Escrito por Adriana
18 de outubro de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Uma vila de pescadores que se transformou em um maravilhoso destino turístico: há muito o que fazer em Paracas, no Peru.

O lugar é perfeito para quem busca natureza e aventura em uma viagem pelo país. A principal atração aqui é o passeio pelas Ilhas Ballestas, na Reserva Nacional de Paracas, onde pinguins e leões marinhos nos dão as boas vindas.

Nós passamos 2 dias em Paracas, uma região desértica e costeira do Peru onde fica a lindíssima Reserva Nacional de Paracas.

Encontramos aqui um verdadeiro paraíso, que nos proporcionou um encontro inesquecível com diversos animais selvagens, além de paisagens deslumbrantes.

E ainda nos divertimos em esportes “radicais” pra diversão ser completa! Confere aqui nossas dicas com tudo o que fazer em Paracas e aproveite.

O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas - Mais um pôr do sol
As incríveis paisagens da Reserva Nacional de Paracas

Para viajar tranquilo, não se esqueça do seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela Am. do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Dá uma olhadinha na nossa página de seguros, onde você pode fazer uma pesquisa pelos melhores preços. E utilizando o código EMALGUMLUGAR5, é possível ganhar até 10% de desconto na cotação (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).  

O que fazer em Paracas no Peru: conhecendo a Reserva Nacional de Paracas

Tour para as Ilhas Ballestas

A primeira dica de o que fazer em Paracas é um tour pelas Ilhas Ballestas. Essa é a principal atração do lugar, Inclusive muita gente vem até aqui só para fazer esse passeio (cometendo o erro de não conhecer outras atrações lindas desse destino).

As Ilhas Ballestas fazem parte da Reserva Nacional de Paracas. O lugar é realmente imperdível, misturando um pouco de história com uma vida marinha muito abundante.

Nós escrevemos um post contando tudo sobre o tour para as Ilhas Ballestas.

Nesse passeio você vai poder ver a misteriosa figura do candelabro, um geóglifo incrível que é um dos símbolos do lugar. Existem várias teorias que tentam explicar a origem do candelabro, sendo a mais provável que ele tenha sido criado pela antiga civilização Paracas.

O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas - Ilhas Ballestas
O misterioso geóglifo do Candelabro

Porém o grande destaque das Ilhas Ballestas é a abundância de vida animal. Prepare-se para se encantar com pinguins e muitos leões marinhos, que passam o dia dormindo pelas ilhas.

Você também vai se impressionar com a quantidade de aves: são milhares delas, é recomendável ter cuidado com a cabeça para não ser “alvo” e voltar cagado.

O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas - Lobos Marinhos e Aves
Mais de 7 milhões de aves vivem nas ilhas além do simpático lobo marinho

Para saber mais, confira nosso post sobre o tour para as Ilhas Ballestas.

Outras atrações da Reserva Nacional de Paracas

A Reserva Nacional de Paracas vai muito além das Ilhas Ballestas: são no total 335 hectares abrangendo ilhas, praias, deserto e mais um monte de cenários lindos. Portanto, se você busca o que fazer em Paracas, inclua em seu roteiro um passeio pela Reserva.

A dica é visitar o lugar durante a tarde para garantir um belíssimo por do sol.

O ideal é ir com um guia, pois é preciso fazer uma caminhada e o lugar não é muito sinalizado. Nós fizemos o Golden Shadow Tour e recomendamos muito.

Ao entrar na Reserva Nacional de Paracas, fizemos uma breve parada em um mirante e em um lago para observar flamingos. Depois seguimos até a Playa Medieta, a praia de onde começamos a trilha.

É uma caminhada cênica, o visual daquelas formações rochosas se encontrando com o mar é de deixar qualquer queixo caído.

O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas - Flamingos
Os flamingos peruanos foram a inspiração para as cores da bandeira do país

O passeio inclui algumas subidas, mas é bem tranquilo. Alguns lugares que visitamos são Playa Gallinazo e Playa El Erizal, mas todas do alto das suas encostas.

Fechamos o dia nos despedindo do sol. Nesse momento, você vai se sentir muito feliz se tiver levado um casaco: depois que o sol se vai, o frio e o vento batem com força.

O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas - Praias
Uma das praias que passamos pelo alto das encostas
O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas - Por do Sol
Uma das paisagens mais incríveis que já vimos

O que fazer em Paracas: atividades além da Reserva Nacional de Paracas

Parapente

Se você quer um pouco de aventura em sua viagem, não vai faltar o que fazer em Paracas. Para começar, que tal um voo de parapente em plena Reserva Nacional? Além da adrenalina do voo, o cenário não poderia ser mais lindo: poder curtir o visual dessa praia do alto é realmente indescritível!

O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas
Primeiro vôo de parapente do Caio

Nós fomos de manhã cedo com a equipe da agência Paracas es Aventura (eles são ótimos e são os únicos a oferecerem parapente em Paracas). O voo dura uns 20-30 minutos e custa 350 soles – mas pode dizer que viu no blog Em Algum Lugar do Mundo que eles dão um bom desconto!

Passeio de buggy e sandboard

Mais uma opção para quem quer adrenalina: fazer um passeio de buggy pelas dunas de Paracas, que pode ser combinado com sandboard.

Aqui nós fomos pegos um pouco de surpresa: achávamos que seria um passeio “simples e contemplativo” pelas dunas, que realmente são bem bonitas. Até nosso coração quase sair pela boca na primeira curva.

Passamos quase 1 hora entre subidas e descidas na areia, que não deixam tanto a desejar para uma montanha russa.

Na metade do passeio, fazemos uma parada para fotos no alto de uma das dunas. Depois é hora de pegar uma prancha e comer areia brincar de sandboard. Diversão mais que garantida.

Buggy O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas
Depois da emoção momento de contemplar a imensidão do deserto
O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas - Sandboard
Posando pra foto parados já que ficou difícil no sandboard

Onde se hospedar em Paracas

A maioria das acomodações em Paracas ficam na região central. A região é bem pequena, então ficando por ali você tem acesso fácil ao calçadão e à praia. Opções mais luxuosas ficam um pouco afastadas, geralmente próximas à entrada da Reserva Nacional de Paracas.

Nossa melhor escolha de hotel em Paracas é o Hotel Riviera Inka Paracas, que fica bem próximo à praia e ao calçadão. A varanda é um convite para curtir o fim de tarde, e o café está incluso na diária.

O que Fazer em Paracas - Reserva Nacional de Paracas - Hotel Riviera Inka
Foto: Divulgação

Quem quer gastar dinheiro e se hospedar com estilo, a pedida é o DoubleTree by Hilton Resort Paracas, um hotel bem moderno e com uma decoração impecável. Ele fica mais afastado do centro, já próximo à entrada da Reserva Nacional de Paracas. O hotel também conta com spa e restaurante. Um luxo por R$700 a diária.

Agora se você quer economizar e curte um clima de hostel, o Kokopelli Hostel Paracas é o mais buscado por aqui. Uma piscina convidativa, jogos rolando o tempo todo e gente animada fazem desse hostel um sucesso.

Como ir de Lima a Paracas

Paracas fica a 4 horas de Lima. Várias empresas de ônibus fazem o trajeto Lima – Paracas, incluindo paradas rápidas pelo caminho. As cias mais buscadas são Cruz del SurPeru Bus, dá pra comprar online e o valor fica entre 45 e 60 soles.

As mesmas empresas fazem outros trajetos para destinos próximos, como Nasca e Ica. 

Uma viagem para Paracas combina com…

Tem mais tempo para explorar essa região do Peru? Então aproveite e coloque no seu roteiro:

Huacachina | aproveite para conhecer o deserto de Huacachina e curtir o único oásis da América do Sul. Além de super fotogênico, esse oásis é um dos melhores lugares se divertir com sandboard e com passeios de buggy.

Ica | que tal fazer um tour por vinícolas consagradas do Peru? Ou esticar mais um pouco e visitar um enorme cânion em pleno deserto?

Nazca | faça um sobrevoo pelas misteriosas linhas de Nasca e fique ainda mais intrigado com as histórias místicas do Peru.

Agora que você já conferiu o que fazer em Paracas, vai incluir esse destino no seu roteiro pelo Peru?

Viajando pelo Peru? Veja também o nosso post com 15 curiosidades do Peru e deixe sua viagem ainda melhor!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em Paracas, Peru: Reserva de Paracas e mais”

  1. Bom dia Adriana tudo bem? Estou indo para o Perú no dia 24/12 até 31/12 (volto às 9:30).
    Estou planejando ir para ICA e Paracas. Você recomenda ficar em ICA ou em Paracas?
    Se ficar em Paracas consigo voltar fácil a noite de ônibus para Paracas?
    Quantos dias você recomenda para estas duas cidades (pensamos ir dia 27 e voltar 28 à noite).

    Agradeço o seu retorno
    Abraços

    Responder
    • Olá Marcello, tudo bem? Achamos Paracas mais legal, em Ica fomos a Huacachina e a vinícola Tacama, o passeio do Canion de Los Perdidos recomendamos apenas se houver tempo livre. É possível fazer um dia em cada uma, é corrido mas dá! Em Paracas você pode fazer o tour das ilhas ballestas e a tarde ir ao parque nacional no tour Golden Shadow, no dia seguinte pode ir a Huacachina. Não entendi a sua pergunta: “Se ficar em Paracas consigo voltar fácil a noite de ônibus para Paracas?”

      Responder