Escrito por Adriana
10 de janeiro de 2024

A pouco mais de 200 km da capital paulista, São Bento do Sapucaí fica na Serra da Mantiqueira, ao lado de destinos famosos como Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal.

Apelidada de Chão Bento, a cidade é considerada uma estância climática por seu gostoso clima frio de serra – mais romântico impossível. Aposto que você vai se apaixonar por esse destino tanto quanto eu.

O que fazer em São Bento do Sapucaí: vista aérea
Vista de cima da cidade de São Bento do Sapucaí. Foto: Silvioldcoelho / CC BY-SA 3.0

Repleta de belezas naturais, Chão Bento também é muito conhecida por seus passeios ecológicos e turismo rural. Uma coisa é certa: visitar São Bento do Sapucaí pode ser muito interessante. 

Vou te mostrar os motivos:

  1. Complexo Pedra do Baú 
  2. Trilhas do Complexo da Pedra do Baú 
  3. Cachoeiras 
  4. Capelinhas de Mosaico 
  5. Igreja Matriz de São Bento 
  6. Oliq Azeite
  7. Vinícola Raízes do Baú – Fazenda Portal da Luz
  8. Mirante do Cruzeiro
  9. Casa de Cultura Miguel Reale
  10. Frutopia
Direto ao Ponto: o que fazer em São Bento do Sapucaí

  • O Complexo da Pedra do Baú é o lugar mais procurado por quem vai para São Bento do Sapucaí, e com você não pode ser diferente. Eu gostei muito de fazer a Trilha do Bauzinho, que é super tranquila, mas você pode arriscar outras, com mais escalada.
  • A Cachoeira dos Amores é tranquila de acessar e muito bonita, enquanto que a Cachoeira do Tobogã é perfeita para a prática de cascading.
  • São 3 Capelinhas de Mosaico em São Bento do Sapucaí, e a mais fácil de visitar fica no centro. É uma arte bastante única e cativante.
  • Essa é uma cidade que dá muita atenção à agricultura familiar e aos produtos orgânicos feitos com carinho. A Frutopia e restaurantes de slow food como o Entre Vilas são ótimos exemplos disso.
  • O turismo rural é forte em São Bento do Sapucaí! Você pode gostar de visitar o Oliq Azeite e a Vinícola Raízes do Baú.
  • Apesar de ser uma cidade pequena, a rede hoteleira é bem desenvolvida! Já fiquei na Pousada Lua Bonita, que tem custo-benefício excelente e chalés super fofos com vista para as montanhas.

1. Complexo Pedra do Baú  

O Complexo da Pedra do Baú é o cartão postal da cidade e a atração número 1 (em todos os sentidos!) de São Bento do Sapucaí.

Está precisando de natureza e de adrenalina? Essa é uma ótima pedida para praticar esportes e ter aqueles necessários momentos de reconexão consigo mesmo e com o mundo. 

São Bento do Sapucaí até ganhou o prêmio de Top Destinos Turísticos na categoria Turismo de Esportes em 2019! Isso já diz muito, não é?

Essa é uma cidade com áreas preservadas de Mata Atlântica repletas de cachoeiras, rios, formações rochosas e mirantes com vistas para lá de impressionantes. 

São 3 cumes. O ponto mais alto é a Pedra do Baú, com quase 2 mil metros de altitude! Ainda compondo o complexo, o Pico do Bauzinho tem 1.760 metros e a Pedra da Ana Chata tem impressionantes 1.670 metros. 

É bom saber que a Pedra do Baú é um Monumento Natural (MoNa), uma área protegida. Os órgãos gestores têm o objetivo de preservar a integridade desse elemento natural tão importante!

O roteiro ecoturístico da cidade inclui trail running na famosa Trilha do Deus Me Livre (que, como o nome já indica, é para profissionais), mountain bike, rapel, paraglider e voo livre. Um prato cheio para amantes dos esportes e de muita adrenalina, não é? 

Na sequência, vou te contar um pouco mais sobre as trilhas do Complexo da Pedra do Baú, já que merecem um tópico próprio! 

2. Trilhas do Complexo da Pedra do Baú 

No Complexo da Pedra do Baú existem várias e várias trilhas, das mais difíceis às mais tranquilas. Vou falar um pouco sobre as 3 trilhas principais. Cada uma leva para uma parte diferente do complexo. Confira: 

2.1. Trilha do Baú Via Ferrata (Face Norte)  

Quem pediu uma trilha desafiadora? A Trilha do Baú Via Ferrata deve ser feita com equipamento e profissionais. 

Ela envolve um grande desafio vertical, já que boa parte da subida é feita por uma espécie de escada de ferro fundido colocada nas pedras para viabilizar o percurso. Haja fôlego, força nos braços, nas pernas, e preparo físico!

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Pedra do Baú
Olha esse visual espetacular da Pedra do Baú. Foto: Carlos Maciel 40 / CC BY-SA 3.0

Não preciso nem mencionar que o visual da Serra da Mantiqueira de lá de cima deve ser impressionante, né? Ainda não me arrisquei nessa, mas parece ser uma experiência única.

Para saber ainda mais, dê uma olhada no ótimo vídeo do Quintal de Casa Ecoturismo

2.2. Trilha Ana Chata  

Com 3,8 km de extensão, levando aproximadamente 2 horas de caminhada, a Trilha Ana Chata tem início no estacionamento Chico Bento.

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Pedra Ana Chata
A Pedra Ana Chata é rodeada por muita natureza. Foto: NANCY AYUMI KUNIHIRO / CC BY-SA 4.0

Você vai passar por uma área rural, e depois por uma mata fechada. O caminho é íngreme e estreito até a base da Pedra Ana Chata. 

É um pouco mais tranquila do que a Trilha do Baú, mas ainda é preciso subir a escada chumbada nas pedras. Uma vez na pedra, basta relaxar e aproveitar o visual: a Pedra do Baú, Bauzinho e a Serra da Mantiqueira.

2.3. Trilha da Pedra do Bauzinho  

A trilha mais tranquila, que dura uma boa meia horinha. Foi a que eu fiz! Paguei uma pequena taxa na entrada, que é revertida para a preservação ambiental e segui caminho.

A vista dá direto para a Pedra do Baú. O final, na pedra, dá uma pequena aflição porque não há local para se segurar. Quem tem vertigem vai ter seus sobressaltos, mas lembro dessa experiência e fico feliz por ter ido!

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Pedra do Bauzinho
Pedra do Bauzinho. Foto: Valéria N Silva / CC BY-SA 4.0

Dica | Se possível, veja o pôr do sol de lá. Quando fui, estava um tanto nublado, mas imagino que curtir um final da tarde de um dia mais aberto deve ser um espetáculo. Só tome cuidado na volta, porque vai estar escuro. O estacionamento fica escuro, e eu precisei usar a lanterna do celular. 

Se você for mais da aventura, sei que tem muita gente que curte fazer rapel no bico do Bauzinho!

3. Cachoeiras 

A Serra da Mantiqueira é agraciada por lindas cachoeiras, várias delas abertas para visitação em São Bento do Sapucaí. Vou te falar mais a respeito: 

3.1. Cachoeira do Toldi  

Já pensou em tomar um banho de cachoeira cercado pela beleza da Mata Atlântica? A Cachoeira do Toldi é linda, e seus arredores são igualmente encantadores. Ela é bem grande, com mais de 20 metros de queda d’água no meio da Serra do Baú. 

Na beira da estrada, ficava um deck que dava uma vista maravilhosa da cachoeira e a trilha de mata fechada não era difícil, mas o solo molhado escorregava bastante! Tinham até avisos sobre isso durante o percurso. 

Até 2022, era possível acessar o deck de madeira e também fazer a trilha, mas desde então o mirante de madeira está em ruínas e a trilha não está mais tão clara. Ainda dá pra ir, mas antes era mais sinalizado, hoje está mais selvagem. Tem gente que ainda vai e chega se guiando pelo som da água. 

Eu teria um pouco de receio de me perder, sinceramente. Se você quiser ver como está por agora, dê uma olhada nesse vídeo do Canal Conceito Aventura.

3.2. Cachoeira dos Amores 

Visitei a Cachoeira dos Amores no meu final de semana em São Bento do Sapucaí e fiquei encantada com a queda d’água e com as cascatas que se formam antes do poço – o banho é maravilhoso! Fui no friozinho, mas logo me acostumei.

A trilha para chegar até lá dura apenas alguns minutos, porque são só 6 km contando a ida e a volta. 

Ela fica no KM 6 da Rodovia Pref. Benedito Gomes de Souza e é necessário pagar uma taxa para entrar. Acaba valendo muito a pena, porque ela tem muita estrutura: estacionamento, um banheiro de apoio, lanchonete e loja de artesanato para presentinhos e lembranças.

Atenção | A cachoeira tem um horário de funcionamento, ok? Você pode fazer esse passeio aos finais de semana e em feriados.

Dica | Cheguei a ver alguns escorregões e um tombo nas rochas antes do poço onde tomamos banho. Não foi nada grave, mas redobre a atenção, porque as superfícies são bem escorregadias! 

3.3. Cachoeira do Tobogã

Já a Cachoeira do Tobogã fica a mais ou menos a 7 km do centro de São Bento do Sapucaí. Ela fica a poucos metros da estrada, e a trilha até lá é bem tranquila.


O poço é bem rasinho (e gelado!). Uma das coisas mais legais que as pessoas fazem por lá é cascading!  O nome até pode parecer estranho, mas você já deve ter visto a prática desse esporte. 

O cascading consiste na descida (com equipamentos de segurança) de uma cachoeira ou de uma cascata por uma corda, com a mesma técnica usada na prática do rapel. Você tem coragem? A descida lá tem cerca de 50 metros.

4. Capelinhas de Mosaico

As Capelinhas de Mosaicos tem imagens sacras muito cativantes feitas pelos artistas locais Ângelo Milani e Claudia Villar.

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Capelinhas de Mosaico
O interior das Capelinhas de Mosaico. Foto: Jardelsliumba / CC BY-SA 4.0

Eram capelas que já existiam e que ganharam cor e arte. São 3:

  1. A primeira fica no centro da cidade, mais especificamente na Rua 13 de Maio, n° 217;
  2. A segunda fica no Bairro Paiol Grande, na Av. Sebastião de Mello Mendes;
  3. A terceira fica no Bairro Quilombo, na Estrada Municipal Joaquim da Costa, n°920.

Passei na capelinha do centro, e, mesmo que minha visita tenha sido rápida, achei achei a arte muito genuína e bonita. 

5. Igreja Matriz de São Bento  

Que tal um passeio pelo centro da cidade? A Igreja Matriz de São Bento tem um grande valor religioso, histórico e cultural para a cidade e foi construída no século 19.

O que fazer em São Bento do Sapucaí: Igreja Matriz
Igreja Matriz. Foto: Patricia Callejon / CC BY-SA 4.0

A minha parte preferida foram os vitrais e vista privilegiada de São Bento do Sapucaí, justamente porque a igreja fica no alto de uma colina. 

As semanas de comemoração a São Bento são ainda mais especiais, porque dizem que o lugar fica todo decorado com flores naturais – o que também deve acontecer em outras ocasiões. 

Vale muito a pena conhecer. 

6. Oliq Azeite

E que tal fazer turismo rural em São Bento do Sapucaí? A Oliq Azeite tem feito sucesso com um tour que mostra a produção e cultivo deste artigo culinário tão importante.

A experiência inclui degustação e tudo! Há loja e restaurante por lá, e as vistas ao redor são super bonitas. 

Dica | Na chuva, não vá! Vi comentários das pessoas dizendo que até carros 4×4 oferecem riscos de problemas no caminho. 

7. Vinícola Raízes do Baú – Fazenda Portal da Luz

Continuando na vibe rural + serrana, a Vinícola Raízes do Baú fica bem em frente à Pedra do Baú e tem uma vista privilegiada para a Serra da Mantiqueira!

O vinhedo fica a 1.200 metros de altitude, e o cultivo das uvas no meio dessa paisagem faz desse um tour super interessante e diferente. As pessoas que visitam são acompanhadas por um sommelier que explica sobre tudo, desde o ciclo das videiras até a produção final. 

É claro que não poderia faltar uma degustação que é acompanhada por compotas, geleias, petiscos e tudo que também é produzido por lá. Tudo é harmonizado e muito bem pensado. 

Dizem que o caminho é tranquilo porque o suporte já começa desde cedo, com coordenadas cuidadosas e uma super atenção. Parece uma ótima experiência. Fiquei com bastante vontade de ir, e você? 

8. Mirante do Cruzeiro

O Mirante do Cruzeiro fica no centro de São Bento da Sapucaí e dá uma vista incrível da cidade e das montanhas do sul de Minas.  

Eu adoro sempre buscar pontos elevados para ter vistas como essa, mas em São Bento do Sapucaí não faltam paisagens maravilhosas. Mesmo assim, eu não deixaria de ir no Mirante do Cruzeiro se fosse você, especialmente por estar em um lugar tão acessível. 

Curiosidade | Contam que costumavam ter muitos raios e trovões em São Bento do Sapucaí, até que o Frei Caetano subiu ao Morro do Cruzeiro e instalou uma cruz lá, para proteção. O que antes era de madeira, hoje é de ferro graças a algumas revitalizações.

9. Casa de Cultura Miguel Reale

Para um rolê cultural, a Casa de Cultura Miguel Reale pode ser o lugar certo para sua visita. 

Miguel Reale foi um grande jurista que nasceu em São Bento do Sapucaí. Esse local foi inaugurado sua homenagem na época do seu falecimento. É um projeto idealizado e cuidado pela Associação de Moradores e Amigos de São Bento do Sapucaí.

A comunidade desenvolve projetos educativos para crianças e jovens, promove e divulga a cultura local, e no espaço acontecem exposições, oficinas, cursos e eventos, inclusive eventos turísticos. 

Soube que lá também funciona um sebo, então eu pretendo visitar numa próxima vez. 

10.Viveiro Frutopia 

Por fim, o Viveiro Frutopia consegue fechar nossa lista de principais atrações com muito do que a cidade oferece: vinhos, agricultura familiar, turismo rural e paisagens lindas. 

O tour inclui passeios por várias árvores, hortas e pomares: macieiras, carvalhos, parreiras, pés de frutas como morangos, framboesas e mirtilos, e, é claro, a vinícola que dá origem ao vinho Entre Vilas. 

Os produtos vão direto para o restaurante Entre Vilas! Nele eu passei mais tempo (e conto mais logo abaixo), e meu tour foi mais rápido do que eu gostaria, mas deu para gostar bastante.

É um passeio raro, difícil de encontrar por aí, e vale muito a pena.

Mais dicas de viagem para São Bento do Sapucaí

Antes de finalizar, tenho mais algumas dicas para sua viagem a São Bento do Sapucaí ser tão incrível quanto a minha!

Onde ficar em São Bento do Sapucaí 

São Bento do Sapucaí é uma cidade pequena, mas fique tranquilo que há boas acomodações por lá. Vou te dar duas sugestões, uma na qual fiquei e outra que ainda pretendo ficar:

Pousada Lua Bonita | fiquei nessa acomodação na minha viagem e achei o custo-benefício excelente. Fica a 10 minutinhos do centro da cidade e achamos o chalé uma gracinha. A vista das montanhas e o céu estrelado à noite foram um espetáculo à parte. 

Pousada do Quilombo  | é onde eu quero ficar na minha próxima visita a São Bento do Sapucaí. É super estruturada, com piscinas, spa, trilhas a pé e muito mais. Tudo parece pensado para proporcionar conforto e bons momentos.

Saiba também onde ficar em Santo Antônio do Pinhal se estiver viajando pela Serra da Mantiqueira.

Onde comer: dicas de restaurantes em São Bento do Sapucaí 

Cultivos especiais nas áreas rurais, produtos orgânicos, forno à lenha, cultura rica… Bom, essa é a receita do sucesso gastronômico de São Bento do Sapucaí. Confira as minhas sugestões de onde comer em São Bento do Sapucaí

  • Entre Vilas – $$ | fui nesse restaurante durante minha visita e gostei de tudo: do ambiente, da comida, do atendimento e da paisagem ao redor. Os preparos demoraram um pouco, mas a proposta é realmente de slow food. Vá sem pressa curtir os preparos feitos com ingredientes do Frutopia.
  • Restaurante Pedra do Baú – $$$ | com uma vista pra lá de privilegiada da Pedra do Baú, esse restaurante oferece um buffet de comida da melhor qualidade. Há shows ao vivo também aos finais de semana!
  • Sabor com Arte – $$ | Comida  de fogão à lenha de verdade, que tal? A truta assada e a carne de porco são super bem recomendadas. Uma ótima pedida em São Bento do Sapucaí.
  • Lá Na Roça Restaurante – $ | outro lugar com comida caseira e visual incrível, um dos mais bem recomendados ultimamente em São Bento do Sapucaí. Deve ser maravilhoso almoçar cercado de natureza, com uma vista maravilhosa e pagando um preço super justo.

Melhor época para visitar São Bento do Sapucaí 

A boa notícia é que São Bento do Sapucaí é um daqueles destinos ideais para todo o ano. A temperatura é bem amena! 

O friozinho é bem gostoso e romântico, então pode ser uma boa pedida. Os destinos da Serra da Mantiqueira têm essa característica. O único porém são os preços um pouco mais elevados nessa época.

No Carnaval, acontece o tradicional (e centenário!) Bloco do Zé Pereira, com bonecos gigantes, pessoas fantasiadas e muita diversão. Não deixe de reservar seu hotel com antecedência nessa época!

Quantos dias ficar em São Bento do Sapucaí 

Um final de semana é suficiente para curtir São Bento do Sapucaí. É tudo pertinho, mas se você quiser curtir esportes radicais e várias trilhas, vai ser necessário um pouco mais de tempo (até para descanso!).

Uma ótima ideia, caso você tenha tempo, é emendar Santo Antônio do Pinhal e a super famosa Campos do Jordão! Seria um roteiro maravilhoso por essas maravilhas do interior de São Paulo.


 

Mapa de São Bento do Sapucaí  

Para te ajudar, fizemos um mapa as atrações de São Bento do Sapucaí que colocamos no post: 

Qual ponto turístico de São Bento do Sapucaí te interessou mais? Já está com o roteiro prontinho?

Me conte depois se seu estilo de viagem foi mais aventureiro ou mais relax! Na minha próxima visita pretendo mesclar os dois estilos. Boa viagem e até a próxima!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em São Bento do Sapucaí: TOP 10 atrações”

  1. Parabéns pelo trabalho e pela divulgação desta cidade maravilhosa, sou aluno universitário de Geoprocessamento na Fatec- Jacareí só de acompanhar esta matéria acabou me dando uma luz para montar meu TCC.

    Responder