Escrito por Adriana
11 de novembro de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Conhecer o Atacama de pertinho é o sonho de muita gente. E além de decidir quais passeios fazer pelo deserto, outra tarefa desafiadora é escolher onde se hospedar. Mas não se preocupe! Eu passei um bom tempo por aqui e me hospedei em diferentes lugares, e neste post te apresento um apanhado das melhores dicas de hotéis e regiões para se hospedar no deserto chileno.

A Laguna Tebinquinche ao pôr do sol.
A Laguna Tebinquinche.

Inicialmente, o que você precisa saber é que San Pedro de Atacama é, de longe, a melhor cidade para escolher sua hospedagem. É turística, movimentada, e serve de base para todos os passeios que você fizer. E por ser tão pequenininha, eu dividi o centro da cidade em apenas 3 regiões: a central Rua Caracoles, e mais as tranquilas áreas norte e sul dessa rua.

Sem mais delongas, veja a lista dos principais lugares para ficar no Atacama:

Principais regiões no Atacama

  1. Centro de San Pedro de Atacama (Rua Caracoles e seus arredores)
  2. Afastado do centro de San Pedro
  3. Calama (aeroporto mais próximo)

Veja no mapa minha seleção dos melhores hotéis no Atacama nessas principais regiões:

Onde ficar no Atacama: as melhore regiões

1. Centro de San Pedro de Atacama

A cidade de San Pedro de Atacama é a mais conhecida no entorno do deserto. É lá onde a maioria das pessoas se hospeda, e de onde saem os principais passeios com agência.

A central Rua Caracoles em San Pedro de Atacama, com construções rústicas e um café.
Trecho da Rua Caracoles. Foto: .Daniel Hernández P / CC BY-NC 2.0

Se você quer acesso a tudo o que é indispensável em uma viagem, fique no centro da cidade. E se não se importa com agito, fique no entorno da Rua Caracoles, ou ainda, escolha as áreas norte ou sul da rua se quiser uma estadia mais tranquila. 

Para facilitar seu entendimento, vou dividir em sub-regiões:

1. 1. Rua Caracoles

A Rua Caracoles é a via principal do centrinho de San Pedro, e é a opção número 1 dos viajantes do Atacama. Aqui tem mercados, farmácias, lojinhas de artesanato, e uma penca de agências de turismo para todos os públicos.

Igreja de San Pedro de Atacama com fachada branca e detalhes rústicos.
A charmosa Igreja de San Pedro de Atacama. Foto: Leandro Neumann Ciuffo / CC BY 2.0

A rua é exclusiva para pedestres em alguns trechos, intercalando com ruas maiores, até chegar na altura da Ignacio Carrera Pinto. Antes disso, o encontro com as ruas Vilama e Toconao te levam a uma cena bem de cidadezinha, onde tem a Plaza de San Pedro de Atacama com a Igreja de São Pedro logo em frente.

E por mais que a localização faça com que os preços sejam elevados, foi na prática que eu percebi que existe um grande custo-benefício aqui, especialmente se tratando de estrutura para o turista, na segurança e na alimentação. Afinal, quanto mais longe daqui, os restaurantes somem do mapa.

Principais atrações da Rua Caracoles:

  • Plaza de San Pedro de Atacama
  • Igreja de São Pedro 
  • Gastronomia e lojinhas diversas
  • Vistas dos vulcões andinos no horizonte (especialmente no início da rua, em uma das entradas da cidade)

Hotéis recomendados nos arredores da Rua Caracoles:

Hotel Poblado Kimal
Hotel Poblado Kimal

Se você está procurando um hotel com uma cara diferente, dá uma olhada nesse. Quando eu me hospedei, fiquei uma cabaninha de madeira muito fofa, e incrivelmente espaçosa. Também adorei a piscina e o menu do restaurante, não teve um prato que não fosse saboroso.

  • Hostal Sonchek | Uma pousada aconchegante, com quartos coloridos e cozinha compartilhada.
  • Terrantai Lodge | Um hotel super gostoso, com café da manhã saudável e bem servido para quem tem restrições alimentares.
  • Hotel Jardin Atacama | Ótima opção no centrinho, com piscina e redes para deitar e relaxar.

1.2. Norte da Rua Caracoles

Ao ir para o norte da Rua Caracoles, você se distancia do movimento de turistas pelas ruas e a cidade volta a ter uma cara tradicional de vilarejo. É um lugar bem tranquilo, mas tem menos lugares para comer e coisas para fazer.

Entrada do Museo del Meteorito, em San Pedro de Atacama, com estrutura de lona e cúpulas de cor clara.
O Museo del Meteorito. Foto: Elias Rovielo / CC BY-NC-SA 2.0

Na verdade, eu diria que a graça de ficar nessa parte de San Pedro é a possibilidade de explorar um pouquinho da região do Atacama de um jeito menos óbvio. Há dois museus aqui, o Museo del Meteorito e o Museo Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige, sendo que esse último é bem pertinho do Cemitério de São Pedro de Atacama.

Para ver paisagens dignas de pinturas, minha dica é que você dê uma volta ao redor do Museo Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige. O terreno é plano e não tem muitas casas e árvores altas, o que permite fotos incríveis!

Principais atrações ao norte da Rua Caracoles:

  • Museo del Meteorito
  • Museo Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige
  • Cemitério de São Pedro de Atacama

Hotéis recomendados ao norte da Rua Caracoles:

Ckoi Atacama Lodge
Ckoi Atacama Lodge

O maior charme desse hotel é toda a sua estrutura feita do tradicional adobe, o que deixa os quartos com uma temperatura agradável tanto de noite como de dia. Se você estiver com um tempinho, dê um mergulho na piscina externa.

  • Posada Atacameña | Uma pousada aconchegante, com varanda, churrasqueira e cozinha privativa.
  • San Pedro Domos | Os quartos dessa hospedagem ficam dentro de domas únicas e modernas, e a área externa é um jardim bem cuidado.

1.3. Sul da Rua Caracoles

O sul da Rua Caracoles não é tão diferente do norte, pois as duas regiões são residenciais e compartilham da mesma tranquilidade. A maior diferença entre elas é que o sul tem mais “chão pra andar”, porque o norte marca o fim do território de San Pedro.

Trilhas no Valle de la Luna, no Deserto do Atacama, com montanhas e sal cobrindo o solo árido.
O Valle de la Luna é uma das atrações mais próximas da cidade de San Pedro de Atacama. Foto: Thomas Fuhrmann / CC BY-SA 4.0

E por mais que o sul seja beeem paradão, reforço que a cidade é totalmente caminhável, e em pouco tempo você chega na Rua Caracoles.

Por fim, o Terminal Rodoviário da cidade fica na Rua Tumisa, e recebe ônibus de segunda a domingo com destino para Calama, para o vilarejo de Toconao (Chile), e para cidades da Argentina e da Bolívia. O ideal é conversar com algum responsável na hora, para entender o funcionamento e o ponto final das viagens.

Hotéis recomendados ao sul da Rua Caracoles:

Hotel La Casa de Don Tomás
Hotel La Casa de Don Tomás

Se você quer ficar em um lugar moderno mas com o jeitinho especial das casas no Atacama, escolha esse hotel. O wi-fi funciona bem em todos os cômodos, e eu me surpreendi com a pressão da água do chuveiro.

  • Hostal Mamatierra | A melhor parte desse hostel é o café da manhã gostoso, que a equipe deixa preparado antes da sua saída para os passeios.

2. Afastado do centro de San Pedro

De uma forma geral, eu indico as regiões mais afastadas da Rua Caracoles e do centrinho de San Pedro para quem busca exclusividade e tranquilidade.

Deserto do Atacama ao pôr do sol, com luz dourada iluminando a paisagem árida e montanhas ao fundo.
O pôr do sol no deserto, visto da Piedra del Coyote, no Valle de la Luna. Foto: Elias Rovielo / CC BY-NC-SA 2.0

Isso porque a maioria das hospedagens nessas áreas mais distantes focam em uma experiência de alto padrão, com infraestrutura de luxo e um toque exclusivo. Os serviços são diferenciados, incluindo spa, piscina, refeições gourmet, etc. Além disso, os pacotes de acomodação podem também incluir passeios guiados privativos e experiências personalizadas.

Se essa é sua vibe, destaco o sul da estrada Domingo Atienza, que é uma área mais tranquila com natureza, a poucos minutos do centro de San Pedro. Da mesma forma, não posso deixar de mencionar Quitor, Coyo e as ruas La Chilcas e Tocopilla. Afinal, todos eles são cheios de hospedagens exclusivas, com vistas privilegiadas do deserto e um foco particular na sustentabilidade.

Hotéis recomendados no Atacama – mais afastados do centro:

Hotel Cumbres San Pedro de Atacama
Hotel Cumbres San Pedro de Atacama

A minha experiência nesse 5 estrelas foi inesquecível. O hotel tem uma super estrutura com piscinas, academia e banheiras de hidromassagem, além da possibilidade de marcar passeios em grupo até as atrações do deserto. No fim do dia, as camas gigantes nos quartos não fizeram feio. Me hospedaria de novo!

  • Nayara Alto Atacama | Um hotel isolado com pacotes all-inclusive e enfoque em imersão na natureza. (R$ 9,254)
  • Tierra Atacama | Um hotel de alto luxo, com design integrado à paisagem, que inclui spa e piscinas ao ar livre. (3 diárias a partir de R$ 31,580)

3. Calama (aeroporto mais próximo)

Para os brasileiros que desejam visitar o Deserto do Atacama, o Aeroporto Internacional El Loa em Calama acaba sendo a porta de entrada para San Pedro. O trajeto é feito com uma conexão em Santiago, pois não existem voos diretos.

Fachada do Aeroporto de Calama, no Atacama.
O Aeroporto El Loa de Calama é a porta de entrada para o deserto. Foto: Christer T Johansson / CC BY 3.0

Eu só recomendo que você se hospede em Calama em último caso, por necessidade de descansar antes do voo ou se ainda estiver resolvendo o translado até San Pedro. A cidade é conhecida por causa da insegurança, muito devido ao trânsito intenso de turistas.


Os cuidados que você deve tomar são os básicos: bolsas, mochilas e malas devem ficar próximas do corpo, e evite andar pelas ruas à noite. Se possível, converse com seu hotel sobre um transfer até o local.

Hotéis recomendados em Calama:

  • Geotel Calama | O hotel mais bem falado de Calama, com notas acima da média e café da manhã incluso na diária.
  • Alto del Sol Calama | Espaçoso e completo, tem boas comodidades extra como spa e piscina.

Onde não ficar no Atacama

Ao decidir onde se hospedar no Atacama, o ideal é escolher a região mais conveniente possível. Para isso, sempre analise o que há ao redor do hotel, como bons lugares para comer, mercado e farmácia.

É comum ver hotéis luxuosos do tipo resort em pleno deserto, super afastados do centro da cidade. Eles sem dúvida proporcionam uma experiência mais exclusiva, mas pense que o deslocamento até o centro vai ser mais difícil, te deixando mais dependente do que o hotel tem a oferecer de estrutura.

O mesmo vale para outras hospedagens em San Pedro mais afastadas do centro, em áreas da cidade que não recebem boa iluminação pública. Embora seja um destino bem seguro, pode ser desagradável ter que andar no escuro.

E também pelo mesmo motivo de distância, lugares muito afastados de San Pedro, como Calama, Toconao, Socaire não são recomendados para hospedagem. Alguns desses lugares são bonitos, mas têm infraestrutura limitada, poucos restaurantes e quase nenhuma agência de turismo local, o que dificulta bastante a locomoção e o acesso a passeios. Além disso, as estradas podem ser complicadas, especialmente para quem não conhece bem a região.

Dicas importantes antes de escolher seu hotel no Atacama

Decidir em qual hotel ficar é apenas um pedacinho do seu planejamento no Atacama. Veja algumas dicas essenciais que eu reuni para contribuir com a sua melhor viagem: 

Uma estrada no deserto do Atacama, com direção ao vulcão Licancabur.
Estrada rumo ao vulcão Lincancabur.

Como chegar em San Pedro de Atacama

Como eu já comentei antes, o Aeroporto Internacional El Loa, em Calama, vai ser o seu primeiro contato com o trajeto até San Pedro de Atacama. Ao chegar lá, a melhor forma de se deslocar é através de transfer, o que dura 1h30, no máximo. O ideal é combinar antecipadamente, de duas diferentes formas:

  • Com o seu hotel em San Pedro
  • Com uma das agências no aeroporto até o centro de San Pedro (a Transvip é a mais utilizada)

Outras maneiras de sair do aeroporto são de táxi, o que é bem caro, ou de ônibus. Nesse caso, você precisa ir do aeroporto até os terminais rodoviários das empresas em Calama, como o da Pullman Bus ou o da Frontera del Norte. 

O problema é que você ainda vai ter que ir do terminal da empresa em San Pedro até o hotel, e no fim das contas, sai mais caro do que pegar o transfer.

Nem sempre vale a pena alugar um carro

O Atacama é uma região remota e extrema, e você sempre corre o risco do GPS não funcionar. Junte isso ao fato de que San Pedro é fácil de andar e possui apenas um posto de gasolina, e que a forma mais adequada de visitar o deserto é com uma agência. 

Portanto, se o único interesse da sua viagem for conhecer o deserto, dispense a possibilidade de alugar um carro. 

Melhor época para visitar o Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é visitado o ano todo, mas há um consenso de que as estações de verão e inverno marcam a alta temporada, que é quando nós da América do Sul saímos de férias. 

Porém, saiba que essas duas estações enfrentam condições climáticas que podem interferir na sua viagem. O verão marca o fenômeno do Inverno Altiplânico no deserto, com muito calor e fortes chuvas.

Já no inverno, as temperaturas são amenas, mas podem chegar até graus negativos à noite, ocorrendo tempestades de neve. Em ambas as estações, pode acontecer de algum passeio ser cancelado.

A conclusão disso é que tanto a primavera quanto o outono viram ótimos momentos para fazer sua viagem, porque elas unem um clima equilibrado à baixa temporada na região.

Já sabe onde ficar no Atacama?

O Deserto do Atacama é uma região belíssima e com paisagens indescritíveis, e escolher o lugar certo para se hospedar vai deixar sua viagem ainda mais especial. Depois me conta como foi, quero saber quais experiências incríveis você viveu por lá!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário