Se você quer conhecer destinos paradisíacos no Nordeste brasileiro, o passeio para os Parrachos de Maracajaú é um dos lugares que precisam estar no seu radar.
Aqui no nosso post, você saberá como funciona o passeio bate-volta para os Parrachos de Maracajaú com saída a partir de Natal.
Além disso, também separamos informações adicionais sobre outros atrativos da região, assim como dicas de pousadas e restaurantes. Vem com a gente e bom passeio!
Aproveite e veja também:
- O que fazer em Natal: TOP 16 atrações + dicas imperdíveis
- O que fazer em Pipa RN: 11 passeios imperdíveis e as melhores praias
- Barra do Cunhaú RN: atrações, passeio bate volta de Natal e dicas
- Baía Formosa RN: 10 melhores passeios + super dicas de viagem
Passeio para os Parrachos de Maracajaú: tudo o que você precisa saber
Reunimos nesse post todas as informações necessárias para que você aproveite os Parrachos de Maracajaú da melhor maneira possível:
- Por que conhecer os Parrachos de Maracajaú
- Como chegar em Maracajaú
- Pousadas em Maracajaú
- Como é o passeio saindo de Natal
- O que fazer em Maracajaú
- Onde comer
- O que levar
- Quando ir
Por que conhecer os Parrachos de Maracajaú
Localizados em frente à praia de mesmo nome, os Parrachos de Maracajaú são piscinas naturais que formam a paisagem conhecida pelos turistas como “Caribe brasileiro”.
Distantes a aproximadamente 7 km da costa, as piscinas naturais aparecem apenas no período de maré baixa, com uma formação rochosa de 10km de extensão por todo o recife.
Parte do distrito de Maxaranguape, a cerca de 54 km da capital Natal, os parrachos estão dentro de uma Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, então, você poderá ver de pertinho a diversidade da vida marinha da região.
Seja para mergulhar ou apenas admirar a paisagem, fazer um passeio pelos Parrachos de Maracajaú é um programa que vale a pena incluir na sua viagem pelo litoral do Rio Grande do Norte.
Como chegar em Maracajaú
O distrito de Maracajaú faz parte do município de Maxaranguape, localizado a 55 km da capital Natal, no litoral norte do estado.
Saindo de Natal, é possível fazer o trajeto de carro ou ônibus.
De carro, basta pegar a BR-101 sentido litoral Norte, em direção à cidade de Touros.
Já para quem pensa em ir de ônibus, o trajeto dura cerca de 2h30, fazendo paradas em Ceará-Mirim, Gravatá, Dom Marcolino, Caraúbas e Maracajaú. As saídas ocorrem diariamente da Rodoviária de Natal.
Precisando alugar um carro? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, um comparador de preços entre as melhores locadoras do mercado. Toda a contratação é feita pelo site e você pode escolher qual modelo combina mais com o seu estilo de viagem.
Onde ficar: dicas de pousadas em Maracajaú
Caso você esteja pensando em explorar outros atrativos da região, o ideal é se hospedar por lá durante alguns dias.
Como é uma das mais procuradas do Litoral Norte do estado, a Praia de Maracajaú conta com boas opções de pousadas. A maioria delas ficam à beira-mar.
Hotel Enseada Maracajaú | a apenas 150 metros da praia, é o hotel mais reservado da região. Embora seja simples, conta com uma ampla área de lazer, bar, bistrô e quartos de decoração praiana. Confira valores.
Pousada Ponta dos Anéis | à beira-mar, a propriedade tem 1000 m² de jardim ao ar livre, além de piscina, restaurante, churrasqueira e quartos espaçosos. Da área de lazer, a vista para o entardecer é de tirar o fôlego! Confira valores.
Pousada Cores dos Corais | em uma região menos movimentada da Praia de Maracajaú, esta pousada possui quartos super bem equipados, além de área de lazer com duas piscinas e café da manhã. Confira valores.
Como é o passeio para os Parrachos de Maracajaú saindo de Natal
O passeio até os Parrachos de Maracajaú é feito de duas maneiras: de lancha ou catamarã.
Você pode fazer tanto de modo privativo ou coletivo, ambas as opções são ofertadas pela maior parte das agências de viagem da região.
Nós recomendamos os serviços da Mar Azul Receptivo, e também os pacotes da Civitatis.
Confira abaixo como é o itinerário do passeio:
De Natal para a Praia de Maracajaú
As saídas das lanchas e catamarãs até os parrachos ocorrem na Praia de Maracajaú, então é preciso se deslocar de Natal até o local.
Dependendo do pacote, as agências buscam os turistas em seus respectivos hotéis na orla de Natal. O trajeto é feito pela BR-101, possui cerca de 54 km e leva 1h.
Ao chegar na Praia de Maracajaú, você partirá para as piscinas naturais, que ficam a 30 minutos da costa.
As diferenças no trajeto feito lancha e catamarã são:
Passeio de lancha
O passeio de lancha até os Parrachos de Maracajaú leva os turistas até uma plataforma aquática, localizada a 7 km da costa. Dependendo da embarcação, você chegará até lá em 15 minutos.
A lancha é um pouco mais rápida, mas balança mais durante o trajeto. A principal vantagem está no fato de que ela tem acesso a áreas que o catamarã não consegue, por conta de seu tamanho.
Na plataforma flutuante de dois andares, além de ter uma visão incrível dos parrachos, você poderá fazer o mergulho com snorkel.
Ao total, o mergulho dura em torno de 2h30. Depois, as lanchas retornam até a Praia de Maracajaú para o almoço. A volta para Natal ocorre no final da tarde.
Este passeio leva aproximadamente 8h para ser feito, incluindo todas as paradas e atividades.
Passeio de catamarã
O catamarã realiza o trajeto entre a costa e os parrachos, fazendo com que haja menos movimento para os passageiros.
Essa opção geralmente é mais escolhida por turistas mais velhos ou famílias, em busca de mais conforto.
Indo também até a plataforma flutuante, os turistas possuem cerca de 2h para explorar as águas dos parrachos. Depois disso, o roteiro é praticamente o mesmo que o passeio de lancha.
Dica | dê uma olhada no passeio de catamarã que a o Mar Azul Receptivo oferece, é uma ótima opção.
O que fazer em Maracajaú: outras atividades
Se estiver com mais alguns dias disponíveis na viagem, vale a pena conhecer outras atrações turísticas da região.
Os principais atrativos são:
1. Praia de Maracajaú
Como já deixamos claro em parágrafos anteriores, a Praia de Marajacaú é o coração do agito do distrito.
Além de ser o ponto de partida do passeio até os parrachos, conta com uma ótima infraestrutura turística, com beach clubs à beira-mar, quiosques e pousadas.
A paisagem também não deixa a desejar, com coqueiros, dunas e uma pitoresca lagoa, onde é possível praticar stand up paddle.
2. Praia de Caraúbas
A apenas 15 minutos da Praia de Maracajaú está a Praia de Caraúbas, uma alternativa para ter momentos de sossego na viagem.
Parte de uma pequena vila de pescadores, o local é perfeito para quem gosta de um clima mais rústico na hora de aproveitar os dias de sol.
É possível encontrar algumas opções de quiosques e restaurantes, mas o que reina por lá é a tranquilidade de ser um lugar mais vazio.
Como chegar | partindo de Natal, o caminho é o mesmo que se faz até Maracajaú, pela BR-101. De Maracajaú, entre na RN-263.
3. Praia da Barra de Maxaranguape
Localizada a pouco mais de 15 km de Maracajaú, a Praia de Barra de Maxaranguape abriga um dos visuais mais charmosos do litoral norte potiguar.
Com um mar tranquilo e cristalino, a praia agrada tanto aqueles que preferem tranquilidade quanto os mais animados, já que é o lar de uma badaladíssima festa de carnaval.
Na orla você encontrará boas opções de restaurantes, quiosques e hospedagens.
Como chegar | saindo de Natal, o caminho até a praia é feito pela RN-160, levando aproximadamente 54 minutos. Já para aqueles que estão pensando em sair da Praia de Marajacaú, o caminho segue pela RN-263. A duração é de 30 minutos.
4. Passeio de quadriciclo
Para dar um toque de aventura na viagem, faça o passeio de quadriciclo pelas dunas de Maracajaú. E detalhe: você será o piloto!
Durando cerca de 50 minutos, o percurso corta as dunas e vai em direção à Lagoa de Peracabu. É o único passeio de todo o estado que passa por dunas, falésias, mar e lagoa.
Nem precisamos falar, né? As paisagens são de tirar o fôlego.
As partidas ocorrem da orla da Praia de Maracajaú.
Dica | para agilizar o seu passeio, recomendamos esse tour de quadriciclo em Marajacaú.
Onde comer na Praia de Maracajaú
A orla da Praia de Maracajaú é repleta de quiosques, barracas e restaurantes com sabores da cozinha local. Mas, entre todos, selecionamos os melhores para a sua viagem:
Parrachos Praia Clube | o beach club mais procurado de toda a orla de Maracajaú. Além da estrutura de lazer e passeios, o local tem um restaurante com um cardápio que serve desde cozinha brasileira até pratos internacionais.
Restaurante O Pajé | também a poucos metros do mar, é especializado em frutos do mar e conta com um ambiente rústico e aconchegante.
Maracajaú Bistrô | uma opção para tomar café da manhã ou jantar com muito charme, bons pratos e, o melhor de tudo, custo-benefício.
O que levar para os Parrachos de Maracajaú
Como você irá mergulhar durante o passeio, não deixe de separar a roupa de banho. Também recomendamos ir com roupas leves e calçados confortáveis.
Outros itens indispensáveis são:
- Protetor solar e labial
- Óculos escuros
- Boné ou chapéu
- Garrafinha d’água para manter a hidratação ao longo do dia
Os passeios não incluem as paradas para o almoço, sendo assim, o consumo de qualquer bebida ou comida é feito à parte, então, não esqueça de se preparar para isso.
Para deixar o checklist ainda mais completo, confira nosso post sobre tudo o que levar para a praia.
Quando ir para os Parrachos de Maracajaú
O passeio para os Parrachos de Maracajaú dependem das condições mostradas pela Tábua das Marés. O mergulho geralmente é feito em épocas de maré baixa.
Em Maracajaú, as marés variam de -0.1 até 0.9, que vão desde 1,5 metros, até 3m de profundidade dependendo do dia. Quanto mais perto de 0.0, mais baixa ela é. A variação ocorre 4 vezes por dia, duas altas e duas baixas.
Não é recomendado visitar a região entre março e julho, pois há mais chances de chuva, impossibilitado o passeio.
Então, a melhor época para conhecer Maracajaú é de setembro a janeiro, já que os dias ensolarados são predominantes.
Prepare-se para conhecer os Parrachos de Maracajaú!
Não faltam motivos para você acreditar que os Parrachos de Maracajaú estão entre os lugares mais bonitos do Nordeste, né?
Junto com a estrutura turística, as águas cristalinas e a vida marinha são um show à parte!
Foto de destaque: Otávio Nogueira / Flickr
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.