Terceira maior cidade da Alemanha, Munique é um lugar que pode dividir opiniões. Alguns dizem que é um lugar desinteressante, mas permita-me discordar completamente: a cidade que é a casa da Oktoberfest é muito legal sim e nós curtimos cada minuto que estivemos por lá. Descobrimos inclusive que tem muito mais o que fazer em Munique além de beber cerveja.

Não que uma boa cerveja não seja um ótimo motivo para incluir a cidade no seu roteiro pela Alemanha. Mas há um montão de pontos turísticos em Munique bem legais que valem muito a visita.

Depois de passar por Berlim, Hamburgo e Hannover, chegou a hora de mostrarmos o que fazer em Munique. Passamos alguns dias na cidade e mostramos tudo que você deve conhecer em até 3 dias de viagem. Confira também onde ficar, como se locomover e nossas melhores dicas de Munique:

o que fazer em Munique - Outros-1

Onde ficar em Munique

Para facilitar sua vida, considere o centro e seus arredores como um bom lugar onde ficar em Munique: grande parte das atrações estão concentradas ali, e caminhar pelas ruas do centro é sempre um passeio delicioso.

Mas aqui vai um aviso: achar bons hotéis em Munique pode ser uma tarefa bem difícil. Na verdade eles existem, mas são relativamente mais caros (comparado com outras cidades na Alemanha) e estão sempre esgotados. A grande dica aqui é planejar sua viagem com o máximo de antecedência possível.

Se você conseguir um quarto disponível (está sempre lotado), pode ficar no Euro Youth Hotel. A localização é perfeita: em 15 minutos de caminhada você chega na Marienplatz, o lugar mais central de Munique. O hotel não tem nada de luxo, mas é muito confortável e cheio de reviews positivos de outros hóspedes. O café da manhã é servido num buffet (adoro!) e lá ainda tem um bar cheio de cervejas boas. Tem quarto duplo a partir de 240 reais ou quarto coletivo a partir de 63 reais. Mas lembre-se, tem que reservar com muita antecedência.

o que fazer em Munique
Foto: Divulgação

Se estiver tudo lotado ou tudo caro, pode tentar o Holiday Inn Sud. Ele fica mais afastado do centro, mas tem uma estação de metrô a poucos metros de distância, que te leva pro centro em 20 minutos. Foi a melhor relação custo x benefício que achamos, com diárias a partir de 280 reais. O hotel ainda tem piscina, sauna e um café da manhã bem bonito (cobrado à parte). Ahhh e tem um supermercado bem a menos de 5 minutos andando.

o que fazer em Munique
Foto: Divulgação

O que fazer em Munique em 3 dias

Dia 1: Passeio pelo centro da cidade (Altstadt), Englisher Garten e Biergartens

Nada melhor que começar a explorar a cidade pelo seu centro histórico. Comece o dia cedo e prepare-se para curtir as melhores vistas da cidade.

Vários pontos turísticos de Munique estão nessa área e todos eles merecem estar no seu roteiro, mesmo porque não é preciso muito tempo pra rodar por ali: em um dia você consegue conhecer todas as atrações.

Confere aqui as principais atrações de Munique para conhecer no seu primeiro dia pela cidade:

Marienplatz

O principal cartão postal de Munique é a Marienplatz, uma praça que fica no coração da cidade.

o que fazer em Munique

Na Idade Média, a praça se chamava “Schrannen” e era local de torneios e festas. Mais tarde seu nome mudou para “Marienplatz” como um pedido de ajuda à Virgem Maria para proteger a cidade de uma epidemia de cólera.

Atualmente, a Marienplatz é um dos maiores pontos turísticos de Munique, além de ser um bom ponto de partida para as demais atrações ao redor.

Neues Rathaus

o que fazer em Munique

A Neues Rathaus é o prédio que mais chama atenção na Marienplatz, e em um primeiro momento muitos o confundem com uma igreja. A turistada toda se concentra na frente do prédio para assistir ao carrossel, que começa a se movimentar com o toque dos sinos, diariamente às 12h e às 17h. Se quiser, dá também para subir de elevador na torre da Prefeitura e curtir uma bela vista de Munique.

Altes Rathaus

o que fazer em Munique
Foto: Michielverbeek / CC BY-SA 3.0

Bem pertinho dali fica a Altes Rathaus, o prédio da Antiga Prefeitura, que pegou fogo em 1460 e foi reconstruído entre 1470 e 1480 em estilo gótico. O prédio voltou a ser destruído na Segunda Guerra e, hoje em dia, ali funciona o Museu dos Brinquedos.

Peterskirche

o que fazer em Munique
Foto: Andrew Bossi / CC BY-SA

A Peterskirche (Igreja de São Pedro) é a Igreja mais antiga de Munique e dizem que foi ali que a cidade começou. Você pode subir uma escadaria (nada de elevador) e chegar até a torre: lá de cima dá pra conferir uma vista maravilhosa de Munique, incluindo a própria Marienplatz com o prédio da Prefeitura. Eu não subi na torre da Prefeitura, preferi subir na torre da Peterskirche justamente para ter a vista da Marienplatz. Mas você pode subir nas duas se quiser.

Viktualienmarkt

o que fazer em Munique

Uma praça onde rola o mercado mais famoso de Munique: o Viktualienmarkt funciona ao ar livre e está aberto todos os dias (os horários podem variar um pouco, mas sempre tem coisa aberta. Domingo muita coisa está fechada). Ali tem um pequeno biergarten e diversas opções de comida, sendo um ótimo lugar pra fazer uma pausa pro almoço.

Max-Joseph Platz e Residenz

A uma curta caminhada da Marienplatz, fica a Max-Joseph-Platz, a praça que levou esse nome após o primeiro Rei da Bavária Maximiliam I Joseph. É por ali que fica o Teatro Nacional, a Opera House e o lindo Residenz, que merece um pouquinho do seu tempo.

O Residenz já foi a residência da Família Real e hoje está aberta ao público. Para visitar os jardins não é preciso pagar, mas o acesso ao Museu e à parte interna custa 7 euros. Vale muito a pena passar umas duas horinhas lá dentro: o Residenz é um dos maiores palácios da Europa e andar pelos seus cômodos luxuosos é uma viagem no tempo. Prepare-se para ostentação por todos os lados!

o que fazer em Munique

Karlsplatz (Stachus)

o que fazer em Munique

O nome oficial dessa praça é Karlsplatz, mas ela também é conhecida como Stachus, devido a um biergarten famoso localizado aqui no século 18. Aqui fica uma fonte que, no inverno, vira uma pista de patinação no gelo.

Com uma grande área de pedestres, ali é um bom lugar para compras, principalmente partindo das ruas Neuhauser e Kaufinger Strasse. Há também um grande shopping funcionando bem embaixo da praça.

Englisher Garten

Saindo um pouco do centro , vá até o Englisher Garten, um parque lindo e delicioso para se passear, principalmente no verão. Estivemos lá em pleno julho e o Englisher Garten estava cheio de pessoas se divertindo, pegando um sol e dando um mergulho no rio.

o que fazer em Munique
Foto: LuxTonnerre / CC BY 2.0

O parque é enorme (maior que o Central Park em NY) e fica bem no meio da cidade de Munique. Dá pra se perder por horas passeando pelo verde, mas não perca duas atrações bem interessantes do Englisher Garten.

A primeira é a dos surfistas do rio Isar, onde uma onda criada artificialmente no meio do rio garante a diversão dos surfistas e dos espectadores – sempre tem gente assistindo!

o que fazer em Munique

A segunda é Chinesischer Turm, uma torre chinesa onde funciona um dos biergartens mais antigos e procurados durante a Oktoberfest. Só fazer uma pausa e mandar ver num pretzel acompanhado de uma caneca com 1 litro de cerveja.

o que fazer em Munique - Chinesischer Turm-1

Biergartens

E por falar em biergarten, não é preciso estar na Oktoberfest para curtir o clima típico desses “jardins de cerveja” em Munique. Eles estão abertos quase o ano todo (alguns fechados no inverno) e sempre muito movimentados.

Curtir um biergarten é item de prioridade na sua lista do que fazer em Munique: sente-se ao ar livre, tome uma deliciosa cerveja alemã e caia dentro da culinária local. Não há melhor maneira de encerrar o dia em Munique, nós sempre parávamos em um biergarten no final do dia.

O mais famoso deles é a Hofbräuhaus. Realmente essa cervejaria tem um clima muito legal, mas o porém é de estar sempre lotado. Nós entramos na Hofbräuhaus para conhecer, curtimos um pouco lá dentro e acabamos não ficando por lá. Decidimos passar mais tempo na vizinha Augustiner Keller, que fica bem ali do lado (na verdade tem várias espalhadas por Munique). Já havia lido algumas recomendações e não me desapontei: comemos um schintzel maravilhoso e curtimos uma cerveja deliciosa ali.

o que fazer em Munique

Dia 2: Museu, Palácio, Esportes e Carros (e mais um biergarten, por que não?)

Museus

Para quem gosta de arte e história, Munique não desaponta: uma enorme quantidade de galerias e museus guardam relíquias do clássico ao contemporâneo.

Um dos que têm mais destaque é o Alte Pinakothek, que guarda clássicos dos séculos 14 até o 18. Ele foi inaugurado em 1836 e é um dos museus de arte mais famosos da Europa. O ingresso custa 12 euros.

O Alte Pinakothek fica na região chamada Maxvorstadt, onde também ficam mais 3 museus: Neue Pinakothek, Pinakothek der Moderne e Museu Brandhorst. Dá pra passar o dia todo ali, mas como o tempo era curto, pulamos logo pro próximo destino.

Palace of Nymphenburg

O Nymphenburg é um palácio em estilo barroco, do século 17. O local serviu como residência de verão da monarquia da Bavária e atualmente é aberto à visitação. A entrada custa 11,50 euros e você terá acesso a muitos objetos históricos, coleções de porcelana, ouro e muito mais. Há um belo jardim atrás do palácio com acesso gratuito.

o que fazer em Munique

Olympic Park

O Parque Olímpico de Munique foi construído para sediar as Olimpíadas de 1972. O espaço é enorme e tem uma infra estrutura ótima. Normalmente é possível entrar na área da piscina, mas quando fomos ela estava fechada para visitas. O mais legal de lá foi subir na Torre Olímpica, de onde tivemos uma vista bem legal de Munique. Paga-se 7 euros para subir.

o que fazer em Munique

Minha opinião: tem quem discorde, mas não considerei o Olympic Park uma atração imperdível em Munique. Eu pularia essa parada e aproveitaria mais meu tempo em outros lugares. Na dúvida, vai lá e tire suas próprias conclusões 🙂

BMW

o que fazer em Munique

Bem perto do Olympic Park fica o BMW Welt, que seria o “Mundo da BMW”.  Ainda que você não seja muito fã, o lugar é bem interessante: uma mega exposição com os lançamentos e grandes sucessos da marca, tanto de carros como motos. Ali dentro ainda tem uma loja temática e um restaurante.

Saindo dali, basta atravessar uma ponte para chegar no BMW Museum, onde você poderá saber mais da história da marca, além de ver algumas relíquias em exposição. Tem moto, carro e até hélice de avião – tudo contando sobre o desenvolvimento da empresa nos seus mais de 90 anos.

Allianz Arena

o que fazer em Munique - Allianz Arena-1Outro lugar que você não irá se arrepender de conhecer, mesmo se não for fã de futebol: o Allianz Arena é a casa do time Bayern de Munique, e também o estádio mais moderno da Europa. Só a arquitetura do estádio é um espetáculo, sem dúvidas o mais bonito que já vi.

O estádio está aberto todos os dias das 10h às 18h. Para conhecer o estádio, a melhor pedida é fazer o Combi Tour: por 19 euros, inclui um tour guiado pelo estádio (em inglês) e uma visita ao museu.

Na verdade vou torcer para que você tenha sorte como a gente: chegamos lá sem agendar nada e, na hora de comprar o ingresso, descobrimos que ia rolar jogo no dia! Acabamos deixando o tour de lado pra assistir Bayern de Munique x Liverpool. Nada mal né? Mas na dúvida, dá uma olhada no site e programe-se com antecedência.

Biergarten (mais um, mais um!)

Terminou o dia e ainda tem fôlego? Aproveite para conhecer outro biergarten! São muitos biergartens em Munique, opção é o que não falta. Aproveite, pois cada dia em Munique sem beber uma cerveja boa é tempo desperdiçado! Para mais inspiração, confira esse site.

Dia 3: Dachau ou Castelo de Neuschwanstein

Dachau

Se você tiver disposição, pode reservar um dia da sua viagem por Munique para fazer um bate e volta até Dachau, uma cidade bem próxima onde existiu o primeiro campo de concentração nazista.

o que fazer em Munique

Eu decidi não ir até esse campo de concentração, pois minha visita a Auschwitz (o grande e cruel campo de concentração localizado na Polônia) há anos atrás já foi traumatizante o suficiente.

Porém, se você nunca foi e tem curiosidade, recomendo que vá até Dachau. Apesar de extremamente triste, você terá uma outra perspectiva sobre tudo que já leu e ouviu, além de muitas reflexões sobre essa parte tão triste da história.

Como chegar: pegue em Munique o trem S2 sentido Petershausen e desça na estação Dachau Bahnhof. Dali, pegue um dos ônibus: 722, 724 ou 726 – todos eles passam pelo campo de concentração. A viagem não é demorada, mas considere que esse será um passeio de dia inteiro.

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Castelo de Neuschwanstein

o que fazer em Munique

Para uma atração mais linda e leve, reserve um dia para conhecer o Castelo de Neuschwanstein. Esse talvez seja um dos castelos mais famosos da Europa, por ter sido inspiração para a construção do castelo da Cinderela na Disney. Já é motivo suficiente para imaginar o quanto esse castelo é lindo, né?

O Castelo de Neuschwanstein também será um passeio de dia inteiro. Ele fica na cidade de Fussen, a cerca de 2h30 de Munique. As visitas ao castelo são guiadas e levam cerca de 30 minutos. Você pode reservar com antecedência pelo site (o que é recomendado) ou chegar lá bem cedo para conseguir um ticket. A entrada custa 13 euros. Dica: chegue uma hora antes do horário agendado.

Como chegar: saindo de Munique, pegue um trem para a cidade de Fussen. Chegando lá, pegue o ônibus local 73 ou 78 e desça no ticket center do Castelo, que fica em Hohenschwangau. Da bilheteria até a entrada do castelo, embarque num shuttle bus (traslado) por 2,60 euros – ou encare uns 30 minutos de subida na ladeira.

Você também pode comprar um ticket de trem que permite você fazer várias paradas pela Bavaria e uma delas em Fussen. O ticket é válido de 09h às 00h e custa 25 euros. A vantagem é poder visitar mais de um lugar em uma única day trip.

o que fazer em Munique

Algumas pessoas gostam de explorar o lugar por meio de um tour guiado. Em um dos dias que estivemos em Munique pegamos os famosos ônibus Gray Line Hop-On Hop-Off. O legal é conhecer mais sobre a história de cada um dos pontos turísticos, além curiosidades da cidade. Bem se você é uma dessas pessoas ou tem pouco tempo, essa com certeza é a melhor opção!

Como se locomover em Munique

o que fazer em Munique

Para quem se hospeda pelo centro de Munique, não é preciso se preocupar muito: dá pra fazer muita coisa à pé. Caso fique mais afastado ou queira conhecer atrações um pouco mais distantes, pode ser uma boa comprar um City Tour Card , que custa a partir de 11,90 euros para um dia. O ticket dá direito a viagens ilimitadas e ainda dá desconto em diversas atrações. Caso queira comprar individualmente, o ticket custa a partir de 2,80 euros para uma zona. Dá pra comprar na hora, ali na estação mesmo. Aqui você vê o mapa do sistema de transportes:

o que fazer em Munique
Foto: mvv-muenchen.de

Para viagens de trem, você pode comprar o ticket direto na estação de trem, ou consultar o site de trens da Alemanha e comprar seu bilhete com antecedência.

Lembre-se: o seguro viagem é obrigatório na Europa

Ao planejar sua viagem para Munique, lembre-se que é obrigatório ter um seguro viagem para embarcar pra Alemanha (e diversos outros destinos da Europa). Acrescente esse valor no orçamento da sua viagem e, pra conseguir um bom preço,  recomendamos fazer uma boa cotação online. Sugerimos usar o site da Seguros Promo, qu funciona como um buscador e é ótimo pra pesquisar diversas opções. Aproveite pra usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e garantir 5% de desconto.

Agora que já demos todas nossas dicas, faça sua listinha com o que fazer em Munique e curta muito sua viagem!

Nossa viagem para Munique contou com o apoio de München Tourismus.

Você também poderá gostar de ler:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com
COMPARTILHAR
Artigo anteriorCONHEÇA OS 7 MELHORES MERCADOS DE RUA DE BANGKOK
Próximo artigoGRANDE PALÁCIO DE BANGKOK: SAIBA MAIS SOBRE O FAMOSO GRAND PALACE
32 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

20 COMENTÁRIOS

  1. Uau, que post ultra mega completo! Salvei aqui, porque ainda não conheço Munique mas pretendo conhecer em breve! Adorei esses “jardins de cerveja” e eu achei que esse tipo de coisa só rolaa na Oktober Fest… muito bom saber que não! 😀

  2. Eu sou suspeito em falar.. Eu AMO Munique. Quando morei na Alemanha devo ter ido pelo menos umas 10-15 vezes para la. Munique num dia de ceu azul e com boa visibilidade para os alpes e simplesmente incrivel. Se um dia voltasse a morar na Alemaha e pudesse escolher um lugar para morar, Munique certamente estaria no topo da lista.

  3. Excelente guia de viagem para Munique. É das cidades alemãs com maior relevo que me falta visitar. O centro histórico, os parques verdes e o Palace of Nymphenburg são elementos imperdiveis. A parte da cerveja também não, claro 🙂

    • Francisco, tomara que você possa conhecer logo Munique, certeza que você vai curtir muito. É tanto lugar lindo e fotogênico que a gente fica até perdido!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here