, e também o estádio mais moderno da Europa. Só a arquitetura do estádio é um espetáculo, sem dúvidas o mais bonito que já vi.

O estádio está aberto todos os dias das 10h às 18h. Para conhecer o estádio, a melhor pedida é fazer um tour guiado pelo estádio (em inglês) e uma visita ao museu.

Na verdade vou torcer para que você tenha sorte como a gente: chegamos lá sem agendar nada e, na hora de comprar o ingresso, descobrimos que ia rolar jogo no dia! Acabamos deixando o tour de lado pra assistir Bayern de Munique x Liverpool. Nada mal né?

o que fazer em Munique: Allianz Arena
Assistindo um jogão no Allianz Arena

Biergarten (mais um, mais um!)

Terminou o dia e ainda tem fôlego? Aproveite para conhecer outro biergarten! São muitos biergartens em Munique, opção é o que não falta. Aproveite, pois cada dia em Munique sem beber uma cerveja boa é tempo desperdiçado!

Para mais inspiração, dá uma olhada nesse post do blog Vontade de Viajar e confira boas dicas de comida e cerveja nos biergartens de Munique.

Dia 3: Dachau ou Castelo de Neuschwanstein

Dachau

Se você tiver disposição, pode reservar um dia da sua viagem por Munique para fazer um bate e volta até Dachau, uma cidade bem próxima onde existiu o primeiro campo de concentração nazista.

o que fazer em Munique
Dachau

Eu decidi não ir até esse campo de concentração, pois minha visita a Auschwitz (o grande e cruel campo de concentração localizado na Polônia) há anos atrás já foi traumatizante o suficiente.

Porém, se você nunca foi e tem curiosidade, recomendo que vá até Dachau. Apesar de extremamente triste, você terá uma outra perspectiva sobre tudo que já leu e ouviu, além de muitas reflexões sobre essa parte tão triste da história.

Para ir até lá, você pode fechar um tour guiado (recomendado) ou ir por conta própria.

Como chegar | pegue em Munique o trem S2 sentido Petershausen e desça na estação Dachau Bahnhof. Dali, pegue um dos ônibus: 722, 724 ou 726 – todos eles passam pelo campo de concentração. A viagem não é demorada, mas considere que esse será um passeio de dia inteiro.

Castelo de Neuschwanstein

Para uma atração mais linda e leve, reserve um dia para conhecer o Castelo de Neuschwanstein. Esse talvez seja um dos castelos mais famosos da Europa, por ter sido inspiração para a construção do castelo da Cinderela na Disney. Já é motivo suficiente para imaginar o quanto esse castelo é lindo, né?

o que fazer em Munique
Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein também será um passeio de dia inteiro. Ele fica na cidade de Füssen, a cerca de 2h30 de Munique. As visitas ao castelo são guiadas e levam cerca de 30 minutos.

Você pode reservar seu passeio com antecedência (o que é recomendado) ou chegar lá bem cedo para conseguir um ticket.

Como chegar | saindo de Munique, pegue um trem para Füssen. Chegando lá, pegue o ônibus local 73 ou 78 e desça no ticket center do Castelo, que fica em Hohenschwangau. Da bilheteria até a entrada do castelo, embarque num shuttle bus (traslado, pago à parte) – ou encare uns 30 minutos de subida na ladeira.

Para saber mais sobre o castelo de Neuschwanstein, confira as dicas e o relato da Michela no blog Mapa na Mão. E se você quiser saber mais sobre castelos da Alemanha, a Angie do blog Apure Guria fez uma lista com os castelos que mais valem a pena conhecer.

Como se locomover em Munique

Para quem se hospeda pelo centro de Munique, não é preciso se preocupar muito: dá pra fazer muita coisa à pé.

Algumas pessoas gostam de explorar o lugar por meio de um tour guiado. Em um dos dias que estivemos em Munique pegamos os famosos ônibus Hop-On Hop-Off. O legal desse ônibus é poder aprender mais sobre a história de cada um dos pontos turísticos de Munique, além de curiosidades da cidade.

Caso fique mais afastado do centro de Munique ou queira conhecer atrações um pouco mais distantes, pode ser uma boa comprar um Munich Card. O ticket dá direito a viagens ilimitadas no transporte público e ainda oferece bons descontos para diferentes atrações de Munique.

o que fazer em Munique
Metrô de Munique

Para viagens de trem, você pode comprar seu bilhete com antecedência ou na própria estação de trem.

Lembre-se: o seguro viagem é obrigatório na Europa

Ao planejar sua viagem para Munique, lembre-se que é obrigatório ter um seguro viagem para embarcar pra Alemanha (e diversos outros destinos da Europa). Acrescente esse valor no orçamento da sua viagem e, pra conseguir um bom preço,  recomendamos fazer uma boa cotação online.

Sugerimos usar o site da Seguros Promo, que funciona como um buscador e é ótimo pra pesquisar diversas opções. Aproveite pra usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e garantir 5% de desconto.

Seguros Promo

Agora que já demos todas nossas dicas de Munique, mãos à obra: faça sua listinha com o que fazer em Munique e curta muito sua viagem!

Nossa viagem para Munique contou com o apoio de München Tourismus.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Alemanha: explore

36 comentários em “O QUE FAZER EM MUNIQUE: DICAS E ROTEIRO PARA 3 DIAS”

  1. Munich é ótima, tem um montão de coisas pra aproveitar, quero muito ter a oportunidade de volta pra lá um dia. Adorei as dicas de hospedagens e as fotos estão maravilhosas!

    1. Caio Farias disse:

      Obrigado Robba! Também queremos muito voltar a Munique!
      Abs e boas viagens!

  2. Uau, que post ultra mega completo! Salvei aqui, porque ainda não conheço Munique mas pretendo conhecer em breve! Adorei esses “jardins de cerveja” e eu achei que esse tipo de coisa só rolaa na Oktober Fest… muito bom saber que não! 😀

  3. Tina Wells disse:

    Nossa, tem muita coisa legal pra ver e fazer em Munique! Adorei a onda artificial e como sou fã de futebol, o estádio tem que entrar na minha lista. E, claro, muitas cervejas!

  4. Nossa, eu ia morrer com esses museus e palácios. Adoro! E também não dispenso os ônibus pra ter uma ideia das atrações turísticas da cidade.. O seu post está bem completo e as fotos lindas.

  5. Ah mas que fotos mais lindas! A Europa sempre surpreende quando o assunto é deslocamento, né não?! Fico impressionado com o que dá pra fazer em um dia de viagem em qualquer capital européia.
    ABração!

  6. rui batista disse:

    Estive duas vezes em Munique, mas ambas em “modo trabalho”, pelo que não usufruí a cidade convenientemente, excetuando à noite. Este vosso roteiro mostra-me que devo voltar 🙂

  7. Eu sou suspeito em falar.. Eu AMO Munique. Quando morei na Alemanha devo ter ido pelo menos umas 10-15 vezes para la. Munique num dia de ceu azul e com boa visibilidade para os alpes e simplesmente incrivel. Se um dia voltasse a morar na Alemaha e pudesse escolher um lugar para morar, Munique certamente estaria no topo da lista.

    1. Adriana Mendonça disse:

      Nossa Oscar, que sonho! Acho que se morasse na Alemanha também visitaria Munique sempre que pudesse, a cidade é maravilhosa mesmo né? <3

  8. angie disse:

    ah meodeosss eu volto pra munique neste sabaaado!! vou na oktoberfest!! nao vejo a horaaa! vou pegar algumas dicas pra pegar entre uma cerveja e outra hauehaue

  9. Ahhh eu sou apaixonado por Munique! Uma das cidades que mais gosto no mundo. O Englisher Garten é fantástico, incrível as pessoas surfando. haha

    E a melhor parte são os biergartens né? Nada melhor que um caneco de chopp com bretzel!

  10. Excelente guia de viagem para Munique. É das cidades alemãs com maior relevo que me falta visitar. O centro histórico, os parques verdes e o Palace of Nymphenburg são elementos imperdiveis. A parte da cerveja também não, claro 🙂

  11. Uau, que post completão! Louco para conhecer esse país maravilhoso, e essas fotos de Munique ficaram bárbaras… Essa primeira foto foi tirada de onde, ficou muito bonita!

    1. Adriana Mendonça disse:

      Francisco, tomara que você possa conhecer logo Munique, certeza que você vai curtir muito. É tanto lugar lindo e fotogênico que a gente fica até perdido!

  12. Diego Arena disse:

    Ta muito bom e completasso esse roteiro. A cidade tem programa pra todos os tipos de pessoas eim. Os 3 dias foram suficientes?
    Nunca tinha visto essa area para surfar. Achei demais.

  13. Que roteiro completo. 3 dias cheios de atrações. Viajei para Munique com essas fotos lindas. Meu sonho é conhecer esse castelo, parece maravilhoso. Quero ir! Abraços.

  14. Simone Hara disse:

    Adorei as dicas! Por aqui tá nascendo as primeiras idéias pra uma viagem pela Alemanha e teu post caiu como uma luva.

  15. Thais disse:

    Ola.
    Munique é uma bela cidade. Estive lá mês passado e amei. No meu roteiro estava muitas das atrações que vc falou.
    Ótimo post.
    Abraços
    Thais

  16. Laís disse:

    Só ouço maravilhas de Munique, tenho cada vez mais vontade de conhecer.. Sem dúvidas vou querer ver esses surfistas rsrs acho demais!

    1. Caio Farias disse:

      Gostamos bastante de Munich. Eu, Caio, já fui duas vezes. Gosto bastante do clima da cidade e principalmente das cervejas! Rs. Abs

    2. Caio Farias disse:

      É incrível! Fica uma fila de surfistas aguardando a vez. E isso rola inclusive no inverno. Abs.

  17. Analuiza disse:

    Achei Munique uma delícia de cidade; Minha passagem por lá foi muito rápida, pois o objetivo da viagem em questão era Nuremberg e Dachau (impactante mesmo). Pretendo voltar um dia! 🙂

    Delícia revisitar Munique com este texto e fotos! 🙂

    1. Caio Farias disse:

      Munique é muito legal mesmo. O clima, cultura, cervejas, rs. Que bom que gostou do texto e fotos! Abs.

    2. Caio Farias disse:

      Realmente Munique é muito legal! Já é minha segundo visita a cidade e a próxima certamente será para o Oktober Fest! Abs

  18. Ah, Munique!!! Minha cidade favorita na Alemanha!!! O teu post ficou bem legal, com fotos lindas e ótimas dicas… Parabéns!!!

  19. Viviane Carneiro disse:

    Adorei as dicas! Preciso conhecer urgentemente Munique, que cidade mais linda e repleta de atrações. Amei! Bjs

  20. Bruna Luisa disse:

    Ótimo post com roteiro super bem detalhado. Fiquei com vontade de sentar num biergarten!

  21. Anna Luiza disse:

    Minha viagem para Europa tá planejadinha para agosto, passando por Munique. Preciso nem dizer que o post tá favoritado, né? Esse roteiro me pareceu excelente. Com certeza vou seguir. Já encantada com a cidade só de olhar as fotos.

  22. Débora Resende disse:

    Eu conheci bastante da Alemanha, mas faltou Munique e é uma cidade que tenho bastante vontade de conhecer! Dicas anotadas para uma próxima oportunidade =)

  23. Adorei as dicas, o post está bem completo um verdadeiro guia sobre Munique.

  24. cris disse:

    Ansiosa para colocar esse seu roteirinho em prática! Amo esses contrastes. Parque Olímpico de Munique de um lado e Palace of Nymphenburg de outro! Muito bacana, mesmo!

  25. eu fui duas vezes a Munique e as duas para a Oktoberfest, ou seja, so vi um pouquinho da cidade, nem deu pra aproveitar aheuaheu quero ir na primavera

  26. Cris disse:

    Meu coração até aperta quando ouço falar de Munique! Tenho muita vontade de conhecer mas parece que todos os anos o roteiro me joga pra bem longe… Amei tudo! As fotos e as dicas completíssimas! 😘😘

  27. Quando fomos para Berlim, a orientadora de meu marido disse que Munique é quase uma roça! Bom, obvimente nao é!
    Adorei teu post! Espero retornar em breve para a Alemanha e conhecer Munique!
    😉

  28. Cida disse:

    Estou em Munique e hoje conhecemos o centro histórico e por sorte está acontecendo neste fim de semana uma festa chamada Benofest. A cidade está super cheia e animada. Amanhã vamos aproveitar suas dicas e conhecer o Museo BMW e o English Garden. Valeu!😘

    1. Caio disse:

      Desculpe a demora na resposta Cida! Esperamos que tenha curtido bastante Munique, uma cidade que gostamos muito!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

🇨🇷 A viagem pela Costa Rica ainda nem acabou e a gente já está com saudades – principalmente de quando estávamos com um 4×4.
⠀
Ele não só nos permitia dormir em qualquer lugar (uma delícia de casinha ambulante da @nomad_america ⛺️), como fazia da nossa road trip uma experiência bem mais confortável.
⠀
No começo achamos que não era tão necessário assim um carro desses pra rodar  pelo país… até trocarmos ele por um mini kart e começar a sentir cada buraquinho da estrada! 🚗 ⠀
O que importa é que, seja no carrão ou no carrinho, estamos curtindo demais o país! 😎 ⠀
👉 E ficam as dicas: viajar de carro é SIM a melhor forma de explorar a Costa Rica. E um carro alto não é necessariamente obrigatório dependendo do destino, mas definitivamente vale pagar um pouco a mais pelo conforto – assim você não perde a paciência pelos buracos do caminho 😊 🕳

🇨🇷 Do que mais gostamos na Costa Rica?
⠀
Estamos há um tempão aqui tentando responder essa pergunta, sem sucesso obviamente. 🤷‍♀️
⠀
Mas se tem uma coisa que ganhou nosso coração aqui são as praias: a grande maioria das que visitamos estavam praticamente desertas.🏝
⠀
Não paramos pra contar quantas visitamos, mas certamente passaram de 50. Todas – eu disse TODAS – têm aquele ar de natureza intocada. Nada de bagunça, nada de comércio lotando a areia, nada de prédios em volta… Nada de nada, somente mar quentinho + areia cheia de siris, hermitões – e alguns cachorros simpáticos. 🐚🦀🐶
⠀
🏊‍♀️ E enquanto vamos ali dar um mergulho, fica o conselho aqui de colocar Costa Rica nos seus planos de viagem, tá? Juro que vc não vai se arrepender 😊👍

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!