Praias de Palmas: 9 praias de água doce na capital do Tocantins | Em Algum Lugar do Mundo

PRAIAS DE PALMAS: 9 PRAIAS DE ÁGUA DOCE DA CAPITAL DO TOCANTINS

Uma lista com as 9 melhores praias de Palmas para você curtir um banho de água doce

  • Adriana
  • -
  • 20 de outubro de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Você deve estar se perguntando: “praias de Palmas, como assim?” Pode ser um pouco confuso, mas eu vou logo te respondendo: sim, há praias na capital do Tocantins em que você ainda mais a sua estadia por lá.

Praias de Palmas - Ilha do Canela
A famosa Ilha do Canela. Foto: Camilo Campos

Porém, as praias de Palmas são bem diferentes das praias de águas salgadas. Elas são, na verdade, lagos de água doce do Rio Tocantins, formados devido às atividades da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães ou do Lajeado, como também é conhecida.

Ao todo, a usina hidrelétrica criou um lago com aproximadamente 630 km quadrados. Só em Palmas são 54 km desse espelho d’água, oferecendo praias com um visual incrível, onde suas águas são um convite perfeito para se refrescar do calor da capital.

Para tirar todas as suas dúvidas, nós mostramos aqui as praias de Palmas mais famosas pelos locais e as mais procuradas pelos turistas. Confira!

Veja também:

Conheça as Praias de Palmas

Da nossa lista com as 9 melhores praias de Palmas, seis delas ficam em Palmas mesmo. As outras três ficam em cidades próximas, mas super vale alugar um carro em Palmas e dar uma esticadinha até elas, porque elas são bem gostosas. Veja só:

  1. Praia da Graciosa
  2. Ilha Canela
  3. Praia do Prata
  4. Praia do Caju
  5. Praia das Arnos
  6. Praia dos Buritis
  7. Praia do Segredo
  8. Praia do Paredão
  9. Praia do Funil

1. Praia da Graciosa

A mais famosa entre todas as praias de Palmas, a Praia da Graciosa atrai muitos turistas.

Muita gente curte realizar caminhadas na orla dessa praia (que possui 520 metros) no finalzinho da tarde e admirar o pôr do sol, que é considerado um dos mais bonitos da cidade.

Praias de Palmas - Praia da Graciosa
A orla da Praia da Graciosa. Foto: Portal de Turismo do Estado do Tocantins.

As águas da Praia da Graciosa são escuras e bem frescas. E não se assuste ao observar redes de proteção em uma determinada distância: elas servem como proteção para impedir a entrada de piranhas vindas do Rio Tocantins.

A Praia da Graciosa também conta com uma boa estrutura de bares e restaurantes. Você pode relaxar e tomar uma cerveja gelada em uma das barraquinhas de telhado de palha que ficam dentro da água. Também dá pra se divertir com a galera nas quadras de esporte.

Por aqui também são realizados eventos culturais, esportivos e de lazer.

Ainda da Praia da Graciosa, é possível ver a Ponte da Amizade que cruza o Lago de Palmas, levando para outras cidades e para uma outra prainha conhecida como Orla Park. Também dá pra conhecer outra atração muito conhecida da cidade: a Ilha Canela.

2. Ilha Canela

A partir do Píer 1 da Praia da Graciosa, é possível pegar um barco até a Ilha Canela. Os barcos que realizam esse trajeto começam a operar a partir das 8h30 até às 18h. E o percurso do píer até a Ilha é feito em apenas 15 minutinhos.

A Ilha Canela é uma ilha artificial que se formou devido ao alagamento do Rio Tocantins durante a construção da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, e leva esse nome devido à antiga Vila de Canelas, que foi destruída por conta da inundação. 

Com o formato de um retângulo, a Ilha Canela possui 45 mil metros quadrados e oferece uma bela paisagem de Palmas – com destaque para o incrível pôr do sol. É um local ideal para você passar um dia inteirinho e relaxar. 

Praias de Palmas - Ilha do Canela
A Ilha do Canela é uma das atrações mais procuradas em Palmas. Foto: Portal de Turismo do Estado do Tocantins.

A temperatura da água é ótima, sem ondas e bem rasinha, e você também pode ficar nas barraquinhas de palhas com que ficam dentro da água. 

No local também há um restaurante que oferece bons pratos e algumas bebidas, além de três quiosques e área para camping.

3. Praia do Prata

A praia mais frequentada entre palmenses e também muito procurada pelos turistas. A Praia do Prata está localizada a 9 km da Praça dos Girassóis.

As águas da Praia do Prata são claras e possuem uma temperatura super agradável. 

Praias de Palmas - Praia do Prata
Praia do Prata, a queridinha de Palmas. Foto: Portal de Turismo do Estado do Tocantins.

Há uma boa estrutura no local com bares e restaurantes, onde oferecem uma decoração rústica que deixam a praia ainda mais bonita. Também há estacionamento, banheiros e quadra para praticar esportes, além de uma área para acampamento e barracas de palha na orla da praia, local perfeito para passar o dia.

Assim como a Praia da Graciosa, por lá também acontecem eventos culturais e esportivos. 

4. Praia do Caju

A mais procurada para tomar um bom banho de água doce. A Praia do Caju foi aberta recentemente para o público.

Diferente das outras praias de Palmas, ela possui uma estrutura de bares e restaurantes um pouco menor, e também fica mais afastada do centro da capital. 

5. Praia das Arnos 

Repleta de barracas espalhadas pela areia e também na beira da água, a Praia das Arnos é bastante popular na capital, mas ainda é pouco frequentada pelos turistas.

Praias de Palmas - Praia das Arnos
Praia das Arnos vista de cima. Foto: Portal de Turismo do Estado do Tocantins.

Mas como todas as outras praias de Palmas, a Praia das Arnos também oferece uma linda vista do Rio Tocantins.

6. Praia dos Buritis

A Praia dos Buritis recebe esse nome por um motivo bem específico: sua água é cheia de árvores buritis, oferecendo uma linda paisagem que pode ser admirada dos bancos e espreguiçadeiras que ficam na areia.

A Praia dos Buritis fica a 16 km de Palmas e oferece uma vista privilegiada, além do incrível pôr do sol visto do Pier que se estende sobre as águas. Um lugar perfeito para relaxar e descansar.

Outras praias próximas a Palmas

Se durante a sua estadia em Palmas você tiver um tempinho a mais, vale super a pena conhecer as praias do Segredo, do Paredão e do Funil, que ficam nas cidades do Lajeado e de Miracema do Tocantins. 

Essas praias oferecem um visual deslumbrante da natureza do Tocantins.

7. Praia do Segredo

A 54 km da capital, a Praia do Segredo está localizada em Lajeado. O lugar é muito bonito e oferece uma vista espetacular de montanhas ao fundo. Suas águas possuem uma temperatura super agradável do Rio Tocantins, limpas, rasas e tranquilas.

Há uma ótima estrutura com restaurantes, banheiros, lojinhas e até mesmo passeios de barco pela região. 

O acesso é super tranquilo, feito por uma estrada asfaltada. Você pode ir de carro e deixar no estacionamento que é gratuito. Também há barracas na beira do rio que não precisam ser pagas para usar.

8. Praia do Paredão

Localizada na cidade de Miracema do Tocantins, a 70 km da capital, a Praia do Paredão possui uma bela paisagem natural de formações rochosas que parecem um paredão – por isso o nome. 

Suas águas doces do Rio Tocantins são calmas e transparentes, sendo possível avistar vários peixes. Já no fim da tarde, a praia fica com a sombra do paredão.

A praia é bem rústica, com uma escada de madeira que liga a trilha até o local. Por lá você também pode encontrar algumas barracas para alugar, mas o ideal é que já leve tudo, desde cadeiras até alimentos.

Você também pode conferir o visual da região a partir do mirante que há na praia. 

Para se chegar até a Praia do Paredão, é necessário passar por uma trilha que é de difícil acesso com uma descida íngreme, e requer um pouco mais de esforço, mas que é recompensado logo assim que você chega a esse paraíso de água doce.

Importante | a Praia do Paredão não fica aberta para visitação durante o ano todo, fechando no período das chuvas. Antes de visitá-la, veja se ela estará aberta. Além disso, é necessário pagar uma taxa na entrada.

9. Praia do Funil

A Praia do Funil é mais uma de água doce e cristalina, com uma temperatura que dá vontade de ficar o tempo todo dentro d’água! Essa praia é um lugar perfeito para curtir a natureza e o melhor das águas do Rio Tocantins. 

Localizada em Miracema do Tocantins, a 80 km da capital Palmas, a Praia do Funil é pequena mas possui uma boa estrutura de restaurantes e barracas que vendem roupas, além de um espaço para camping e o aluguel de quartos em containers. 

Por lá é possível realizar atividades como tirolesa, stand up paddle, andar de jet ski, pedalinho e banana boat.

A melhor época para visitar a Praia do Funil é entre os meses de maio a agosto, período em que chove pouco e o Rio Tocantins fica mais baixo.

Importante | quem viaja com criança é preciso prestar atenção a todo momento, pois além de afundar muito rápido no rio, há corredeiras e lugares com funil de águas. 

As praias de Palmas são lugares perfeitos para se deliciar nas águas doces do Rio Tocantins. E você, já conhece ou pretende conhecê-las? Conta pra gente nos comentários!

Foto de destaque: Portal de Turismo do Estado do Tocantins.

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!