Escrito por Adriana
04 de setembro de 2017
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Terceira maior cidade da Alemanha, Munique é um lugar que pode dividir opiniões. Alguns dizem que é um lugar desinteressante, mas permita-me discordar completamente: a cidade que é a casa da Oktoberfest é muito legal sim e nós curtimos cada minuto que estivemos por lá.

Descobrimos inclusive que tem muito mais o que fazer em Munique além de beber cerveja.

Não que uma boa cerveja não seja um ótimo motivo para incluir a cidade no seu roteiro pela Alemanha. Mas há um montão de pontos turísticos de Munique que valem muito sua visita.

o que fazer em Munique
Vista panorâmica de Munique

Depois de passar por Berlim, Hamburgo e Hannover, chegou a hora de mostrarmos o que fazer em Munique em 2 ou 3 dias de viagem. Confira nossas melhores dicas de Munique, incluindo as principais atrações, onde ficar, como se locomover e muito mais.

Veja também: roteiro de 3 ou 4 dias em Berlim.

Primeira vez na terra do chucrute e da salsicha? Confira nosso Guia Prático da Alemanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

Onde ficar em Munique: melhor localização

Antes de mostrarmos tudo o que fazer em Munique, é preciso definir a sua hospedagem. Mas aqui vai um aviso: achar bons hotéis em Munique pode ser uma tarefa bem difícil.

Na verdade eles existem, mas são relativamente mais caros (comparado com outras cidades na Alemanha) e estão sempre esgotados.

A grande dica aqui é planejar sua viagem com o máximo de antecedência possível.

Outra informação muito importante é saber qual região você vai se hospedar, e se existem meios de transportes para você se locomover com tranquilidade.

Por exemplo, é no centro que se concentram a maior parte das atrações turísticas, mas ainda assim é possível se hospedar em bairros próximos para quem deseja economizar.

Veja nossas sugestões:

Hotéis em Munique: Altstadt (próximos à Marienplatz)

Na hora de escolher onde ficar em Munique, considere o centro (região de Altstadt) como a principal opção, pois grande parte das atrações estão concentradas ali, e caminhar pelas ruas do centro é sempre um passeio delicioso, fazendo dessa região um dos melhores lugares de onde se hospedar em Munique.

Além disso, a Marienplatz é o lugar mais central de Munique.

Euro Youth Hotel Munich | se você conseguir um quarto disponível (está sempre lotado), saiba que estará a 15 minutos de caminhada da Marienplatz. O hotel não tem nada de luxo, mas é muito confortável. O café da manhã é servido num buffet (adoro!) e lá ainda tem um bar cheio de cervejas boas. Confira valores.

Hotel Am Markt | a localização é perfeita: ele fica numa rua exclusiva de pedestres (a Viktualienmarkt), coladinho na Marienplatz e à estação de metrô. Apesar de não ser muito espaçoso, todo o hotel é muito limpo, bem decorado e confortável. O café da manhã é delicioso e fresquinho (cobrado à parte). Confira valores.

Mercure Hotel München Altstadt | a 3 minutos da Marienplatz, esse hotel com instalações modernas é bem compacto e confortável. O café da manhã (pago à parte) tem vários itens deliciosos. Confira valores.

Hotel Torbräu | de categoria 4 estrelas, é um hotel mais sofisticado, mesclando uma decoração clássica com a moderna. Com quartos espaçosos, ainda possui um ótimo atendimento por parte dos funcionários. Confira valores.

Hotéis em Munique: Ludwigsvorstadt

Se você quer economizar (ainda levando em consideração que as diárias em Munique são mais caras) o bairro Ludwigsvorstadt é uma ótima pedida. Por aqui, há diversas opções de hostels e hotéis.

Além disso, a região tem uma pegada multicultural, com restaurantes de várias nacionalidades, galeria de arte e uma vida noturna bem agitada, já que recebe o Oktoberfest.

Se locomover para outras regiões também é bem tranquilo, pois o bairro conta com uma estação central.

Boutique Hotel Atrium München | moderno, tem quartos silenciosos e com um bom espaço. A localização é excelente, ficando a 5 minutos a pé da estação central e do local onde é realizado a Oktoberfest. Confira valores.

Bayer’s Boardinghouse und Hotel | 4 estrelas, funciona como um apart-hotel, e os quartos possuem uma cozinha bem equipada para o preparo de suas refeições. A decoração clean deixa os ambientes mega agradáveis. Confira valores.

Brunnenhof City Center | o atendimento impecável da equipe é um dos diferenciais do hotel, assim como os quartos espaçosos e muito bem equipados. A localização é outro privilégio, ficando a poucos passos de vários pontos turísticos. Confira valores.

Hotéis em Munique: regiões próximos ao centro

Se você não se importa de ficar em bairros mais afastados do centro de Munique, saiba que Moosach e Maxvorstadts são ótimas regiões para se hospedar.

Nesses bairros, por exemplo, é possível encontrar boas opções de hotéis, além de diárias mais baixas para quem quer dar aquela economizada.

A dica é confirmar se há alguma linha de metrô próxima do hotel – assim seu deslocamento pela cidade fica fácil.

Hotel Ludwig | com um ótimo custo-benefício, oferece quartos confortáveis e equipados com tudo o que você precisa. O café da manhã pode ser adquirido por um preço à parte, e vale a pena pois ele é uma delícia. Confira valores.

Eden Hotel Wolff | trazendo uma decoração clássica com torques modernos, esse hotel tem serviços de altíssimo nível e ambientes muito aconchegantes. Para sua comodidade, ele conta com restaurante, bar e academia. Confira valores.

Dica | se ficar hospedado longe do centro, pode ser uma boa comprar um Munich Card: um ticket que dá direito a viagens ilimitadas no transporte público e ainda dá desconto em diversas atrações.

O que fazer em Munique em 3 dias

Como você pode imaginar, há muito o que conhecer em Munique. Porém, a cidade não é tão grande assim, e o transporte público é super eficiente. Por isso, é possível conhecer os principais pontos turísticos de Munique em pouco tempo.

Montamos a seguir uma sugestão de roteiro para 2 ou 3 dias na cidade: confira tudo o que fazer em Munique de acordo com seu tempo de viagem.

Dia 1: Passeio pelo centro da cidade (Altstadt), Englisher Garten e Biergartens

Altstadt (centro de Munique)

Nada melhor que começar a explorar a cidade pelo seu centro histórico. Comece o dia cedo e prepare-se para curtir as melhores atrações de Munique. Confira o que fazer em Munique no seu primeiro dia pelo centro:

Marienplatz | O principal cartão postal de Munique é a Marienplatz, uma praça que fica no coração da cidade.

Na Idade Média, a praça se chamava “Schrannen” e era local de torneios e festas. Mais tarde seu nome mudou para “Marienplatz” como um pedido de ajuda à Virgem Maria para proteger a cidade de uma epidemia de cólera.

Atualmente, a Marienplatz é um dos principais pontos turísticos de Munique, além de ser um bom ponto de partida para as demais atrações ao redor.

o que fazer em Munique
Marienplatz, a praça principal de Munique

Neues Rathaus | A Neues Rathaus é o prédio que mais chama atenção na Marienplatz, e em um primeiro momento muitos o confundem com uma igreja.

A turistada toda se concentra na frente do prédio para assistir ao carrossel, que começa a se movimentar com o toque dos sinos, diariamente às 12h e às 17h.

Se quiser, dá também para subir de elevador na torre da Prefeitura e curtir uma bela vista de Munique.

o que fazer em Munique

Altes Rathaus | Bem pertinho dali fica a Altes Rathaus, o prédio da Antiga Prefeitura, que pegou fogo em 1460 e foi reconstruído entre 1470 e 1480 em estilo gótico. O prédio voltou a ser destruído na Segunda Guerra e, hoje em dia, ali funciona o Museu dos Brinquedos.

o que fazer em Munique: Altes Rathaus
Altes Rathaus. Foto: Michielverbeek / CC BY-SA 3.0

Peterskirche | A Peterskirche (Igreja de São Pedro) é a mais antiga de Munique e dizem que foi ali que a cidade começou.

Você pode subir uma escadaria (nada de elevador) e chegar até a torre: lá de cima dá pra conferir uma vista maravilhosa de Munique, incluindo a própria Marienplatz com o prédio da Prefeitura.

Eu não subi na torre da Prefeitura, preferi subir na torre da Peterskirche justamente para ter a vista da Marienplatz. Mas você pode subir nas duas se quiser.

O que fazer em Munique - Peterskirche
Peterskirche

Viktualienmarkt | Uma praça onde rola o mercado mais famoso de Munique: o Viktualienmarkt funciona ao ar livre e está aberto todos os dias – os horários podem variar um pouco, mas sempre tem coisa aberta. Aos domingos muita coisa está fechada.

Ali tem um pequeno biergarten e diversas opções de comida, sendo um ótimo lugar pra fazer uma pausa pro almoço.


E se quiser ter uma verdadeira experiência gastronômica por aqui, considere fazer um Gourmet Food Tour em Viktualienmarkt.

o que fazer em Munique
Viktualienmarkt

Max-Joseph Platz | A uma curta caminhada da Marienplatz, fica a Max-Joseph-Platz, a praça que levou esse nome após o primeiro Rei da Bavária Maximiliam I Joseph. É por ali que fica o Teatro Nacional, a Opera House e o lindo Residenz, que merece um pouquinho do seu tempo.

Residenz | O Residenz já foi a residência da Família Real e hoje está aberta ao público. Para visitar os jardins não é preciso pagar, mas o acesso ao Museu e à parte interna são cobrados.

Vale muito a pena passar umas duas horinhas lá dentro: o Residenz é um dos maiores palácios da Europa e andar pelos seus cômodos luxuosos é uma viagem no tempo. Prepare-se para ostentação por todos os lados!

o que fazer em Munique: Residenz
Residenz

Karlsplatz (Stachus) | O nome oficial dessa praça é Karlsplatz, mas ela também é conhecida como Stachus, devido a um biergarten famoso localizado aqui no século 18. Aqui fica uma fonte que, no inverno, vira uma pista de patinação no gelo.

Com uma grande área de pedestres, ali é um bom lugar para compras, principalmente partindo das ruas Neuhauser e Kaufinger Strasse. Há também um grande shopping funcionando bem embaixo da praça.

o que fazer em Munique

Englischer Garten

Encerrando seu passeio pelo centro de Munique , é hora de ir ao Englischer Garten, um parque lindo e delicioso para se passear, principalmente no verão. Estivemos lá em pleno julho e o Englisher Garten estava cheio de pessoas se divertindo, pegando um sol e dando um mergulho no rio.

o que fazer em Munique: Englisher Garten
Englisher Garten. Foto: LuxTonnerre / CC BY 2.0

O parque é enorme (maior que o Central Park em NY) e fica bem no meio da cidade de Munique. Dá pra se perder por horas passeando pelo verde, mas não perca duas atrações bem interessantes do Englisher Garten.

A primeira é a dos surfistas do rio Isar, onde uma onda criada artificialmente no meio do rio garante a diversão dos surfistas e dos espectadores – sempre tem gente assistindo!

o que fazer em Munique
Rio Isar: paraíso dos surfistas em Munique

A segunda é Chinesischer Turm, uma torre chinesa onde funciona um dos biergartens mais antigos e procurados durante a Oktoberfest. Só fazer uma pausa e mandar ver num pretzel acompanhado de uma caneca com 1 litro de cerveja.

o que fazer em Munique - Oriental Beer Garden
Chinesischer Turm no Englisher Garten: aproveite um autêntico lanche alemão

Biergartens

E por falar em biergarten, não é preciso estar na Oktoberfest para curtir o clima típico desses “jardins de cerveja” em Munique. Eles estão abertos quase o ano todo (alguns fechados no inverno) e sempre muito movimentados.

Curtir um biergarten é item de prioridade na sua lista com o que fazer em Munique: sente-se ao ar livre, tome uma deliciosa cerveja alemã e caia dentro da culinária local.

Não há melhor maneira de encerrar o dia em Munique, nós sempre parávamos em um biergarten no final do dia.

Qual biergarten conhecer no primeiro dia?

O mais famoso deles é a Hofbräuhaus. Realmente essa cervejaria tem um clima muito legal, mas o porém é de estar sempre lotado. Nós entramos na Hofbräuhaus para conhecer, curtimos um pouco lá dentro e acabamos não ficando por lá.

Decidimos passar mais tempo na vizinha Augustiner Keller, que fica bem ali do lado (na verdade tem várias espalhadas por Munique). Já havia lido algumas recomendações e não me desapontei: comemos um schintzel maravilhoso e curtimos uma cerveja deliciosa ali.

o que fazer em Munique
Degustando uma bela cerveja no Augustiner Keller

Dica | Se você quer explorar melhor a história e os sabores das cervejas locais, nada melhor que marcar um tour especialmente para isso. Uma boa opção é o tour noturno de cerveja e gastronomia.

Veja também: O que fazer em Berlim

Dia 2: Museu, Palácio, esportes e BMW (e mais um biergarten, por que não?)

Museus

Para quem gosta de arte e história, Munique não desaponta: uma enorme quantidade de galerias e museus guardam relíquias do clássico ao contemporâneo.

Um dos que têm mais destaque é o Alte Pinakothek, que guarda clássicos dos séculos 14 até o 18. Ele foi inaugurado em 1836 e é um dos museus de arte mais famosos da Europa. O ingresso custa 12 euros.

O Alte Pinakothek fica na região chamada Maxvorstadt, onde também ficam mais 3 museus: Neue Pinakothek, Pinakothek der Moderne e Museu Brandhorst.

Dá pra passar o dia todo ali, mas como o tempo era curto, tivemos que pular logo pro próximo destino.

Palace of Nymphenburg

O Nymphenburg é um palácio em estilo barroco, do século 17. O local serviu como residência de verão da monarquia da Bavária e atualmente é aberto à visitação.

Lá dentro você terá acesso a muitos objetos históricos, coleções de porcelana, ouro e muito mais. Há um belo jardim atrás do palácio com acesso gratuito.

o que fazer em Munique - Close na Dri no jardim do palácio
Caminhando pelo jardim do Palácio Nymphenburg
o que fazer em Munique - Panorâmica do Palácio
Uma foto panorâmica para termos a dimensão do Palácio Nymphenburg

Olympic Park

O Parque Olímpico de Munique foi construído para sediar as Olimpíadas de 1972. O espaço é enorme e tem uma infra estrutura ótima. Normalmente é possível entrar na área da piscina, mas quando fomos ela estava fechada para visitas.

O mais legal de lá foi subir na Torre Olímpica, de onde tivemos uma vista bem legal de Munique. Paga-se 7 euros para subir.

o que fazer em Munique
Olympic Park

Minha opinião | tem quem discorde, mas não considerei o Olympic Park uma atração imperdível em Munique. Eu pularia essa parada e aproveitaria mais meu tempo em outros lugares. Na dúvida, vai lá e tire suas próprias conclusões 🙂

BMW

Bem perto do Olympic Park fica o BMW Welt, que seria o “Mundo da BMW”.  Ainda que você não seja muito fã, o lugar é bem interessante: uma mega exposição com os lançamentos e grandes sucessos da marca, tanto de carros como motos. Ali dentro ainda tem uma loja temática e um restaurante.

Saindo dali, basta atravessar uma ponte para chegar no BMW Museum, onde você poderá saber mais da história da marca, além de ver algumas relíquias em exposição.

Tem moto, carro e até hélice de avião – tudo contando sobre o desenvolvimento da empresa nos seus mais de 90 anos.

o que fazer em Munique
BMW Welt

Allianz Arena

Outro lugar que você não irá se arrepender de conhecer, mesmo se não for fã de futebol: o Allianz Arena é a casa do time Bayern de Munique, e também o estádio mais moderno da Europa.

Só a arquitetura do estádio é um espetáculo, sem dúvidas o mais bonito que já vi.

O estádio está aberto todos os dias das 10h às 18h. Para conhecer o estádio, a melhor pedida é fazer um tour guiado pelo estádio (em inglês) e uma visita ao museu.

Na verdade vou torcer para que você tenha sorte como a gente: chegamos lá sem agendar nada e, na hora de comprar o ingresso, descobrimos que ia rolar jogo no dia! Acabamos deixando o tour de lado pra assistir Bayern de Munique x Liverpool. Nada mal né?

o que fazer em Munique: Allianz Arena
Assistindo um jogão no Allianz Arena

Biergarten (mais um, mais um!)

Terminou o dia e ainda tem fôlego? Aproveite para conhecer outro biergarten! São muitos biergartens em Munique, opção é o que não falta. Aproveite, pois cada dia em Munique sem beber uma cerveja boa é tempo desperdiçado!

Para mais inspiração, dá uma olhada nesse post do blog Vontade de Viajar e confira boas dicas de comida e cerveja nos biergartens de Munique.

Dia 3: Dachau ou Castelo de Neuschwanstein

Dachau

Se você tiver disposição, pode reservar um dia da sua viagem por Munique para fazer um bate e volta até Dachau, uma cidade bem próxima onde existiu o primeiro campo de concentração nazista.

o que fazer em Munique
Dachau

Eu decidi não ir até esse campo de concentração, pois minha visita a Auschwitz (o grande e cruel campo de concentração localizado na Polônia) há anos atrás já foi traumatizante o suficiente.

Porém, se você nunca foi e tem curiosidade, recomendo que vá até Dachau. Apesar de extremamente triste, você terá uma outra perspectiva sobre tudo que já leu e ouviu, além de muitas reflexões sobre essa parte tão triste da história.

Para ir até lá, você pode fechar um tour guiado (recomendado) ou ir por conta própria.

Como chegar | pegue em Munique o trem S2 sentido Petershausen e desça na estação Dachau Bahnhof. Dali, pegue um dos ônibus: 722, 724 ou 726 – todos eles passam pelo campo de concentração. A viagem não é demorada, mas considere que esse será um passeio de dia inteiro.

Castelo de Neuschwanstein

Para uma atração mais linda e leve, reserve um dia para conhecer o Castelo de Neuschwanstein. Esse talvez seja um dos castelos mais famosos da Europa, por ter sido inspiração para a construção do castelo da Cinderela na Disney. Já é motivo suficiente para imaginar o quanto esse castelo é lindo, né?


o que fazer em Munique
Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein também será um passeio de dia inteiro. Ele fica na cidade de Füssen, a cerca de 2h30 de Munique. As visitas ao castelo são guiadas e levam cerca de 30 minutos.

Você pode reservar seu passeio com antecedência (o que é recomendado) ou chegar lá bem cedo para conseguir um ticket.

Como chegar | saindo de Munique, pegue um trem para Füssen. Chegando lá, pegue o ônibus local 73 ou 78 e desça no ticket center do Castelo, que fica em Hohenschwangau. Da bilheteria até a entrada do castelo, embarque num shuttle bus (traslado, pago à parte) – ou encare uns 30 minutos de subida na ladeira.

Para saber mais sobre o castelo de Neuschwanstein, confira as dicas e o relato da Michela no blog Mapa na Mão. E se você quiser saber mais sobre castelos da Alemanha, a Angie do blog Apure Guria fez uma lista com os castelos que mais valem a pena conhecer.

Veja também: 12 curiosidades da Alemanha.

Como se locomover em Munique

Para quem se hospeda pelo centro de Munique, não é preciso se preocupar muito: dá pra fazer muita coisa à pé.

Algumas pessoas gostam de explorar o lugar por meio de um tour guiado. Em um dos dias que estivemos em Munique pegamos os famosos ônibus Hop-On Hop-Off. O legal desse ônibus é poder aprender mais sobre a história de cada um dos pontos turísticos de Munique, além de curiosidades da cidade.

Caso fique mais afastado do centro de Munique ou queira conhecer atrações um pouco mais distantes, pode ser uma boa comprar um Munich Card. O ticket dá direito a viagens ilimitadas no transporte público e ainda oferece bons descontos para diferentes atrações de Munique.

o que fazer em Munique
Metrô de Munique

Para viagens de trem, você pode comprar seu bilhete com antecedência ou na própria estação de trem.

Lembre-se: o seguro viagem é obrigatório na Europa

Ao planejar sua viagem para Munique, lembre-se que é obrigatório ter um seguro viagem para embarcar pra Alemanha (e diversos outros destinos da Europa). Acrescente esse valor no orçamento da sua viagem e, pra conseguir um bom preço,  recomendamos fazer uma boa cotação online.

Sugerimos entrar em nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e fazer uma cotação. Você ainda pode aproveitar nosso cupom EMALGUMLUGAR5 e garantir até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto).

Agora que já demos todas nossas dicas de Munique, mãos à obra: faça sua listinha com o que fazer em Munique e curta muito sua viagem!

Nossa viagem para Munique contou com o apoio de München Tourismus.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

40 comentários em “O que fazer em Munique: dicas e roteiro para 3 dias”

  1. Eu sou suspeito em falar.. Eu AMO Munique. Quando morei na Alemanha devo ter ido pelo menos umas 10-15 vezes para la. Munique num dia de ceu azul e com boa visibilidade para os alpes e simplesmente incrivel. Se um dia voltasse a morar na Alemaha e pudesse escolher um lugar para morar, Munique certamente estaria no topo da lista.

    Responder
  2. Excelente guia de viagem para Munique. É das cidades alemãs com maior relevo que me falta visitar. O centro histórico, os parques verdes e o Palace of Nymphenburg são elementos imperdiveis. A parte da cerveja também não, claro 🙂

    Responder
  3. Achei Munique uma delícia de cidade; Minha passagem por lá foi muito rápida, pois o objetivo da viagem em questão era Nuremberg e Dachau (impactante mesmo). Pretendo voltar um dia! 🙂

    Delícia revisitar Munique com este texto e fotos! 🙂

    Responder
  4. Minha viagem para Europa tá planejadinha para agosto, passando por Munique. Preciso nem dizer que o post tá favoritado, né? Esse roteiro me pareceu excelente. Com certeza vou seguir. Já encantada com a cidade só de olhar as fotos.

    Responder
  5. Eu conheci bastante da Alemanha, mas faltou Munique e é uma cidade que tenho bastante vontade de conhecer! Dicas anotadas para uma próxima oportunidade =)

    Responder
  6. Ansiosa para colocar esse seu roteirinho em prática! Amo esses contrastes. Parque Olímpico de Munique de um lado e Palace of Nymphenburg de outro! Muito bacana, mesmo!

    Responder
  7. Meu coração até aperta quando ouço falar de Munique! Tenho muita vontade de conhecer mas parece que todos os anos o roteiro me joga pra bem longe… Amei tudo! As fotos e as dicas completíssimas! ??

    Responder
  8. Estou em Munique e hoje conhecemos o centro histórico e por sorte está acontecendo neste fim de semana uma festa chamada Benofest. A cidade está super cheia e animada. Amanhã vamos aproveitar suas dicas e conhecer o Museo BMW e o English Garden. Valeu!?

    Responder
  9. Cai, adorei as dicas .Vou ficar INFINITY Hotel & Conference Resort Munich
    Andreas-Danzer-Weg 1, vi que é longe do centro. A época agora aí também está bem fria. Quais são as dicas para transporte em um dia de passeio. Obrigada

    Responder
  10. Eu queria muito saber como vocês conseguiram ingresso para esse jogão contra o Liverpool. Quero muito ir a Munique para ver um jogo do Bayern, mas já pesquisei e vi que é impossível conseguir um ingresso. Antes de a temporada começar, eles já venderam todos os ingressos de todos os jogos. Ou não é bem assim? Compraram lá na hora mesmo na bilheteria?

    Responder
    • Olá Mauro, bom dia. Demos muita sorte. Fomos fazer o tour a Allianz Arena e descobrimos que tinha esse jogo no dia. Era um torneio de pré temporada, compramos o ingresso ali na hora mesmo, voltamos no hotel e fomos a noite. Mas já assistimos a Real Madrid x PSG pela Champions e compramos o ingresso pela internet. Não sei bem como é o do Bayern.

      Responder