Os 16 principais pontos turísticos da Espanha | Em Algum Lugar do Mundo

OS 16 PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DA ESPANHA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Confira as atrações imperdíveis das principais cidades espanholas

  • Adriana
  • -
  • 10 de setembro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Se você está pensando em uma viagem pela Espanha, é claro que Barcelona e Madrid são os primeiros destinos a surgir na sua cabeça. Mas a verdade é que há muito mais o que fazer na Espanha para você limitar seu roteiro a essas duas cidades.

Por isso, fizemos uma lista com os 16 principais pontos turísticos da Espanha para você conhecer melhor o destino – e adicionar várias atrações ao seu roteiro. Aproveite nossas dicas e confira os melhores lugares para visitar na Espanha durante sua viagem.

O que saber antes de conhecer os principais pontos turísticos da Espanha

Planeje-se com antecedência

Não importa o tamanho ou forma da sua viagem, com certeza há várias cidades na Espanha que vão te deixar apaixonado.

Mas vale ressaltar de antemão que o país é extremamente turístico – então não espere encontrar os principais pontos turísticos da Espanha vazios.

O ideal é se planejar com antecedência, para evitar filas nas atrações e não deixar nenhum lugar interessante de fora do roteiro. Se sua viagem começar pela capital, confira o que fazer em Madrid e planeje seus dias por lá.

Nós também já fizemos um post com o que fazer em Barcelona em 3 dias, incluindo as principais atrações em um roteiro super completo.

Portanto, ao planejar sua viagem pelas demais cidades na Espanha, tente mesclar atrações ultra-turísticas com passeios mais tranquilos.

Seguro viagem obrigatório

Antes de conferir os principais pontos turísticos da Espanha, é importante saber que é obrigatório ter um seguro viagem para entrar no país. A Espanha é um dos países que faz parte do Tratado de Schengen, exigindo dos visitantes um seguro com cobertura mínima de EUR 30.000 para cobrir acidentes e eventuais despesas médicas.

Por isso, é bom incluir esse gasto no seu orçamento de viagem. Há uma infinidade de opções de seguros, cada um com uma cobertura diferente.

Para encontrar a melhor opção – e a mais econômica – nós sempre usamos o comparador da Segurospromo. Esse site apresenta todas as opções de seguro disponíveis, mostrando o valor mais baixo. Como usamos com frequência, fechamos uma parceria pra garantir um desconto: é só usar o cupom EMALGUMLUGAR5 para conseguir 5% de desconto no seu seguro.

Seguros Promo

O que fazer na Espanha: os 15 principais pontos turísticos da Espanha

  1. Sagrada Família, Barcelona
  2. Alhambra de Granada
  3. Mesquita de Córdoba
  4. Praias da Costa do Sol, Málaga
  5. Catedral de Santiago de Compostela
  6. Aqueduto de Segóvia
  7. Plaza de España, Sevilha
  8. Real Alcázar, Sevilha
  9. Cidade medieval de Cuenca
  10. Casa Batlló, Barcelona
  11. Catedral de Sevilha
  12. Palácio Real, Madrid
  13. Mercado Central, Valência
  14. Deserto de Tabernas, Almería
  15. Mercado de la Boquería, Barcelona
  16. Museu Guggenheim, Bilbao

1. Sagrada Família, Barcelona

Começamos nossa lista dos lugares para conhecer na Espanha com a obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí. A Sagrada Familia está localizada no centro de Barcelona e é o símbolo da cidade.

Em 2017, recebeu quatro milhões e meio de visitantes, um número três vezes maior do que a população da própria cidade.

Dica | sendo um dos principais pontos turísticos da Espanha, a igreja está sempre lotada. Você precisa de hora marcada para visitá-la, portanto, compre seu ingresso com antecedência para não correr o risco de ficar de fora.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Sagrada Família
Sagrada Família em Barcelona

O projeto, ainda em construção, teve início em 1882. Seu estilo é modernista e reflete a plenitude artística de Gaudí. Tem uma planta transversal latina, cinco naves centrais, sete capelas e três fachadas dedicadas ao cristianismo.

Quando terminar, terá um total de 18 torres superiores: doze para os apóstolos, quatro para os evangelistas, uma para a Virgem e a última para Jesus. No total, o templo terá uma altura de 172,5 metros.

2. Alhambra de Granada

A Alhambra é um palácio-cidade localizado em Granada, Andaluzia. Foi construída durante o período árabe da Península Ibérica e foi o local de residência do monarca do Reino de Nazaré de Granada.

É o segundo lugar mais turístico da Espanha, atrás da Sagrada Família. Todos os anos, é visitado por quase três milhões de turistas.

Ela está situada na colina do Sabika, um dos pontos mais altos de Granada. Isto proporcionou uma localização estratégica perfeita para a defesa da cidade e do reino.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Alhambra
Alhambra de Granada

Hoje, a Alhambra pode ser visitada durante todo o ano, mas recomendamos a compra de ingressos com bastante antecedência.

Uma vez lá, a beleza do Patio de los Leones ou do Patio de los Arrayanes, a Sala de los Abencerrajes e os jardins de Generalife te deixarão impressionado. E é claro, você pode tirar a típica fotografia do mirante de San Nicolás.

3. Mesquita de Córdoba

A maravilhosa Mesquita de Córdoba é uma construção que  começou no século VII. Durante anos, foi a segunda maior mesquita do mundo atrás de Meca, até que em 1588 foi ultrapassada pela Mesquita Azul de Istambul.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Mesquita de Córdoba
Interior da Mesquita de Córdoba

É uma das jóias da arte muçulmana preservada na Espanha. Os arcos e colunas que sustentam sua estrutura são impressionantes, a ponto de ser declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. Todos os anos recebe dois milhões de visitas de turistas. Se você pretende visitá-la, vale a pena comprar o ingresso com antecedência e evitar filas.

4. Praias da Costa do Sol, Málaga

Por ser o lugar mais ensolarado da Europa e ter quilômetros de praias de areia branca banhadas por mares calmos, não é à toa que as praias da Costa del Sol são o retiro oficial dos europeus do norte. Tanto que boa parte da população de Málaga e região é formada por ingleses, franceses e alemães.

Essa popularidade causou um sério superdesenvolvimento inicial, mas o governo andaluz não só pôs fim nisso, como também iniciou o processo de retirar partes inteiras da costa das mãos de especuladores imobiliários.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Costa del Sol
Playa del Rincón de la Victoria. Foto: Cayetano / CC BY-SA 2.0

Hoje, novos edifícios estão sendo construídos respeitando as leis ambientais e com arquitetura em mais harmonia com seus arredores.

Mas as praias não são a única atração turística da Costa do Sol: o centro da cidade de Málaga foi revitalizado. A poucos passos da praia de Marbella está a antiga cidade de casas caiadas de branco, e há também o Castillo de Gibralfaro para visitar.

5. Catedral de Santiago de Compostela

A Catedral de Santiago de Compostela está localizada na cidade de mesmo nome, na província da Corunha. Reza a lenda que ali estão enterrados os restos mortais do Apóstolo Tiago. Por isso, a cidade é um destino dos peregrinos que fazem o caminho de Santiago de Compostela.

A catedral e seus arredores foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. Como a Basílica do Pilar em Zaragoza, recebe muitas visitas por ano, sendo muitos destes cristãos, mas também de turistas impressionados com sua beleza.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - catedral Santiago
Torres da Catedral de Santiago de Compostela

E assim como os principais pontos turísticos da Espanha, vale a pena comprar seu ingresso com antecedência para evitar filas.

6. Aqueduto de Segóvia

O aqueduto romano de Segóvia foi construído pelos romanos e preservado em perfeito estado. A sua construção remonta ao século II d.C., durante o reinado do Imperador Trajano. Sua função era transportar água da nascente da Fuenfría até a cidade.

O aqueduto tem 167 arcos distribuídos em dois andares e as suas pedras estão encaixadas uma em cima da outra sem argamassa. Ele também funciona como porta de entrada para o centro histórico de Segovia.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Aqueduto de Segóvia
O incrível Aqueduto de Segóvia

Por estar bem próxima de Madri, esse passeio é perfeito para um bate-volta partindo da capital. Você pode reservar o seu passeio com uma agência e aproveitar um tour guiado a pé pelo local.

7. Plaza de España, Sevilha

A Plaza de España em Sevilha é sem dúvidas um dos principais pontos turísticos da Espanha. Segundo os usuários do TripAdvisor, é inclusive o segundo ponto mais interessante no mundo.

Este conjunto arquitetônico apareceu em filmes como “Lawrence da Arabia” ou “Star Wars episódio II: o ataque dos clones, por sua beleza misturando a influência árabe e as reconquistas cristãs. 

Situada no parque María Luisa, esta praça tornou-se a marca de Sevilha e é absolutamente imperdível.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Plaza España em Sevilla
Plaza de España, Sevilha

Ela foi construída na forma de um semicírculo de tijolo e cerâmica de duzentos metros de diâmetro ladeado por duas imensas torres que emolduram um conjunto de galerias e lagoas navegáveis. Cada corpo de azulejos na praça é dedicado a uma das cinquenta províncias espanholas.  

8. Real Alcázar, Sevilha

Um dos palácios reais com mais história da Espanha: o Real Alcázar remonta a 913, quando Abderramán III an-Násir ordenou a construção de um novo edifício governamental em Sevilha. 

Após a conquista cristã, vários reis fizeram mudanças no palácio, mas Pedro I destacou-se por construir um grande palácio em estilo mudéjar, inspirado nas salas de Alhambra. 

Hoje em dia, é a residência da família real espanhola durante suas estadas na capital andaluza, mas seus quartos e jardins são dedicados durante todo o ano a acolher exposições e eventos culturais. O Alcázar de Sevilha foi também nomeado patrimônio mundial da Unesco. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Real Alcazar
Real Alcázar, Sevilha

Vale muito a pena conhecê-lo. Recomendamos comprar seu ingresso e fazer uma visita guiada por lá, que dura cerca de 90 minutos.

9. A cidade medieval de Cuenca

Situada entre Madrid e Valência, no coração da província de Castilla La Mancha, Cuenca é um exemplo maravilhoso de cidade medieval. Construída nas encostas íngremes de uma montanha, suas casas parecem estar prestes a cair desfiladeiro abaixo. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Cuenca
Vista da cidade medieval de Cuenca. Foto: Tomás Fano / CC BY-SA 2.0

Muitas pessoas aproveitam para conhecer Cuenca em uma excursão bate-volta a partir de Madri. Se você tiver pouco tempo, é uma ótima pedida. Mas se você curte cidades medievais e natureza preservada, considere estender sua viagem por aqui.

10. Casa Batlló, Barcelona

Muitos dos pontos turísticos mais populares de Barcelona estão associados com o nome de Antoni Gaudí. A Casa Batlló é mais uma obra do arquiteto, que é um verdadeiro monumento à arquitetura modernista catalã. 

O edifício, construído em 1877 por Emilio Sala Cortés, foi remodelado entre 1904 e 1906 pelo arquitecto catalão durante o seu período naturalista, algo que se pode notar em sua fachada. Este patrimônio mundial da UNESCO é atualmente propriedade da família Bernat, mas foi aberto ao público em 1995.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Casa Batló
Uma das incríveis obras de Gaudí. Casa Batló

Se você vai para Barcelona, não pode deixar de comprar seu ingresso com antecedência e visitar essa obra incrível.

11. Catedral de Sevilha

Santa María de la Sede de Sevilla, conhecida como Catedral de Sevilha, é patrimônio mundial desde 1987. Essa é uma das maiores catedrais góticas do mundo (mais de 15 mil metros quadrados) e funde os estilos almóada, mudéjar, gótico, renascentista e barroco. 

Ícone turístico da capital andaluza, recebeu quase dois milhões de visitantes em 2017, que passearam tanto pela basílica (onde descansam os restos de Cristóvão Colombo e vários reis da Catilla) como pela La Giralda, a torre de 104 metros de altura, e pelo Real Alcázar, que já mostramos acima.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Catedral de Sevilla
Catedral de Sevilha

A melhor forma de conhecer essas principais atrações é em um tour guiado por Sevilha, que dura cerca de 3 horas.

12. Palácio Real, Madrid

O Palácio Real de Madrid começou a ser construído em 1738, servindo de residência real de Carlos III a Alfonso XIII (é ainda a residência oficial dos reis, embora atualmente não vivam lá). 

A riqueza artística do palácio está tanto nos materiais usados em sua construção como pela sua decoração, que inclui obras de Caravaggio, Velázquez e Francisco de Goya. Um passeio pelos seus quartos cobre toda a história da Espanha.

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Palácio Real
Palácio Real, Madrid

Dica | Garanta seu ingresso com antecedência para evitar filas. Nós esquecemos de comprar antecipadamente e quase não tivemos tempo de visitar esse que é um dos principais pontos turísticos da Espanha.

13. Mercado Central, Valência

Este enclave turístico e gastronômico é uma das obras-primas do modernismo valenciano. Localizada na Plaza Ciudad de Brujas, a construção do Mercado Central de Valência começou em 1914 por Francesc Guàrdia i Vial e Alexandre Soler i March.

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Mercado Central
Sempre um bom lugar para experimentar a gastronomia local. Foto: Diego Delso / CC BY-SA 3.0

As obras foram concluídas em 1928, e em 2004 realizou-se uma remodelação completa deste espaço, que abriga 300 comerciantes de produtos frescos.

14. Deserto de Tabernas, Almería

Este semi-deserto é um dos pontos mais secos da Europa e está a 30 km da Almería, capital da província de mesmo nome. O mais interessante do Deserto de Tabernas é que há décadas foi construída ali uma cidade cenográfica para filmes de Velho Oeste norte-americanos. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Deserto de Tabernas
Deserto de Tabernas, Almería. Foto: Amjad Sheikh / CC BY 3.0

Nesse local foram filmados clássicos como Três Homens em Conflito (The Good, The Bad and The Ugly, em título original de 1966), estrelando Clint Eastwood. E a cidade cenográfica pode ser visitada!

15. Mercado de la Boquería, Barcelona

O Mercado de la Boquería é um daqueles lugares cheios de turistas e está localizado no coração da Rambla de Barcelona, um calçadão com quiosques vendendo flores e souvenirs.

Este é um dos maiores mercados da cidade – e os primeiros documentos que confirmam a presença de barracas vendendo carne na Plaza de la Boqueria datam de 1217. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - La Boqueria
Mas um mercado espanhol, Mercado de la Boquería em Barcelona. Foto: La Boqueria / CC BY-SA 4.0

A última e mais recente remodelação ampliou a área comercial em mil metros quadrados, embora, para reduzir a presença massiva de turistas, a Câmara Municipal tenha proibido a degustação de alimentos nas bancas.

16. Museu Guggenheim, Bilbao

Encerrando nossa lista com os principais pontos turísticos da Espanha, está o Museu Guggenheim em Bilbao. Projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, o museu tem um dos projetos mais interessantes do mundo.

O exterior, que é coberto por folhas gigantes de vidro e titânio, é ondulado e curvado para captar a luz solar.

Este museu de arte moderna foi construído em 1997 e sua coleção permanente inclui obras de Rothko, Richard Serra, Basquiat, Anselm Kiefer, Louise Bourgeois e Jeff Koons. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O  que fazer grande - Guggenheim
O incrível Museu Guggenheim em Bilbao

Localizado às margens do rio Nervión, tirar fotos desse projeto arquitetônico espetacular a partir de diferentes ângulos é quase tão divertido quanto ver a arte dentro dele!

Mais dicas de viagem para Espanha

Economia nos passeios | Se você vai viajar para Madrid e para Barcelona, essa dica vale ouro: confira o Madrid City Passe seu similar, o Barcelona City Pass. Eles incluem a entrada para alguns dos principais pontos turísticos dessas cidades, além de transfer do aeroporto pro hotel e ônibus hop on hop off pela cidade. Eles ainda garantem 20% de desconto nos principais museus e atividades dessas cidades. Foi um verdadeiro achado!

Chip internacional | Nós preferimos já chegar na Espanha com um chip de viagem – e foi uma ótima decisão. Nós pudemos pedir Uber (quando bateu o cansaço do metrô), e usamos internet o tempo inteiro – para achar um bom restaurante, para consultar o GPS, para confirmar nossas reservas de passeios e pra postar nossas fotos. Nós compramos o chip do Viaje Conectado e super recomendamos, porque ele funcionou perfeitamente.

Dinheiro | Como você deve saber, a moeda da Espanha é o Euro. Cartões de crédito são bem aceitos e há diversos caixas automáticos espalhados pelas principais cidades na Espanha. Atente-se para a cobrança de taxa no saque. Para comprar euros, nós sempre fechamos com uma agência de câmbio online com boa reputação. Temos usado o Cotação, que é super seguro, tem um ótimo valor e ainda entrega em casa.

Hospedagem |Se você está viajando de férias e tem os dias contados para curtir sua viagem, é importante escolher um hotel bem localizado. Não precisa ser necessariamente no ponto mais badalado da cidade, mas se tiver acesso fácil ao transporte público, sua vida ficará muito mais fácil. Nós escrevemos um post sobre as melhores regiões para se hospedar em Barcelona e também mostramos os melhores bairros de Madrid para se hospedar. Aproveite nossas dicas!

Curtiu os principais pontos turísticos da Espanha? Quais deles não podem ficar de fora do seu roteiro?

Foto de destaque Rodrigo Pereira / CC BY-SA 3.0

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Espanha: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Ainda impressionados com a natureza na Costa Rica. Essa é a Punta Catedral no Parque Nacional Manuel Antônio na costa do Pacífico. Incrível não acham?#costarica #manuelantonio #visitcostarica

E tem forma melhor de terminar o dia?Um por do sol mais lindo que o outro na Costa Rica ❤️☀️ Se por aqui tem vida noturna, a gente desconhece. Estamos despencando da cama cedo todos os dias pra aproveitar cada raio de sol, cada grão de areia, cada gota de chuva (sim, continua chovendo todo dia! Mas passa rápido) e cada segundo pura vida que estamos tendo nesse país incrível!
E eu (Dri) que não curto acordar muito cedo, tenho levantado com sorrisão na cara todo dia. Delícia de lugar!!

Costa Rica é daqueles destinos que faz você se sentir uma grãozinho no universo – e essa sensação é gigante de boa!!!
⠀
As raízes dessas árvores parecem medir uns 2 metros, e parece que elas formam um labirinto no solo. É difícil descrever, mas é muito fácil se conectar com a natureza nesse lugar. Que paz! 🍃 🙏

Ahh Costa Rica! Essa é uma formação natural que parece a cauda de uma baleia –  e o local de chama Parque Nacional Marino Ballena.
Tudo bem, já sabemos que o nome do parque veio desse formato. Mas quem explica a “coincidência” desse local ser o melhor ponto do país para  para o avistamento de baleias? 🤔#emalgumlugardomundo #costarica #visitcostarica #baleiajubarte

Pura Vida!Mal desembarcamos na Costa Rica e já começamos a ouvir a expressão por todos os cantos. Embora não tenha uma tradução exata, essa é uma forma de cumprimentar, de dizer olá, tchau – ou qualquer coisa que tenha uma intenção positiva – dá pra usar de diversas formas!A nossa conclusão é que “Pura Vida” é essa coisa boa que você sente ao chegar por aqui e que te faz ficar sorrindo o tempo todo. É como encostar o carro em uma praia deserta, assistir o por do sol e dormir por ali mesmo, ao som dos macacos, com o barulho das ondas. Bem do jeitinho que a gente fez nesse dia!#emalgumlugardomundo #costarica #puravida #visitcostarica #destinosimperdiveis

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!