Escrito por Adriana
13 de dezembro de 2023
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

A Espanha é um país que merece, realmente, toda fama que tem. Se você está pensando em uma viagem pela Espanha, é claro que Barcelona e Madrid são os primeiros destinos a surgir na sua cabeça. A grande questão é que outros lugares são absolutamente encantadores. Sevilha, por exemplo, tem todo o meu coração.  

Eu sou completamente apaixonada pela Espanha e, mesmo que existam muitos lugares novos para conhecer, parece que minha curiosidade por esse país não tem fim. É compreensível, porque a beleza natural, a arquitetura, a arte e as diversas influências culturais tornam a Espanha um enorme tesouro.

Fiz uma lista com os 20 principais pontos turísticos da Espanha para você conhecer e planejar sua viagem. Se um tour pelo país parece uma ideia genial, depois desse post, você já vai estar comprando passagens. Vem comigo aproveitar as dicas: 

  1. Sagrada Família, Barcelona
  2. Alhambra de Granada
  3. Mesquita de Córdoba
  4. Praias da Costa do Sol, Málaga
  5. Parque del Retiro, Madrid
  6. Catedral de Santiago de Compostela
  7. Aqueduto de Segóvia
  8. Plaza de España, Sevilha
  9. Museu do Prado, Madrid
  10. El Gòtic, Barcelona 
  11. Real Alcázar, Sevilha
  12. Cidade medieval de Cuenca
  13. Casa Batlló, Barcelona
  14. Catedral de Sevilha
  15. Palácio Real, Madrid
  16. Mercado Central, Valência
  17. Deserto de Tabernas, Almería
  18. Mercado de la Boquería, Barcelona
  19. Museu Guggenheim, Bilbao
  20. Catedral de Mallorca

1. Sagrada Família, Barcelona

Impossível não falar sobre a Sagrada Família, em Barcelona. É a obra-prima do arquiteto Antoni Gaudí, que ainda vai aparecer na lista. A Igreja da  Sagrada Familia fica no centro de Barcelona e é o símbolo da cidade. 

Onde ficar em Barcelona: Sagrada Familia
Sagrada Familia em Barcelona.

Você já deve ter visto fotos, e pode ter se perguntado sobre os andaimes que a cercam. É um templo único por sua origem e propósito que permanece em construção até hoje. Você sabia que 5 gerações já observaram o seu progresso?

O projeto original é do arquiteto Francisco de Paula del Villar e foi feito em 1882, com a ideia de elementos neogóticos. Gaudí, na época, um iniciante, mudou o direcionamento do projeto de forma ambiciosa – ele trabalhou nesse projeto até sua morte. 

A torre dedicada a São Barnabé foi a única que Gaudí viu finalizada, em 1925. 

Em novembro de 2023 foram inauguradas as torres de los Evangelistas, ao redor da Torre de Jesus Cristo. A previsão para que tudo esteja completo é para o ano de 2026.

A visita interna vale muito a pena. Vi o comentário do Roberto no tripadvisor, que conseguiu definir de forma muito terna o sentimento: “Ao entrar, a primeira sensação é que o nosso Anjo da Guarda nos deixou dar uma ‘espiadinha’ no céu!”.

Os vitrais, em especial, me deixaram encantada. É absolutamente marcante e você pode fazer no seu tempo, já que os ingressos costumam incluir audio guide – tudo é muito bem explicado, e o áudio fica disponível nas mais diversas línguas

Dica | Quer algumas fotos do seu exterior sem os andaimes aparecendo? Eu tenho um método: caminhe até o outro lado do lago que fica em frente, e enquadre a foto de uma forma que A Sagrada Família apareça ao fundo, junto com o lago emoldurado pelas árvores! Garanto que fica lindo – eu fiz e deu certo.

Mulher registrando o momento em frente à Sagrada Família.
Um dos melhores ângulos para a foto perfeita. Foto: Amanda Cavalcante

Importante | a igreja está sempre lotada e, para conseguir fazer a visita, você precisa de hora marcada para visitá-la. Portanto, reserve sua visita guiada à Sagrada Família + subida às torres com antecedência. Dessa forma, você evita filas e não corre o risco de ficar de fora.

2. Alhambra de Granada

A Alhambra (ou Alambra) é um palácio-cidade localizado em Granada, na comunidade autônoma de Andaluzia. 

Ela está situada na colina al-Sabika, um dos pontos mais altos de Granada, em frente ao bairro do Albaicín e com a Sierra Nevada emoldurando toda a sua beleza. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Alhambra
Alhambra de Granada

Tudo isso proporcionou uma localização estratégica perfeita para a defesa da cidade do reino, e hoje é um dos lugares mais visitados da Espanha e do mundo. 

Alhambra significa Castelo Vermelho, que foi erguido de modo que pudesse ser visto por, praticamente, toda a Granada e, assim, demonstrar o poder da Dinastia Nasrida – a última dinastia muçulmana na Península Ibérica. 

Pra mim, o mais interessante de tudo é a mistura de culturas. O fim do último governo muçulmano deu lugar à retomada cristã, em 1492. A partir daí foram incluídos elementos renascentistas, capelas e modificando parte da arquitetura. 

Uma vez lá, tudo vai te deixar impressionado, mas acredito que suas prioridades devam ser:

  • Palácios Nasridas | no topo da lista de prioridades. Os azulejos e os tetos são absolutamente encantadores, a simetria de tudo é arrebatadora e a arte mourisca é algo que todo mundo deveria poder ver antes de morrer. Vá primeiro, porque há horário limitado para a visitação.
  • Jardins Generalife | fontes, flores e árvores com a vista incrível da Sierra Nevada ao fundo.
  • Palácio de Carlos V | o renascentismo no meio da arquitetura islâmica. As partes mais interessantes são o pátio circular e a vista incrível do terraço superior. 

A Alhambra pode ser visitada durante todo o ano, mas recomendamos a compra de ingressos com antecedência para não pegar filas.

Dica | tente ir confortável, porque você vai andar bastante. São muitas escadas! Programe-se também para ir sem pressa, dedicando de 4 a 5 horas pra curtir cada detalhe. E não se esqueça de levar água! 

3. Mesquita de Córdoba

A Mesquita de Córdoba é uma construção que  começou no século VII, e me impressiona pelo mesmo motivo que a Alhambra de Granada – a fusão de culturas que resulta da passagem do tempo e das mudanças históricas. 

Com mais de treze séculos de história, essa construção única serviu de lugar de culto para visigodos, muçulmanos e cristãos.

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Mesquita de Córdoba
Interior da Mesquita de Córdoba

Você deve visitar, porque, afinal, como não querer saber como é estar simultaneamente em uma mesquita que também abriga uma igreja? Essa é uma das joias da arte muçulmana preservada na Espanha. 

Os arcos e colunas que sustentam sua estrutura são impressionantes, a ponto de ser declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1984. São números impressionantes: quase 25 mil m² de superfície e 1.300 colunas. 

É essencial visitar a Sala de Orações, com seu lindíssimo bosque de colunas, o Pátio das Laranjeiras com dezenas destas árvores, a Torre do Campanário que é o edifício mais alto da cidade e a Catedral Cristã com seu altar de mármore vermelho e seus detalhes barrocos. 

Vale a pena comprar o ingresso com antecedência e evitar filas. 

Dica | Privilegie uma visita guiada, ao invés de apenas o audio guide. Por ser um local com muita história, pode haver certa confusão na hora de compreender cada fase de cada acontecimento, e você pode acabar meio perdido. Um guia, de fato, vai conseguir te explicar melhor, o que pode elevar bastante a sua experiência. 

4. Praias da Costa do Sol, província de Málaga

Nada de Europa no friozinho? Por ser o lugar mais ensolarado do continente e ter quilômetros de praias de areia branca banhadas por mares calmos, as praias da Costa del Sol, na região de Andaluzia, são um paraíso. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Costa del Sol
Playa del Rincón de la Victoria. Foto: Cayetano / CC BY-SA 2.0

O turismo começou a esquentar em 1950 e nunca mais parou. Ingleses, escandinavos, franceses e alemães visitam bastante a região, mas também são grande parte do seu povo.

A Costa do Sol se divide em 12 cidades diferentes, e algumas das praias mais visitadas são:

  • Na cidade de Nerja | Playa de Burriana e Playa de la Cala el Cañuelo
  • Na cidade de Torremolinos | Playa La Carihuela e Playa El Bajondillo
  • Na cidade de Málaga (capital homônima da Província de Málaga) | Playa de La Malagueta
  • Na cidade de Marbella | Playa de Cabopino e Playa de Marbella 
  • Na cidade de Benalmádena | Playa de Carvajal
  • Na cidade de Estepona | Playa Del Cristo

Mas as praias não são a única atração turística da Costa do Sol: o centro da cidade de Málaga foi revitalizado e é belíssimo. A poucos passos da praia de Marbella está a antiga cidade de casas caiadas de branco. 

Visite também o Castillo de Gibralfaro, que fica no alto de uma colina. Tanto a vista do mar quanto as muralhas são incríveis, além de estar perto do centro da cidade de Málaga. 

Ainda em Málaga você deve parar para conhecer o Alcazaba, um palácio fortificado que tem jardins perfeitos e que fica pertinho da Playa de La Malagueta.  As grutas Cueva de Nerja, por sua vez, ficam próximas da Playa de Burriana e a Catedral de Málaga fica no centro histórico da cidade de Málaga. 


Minha dica é que você escolha seus pontos turísticos e curta as praias mais próximas. São todos pontos famosíssimos e maravilhosos dessa província. 

5. Parque del Retiro, Madrid

O Parque del Retiro é um dos meus locais abertos preferidos no mundo, sem exagero nenhum. É uma parada obrigatória para quem vai para Madrid, então na minha primeira vez por lá, fui e me apaixonei. 

Não imaginei que fosse gostar tanto de passear por aquele cenário lindo, ouvindo pessoas tocando instrumentos… que momento de paz! 

São 125 hectares, mais de 15 mil árvores, lagos, fontes, jardins e esculturas. As partes mais importantes para quem o visita pela primeira vez são:

  • Palácio de Cristal | originalmente uma estufa bem grande, é dedicado a exposições temporárias. Eu adorei tanto a arquitetura feita toda em ferro quanto a exposição de arte e música que estava acontecendo na época da minha visita – lembro que falavam sobre uma canção de hip hop infinita. Há alguns anos atrás eles deixavam cadeiras de balanço em alguns cantinhos para que as pessoas pudessem sentar e ler. Me pareceu incrível, mas acredito que não seja mais a prática – uma grande perda para os leitores. 
  • Lago Grande e Monumento Alfonso XII | é o lago principal e a construção que mais vai chamar sua atenção. Foi pensado pelo arquiteto catalão José Grases Riera e é composto por um semicírculo com colunas jónicas com escudos das diferentes províncias espanholas da época. Há uma torre no centro com a estátua do monarca homenageado. O lago é lindíssimo e dá para você alugar um barquinho a remo e se divertir. 
  • La Rosaleda | você não pode perder as roseiras, especialmente se estiver viajando na primavera europeia. O Jardineiro-Mor da Vila, Cecilio Rodríguez, o desenhou em 1915. É perfeito para quem ama flores, mas também para quem quer fotos lindas. 

Há também o Palácio Velasquez, que abriga ótimas exposições. É um parque lindíssimo com áreas que atraem viajantes, mas muito locais, justamente por ser um lugar muito gostoso de ficar. 

Dica | experimente passear de bicicleta pelo Parque del Retiro! Dá para alugar uma nos arredores e conhecer bastante o espaço dessa forma. 

Dica 2 | os arredores do Parque del Retiro são ótimos locais para se hospedar. Dê uma olhada no nosso post em que falo tudo sobre onde ficar em Madrid. Por exemplo, eu já fiquei no Catalonia Atocha e aproveitei para ir a pé para o Museu do Prado e, depois, para o parque. 

6. Catedral de Santiago de Compostela

Vamos para outra parte da Espanha nessa atração. A Catedral de Santiago de Compostela está localizada na cidade homônima, capital da Galiza, na província da Corunha. 

O local é famoso, especialmente, porque a tradição católica diz que ali estão enterrados os restos mortais do Apóstolo Tiago. Por conta disso, a cidade é o destino final dos peregrinos que fazem o caminho de Santiago de Compostela.

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - catedral Santiago
Torres da Catedral de Santiago de Compostela

Os chamados Caminhos de Santiago, que formam a peregrinação, tem um significado muito bonito para quem é religioso, mas também para quem não é: cada viajante faz seu próprio caminho, desde sua casa até Compostela. 

Tanto a  Catedral quanto seus arredores foram declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. Essa catedral é esplendorosa, e seu significado torna a visita muito especial. Sua arquitetura reúne os estilos neoclássico, românico, barroco, gótico e plateresco.

Dica | você pode comprar seu ingresso com antecedência para evitar filas.

7. Aqueduto de Segóvia

Em 1985, o Aqueduto Romano de Segóvia foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco

Feito pelos romanos em seu apogeu e preservado em perfeito estado (o que é quase inacreditável), e, também segundo a Unesco, sua construção  data por volta do ano 50 d.C., ainda que a data seja incerta. Sua função era transportar água da nascente da Fuenfría até a cidade. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Aqueduto de Segóvia
O incrível Aqueduto de Segóvia

O aqueduto tem 167 arcos de pedra granítica distribuídos em dois andares por quase 20km. O que mais me impressiona é que as pedras estão encaixadas uma em cima da outra sem argamassa. São estes arcos que formam a porta de entrada para o centro histórico de Segóvia. 

Visite também a Plaza del Azoguejo e a Calle Real de Segovia, ambas nos arredores desse ponto turístico.

A cidade é super linda e tem ótimas opções de restaurantes, como o Restaurante El Sitio, bem pertinho do aqueduto. Eu também adorei dar um passeio para conhecer os cantinhos menos óbvios de Segóvia. Eu achei a visão particularmente especial à noite.

Acho que, por estar bem pertinho de Madri, esse passeio pode ser ideal para você fazer em um bate e volta com destino a Toledo e Segóvia, que inclui esse e mais outros pontos turísticos famosos.

Dica | Ali à esquerda do Aqueduto você vai encontrar uma escadaria. Ela leva a um mirante que oferece uma vista sensacional da cidade, não deixe de ir. 

8. Plaza de España, Sevilha

Sabe quando você sente que o próprio lugar que você está é um grande e belíssimo filtro? A Plaza de España em Sevilha dá essa sensação. 

Situada no parque María Luisa, esta praça é a marca de Sevilha, que, assim como outras partes da Espanha, tem influências muçulmanas e cristãs.

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Plaza España em Sevilla
Plaza de España, Sevilha

Foram anos e anos para que a praça fosse construída em sua totalidade, já que as obras iniciaram em 1914 para a Exposição Iberoamericana de 1929. 

Ela foi projetada em um formato de semicírculo com mármore, tijolo talhado, ferraria e, é claro, os azulejos. Cada corpo de azulejos na praça é dedicado a uma das cinquenta províncias espanholas.  

Curiosidade | A Plaza de España apareceu em filmes como “Lawrence da Arabia” ou “Star Wars episódio II: O Ataque dos Clones – a chegada de Anakin, Padmé e R2D2 em Naboo. 

Quando chegar lá, eu sei que você também vai fazer como eu: olhar ao redor e perceber que, para todo lugar que você olhar, os detalhes serão lindíssimos.

Se quiser conhecer a praça e outras atrações imperdíveis em Sevilha, recomendo fazer um free tour pela cidade. O entusiasmo do guia é contagiante, sem falar que você terminará o dia sabendo de várias curiosidades sobre os principais pontos turísticos.

É um lugar verdadeiramente inesquecível. Você também precisa conferir nosso post sobre o que fazer em Sevilha.

Dica | se você for no final do dia, vai poder ver o pôr-do-sol e a praça à noite, então esse é um dos melhores horários possíveis. 

9. Museu do Prado, Madrid

Sem ressalvas, o Museu do Prado não é somente um dos meus museus preferidos de Madri, como é um dos meus favoritos do mundo inteiro. Já começa bem porque seu exterior é muito bonito, e a localização é ótima, no centro da cidade, a poucos passos do Parque de El Retiro. 

Ele foi inaugurado em 1819, e, junto com o Museu Rainha Sofia e com o Museu Thyssen-Bornemisza, o Museu do Prado completa o “triângulo da arte” em Madri.

Eles entregam um mapa para que você consiga se localizar. Eu devo ter passado cerca de 3h lá dentro, mas, honestamente, poderia ter sido mais. Vale dizer que o próprio ingresso é super bonitinho e ótimo para marcar livros. 

Indico pegar um audio guide ou investir em um tour guiado também.

Um acervo que sobreviveu à Guerra Civil Espanhola e à Segunda Grande Guerra já mereceria grande destaque, mas o que se vê por lá é uma seleção de obras de arte de pintores e artistas icônicos, como Goya, Velásquez. El Greco, Caravaggio, Ticiano, Rafael e Bosch (El Bosco). 

Vou te dar uma mãozinha e listar algumas das obras que você não pode perder:

  • Las meninas, Velázquez | Sala 012
  • Vista del jardín de la Villa Medici de Roma con la estatua de Ariadna | Sala 011
  • Tríptico del Jardín de las delicias, El Bosco | Sala 056A
  • El 3 de mayo en Madrid o “Los fusilamientos”, Goya | Sala 064
  • Saturno, Goya | Sala 067
  • A Maja Nua, Goya | Sala 038
  • Las Tres Gracias, Pedro Pablo Rubens | Sala 029
  • El Descendimiento, Rogier van der Weyden | Sala 058

Dica | ao sair de lá, visite o Motteau, um café sensacional que fica pertinho de onde você vai estar, ali na Calle San Pedro. O local é simples, pequeno e aconchegante, mas o que eu realmente não consigo esquecer é da torta de limão e merengue. Ainda comprei um cookie de chocolate branco, framboesa e pistache para viagem. 

Importante | fotografe apenas com sua memória, porque não é permitido nada além disso, mesmo sem flash, ok? 


10. El Gòtic, Barcelona

Mesmo já tendo visto vários cantinhos de Barcelona e atestado o quanto ela é maravilhosa, o Bairro Gótico continua sendo uma das minhas partes preferidas da capital da Catalunha. 

El Gòtic é onde Barcelona nasceu, porque se concentrava ali e foi se expandindo. É um lugar para se explorar a pé e cada viela e cada beco me transportaram para a Barcelona dos livros de Carlos Ruiz Zafón.

O Bairro Gótico reúne alguns dos pontos turísticos mais importantes de Barcelona:

  • Catedral de Barcelona | que tem o nome oficial Catedral de Santa Cruz e Santa Eulália e é o local mais icônico, com uma arquitetura absolutamente linda. A parte interna vale muito a visita, e você sabia que os bancos são dos séculos 14 e 15? Como eu, você provavelmente vai estranhar um enorme banner comercial instalado na Igreja, e os moradores também – no entanto, continua impressionante.
  • Museus | neste bairro estão alguns dos melhores museus da cidade, como o Museu Picasso, que fica bem escondidinho, mas também o Museo de las Culturas del Mundo e o Museu de História
  • Plaza de Sant Felip Neri | que homenageia as vítimas de um ataque franquista durante a Guerra Civil Espanhola. Hoje, é fechada para atividades esportivas e para as crianças brincarem. 
  • La Rambla | uma avenida super turística e movimentada que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho de Barcelona.
  • Plaça Reial | lugar super charmoso, cheio de artistas de rua. Tem restaurantes excelentes com preços melhores que os concentrados em La Rambla, como o Viana, que é super bem recomendado.  

É importante que você saiba que o bairro faz parte do roteiro do free tour por Barcelona. O tour passa pelos principais pontos turísticos de lá e ainda tem a vantagem de que é você quem escolhe quanto pagar ao final do passeio. Incrível, né?!

O Bairro Gótico, inclusive, é um ótimo lugar onde ficar em Barcelona, porque a vista da sua janela pode ser para essas ruas históricas. É um lugar fascinante mesmo, acredite. 

11. Real Alcázar, Sevilha

Voltando para Sevilha, um dos palácios reais com mais história da Espanha é o Real Alcázar, que fica a uma caminhada de 20 minutos da Plaza de España. Essa construção arrebatadora remonta a 913, quando o califa de Córdoba  Abderramán III an-Násir ordenou a construção de um novo edifício governamental em Sevilha. 

Com a reconquista cristã, vários governantes fizeram suas modificações e contribuições. Mas Pedro I merece destaque por construir um grande palácio em estilo mudéjar, incorporando, assim, a influência islâmica, do mesmo jeito que Alhambra. O resultado disso não poderia ser mais bonito! 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Real Alcazar
Real Alcázar, Sevilha

Quanto às salas, não sei como escolher minha preferida porque é uma mais bonita que a outra. Os jardins são um espetáculo à parte. Não deixe de prestar atenção em cada detalhe dos bancos, são lindos. Prepare-se para querer fotografar tudo. 

Desde 1987, o Real Alcázar de Sevilha é Patrimônio da Humanidade da Unesco. Sua autenticidade é celebrada até hoje e, se você olhou as fotos e se perguntou se já viu esse lugar antes, provavelmente você viu mesmo, porque o palácio serviu como locação para Dorne na 5ª temporada de Game of Thrones.

Fã da saga ou não, você não vai se arrepender de ir. Vale muito a pena conhecê-lo. Eu acho que seria legal se você comprasse seu ingresso e fizesse uma visita guiada por lá. Ela dura cerca de 90 minutos.

Dica | por ser uma visita extensa, não se esqueça de se preparar para o sol, a depender da época que você vai fazer sua visita. 

12. A cidade medieval de Cuenca

A Cidade Medieval de Cuenca fica entre Madrid e Valência, no coração da província de Castilla La Mancha. É impressionante, construída nas encostas íngremes de uma montanha, e as casas mais parecem que vão cair desfiladeiro abaixo. 

Sua preservação, beleza e importância fizeram com que Cuenca fosse declarada Património da Humanidade pela Unesco em 1996. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Cuenca
Vista da cidade medieval de Cuenca. Foto: Tomás Fano / CC BY-SA 2.0

Você precisa ver a Catedral de Cuenca, que reúne os estilos gótico, renascentista e barroco, e o Museo de Arte Abstracto Español, que funciona em uma das Casas Colgadas (“Casas Suspensas”), construídas nos séculos 15 e que mais parecem flutuar sobre o Rio Huécar.

Eu aproveitei para conhecer Cuenca em um bate-volta a partir de Madri que incluiu uma parada no mirante Ventano del Diablo e uma visita guiada na Ciudad Encantada

Para quem tiver tempo, estender a viagem em Cuenca também parece uma excelente ideia, porque o cenário é tão encantador que eu saí de lá com muitas fotos e muita vontade de voltar.

13. Casa Batlló, Barcelona

Gaudí é extremamente importante para a Espanha, e deixou muitas marcas em Barcelona. A Casa Batlló é mais uma obra do arquiteto, e é um verdadeiro monumento à arquitetura modernista catalã. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Casa Batló
Uma das incríveis obras de Gaudí. Casa Batló

O edifício, construído em 1877 por Emilio Sala Cortés, foi remodelado por Gaudí entre 1904 e 1906. 

Por sinal, é a única construção 100% modernista feita pelo arquiteto, inspirada pelo Mar Mediterrâneo em um dos seus ápices criativos. Este patrimônio mundial da UNESCO foi aberto ao público em 1995.

O local é apelidado, carinhosamente, como Casa do Ossos e basta uma olhada para a fachada para compreender o motivo. Uma vez dentro da Casa Batlló, os tons azuis encantam todo mundo. A sensação que eu tive é de entrar em uma caverna toda decorada. 

O último andar parece uma construção apartada do resto da casa. São formatos próprios e arcos lindíssimos. O terraço parece ter saído de um sonho cheio de cores, formatos e texturas, mas saiu da mente genial de Gaudí. É uma experiência única que eu recomendo demais. 

Por tudo isso, se você vai para Barcelona, não pode deixar de comprar seu ingresso com antecedência para visitar essa obra incrível, principalmente para não correr o risco de que os tickets esgotem. 

14. Catedral de Sevilha

Santa María de la Sede de Sevilla, conhecida popularmente como Catedral de Sevilha, é patrimônio mundial desde 1987

É uma construção verdadeiramente impressionante, uma das maiores catedrais góticas do mundo, com mais de 15 mil m². O estilo predominante é o gótico, mas com uma fusão da arquitetura almóada, mudéjar, renascentista e barroca. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Catedral de Sevilla
Catedral de Sevilha

Ícone turístico da capital andaluza, são quase 40 metros de altura e os visitantes podem subir na Torre Giralda, outro ícone da cidade e parte do complexo da Catedral e aproveitar a vista estonteante. 

Tem uma localização super central, e é um ponto turístico muito fácil de chegar. Sevilha, no geral, é bem acessível, e eu gostei demais de andar a pé por essa cidade tão bonita. São poucos minutos da Catedral até o Real Alcázar. 

Como a lista já demonstra, Sevilha é recheada de atrações incríveis e cheias de história. Acho que a melhor forma de conhecer bem cada atração é através de um free tour guiado por Sevilha, que dura cerca de 2 horas e passa pela Catedral de Sevilha, pela Torre Giralda e o Real Alcázar. 

15. Palácio Real, Madri

Ah, o Palácio Real de Madri vale demais a visita. Sabe o Real Alcázar em Sevilha? Madri também tinha um palácio nestes mesmos moldes, mas ele foi destruído em um incêndio, e o Palácio Real de Madri foi construído em seu lugar.

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Palácio Real
Palácio Real, Madrid

São 135 mil m² de riqueza artística. A decoração inclui obras de Goya, Caravaggio e Velázquez. Um passeio por essa atração cobre toda a história da Espanha, e minha dica é que você não deixe de olhar para cima! Isso mesmo, os tetos estão cheios de afrescos decorados com ouro.

São várias salas dentro do palácio. Na sua visita você vai começar se impressionando com a escadaria principal. Eu gostei muito do Salão Gasparini e da Saleta de Porcelana, mas a Real Biblioteca e os jardins são os lugares que eu mais gostei de conhecer. 

Dica | Eu sempre indico fazer free tour por Madrid porque realmente compensa. O passeio dura cerca de 2 horas e, além de passar pelo Palácio Real, você vai conhecer outros destaques da cidade, como a Puerta del Sol, Plaza Mayor, Plaza del Oriente e outras atrações surpreendentes.

Importante | Muitas salas não liberam fotografias, então pergunte antes!

16. Mercado Central, Valência

Você conhece a cidade de Valência, capital da província homônima? Pois esse é seu sinal para agendar sua viagem. 


É um lugar cheio de catedrais, construções históricas, museus modernos e é claro, um grande enclave turístico e gastronômico na Plaza Ciudad de Brujas, o Mercado Central de Valência.

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Mercado Central
Sempre um bom lugar para experimentar a gastronomia local. Foto: Diego Delso / CC BY-SA 3.0

Essa obra-prima do modernismo valenciano começou em 1914 por Francesc Guàrdia i Vial e Alexandre Soler i March. As obras foram concluídas em 1928, mas a menos de 20 anos foi feita uma remodelação completa do mercado, que abriga centenas de comerciantes.

Uma vez dentro do Mercado Central de Valência, a primeira coisa que eu notei foi a estrutura enorme, com vigas de aço e a cúpula formada por vitrais e mosaicos lindíssimos. 

Tudo parece feito com tanto carinho que é fácil compreender que esse cuidado faz homenagem aos alimentos e quem trabalha com cada etapa do seu cultivo e preparação.

Algo que me surpreendeu foi o fato de que várias bancas são especializadas em açafrão! Mais tarde descobri que é uma questão cultural, e que o açafrão espanhol é um dos melhores do mundo. 

Bancas como Coffeemates Retrogusto e BBté: Tienda tee me chamaram muita atenção também. São muitas coisas, bolos, pães, carnes frutos do mar e várias bancas que vendem sucos, pedacinhos de “jamon y queso” e tapas.

Não deixe de visitar a Iglesia de los Santos Juanes e a Plaza del Mercado ali pertinho, também na Cidade Velha.  

Dica | Grave bem por onde você entrou. Eu queria sair pelo mesmo local, mas confesso que me perdi um pouco. É um lugar enorme.

17. Deserto de Tabernas, Almería

Este semi-deserto é um dos pontos mais secos da Europa! Ele fica 30 km da Almería, capital da província homônima. 

O que mais me chama atenção sobre o Deserto de Tabernas é que, décadas atrás, esse foi o lugar escolhido para a construção de uma cidade cenográfica para filmes de Velho Oeste norte-americanos. 

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Deserto de Tabernas
Deserto de Tabernas, Almería. Foto: Amjad Sheikh / CC BY 3.0

Você pode ter visto o filme The Good, The Bad and The Ugly (1996), chamado no Brasil de Três Homens em Conflito, que estrelou Clint Eastwood. É por conta disso que quem vai, diz que se sente nos Estados Unidos e não na Espanha. 

É um bom passeio para quem quer ir nos antigos cenários. Para ser honesta, não me atraiu a ideia de me sentir em terras estadunidenses estando na Espanha, mas pode ser um ponto turístico legal para muita gente. 

18. Mercado de la Boquería, Barcelona

O Mercado de la Boquería fica no coração de Barcelona. É um dos maiores e mais antigos pontos de venda da cidade.

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - La Boqueria
Mas um mercado espanhol, Mercado de la Boquería em Barcelona. Foto: La Boqueria / CC BY-SA 4.0

É super bonito, e lá eu tomei vários sucos deliciosos! Boa parte do mercado é aberto, então os dias bonitos e amenos são os melhores para que você possa passear entre as barracas que vendem carnes, frutas, camarões, salgados, doces, queijos e presuntos.

É tudo fresquinho e, quando fui, achei bem cheio, mas bem organizado, o que me impressionou muito, já que locais altamente turísticos tendem a ser um pouco caóticos. Acho que é uma parada obrigatória em Barcelona. 

19. Museu Guggenheim, Bilbao 

O Museu Guggenheim fica em Bilbao, no norte da Espanha. Projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry, a parte externa é a primeira obra de arte que as pessoas veem! O museu é coberto por folhas gigantes de vidro e titânio, é ondulado e curvado para captar a luz solar que o tornam um dos melhores exemplos da arquitetura do século 20.

Principais pontos turísticos da Espanha - O que fazer grande - Guggenheim
O incrível Museu Guggenheim em Bilbao

Com quase 25 mil m² (e quase 10 mil de espaços de exibição), o Guggenheim atrai pessoas de todos os lugares. A intenção de Gehry foi criar algo espetacular que, ao mesmo tempo, estivesse totalmente integrado ao cenário urbano de Bilbao. 

Este museu de arte moderna foi inaugurado em 1997 e sua coleção permanente inclui obras de Picasso, Van Gogh,  Jeff Koons, Richard Serra, Rothko, Eduardo Chillida,  Anselm Kiefer, Louise Bourgeois e Basquiat. 

Fica às margens do rio Nervión, e eu posso apostar que as fotos do exterior desse projeto arquitetônico único vão ser tão legais quanto sua visita. 

Dica | Ingressos adquiridos online são mais baratos do que na bilheteria do museu, então, compre antecipadamente!

20. Catedral de Mallorca

Para fechar a lista, vamos para mais uma importantíssima Catedral. Mallorca (ou Maiorca) fica no leste da Espanha e é a maior ilha do arquipélago das Ilhas Baleares. 

A Catedral de Mallorca é o maior templo religioso da cidade, e fica, na verdade, na Palma de Mallorca, a capital. Em maiorquino, ela é conhecida como La Seu. 

Seu estilo é predominantemente gótico levantino, cercado por muralhas renascentistas, e com intervenções de Gaudí em um das suas remodelações.

É o maior destaque de Mallorca porque se ergue de frente ao mar, o que a torna ainda mais grandiosa para quem a observa. Ainda não conheci mas, definitivamente, quero ter esse prazer. 

O que saber antes de conhecer os principais pontos turísticos da Espanha

Planeje-se com antecedência

A Espanha conquista corações, mas, não se engane! É preciso estar preparado para não perder nada.

O ideal é se planejar direitinho, otimizar o tempo e, se possível, comprar bilhetes e passeios com antecedência. 

Se sua viagem começar pela capital, confira o que fazer em Madrid logo de cara. Nós também já fizemos um post com o que fazer em Barcelona em 3 dias que pode ser super útil. 

Portanto, ao planejar sua viagem pelas demais cidades na Espanha, tente mesclar atrações ultra-turísticas com locais legais para descansar e até caminhadas sem rumo que podem te levar para cantinhos menos óbvios. 

Seguro viagem obrigatório

A Espanha é um dos países que faz parte do Tratado de Schengen, exigindo dos visitantes um seguro com cobertura mínima de EUR 30.000 para cobrir eventuais despesas médicas e acidentes – tudo o que não queremos que aconteça com você, mas é sempre bom estar preparado, não é?

Há uma infinidade de opções de seguros, cada um com uma cobertura diferente. Mas não se preocupe, não vai pesar muito no seu orçamento. 

Para te ajudar, escrevi um post sobre como funciona o Seguro Viagem Espanha, com um passo a passo que vai tirar todas as suas dúvidas. 

Mais dicas de viagem para Espanha

Hospedagem | A hospedagem é um dos pontos principais no orçamento e escolhe bem faz toda diferença em uma boa viagem. Eu sempre penso no custo-benefício e na localização. Temos um post sobre as melhores regiões para se hospedar em Barcelona, sobre os melhores bairros de Madri para se hospedar e também sobre hospedagem em Sevilha. Aproveite!

Dinheiro | Gastar em euro exige todo cuidado. Cartões de crédito são bem aceitos e há diversos caixas espalhados pelas principais cidades na Espanha. Na hora de comprar euro, nossa agência do coração é a Confidence Cambio, que é super segura, tem um ótimo valor e oferece o máximo de praticidade.

Curtiu os principais pontos turísticos da Espanha? Quais deles não vão ficar de fora do seu roteiro?

É difícil escolher para onde ir primeiro, eu sei. Talvez você precise de algumas viagens para conhecer tudo o que tem vontade na Espanha – e eu também. A melhor parte disso é ter sempre pelo que voltar!

Foto de destaque Rodrigo Pereira / CC BY-SA 3.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

2 comentários em “Os 20 principais pontos turísticos da Espanha para você conhecer”