Escrito por Caio
07 de janeiro de 2025
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Com uma mistura de tradição alemã e modernidade que impressiona até os mais viajados, Frankfurt é uma daquelas cidades inacreditáveis da Europa Central. Durante meus passeios pela Alemanha, já estive lá duas vezes e posso dizer: escolher bem onde ficar fez toda a diferença tanto na primeira quanto na segunda viagem. 

Compacta e bem conectada, a cidade é perfeita para você turistar à vontade sem perder muito tempo indo de um ponto a outro. E se você é como eu e adora mergulhar na história dos destinos e ao mesmo tempo aproveitar seu lado cosmopolita, vai adorar conhecer os bairros de Frankfurt.

Entrada da Estação Central de Frankfurt. Há um prédio com fachada em tom de areia e pessoas transitando pelo local.
Estação Central de Frankfurt.

De cara, você vai perceber que os bairros são bem variados, e que cada um tem seus encantos. Altstadt, por exemplo, é perfeito se você gosta de história e arquitetura medieval; já Bahnhofsviertel é para quem busca a praticidade de ficar perto do transporte público. Sachsenhausen tem aquele clima mais acolhedor, enquanto Westend e Nordend oferecem sossego e um ar mais residencial. Caso curta uma novidade, Ostend e Gallusviertel são regiões bem dinâmicas e que estão em plena transformação o tempo todo. Agora, se a sua ideia é economizar, Niederrad com certeza é a pedida certa.

É claro que com o excelente transporte público de Frankfurt, dá para ir de um bairro a outro rapidinho, mas escolher uma região que combine com seu estilo de viagem ainda é a melhor estratégia para aproveitar o que a cidade tem de melhor. 

Para te ajudar nessa missão, reuni todas as minhas dicas e fiz um guia detalhado sobre os melhores bairros, com direito a até sugestões de hospedagens. Confira:

  1. Altstadt (Cidade Velha)
  2. Sachsenhausen
  3. Bahnhofsviertel
  4. Westend
  5. Bornheim
  6. Ostend
  7. Gallusviertel
  8. Nordend
  9. Niederrad

Veja no mapa abaixo minha seleção dos melhores hotéis em Frankfurt separados por região:

1. Altstadt (Cidade Velha)

Altstadt é aquele lugar onde parece que o tempo parou, mas com turistas tirando selfies a cada esquina, claro. Passear por lá é quase como voltar para alguns séculos atrás: as ruas estreitas e os prédios históricos criam um contraste incrível com o agito do dia a dia. 

Tenha em mente que Altstadt é um bairro que combina com passeios a pé, então prepare-se para caminhar bastante, afinal, essa é a melhor maneira de conhecer a região.

Prédios na Cidade Velha de Frankfurt com arquitetura enxaimel e pessoas circulando.
Altstadt encanta a todos com a singularidade de sua arquitetura.

Ah, e não dá para falar de Altstadt sem mencionar Innenstadt, o distrito ao qual Altstadt pertence. Enquanto Altstadt é mais histórico, Innenstadt traz aquela vibe urbana mais moderna, com várias lojas, restaurantes e aquela correria típica de centro de cidade. 

A boa notícia é que você pode ir de Altstadt para Innenstadt a pé. Eu, por exemplo, gostava de começar o dia passeando pelos tesouros históricos de Altstadt e terminar gastando alguns euros em Innenstadt, mais especificamente na Zeil, uma rua de Innenstadt que é a que mais faz sucesso quando o assunto é compras em Frankfurt. 

Eu diria que Altstadt é perfeita se você quer estar pertinho das principais atrações da cidade, como a Römerplatz e a Catedral de Frankfurt, sem depender de transporte. Você também estará a poucos passos do Museu Histórico de Frankfurt e da icônica ponte Eiserner Steg, dois pontos turísticos imperdíveis. Mas fica o aviso: os preços dos hotéis por aqui tendem a ser mais salgados, já que a região é bem popular entre os turistas.

O bom é que por ser um bairro pequeno, mesmo que você escolha um hotel mais afastado em Altstadt, ainda estará perto de tudo. Demais, não é mesmo?

Principais atrações

  • Römerplatz
  • Catedral de Frankfurt
  • Ponte Eiserner Steg
  • Museu Histórico de Frankfurt

Hotéis recomendados em Altstadt e arredores

Avani Frankfurt City Hotel
Avani Frankfurt City Hotel

Foi minha escolha na última vez que fui a Frankfurt, e preciso dizer: não decepcionou! A localização é excelente, perto da Zeil e Alte Oper. Porém, o que mais me marcou foi o nível dos quartos, eles são bem modernos, arejados e confortáveis. O café da manhã também é uma delícia, cheio de opções fresquinhas.

2. Sachsenhausen

Sachsenhausen é um bairro que combina perfeitamente tradição e modernidade. Por lá, o charme das tavernas de Apfelwein – o famoso vinho de maçã – divide espaço com museus incríveis, como o Städel Museum, que tem pinturas até de Botticelli! 

Rua em Sachsenhausen com casas de arquitetura alemã e algumas árvores.
Rua com casas enxaiméis em Sachsenhausen. Foto: Roberto Strauss / CC BY 2.0

É um bairro muito gostoso de se conhecer, tanto que caminhar pelas ruas de paralelepípedos já é um programão por si só – e se combinar com uma pausa pra tomar um cafezinho, fica melhor ainda!

Durante o dia, outro lugar que bomba é o Museumsufer, uma área inteiramente dedicada às artes e aos museus. E se estiver com dúvidas sobre o que fazer, eu sugiro saborear um jantar tradicional no Apfelwein Wagner e depois fazer uma caminhada despretensiosa às margens do Rio Main, que é cheio de vistas bonitas e românticas.

Embora não seja a região mais barata da cidade, a oferta de hospedagens aqui é bem diversificada, você vai encontrar desde diárias em conta até hotéis boutique charmosos. 

Principais atrações

  • Museumsufer 
  • Städel Museum

Hotéis recomendados em Sachsenhausen

3. Bahnhofsviertel

Ao lado da Estação Central, Bahnhofsviertel é outra região versátil: há praticidade de dia e agito à noite. Passei por lá várias vezes e percebi que é o lugar certo para quem prioriza conveniência. 

Rua em Bahnhofsviertel com vários prédios de arquitetura clássica europeia e carros estacionados.
Rua em Bahnhofsviertel. Foto: Dguendel / CC BY 3.0

Apesar de que algumas ruas pareçam “esquisitas” quando anoitece, Bahnhofsviertel tem seus pontos positivos: é uma área ótima para você ter fácil acesso ao trem e ainda ficar pertinho de Altstadt.

Se você for fã de gastronomia, vai adorar a Kaiserstraße, há tantos restaurantes que fica difícil escolher um só. Só não é uma rua que eu indico para você se hospedar, ouvi dizer que quando anoitece ela fica bastante insegura. Por isso, a minha dica é escolher um hotel mais distante de Kaiserstraße, principalmente se pretende passear à noite. 

Durante o dia, o clima em Bahnhofsviertel é outro, tem muita gente indo e vindo, e a proximidade com atrações modernas, como o Skyline Plaza, é um plus que não deve ser ignorado na hora da sua escolha.

A região tende a atrair mochileiros e um público mais jovem, principalmente pelo custo-benefício. Mas lembre-se: Bahnhofsviertel está longe de ser o lugar mais tranquilo de Frankfurt, até porque a Estação Central de Hauptbahnhof recebe muita gente todos os dias, deixando a região ainda mais movimentada. Então, já sabe: se você quer uma região mais calma, melhor olhar outras áreas.

Principais atrações

  • Estação Central de Frankfurt

Hotéis recomendados em Bahnhofsviertel

4. Westend

Logo ao lado de Bahnhofsviertel, Westend tem um ar sofisticado e calmo, quase como um refúgio dentro da cidade. Suas ruas arborizadas, mansões elegantes e excelente proximidade ao Palmengarten fazem de Westend uma ótima escolha para famílias ou para os que procuram por sossego. Eu me apaixonei pelo clima quieto daqui, é perfeito para quem quer desacelerar.

Cruzamento em Westend com casarão marrom ao centro, árvores e prédios de luxo ao fundo.
Cruzamento de ruas em Westend. Foto: Rutger van der Maar / CC BY 2.0

Apesar de ser mais residencial, há bons restaurantes e cafés para você visitar, embora as opções sejam mais limitadas do que em outras áreas da cidade. 

A localização é estratégica: você estará a poucos minutos do centro e ainda terá acesso a atrações como a Alte Oper e o Museu Senckenberg. Com um tempinho livre, uma boa caminhada pelos parques da região também cai bem.

Quanto à rede hoteleira, saiba que há grandes redes e opções mais exclusivas. Se relaxar é prioridade na sua viagem, hotéis com vistas panorâmicas ou spas são o segredo da estadia dos sonhos.


Principais atrações

  • Palmengarten (Jardim Botânico)
  • Alte Oper
  • Grüneburgpark
  • Museu de História Natural Senckenberg

Hotéis recomendados em Westend

5. Bornheim

Bornheim é carinhosamente conhecido como o “bairro boêmio” de Frankfurt. A Berger Strasse, sua rua principal, é um lugar para você se perder entre cafés aconchegantes, lojinhas irresistíveis e bares pra lá de animados. Aqui, o clima é descontraído, ótimo para você sentir o gostinho da autenticidade de Frankfurt.

Praça em Bornheim com vários restaurantes e prédios de fachada alemã.
Bornheim é um bairro boêmio de Frankfurt, cheio de bares, restaurantes e cafés.

Sob a luz do dia, Bornheim é uma graça, com praças e parques para os que não dispensam boas doses de momentos ao ar livre. À noite, o bairro ganha vida, mas sem aquele burburinho exagerado. Por isso, se você prefere se hospedar em uma região acolhedora e menos turística, vai se sentir em casa por aqui.

Os hotéis da região tendem a ser mais acessíveis, o que é uma grande vantagem, mas não espere encontrar muita variedade, dá para contar nos dedos a quantidade de opções.  O bom mesmo é que Bornheim é muito bem conectado ao centro da cidade, então você não vai perder praticamente nada estando por aqui.

Principais atrações

  • Berger Strasse
  • Günthersburgpark

Hotéis recomendados em Bornheim

Best Western Premier IB Hotel Friedberger Warte
Best Western Premier IB Hotel Friedberger Warte

Uma ótima opção se você gosta de sossego, mas sem que isso signifique ficar isolado. Localizado perto do Günthersburgpark, é perfeito para dar aquela escapada para um passeio ao ar livre. Fiquei impressionado com a atenção aos detalhes nos quartos, todos bem equipados, silenciosos e com um conforto que faz você querer estender a estadia. Além disso, o restaurante do hotel também é uma surpresa positiva, com pratos deliciosos e um ambiente super agradável pra um jantar especial.

6. Ostend

Ostend leva a fama de ser lar do Banco Central Europeu, e é conhecida por ser uma região que está sempre se reinventando. Porém, o que realmente me conquistou foram os detalhes: bares cheios de personalidade, galerias de arte contemporânea e uma atmosfera super descontraída. É o tipo de lugar que dá vontade de conhecer sem pressa e sem roteiro definido.

Escultura do símbolo do Euro com estrelas douradas em frente ao Banco Central Europeu, cercada por arranha-céus no distrito Ostend, Frankfurt.
Banco Central Europeu.

A proximidade com o Rio Main é outro ponto forte. Achei incrível passear pelo Hafenpark no fim da tarde, tem uma pista de skates bem legal que quase sempre está cheia, sem falar que o pôr do sol refletindo nos prédios só melhora tudo. 

Por aqui, a rede hoteleira é bem moderna, com opções que costumam fugir do comum. Se você gosta de hotéis com design criativo e aquela pegada artística, vai encontrar ótimas opções em Ostend. Então, se você curte bairros que fogem do convencional, mas sem se distanciar do centro, essa é a minha dica!

Principais atrações

  • Banco Central Europeu (ECB)
  • Hafenpark

Hotéis recomendados em Ostend

Hampton By Hilton Frankfurt City Centre East
Hampton By Hilton Frankfurt City Centre East

Esse é daqueles hotéis que surpreendem nos detalhes. A localização, perto do metrô, facilita muito a vida de quem quer conhecer Frankfurt sem complicações. Os quartos são super confortáveis, com camas que parecem um abraço depois de um dia inteiro turistando. E mesmo não sendo um hotel de luxo, o atendimento é daqueles que vão fazer você se sentir especial, com uma equipe sempre pronta para ajudar.

  • Scandic Frankfurt Hafenpark | Com design escandinavo e um restaurante incrível, está ao lado do Hafenpark, perfeito para caminhadas.
  • lyf East Frankfurt | Jovem e descontraído, esse hotel é ideal para quem curte um ambiente moderno.

7. Gallusviertel

Também chamado de Gallus, Gallusviertel é um bairro que ainda carrega aquele clima industrial, mas com um toque moderno que só o Skyline Plaza e a Tower 185 são capazes de trazer. Por isso, se o seu objetivo é ficar em uma região bem servida de lojas e restaurantes, aqui está a minha recomendação.

Centro comercial Skyline Plaza em Frankfurt, com arquitetura moderna iluminada, ao lado do distrito Gallusviertel, visto ao entardecer. No fundo, o arranha-céu Messeturm e guindastes de construção.
Parte da fachada do Skyline Plaza, em Gallusviertel. Foto: Masood Aslmai / Pexels

Apesar de ser prático e bem conectado, não espere tanto apelo turístico como em outros bairros. Gallusviertel é interessante se você for viajar a trabalho ou prefere algo funcional, mas pode não ser a escolha mais viável se você também quer conhecer o lado histórico de Frankfurt. Ainda assim, a proximidade com o Messe Frankfurt, um dos maiores centros de exposições e eventos do mundo, é uma vantagem que vale a pena considerar.

Os hotéis daqui refletem bem esse espírito prático e moderno, com várias opções voltadas para estadias curtas ou viagens corporativas. Por isso, se a sua viagem gira em torno de participar de eventos ou você simplesmente quer encontrar uma hospedagem não tão distante de Altstadt sem precisar gastar muito, Gallusviertel pode ser uma boa escolha.

Principais atrações

  • Skyline Plaza
  • Frankfurt Festhalle
  • Distrito de Feiras e Convenções
  • Bares e cafés contemporâneos

Hotéis recomendados em Gallusviertel

8. Nordend

Nordend é mais um bairro residencial super agradável. Com praças aconchegantes e cafés ao ar livre, ele é perfeito para uma viagem com muita tranquilidade, sendo uma ótima oportunidade para você apreciar o lado mais real de Frankfurt.

Tenha em mente que Nordend é dividido entre Nordend-Ost, que é um pouco mais movimentado, com cafeterias charmosas, lojinhas e o Gunthersburgpark; e Nordend-West, uma alternativa residencial e que tem tudo a ver com quem quer relaxar. 

Não há como negar que Nordend-Ost foi o que eu mais gostei. Achei o ambiente mais dinâmico e envolvente, com uma variedade maior de coisas para fazer e ver. Nordend-West é tranquilo, mas se fosse para voltar, escolheria o Ost de primeira, é um lugar que mantém você mais conectado ao ritmo da cidade.

O lado ruim é que se você estiver de carro, vai ter dificuldade para encontrar vagas, já que Nordend é um dos lugares mais chatinhos para estacionar em Frankfurt. Por isso, ao fazer seu planejamento, considere gastos com estacionamentos.

Infelizmente, a oferta de hospedagens não é tão ampla quanto em outros bairros, especialmente em Nordend-Ost, mas os hotéis disponíveis por aqui também prometem uma estadia confortável. 

Principais atrações

  • Friedberger Platz
  • Günthersburgpark

Hotel recomendado em Nordend

  • Turm Hotel | Um hotel criativo e aconchegante, com um design diferente e uma localização ótima para curtir o centro.

9. Niederrad

Niederrad é uma escolha interessante para estadias mais curtas ou para caso você queira ficar em um lugar menos agitado, mas que ainda seja relativamente próximo ao centro. Conhecido como “Distrito das Vilas”, o bairro combina ruas estreitas e calmas com uma localização estratégica: entre o Aeroporto de Frankfurt (Flughafen Frankfurt) e as principais regiões da cidade.

Casas residenciais no bairro Niederrad, em Frankfurt, com fachadas tradicionais e modernas alinhadas em uma rua tranquila.
Rua tranquila em Niederrad. Foto: Karsten Ratzke / CC0 1.0

Logo que cheguei por lá, achei Niederrad um lugar bem tranquilo, o máximo de movimento que você vê é um morador ou outro passeando sem pressa. 

Definitivamente, não é o bairro mais verde e turístico de Frankfurt, mas ali nas redondezas você terá a Stadtwald à sua disposição, que é a floresta da cidade, altamente recomendada para caminhada e passeios de bike. 

Meu único porém é que por ser mais residencial, você não vai encontrar pontos turísticos ou tantas opções de lazer noturno dentro dos limites do bairro, então prepare-se para se contentar com as saidinhas para jantar – que, por sinal, nós adoramos! – em restaurantes mais simples. Um que eu fui e achei bem aconchegante foi o Alexis Sorbas. É verdade que não é um restaurante alemão, mas vamos combinar que as delícias da culinária mediterrânea são sempre bem-vindas, né?  

A rede hoteleira é focada em estadias curtas, mas há boas opções para quem busca custo-benefício, só não espere por muitas comodidades. No geral, se você precisa de fácil acesso ao aeroporto ou quer evitar a todo custo os preços altos de outras áreas, veja se Niederrad é o que você procura.

Hotéis recomendados em Niederrad

  • NH Frankfurt Niederrad | A menos de 10 minutos de carro do aeroporto, é uma opção prática para quem viaja a negócios.
  • B&B Hotel Frankfurt-Airport | Simples e eficiente, próximo ao aeroporto, perfeito para estadias rápidas antes de um voo.

Onde não ficar em Frankfurt

No geral, Frankfurt é bem segura, mas tem algumas áreas que não valem tanto a pena. O entorno da Estação Central é uma delas. Andando por lá, senti que o clima muda bastante depois do anoitecer, com algumas ruas pouco iluminadas e uma leve sensação de insegurança. Não é o fim do mundo, mas eu pensaria duas vezes antes de escolher essa região como base.


Gutleutviertel também não me pareceu uma boa pedida. Mesmo estando perto do rio, achei que o bairro tem mais cara de zona industrial do que de destino turístico. 

As áreas periféricas, como Fechenheim e Griesheim, também não me convenceram. A primeira impressão pode até ser boa por conta dos preços mais baixos, mas a distância e a dificuldade de chegar às atrações centrais acabam sendo um problema. No fim das contas, você até economiza, mas gasta com tempo e transporte.

E cuidado com as áreas muito próximas ao aeroporto. Embora pareçam convenientes, elas não são tão bonitas e ficam longe de quase tudo que faz Frankfurt ser especial. Para uma viagem realmente inesquecível, é melhor apostar nos bairros mais conectados e cheios de vida que eu te contei ao longo do post.

Dicas importantes antes de escolher um hotel em Frankfurt

Escolher onde ficar em Frankfurt pode parecer complicado, mas algumas dicas simples ajudam você a fazer a escolha certa. Abaixo, listo algumas coisas que considero indispensáveis para garantir que sua estadia seja confortável e sem contratempos. Dá uma olhada:

Atenção a eventos e feiras

Frankfurt é uma cidade de negócios e sedia eventos gigantescos, como a Frankfurter Buchmesse (Feira do Livro de Frankfurt). Nessas épocas, os preços dos hotéis vão às alturas e a disponibilidade despenca. Minha dica é planejar com bastante antecedência ou optar por áreas como Nordend ou Niederrad, que são menos afetadas pelos aumentos de preços. Assim, você economiza e evita o tumulto. Fica a dica!

Melhor época para conhecer Frankfurt

A primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro) são ótimos períodos para você visitar Frankfurt, com temperaturas amenas, parques incríveis e menos movimento. Nessas épocas, a cidade fica mais agradável para turistar, sem multidões ou preços muito altos.

Já a alta temporada acontece no verão (junho a início de setembro), quando a cidade recebe muitos eventos e turistas. O clima é animado, mas os preços sobem bastante e as ruas ficam mais cheias. No inverno (entre dezembro e fevereiro), o destaque vai para os mercados de Natal, especialmente em dezembro. A atmosfera é mágica, mas o frio é daqueles!

Já sabe onde ficar em Frankfurt?

Você já viu que Frankfurt é uma cidade cheia de personalidade, né? Com bairros que vão do clássico ao moderno, do tranquilo ao agitado. Agora que você conhece as melhores opções, não há como negar que fica fácil escolher a que mais combina com seu estilo de viagem. Se ainda tiver alguma dúvida ou sugestão, compartilhe nos comentários vou adorar ajudar você a planejar a estadia perfeita! E caso ainda não tenha um roteiro pronto, confira nosso post sobre o que fazer em Frankfurt, está cheio de dicas imperdíveis! Boa viagem!

Escrito por Caio
Caio é administrador de formação, mas trocou o mundo corporativo por uma carreira digital voltada ao turismo. Especialista em planejamento, é o responsável por manter o blog atualizado, garantindo que você encontre aqui tudo que precisa para planejar sua próxima viagem.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário