Escrito por Adriana
20 de abril de 2021

Preparado para conferir tudo o que fazer em Praia Grande SC? Por aqui, você vai ter o privilégio de conhecer os principais e maiores cânions do Brasil, com um visual inesquecível. E além disso, você ainda pode conhecer cachoeiras, rios e se aventurar com atividades como rapel, canionismo e sobrevoar a região de balão. 

Trilha do Rio do Boi passando pelo rio
Trilha do Rio do Boi, a mais procurada de Praia Grande SC. Foto: Portal dos Canyons / CC BY-SA 4.0

Apesar do nome, o município de Praia Grande em Santa Catarina não tem nada a ver com praias, mas é lar de belíssimas paisagens naturais e muita natureza. Se você está planejando uma viagem para esse lugar incrível, nesse post você encontra todas as dicas. Vem aproveitar e boa viagem! 

Neste post, você vai ver: 

O que fazer em Praia Grande SC: guia de viagem 

Por que conhecer Praia Grande SC 

Graças a sua localização privilegiada aos pés do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral, Praia Grande é um lugar perfeito para os amantes da natureza e para quem busca o combo aventura + lazer.  

Com uma tranquilidade típica de cidade do interior e bem pequeninha, muitas pessoas se enganam ao pensar que não há muito o que fazer em Praia Grande SC.  

Pois saiba que, por aqui, você vai se hipnotizar com as belezas naturais proporcionadas pelos cânions, além dos lugares secretos em meio à natureza exuberante – não à toa que Praia Grande SC tem o título de “Cidade dos Canyons”.

Viajando por Santa Catarina? Você também pode gostar de:

Onde fica Praia Grande SC 

Praia Grande fica exatamente na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, entre o litoral e a serra, ficando às margens do Rio Mampituba. Por conta disso, a maioria dos cânions ligam um estado ao outro – a parte baixa dos cânions é toda catarinense. 

O município de Praia Grande SC fica a 38 km de Torres e de Cambará do Sul – cidades do Rio Grande do Sul – que ficam na parte superior dos cânions.  

Já a capital Florianópolis fica a 284 km e a capital gaúcha Porto Alegre fica a 220 km. 

Como chegar em Praia Grande SC  

A BR-101 é a principal via de acesso até Praia Grande SC. Pra quem vem do litoral, é possível pegar a rodovia tanto pelo sul, quanto pelo norte. 

Veja algumas opções de como chegar em Praia Grande SC: 

Avião 

Para quem estiver vindo de São Paulo, o Aeroporto Diomício Freitas, no município de Forquilhinha, fica a 98 km de Praia Grande, e recebe voos da Cia Azul.  

Já o Aeroporto Regional de Caxias do Sul/RS recebe voos de São Paulo, Porto Alegre e Curitiba também operados pela Cia Azul, ficando a 160 km de Praia Grande.  

Par quem estiver vindo de outros estados do Brasil ou até mesmo de voos internacionais, o Aeroporto Internacional de Florianópolis (284 km de distância) e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (220 km de distância) são os mais próximos de Praia Grande SC. 

Ao desembarcar em um desses aeroportos, será preciso seguir viagem de carro ou ônibus. 

Carro 

Quem vem de Florianópolis, basta pegar a BR-101 e, ao chegar no trevo de São João do Sul, seguir a SC-450 até Praia Grande. São aproximadamente 282 km. 

Agora pela capital Porto Alegre, o trajeto começa pela BR-290 até Osório, e de lá deve seguir pela BR-101 em direção a Torres. Mas antes de chegar, você precisa acessar a RS-494 até Praia Grande. Todo o percurso tem aproximadamente 203 km. 

Para quem estiver vindo da cidade vizinha de Cambará do Sul, são apenas 38 km de distância, e o percurso é feito por uma estrada de terra pela Serra do Faxinal, ligando os Campos de Cima da Serra à parte litorânea. 

Pelo munícipio de Forquilhinha, a maior parte da viagem é feita pela BR-101. Depois, será necessário pegar a 3ª saída da CRI-180 até a 2ª saída da SC-108, seguindo até Praia Grande SC. 

Ônibus 

Não há linhas de ônibus que saem das capitais Florianópolis e Porto Alegre até Praia Grande. Sendo assim, e melhor opção pra quem prefere viajar de ônibus é ir até Cambará do Sul e, de lá, seguir para Praia Grande.  

Como circular em Praia Grande SC 

Praia Grande SC é bem pequena. Por isso, circular na cidade a pé é bem tranquilo, principalmente se você ficar hospedado no centro. 

No entanto, os cânions – que são as principais atrações da cidade – ficam bem afastados de Praia Grande SC, alguns com até 60 km de distância. Nesse caso, estar de carro é fundamental para se locomover, já que dificilmente sua viagem vai se concentrar apenas na cidade. 

Precisando de um carro? Nós indicamos a Rentcars, um site comparador de preços entre as melhores locadoras do país. Você ainda pode escolher entre vários modelos e ver qual combina melhor com a sua viagem! 

Onde ficar em Praia Grande SC: melhores hotéis e pousadas 

Praia Grande é uma cidade bem pequenininha, e o número de hotéis e pousadas não são tão extensos.  

Ainda assim, é possível encontrar opções que atendem a todos os estilos de viajantes, seja para quem deseja economizar, ou pra quem deseja um lugar mais elegante que vai te proporcionar um contato incrível com a natureza. 

Veja a seleção que fizemos dos melhores hotéis e pousadas em Praia Grande SC: 

Chalés Alvorada – $$ | com chalés confortáveis e uma decoração rústica muito bonita – alguns oferecem vista para os cânions. Essa hospedagem é uma ótima pedida para quem quer economizar, mas não abre mão do bem-estar. 

Pousada Vó Liane – $$ | com um café da manhã bem farto, essa pousada em Praia Grande vai te garantir um encontro especial com a natureza, com vista para as montanhas e do Lago Malacara. Todas as acomodações são bem equipadas e possuem área de estar e utensílios de cozinha.  

Pousada Vó Celina – $$ | um ótimo custo-benefício e um café da manhã delicioso. Essa pousada oferece quartos bem espaçosos e equipados, além de uma decoração bem lindinha. A limpeza é impecável e os funcionários muito atenciosos. 

Pousada Aracema – $$ | localizada a 3 km do Cânion Itaimbezinho, essa pousada é cercada pela natureza, e você ainda pode fazer trilhas a pé ou passeios de bicicleta pela região. Os quartos são mais simples, mas muito bem organizados e aconchegantes.  

Pousada Itaimbe – $$ | é considerada uma das melhores pousadas de Praia Grande SC, e oferece uma cachoeira particular. Assim como a maioria das pousadas da cidade, a decoração também é rústica e os quartos bem aconchegantes – alguns contam com banheira de hidromassagem. 

Pousada Refúgio das Montanhas – $$$ | os quartos dessa pousada ficam em chalés muito bem organizados e decorados, super aconchegantes. O café da manhã é uma delícia, cheio de variedades. A localização é outro diferencial, e a piscina fica em um deck de madeira rodeado por um lindo jardim.  

Refúgio Ecológico Pedra Afiada – $$$ | localizado na região do Cânion Malacara, essa propriedade é um verdadeiro refúgio em meio à natureza. Os quartos são muito espaçosos e elegantes – alguns oferecem banheira de hidromassagem. Você ainda pode se divertir no salão de jogos e relaxar no spa.  

O que fazer em Praia Grande: 8 atrações imperdíveis 

Praia Grande SC é um destino de aventura, e o que não faltam por aqui são esportes radicais e muito ecoturismo. 


Os cânions são o cartão postal da cidade, e proporcionam paisagens de tirar o fôlego. E além dos grandes paredões rochosos que se misturam com o azul do céu, você também vai encontrar paraísos escondidos pelos cânions, como cachoeiras, piscinas naturais e diversas trilhas em meio à natureza.  

E se quiser uma vista panorâmica da região, o passeio de balão também é um dos principais atrativos de Praia Grande SC. 

Ficou curioso(a) e quer descobrir tudo o que fazer em Praia Grande SC? Então vem com a gente e confira: 

  1. Cânions em Praia Grande SC e arredores 
  2. Trilhas em Praia Grande SC  
  3. Cachoeiras em Praia Grande SC 
  4. Canionismo e Rapel 
  5. Parque Municipal Poço do Bira 
  6. Serra do Faxinal e Morro dos Cabritos 
  7. Passeio de Balão 
  8. Igreja Matriz de Praia Grande 

1. Cânions de Praia Grande SC e arredores 

Praia Grande é lar do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque da Serra Geral, considerados um dos roteiros mais visitados do Brasil. E são nesses parques que estão localizados os cânions mais importantes do estado – e também do país. 

E se você já está sentindo aquele friozinho na barriga de aventura, vem conferir os principais cânions de Praia Grande SC: 

Cânion Itaimbezinho 

O Cânion mais conhecido do Sul e um dos maiores do Brasil.  

Localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, o Cânion Itaimbezinho tem paredões rochosos que surpreendem todos os visitantes: são aproximadamente 5,8 km de paredões que podem chegar aos 720 metros de altura.

A beleza dos paredões do Cânion Itaimbezinho e suas quedas d'água
A beleza hipnotizante do Cânion Itaimbezinho e suas quedas d’águas. Foto: Fernando Stankuns / Flickr

Os paredões são repletos de vegetação, que deixam o visual ainda mais bonito, além de grandes quedas d’água. Já na parte de baixo fica o Rio do Boi, que se mistura entre o verde da natureza e os paredões.  

Como chegar | o acesso é feito pela RS-429, pela cidade de Cambará do Sul (Rio Grande do Sul), e leva cerca de 1h20. 

Cânion Índios Coroados 

Localizado bem na divisa dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o Cânion Índios Coroados é outra opção incrível sobre o que fazer em Praia Grande SC. 

Apesar de ter apenas 1,5 km de extensão, o visual desse cânion é muito bonito, e seus paredões chegam até os 700 metros de altura. 

Um dos espetáculos do cânion fica por conta de uma cachoeira, que tem duas quedas bem finas que caem entre os paredões. 

Como chegar | pela RS-427, também conhecida como Estrada da Serra do Faxinal. 

Cânion Malacara 

Cânion Malacara não é tão famoso quanto o Canyon Itaimbezinho, mas seus paredões conseguem surpreender chegando até os 1000 metros de altitude.

Vista dos paredões do Cânion Malacara em Praia Grande SP em um dia de sol
Cânion Malacara e seus paredões ao horizonte. Foto: DaniloCan / CC BY-SA 4.0

Além disso, ele pode ser facilmente observado a partir de vários pontos da cidade de Praia Grande. O cânion tem aproximadamente 3,5 km de extensão, e o visual consegue ser ainda mais bonito a partir da parte superior.  

Como chegar | pelo lado de baixo, a partir da Trilha das Piscinas (que vamos mostrar adiante nesse post). 

Cânion Churriado 

Atenção canionistas e aventureiros experientes: o Cânion Churriado é uma parada obrigatória para vocês que procuram o que fazer em Praia Grande SC.   

Ele está localizado no Parque Nacional da Serra Geral, cidade de Cambará do Sul, que fica a apenas 38 km de Praia Grande, bem pertinho do Cânion Malacara.  

Porém, vale dizer que, por ter um acesso difícil, o Cânion Churriado não é aberto para visitações turísticas, apenas para quem tem experiência com esse tipo de aventura ou canionistas.  

Um dos diferenciais desse cânion fica por conta dos musgos, vegetação rupestre e bromélias ao longo dos 3 km de paredões rochosos, que variam de 200 a 700 metros de altura. 

Como chegar | pela continuação da Trilha da Malacara, com 16 km de percurso (ida e volta). 

Cânion Fortaleza 

É o maior cânion do Parque Nacional da Serra Geral, localizado entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na cidade de Cambará do Sul. 

Cânion Fortaleza é um dos mais famosos da região por conta da sua extensão de 7,5 km e com rochas de até 900 metros de altura, que parecem grandes muralhas medievais – por isso o nome.

Cânion Fortaleza visto do alto, com nuvens sobre os paredões
A grandiosidade do Cânion Fortaleza, que se mistura entre as nuvens. Foto: Fernando Stankuns / Flickr

Seus paredões são todos cobertos por vegetação verdinha, e você ainda tem uma vista privilegiada da Cachoeira do Tigre Preto. 

Por aqui, é possível fazer dois trekkings que dão acesso ao cânion, sendo eles: a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo – que vamos falar mais adiante.  

Como chegar | são aproximadamente 60 km de distância de Praia Grande, seguindo pela Serra do Faxinal até Cambará do Sul, em estrada de chão por 43 km.  Depois, você irá pegar mais 12 km de asfalto e mais um trecho de estrada de terra até o Parque Nacional da Serra Geral.  

Cânion Josafaz 

Um dos maiores cânions do Brasil, com 16 km de extensão e paredões que chegam aos 1000 metros de altura.  

Com uma beleza surpreendente, os paredões cinzas se misturam com o verde da Mata Atlântica, e por isso a região do cânion é mais úmida.

Mata Atlântica sobre os paredões do Cânion Josafaz
O verde exuberante da Mata Atlântica no Cânion Josafaz. Foto: André Barroso da Veiga / CC BY-SA 4.0

Já o principal atrativo do Cânion Josafaz é uma cachoeira enorme que fica no vértice superior. Apesar de ser pouco visitado pelos turistas, esse cânion é um dos preferidos para quem busca muita aventura. 

Por lá, você vai encontrar três vias de canionismo, sendo elas: no rio principal, na ravina do Silveirão e na ravina Caigangue – uma das mais bonitas da região, porém somente para quem já tem experiência com canionismo.  

Como chegar | a partir de uma estrada na Vila Josafaz, na Rota do Sol. 

2. Trilhas em Praia Grande SC e arredores 

Se você ama trilhas, não vai faltar o que fazer em Praia Grande SC. 

Entre os paredões rochosos dos cânions, há trilhas que vão te proporcionar um contato incrível com a natureza, que levam para rios, piscinas naturais, praias de água doce, cachoeiras, furnas e muito mais! 

E o melhor de tudo é que há opções de trilhas de todos os níveis de dificuldade, e não importa se você é iniciante ou experiente, as trilhas em Praia Grande SC atendem a todos os estilos de viajantes.  

Confira as principais trilhas: 

Trilha do Rio do Boi 

A mais conhecida de Praia Grande: a Trilha do Rio do Boi leva até o interior do Cânion Itaimbezinho, em um local onde os paredões rochosos são mais altos e verticais, proporcionando um visual único da natureza da região. 

O percurso tem aproximadamente 8 km de ida + 8 km de volta (16 km no total), levando uma média de 7 horas.  

É importante ressaltar que a trilha do Rio do Boi só pode ser feita com um guia local credenciado, já que em vários trechos você passa pelo rio com água que pode ir até o joelho. Se o nível da água tiver mais alto, o passeio é remarcado.

Trecho de rio raso na Trilha Rio do Boi
A Trilha do Rio do Boi passando entre os paredões do Cânion Itaimbezinho. Foto: Rafael Nicolaidis /CC BY-SA 4.0

Pelo caminho, você também vai passar por piscinas naturais que garantem um ótimo banho – a não ser que você não seja fã de águas geladas ou esteja no inverno, quando a temperatura fica ainda mais gelada. 

Para mais informações sobre a Trilha do Rio do Boi, o blog Viagens e Caminhos fez um post super completo sobre a Trilha do Rio do Boi

Como chegar | primeiro você deve sair de carro do Centro de Praia Grande SC em direção à guarita do Parque Nacional Aparados da Serra. São aproximadamente 12 km, e a maior parte desse percurso é por estrada de chão. Depois disso, a trilha se inicia a pé mata adentro (8 km de ida + 8 km de volta). 


Trilha das piscinas naturais do Cânion Malacara 

Com um trajeto de cerca de 5 km (ida e volta) realizado em 3 horas, a Trilha das piscinas naturais do Cânion Malacara é outra opção incrível sobre o que fazer em Praia Grande SC, localizadas em uma parte do rio que desce pelo cânion. 

Piscinas naturais do cânion Malacara de águas cristalinas
Poço da Figueira, uma das piscinas naturais do Cânion Malacara. Foto: Portal dos Canyons / CC BY-SA 4.0

A trilha passa pelas margens do rio e há algumas travessias dentro d’água. Depois de 2,5 km de caminhada, você chega ao ponto final da trilha, onde as piscinas naturais ficam dentro do cânion.  

O visual é surreal de lindo, e um banho nas piscinas é quase impossível de resistir, mesmo se o tempo estiver frio.  

Como chegar | a trilha se inicia na Vila do Rosa, e assim como a trilha anterior, essa também só pode ser feita com guia ou agência. 

Trilha do Morro do Campestre 

Trilha do Morro do Campestre é perfeita para ver alguns cânions de Praia Grande SC. A partir dela você vai ter uma vista panorâmica dos cânions Malacara, dos Índios Coroado e do Molha Coco – um pequeno cânion entre os dois primeiros. 

O Morro do Campestre fica no Parque Nacional da Serra Geral, junto à escarpa, e a trilha leva em média de 3 a 4 horas. 

Como chegar | a partir da Vila do Rosa. O guia também é obrigatório. 

Trilha da Pedra Branca 

Trilha da Pedra Branca leva a uma formação rochosa incrível, e a partir dela é possível observar os cânions Josafaz, São Gorgonho e Faxinalzinho. 

Com 1h30 de duração, o nível de dificuldade dessa trilha varia de médio a difícil, já que em determinados pontos é preciso se apoiar em cordas. 

Como chegar | na Comunidade Quilombola de São Roque, a 3 km de Praia Grande. Guia é obrigatório. 

Trilha do Cotovelo 

Um lugar privilegiado para admirar toda a beleza do Cânion Itaimbezinho.  

Trilha do Cotovelo leva para o Mirante de mesmo nome, e de lá você é presenteado com uma visão única do Cânion do Itaimbezinho e toda sua vegetação verdinha. 

Durante o percurso, você ainda vai poder conhecer lugares incríveis, como o Arroio Perdizes e a Cascata do Véu da Noiva, com sua queda d’água imponente. 

São aproximadamente 6 km (ida + volta), podendo ser feita a pé ou de bicicleta. Fique atento ao horário, pois as saídas para essa trilha vão até às 15h. 

Como chegar | a partir do Parque Nacional de Aparados da Serra.  

Trilha do Tigre Preto 

Localizada no Parque Nacional da Serra Geral, a Trilha do Tigre Preto fica mais distante de Praia Grande SC, a cerca de 61 km, localizada na cidade de Jacinto Machado.  

Passando pelo interior do Cânion Fortaleza, essa trilha passa por lugares incríveis, como a Cachoeira do Piazza e a do Tigre Preto, com uma queda d’água de 400 metros, além de piscinas naturais e poços de águas cristalinas, um deles o Poço do Beija-Flor.

Cachoeira do Tigre Preto em meio aos paredões do Cânion Fortaleza
O espetáculo das duas quedas da Cachoeira do Tigre. Foto: Rodrigo Kaspary / CC BY-SA 3.0

São aproximadamente 8 km de trilha (ida + volta), com um nível de dificuldade que varia do médio ao alto. Mas todo o esforço vale a pena! 

Como chegar | primeiramente você deve sair de Praia Grande em sentido Jacinto Machado pela SC-290, seguindo a BR-101 até Sombrio, e por último pegar a SC-449 até o parque. De lá, a trilha é feita a pé com um guia. 

Trilha da Pedra do Segredo 

Logo depois da Cachoeira do Tigre, você vai encontrar um bloco de pedra de aproximadamente 5 metros de altura. 

O que deixa todos intrigados é que essas trinta toneladas ficam sob uma base de apenas 50 centímetros, e por isso deram o nome de Pedra do Segredo. 

Como chegar | fica depois da Trilha do Tigre Preto. 

3. Cachoeiras em Praia Grande SC 

Você sabia que entre os cânions de Praia Grande SC, há cachoeiras belíssimas para você apreciar ou tomar aquele banho refrescante? 

A maioria dos poços e quedas d’águas ficam escondidas entre os paredões rochosos dos cânions, e só podem ser acessadas através de trilhas.  

Nesse post, fizemos uma seleção com as principais cachoeiras de Praia Grande SC para você conhecer enquanto estiver na cidade: 

Cachoeira dos Borges 

Com uma queda d’água de 70 metros de altura, a Cachoeira dos Borges fica no parque que leva o mesmo nome, na zona rural da região, mais precisamente no Vale da Chapada dos Borges. 

Apesar de estar localizada no município de Mampituba, a atração é super procurada pelos turistas que visitam Praia Grande SC. 

No parque, você tem duas opções para chegar até a cachoeira: a primeira é ir até o topo da queda pela trilha de cima, em uma subida de 1 km. Já a segunda opção é seguir pela trilha de baixo, percorrendo a mata nativa até o poço da cachoeira, onde você pode relaxar e tomar um banho. 

O parque abre das 9h às 17h, e a reserva precisa ser feita com pelo menos um dia de antecedência.  Para mais informações, acesse o site.  

Como chegar | o Parque Cachoeira dos Borges fica a 18 km do Centro de Praia Grande SC, sentido Mampituba. 

Cascata da Magia das Águas 

O nome é justíssimo para descrever a beleza do lugar: a Cascata Magia das Águas tem uma queda de 40 metros de altura, em um local rodeado pela natureza preservada. Para os aventureiros, a queda da cachoeira é muito indicada para o rapel. 

Durante a trilha, você irá passar por bananais, bromélias e vegetação nativa, além de uma pequena gruta religiosa e uma piscina natural deliciosa embaixo de uma ponte, que vale a pena o banho. 

O contato com a natureza é indescritível, e os únicos barulhos que você irá ouvir serão dos pássaros e das águas. Se tiver sorte, ainda será possível avistar alguns macacos e diversas espécies de pássaros. 

Como chegar | a trilha começa na Pousada Itaimbé, a 3 km do centro de Praia Grande. 

Cachoeira dos Ventura 

O lugar perfeito para a prática de rapel, graças às paredes rochosas da Cachoeira dos Venturas e seus 35 metros de queda d’água. 

Localizada na Rota dos Sabores – região do turismo rural – essa cachoeira tem tudo para proporcionar um dia perfeito.  

A trilha é muito tranquila e tem aproximadamente 1,5 km de extensão. Até chegar na cachoeira, você vai passar por bananais e mata atlântica preservada, que deixam o caminho ainda mais bonito. 

Por estar em uma propriedade particular, é necessário pagar uma taxa para acessar a cachoeira. 

Como chegar | a cachoeira fica na comunidade Rio do Boi, na propriedade particular da família Ventura, a 8 km do centro de Praia Grande. 

Cachoeiras Gêmeas dos Índios Coroados 

As maiores quedas d’águas entre as cachoeiras que falamos por aqui. As Cachoeiras Gêmeas dos Índios Coroados têm aproximadamente 100 metros de altura.  

As quedas ficam uma do lado da outra, e o mirante principal do Cânion dos Índios Coroados fica de frente para as quedas, em uma distância de aproximadamente 630 metros. 

Não há como tomar banho nas cachoeiras, mas todo o visual das quedas compensa a trilha de apenas 600 metros. 

Se você gosta de desafios, também é possível chegar em uma parte do cânion que tem uma vista acima das quedas, em uma trilha de 2 km. Porém é necessário o acompanhamento de um guia. 

Como chegar | a trilha fica a 15 km de distância de Praia Grande, pela estrada da Serra do Faxinal. 

4. Canionismo e Rapel 

O que não faltam em Praia Grande SC são atividades de aventura, e o canionismo e rapel são uma delas. Totalmente conectado com a natureza, os dois esportes de aventura consistem em descer cânions, cachoeiras e leitos de rios. 

Em Praia Grande SC, o canionismo e o rapel na Ravina dos Kaingangs são os mais procurados, em que é possível descer 10 cachoeiras que ficam nas margens dos cânions, que variam entre os 5 metros até os 100 metros de altura. Haja coragem, viu?! 


Canyons e Peraus é uma das empresas responsáveis por esses esportes na Ravina dos Kaingangs, e conta com uma equipe bem preparada, além de levar todos os equipamentos necessários. 

Vale ressaltar que somente profissionais podem descer os maiores cânions de Praia Grande SC. Para os iniciantes, a rota Magia das Águas é ótima para a prática de canionismo e rapel.  

5. Parque Municipal Poço do Bira 

Parque Municipal Poço do Bira é uma praia de água doce do Rio Mampituba, que divide os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Também conhecido como Balneário, o parque é um lugar muito tranquilo e rodeado pela natureza. Já as suas águas cristalinas e refrescantes acabam atraindo vários turistas, principalmente durante o verão. 

Além disso, o rio também é famoso pelo festival de Boiacross, trazendo ainda mais diversão para os locais e também para os turistas. 

Como chegar | fica a apenas 50 metros do centro da cidade, na Rua Irineu Bornhausen. A entrada é gratuita. 

6. Serra do Faxinal e Morro dos Cabritos 

A estrada que liga Praia Grande e Cambará do Sul oferece cenários impressionantes da Serra do Faxinal.

Estrada de terra com vista da Serra do Faxinal
Uma das curvas da Serra do Faxinal e o visual incrível. Foto: Larissa Fraga / CC BY 3.0

Com cerca de 13 km de distância, a estrada de terra é cercada por vegetação, e ainda garante belas paisagens do Cânion Malacara. Só é preciso ter cuidado com as curvas, pois elas são bem fechadas e, por isso, perigosas. 

E é sobre o vale da Serra do Faxinal que você encontra o Morro dos Cabritos, um platô incrível com 300 metros de altura. 

Graças à sua elevação, você garante uma vista de 360º do Vale do Rio do Boi, do Vale da Pedra Branca e uma parte da Planície litorânea do extremo sul do estado catarinense.  

Como chegar | o Morro dos Cabritos é acessado pela estrada de chão da Serra do Faxinal, direção a Cambará do Sul. Depois é preciso seguir a pé por uma trilha de 300 metros. 

7. Passeio de balão em Praia Grande  

passeio de balão em Praia Grande SC é uma das principais atrações na cidade, é como se fosse uma tradição. 

Eles acontecem todos os dias durante o nascer do sol, e oferecem um visual único dos cânions, que ficam ainda mais bonitos com o as cores do céu ao amanhecer. 

Se você quiser investir ($$) em uma experiência inesquecível durante sua viagem para Praia Grande SC, esse passeio não pode ficar de fora do roteiro.

8. Igreja Matriz e Praça de São Sebastião 

Localizada no centro de Praia Grande SC, a Igreja de São Sebastião é a matriz da cidade, e possui uma bela arquitetura.  

Ela fica em frente à Praça São Sebastião, um lugar muito agradável, repleto de árvores, bancos e playground para as crianças. 

Como chegar | a igreja e a praça ficam no centro da cidade, na Rua Dez de Julho. 

Onde comer: melhores restaurantes em Praia Grande SC 

Praia Grande possui ótimos restaurantes e lanchonetes, com cardápios e preços variados. E se você ainda não sabe qual lugar escolher para repor as energias, vem conferir nossas sugestões: 

Restaurante Black House 414 – $$$ | ambiente agradável, principalmente para curtir durante a noite. A comida é fantástica e há várias opções de drinks deliciosos. 

Gastro Pub Grota Bier – $$ | ambiente rústico e muito aconchegante, e também é uma ótima pedida para curtir a vida noturna de Praia Grande, já que uma das especialidades da casa é a cerveja artesanal. 

Casarão Pizzaria – $$ | não poderia faltar uma opção de pizzaria em Praia Grande, e além dos preços super acessíveis, a pizza é de primeira e o atendimento é excelente. 

Canyons e Peraus – Bistrô – $$ | aqui você vai encontrar desde pratos mais elaborados, até hamburgueres artesanais. O local é muito agradável e fica em meio à natureza. 

Casa Nossa Restaurante Rural – $$ | o melhor da cozinha brasileira, feito em forno à lenha. O ambiente é totalmente rústico e a paisagem das montanhas e cânions deixa o lugar ainda mais aconchegante. 

Carlinho Restaurante – $ | uma boa opção pra quem deseja economizar com comida a quilo. Em alguns dias da semana, tem um rodízio de carnes maravilhoso. 

Mais dicas de viagem para Praia Grande SC 

Melhor época para conhecer Praia Grande SC 

Um dos pontos positivos de Praia Grande SC é que as atividades de ecoturismo podem ser aproveitadas durante todo o ano. Mas há algumas coisinhas que devem ser levadas em consideração antes de fechar a sua viagem. 

É durante o inverno que os cânions ficam com uma visibilidade boa. Mas por outro lado, é a época que faz mais frio, e tomar banhos em cachoeiras e piscinas naturais seria quase impossível. A Trilha do Rio do Boi também não é uma das melhores opções nessa época, já que ela passa por dentro do rio e, dependendo do nível da água, o passeio é remarcado. 

Já no verão, a visibilidade dos cânions também é muito boa, mas é uma época de muito calor, e percorrer as trilhas pode ser um desafio – mas nada impossível. No entanto, essa época é perfeita para aproveitar os rios e cachoeiras. E depois de horas de caminhada pelas trilhas, nada melhor que se refrescar, né?

Cânion Itaimbezinho em Praia Grande SC visto do alto
Cânion Itaimbezinho em um dia com nebulosidade

Vale ressaltar que o clima é bastante imprevisível na região, e nossa dica é você ficar de olho na previsão de tempo e também em possíveis precipitações e nebulosidade. Durante o outono e primavera é bem comum ocorrer várias mudanças climáticas, fazendo sol, chuva, frio e calor em um mesmo dia. 

Pra quem gosta de festividades, no mês de março acontece o Festival de Boia-Cross, presente desde 1984 na cidade. As descidas são pelas corredeiras do Rio Mampituba, e é o maior evento e festival da cidade.  

O que levar para uma viagem para Praia Grande SC 

Estamos falando de um destino de ecoturismo com muitas atividades de aventura, e por isso é extremamente importante você levar roupas, sapatos e acessórios apropriados para esse tipo de viagem.  

Para te ajudar, fizemos uma listinha com tudo o que você vai precisar para a sua viagem em Praia Grande SC: 

  • Tênis ou botas impermeáveis e antiderrapantes; 
  • Casaco impermeável ou capa de chuva (mesmo durante o verão, a região dos cânions é muito úmida); 
  • Protetor solar e labial; 
  • Repelente; 
  • Óculos de sol, chapéu/boné; 
  • Água e lanche; 
  • Mochila para trilhas. 

Quantos dias ficar em Praia Grande SC 

Depois de ver tudo o que fazer em Praia Grande SC, você deve estar pensando em quantos dias são necessários para aproveitar a Capital dos Cânions. 

Levando em consideração a quantidade de trilhas, cânions e cachoeiras, o ideal é você reservar pelo menos 4 dias inteiros para fazer os principais passeios. 

Mas se você tiver flexibilidade, 7 dias são perfeitos para aproveitar tudo isso sem correria, pois deve levar em consideração a duração das trilhas, como por exemplo a Trilha do Rio do Boi, que leva quase um dia inteiro. Já as trilhas do Cânion Fortaleza ficam a aproximadamente 1h40 de Praia Grande.  

Quanto custa uma viagem para Praia Grande SC 

Ainda perdido no planejamento da sua viagem? Não precisa se preocupar: esse post também vai mostrar os principais gastos que você irá ter durante sua trip pela Capital dos Cânions. 

É claro que é impossível colocar a quantia exata que você irá gastar, pois existem custos variáveis de pessoa para pessoa.  

Mas para te ajudar, fizemos os cálculos aproximados para você planejar tranquilamente a sua viagem para Praia Grande SC. Vem conferir: 

Transporte  

Ida e volta a partir de Forquilhinha de carro | R$170 

Ida e volta a partir de Florianópolis de carro | R$480 

Ida e volta a partir de Porto Alegre de carro | R$340 

Ida e volta a partir de Cambará do Sul de carro | R$70 

Porto Alegre x Cambará do Sul x Praia Grande de ônibus| R$179,30 

Alimentação 

Média diária de R$80 por pessoa (almoço + jantar). Levando em consideração o café da manhã incluso na hospedagem. 


Hospedagem 

Média diária de R$150 por pessoa (R$300 em quarto duplo). 

Passeios   

Parque Cachoeira do Borges | R$95 adultos e R$50 crianças. 

Cascada da Magia das Águas | R$15 por pessoa.

Cachoeira dos Ventura | é cobrada uma taxa que deverá ser consultada no local. 

Passeio de balão | a partir de R$580 por pessoa.

Guia para Trilha do Boi | preço médio de R$139 (guia + transporte).

Mapa das atrações de Praia Grande SC 

Confira abaixo o mapa das atrações e pontos turísticos de Praia Grande SC que foram citadas ao longo do texto: 

Não se esqueça do seguro viagem! 

O seguro é um item indispensável na hora de planejar uma viagem, até mesmo em destinos brasileiros. Muitos planos de saúde não possuem cobertura nacional, e se você estiver viajando para outro estado e acontecer algum imprevisto, você vai ficar na mão.  

Com um seguro viagem, você vai ter garantias para resolver possíveis problemas relacionados ao seu voo e também assistências e coberturas médicas-hospitalares. E ninguém tá livre de imprevistos, viu? 

Por isso, nós recomendamos que você acesse a nossa página de seguros e faça uma cotação. Lá você vai encontrar as melhores seguradoras do Brasil e garantir os melhores preços.  

Com tantas atividades em meio à natureza, descobrir o que fazer em Praia Grande SC ficou bem mais fácil! 

Praia Grande SC é um destino perfeito, e se você ama a natureza e quer ter um contato único com ela, uma viagem para esse lugar vai te oferecer experiências inesquecíveis!  

E não importa se você é experiente ou iniciante em atividades de ecoturismo, há opções para todos os estilos de viajantes.  

Agora conta pra gente: qual cânion em Praia Grande SC você mais tem vontade de conhecer? 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário