Bate e volta de Barcelona: 12 cidades próximas de Barcelona para visitar | Em Algum Lugar do Mundo

BATE E VOLTA DE BARCELONA: 12 CIDADES PRÓXIMAS DE BARCELONA PARA VISITAR

Que tal acrescentar na sua viagem esses lugares incríveis da região da Catalunha?

  • Adriana
  • -
  • 20 de outubro de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se você pretende viajar para Barcelona e quer dicas de como deixar seu roteiro bem redondinho, aqui está: fizemos uma lista com 12 cidades próximas de Barcelona para visitar na mesma viagem.

É claro que Barcelona já é uma cidade encantadora por si só. Mas, além dos atrativos da própria cidade, uma ótima pedida é conhecer também alguns destinos incríveis em um bate e volta de Barcelona. Afinal, suas cidades vizinhas estão cheias de atrações incríveis que valem a visita.

Barcelona fica na região da Catalunha, que é composta por quatro províncias: além de Barcelona, tem também Girona, Lérida e Tarragona. Ao longo desses destinos, você pode encontrar lindas praias, outras obras de Gaudí e até mesmo estações de esqui durante o inverno.

Bate e volta de Barcelona: Park Guell
Entrada principal do Park Guell, em Barcelona.

Nós já mostramos por aqui um roteiro de 3 dias em Barcelona e também demos as melhores dicas de onde ficar em Barcelona. Agora é hora de conferir 12 cidades incríveis que você pode conhecer em um bate e volta de Barcelona, para sua viagem ficar completa. Confira:

Para passeios bate e volta de Barcelona nós preferimos viajar de carro, por conta da liberdade que conseguimos dessa forma – salvo algumas exceções que indicamos ao longo do post. Para alugar um carro, nós usamos e recomendamos a Rentcars, um comparador de preços que sempre mostra as melhores ofertas.

Vai viajar para a Espanha? Confira os nossos posts:

O que fazer em Barcelona em 3 dias

Os 16 principais pontos turísticos da Espanha

O que fazer em Madrid: 10 atrações imperdíveis

Como ir de Madri a Barcelona: carro, avião, trem ou ônibus?

10 curiosidades sobre a Espanha

12 dicas para alugar carro na Espanha

12 cidades próximas de Barcelona para visitar

  1. Montserrat
  2. Tossa de Mar
  3. Cadaqués
  4. Girona
  5. Besalú
  6. Figuères
  7. Sitges
  8. Tarragona
  9. Colónia Guell
  10. Mataró
  11. Vall de Núria
  12. La Molina

1. Montserrat

A apenas 50 km de Barcelona, Montserrat é considerada a montanha mais importante e sagrada da região da Catalunha, pois é lá que está localizado o Monastério Beneditino de Montserrat, um importante santuário com mais de mil anos de história, a 1.200 metros de altura.

Bate e volta de Barcelona: Montserrat
Montserrat e suas incríveis formações de rochas.

Conhecido como ponto de peregrinação e atraindo milhares de visitantes religiosos, é no monastério que está situado a imagem de Nossa Senhora de Montserrat, esculpida no século 12. Conhecida como La Moreneta (A Morena) na região, a Santa é a padroeira da Catalunha.

Além do monastério, Montserrat é um ótimo lugar para quem curte uma aventura e belas paisagens, onde é possível fazer trilhas e escaladas pela montanha. Do alto, você ainda tem uma vista privilegiada da cidade e também de cidades vizinhas.

Como chegar

Carro | A distância de Barcelona até Montserrat é de 53 km e o trajeto leva cerca de 40 minutos. Mas nós recomendamos ir de trem pois a paisagem é mais bonita.

Traslado | Caso não queira dirigir, você pode fechar um traslado em veículo com ar condicionado.O valor já inclui o Ingresso para a Basílica do Mosteiro. 

Tour | Há também opção de conhecer Montserrat com uma agência. O pacote inclui transporte de Barcelona, a entrada para o monastério e o acompanhamento de um guia. 

Trem | O trem da linha regional R5 parte da estação da FGC da Plaça Espanya e leva até Monistrol de Montserrat. As passagens podem ser compradas na bilheteria da própria estação ou nas máquinas de venda automática.

Para chegar ao monastério, você pode escolher subir de teleférico ou de trem de cremallera. 

2. Tossa de Mar

Com mais de 200 km de litoral, Costa Brava é a região costeira da província de Girona, na Catalunha, e vai até a fronteira com a França. 

Repleta de vilarejos e lindas praias de águas azuis, a Costa Brava oferece paisagens incríveis e cidades ricas de tradições culturais e gastronômicas – e Tossa de Mar é a primeira que mostraremos por aqui.

Bate e volta de Barcelona: Tossa de Mar
Tossa de Mar e seus encantos medievais.

Por estar no extremo sul da Costa Brava, Tossa de Mar é o vilarejo mais próximo de Barcelona, e um dos destinos mais visitados pelos turistas.

Com apenas 6 mil habitantes, Tossa de Mar oferece uma rica cultura e praias belíssimas, além de proporcionar lindas paisagens.

A Vila Vella, que rodeia a cidade, é um dos cartões postais de Tossa Der Mar, e foi considerado monumento artístico e histórico nacional, já que é o único vilarejo medieval fortificado na costa da Catalunha.

Como chegar

Carro | Tossa der Mar está a 85 km de Barcelona e o trajeto leva em torno de 1h20. Você deve pegar a rodovia C-32 e depois a GI-682. Durante todo o caminho, há um pedágio.

Ônibus | A empresa Moventis Sarfa faz o percurso e as passagens podem ser compradas pelo site ou na Estação Nord, em Barcelona, de onde parte o ônibus. A viagem dura cerca de 1h40.

3. Cadaqués

Ainda na Costa Brava, Cadaqués é um pequeno e encantador vilarejo de pescadores com menos de 3 mil habitantes, mas muito buscado por turistas.

Considerada uma das cidades litorâneas mais bonitas da Espanha, o mar de Cadaqués é calmo e de água cristalinas. O vilarejo é repleto de casas brancas construídas em cima de rochas que estão à beira-mar. 

Bate e volta de Barcelona: Cadaqués
Um belo visual de Cadaqués.

Foi em Cadaqués que Salvador Dali decidiu viver, mais especificamente na baía de Portlligat,  de 1930 até 1982. Hoje, a casa do pintor se transformou em um museu.

Como chegar

Carro | São aproximadamente 2h de Barcelona até Cadaqués (175 km). O percurso é feito através da Rodovia AP-7, e vai até os 130 km da Vilamorell. A partir dali, você deve pegar a estrada N-2 e a GI-614, onde você irá passar uma montanha que oferece uma linda paisagem até Cadaqués. Durante o todo caminho, você irá passar por dois pedágios.

Ônibus | A empresa de ônibus responsável pelo trajeto Barcelona-Cadaqués é a Moventis Sarfa, e pelo site você pode conferir os horários e valores. O tempo de viagem é, em média, de 3h. 

Trem | Não recomendamos essa opção, pois você precisará pegar dois trens e um ônibus para chegar a Cadaqués. Para saber: o primeiro trajeto é de Barcelona até Girona; o segundo deve ser o trem regional 15847 Cerbere até Llançà; e por fim, você pegará o ônibus 32 em direção à Cadaqués. Todo esse trajeto irá demorar mais de 4 horas, e o valor sai bem mais caro do que o aluguel de um carro ou o preço do ônibus.

4. Girona

Entre as cidades próximas de Barcelona para visitar em sua viagem, considere colocar Girona no topo da lista: a cidade histórica é um destinos turísticos mais importantes da Costa Brava e de toda Catalunha. 

Cenário de inúmeras guerras, Girona possui fortalezas e muralhas que estão conservadas até hoje – uma delas é a Fortaleza Força Valle, que pode ser visitada. 

Bate e volta de Barcelona: Girona
Um passeio em Girona é quase voltar no tempo!

Outra curiosidade é que a Catedral de Girona, as muralhas e as diversas ruas do bairro histórico foram cenário da quinta temporada da série Game of Thrones. Se você é um amante da série (assim como eu rs) vale muito a pena dar uma passada por lá!

Com seu charme de cidade medieval, a província de Girona também é conhecida como a “Cidade dos Quatro Rios”. Durante o mês de maio, a cidade fica ainda mais encantadora com o Festival da Flores.

Se você quer apreciar uma boa gastronomia, é em Girona que está localizado um dos melhores restaurantes do mundo, o El Celler de Can Roca.

Como chegar

Carro | Para ir de carro alugado, o passeio bate e volta de Barcelona até Girona tem cerca de 102 km e o percurso dura cerca de 1h30. As estradas são bem pavimentadas e há dois pedágios durante o caminho. 

Trem | Os trens de alta velocidade da empresa Renfe partem da estação Barcelona Sants e a viagem dura, em média, 30 min. As passagens podem ser compradas antecipadamente pelo site.

Ônibus | A opção mais econômica. Os ônibus saem da Estación Nord em Barcelona e as passagens podem ser compradas com antecedência pelo site oficial da Alsa. A viagem dura aproximadamente 1h50.

Tour | O passeio com agência inclui transporte em ônibus e um guia bilíngue que acompanha a viagem e faz um tour a pé por Girona, conhecido como “tour Game of Thrones”.  

Durante o seu passeio por Girona, também é possível conhecer mais dois lugares surpreendentes: Besalú e Figuéres, que falaremos nos próximos tópicos.

5. Besalú

Besalú é um pequeno vilarejo que faz parte da província de Girona – e seus conjuntos medievais são os mais preservados de toda a província. 

A história deste charmoso vilarejo medieval começa com os Celtas, os primeiros a ocupar a cidade. Tempos mais tarde, foram os Iberos e depois os Romanos. 

Bate e volta de Barcelona: Besalú
O cartão postal de Besalú.

O cartão postal de Besalú é a sua ponte medieval, que tem 105 metros e oferece uma vista deslumbrante de todo o vilarejo. Além disso, também há um castelo onde moravam todos os condes da cidade. 

Como chegar

Você pode visitar Besalú em um passeio combinado com Girona. Por ser bem pequena, é possível conhecer Besalú em um percurso de apenas duas horas.

Para chegar em Girona, há opções de carro alugado, ônibus ou trem. De Girona para Besalú são 32 km. Se não estiver em um carro alugado, você deverá pegar um ônibus local (50 min de viagem) ou um táxi (30 min) para Besalú.

Você também pode fechar um tour com agência de Barcelona para Besalú, que também inclui outras cidades medievais no roteiro. 

6. Figuéres

Mais um destino da Costa Brava, é em Figuéres que está localizado o famoso Teatro e Museu Dali, pois é a cidade onde nasceu o pintor surrealista Salvador Dali.

Bate e volta de Barcelona: Museu Dalí
O famoso Teatro-Museu Dali.

Foi neste Teatro-Museu que Dali, ainda quando criança, publicou alguns dos seus primeiros trabalhos. Durante a Guerra Civil, o local foi bombardeado, mas em 1974 voltou a abrir, expondo as coleções, trabalhos e obras de Dali. Inclusive, é no Teatro-Museu que o pintor está enterrado.

Como chegar

Carro | Se optar pelo aluguel de carro, você deve pegar a Rodovia AP-7, que possui 2 pedágios. O percurso leva cerca de 1h30 totalizando 140 km.

Porém, você pode combinar, em um único dia, um bate e volta de Barcelona para Girona (incluindo Besalú) e Figuéres, por exemplo. Pode ser um pouco cansativo, mas se você tiver pouco tempo de viagem, vale super a pena conhecê-las em uma viagem, até porque as cidades são bem pequenas. 

Trem | todos os trens em direção à Figuéres partem da estação de trem Barcelona Sants. Os trens de alta velocidade de Renfe duram cerca de 1h20 até Figuéres. Já os trens comuns e mais econômicos duram quase 2h10 de viagem.

Ônibus | os ônibus que ligam Barcelona-Figuéres são operados pela empresa Sagalés, e o tempo de viagem é consideravelmente maior, com aproximadamente 3h30 de duração.

Tour | Uma boa sugestão é o tour que combina Figuéres e Girona, incluindo guia e ingresso para o Museu Dalí.

7. Sitges

Quer uma boa dose de praia e, de quebra, curtir um agito noturno? Então Sitges é a cidade perfeita para um bate e volta de Barcelona. 

Fundada como uma vila de pescadores, atualmente Sitges é considerada uma cidade da classe média-alta e um destino super badalado.

A apenas 40 km de Barcelona, Sitges também é conhecida por “cidade branca”, já que suas construções têm a mesma cor. 

Bate e volta de Barcelona: Sitges
A badalada cidade de Sitges.

Ao todo, a cidade conta com 17 praias – e pode ser até difícil escolher somente uma. Não é à toa que ela também é conhecida como a “St. Tropez de Espanha”. É praia para todos os gostos, incluindo aquelas para a prática de nudismo e até mesmo para os cachorros se refrescarem.

Além disso, Sitges é um dos principais destinos turísticos LGBTs e tem umas das noites mais agitadas da Catalunha. E não para por aí: Sitges tem um carnaval super animado inspirado em ninguém menos do que o nosso Brasil!

Como chegar

Carro | Se optar em ir de carro, o trajeto leva, em média, trinta minutos (40 km de distância). Basta pegar a rodovia C-32 e depois seguir pela B-10.

Trem | você pode pegar os trens de alta velocidade da empresa Renfe, que partem da Estação Passeig de Gràcia ou Barcelona Sants. A viagem dura, em média, 40 minutos.

Ônibus | também há a opção de ir de ônibus pela empresa Monbus, onde o tempo de viagem e os valores são bem semelhantes ao de trem. 

Tour | há opções de tour de dia inteiro, que combinam Sitges e Tarragona no mesmo roteiro, incluindo traslado e guia. 

8. Tarragona

Quer conhecer um pouco da cultura romana? A cidade de Tarraco, no município de Tarragona, faz parte do Patrimônio da UNESCO e é uma ótima escolha para um passeio bate e volta de Barcelona, a 100 km de distância.

Com grande importância histórica, Tarraco é repleta de construções da era Romana – dentre eles, um anfiteatro que comportava até 12 mil pessoas. 

Bate e volta de Barcelona:  Tarragona
Anfiteatro da era Romana, na cidade de Tarraco, em Tarragona.

Além disso, o município de Tarragona é banhado pelo mar mediterrâneo, e oferece belas praias – uma ótima parada para se refrescar e aproveitar essas águas!

Também é possível conhecer lugares como o monastério de Poblet, vilas de pescadores e o famoso Parque de diversões Port Aventura, o maior da Europa, com atrações para todas as idades. 

Como chegar

Trem | Os trens para Tarragona partem das estações de Francia, Barcelona-Passeig de Gràcia e da Barcelona Sants. As passagens podem ser compradas no mesmo dia de viagem e os assentos não costumam ser marcados. 

Há a opção do trem-bala e também dos trens comuns. Nesse caso, por mais que a viagem demore 1h20, é recomendado ir de trem comum pois é a estação que fica próxima ao centro de Tarragona. Já a estação do trem-bala em Tarragona fica a 14km do centro. 

Ônibus | A rota de ônibus entre Barcelona e Tarragona é feita pela empresa Alsa, partindo da rodoviária Barcelona Nord. O tempo de viagem é de 1h30 a 1h45. 

Tour | Vale conferir a opção de tour com Tarragona e Sitges no mesmo dia. 

9. Colònia Güell 

Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, Colónia Guell é um dos pontos turísticos mais importantes para a arquitetura da Catalunha, e fica a apenas 20 km de Barcelona.

Construído em 1890, o povoado Colònia Güell é um complexo que reúne uma série de edificações modernistas. Elas foram construídas a pedido do empresário Eusebi Guell entre os séculos 19 e 20, em parceria com o arquiteto Antoni Gaudí.

Essa parceria é responsável pelas construções modernistas Palau Guell e Park Guell, além da principal delas: a Cripta de Gaudí, a igreja de Colònia Guell.

Bate e volta de Barcelona: Cripta de Gaudí
Cripta de Gaudí em Colònia Guell. Foto: Maria Rosa Ferre / CC BY-SA

Por falta de recursos, a igreja do povoado foi entregue inacabada. Mas há diversos elementos modernistas de Gaudí, como os vitrais em formato de flores que também estão na Sagrada Família.

Como chegar

Trem | A apenas 20 minutos de Barcelona, a melhor forma de se chegar em Colònia a Güell é pelo trem regional na Estação FGC, que fica no subsolo da Praça Espanya. Chegando lá, procure pelas linhas S33, S8 ou S4.

Tour | há uma opção de tour que combina Montserrat e Colònia Guell em um passeio de dia inteiro.

10. Mataró

Assim como Tarragona, a praia de Mataró também é banhada pelo mar mediterrâneo, a apenas 30 km de Barcelona.

Além disso, a cidade possui uma rica cultura e é considerada o berço do modernismo catalão, onde o arquiteto Antoni Gaudí fez a sua primeira obra. Em Mataró também há vários projetos de Josep Puig Cadafalch, responsável pela Casa Amatller, em Barcelona.

Como chegar

Carro | O trajeto de carro dura cerca de 25 minutos, e é feito pela rodovia B-10 e depois pela C-31 até a C-32, onde você deve seguir em direção à Plaça de Granollers. 

Ônibus | A empresa Moventis Sarfa é responsável por esse trajeto, onde você deve pegar o ônibus na Plaça Tetuan em direção à Rda. Alfons XII, em Mataró. O trajeto dura cerca de 30 minutos.

Trem | você deve pegar o trem R1 da Renfe, em direção a Mataró na estação Plaça de Catalunya. O trajeto dura cerca de 45 minutos.

11. Vall de Núria 

Nem só de praia vivem os catalães: você também pode acrescentar em seu bate e volta de Barcelona ótimos lugares para curtir neve e esquiar. E um dos destinos que vale conhecer é Vall de Núria.

Bate e volta de Barcelona: Vall de Núria
Estação de Esqui em Vall de Núria. Foto: Victor Molas / CC BY-SA

Localizado entre as montanhas dos Pirineus, Vall de Nuria é uma das estações de esqui mais visitadas da Catalunha, e se torna um bate e volta de Barcelona perfeito para quem viaja durante o inverno e quer aproveitar o frio.

Como chegar

Trem | você deve pegar o trem da linha R3, que vai para Vic ou Puigcerdá (partindo da Plaça  Catalunya ou da estação Barcelona Sants). Após 2 horas de trem, você irá chegar na estação de Ribes de Freser e, ao caminhar até a estação antiga Ribes-Enllaç, você deverá pegar o trem da cremalheira para subir a montanha.

12. La Molina

Também localizada nas montanhas do Pirineus, La Molina é uma estação de esqui perfeita para quem viaja em família, proporcionando diversão para crianças e adultos. O bate e volta de Barcelona até La Molina é de 152 km.

Essa estação tem 68 km de extensão e 63 pistas de diferentes níveis, além de atividades para quem gosta de curtir a neve, como passeios de motos e raquetes de neve, segway e circuitos de trenós.

Como chegar

Carro | o tempo de viagem é de aproximadamente 2 horas, onde você deve pegar a rodovia E-9, passando por Manresa. Durante o caminho, há dois pedágios.

Trem | assim como Vall Núria, você também deve pegar a linha de trem regional R3, em direção a Vic ou Puigcerdá, partindo das estações Sants, Plaça Catalunya ou Arc de Triomf. A viagem dura cerca de 2h30. 

Ao chegar na estação La Molina, é preciso pegar um ônibus até a estação de esqui.

Não se esqueça do seguro viagem!

Você sabia que o seguro viagem é obrigatório na Espanha e para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen?  E que a cobertura do seguro precisa ser de no mínimo € 30.000?

Com o seguro viagem, você consegue aproveitar sua viagem de forma segura e aproveitar todos os seus passeios bate e volta de Barcelona com tranquilidade. 

Por isso, recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação.

E o melhor: usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ganha até 10% de desconto (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

E você, já escolheu quais cidades próximas de Barcelona visitar durante sua viagem?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Espanha: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!