O que fazer em Ica no Peru: oásis de Huacachina e outras atrações | Em Algum Lugar do Mundo

O QUE FAZER EM ICA NO PERU: ATRAÇÕES E DICAS DE VIAGEM

  • Adriana
  • -
  • 21 de março de 2019
  • 2 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Para quem quer conhecer o Peru além do básico, um destino que vale a pena incluir no roteiro é a cidade de Ica, que fica no distrito com o mesmo nome. Muitos chegam aqui por um motivo: o lindíssimo Oásis de Huacachina. Mas essa região desértica do país guarda outras atrações muito interessantes entre suas dunas de areia. Confira aqui tudo o que fazer em Ica e aproveite nossas dicas de viagem!

A grande atração da região de Ica: o oásis de Huacachina

Você pode até chegar sem saber direito o que fazer em Ica, mas já sabe que tem uma atração que você não pode perder de jeito nenhum, certo? Pois é, o Oásis de Huacachina ficou famoso e tem trazido cada vez mais gente para essa região do Peru, que vem conhecer de perto esse lugar único – e lindo!

O que fazer em Ica - Oásis Huacachina
Um Oásis no meio do deserto peruano

Sua fama não é à toa: uma lagoa fotogênica bem no meio do deserto, cercado por dunas e palmeiras. Parece mesmo um cenário de filme.

Algumas das atividades que você pode fazer por lá você é curtir um passeio de tubular, um carro tipo buggy que cruza as dunas de forma meio radical e faz algumas paradas pra fotos. Procure uma agência com boas referências pois já ocorreram acidentes com vítimas. Também dá para se divertir deslizando na areia com um sandboard.

O que fazer em Ica - Vinícula
Os tubulares ou buggys são bastante procurados por aqui
O que fazer em Ica - Vinícula
Sandboard nas dunas de Huacachina, muita disposição para subir as dunas para uma nova descida!

Ou pode simplesmente fazer a melhor parte: subir até o topo da duna para apreciar a vista incrível de Huacachina. Se puder, tente ir à tarde e fique para curtir o pôr do sol do outro lado da duna.

O que fazer em Ica - Pôr do Sol
Um pôr do sol e uma paisagem que não sairão da memória tão cedo

O que fazer em Ica além de Huacachina

Vinícolas

A região de Ica possui várias vinícolas, responsáveis tanto pela produção de vinhos premiados internacionalmente, como de Pisco, a bebida mais tradicional do Peru.

Portanto, ao planejar o que fazer em Ica, não deixe de incluir no seu roteiro uma visita a uma vinícola.

Como não somos bom entendedores de vinho, escolhemos ir na mais recomendada: Tacama, a vinícola mais antiga da América do Sul. E gente, que programa mais imperdível!

Assim como outras vinícolas da região, a Tacama é da época pré colonial. Toda sua arquitetura foi preservada desde esse período, onde no local funcionava um monastério. Ou seja, apreciar toda aquela construção cercada por longas plantações de uva já vale a visita.

O que fazer em Ica - Vinícula
As parreiras ainda como brotos aguardando o plantio

Mas tem muito mais. Um guia nos acompanha no tour pela vinícola, contando toda a história do local e a evolução da produção e do armazenamento do vinho ao longo dos anos. Podemos inclusive ver o processo de engarrafamento acontecendo ali durante nossa visita.

E claro que a melhor parte fica para o final. Se a ideia de degustação te agrada, imagina poder provar 5 tipos diferentes (incluindo pisco e vinhos premiados) com a explicação de um sommelier? Nós recebemos uma verdadeira aula na Tacama, daquelas que valem a pena até para quem não gosta de vinho!

O que fazer em Ica - Aula de Vinho
E nessa sala recebemos a nossa aula sobre os Vinhos e o Pisco da Tacama

O que fazer em Ica - Aula de Vinho
Você sabia que uma degustação de vinho também se chama cata?

Cânion de Los Perdidos

Decidimos fazer uma visita ao Cânion de Los Perdidos aos 45’ do segundo tempo, pois inicialmente essa atração não estava na nossa lista com o que fazer em Ica. Depois de vermos umas fotos do lugar, ficamos empolgados em conhecer – e não nos arrependemos.

O acesso ao cânion é difícil. A distância de Ica até lá são de 3 horas, divididos entre asfalto e estrada pelo deserto. Na verdade, não há estrada nem sinalização: dirigimos por quase 2 horas no meio de absolutamente nada! Por esse motivo, é praticamente impossível fazer esse passeio por conta própria.

Além da distância e da não sinalização, já tiveram relatos de assaltos no meio do deserto, no caminho até o cânion. Por isso, mesmo viajando em nosso carro, fechamos um tour com a agência Dolphin Travel ­– e isso é o mais recomendado a se fazer.

Falando agora do cânion: ele é espetacular! Nosso tour incluiu duas paradas para fotos em dois mirantes diferentes, e depois seguimos por uma caminhada por dentro do cânion. Foi muito lindo conhecer o cânion por dentro, observando suas formas e sua vegetação. Ainda pudemos ver um lago que, embora bem grande, já estava reduzido devido à época de seca.

O que fazer em Ica - Canyon de Los Perdidos
Mirante do Canyon de Los Perdidos

Acredita-se que a região do cânion já tenha sido oceano, e alguns fósseis de baleia, tubarão e moluscos encontrados por ali confirmam a teoria. É muito doido ver conchas no meio do deserto! A fauna e flora do lugar é bem peculiar: por aqui é possível ver urubus, lagartos e aranhas, assim como palmeiras e outras plantas que podem aparecer no cenário árido.

O que Fazer em Ica - Fundo do Canyon de Los Perdidos
No tour há uma caminhada pelo interior do Canyon

Outras atrações em Ica

Aproveite um tempinho livre para conhecer o centro de Ica. Na praça principal da cidade há dois pontos de interesse: o Museu Cientifico Javier Cabrera, que guarda uma grande coleção de pedras talhadas da cultura Ica (não é inca, hein? É do antigo povo de ICA mesmo!); e a Mansion Marqués de Torre Hermosa, uma construção da época colonial onde Bolívar já se hospedou.

Ainda no centro ficam a Iglesia de San Francisco de Asís, uma bela obra do século XVIII; e o Museo Regional Bermúdez Jenkins, com um acervo das antigas culturas Nasca, Paracas, Huari, Ica e Inca.

Onde ficar em Ica

Normalmente a indicação de hospedagem pelas cidades do Peru costuma ser próximo ao centro histórico. Mas em Ica isso não se aplica: achamos o centro muito caótico, barulhento, engarrafado. E não há nenhuma grande atração no centro que justifique sua estadia por lá. Dessa forma, o melhor mesmo é se afastar um pouco do tumulto.

Nós ficamos no Villa Jazmin, um hotel delicioso localizado em um bairro tranquilo, cheio de casas charmosas. A fachada azul do hotel já é bem simpática, mas foi quando entramos no Villa Jazmin que ficamos encantados de vez.

A decoração do hotel é toda linda e o quarto é puro conforto. Encontramos limpeza impecável e atendimento de primeira desde o momento que chegamos.

O que Fazer em Ica - Hotel Villa Jazmin
Porta da nossa varanda
O que Fazer em Ica - Hotel Villa Jazmin
Não é a segunda-feira de trabalho que é ruim, é você que está no lugar errado, rs!

Ainda tinham duas piscinas (uma aquecida) nos convidando para ficar por ali o dia todo e esquecer da vida em Ica. E o café da manhã com waffles e suco de morango era pra me colocar na dúvida se a gente não estava mesmo no paraíso. A diária no Villa Jazmin custa a partir de R$197.

Como ir de Lima a Ica

Como não há aeroportos perto, ônibus será sua melhor opção. As companhias Cruz del Sur, Oltursa e Peru Bus fazem o trajeto Lima – Ica em aproximadamente 4h30 de duração. Se sua viagem inclui outros destinos como Nazca ou Paracas, as mesmas cias de ônibus também atendem esses destinos.

Não se esqueça do seguro viagem

Para viajar tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça também de fazer seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.

Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e ajuda a escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. GANHE 5% de desconto utilizando o nosso código promocional EMALGUMLUGAR5. Viaje na paz!

Uma viagem para Ica combina com:

Nazca | faça um sobrevoo pelas misteriosas linhas de Nasca e fique ainda mais intrigado com as histórias místicas do Peru.

Paracas | essa região desértica e costeira abriga a lindíssima Reserva Nacional de Paracas, com diversos animais selvagens e paisagens deslumbrantes. Tenha um encontro marcado com pinguins e leões marinhos!

Arequipa | A cidade de Arequipa é o ponto de partida para conhecer o Vale do Colca, portanto, não perca a oportunidade de conhecer uma das cidades mais lindas do Peru. Encante-se com o centro histórico riquíssimo de Arequipa e com suas obras muito bem conservadas, entre elas os mosteiros, a catedral e a imperdível Plaza de Armas.

Vale do Colca | Um dos grandes motivos de se visitar Arequipa é por ela ser ponto de partida para o Vale do Colca. Não perca a chance de se encantar com a beleza de seu cânion e com o voo do condor, que pode ser apreciado de um lindo mirante.

E você, tem mais alguma sugestão sobre o que fazer em Ica? Conta pra gente!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Peru: explore

2 comentários em “O QUE FAZER EM ICA NO PERU: ATRAÇÕES E DICAS DE VIAGEM”

  1. Nilcea Fernandes disse:

    A inusitsda Huacachina já vale toda a viagem. Adorei!

    1. Caio Farias disse:

      O oásis é realmente incrível!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Porque um dia de semana qualquer em Arraial do Cabo com o pessoal da @lagostrilhas sempre rende foto boa!#emalgumlugardomundo #arraialdocabo #destinosimperdiveis #topdestinos #turismobrasil

Essa foto tá pra sair do forno tem tempo, mas a correria do dia a dia tem nós mantido meio distantes daqui.
Daí hoje fizemos uma pausa pra refletir sobre a rotina que “rouba” nosso tempo.
É muito bom estarmos tão envolvidos com o blog e com os projetos que tocamos. E sim, viver do nosso blog de viagem dá muito mais trabalho do que muitos imaginam! Mas é muito bom e só temos a agradecer.Afinal, graças a ele conhecemos tantos lugares maravilhosos. Alguns do outro lado do mundo, outros pertinho do nosso – até então – lar oficial.Um dos últimos destinos que conhecemos foi a Cachoeira do Saco Bravo, em Paraty. Pra chegar nela, encaramos uma trilha de 9km saindo de Ponta Negra, uma vila Caiçara próxima a Trindade e Praia do Sono. Bem cansativa, mas não poderia ter melhor recompensa do que esse visual: uma piscina natural, formada por uma cachoeira na beira do mar!
Por mais viagens assim. E por mais momentos de reflexão e felicidade por nossas escolhas de destinos e de vida!
.
.
.
.
.
#emalgumlugardomundo #paraty #costaverde #destinosimperdiveis #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #embarquenaviagem #errejota #turismobrasil #proximaviagem #achadosdasemana #gostariadeiroficial

😃 Uma praia dessas é mais felicidade que um parque de diversões sem fila!!! É não é que é essa a sensação mesmo? Parando aqui pra pensar e agradecer pelo quanto a gente é sortudo na vida por ter momentos maravilhosos em lugares paradisíacos assim – e vazios na baixa temporada 🙏❤️ A belezura de Trindade nos diazinhos de sossego que passamos na @pousada_cabeca_do_indio e fomos diversas vezes à Praia do Cachadaço. 🏝
Conta pra gente: qual seu destino preferido pra curtir um momento relax?#emalgumlugardomundo #trindade #paraty #mtur #destinosbrasileiros #missaovt #revistaqualviagem #embarquenaviagem #praiasbrasileiras #achadosdasemana #errejota #proximaviagem #viajarfazbem

Ainda sobre Trindade: essa é a piscina natural do Cachadaço (ou Caixa D’Aço). Pude muitas vezes contemplar esse lugar lá de baixo, mas a vista de cima dela é incrível!
O legal daqui é que, mesmo com o mar  bem agitado, as pedras dão a proteção ideal para um mergulho bem tranquilo!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #destinosbrasileiros #mtur #qualviagem #destinosimperdiveis

Tem horas que tudo que a gente quer é brincar. Como é bom voltar a ser criança, mesmo que seja por alguns poucos minutos!#emalgumlugardomundo #paraty #trindade #embarquenaviagem #destinosbrasileiros #mtur #viagemeturismo

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!