Escrito por Adriana
11 de novembro de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Escolher onde ficar em Lima pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se esta for a sua primeira vez na capital peruana. Depois de três visitas (em uma delas, fiquei um mês na cidade!) e muito tempo explorando o que cada região tem a oferecer, posso dizer que Lima é uma cidade cheia de contrastes, com bairros para todos os gostos: dos mais boêmios e descontraídos aos residenciais e sofisticados.

Uma pessoa voando de parapente na área de Miraflores.
Um vôo de parapente em Miraflores, uma das melhores regiões de Lima.

A região onde você decide se hospedar faz toda a diferença na sua experiência! Desde o popular e turístico bairro de Miraflores até a tranquilidade de San Borja, ou as opções mais econômicas de Magdalena del Mar, montei esse guia para te ajudar a encontrar o local ideal para curtir Lima do seu jeito.

Principais regiões de Lima

  1. Miraflores
  2. San Isidro
  3. Barranco
  4. Centro Histórico

Outras regiões de Lima

  1. San Miguel
  2. Magdalena del Mar
  3. Jesús Maria e Lince
  4. San Borja e Santiago de Surco
  5. Próximo do Aeroporto (Região de Callao)

Veja no mapa minha seleção dos melhores hotéis de Lima nessas principais regiões:

Onde ficar em Lima: as 4 regiões mais indicadas

Essas são as regiões com o maior número de hospedagens de boa qualidade, e contam com uma diversidade de atrações turísticas:

1. Miraflores

Miraflores é, disparado, o bairro favorito dos turistas. Localizado à beira-mar, ele representa o lado cosmopolita de Lima, com uma variedade enorme de hotéis, restaurantes, cafés, bares e parques. 

Vista aérea da orla de Miraflores, em Lima, com prédios modernos e áreas verdes ao pôr do sol.
A charmosa orla de Miraflores é perfeita para quem deseja se hospedar em uma região moderna e bonita de Lima. Foto: Elí Flores Gutiérrez / CC BY-NC-SA 2.0

Além disso, as amplas avenidas e a proximidade com o famoso calçadão Malecón de Miraflores oferecem um charme adicional e permitem fácil acesso a várias atrações. A vista do Oceano Pacífico no Malecón é de tirar o fôlego, e se você quer uma experiência ainda mais especial, considere um dos hotéis com vista para o mar – acordar com o som das ondas é indescritível.

A segurança e a infraestrutura do bairro são excelentes, e é super fácil achar transporte. Por isso, também é um ótimo ponto de partida para explorar as atrações turísticas de Lima.

E, como Miraflores é realmente o melhor bairro para se hospedar em Lima, vamos explorar um pouco mais sobre suas sub-regiões para entender o que cada uma oferece.

1.1 Parque Kennedy e Redondezas

Esta área é a parte mais central  de Miraflores. É repleta de hotéis, restaurantes, bares, lojas e feiras de artesanato, e tem o Parque Kennedy como um ponto de encontro e palco para eventos culturais. Se você gosta de ambientes movimentados e de explorar tudo a pé, vai se apaixonar por essa região! 

Parque Kennedy, uma área verde urbana em Lima.
O Parque Kennedy. Foto: Carlos Figueroa / CC BY-SA 4.0

Dica: Para os amantes de gastronomia, o Parque Kennedy e suas redondezas são um verdadeiro paraíso culinário. Existem food trucks e barracas de comida que vendem desde doces típicos, como picarones, até pratos tradicionais peruanos.

Sugestões de hotéis próximos do Parque Kennedy:

Selina Miraflores Lima
Selina Miraflores Lima

Eu já me hospedei nesse hotel algumas vezes, e não teve uma única vez que eu não saí apaixonada pelo lugar. A mobília dos quartos é escolhida a dedo para deixar o ambiente uma graça, e o café da manhã diversifcado foi ótimo para eu poder explorar Lima cedinho.

1.2 Malecón de Miraflores (Próximo ao Larcomar)

Famoso pelo calçadão que oferece vistas espetaculares do Oceano Pacífico, o Malecón de Miraflores é uma área tranquila, ideal para caminhadas e esportes ao ar livre. Por ali, o shopping Larcomar tem uma parte completamente aberta e com vista para o mar. Nem preciso dizer que ali enche de gente nos fins de tarde, né!

Parque del Amor no Malecón de Lima, com uma escultura de um casal abraçado, palmeiras, flores e vista para o mar.
O Parque del Amor. Foto: Avodrocc / CC BY 2.0

Essa é a região perfeita se você gosta da ideia de correr ou pedalar de manhã, logo depois de sair do hotel. Os parques ao longo da costa são lindos, e se você estiver a dois, recomendo conhecer as estátuas e mosaicos românticos do Parque del Amor.

Sugestões de hotéis próximos do Malecón de Miraflores:

Best Western Plus Urban Larco Hotel
Best Western Plus Urban Larco Hotel

Espere uma estadia incrível nesse hotel: acordar em uma cama que dá a sensação de estar nas nuvens, e logo ter uma belíssima vista panorâmica da cidade através de uma janela enorme.

1.3 Calle Berlín

Conhecida pela vida noturna animada, a Calle Berlín é uma rua repleta de bares, pubs e restaurantes. Se você gosta de lugares animados, vai adorar se hospedar nessa rua e ao redor dela. 

É um lugar bacana para curtir a noite sem precisar se deslocar para longe, e como ele bomba  entre jovens e casais, esteja preparado para encontrar muita gente interessante e fazer novas amizades!

Sugestões de hotéis na Calle Berlín:

Black Llama Hostel Miraflores
Black Llama Hostel Miraflores

Esse hostel é a melhor hospedagem para ficar perto da vida noturna da Calle Berlín, e está acima da média com seus quartos com varanda e café da manhã bem servido.

1.4 Região do Huaca Pucllana

O norte de Miraflores é uma área relativamente mais residencial e tranquila do que as outras, com uma pequena exceção da Avenida Angamos Oeste. A grande atração da região é um sítio arqueológico em plena cidade grande, onde está a pirâmide Huaca Pucllana. Ela é uma estrutura sagrada pré-inca, ou seja, lááá do período de 200 a 700 d.C..

Ruínas da Huaca Pucllana em Lima, com paredes de adobe dispostas em níveis e degraus, em um dia de céu azul claro.
As ruínas de Huaca Pucllana. Foto: AlisonRuthHughes / CC BY-SA 4.0

Vale lembrar que, por ser tão procurado, os preços de hospedagem em Miraflores tendem a ser mais altos, e isso vale para todas as regiões do bairro.

Sugestões de hotéis na Região do Huaca Pucllana:

Nobility Grand Hotel
Nobility Grand Hotel

Esse 4 estrelas é uma ótima opção luxuosa e mega confortável, possuindo piscina na área do terraço. Ele fica numa parte da cidade cheia de bons restaurantes, então já saiba que seu jantar perfeito estará garantido!

2. San Isidro

San Isidro é um bairro nobre de Lima, e é conhecido por seu ambiente sofisticado e tranquilo, com muitos espaços verdes e prédios modernos. O centro financeiro de Lima funciona por aqui, o que faz dele uma boa escolha caso você esteja viajando a negócios.

Prédios modernos de San Isidro.
San Isidro por Hector Becerra / CC BY-SA 3.0

Particularmente, eu vejo San Isidro como um lugar em que você encontra um sossego que não é raro em Miraflores. Mas, é um bairro de alto padrão, então tudo acompanha os preços altos: os hotéis, os restaurantes – e esses costumam ser bem refinados! 

As opções de entretenimento de San Isidro são bem tranquilas também. Tem alguns museus e galerias de arte no bairro, e um bem legal é o Museo Marina Núñez del Prado, que tem esculturas interessantes da artista boliviana. Depois, um passeio no Parque El Olivar cai bem. Adorei ver as árvores oliveiras centenárias.

No geral, o bairro é bem seguro,e se você gosta de fazer compras de luxo, San Isidro conta com joalherias e lojas exclusivas. 

Principais atrações em San Isidro:

  • Parque El Olivar de San Isidro Huaca Huallamarca (sítio arqueológico)
  • Museo Marina Núñez del Prado
  • Mercado Municipal de San Isidro

Sugestões de hotéis em San Isidro:

3. Barranco

Barranco é o bairro boêmio de Lima e atrai jovens, artistas e amantes da cultura com seu jeitinho descontraído. É aquele lugar que exala arte, sabe? E não teria lugar melhor para sediar o Museu de Arte Contemporânea de Lima.

Ponte dos Suspiros no distrito de Barranco, um bairro boêmio e colorido de Lima.
A charmosa e fotogênica Ponte dos Suspiros, no bairro de Barranco. Foto: MINCETUR Perú / CC BY-NC-SA 2.0

 A região é bem menor em comparação com outras e possui menos opções de hospedagem, mas todos os lugares em que eu fiquei me encantaram, mesmo na simplicidade.


E se você curte vida noturna, Barranco tem bares e clubes para todos os gostos. Uma dica importante é ficar atento à segurança à noite em algumas partes do bairro, especialmente se estiver longe das ruas mais movimentadas.

Principais atrações em Barranco:

  • Ponte dos Suspiros
  • Museu Mario Testino (MATE)
  • Museu de Arte Contemporânea

Sugestões de hotéis em Barranco:

4. Centro Histórico de Lima (Cercado de Lima)

O Centro Histórico é uma imersão no passado colonial da cidade, com prédios imponentes e praças históricas. É um passeio imperdível durante o dia e que indiscutivelmente merece a visita, mas eu preciso reforçar minha opinião: esse não é o melhor lugar para se hospedar.

A histórica Basílica Catedral de Lima.
Basílica Catedral de Lima

E por que eu acho isso? Basicamente por dois motivos: primeiro, porque a região não é muito segura, especialmente à noite. E segundo porque o Centro Histórico fica a uma distância considerável de Miraflores, Barranco e San Isidro, onde você deve passar a maior parte do seu tempo. 

Portanto, minha recomendação é visitá-lo durante o dia e voltar para um hotel em um dos outros bairros que mencionei acima. 

Mas se por algum motivo você quiser se hospedar no centro de Lima, vou deixar aqui minhas recomendações de bons hotéis na região.

Principais atrações em Lima:

  • Praça de Armas (Plaza Mayor)
  • Catedral de Lima
  • Basílica e Convento de São Francisco
  • Teatro Municipal de Lima

Sugestões de hotéis no Centro Histórico:

  • Hotel Diamond Lima | Elegante e com uma equipe bem simpática, nas proximidades da Catedral de Lima.
  • 1900 Hostel | Esse hostel surpreende com suas instalações limpinhas e café da manhã feito com carinho.
  • Lima House Hostel | Um hostel com quartos muito bem equipados com cozinha, varandinha e eletrodomésticos de boa qualidade.

Outras regiões de Lima

Depois de te apresentar os principais bairros da cidade, vamos às opções menos turísticas, mas que podem ser muito vantajosas para fugir do fervo e mergulhar de fato na vida dos limenhos:

5. San Miguel

San Miguel é um bairro residencial e familiar à beira-mar, uma ótima opção para quem quer economizar. 

O Shopping Plaza San Miguel iluminado à noite em Lima.
O moderno Plaza San Miguel é um ótimo lugar para passear e fazer compras. Foto: Abelitopregunton / CC BY-SA 4.0

Embora não tenha tantas atrações turísticas, a proximidade ao aeroporto o torna conveniente para estadias curtas. O lugar mais visitado do bairro é o Plaza San Miguel, que tem várias lojas e mercados comuns de shopping. Por ter um espaço imenso, é um bom programa para bater perna, rs.

O zoológico Parque de las Leyendas é outra atração bem famosa de San Miguel, mas eu não gosto de atrações desse tipo com animais, e vi que ele não tem a melhor das reputações.

Principais atrações:

  • Plaza San Miguel
  • Parque de las Leyendas

Sugestões de hotéis em San Miguel:

  • San Miguel Awanka Hotel | Esse hotel três estrelas fica pertinho do shopping Plaza San Miguel, numa regiões com vários restaurantes.

6. Magdalena del Mar

Entre San Miguel e Miraflores, Magdalena del Mar é um bairro antigo e familiar, com boas opções de hospedagem a valores acessíveis. Eu gostei da atmosfera de vida local que tem por aqui, e dá para experimentar isso de um jeito bem gostoso no Mercado de Magdalena, que vende alimentos bem fresquinhos e bonitos.

Feira de frutas em mercado popular de Lima, Peru.
A feira de frutas do Mercado de Magdalena. Foto: EduardoZambrano / CC BY-SA 2.0

Principais atrações em Magdalena del Mar:

  • Mercado de Magdalena
  • Costa Verde

Sugestões de hotéis em Magdalena del Mar:

  • Surya Lima | Uma hospedagem moderna e silenciosa, na parte central do bairro.
  • Magdalen House | Com ambiente descontraído, tem quartos compactos mas bem organizados.

7. Jesús María e Lince

Jesús María é um bairro mais tranquilo, ótimo para quem procura uma atmosfera familiar e áreas verdes como o parque Campo de Marte, famoso por suas áreas esportivas. Enquanto isso, Lince é mais agitado e tem uma vida noturna ativa. 

Monumento em homenagem aos heróis peruanos no Campo de Marte, entre Jesús María e Lince, em Lima.
O Campo de Marte, em Jesús María. Foto: Jonathan Marco Corredor Obispo / CC BY-SA 4.0

Ambos são opções interessantes e mais afastadas de Miraflores, e por isso não é tão comum encontrar turistas. E se você for em algum dos bares de Lince, tome cuidado com o horário e a rua onde você anda, pois há menos segurança nas proximidades do bairro La Victoria.  .

Principais atrações em Jesús Maria e Lince:

  • Campo de Marte (Jesús María)
  • Mercado de Lince

Sugestões de hotéis em Jesús Maria e Lince:

  • Samanai Wasi Hostel | Um hostel agradável e com uma decoração tradicional muito bonita em Jesús Maria.
  • Hotel Carrera | Esse hotel fica em Lince, e é ideal para quem procura quartos amplos para uma viagem a dois.

8. San Borja e Santiago de Surco

Tanto San Borja quanto Santiago de Surco são bairros residenciais conhecidos pela segurança e infraestrutura, e é bem comum achar hotéis elegantes e mais custosos.

Monumento de estilo arquitetônico mourisco da Espanha com duas torres e um arco decorado, em um bairro de Lima.
O Arco Morisco. Foto: Santiago Stucchi Portocarrero / CC BY-NC-SA 2.0

A vantagem de se hospedar em um desses bairros é a curta distância até locais mais principais como San Isidro e Barranco, além da menor competição com outros turistas. 

Não existem atrações tããão populares em ambos os bairros, mas você pode curtir um passeio cultural, como no Gran Teatro Nacional em San Borja, ou ao ar livre, no Parque de la Amistad em Santiago de Surco.

Aliás, esse mesmo parque foi inaugurado em 2001 para celebrar os laços de amizade entre Espanha e Peru. Como símbolo espanhol, foi instalado um grande arco, chamado Arco Morisco (morisco significa mouro).

Dica: Em San Borja, assistir apresentações culturais no Gran Teatro Nacional é uma experiência fantástica e uma ótima oportunidade para ter contato com a cultura peruana.

Principais atrações em San Borja:

  • Gran Teatro Nacional
  • Museu de la Nación
  • Parque de la Felicidad

Principais atrações em Santiago de Surco:

  • Parque de la Amistad
  • Vinhedo Santiago Queirolo
  • Parque Ecológico Loma Amarilla

Sugestões de hotéis em San Borja e Santiago de Surco:

  • Lyz Business Hotel | Quartos super elegantes e bem iluminados em San Borja.
  • BTH Hotel – Boutique Concept | Esse hotel estiloso tem quartos com banheira de hidromassagem e um restaurante internacional anexo.
  • Casablanca Lima | Fica em uma área residencial bem calma de Santiago de Surco, o que é perfeito para ter uma noite de sono bem dormida.

9. Callao (Aeroporto)

Embora menos turística, Callao é a cidade onde fica o aeroporto de Lima, e se hospedar por lá pode ser uma boa opção para ter mais algumas horas de sono antes de um voo, por exemplo. 

A frente da Fortaleza de Real Felipe na cidade de Callao, próximo ao aeroporto de Lima.
A Fortaleza de Real Felipe é uma das atrações mais conhecidas em Callao. Foto: xiquinhosilva / CC BY 2.0

Recomendo cuidado com a segurança à noite, e evite se hospedar por aqui durante todos os dias da sua viagem. Se você realmente precisar ficar perto do aeroporto na maior parte do tempo, prefiraSan Miguel ou Magdalena del Mar.

Principais atrações em Callao:

  • Fortaleza Real Felipe
  • Monumental Callao

Sugestões de hotéis em Callao, perto do aeroporto de Lima:

  • Lima Airport Tampu | Hospedagem simples e familiar, mas com boas acomodações.
  • B&B Cusing Wasi | Um cama e café ideal para estadias curtas, com um enxoval de cama super gostoso.

Onde não ficar em Lima

Em Lima, algumas regiões são menos indicadas para hospedagem devido à segurança e infraestrutura limitada. 

Callao, especialmente próximo ao porto, possui áreas que enfrentam desafios de segurança e estão distantes das atrações turísticas. 

O Cercado de Lima, apesar de abrigar o Centro Histórico, tende a ser inseguro e deserto à noite, dificultando o deslocamento seguro. O mesmo ocorre com La Victoria.

Áreas periféricas como San Juan de Lurigancho e Villa El Salvador são principalmente residenciais e industriais, com poucas opções de hospedagem e distante dos pontos turísticos. 

Por isso, para uma estadia segura e prática, recomendo escolher entre bairros como Miraflores, Barranco, San Isidro, San Borja e algumas partes de Santiago de Surco, que oferecem melhor infraestrutura e segurança.

Dicas importantes antes de escolher seu hotel em Lima

Acertar na escolha do hotel pode fazer toda a diferença na experiência da sua viagem. E para te ajudar ainda mais nessa decisão, separei mais algumas dicas práticas que você deve conferir antes de decidir onde se hospedar em Lima. Confira:

Priorize a localização

Considere os bairros Miraflores, Barranco e San Isidro como os melhores lugares para se hospedar em Lima, especialmente se for sua primeira vez na cidade. 


San Borja e partes de Santiago de Surco também são conhecidos por serem mais seguros, bem localizados e com infraestrutura turística.

Se precisar de acesso rápido ao aeroporto, considere hospedagens em San Miguel ou Magdalena del Mar, que são relativamente próximas e evitam o trânsito intenso de Lima.

Atente-se à segurança em determinadas áreas

Verifique a segurança do bairro, especialmente se pretende se hospedar em áreas como o Centro Histórico ou Callao, que podem ser desertas e inseguras à noite.

Como se locomover em Lima

Acredite em mim: Lima tem um dos trânsitos mais caóticos que já presenciei, tanto pelo congestionamento quanto pela agressividade dos motoristas de uma forma geral. 

Por isso, recomendo fortemente que você use os aplicativos como Uber e Cabify, que oferecem segurança e preços acessíveis. 

Ônibus e o sistema de transporte rápido Metropolitano também conectam áreas populares como Miraflores, Barranco e o Centro Histórico, mas podem ser lotados em horários de pico. 

Bairros turísticos como Miraflores e San Isidro têm fácil acesso a ônibus e táxis. Isso facilita a locomoção para outras regiões de Lima. E para trajetos curtos em bairros turísticos, é comum caminhar, especialmente em áreas seguras como Miraflores e Barranco.

Já sabe onde ficar em Lima?

Lima é uma das capitais mais legais da América do Sul, e mistura perfeitamente arte, história, paisagens costeiras e pratos gastronômicos deliciosos. E para descobrir o melhor da cidade, nada como ficar em um hotel legal na região que mais combina com você. Agora é só fazer sua reserva, e boa viagem!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário