O que fazer em Nazca: linhas de Nazca no Peru e mais atrações | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM NAZCA NO PERU: LINHAS DE NAZCA E OUTRAS ATRAÇÕES

Um sobrevoo pelas misteriosos geoglifos e mais atrações dessa região do Peru

  • Adriana
  • -
  • 10 de junho de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Sua viagem para o Peru pode ficar ainda mais interessante se você incluir uma visita às linhas de Nazca. Os geoglifos seguem sendo um mistério – e fazer um sobrevoo para observá-los será a principal atração do seu roteiro nessa região sul do Peru. Mas há muito mais o que fazer em Nazca além de se intrigar com as linhas de Nazca.

Nesse post contamos como foi nosso encontro com as linhas de Nazca, e também damos dicas e informações para quem quer saber o que fazer em Nazca durante uma visita à cidade. Há várias atrações interessantes por aqui envolvendo antigas civilizações: então aproveite para sobrevoar as linhas de Nazca e, de quebra, mergulhar na história de povos antigos da região. Confira:

Para começar: o que são as Linhas de Nazca

As Linhas de Nazca são um dos maiores mistérios da antiga civilização Nazca, ou até mesmo de toda a humanidade.

Trata-se de várias linhas espalhadas e de alguma forma conectadas. Porém, o mais curioso nas Linhas de Nazca são as formas geometricamente perfeitas de plantas e animais. Tudo isso está espalhado em 450km2 em pleno deserto.

Linhas de Nazca Peru
The Hummingbird ou beija-flor

Entre as figuras reconhecidas, estão: árvore, condor, cachorro, macaco, aranha, flamingos, lagarto.

Linhas de Nazca: teorias

Existem algumas teorias que tentam explicar as Linhas de Nazca. Uma delas diz se tratar de um calendário astronômico. Outra explicação é que as linhas serviam como uma forma de sinalização de um sistema de água. Há ainda a teoria de que as Linhas de Nazca eram usadas para rituais religiosos. Qual a conclusão? Nenhuma. E é isso que torna o lugar ainda mais interessante!

Linhas de Nazca Peru
O astronauta é a figura mais inusitada na nossa opinião, pois não segue os padrões de linhas retas das outras formas

Como ver as Linhas de Nazca

Para poder observar as Linhas de Nazca, o mais indicado é fazer um sobrevoo, que costuma durar 35 minutos. Há algumas empresas e agências oferecendo o passeio, com preços variados. Nós escolhemos a AeroNasca e ficamos bem satisfeitos. Fechei direto no guichê deles no aeroporto e fui em um avião com capacidade para 6 pessoas. O valor é de 99 soles.

Linhas de Nazca Peru
Mapa de vôo sobre as Linhas de Nazca com a Aeronasca
Linhas de Nazca Peru
Avião da Aeronasca, empresa que nos levou para avistar as Linhas de Nazca
Linhas de Nazca Peru
O Condor

Outra forma de ver as Linhas de Nazca é subindo na Torre de Observação, que fica a uns 20km do centro de Nazca, na Panamericana Sur, a estrada principal de acesso à cidade de Nazca. A torre tem 12 metros de altura, o que infelizmente não é suficiente para ver muita coisa.

Do topo da torre conseguimos ver perfeitamente a figura das mãos e a árvore, além do lagarto, que fica um pouco mais distante e é mais difícil de identificar. Para subir na torre paga-se 3 soles. E se puder assista de lá o pôr do sol que é incrível!

Linhas de Nazca Peru
A torre vista de cima
Linhas de Nazca Peru
O pôr do sol e as linhas da árvore

O que fazer em Nazca (além de observar as Linhas de Nazca)

Museu Maria Reiche

Não dá para falar das Linhas de Nazca sem citar Maria Reiche, a maior pesquisadora desse grande mistério. A alemã chegou no Peru por volta dos 30 anos de idade, e não demorou muito para começar a investigar as linhas. Ela dedicou sua vida aos estudos das Linhas de Nazca até vir a falecer e 1998, aos 95 anos.

Linhas de Nazca Peru
Casa em que viveu a pesquisadora se mantém exatamente como era e virou umas das salas do museu

Durante todo esse tempo, Maria Reiche recebeu diversos títulos de reconhecimento por sua pesquisa e viveu uma vida muito simples, em uma casinha que foi transformada no museu que leva o seu nome. O local está aberto a visitação, e lá podemos ver mapas entre muitas anotações e cálculos, além de fotografias das Linhas de Nazca e da própria Maria Reiche durante seus estudos (mesmo depois de velhinha).

O Museu Maria Reiche fica distante do centro de Nazca, mas vale a visita – que pode ser combinada com o voo/ observação das Linhas de Nazca). O local está aberto das 8h às 18h e a entrada custa 5 soles.

Aqueduto Cantalloc

Essa é mais uma obra impressionante do povo Nazca: o aqueduto Cantalloc é uma verdadeira obra de engenharia. São 17 aquedutos no total, construídos em um formato espiral que satisfazem nossos olhos com suas curvas e beleza. Os enormes reservatórios de água eram feitos de lajes de pedra e de troncos de alfarroba, e serviam para irrigar plantações na época.

Linhas de Nazca Peru
Um dos poços do aqueduto

Depois das linhas de Nazca, eu diria que o Aqueduto Cantalloc é outro lugar que não pode faltar na sua lista com o que fazer em Nazca. O aqueduto Cantalloc fica a uns 5km do centro de Nazca. O lugar está aberto das 8h às 18h e a entrada custa 10 soles.

Cerro Blanco

Aproveite sua passagem por Nazca para conhecer a maior montanha de areia do mundo: o Cerro Blanco chega a medir 2078 metros de altura. O lugar é um convite para se divertir no sandboard e ainda curtir uma ótima vista do vale de Nazca.

Linhas de Nazca Peru
Foto: lokoperucho / CC BY-SA 2.0

Paredones

Se sobrar um tempinho, aproveite para conhecer esse lugar conhecido como Paredones. Aqui funcionava um centro administrativo durante a civilização inca. Sua construção é toda feita de pedras e adobe (tijolos da época). Aberto das 8h às 18h. Entrada custa xx

Chauchilla Necropolis

Nazca é um daqueles lugares que tem um cemitério como atração turística. Mas o Chauchilla é realmente um cemitério muito interessante: aqui podemos ver um total de 13 tumbas pré-incas, todas elas com múmias em sua posição e localização originais. Junto com as múmias também são expostos tecidos e cerâmicas que foram encontrados ali.

Linhas de Nazca Peru
Uma das tumbas que conseguiu sobreviver aos saques

Além das múmias em suas tumbas, é possível avistar ossos espalhados por todos os lados do cemitério. Não sei se isso é um fato curioso, assustador ou triste – nesse último caso devido à impressão do lugar ser mal explorado e ter sofrido muitos saques (sim, tem gente que rouba ossos, fazer o que). De qualquer forma, vale o passeio

Linhas de Nazca Peru
Alguns dos ossos espalhados pelo terreno. Como esses existem milhares de outros

Apesar do cemitério em si ser bem interessante, não há nenhuma informação exposta. Por isso, visite o pequeno museu que fica logo na entrada (ele é bem simples e quase nos passou despercebido). Visita das 6h às 18h. Entrada 8 soles.

Cahuachi

Cahuachi é o maior centro cerimonial feito de tijolos de barro do mundo. A obra consiste em 2 pirâmides de adobe truncadas. O que dá para reconhecer no lugar são um pátio, um terraço com câmaras cobertas e um cômodo bem espaçoso no topo. O lugar até hoje é estudado por arqueólogos.

Cahuachi também fica um pouco afastado do centro de Nazca, e aqui vai um conselho: não tente chegar lá por conta própria. Há sinalização na estrada principal indicando a entrada a 18km por um caminho não asfaltado. Depois de rodarmos muito, acabamos chegando a uma entrada de propriedade privada. Resultado: tivemos que dar meia volta e desistir de conhecer Cahuachi por falta de tempo. Portanto, feche seu passeio com um guia.

Linhas de Nazca Peru
Foto: Antoine 49 / CC BY-NC-ND 2.0

Onde ficar em Nazca

A maioria das acomodações em Nazca ficam no centro da cidade que, embora não tenha grandes atrações, é onde você vai encontrar restaurantes e comércio. Nós temos duas recomendações de hotel em Nazca:

Casa Hacienda Nazca Oasis | Pertinho do centro, mas com uma estrutura maravilhosa de fazenda. O lugar é uma graça, com uma decoração em estilo colonial e ares de antiguidade, embora o hotel seja bem moderno. Uma piscina cercada de muito verde, ideal para se refrescar nas tardes quentes de Nazca. O quarto que ficamos era muito espaçoso e confortável, com uma super ducha no chuveiro. Fomos muito bem recebidos e o atendimento foi excelente. Diárias a partir de R$269.

Linhas de Nazca Peru
Uma piscina dessa no deserto era tudo que a gente queria

Wasipunko Ecolodge | Ideal para quem quer sossego de verdade. Uma talentosa artista resolveu há algum tempo fazer da sua casa um hotel muito aconchegante. As construções são de adobe e a decoração é única, simples porém cheia de estilo. Aproveite para apreciar as pinturas da proprietária Olivia e, se possível, experimente no restaurante o Patchamanka: uma refeição típica, cheia de história e sabor. Diárias por R$257.

Linhas de Nazca Peru
Um lugar escondido no meio do deserto para descansar após os passeios

Uma viagem para Nazca combina com:

Arequipa | A cidade de Arequipa é o ponto de partida para conhecer o Vale do Colca, portanto, não perca a oportunidade de conhecer uma das cidades mais lindas do Peru. Encante-se com o centro histórico riquíssimo de Arequipa e com suas obras muito bem conservadas, entre elas os mosteiros, a catedral e a imperdível Plaza de Armas.

Vale do Colca | Um dos grandes motivos de se visitar Arequipa é por ela ser ponto de partida para o Vale do Colca. Não perca a chance de se encantar com a beleza de seu cânion e com o voo do condor, que pode ser apreciado de um lindo mirante.

Huacachina | Que tal aproveitar sua trip pelo Peru para conhecer o deserto de Huacachina e curtir o único oásis da América do Sul? Além de super fotogênico, esse oásis é um dos melhores lugares se divertir com sandboard e com passeios de buggy.

Ica | Além de ser ponto de partida para visitar Huacachina, em Ica você pode fazer um tour por vinícolas consagradas do Peru. Ou também pode esticar mais um pouco e visitar um enorme cânion em pleno deserto.

Paracas | Essa região desértica e costeira abriga a lindíssima Reserva Nacional de Paracas, com diversos animais selvagens e paisagens deslumbrantes. Tenha um encontro marcado com pinguins e leões marinhos!

Não esqueça o seguro viagem!

Sempre bom lembrar que seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses. Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.

Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Pra melhorar, é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto!

E agora, já tem um encontro marcado com as Linhas de Nazca no Peru?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Peru: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

O Parque Nacional Corcovado é um dos lugares menos explorados da Costa Rica – e até agora um de nossos destinos preferidos no país!A natureza aqui ainda é selvagem e é possível avistar araras, tucanos, macacos, bichos preguiça, quatis, antas… a lista é extensa!
E como se não bastasse a diversidade animal, tem essa praia de areia escura bem intocada. A constante névoa na praia dá um ar de paraíso perdido nesse lugar.Essa viagem pra Costa Rica tá tendo um cenário mais lindo que o outro! Estamos amando!!! #emalgumlugardomundo #costarica #corcovadonationalpark #visitcostarica

Ainda encantados com o lado do Caribe da Costa Rica!
Sem dúvidas, Punta Uva foi uma das praias mais bonitas das bandas de lá – pelo menos foi a nossa preferida!Agora estamos no lado do Pacífico. Estamos mostrando tudo no stories e já já vamos postar as fotos daqui!

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!