Escrito por Adriana
09 de janeiro de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Quem não conhece Tocantins não sabe o que está perdendo, e quem conhece sempre tem vontade de voltar! Esse ainda é um estado brasileiro pouco explorado e, por isso, separei 4 dos principais destinos por lá.

Você sabia que o Tocantins é um estado jovem, de apenas 35 anos? Mesmo tendo se separado de Goiás a pouco tempo, por lá, não falta cultura, história, arte e uma natureza exuberante que une o Cerrado e Amazônia

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o Jalapão, mas você sabe o que fazer na capital? E sobre as Serras Gerais, Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão? Vou te contar um pouco da minha experiência nessas partes maravilhosas do Tocantins. 

Muitos lugares valem a sua visita, mas esses são especiais. Vem comigo conferir mais sobre essas maravilhas do Tocantins:

  1. Jalapão
  2. Palmas
  3. Serras Gerais
  4. Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão

Conhecer diferentes atrações do Tocantins pode ser um desafio se você não alugar um carro. Isso porque alguns lugares ficam distantes um do outro e são de difícil acesso. Nossa dica é você fechar um aluguel de carro em Palmas e planejar seu roteiro a partir daí. Para isso, recomendamos o site da Rentcars, um comparador de preços entre as locadoras mais confiáveis do Brasil e do mundo. Por lá, você encontra opções de carros para todo o tipo de viagem.

1. Pontos turísticos do Tocantins: Jalapão

Eu posso apostar que você, no mínimo, já ouviu falar sobre o Jalapão e sua imensa beleza. Acho fácil dizer que essa é uma das partes mais lindas da natureza do país, e olha que o páreo é duro, porque o Brasil é enorme e riquíssimo. 

O Jalapão fica a 300 km da capital Palmas, e faz divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí. Por estar entre a transição entre o Cerrado e a Caatinga, a natureza surpreende e encanta pela semelhança com as savanas, pelas dunas, cachoeiras, formações rochosas e cenários arrebatadores. 

Essa região tem partes praticamente desérticas, e, bem perto, paraísos de água doce. Já imaginou? Pois é, eu também fiquei maravilhada, e ainda me surpreendo pela área ser pouco explorada. A parte boa de tudo isso é que a área é muito bem preservada. 

É interessante que você saiba, desde logo: a região que conhecemos como Jalapão corresponde aos municípios de Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins! Já o Parque Estadual do Jalapão é uma área protegida, dedicada à pesquisa e ao turismo, e se concentra especialmente no município de Mateiros.

1.1 O que fazer no Jalapão

O ecoturismo e o turismo de aventura são fortíssimos no Jalapão! Não faltam atrativos por lá, mas vou te falar sobre alguns deles para que sejam prioridades na sua lista:

Pontos turísticos do Tocantins - Pedra Furada
A incrível vista da Pedra Furada, em Ponte Alta do Tocantins

Fervedouros | Você pode já ter se perguntado onde ficam as águas azul turquesa das fotos do Jalapão que você já viu. São os fervedouros, nascentes de rios subterrâneos que acabam formando piscinas naturais incríveis. 

Os mais famosos são os Fervedouros do Encontro das Águas, do Sono, Bela Vista, do Ceiça, entre outros. O Fervedouro dos Buritis e do Buritizinho são os mais buscados e ficam no Parque Estadual do Jalapão! Como essa parte merece atenção especial, preparei um post para você sobre os Fervedouros do Jalapão.

Cachoeiras | As cachoeiras no Jalapão são espetaculares. São várias, mas acho que a Cachoeira da Velha e a Cachoeira da Formiga merecem destaque! As duas ficam no Parque Estadual do Jalapão. A primeira é fabulosa, tem um enorme volume de água. Já a Cachoeira da Formiga proporciona um banho maravilhoso e fotos espetaculares. Além dessas, acrescente na sua lista as Cachoeiras do Soninho e a Cachoeira da Fumaça.

Dunas do Jalapão | Também ficam dentro do Parque, e existem graças à erosão que ocorreu nas serras por lá. Proteja bem os olhos nessa maravilha da natureza e aprecie a areia alaranjada e a paisagem impressionante. 

Mirantes e morros | A Pedra Furada do Jalapão é um dos lugares que eu mais amei visitar! É uma formação rochosa que parece um portal saído diretamente de um filme de fantasia. Tente ir ao pôr-do-sol! Outros lugares lindos para apreciação são o Morro da Catedral e o Mirante Serra do Espírito Santo.

Canyons | O Canyon Encantado e Canyon do Sussuapara superam todas as expectativas. O segundo me rendeu momentos mágicos. Tente chegar cedinho, porque lota! 

1.2. Onde ficar no Jalapão

As pessoas tendem a se hospedar nas cidades de Ponte Alta do Tocantins, Novo Acordo, Mateiros ou São Félix do Tocantins. Muitas pessoas também optam pelas excursões com campings na beira do rio ou perto das cachoeiras. 

Quando fiquei em Mateiros, optei pela Pousada Cristal Dourado! O custo-benefício foi um fator determinante, mas gostei cada vez mais da minha escolha ao estar lá aproveitando a piscina, o bar e os arredores. 

Uma experiência de pensão completa estilo safari é o Korubo Safari Camp, que inclui transportes, transfer do aeroporto e todos os passeios que você imaginar. Tenho bastante vontade de experimentar. 

Para os mais práticos, também pode valer a pena fazer um tour pelo Parque Estadual do Jalapão, com hospedagem e principais refeições inclusas, além de um roteiro prontinho para você não precisar se preocupar com nada além de relaxar.

1.3. Quando ir ao Jalapão

O Jalapão é um destino interessante o ano inteiro, sem dúvidas. Mas a época da seca ganha, e vai de maio a setembro! Se você garantir os dias sem chuva, o azul turqueza dos  famosos fervedouros estará límpida e perfeita. Ah, e o capim-dourado fica belíssimo em setembro. 

Mais dicas de viagem para o Japapão

Gostou? Nós temos mais posts sobre esse destino incrível, inclusive  um guia completo com tudo o que você precisa saber antes de conhecer o Jalapão! Com esse resumo, não deu nem para arranhar a superfície da quantidade de atrações e passeios imperdíveis por lá. Não deixe de conferir. 

2. Pontos turísticos do Tocantins: Palmas

A capital do Tocantins é a porta de entrada para os destinos no estado, e vai entrar no seu roteiro de um jeito ou de outro. Palmas tem atrações culturais e naturais de encher os olhos. Memoriais, cachoeiras, parques e lindas edificações com certeza devem fazer parte do seu roteiro por lá. 

Vou te contar um pouco do que fazer por lá e onde ficar. Aproveite e confira nosso post sobre o que fazer em Palmas: principais passeios na capital do Tocantins.

2.1. O que fazer em Palmas

Muita gente acaba não considerando Palmas e seus distritos como lugares a serem explorados, mas apenas como ponto de partida e chegada, mas não faça isso! É um desperdício deixar de explorar uma cidade tão legal. 

Rodeada pelo Rio Tocantins, essa capital é bem quente, o que favorece o turismo de aventura também! Nada de pensar que só no Jalapão você encontra belezas naturais. Dê uma olhada:

Pontos Turísticos do Tocantins - Praça dos Girassóis
Lago na Praça dos Girassóis. Ao fundo, o Palácio do Araguaia

Cachoeira do Roncador e Taquaruçu | A Cachoeira do Roncador é famosa entre a galera que gosta de fazer rapel! A trilha que antecede a chegada é de mata fechada e é super gostosa. Ela fica em Taquaruçu, um distritoo da capital que concentra nada menos do que 80 cachoeiras catalogadas, e que fica a meia horinha de carro do centro de Palmas. 

Praias | As praias de água doce banhadas pelo Rio Tocantins são tão legais que fiz um post com as 9 melhores praias de Palmas! Já adianto que a Praia da Graciosa e a Praia do Prata são muito visitadas. 

Ilha de Canela | Uma linda bem pertinho, de barco, da Praia da Graciosa. O pôr do sol de lá é um espetáculo! A estrutura da ilha é super completa com barzinhos, camping e banheiros.

Praça dos Girassóis e Palácio do Araguaia | A maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo. É onde ficam as sedes dos três poderes: o Palácio do Araguaia, a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

Memorial Coluna Prestes | Com uma arquitetura belíssima, esse memorial foi desenhado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2021 para homenagear Luís Carlos Prestes.

2.2. Onde ficar em Palmas

Se eu fosse você, ficaria hospedado no centro de Palmas! Por lá, fica mais fácil conhecer os principais pontos turísticos da cidade e, ainda, partir para seus outros passeios pelo Tocantins.


 Eu já fiquei no Mac Hotel Palma, perto da Praça dos Girassóis, e minha noite foi super confortável. Se gostar de hotéis de rede, escolha o Ibis Styles, que fica super centralizado.

3. Pontos Turísticos do Tocantins: Serras Gerais

Quer mais ecoturismo e paisagens maravilhosas? O Tocantins tem! As Serras Gerais encantam pelas mais lindas montanhas que parecem esculpidas pelas águas e pelos ventos!

São cânions, cavernas, grutas, rios e cachoeiras rodeados por vegetação incríveis proveniente da mistura de biomas. É uma região menos explorada do que o Jalapão, mas eu fiquei ansiosa para conhecer desde a primeira vez que pesquisei a respeito. 

As cidades que compõem a região são: Almas, Aurora do Tocantins, Arraias, Dianópolis, Paranã, Natividade, Rio da Conceição e Taguatinga. São várias e várias atrações em cada uma dessas cidades, mas vou te dar um panorama geral. Confira:

3.1. Natividade

Natividade fica a pouco mais de 200 km de Palmas e foi um destino super cativante para a gente. A cidade surgiu  em 1734 durante a exploração do ouro, que é uma parte super importante da história do Tocantins. 

O artesanato é mantido de geração em geração. Acho incrível que, de mão em mão, a rara técnica da filigrana portuguesa se mantenha até hoje.

Dentre as coisas legais para fazer em Natividade, vou te dar só um gostinho do que você pode encontrar: 

Pontos turísticos do Tocantins - Natividade
Ruínas da Igreja Nossa Senhora. Foto: Alex Rocha TSI / CC BY-SA

Festa do Divino Espírito Santo | Tradição portuguesa, o auge do evento são as Festas do Capitão do Mastro e a do Imperador do Divino. Elas costumam atrair gente de outras partes do Tocantins, mas acho que poderia ser até mais conhecida. É uma festa que une mais de uma religião e ainda elementos profanos, o que a torna bastante única. Tenho vontade de conhecer!  

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos | Você pode visitar as ruínas da construção iniciada por pessoas escravizadas no início do século 18. A noite a iluminação é bem especial. 

Ourivesaria | Como eu te contei antes, a tradição da ourivesaria com influência portuguesa é bem forte. A Ourivesaria Mestre Juvenal é um grande exemplo disso! 

Cachoeira do Paraíso | Sempre buscando aventura e movimento? A trilha para a Cachoeira do Paraíso pode ser considerada moderada, e dá acesso às quedas d’água e piscinas naturais bem bonitas.

Dona Romana – Centro Bom Jesus de Nazaré | Não poderia deixar de falar dessa linda surpresa em Natividade. Dona Romana é uma grande líder espiritual que inspirou a personagem interpretada por Fernanda Montenegro na novela “Do outro lado do paraíso”. 

No sítio em que vive, ela expõe suas visões por meio de desenhos e esculturas. Indico a visita para quem tem interesse, mas apenas para quem sabe tratar o assunto com o respeito que todas as crenças ou religiões merecem. 

Gostou e quer ir? Então dê uma olha nessas e em outras atrações no post que escrevi sobre o que fazer em Natividade: passeios + dicas de viagem

Onde ficar em Natividade

É bem difícil achar acomodação nessa cidade, mas você pode ficar por perto, em Palmas, ou na região do Jalapão. 

3.2. Almas

Almas foi um destino mágico pra mim! Assim como Natividade, a cidade é muito ligada à extração do ouro. Hoje, a região vive da agricultura, da pecuária e, aos poucos, tem crescido como destino turístico. Confira algumas das melhores partes da cidade: 

Cânion Encantado | Fica na comunidade de Serra Negra, e os paredões são realmente impressionantes. Encaramos a trilha de 5,2 km ida e volta e certamente faríamos de novo!

Cidades das Pedras | São formações rochosas esculpidas pelo tempo. A trilha para lá é mais fácil do que a do Cânion Encantado, mas se tiver calor vai ser mais difícil. 

Vale dos Pássaros | É onde ficam duas cachoeiras incríveis: a Cachoeira do Urubu Rei e a Cachoeira da Cortina! É uma trilha única, e as cachoeiras ficam em uma bifurcação. Para a direita, a Cachoeira do Urubu Rei, para a esquerda, Cachoeira da Cortina.

Arco do Sol | Bem parecido com a Pedra Furada do Jalapão, é uma formação rochosa no meio do Cerrado que lembra um arco (ou um portal!) e emoldura um pôr do sol lindo. 

Não deixe de ler o que fazer em em Almas + dicas de viagem. Vai valer muito a pena! 

Onde ficar em Almas

O Hotel Cardoso é o único hotel dentro da cidade. É simples, mas funciona para quem precisa dormir por lá. Outra opção é ficar hospedado na casa do Seu Davi e Dona Antônia, bem na Serra Negra, mas para isso você precisa entrar em contato com a Cânion Ecoturismo ou com a Seriema Ecoturismo.

3.3. Rio da Conceição

Rio da Conceição é uma região realmente encantadora. Perdi o fôlego quando vi a Lagoa da Serra pela primeira vez. Faz todo sentido que este seja o cartão postal da cidade. Mas tem mais:

17 travessias | Um dos principais atrativos locais. É uma espécie de trilha aquática que começa com caminho terrestre curto e segue para poços de cachoeiras e um verdadeiro “entra e sai” grutas e de cachoeiras – são 17 no total, daí o nome. Sensacional e único, se puder, faça!

Cachoeira do Brejo Limpo | Um passeio mais tranquilo! Essa cachoeira é uma graça, e tem várias quedinhas d’água.  Isso sem falar do cenário que é deslumbrante!

Cachoeira do Cavalo Queimado | Quer adrenalina? Inclua essa cachoeira ao seu roteiro! Com várias quedas d’água pequenas, ela é perfeita para fazer boia cross. 

Difícil não se interessar, né? Então dê uma olhada no nosso post sobre o que fazer em Rio da Conceição.

Onde ficar em Rio da Conceição

A Pousada Quintal de Casa é super recomendada na região. Por lá, é possível alugar quarto privativo ou ficar na área de camping. O local também possui restaurante com ótimos pratos e Wi-Fi. 

Outra boa opção é o Hostel Rio Sol, que, apesar de ser hostel, também tem quartos privativos. 

3.4. Dianópolis

Em Dianópolis o turismo de aventura pode te pegar com força. Tente conhecer os seguintes pontos turísticos: 

Vale Encantado | Faz jus ao nome com certeza. É uma trilha de mais ou menos 5 km e dizem que o trajeto é maravilhoso em cada detalhe. O final é em uma formação rochosa que parece um portal.

Cachoeira da Ré | A Cachoeira da Ré vem logo depois do portal final do Vale Encantado. A trilha até ela é sombreada e tranquila. 

Onde ficar em Dianópolis

Você vai acabar precisando buscar um hotel  nos arredores, já que não há muitas acomodações disponíveis em Dianópolis. 

3.5. Taguatinga

Taguatinga, a terra das palmeiras, também é cheia de belezas naturais e também consegue dar uma paz enorme para quem está precisando de contato com cachoeiras e lindas paisagens. 

Rio Azuis | Com pouco mais de 140 metros, é conhecido como o menor rio do Brasil e o terceiro menor do mundo! Fica entre Taguatinga e Aurora.

Cachoeira do Registro | Tem um poço lindo, e uma queda d’água de quase 50 metros! Mas ela é apenas para apreciação, ok? 

Gruta dos Caldeirões | Uma formação rochosa sem igual, fica a menos de 20 km da cidade. A paisagem inclui estalagmites e estalactites. Dá para perceber a beleza do local por esse vídeo super completo do Canal Neto Lobo Por Aí. Parece outro mundo!

Onde ficar em Taguatinga

Quem quiser pernoitar pode ficar no Hotel Vitor’s, que oferece tudo o que você precisa. 

3.6. Aurora do Tocantins e Lavandeira

Aurora possui quase 300 cavernas e grutas catalogadas, além de dunas, cachoeiras e montanhas. Você sabia que o sol nasce mais tarde por lá? Daí o nome. Já Lavadeira é a cidade vizinha, que fica a 16 km e divide ótimas atrações com Aurora.

Já falei sobre Rio Azuis quando falei sobre Taguatinga, mas é um ponto turístico visitado por quem vai para Aurora também. Confira mais a respeito: 

Pontos turísticos do Tocantins - Rio Azuis
O famoso e pequeno Rio Azuis. Foto: Dianes Gomes / CC BY-SA

Cidade dos Totens | Já foi em um deserto de dunas e paredões? O local recebe esse nome pelos totens formados pela ação do tempo e dos ventos. A paisagem das Serras Gerais acompanha os aventureiros por uma  trilha de 11 km (contando ida e volta).

Escorrega do seu Betim | É uma propriedade particular do Betim com vários poços de águas cristalinas. O nome se dá porque uma pedra bem lisa faz as vezes de um escorregador natural! 


Cachoeira da Sombra | Tem uma queda de 8 metros e um poço pequeno, mas profundo. O mergulho por lá é uma delícia!

Praia do Pequizeiro | Um balneário que mais parece um oásis por conta da areia branca e da vegetação ao redor. É bem procurado, mas dá para sentir muita paz numa visita.

Recanto Praia do Puçá | Super estruturada com águas calmas esverdeadas. Fica perto da Prainha do Segredo, outro lugar incrível para conhecer.

Banhos de Bacupari | há três cachoeiras: Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Angico e Cachoeira do Regado.

Fiz um post com o que fazer em Aurora, com uma lista imperdível de passeios + dicas de viagem.

Onde ficar em Aurora do Tocantins

A pousada Aurora Esplendor é a mais procurada na região, e você pode escolher um quarto convencional ou acampar!

4. Pontos turísticos do Tocantins: Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão

A Ilha do Bananal e a Lagoa da Confusão são dois excelentes lugares, ainda que pouco explorados por quem planeja conhecer o Tocantins.

Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo! Grande parte do ano ela fica submersa. Sua beleza exuberante é resultado da junção da Amazônia com o Cerrado. De um lado está delimitada pelo Rio Araguaia, e do outro por seu afluente, o Rio Javaés. Ela faz parte da reserva ambiental do Parque Indígena e do Parque Nacional do Araguaia. 

Pontos Turísticos do Tocantins - Rio Javaés
Rio Javaés

É uma área ameaçada pela atividade madeireira predatória e precisa receber uma grande atenção da sociedade e dos entes governamentais por sua importância cultural, histórica e em prol da manutenção das terras que pertencem aos povos indígenas. 

Já a Lagoa da Confusão é a principal porta de entrada para a Ilha do Bananal e para o Parque Nacional do Araguaia.

Sua lagoa de água azulzinha tem o mesmo nome e uma vegetação rica. É muito bem frequentada pelos locais, o que já mostra o quanto o lugar é, verdadeiramente, interessante e gostoso. 

4.1. O que fazer na Ilha do Bananal 

A Ilha do Bananal e seus arredores representam importantes santuários ecológicos. Claro que os destaques precisam ser as praias fluviais e lagos, mas também igapós, rios e riachos. Confira algumas atrações por lá:

Praias | A gente pode considerar a primeira e mais importante: a Lagoa da Confusão. Outras praias fluviais são as praias do Travessão, do Avião, do Gado, do Sol e do Paredão

Projeto Quelônio | Projeto super bonito que garante sobrevivência e reprodução segura das tartarugas-da-amazônia no Rio Araguaia.

Parque Nacional do Araguaia | Fica na faixa de transição (ou mistura) da Floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal. Então dá para imaginar o quanto essa parte precisa de proteção, não é? O parque divide a Ilha do Bananal com reservas indígenas, como a dos povos Carajás.

4.2. Onde ficar na Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão

É mais fácil achar lugar para se hospedar na Lagoa da Confusão. A Pousada Fazenda Praia Alta pode ser uma opção bem interessante. 

Mas caso prefira uma alternativa simplificada, indico fazer um tour de 3 dias pela Ilha do Bananal e o Parque do Cantão , que já inclui hospedagem, transporte, principais refeições, ingressos do Parque do Cantão e, claro, momentos inesquecíveis!

Descobriu bastante sobre o Tocantins? Agora é só arrumar as malas e partir!

Agora que você já sabe tudo sobre os principais pontos turísticos do Tocantins, me diz: qual vai ser seu primeiro destino nessa região incrível? 

Foto de destaque: Filipe Gonzaga Ferreira / CC BY-SA.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

1 comentário em “Pontos turísticos do Tocantins: conheça 4 destinos imperdíveis”