Natal é um destino brasileiro imperdível, e não à toa já estive quatro vezes passeando pela capital do Rio Grande do Norte. A também chamada “Cidade do Sol” é rica em cultura, gastronomia e história, além de, é claro, ter um dos litorais mais maravilhosos em que já coloquei os pés.
São mais de 400 km de litoral para você aproveitar. Além de praias belíssimas como a famosa Praia de Ponta Negra, ou a minha preferida, a Praia da Redinha, não faltam atrações na capital potiguar. Eu adorei cada dia que passei por lá, especialmente a trilha do Parque das Dunas e a visita ao Forte dos Reis Magos. Outro ponto positivo é que a cidade é também um ponto de partida perfeito para outros lugares incríveis por perto, como Pipa ou São Miguel do Gostoso.
Separei os melhores pontos turísticos para que você preencha seu roteiro da melhor forma e descubra tudo o que fazer em Natal durante sua visita. Vem comigo:
- Praias de Natal
- Forte dos Reis Magos
- Passeio de buggy
- Parque das Dunas
- Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
- Feirinhas de Artesanato
- Centro histórico de Natal
- Centro de Turismo de Natal
- Maior Cajueiro do Mundo
- Genipabu
- Roteiro das Águas em Nísia Floresta
- Castelo Zé dos Montes
Direto ao Ponto: o que fazer em Natal
- Se você tem no máximo 3 dias de viagem, tenha um roteiro de atrações bem definido. Eu recomendo pelo menos 4 dias para poder conhecer os arredores com calma.
- A Praia de Ponta Negra é a mais famosa, onde fica o Morro do Careca. Na sequência dela você encontra outras praias urbanas de Natal, como a do Forte, a do Meio, a dos Artistas e outras. Mas saiba que sua viagem deverá se estender até os municípios vizinhos, para conhecer outras praias imperdíveis como Genipabu e Pirangi.
- E para conhecer essas praias mais distantes, o mais indicado é fazer um passeio de buggy. Há duas principais rotas pra fazer esse passeio: para o litoral norte ou para o litoral sul. E antes que me pergunte, vale fazer os dois. Separe um dia do roteiro para cada lado e seja feliz em Natal!
- Curtir um forró na capital potiguar é de lei! O melhor lugar para fazer isso é no Forró com Turista, que mantém a tradição de shows, artesanato e apresentações de dança desde 1987.
- Há três principais regiões para se hospedar. Recomendo ficar na Praia de Ponta Negra (adorei o Residence Vespucci à beira mar) se for sua primeira vez, pela localização estratégica. Já a Via Costeira é o lugar para hospedagens tipo resorts, como o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA. E nas outras praias centrais você encontra hoteis mais econômicos.
1. Praias de Natal
Você já deve saber que o Rio Grande do Norte tem um trecho maravilhoso de litoral. Mas você sabe quais as melhores praias de Natal?
As praias urbanas são bem próximas uma da outra, o que facilita o turismo. Vai te sobrar mais tempo para explorar a cidade e para relaxar debaixo de um guarda-sol.
Vou te contar mais sobre cada uma delas para que você decida qual (ou quais) prefere:
Praia de Ponta Negra
A praia urbana preferida de muita gente que vai para Natal, e olha que a concorrência é pesada! É uma região maravilhosa para hospedagem e para quem quer ficar perto do burburinho e do agito, porque é onde tudo acontece.
A paisagem é maravilhosa, o mar azul esverdeado e quentinho típico do Nordeste é emoldurado pelo Morro do Careca, uma duna de mais de 100 metros ao sul de Ponta Negra. Antigamente era possível subir nele, mas hoje em dia é proibido por conta de preservação, ok?
A Praia de Ponta Negra é uma praia perfeita para banho porque o mar é tranquilo, mas preciso te dizer que é uma praia famosa e urbana, então vai estar cheia de gente e de ambulantes.
Minha experiência foi tranquila, e nada fora do usual, mas muitas pessoas reclamam da importunação de pessoas pedindo doações ou oferecendo produtos com abordagem ameaçadora, então vale o aviso.
Dica 1 | Se você quiser priorizar localização e comodidade, a Praia de Ponta Negra é mesmo o melhor lugar para se hospedar. Fiquei no maravilhoso Golden Tulip Natal Ponta Negra, mas o mais simples Residence Vespucci também é recomendado.
Dica 2 | Ainda em Ponta Negra, experimente fazer o “passeio de “jangalancha” (jangada + lancha) para aproveitar o litoral e a vista lindíssima do Morro do Careca.
Praia do Forte
A Praia do Forte é mais tranquila do que a conhecidíssima Praia de Ponta Negra, e é bem mais fácil encontrá-la com poucas pessoas ou até quase vazia nos dias de semana.
A água é quentinha, azul e tranquila, do jeito que eu gosto. Essa calmaria se deve aos recifes que formam piscinas naturais nos momentos de maré baixa. É uma delícia estar lá nesses momentos.
A Praia do Forte não deixa a desejar em visual. A Ponte Nilton Navarro fica ao fundo, e também é onde fica o Forte dos Reis Magos, um dos monumentos mais importantes de Natal (vamos mostrar mais a seguir).
A estrutura da Praia do Forte é mais simples do que a da Praia de Ponta Negra. São menos quiosques e menos opções de restaurantes, mas nada que te impeça de ficar por lá por muitas horas.
Por ser mais vazia, a segurança/vigilância também acaba sendo menor, então vale a pena ficar de olho nos pertences.
Praia do Meio
A Praia do Meio é batizada assim por estar entre a Praia de Ponta Negra e a Praia dos Artistas/Praia da Areia Preta. É fácil se deslocar de uma para a outra a pé, inclusive.
É uma praia muito frequentada por locais, e você sabe que este sempre é um bom sinal. O calçadão é bem legal, mas tem menos estrutura do que os lugares mais lotados por turistas. Em compensação, os preços por lá são bons. Na maré baixa as piscinas naturais se formam e aí é só alegria.
Dica | Há bons hotéis ao redor, mas muitos deles estão mal cuidados e antigos. Escolha bem sua acomodação nessa área, e não somente pelo preço.
Praia dos Artistas
A apenas 5 minutos do centro de Natal, a Praia dos Artistas é famosa pela localização privilegiada e por ter bons hotéis e pousadas nos seus arredores.
É uma praia legal para banho, mas vale ter cuidado na hora de mergulhar por conta das pedras. É uma das praias em que fica mais fácil sentar com um guarda-sol e pagar apenas o consumo.
A estrutura é muito boa e o destaque vai para o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, perfeito para garantir compras muito especiais. À noite dá pra curtir uma boa música ao vivo nos bares e restaurantes da orla.
Praia da Areia Preta
A Praia da Areia Preta não tem areia preta! Mas sim, o tom da areia é um pouco mais escuro e a praia é menos estruturada que as demais praias urbanas. Em compensação, os arredores estão lotados de prédios e hotéis luxuosos.
O maior problema é que frequentemente os esgotos de alguns bairros da cidade, especialmente do Bairro Mãe Luzia, são descartados a céu aberto. Eu não fui na minha visita a Natal, mas se você for, sugiro pesquisar se a praia está própria para banho.
No final das contas, fica uma boa praia para tirar fotos, especialmente no Letreiro da cidade de Natal.
Praia da Redinha
Finalmente vou contar sobre minha praia urbana preferida em Natal. A Praia da Redinha é a única ao norte da capital, mas ainda bem próxima à Praia do Forte. O cenário é um charme só!
É uma praia de pescadores, com poucos turistas, cercada por restaurantes rústicos e com um belo visual da ponte Newton Navarro. É uma praia com pouca estrutura, mas com alguns quiosques.
Algumas pessoas reclamam da falta de segurança, mas minha experiência foi bem tranquila.
Dica | Aproveite para visitar o Mercado da Redinha e experimentar a Ginga com tapioca! É um prato local que as pessoas costumam provar, justamente, na Praia da Redinha.
Outras praias urbanas que valem a pena a visita são a Praia de Miami, que fica bem pertinho de Areia Preta e Ponta Negra, ótima para banho por ter um mar tranquilo e a Praia de Barreira D’Água, na Via Costeira e perto do Parque das Dunas, ótima para quem gosta de caminhar.
Outras praias próximas a Natal
Se você tiver tempo, vale muito a pena explorar praias que não estão exatamente em Natal, mas ficam próximas, em municípios vizinhos:
- Praia de Genipabu | fica no Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, no município de Extremoz, a 23 km de Natal. Uma praia maravilhosa e pertinho da capital, vale a pena dar um mergulho e se arriscar no ski-bunda. Vou falar mais sobre ela ainda nesse post.
- Praia de Barra de Tabatinga | fica em Nísia Floresta, onde acontece o tradicional Roteiro das Águas. Praia calma, limpa e sem muitas pessoas. As piscinas naturais se formam na maré baixa. Passando por lá, almocei em um restaurante chamado Cozinha Capixaba e adorei a moqueca capixaba.
- Praia de Pitangui | mais agitada e, dessa vez, sem falésias. Fica mais ao norte do Rio Grande do Norte. O Quiosque da Estrela é super bem falado.
2. Forte dos Reis Magos
O Forte dos Reis Magos é o tipo de atração que vale a visita por sua importância histórica. Ele foi fundado em 25 de dezembro de 1599, o que já faz um gancho maravilhoso com o nome da construção e da cidade.
Fica às margens do Rio Potengi e cada cantinho do forte é interessante e praticamente clama por uma foto. Meus lugares preferidos enquadram o rio, é claro, e o lado de fora acaba sendo mais interessante que o interior.
Não são tantas explicações nas exposições fixas, mas há itens muito importantes expostos como o Marco dos Touros, o documento mais antigo do Brasil, que atestou o direito de posse da coroa portuguesa.
Soube que o Forte está oferecendo visitas guiadas, e eu acredito que isso vá fazer toda a diferença. Quando estive por lá, acabei explorando por conta própria mesmo.
3. Passeio de buggy
Passeios de buggy são divertidos sempre, mas Natal é um lugar especialmente favorável para esse passeio. Vou te contar um pouco sobre os dois principais roteiros:
- Passeio de buggy para o litoral norte | super tradicional, passa pela Praia de Genipabu e Dunas de Genipabu, pela Praia da Redinha, pelas Dunas, Lagoa e Praia de Pitangui, Dunas Douradas e Lagoa de Jacumã.
- Passeio de buggy para o litoral sul | já o passeio para o litoral sul varia entre os mais completos, que vão até Pipa, e os mais básicos. Os mais completos incluem:
- Base aérea
- Cajueiro de Natal
- Rio Pirangi e praias Pirangi do Norte e Sul
- Praia de Búzios
- Mirante de Tabatinga
- Pedra Oca na Praia de Camurupim
- Pipa: Praias do Madeiro, do Amor e Chapadão
- Lagoa de Arituba (a depender da maré)
Dica | Faça esses passeios com pessoas credenciadas e agências de turismo confiáveis e, sempre que possível, faça questão que a experiência inclua um seguro por pessoa – afinal, nunca se sabe.
Confira nosso post completo sobre os passeios de buggy em Natal – as dicas são valiosas!
4. Parque das Dunas
O Parque das Dunas é um dos pontos turísticos mais visitados de Natal, e eu diria que esta é uma daquelas atrações imperdíveis mesmo.
É diferente, interessante e único, porque é uma reserva de Mata Atlântica no coração de Natal. Muitas pessoas optam por visitar o parque de buggy, contratando um passeio, mas é possível explorar as trilhas a pé para chegar, depois, ao mirante na beira da Via Costeira – o coração chega a bater mais forte nessa hora.
São três opções de trilha (chamadas de trilhas interpretativas), todas guiadas, desde a mais tranquila até a mais longa:
- Perobinha, que dura em média 40 minutos ida e volta – um atalho da trilha Peroba, na verdade.
- Peroba, que dura em média 1h30 ida e volta, indicada para jovens e adultos.
- Ubaia Doce, indicada para as pessoas mais experientes e condicionadas, com duração de aproximadamente 2h30.
Saiba que a iniciativa é de turismo ecológico e pedagógico. Os guias não só ensinam o caminho e promovem segurança, como também educam os visitantes e, sinceramente, é maravilhoso estar lá e se sentir parte de um ecossistema tão vasto e completo.
Dica | As trilhas têm limite de pessoas em cada grupo, então vale a pena agendar com antecedência.
5. Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte tem o toque inconfundível de Oscar Niemeyer e fica bem no centro de Natal, na Rua Prefeito Omar O’grady.
Acho que o lugar merece mais atenção e mais visitas, porque é bem variado e completo: conta com espaços de preservação, trilhas pavimentadas, trilhas naturais (com destaque para a trilha Vanilla e para a trilha Bromélia), o mirante da torre em formato de olho e muito mais.
E pra completar, percebi que as pessoas que trabalham por lá foram extremamente simpáticas e muito solícitas na hora de dar informações.
Dica | o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é perfeito para correr ou andar de bicicleta – inclusive é possível alugar no parque, na parte do estacionamento. A pavimentação das trilhas é excelente.
6. Feirinhas de Artesanato
Natal também é famosa pela sua arte feita à mão, e não faltam espacinhos para encontrar aquela lembrança bem especial para levar para casa. O artesanato, praticamente, é um ponto turístico por si só.
Algumas das feirinhas mais interessantes são:
- Mercado de Ponta Negra | é o mais frequentado por turistas por estar na praia mais famosa da capital. É bem pequeno, com poucas lojas, mas com muitas opções de lanches. O destaque vai para a programação de forró e a parte de cima, que tem vista para o Morro do Careca!
- Shopping do Artesanato Vilarte Ponta Negra | ótima opção para ir com crianças por ser super aconchegante, mas não muito forte no sentido de arte regional, por isso recebe o nome de shopping mesmo.
Além desses, há o Mercado da Redinha, na Praia da Redinha, que é bem grande e diversificado também.
7. Centro histórico de Natal
A maior parte das capitais guarda elementos históricos valiosos da história e da cultura da sua população, e em Natal não poderia ser diferente.
As opções são variadas e interessantes, e, se você estiver com tempo, minha sugestão é passear um dia inteiro pelo centro histórico de Natal para aproveitar com calma.
Caso você tenha menos dias disponíveis, vale dizer que alguns passeios como o city tour em Natal incluem uma passada pelo centro histórico, mas você não terá tempo livre para explorar o local mais a fundo.
De qualquer forma, selecionei aqui alguns pontos turísticos para uma manhã ou uma tarde de passeio pelo centro histórico. Vou te contar um pouquinho sobre as atrações localizadas na Cidade Alta, como é conhecida essa área:
- Matriz de Nossa Senhora da Apresentação | ótimo ponto de partida pelo passeio pelo centro. É o lar da padroeira da cidade.
- Palácio Potengi | centro cultural que conta com um acervo de pinturas e móveis do século 19.
- Igreja de Santo Antônio | conhecida como Igreja do Galo, é uma das construções mais bonitas do centro histórico de Natal.
- Praças | a Praça Padre João Maria e Praça André de Albuquerque são interessantes para dar uma passada.
- Beco da Lama | conhecido por seus grafites, é um local mais descontraído, onde acontecem alguns festivais gastronômicos e culturais. Verifique o que está acontecendo durante sua estadia em Natal.
Uma pena que muitas partes da Cidade Alta estão precisando de uma reforma e de uma revitalização que respeite sua história e seu estilo arquitetônico. Há também, infelizmente, muitas pessoas em situação de rua no centro histórico.
8. Centro de Turismo de Natal
O Centro de Turismo de Natal tem vista para o mar e é pensado justamente para os viajantes. É o lugar certo para conhecer mais da gastronomia local, fazer compras e aproveitar a noite.
Esse prédio neoclássico hoje é um centro, mas já foi um orfanato e também uma penitenciária municipal, acredita?
É tombado como patrimônio histórico e cultural e dá para aprender bastante no museu, se deliciar no restaurante e aproveitar as lojas de artesanato. Prove os doces e as cachaças!
Dica | Às quintas-feiras o Forró com Turista acontece lá, e é um evento imperdível. Não deixe de ir.
9. Maior Cajueiro do Mundo
O Maior Cajueiro do Mundo fica pertinho de Natal, em Paranamirim, a cerca de 27 km da capital potiguar! Conhecido também como Cajueiro de Pirangi, essa atração impressionante ocupa mais de 8000 m² e produz mais de 2 toneladas de caju a cada safra.
O espaço é dividido por passarelas e aí dá pra ver o cajueiro “por dentro” ou “por baixo”. Só estando lá para sentir, mesmo.
É um passeio muito gostoso. No final ainda tem uma feirinha com, claro, coisinhas feitas de caju e de castanha de caju, além de artesanato e licores.
Dizem que em época de safra, quem encontrar caju pode pedir para o jardineiro, e pronto, será seu. Será? Anota aí, é época é de novembro a janeiro.
Dica | Se você vai fazer o passeio de buggy pelo litoral sul – que eu recomendo muito – saiba que já está incluso uma parada no cajueiro.
10. Genipabu
O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu fica no município de Extremoz, a pouco mais de 20km ao norte de Natal.
Ele faz parte do passeio de buggy pelo litoral norte, sendo perfeito para quem quer aventura, e é tão perto que é quase dentro da capital.
Esse complexo, na verdade, é uma área de proteção ambiental que inclui praias, lagoa e dunas. Falando em dunas… que tal ceder ao ski-bunda?
A Praia de Genipabu é lindíssima, emoldurada pelas dunas, com pouquíssimas ondas e perfeita para banho. O pôr do sol de lá é arrasador! Muitos ambulantes abordando e oferecendo passeios? Sim, mas nada fora do usual.
Fiquei na barraca Brisa do Mar, onde a cerveja é geladinha e os coquetéis são servidos em cocos ou no abacaxi. Recomendo muito, e o atendimento é bem legal.
Importante | Em Genipabu é bem comum o passeio em dromedário, mas nós não recomendamos nenhuma atividade turística que envolva qualquer tipo de exploração animal.
11. Roteiro das Águas em Nísia Floresta
Se você vai para Natal, já deve ter ouvido falar do Roteiro das Águas. É um passeio clássico em Nísia Floresta, um município que fica a apenas 50 km da capital do Rio Grande do Norte.
Todas as lagoas de Nísia Floresta estão no roteiro: Arituba, Alcaçuz, Boágua, Ferreira Grande, Carcará e Urubu.
Eu passei somente pela lagoa de Arituba, pois ela estava inclusa no roteiro de buggy pelo litoral sul. Mas gostei tanto que fiquei com vontade de conhecer melhor essa região.
Apesar de ainda não ter feito, sei que é possível contratar o passeio do Roteiro das Águas em diferentes agências. É um roteiro totalmente alternativo, e é pouco indicado fazer sem guias e com veículo próprio porque os bugueiros sabem muito sobre as trilhas e caminhos, que são bem pouco sinalizados.
Os passeios são feitos em carros 4×4, e o trajeto é interessante por si só. Os preços podem variar bastante, assim como o circuito, que pode ser mais limitado caso você tenha menos tempo.
12. Castelo Zé dos Montes
Quem disse que no Brasil não temos castelos? O Castelo Zé dos Montes fica a 100km de Natal, entre Sítio Novo e Tangará. Está sendo construído desde 1984 e as obras continuam até hoje!
É uma obra no estilo medieval que parece até deslocada da paisagem potiguar. Mas há uma história interessante por trás: o sargento aposentado José Antônio Barreto (o Zé dos Montes!) disse que recebeu instruções diretamente de Nossa Senhora para erguer o que hoje é o castelo.
Dentro da construção as passagens são estreitinhas. Algumas são baixas, dizem que há labirintos e morcegos, então, realmente, é a experiência completa digna de um filme de fantasia
Eu fiquei curiosa, e você? O interessante é conhecer o castelo e também fazer a Trilha na Pedra de São Pedro.
Mais dicas de viagem para Natal
Ainda tenho mais dicas para que sua viagem para Natal seja perfeita:
- Onde se hospedar
- O que fazer à noite
- Onde comer
- Melhor época para visitar
- Quantos dias ficar
- Mapa de Natal
Onde se hospedar em Natal
Apesar de ser uma capital muito estruturada, Natal tem três regiões bem delimitadas em que os hotéis e pousadas se concentram: a Praia de Ponta Negra, a Via Costeira ou as praias próximas ao centro da cidade – Praia dos Artistas, Praia da Areia Preta e a Praia do Meio.
Vou te dar algumas sugestões em cada área:
Ponta Negra | ótimo lugar para ficar pela primeira vez em Natal, perto da praia mais famosa da cidade, mas também do centro. Basta estar mais atento à noite. O Residence Vespucci tem ótimos apartamentos e custo-benefício. Também indico o Golden Tulip Natal Ponta Negra para uma opção mais luxuosa e o Safari Natal Beach Hotel, na beira da praia.
Via Costeira | é uma avenida beira-mar que se estende por 10 km. É um lugar recheado de resorts e hotéis muito estruturados. Indico o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA e o Hotel Marsol Beach Resort, completíssimos.
Praias Centrais | a Praia dos Artistas, Praia da Areia Preta e a Praia do Meio são as praias próximas ao centro e oferecem hotéis e acomodações mais em conta. Confira o Hotel Itália Beach e Brisa do Mar Beach Hotel.
O que fazer à noite em Natal
Natal fervilha à noite, então vale a pena guardar um pouco de energia para curtir um forró, tomar um drink ou assistir a um show ao vivo. Vou te dar algumas sugestões:
- Rastapé Casa de Forró | pra quem quer curtir um forró em um espaço bem nordestino. Fica em Ponta Negra, tem dois ambientes, um com mesinhas e cadeiras e outro com mais espaço ainda para dançar. Os shows variam do rastapé que nomeia a casa até o forró mais voltado pro pessoal jovem. É um point tanto pra turistas como pra locais. O único problema, no dia que fui, é que estava um pouco quente.
- Forró com Turista | como eu já te disse lá em cima, o Centro de Turismo de Natal oferece um forró pensado para os turistas todas as quintas-feiras! Vá curtir um forró pé de serra ou um baião nessa tradição potiguar mantida desde 1987. A experiência inclui apresentações de dança, feirinha de artesanato e shows de repente. E ainda dá pra comprar o ingresso antecipado e garantir a noite! Vá com um sapato confortável, porque até quem vai decidido a não dançar, dança.
- Espaço Ávalon Restaurante & Taverna Pub Medieval Bar | um pub no estilo castelo medieval? Tem em Natal, perto da Praia de Ponta Negra. Dá pra curtir um rock na terra do forró e ainda provar pratos como o. A comida pode demorar um pouquinho para chegar, mas a simpatia dos garçons e toda a caracterização deixam o clima maravilhoso. Prove o drink Poção Polisuco, que é lindíssimo e gostoso.
Onde comer em Natal
Para os bons de garfo, Natal não deixa nadinha a desejar. Eu tive ótimas experiências gastronômicas e vou te dar algumas sugestões de onde comer em Natal:
Severina Gastrobar | opção próxima à Praia dos Artistas, com destaque para o ambiente bonito, com aqueles letreiros super instagramáveis e pratos elaborados. Meu pedido foi o Seridó Chic, carne de sol na manteiga com aligot e roti de rapadura.
Tábua de Carne – Ponta Negra | local com música ao vivo com volume na medida certa e ambiente gostoso em Ponta Negra. Existe um Tábua de Carne na Via Costeira, e eu soube que é tão bom quanto.
Manary Gastronomia & Arte | restaurante de cozinha contemporânea. Um prato que eu achei fantástico foi o Fideuá Potiguar, que mistura a gastronomia espanhola e nordestina. É uma opção mais chique e um pouquinho mais cara.
Curió | outro restaurante em Ponta Negra, com ótimo custo benefício. Perfeito para quem quer comer rápido, porque os pratos saem rapidinho. Experimentei o costelinha Curió com barbecue de acerola e adorei.
Melhor época para visitar
Não é à toa que Natal é chamada de “Cidade Sol”. Os dias são lindos praticamente o ano inteiro, mas os meses mais chuvosos são de março a julho.
No verão a cidade fervilha, o que é sempre uma ótima pedida. De setembro a novembro o clima é ótimo e a cidade está mais vazia e com preços mais tranquilos.
Quantos dias ficar em Natal
Quem pensa em ficar apenas dois ou três dias inteiros em Natal precisa se organizar bem e selecionar as atrações essenciais. Eu sugiro separar de 4 dias a uma semana para aproveitar os arredores, como Nísia Floresta e Genipabu.
Mapa de Natal
Preparamos um mapa dos pontos turísticos de Natal para facilitar para você:
Uma viagem para Natal combina com:
Pipa | Natal e Pipa são uma dupla clássica. A distância entre as duas cidades é de apenas 80 km e, embora Pipa esteja no roteiro do passeio de buggy pelo litoral sul, recomendo que fique alguns dias por lá. A antiga vila de pescadores se tornou um dos destinos mais famosos do Brasil.
Eu me apaixonei pela Baía dos Golfinhos, pelo Chapadão que oferece a melhor vista da Praia do Amor. Por isso que tantas pessoas de países diferentes vão pra Pipa, mas acabam desistindo de ir embora.
São Miguel do Gostoso | destino ao norte do litoral do Rio Grande do Norte, a 115km de Natal, pertinho se você tiver tempo o suficiente. Na Praia de Tourinhos conheci as fantásticas dunas petrificadas, formações rochosas surpreendentes, e as praias da Xêpa e do Marco também me encantaram.
João Pessoa | João Pessoa é apelidada de “Portal do Sol”, e Natal é a “Cidade Sol”, então é claro que combinam muito. A capital da Paraíba fica a pouco menos de 2h30 de Natal, e é perfeita para um pequeno tour pelo Nordeste.
E aí, já sabe o que vai fazer em Natal?
A capital potiguar é um espetáculo, e não faltam atividades interessantes para o seu roteiro. Quando viajar, me conte tudo. Vou adorar saber sobre sua viagem para Natal!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Eu tive em natal a semana passada e fiquei muito revoltado com tanta exploração a o turista o vendedor de sanduíche mostra um tipo e guando vc paga ele lê entrega outro na praia de ponta negra os donos de barraca vende de um preço e cobra outro e pra explorar o turismo e não o turista
Muito triste esse seu relato José! Isso acontece em diversos locais turísticos no BR, infelizmente. Mas tendo a acreditar que esses trabalhadores são minoria/exceção e não uma regra.