Escrito por Adriana
03 de outubro de 2019
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Considerando fechar um aluguel de carro na Argentina? A tarefa pode parecer complicada: encontrar o melhor preço, escolher um seguro, juntar os documentos… há muito o que considerar antes de colocar o pé na estrada.

A boa notícia é que, na verdade, é bem simples alugar um carro na Argentina. Basta você se atentar a algumas considerações importantes para que sua viagem pelas estradas hermanas seja um sucesso.

Então vamos às dicas: nesse post vamos mostrar tudo que você precisa saber para fechar seu aluguel de carro na Argentina.

Aluguel de carro na Argentina - Ruas de Buenos Aires
Ruas de Buenos Aires

E para começar a planejar sua viagem, confira no site da Rentcars os melhores preços de aluguel de carro na Argentina.

6 dicas práticas para economizar ao alugar carro na Argentina

1. Reserve seu carro com antecedência

Vamos bater nessa tecla: nunca deixe para fazer a reserva na loja ou no aeroporto na Argentina, pois os preços serão maiores e a reserva será de última hora.

2. Retire o veículo no aeroporto

Ao alugar o carro no Brasil, peça para retirar o veículo no aeroporto e economize com o transporte até o hotel – essa é também a opção mais cômoda.

3. Observe o tamanho do carro a ser alugado.

Os carros mais baratos oferecidos pelas agências oferecem espaço para 4 pessoas, mas não para quatro malas grandes. Veja bem se o carro atende às suas necessidades para não ter que fazer o upgrade na hora de retirar o veículo.

4. Cuidado com os ítens adicionais

Muitas locadoras oferecem diversos adicionais, como cadeirinha de bebê, GPS, entregar com o tanque vazio, devolver o veículo em horário flexível e mais. Pode parecer interessante, mas todos estes têm custos, que podem facilmente ser evitados.

Aluguel de carro na Argentina - Opicionais
Atenção aos opicionais

5. Recuse o GPS

Esqueça o GPS e compre um chip de celular que funcione no exterior. Assim você usa o navegador do telefone (Waze, GoogleMaps etc.) e ainda tem internet para usar durante a viagem.

O valor do aluguel de um GPS pode sair muito mais caro do que a compra de um chip de celular.

Nós compramos nossos chips pelo Viaje Conectado ainda no Brasil – e foi tudo bem simples. Vale dar uma conferida, se você é daqueles que não fica sem internet. E o melhor: usando o código EMALGUMLUGAR10 você consegue 10% de desconto na sua compra!

6. Atenção ao combustível na hora da devolução

Verifique na apólice se a locadora pede para devolver o tanque cheio ou vazio.

Se a política for de “Full to Full”, você recebe o carro com tanque cheio e devolve com ele cheio. Essa é nossa opção preferida, pois não precisamos ficar fazendo conta do quanto iremos colocar pra não deixar sobrar.

Não esqueça de abastecer o veículo antes de devolvê-lo, porque a empresa vai cobrar mais caro pela gasolina do que o valor real do tanque cheio.

Por que alugar um carro na Argentina

Seja para se deslocar apenas entre destinos ou curtir a lendária Ruta 40 Argentina, o país está cheio de destinos com paisagens incríveis que podem ser muito mais aproveitadas em uma viagem de carro.

Vale dizer que, se seu objetivo é concentrar sua viagem em Buenos Aires apenas, não é necessário alugar um carro. Na realidade, é melhor inclusive contar com táxis ou transporte público que atendem bem – e você não vai querer passar tanto tempo dirigindo no trânsito.

Mas se você pretende explorar outros destinos no país, alugar um carro pode ser a melhor pedida. Muitas pessoas optam por chegar em Buenos Aires e seguirem de carro para destinos como Mendoza, Bariloche ou Córdoba.

Há também outros destinos em que viajar de carro pode fazer toda a diferença, como o norte da Argentina por exemplo. Nós também viajamos de carro pela Patagônia e conhecemos El Calafate e El Chaltén de carro.

Aluguel de carro na Argentina - El Chaltén
Entrada de El Chaltén

Portanto, reserve seu carro com antecedência e garanta uma viagem incrível pelas estradas do país! Aproveite nossas dicas para garantir o melhor aluguel de carro na Argentina:

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Argentina: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Documentos para alugar um carro na Argentina

Sorte a nossa que somos brasileiros e podemos aproveitar das facilidades trazidas pelo Mercosul. Para alugar um carro na Argentina basta ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira de Identidade válidas.

Ou seja, não é necessário portar a Permissão Internacional de Direção (PID) para alugar um carro na Argentina.

Além dos documentos oficiais, não esqueça de levar um cartão de crédito (liberado para uso no exterior) para que a empresa possa bloquear o valor referente ao caução.

O valor pode parecer alto, mas eles liberam o montante assim que você devolver o carro e eles verificarem que está tudo em ordem.

Viajando pelo país? Veja nosso post com 12 curiosidades da Argentina.

Regras de trânsito na Argentina

Há algumas regras de trânsito a se atentar antes de pegar a estrada na Argentina. Nada muito dramático, pois a maioria das leis de trânsito argentinas são parecidas com as do Brasil.

Quando estiver na estrada, não se esqueça de ligar o farol para não levar multa. A lei pede que os motoristas tenham os faróis acesos a todo o momento – nas estradas – e a polícia vai reclamar (e multar) sem dó.

Outra obrigatoriedade é o cinto de segurança, que deve ser usado também pelos passageiros no banco traseiro.

E ao alugar seu carro na Argentina, verifique se ele está com os ítens obrigatórios, que são: apoio de cabeça nos bancos traseiros, kit de primeiros socorros, dois triângulos, cambão (ou cabo de aço) e correntes para rodas (em caso de neve).

Pedágios na Argentina

Muitas grandes rodovias da Argentina contam com pedágios.

Por isso, o ideal é você já alugar um carro com um sensor embutido de pedágio, algo como o “Sem Parar” aqui no Brasil. Assim você pode passar direto e evitar as filas.

Na hora de entregar o carro, a locadora irá te cobrar o valor total dos pedágios pelos quais você passou.

Se a locadora não tiver o aparelho disponível, lembre-se de andar com uns trocados para pagar o pedágio manualmente.

Como são as estradas argentinas

Como dissemos antes, as estradas da Argentina estão geralmente bem conservadas e a manutenção é feita de forma satisfatória.

No entanto, dependendo de onde você for, você precisa contar com curvas acentuadas e com asfalto irregular.

De uma forma geral, as estradas são muito bem policiadas. Fique atento sempre com limite de velocidade e com o farol aceso, pois eles multam sem dó.

Aluguel de carro na Argentina - Ruta 40
A lendária Ruta 40

E se for viajar por longas distâncias, não deixe o tanque esvaziar muito. Nós passamos por longos trechos em que não vimos um posto de gasolina.

Melhor empresa para alugar um carro na Argentina

A Argentina tem escritórios das melhores locadoras de carro no mundo, muitas delas de renome internacional, como a Hertz, Sixt, Alamo, Budget, National, Thrifty, Europcar e Avis.

Aluguel de carro na Argentina - Locadoras
As locadoras disponíveis no aeroporto

Alugar um carro com uma delas é uma ótima forma de garantir um atendimento de qualidade.

Outra empresa que é muito conhecida na Argentina é a Córdoba Rent a Car. Há lojas dessas locadoras nos principais cidades e aeroportos da Argentina.

Se quiser tirar dúvidas, busque por avaliações online de outros motoristas que utilizaram os serviços destas locadoras.

Abastecendo um carro alugado na Argentina

Na hora de abastecer seu carro alugado na Argentina, é bom se atentar para os tipos de combustível.

A gasolina no país se chama “Nafta” – Existem três tipos diferentes: normal, super e premium, que equivalem às nossas “comum”, “aditivada” e “premium”, respectivamente.

Se você for alugar uma caminhonete, há dois tipos de diesel: o comum, conhecido como Diesel 500; e o Euro diesel, equivalente ao Diesel S-10 brasileiro.

Como alugar um carro barato na Argentina

O aluguel de um carro na Argentina custa menos do que você imagina. Isso porque o país tem algumas das taxas de aluguel de carro mais baratas no mundo! Mas isso só vale se você souber onde procurar.

O ponto mais importante na questão de economia é fazer o orçamento ainda no Brasil: garanta seu aluguel de carro na Argentina com a maior antecedência possível pois essa é a melhor forma de conseguir tarifas mais baixas.

Outra dica de ouro é usar um comparador de preços para pesquisar o valor entre as empresas de aluguel de carro na Argentina. Nós sempre recomendamos o Rentcars, que te dá uma visão geral das locadoras confiáveis, diárias, tipos de carros e mais.


Além disso, você terá o atendimento ao consumidor em português, o que é ótimo quando as dúvidas são sobre seguro, quilometragem e outros detalhes que valem dinheiro.

Como fechar seu aluguel de carro na Argentina com antecedência

Para encontrar o menor preço e fazer sua reserva online, é só entrar no site da Rentcars. Na página inicial você informa a cidade de retirada do carro e o período da locação.

Aluguel de carro na Argentina - Página Inicial RentCars
Tela inicial de pesquisa Rentcars

Nessa simulação, estamos fazendo uma busca para o período de uma semana no país, começando a viagem na capital Buenos Aires. O resultado mostra preços variando entre R$ 110 e R$498 por dia. 

Aluguel de carro na Argentina - Esolha
Detalhe da escolha e proteção

Na lateral esquerda do site, você encontra diversos filtros para especificar o que você deseja na locação, como tipo de veículo, seguros, etc.

Esse site é super simples, e nós sempre o usamos porque eles sempre apresentam o melhor preço. E a facilidade do pagamento em até 12x sem juros (e sem IOF) é um super bônus.

Aluguel de carro na Argentina: atenção ao seguro

Por fim, vamos falar do assunto mais espinhoso quando pensamos em alugar um carro na Argentina: o seguro. Esse monstro de sete cabeças pode acabar com um orçamento de uma viagem, seja por tê-lo ou não tê-lo contratado. 

Vamos falar a respeito e você pode decidir o que quer fazer da sua vida de motorista. Mas antes, vamos entender como funciona o seguro ao fechar um aluguel de carro na Argentina.

Tipos de seguro para aluguel de carro na Argentina

CDW/LDW (Collision Damage Waiver/Loss Damage Waiver)

Este é o seguro básico que cobre danos ao carro em caso de furto, roubo, danos por acidentes e até perda total.

Isso significa que, se acontecer algo, você paga apenas a franquia, que será retirada do seu caução – o valor bloqueado no cartão de crédito.

ALI (Additional Liability Insurance) ou EP (Extended Protecction)

Cobre todos os casos relatados acima e também cobre os custos de terceiros, ou seja, se você se envolver em um acidente com outro carro e a culpa for sua, o carro da pessoa também será consertado e o valor será coberto pelo seguro.

Dica super importante: ao alugar um carro pela Rentcars, o seguro básico CDW/LDW já está incluído no pacote.

Seguro extra ou adicional: contratar ou não?

Muitas locadoras oferecem pacotes de seguro completos, com toda a proteção disponível além dos básicos que mencionei acima.

Os valores destes seguros podem ser super salgados (tão caros quanto o próprio valor do aluguel do carro) e muita gente se pergunta se vale a pena ou não contratá-los.

Pois bem, a resposta não é nada simples: depende. E depende de muitos fatores: para onde você vai, experiência do motorista, tipo de carro alugado etc.

O bom deste seguro adicional é que, caso aconteça qualquer coisa com o veículo, você não terá que pagar nada. Nada mesmo. Estará tudo coberto pelo seguro. 

No entanto, se nada acontecer, você terá desembolsado uma bagatela por nada. Mas seguro é isso, a gente paga para não usar, né? Então cabe a você decidir se quer proteção total ou se pretende se arriscar.

O importante é fazer os cálculos e ler as letras miúdas antes de assinar qualquer coisa. Por sorte o Rentcars tem especialistas para te ajudar com suas perguntas.

Seguro do carro x Seguro viagem

Quando recomendamos um aluguel de carro na Argentina, sempre falamos muito do seguro do carro, pois ele é a garantia de tranquilidade caso algo aconteça com o carro.

Mas e se algo acontecer com você? Claro que nunca contamos com o pior, mas imprevistos ou acidentes podem acontecer – e é por isso que nunca viajamos sem fechar um bom seguro viagem.

Ao contrário do seguro feito para proteger contra danos ao veículo, o seguro viagem para a Argentina diz respeito ao atendimento médico e a problemas tidos durante a viagem, como malas perdidas, voos atrasados etc.

Portando, não se esqueça de fazer um orçamento através da nossa página de seguros e curtir uma road trip na Argentina com segurança. Por lá você consegue comparar preços entre todas as seguradoras confiáveis.

E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Agora que você já sabe como garantir o melhor aluguel de um carro na Argentina, então basta montar o roteiro, escolher seu carro e botar o pé na estrada!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário