Melhores praias de Ubatuba: TOP 30+ e nossas 10 preferidas | Em Algum Lugar do Mundo

PRAIAS DE UBATUBA: AS 35 MELHORES (E NOSSO TOP 10!)

Conheça as melhores praias e saiba como aproveitar ao máximo a sua viagem!

  • Adriana
  • -
  • 21 de setembro de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Ubatuba é um destino perfeito para os amantes de praias e natureza. Se você está planejando uma viagem para a região, vem com a gente e confira uma seleção com as 35 melhores praias de Ubatuba (+ ilhas) – e ao final uma listinha com nosso TOP 10 praias de Ubatuba preferidas!

Localizada no litoral norte de São Paulo, Ubatuba é considerada um balneário com mais de 100 praias (pasmem!) ao longo dos seus 80 km. É praia que não acaba mais! Já imaginou o desafio de escolher apenas 10 praias preferidas para montar uma lista?

Apesar de ser muito procurada durante o verão e em feriados prolongados, é possível aproveitar ao máximo a sua viagem por lá mesmo na alta temporada, já que com tantas opções de praias, é muito difícil não encontrar um cantinho para relaxar e passar um dia inteirinho.  

Ubatuba também faz divisa litorânea com o Rio de Janeiro – ela é vizinha da charmosa Paraty, e por isso é super comum os paulistas esticarem a viagem até lá.

Além das mais de 100 praias, Ubatuba também é repleta de atrações e passeios imperdíveis. Nós escrevemos um post pra lá de especial com tudo o que você poder fazer em Ubatuba!

Mas afinal, quantas praias tem em Ubatuba?  

Para se ter uma ideia, são 102 praias catalogadas em Ubatuba. E não para por aí: por lá você também pode conhecer até 20 ilhas – e algumas delas são cortadas por rios e riachos, trazendo um visual ainda mais incrível.  

Assim como Paraty, Ubatuba também faz parte da região conhecida como Costa Verde e, além de proporcionar praias e ilhas paradisíacas, a cidade também é cercada pela Mata Atlântica, formando um belo cenário de águas cristalinas em meio a natureza exuberante da região. 

Aproveite e veja também: As 25 melhores praias de Ilhabela, o arquipélago mais famoso do Brasil!

3 informações importantes antes de conhecer as melhores praias de Ubatuba 

1. Viaje protegido 

O seguro viagem nacional é um item que não dispensamos em nenhuma viagem, principalmente em destinos de natureza ou aventura.

O principal motivo é pela cobertura médico-hospitalar. Mas se você estiver vindo de avião, vale também para imprevistos relacionados ao seu voo, como atrasos e o temido extravio de bagagem. Acesse a nossa página de seguros e faça a sua cotação entre as melhores seguradoras do país.  

2. Considere alugar um carro para explorar as praias

Ubatuba tem aproximadamente 80 km de extensão. Suas praias ficam ao longo da Rodovia Rio-Santos, e para se chegar em muitas delas, é necessário um transporte.  

Há linhas de ônibus que saem do centro de Ubatuba e levam para várias praias da cidade, mas é preciso ressaltar que os horários podem ser limitados. Além disso, a maioria das praias do norte tem um acesso um pouco mais difícil, e ônibus não chegam lá.  

Por isso, nós recomendamos alugar um carro para explorar as praias de Ubatuba, assim você pode conhecer várias praias sem ter que esperar por um ônibus ou gastar dinheiro com o Uber.  

Nós sempre fechamos aluguel pela Rentcars , um comparador de preços que inclui os preços mais baixos entre as melhores locadoras do país. 

3. Hospedagem em Ubatuba  

Há uma excelente rede de hotelaria em Ubatuba, principalmente nas regiões do Centro e Sul de Ubatuba.  Ao longo do post você confere nossas indicações de hotéis de acordo com cada praia.

Você também pode conferir o nosso post exclusivo com as melhores regiões e principais hotéis e pousadas em Ubatuba.

Já nas praias do norte, é muito comum o aluguel de casas ou suítes, pois elas estão mais afastadas do centro e costumam ficar em locais mais isolados, como em vila de pescadores. 

Se você quiser alugar uma casa, nós recomendamos o Airbnb, uma plataforma onde você encontra suítes ou casas inteiras para alugar, principalmente nas praias do Félix, Prumirim, Itamambuca e Puruba. 

Nós já usamos o site diversas vezes e podemos dizer que ele é super confiável. Você fala diretamente com o anfitrião da acomodação, e ainda pode visualizar todos os comentários e avaliações das pessoas que já se hospedaram no local.  

Ah, e se você for novo na plataforma, pode garantir R$300 de desconto na sua primeira reserva pelo Airbnb 🙂

Aproveite e veja também: onde ficar em Ilhabela.

As 35 melhores praias (e ilhas) de Ubatuba + nosso TOP 10

Confesso que com tantas praias – uma mais bonita do que a outra – fazer essa seleção não foi nada fácil!  

Mas para garantir uma viagem inesquecível e pensando em todo perfil de viajante, separamos desde as praias mais badaladas até as mais desertas, facilitando bastante a sua vida na hora de conhecer as praias mais bonitas de Ubatuba. 

Antes de começar a nossa seleção com as 35 melhores praias de Ubatuba, é preciso dizer que elas ficam divididas em três regiões da cidade: região sul (próximas a Caraguatatuba e Ilhabela), região central (centro) e região norte (próximas a Paraty) – além das ilhas, que são acessadas de barco.

Nós ainda falamos sobre a famosa trilha das 7 praias de Ubatuba, que também não podem ficar de fora do seu roteiro durante sua estadia na cidade. 

E fechamos também com uma listinha das nossas 10 praias preferidas de Ubatuba – mas vale dizer que a escolha é bem pessoal, ok? Vale a pena você ir e montar seu próprio TOP10 heheh!

Aproveite e veja também uma seleção imperdível com as melhores praias de Paraty.

Melhores praias de Ubatuba | região sul 

É na região sul que está concentrado o maior número de praias do litoral norte de São Paulo, incluindo as mais populares da região. Por lá é possível encontrar desde praias mais agitadas até as mais reservadas – que pedem um dia inteirinho de descanso e lazer.  

As praias do litoral sul possuem uma boa estrutura de comércio – bares, restaurantes e quiosques para tomar aquele suco bem gostoso ou uma cerveja geladinha. 

Outro ponto super positivo dessas praias é a localidade. Elas ficam a uma curta distância da região central de Ubatuba e atraem muitos turistas de Caraguatatuba, Santos e São Sebastião. Ainda é possível fazer um roteiro mais completo e incluir as praias do centro.  

O sul de Ubatuba também oferece boas opções de acomodações.  

1. Praia Grande 

Com uma ótima infraestrutura turística – são mais de 30 quiosques – a Praia Grande é a mais procurada e badalada de Ubatuba. Além dos quiosques, a areia também é repleta de bares, restaurantes e vendedores ambulantes. E você ainda pode curtir uma boa música. 

Ela fica entre o sul e o centro da cidade, e se você quer ficar longe de multidão, é melhor evitar essa praia. É preciso ter um pouco de paciência para encarar a multidão na areia, principalmente durante a alta temporada. 

Melhores praias de Ubatuba: Praia Grande
A badalada Praia Grande.

O mar da Praia Grande é ótimo para o banho e também para a prática de esporte aquáticos, como o surf, o caiaque e o stand up paddle, e por isso é considerada uma das melhores praias de Ubatuba. 

Se você gosta de realizar caminhadas, corridas ou passeios de bike, a orla é bem extensa e muito boa para esses tipos de atividades.  

Como chegar | pela rodovia Rio-Santos, no km 54. Ela fica bem próxima ao centro de Ubatuba.  

Onde ficar | Pousada Peixes do Mar fica a menos de 100 metros da Praia Grande e é super aconchegante com sua decoração colorida e rústica. O café da manhã é daqueles bem completos e deliciosos. Já a Pousada Vovozinho também oferece um ambiente bem tranquilo e familiar, com piscina, lounge compartilhado e estacionamento gratuito para os hóspedes. Também está incluso um ótimo café da manhã. 

2. Praia das Toninhas 

Praia das Toninhas é uma das praias mais bonitas de Ubatuba, proporcionando uma bela paisagem de montanhas e vegetação.  

A partir do meio e do lado direito da praia, suas águas são mais tranquilas e ótimas para um banho em família. Já do lado esquerdo é onde o mar oferece boas ondas, e é muito frequentado pelos surfistas. 

Melhores praias de Ubatuba: Praia das Toninhas
A areia branquinha da Praia das Toninhas

Ela também possui uma boa estrutura de restaurantes e quiosques, além de boas opções de hospedagem. Daqui você ainda pode pegar um barco até a Ilha Anchieta.  

Na alta temporada a Praia das Toninhas fica bem cheia, mas durante a maior parte do ano ela é muito tranquila e você consegue aproveitar ainda mais toda a beleza natural do lugar.  

Como chegar | Ela é vizinha da Praia Grande, e fica aproximadamente no km 56 da Rio-Santos. 

Onde ficar | A apenas 50 metros da Praia das Toninhas, o Hotel e Pousada Pouso54 oferece piscina ao ar livre, estacionamento para hóspedes, café da manhã e quartos bem confortáveis. O Hotel Ponta das Toninhas tem um ótimo custo-benefício também a 50 metros da praia, com piscina, bar e café da manhã. Se você procura um lugar mais sofisticado, o Wembley Inn Hotel  oferece quartos mais elegantes e equipados, além de academia e uma piscina irresistível para um ótimo banho.  

3. Praia de Maranduba 

Segue o mesmo estilo da Praia Grande – é uma das mais procuradas praias de Ubatuba, principalmente por famílias que viajam com crianças e ótima para quem quer fazer a dobradinha Ubatuba-Caraguatatuba. 

As águas da Praia da Maranduba são super tranquilas, ótimas para um banho relaxante.  Nessa praia você também pode fazer várias atividades, como banana boat, stand up paddle e ainda se divertir no toboágua que fica ali no mar.  

Você ainda consegue ter uma bela vista das ilhas da Maranduba e do Pontal, e por esses motivos seria impossível não citar a Praia da Maranduba como uma das melhores praias de Ubatuba! 

Com aproximadamente 2 km de extensão, e junto das praias do Sapê e Lagoinha, a Praia da Maranduba dá continuidade a uma das maiores orlas de Ubatuba, com cerca de 7 km de extensão e uma boa faixa de areia, e você encontra vários quiosques por lá. 

Apesar de estar mais afastada do centro, ela tem uma ótima estrutura turística e de comércio.  

Como chegar | Fica logo depois da divisa com Caraguatatuba, entre os km 79 e 81 da Rio-Santos. Também tem como chegar de ônibus partindo do centro de Ubatuba. 

Onde ficar | A Pousada Maranduba fica aos pés da areia da praia, a apenas 100 metros. A propriedade possui restaurante, piscina ao ar livre e estacionamento gratuito para os hóspedes, além de um terraço que funciona como salão de jogos. Se você viaja em família, a Pousada Ilha Vitória oferece apartamentos com dois quartos, uma piscina maravilhosa e área para crianças. A Recanto Maranduba oferece chalés super completos e aconchegantes, com funcionários excelentes.  

4. Praia da Lagoinha 

Uma ótima praia para quem curte águas calmas e paz – ela é pouco movimentada. A areia compacta é ótima para jogar aquele futebol, vôlei e também realizar caminhadas e corridas. A orla é bem extensa, com cerca de 2 km. 

Por ter um mar bem calminho, o snorkel é uma boa pedida no canto esquerdo da praia. 

Melhores praias de Ubatuba: Praia da Lagoinha
Praia da Lagoinha. Foto: Ivan Cintra / CC BY-SA

Por lá você só encontra um quiosque, então é importante que você leve lanches e água.  

Outro ponto positivo da Praia da Lagoinha é que ela fica bem pertinho da Cachoeira Véu da Noiva e da Cachoeira da Água Branca, a sétima maior do Brasil.  

Também pela Praia da Lagoinha que começa a famosa Trilha das Sete Praias – que você vai ver mais adiante. 

Como chegar | O acesso à Praia da Lagoinha é bem tranquilo, e a entrada mais conhecida fica no km 77 da Rio-Santos. Outra opção é chegar caminhando pela areia ou pelo condomínio da Praia do Sapê. 

Onde ficar | A Aldeia da Lagoinha é uma ótima opção de hospedagem. A pousada tem uma decoração rústica, piscina e quartos confortáveis. Já a Luz da Lua Pousada fica dentro de um condomínio e é super segura e aconchegante. O café da manhã é repleto de variedades e muito gostoso.  

5. Praia do Sapê 

 A Praia do Sapê faz ligação entre a Maranduba e a Lagoinha, ela é bem pequena e possui uma areia mais fofa e amarelada. O mar é mais agitado e por isso é comum encontrar alguns surfistas por lá.  

A praia também garante a vista da Ilha do Pontal, que fica a poucos metros de distância da praia.  

Por estar entre duas praias, você encontra uma ótima estrutura de comércio por perto. 

Como chegar | Ela é acessada através de um condomínio particular, que fica no km 79 da Rio-Santos.  

Onde ficar | O Hotel Porto do Eixo tem quartos bem amplos e equipados, além de uma boa piscina. A apenas 50 metros da praia, o Solar Grego Pousada tem uma vista privilegiada da praia. Você já acorda admirando o mar.  

6. Praia da Enseada

Com uma boa variedade de quiosques, a Praia da Enseada é uma das preferidas de quem viaja para Ubatuba em família, já que o mar é quase uma piscina natural. 

Ela tem uma boa extensão de areia fofa – ótima para estender a canga e pegar aquele bronzeado. De uma forma geral, o lado direito é mais tranquilo e tem menos agito, enquanto o centro da praia concentra mais quiosques. 

Melhores praias de Ubatuba: Praia da Enseada
As ondas da Praia da Enseada. Foto: Deyves Martins / CC BY-SA

A orla oferece opções de bares e também conta com uma boa estrutura de comércio, e por isso costuma ser movimentada.  

Há barcos que partem da Praia da Enseada em direção à Ilha de Anchieta. 

Como chegar | Pela rodovia Rio-Santos, no km 59. Há outros caminhos pela extensa faixa de areia.  

Onde ficar | Com uma bela piscina e jardim, a Pousada Pouso do Farol fica a 300 metros da Praia da Enseada e possui uma bela decoração rústica. Já o Hotel Costa Azul tem quartos mais simples, mas é um ótimo custo-benefício, com piscina e estacionamento gratuito para os hóspedes. Já o Hotel Village Enseada possui uma decoração rústica mais elegante e fica aos pés da areia da praia, além de um restaurante com pratos deliciosos de frutos do mar.  

7. Praia Perequê-Mirim 

Uma das menores praias de Ubatuba, com apenas 800 metros de extensão. Apesar de pequena, a Praia do Perequê-Mirim é rodeada por montanhas e vegetação, proporcionando um visual incrível da natureza. 

O mar é super tranquilo para banho e também para a prática de esportes aquáticos. Por lá você encontra uma boa estrutura de comércio.  

A Praia Perequê-Mirim fica entre as praias de Santa Rita e Enseada, e dá pra conhecer as três em um só dia.  

Como chegar | A praia está localizada no km 59 da Rio-Santos, bem às margens da rodovia.  

8. Praia da Santa Rita 

Localizada entre a Praia da Enseada e a Praia do Perequê-Mirim, a Praia da Santa Rita tem águas bem calmas e parece uma piscina natural, ótima para o mergulho e o stand up paddle. 

A praia é pequena, mas oferece uma linda paisagem natural. Se você for visitar essa praia durante o verão e feriados, é melhor chegar cedo para garantir um lugar. 

Melhores praias de Ubatuba: Praia de Santa Rita
A bela paisagem natural da Praia da Santa Rita. Foto: Deyves Martins / CC BY-SA

Diferente das outras praias, a Praia da Santa Rita não possui comércios, então prepare uma mochila com lanches e bastante água.  

Como chegar | Por um condomínio particular a 11 km do centro de Ubatuba, onde há uma escadaria que leva até a praia. Se estiver de carro, é possível estacionar aos arredores do condomínio ou pagar uma taxa para parar mais próximo da praia. 

Outros possíveis caminhos são por trilha pela Praia do Perequê-Mirim, que fica no canto esquerdo; ou chegar a pé pela Praia da Enseada.   

9. Praia da Sununga 

Por ter um mar agitado e ser bastante traiçoeira, a Praia da Sununga não é a mais indicada para o banho, mas é reconhecida internacionalmente como uma das melhores praias para a prática do skimboard. 

Mas o diferencial dessa praia é o visual encantador e paradisíaco, além da famosa Gruta que Chora, que é uma pequena caverna de paredes rochosas que brotam água – por isso o nome.  

A sua orla é repleta de coqueiros, além de dois bares que oferecem várias bebidas, pratos e petiscos bem gostosos.  

Como chegar | A Praia da Sununga fica à esquerda da Praia do Lázaro, que também dá acesso à Praia Domingas Dias. Ela também pode ser acessada pela Rio-Santos, no km 63,8, onde há placas sinalizando a praia. 

10. Praia do Lázaro

Para quem prefere praias mais calmas em Ubatuba, a Praia do Lázaro é a melhor opção da região sul.  

Ela é uma das menos movimentadas, mas também costuma encher durante a alta temporada. 

Um pôr do sol espetacular na Praia do Lázaro. Foto: Rodney Domingues / Flickr

A Praia do Lázaro também é muito bonita e tem um mar bem calminho, onde é comum a prática do stand up paddle.  

Por lá você encontra quiosques que oferecem mesas e guarda-sol para os clientes. Você pode aproveitar ainda mais a sua visita na praia e realizar um passeio no mar de banana boat.  

Como chegar |Pela Rio-Santos, entre os km 66 e 68, onde há placas que sinalizam a entrada da praia, passando por algumas ruas de terra. O condomínio Pedra Verde (no km 69) também dá acesso à praia, mas o limite de carros é de 280 por vez. Você ainda pode chegar de transporte público que sai do centro de Ubatuba.  

Onde ficar | Pousada NAAN Lázaro Ubatuba conta com uma piscina maravilhosa e quartos bem decorados e confortáveis. A piscina do Hotel Solar das Águas Cantantes também não fica para trás. A pousada ainda conta com um salão de jogos.  

11. Praia Domingas Dias 

Considerada também como uma das melhores praias de Ubatuba, a Praia Domingas Dias é perfeita para quem procura um lugar mais tranquilo para passar um dia inteirinho perto do mmar. 

Essapraia é cheia de grandes pedras e da linda vegetação da Mata Atlântica, deixando o lugar ainda mais bonito.  O mar também é bem calminho e ótimo para um mergulho. 

No canto direito ainda há um córrego de água doce e uma bica de onde sai água da serra – pode beber à vontade!  

Você não vai encontrar nenhum quiosque por lá, então não se esqueça de levar coisas para comer e beber, além dos itens essenciais para passar um ótimo dia na praia.  

Como chegar | O acesso é feito pelo condomínio Pedra Verde, onde a entrada fica na Rio-Santos, na mesma altura da Praia do Lázaro. Você também pode chegar a partir de uma caminhada no canto direito da Praia do Lázaro.  

12. Praia das Sete Fontes 

Um verdadeiro espetáculo da natureza, a Praia das Sete Fontes é cercada de vegetação, árvores e costões rochosos. O mar de águas calmas e cristalinas é um convite irresistível para um mergulho.  

A partir dessa praia também é possível avistar a Ilha do Mar Virado, além da Gruta do Pirada que pode ser visitada com guias locais e equipamentos.

Melhores praias de Ubatuba: Praia das Sete Fontes
A Praia das Sete Fontes é uma das mais bonitas de Ubatuba. Foto: Rodney Domingues / Flickr

A Praia das Sete Fontes é muito visitada por passeios de barco que saem de vários pontos da cidade, e durante a alta temporada ela fica bastante lotada, por isso é recomendado que você chegue mais cedo e já separe um lugar para ficar.   

Como chegar | De passeio de barco ou pela trilha de nível médio começando pela Praia da Ribeira. É necessário um guia.  

13. Praia do Lamberto

A melhor praia de Ubatuba para quem quer fugir do agito e da movimentação das outras praias de região.  

Praia do Lamberto é super pequena – apenas 50 metros – mas tem uma areia bem branquinha e um mar tranquilo e de águas cristalinas, só tenha cuidado porque ele afunda bem rápido.  

Há um quiosque na praia, mas ele só funciona durante o verão ou em feriados, por isso é recomendado que você leve tudo de casa – como itens de praias e alimentos.  

A praia ainda proporciona uma vista privilegiada da natureza e dos barcos que ficam atracados no Píer do Saco da Ribeira. 

Como chegar | a Praia do Lamberto fica no km 64 da Rio-Santos. Quem estiver de carro, há um estacionamento do quiosque da praia que é pago. Depois disso é preciso pegar uma trilha que é bem fácil. 

Outras praias do sul de Ubatuba: 

Praia da Caçandoca | uma praia mais reservada e com ótimas águas para banho.  

Vermelha do Sul | uma praia quase deserta com um mar maravilhoso. 

Praia Dura | um mar bem rasinho e uma longa faixa de areia. 

Saco da Ribeira | de onde saem os passeios de barco, lancha e escuna para as praias e ilhas de Ubatuba. 

Praia do Flamengo | oferece um mar com um incrível tom verde esmeralda. 

Melhores praias de Ubatuba | centro 

A região central de Ubatuba é a mais procurada pelos turistas por oferecer uma grande quantidade de comércios e também uma boa rede de hotelaria. Outro ponto positivo é a locomoção, que é mais fácil para se chegar nas praias do sul e do norte – seja de carro ou de transporte público. 

Já o número de praias é bem menor comparado às outras regiões, e algumas são até impróprias para o banho, mas ainda assim é possível encontrar boas praias e aproveitar um bom dia de sol. 

As praias do centro também oferecem uma boa estrutura de bares, quiosques e restaurantes, e algumas águas também são ótimas para o snorkel e surf.  

Vale ressaltar que a maioria das praias ficam lotadas, e se você quer garantir um bom lugar, é melhor chegar cedo, viu? 

14. Praia do Perequê-Açú 

Muito frequentada por famílias por conta do seu fácil acesso, é uma das mais movimentadas da região. 

Melhores praias de Ubatuba: Pereqûe Açú
Praia de Perequê Açu. Foto: Deyves Martins / CC BY-SA

Ela não é a praia mais bonita de Ubatuba e suas águas não são tão cristalinas, mas são limpas e rasas, além de proporcionar boas ondas para o bodyboard e surf. As crianças também se divertem pegando um jacaré. 

A praia tem uma orla de 1,9 km e conta com boas opções de bares e restaurantes ao redor, garantindo um bom almoço e uma cerveja gelada. 

Como chegar | A praia e o bairro ficam na Rio-Santos, entre os km 44,5 e 46. Você também pode chegar a partir do centro, atravessando a ponte Félix Guisard e seguir reto até a praia. 

Onde ficar | Localizado de frente para a praia, o Hotel Dellamares é super aconchegante. E depois da praia, você ainda pode relaxar na piscina do hotel.  

15. Praia do Tenório 

Localizada entre a Praia Grande e Praia Vermelha do Centro, essa é uma das melhores praias na região central de Ubatuba.  

Apesar de pequena, a Praia do Tenório é bastante procurada durante todo o ano, atraindo turistas de todas as idades graças às suas boas águas para banho e sua localização acessível.

Melhores praias de Ubatuba: Praia do Tenório
A Praia do Tenório é uma das mais bonitas da região central de Ubatuba. Foto: Deyves Martins / CC BY-SA

O mar é raso, mas tem boas ondas para o bodyboard e o surf em algumas épocas do ano.  As areias brancas são ótimas para as crianças se divertirem.  

Sua orla também conta com uma grande variedade de quiosques e restaurantes. 

Como chegar | A partir da via secundária do Trevo da Praia Grande em direção ao centro, no km 53 da Rio-Santos. A entrada é por um condomínio com passagem livre para pedestres. Outro caminho é na última entrada antes da Praia Vermelha do Centro, passando por um corredor que leva direto à praia. 

Onde ficar | A Pousada Pé na Areia Ubatuba fica pertinho da Praia do Tenório e também da Praia Grande, e é uma ótima opção para quem deseja conhecer essas duas praias.  

16. Praia Vermelha do Centro 

Bem parecida em estilo e características com a Praia do Tenório, com a diferença de ter um público mais jovem e atrair uma quantidade maior de surfistas. 

Com uma bela paisagem natural, a Praia Vermelha do Centro é uma das praias em Ubatuba mais procuradas pelos locais e também pelos turistas. 

Melhores praias de Ubatuba: Praia Vermelha do Centro
A Praia Vermelha do Centro oferece um belo visual. Foto: Deyves Martins / CC BY-SA

Atraindo um público mais jovem, ela tem ondas fortes e por isso é bem frequentada pelos surfistas. Para o banho, é preciso ter mais cuidado porque ela tem tombos.  

O nascer do sol também faz sucesso nessa praia, que você pode observar ao passar a noite nos luaus, bem comuns na praia e que já fazem parte da cultura de Ubatuba. 

Há poucos quiosques e comércios nessa praia, mas ela fica próxima à praia do Itaguá e também do centro da cidade. 

Como chegar | É acessível a partir da Praia do Tenório. 

Onde ficar | A Pousada Ubatuba do Alto fica em meio à mata e proporciona um lindo visual. As acomodações são bem completas, com sala e cozinha. 

17. Praia do Cedro (ou Cedrinho) 

Cercada pela mata e bem no centro da cidade, a Praia do Cedrinho é uma boa opção para quem gosta de mergulhar, já que suas águas são tranquilas e sem correntezas.  

Diferente das outras praias, ela tem pouco movimento e é perfeita para quem busca tranquilidade sem sair da região. Além dos brasileiros, ela também atrai muitos estrangeiros.

Melhores praias de Ubatuba: Praia do Cedro
A Praia do Cedro é uma delícia para o banho! Foto: Vcheregati / Flickr

Na orla desta praia há apenas um quiosque, onde é possível alugar caiaques e pranchas de stand up paddle. 

Como chegar | Acessada por meio de uma trilha de 3 km (bem leve) que parte do mesmo condomínio que leva para a Praia do Tenório.  

18. Praia do Itaguá 

Imprópria para banho (com exceção de poucos períodos no ano), o principal atrativo da Praia do Itaguá é a base do Projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba, que ficam ali pertinho. 

Melhores praias de Ubatuba: Praia do Itaguá
Anoitecer na Praia do Itaguá. Foto: Deyves Martins / CC BY-SA

Sua orla também oferece uma boa oportunidade para quem gosta de pedalar, além do comércio bem movimentado durante a noite. 

Por lá, também saem passeios de escuna até as ilhas de Ubatuba. 

Como chegar | Os principais acessos estão localizados na altura dos km 51, 52 e 53 da Rio-Santos. 

Onde ficar | A apenas 150 metros da praia, a Pousada Trilha do Sol tem quartos amplos e bem decorados, além de super confortáveis. A propriedade também conta com uma ótima piscina e café da manhã. Se você gosta de lugares rústicos, a Pousada Papaya Container é uma boa pedida.  

19. Praia do Cruzeiro 

Também conhecida como Praia de Iperoig, tem uma ótima infraestrutura turística e está rodeada de bons bares, sorveterias e restaurantes, deixando a noite bem agitada por lá. 

Não é interessante para banhistas, mas suas águas calmas são boas para praticar stand up paddle.

Melhores praias de Ubatuba: Praia do Cruzeiro
Praia do Cruzeiro ou Iperoig. Foto: DeyvesMartins / CC BY-SA

Como chegar | Pelo Trevo Municipal de Ubatuba, na altura do km 49 da Rodovia Rio-Santos. Depois é preciso pegar a Rua Prof. Thomaz Galhardo e seguir reto até chegar na Praia do Cruzeiro. 

Onde ficar | Com um ótimo atendimento e pertinho da praia – a apenas 200 metros, o Hotel Parque Atlântico tem quartos com ar condicionado, TV e frigobar. O café da manhã também é incluso na diária.  

20. Praia do Matarazzo 

Quase não se vê banhistas na Praia do Matarazzo, mas é uma boa pedida para caminhada no final da tarde e observar o pôr do sol com a baía central ao fundo.  

Como chegar | Pode ser acessada tanto a pé quanto de bike, e fica entre o Perequê Açú e a Praia do Cruzeiro. 

Melhores praias de Ubatuba | região norte

Para quem prefere praias mais rústicas e desertas, a região norte é a escolha certa.  

Por estar bem próxima da Costa Verde do Rio de Janeiro, as praias da região norte oferecem cenários paradisíacos – muitas delas quase inabitadas, sem nenhuma construção: é apenas o mar e a natureza ao redor. 

Com águas cristalinas e ótimas para banho, costuma ser a preferida de mochileiros e dos mais aventureiros que pretendem praticar esportes como surf e mergulho.  
 
Outro ponto positivo é que mesmo durante a alta temporada costumam ficar mais vazias do que as praias do sul.

Aproveite e veja o nosso TOP 10 melhores praias de Caraguatatuba, cidade que faz divisa com Ubatuba!

21. Praia de Itamambuca 

Praia de público jovem e paradisíaca, a Praia de Itamambuca é uma das praias mais bonitas de Ubatuba e uma das favoritas dos surfistas da região. Ela já foi até palco de campeonatos nacionais e internacionais.  

Há aulas de surf, para quem quiser se arriscar no esporte, mas também há pedaços mais tranquilos, onde é possível fazer passeios de stand-up paddle ou caiaque.

Melhores praias de Ubatuba: Itamambuca
As ondas da Praia de Itamambuca. Foto: Sergio Ziliotti / Flickr

Ela é um pouco mais movimentada, mas por ter uma grande faixa de areia, é bem difícil ficar lotada. 

Como chegar | Você pode ir de carro ou a pé a partir da Vila de Itamambuca. Se optar pela primeira opção, você vai precisar deixar seu carro em um condomínio que fica na altura do km 36 da Rio-Santos. 

Onde ficar | A Pousada Praia de Itamambuca  conta com um belo visual da Mata Atlântica e com uma ótima piscina rodeada de coqueiros, além de salão de jogos. 

22. Praia do Félix 

A Praia do Félix é constantemente considerada uma das melhores praias de Ubatuba. Isso porque ela reúne tudo que há de melhor nas praias da região: seu lado esquerdo é ótimo para a prática de surfe, e o lado direito tem uma bela piscina natural. 

É ótima para quem está viajando com crianças e também para praticar SUP ou mergulho livre.

Melhores praias de Ubatuba: Praia do Félix
Um mar de água cristalina da Praia do Félix. Foto: oscar fava / CC BY

Por lá você também encontra ambulantes e quiosques bem rústicos, além de restaurante japonês.  

Ainda há uma trilha que leva até a Praia das Conchas (cerca de meia hora). 

Como chegar | Pela Rio-Santos saindo do Centro de Ubatuba em direção à Paraty, por aproximadamente 15 km. Depois é preciso pega uma estrada secundária um pouco antes da Polícia Rodoviária. A entrada é pelo condomínio Cachoeira do Sobrado. 

23. Praia das Conchas 

Praia das Conchas é uma pequena praia deserta, mas com águas calmas e cristalinas que lembram uma piscina.  

Ela leva esse nome por ser cercada de inúmeras pedras e conchas, além da intensa mata, que oferece um visual incrível. 

Como chegar | Por uma trilha a partir da Praia do Félix ou no km 34 da Rio-Santos (sentido Paraty). Depois é preciso andar por mais 800 metros até se chegar na praia. O acesso também é por um condomínio. 

24. Praia de Prumirim 

Com 1 km de extensão, a Praia de Prumirim tem areia grossa e clarinha, além de ser rodeada pelo verde da Mata Atlântica. 

Nem sempre o mar está propício para o banho, pois há ondas fortes e bastante correnteza – os surfistas amam. Mas ela é ótima para dar uma volta e fazer uma refeição em um de seus bons quiosques.  

Melhores praias de Ubatuba: Praia do Prumirim
A Praia do Prumirim é ótima para passar o dia

Ela também fica do lado da Cachoeira de Prumirim – a água doce da cachoeira e a água salgada do mar se encontram no lado direito da praia – e serve de ponto de partida para a Ilha do  Prumirim, acessível de barco. 

Como chegar | Fica na altura do Km 31 da Rio-Santos, sentido Paraty. 

Onde ficar | A apenas 150 da praia, a Pousada Solar das Canoas tem boas acomodações, e conta com piscina e café da manhã. 

25. Praia de Ubatumirim 

Tem águas calmas durante praticamente o ano todo, sendo muito procurada por famílias. Com sua larga extensão e faixa de areia, a Praia de Ubatumirim tem sempre espaço para todo mundo, e por isso é considerada uma das melhores praias de Ubatuba. 

É uma boa praia para praticar stand up ou esportes como futevôlei ou futebol de areia. Há também uma boa oferta de quiosques na orla para quando bater a fome. 

Por aqui também é possível chegar à Ilha do Maracujá, uma travessia que pode ser feita a pé durante a maré baixa.

Melhores praias de Ubatuba: Praia de Ubatumirim
A Praia de Ubatumirim é um espetáculo da natureza! Foto: Edsonaoki/ CC BY-SA

Como chegar | O acesso é pela rodovia, na altura do Km 19 da Rio-Santos sentido Paraty. Depois disso, são cerca de 1,5km de estrada de terra batida com alguns buracos – é preciso ter um pouco de cuidado na hora de dirigir. 

Onde ficar | há uma boa quantidade casas e chalés para alugar pelo Airbnb. 

26. Praia da Almada 

A Almada é uma das melhores praias de Ubatuba para quem procura tranquilidade e um ambiente familiar. Suas águas são calmas e rasas, ótimas ideais para a prática de stand up e caiaque. 

Melhores praias de Ubatuba: Praia da Almada
Uma vista de tirar o fôlego da Praia da Almada. Foto: João Victor Peretti Fulconi / CC BY-SA

Há uma boa oferta de quiosques e em julho acontece aqui o Festival de Camarão de Almada. Também serve de ponto de partida para a Ilha das Couves e outras ilhas da região. 

Como chegar | Ela fica a 38 km do Centro de Ubatuba pela Rio-Santos. Depois é preciso pegar mais 3,6 km de estrada de terra até a praia. Também há ônibus que saem do Centro da cidade que levam à praia. 

27. Praia de Camburi 

Junto da Praia do Félix, Camburi é uma das praias indispensáveis da região norte de Ubatuba. Ela também engloba o melhor de Ubatuba: boas águas para banho, ondas para surfistas e opções de trilhas para os mais aventureiros.

Melhores praias de Ubatuba: Praia de Camburi
A Praia de Camburi fica pertinho de Paraty. Foto: RobsonRodrigues / CC BY-SA

É a praia que faz fronteira com Paraty, além de ser uma das oito praias da região que fazem parte de uma área de proteção ambiental – ou seja, ela é super preservada.  

Como chegar | Fica na altura do Km 1 da Rio Santos. Vale o aviso que seu acesso é feito por uma estrada íngreme com alguns buracos, e é preciso ter bastante atenção. 

28. Praia Estaleiro do Padre 

Com mar tranquilo e sem agito, a Praia Estaleiro do Padre é ideal para famílias ou para quem está a fim de mais sossego.  

É uma boa praia para acampar e curtir alguns dias mergulhando e praticando stand up e caiaque. Apesar de não ser tão movimentada, conta também com alguns quiosques.  

Como chegar | Ela fica 34 km do Centro de Ubatuba pela rodovia Rio-Santos sentido norte. Depois é preciso pegar 1 km de estrada de terra.  

29. Praia Vermelha do Norte

Praia Vermelha do Norte é considerada uma das melhores praias para surfar em Ubatuba. Não é tão indicada para banho de mar por conta das ondas fortes, mas vale a pena conhecê-la pela sua beleza.

Melhores praias de Ubatuba: Praia Vermelha do Norte
A Praia Vermelha do Norte e sua paisagem incrível! Foto: Bianca Manuela Lúcio Arcanjo / CC BY-SA

Os poucos quiosques se concentram do lado esquerdo da praia, enquanto do lado direito, você tem acesso a uma pequena trilha que leva até as Praias Saco da Mãe Maria e Barra Seca. 

Como chegar | Pode ser acessada de carro na altura do km 41 da Rio Santos. 

30. Praia do Português 

Também conhecida pelos nomes Prainha do Félix, pode ser acessível por uma trilha a partir da Praia do Félix, ou Praia Esquecida. É uma pequena e encantadora praia, repleta de natureza ao seu redor.  

Com águas cristalinas, a Praia do Português é um ótimo local para mergulhar em Ubatuba.  

Como chegar | Siga pelo lado direito da Praia do Félix caminhando pela própria água durante a maré baixa – são cerca de 10 minutinhos de caminhada. 

31. Praia da Fazenda  

Pode ser que você já tenha visto a famosa Praia da Fazenda e nem sabe – ela já foi cenário de filmes nacionais e internacionais, além de novelas e minisséries. 

Apesar de toda a fama, ela é quase inabitada, e pertence a uma área de preservação. A faixa de areia é bem extensa, clara e compacta. Já a água do mar é super calma e cristalina.

Melhores praias de Ubatuba: Praia da Fazenda
Final de tarde na Praia da Fazenda. Foto: Gustavo Asciutti / CC BY-SA

O visual fica ainda mais bonito com o manguezal ao lado esquerdo. Também é possível realizar trilhas pela Mata Atlântica que levam para outras praias. 

Você não encontra nenhum comércio ou hospedagem por lá. Então antes de conhecer essa praia, leve lanches e bebidas. 

Como chegar | A Praia da Fazenda fica a 37 km do Centro de Ubatuba, sendo acessada pela rodovia e depois por um curto trecho de terra e trilha. Também há ônibus que partem do centro da cidade e que levam até a praia. 

32. Praia do Puruba 

Com areias finas e fofas, a Praia do Puruba tem 1,5 km de extensão e é margeada pelo Rio Puruba, que deságua no mar. 

Por conta disso, essa praia tem um belo cenário natural, além da vegetação da Mata Atlântica. As águas são bem calmas e transparentes.

Melhores praias de Ubatuba: Praia do Puruba
O Rio Puruba e o mar vistos de cima.

Perto da praia tem um pequeno comércio local e também uma vila de pescadores. 

Como chegar | A Praia do Puruba fica a 26 km do Centro de Ubatuba, em direção ao norte da cidade. Depois há mais 1,5 km até o estacionamento localizado na vila de pescadores. 

Conheça outras praias da região Sul de Ubatuba:

Praia do Leo | mar tranquilo de águas azuis. 

Praia Brava de Cambiru | proporciona ótimas ondas para os surfistas. 

Praia de Picinguaba | partida de passeios de barco para a Ilha dos Couves, o mar de águas cristalinas também oferece um bom banho. 

Praia do Engenho | acessada a partir da Praia da Almada, e é quase inabitada.  

Conheça as Ilhas de Ubatuba 

Além das praias, você também pode (e deve!) se encantar com as ilhas de Ubatuba. Ao todo, são 20 ilhas que oferecem cenários deslumbrantes em meio a natureza.  

A fama maior fica entre a Ilha das Couves, a Ilha Anchieta e a Ilha do Prumirim, que você vai conferir aqui: 

33. Ilha das Couves 

Localizada no extremo norte de Ubatuba, a Ilha das Couves ficou famosa há relativamente pouco tempo, graças às suas águas cristalinas e vida marinha, perfeitas para a prática de mergulho (você vai precisar levar seu próprio equipamento).  

Outra atração do local é a trilha que leva até o topo da Ilha das Couves, mas que só deve ser feita por profissionais, já que há um desfiladeiro de um de seus lados. 

Melhores praias de Ubatuba: Ilha das Couves
A água cristalina da Ilha das Couves. Foto: Deyves Martins / CC BY-SA

A ilha em si tem duas praias, a Praia de Terra Pequenina, com 50 metros de extensão; e a Praia de Fora, com 150 metros. Em dias de muito movimento, a ilha fica lotada de turistas em seus meros 200 metros de extensão, ou seja, é melhor deixar para ir em dias de semana ou fora da alta temporada.  

Na ilha, há apenas um quiosque, comandado pela família que cuida do local há mais de 30 anos. Os pratos não são tão baratos, mas são bem servidos e deliciosos, com destaque para a moqueca de robalo.  

Como chegar | A principal travessia até a ilha é feita a partir da Praia de Picinguaba (em torno de R$40). 

34. Ilha Prumirim 

Essa ilha costuma ser mais tranquila que a vizinha Ilha das Couves, mas também vale a pena evitar finais de semana e feriados prolongados se puder.

É uma ilha boa tanto para curtir o mar – as águas são rasas, calmas e variam entre os tons azul e verde – quanto para praticar snorkel. É preciso levar seu próprio equipamento, já que não há lugar para alugar na ilha. 

Por lá há apenas um quiosque em funcionamento, então vale sempre levar algumas opções de lanche na bolsa.  

Outra atração da ilha é a Trilha do Pontão, que leva até uma área ótima para mergulho.  

Como chegar | A ilha fica a apenas 800 metros do continente, e pode ser acessada de lancha tanto da Praia do Félix (R$30, 15 minutos), quanto da Praia do Itaguá (2h, R$70 – o passeio passa por outros pontos ao longo do caminho). 

35. Ilha Anchieta 

Localizada na parte sul de Ubatuba, próxima da Praia da Enseada, a Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do estado de São Paulo e faz parte do Parque Estadual da Ilha Anchieta.  

Por ficar em uma área de proteção ambiental, tem um limite diário de visitação de 1020 pessoas. A ilha em si tem sete praias diferentes – entre elas, a Praia do Presídio, já que a ilha foi uma colônia penal até 1955.

Melhores praias de Ubatuba: Ilha Anchieta
A famosa Ilha Anchieta. Foto: DeyvesMartins / CC BY-SA

As praias também contam com piscinas naturais e ótimos pontos para mergulho – o melhor ponto para iniciantes é a Ponta do Calhau e a Praia do Sul.  

Você ainda pode fazer algumas trilhas por lá. Vale super a pena!  

Como chegar | Para chegar até lá, basta contratar um passeio de escuna da Praia da Enseada (média R$65). Também é preciso pagar uma taxa de R$14 por pessoa para entrar na ilha.  

Trilha das 7 praias Ubatuba 

Uma das trilhas mais procuradas e bonitas de Ubatuba, proporcionando cenários incríveis de praias praticamente desertas e também do verde da Mata Atlântica.  

Como já diz o nome, a partir dessa trilha você pode conhecer 7 praias de Ubatuba, e acrescentar um pouco mais de aventura – e lindos cenários – na sua viagem pela cidade.  

São aproximadamente 10 km de caminhada, que ligam a Praia da Lagoinha até a Praia da Fortaleza, onde é possível escolher em qual das duas praias iniciar a sua caminhada.  

Como fazer a trilha das 7 praias 

Para quem estiver de transporte público, o ideal é começar pela Praia da Fortaleza, pois os horários de ônibus são bem limitados. Se essa praia for a última, você chegará bem cansado, e ficar esperando pelo próximo ônibus não é a melhor alternativa.  

A rodoviária também fica a 8 km de distância da Praia da Fortaleza, e ninguém quer encarar esse desafio depois da trilha, né? 

Já a Praia da Lagoinha fica bem próxima da rodoviária, e se você terminar a trilha por ela, rapidinho você consegue pegar um ônibus até o centro de Ubatuba.  

Agora para quem estiver de carro, a melhor opção é ter dois veículos disponíveis: um para ser deixado na praia onde iniciou a trilha, e o outro na última praia que você irá visitar. Funciona bem para quem viaja em grupos de amigos, que iniciam as trilhas em pontos diferentes e pegam o carro. 

Se você estiver só um carro disponível, deixe ele no lugar onde você iniciou a trilha. Para buscar o veículo, será preciso pegar um transporte público.  

As 7 praias da trilha 

Essas são as 7 praias que você vai conferir na trilha, começando pela Praia da Fortaleza: 

  1. Praia do Cedro do Sul 
  2. Praia do Deserto (uma trilha escondida)  
  3. Prainha do Deserto 
  4. Praia Grande do Bonete 
  5. Praia do Bonete 
  6. Praia do Peres 
  7. Praia do Oeste 

Importante | faça a trilha com roupas leves e confortáveis, e não se esqueça de usar um tênis – a trilha é tranquila, mas são 8 km. Também leve água e lanches como barrinhas de cereal, frutas e sanduíches. Não se esqueça do protetor solar, repelente e chapéu/boné. 

Curiosidade | apesar do nome “7 praias” você irá passar também por outras duas praias – Lagoinha e Fortaleza, de onde se inicia e termina a trilha.

TOP 10 melhores praias de Ubatuba: nossa seleção

Olha, já foi difícil encarar o desafio de selecionar as 35 melhores praias de Ubatuba, dentre tantas opções maravilhosas.

Mas como uma listinha é sempre bem-vinda, aqui está uma seleção com nossas TOP 10 preferidas praias de Ubatuba.

O critério de escolha foi baseado em beleza, estilo de praia e gosto pessoal, não necessariamente por ser famosa ou ter mais infra estrutura. A ordem da lista segue do norte para o sul:

  1. Praia da Sununga
  2. Domingas Dias
  3. Praia do Cedro
  4. Praia do Félix
  5. Praia das Conchas
  6. Praia de Prumirim
  7. Praia da Almada
  8. Praia de Camburi
  9. Praia Vermelha do Norte
  10. Praia do Puruba

Confira o mapa das praias de Ubatuba

Veja todas as praias listadas no mapa abaixo e faça o seu roteiro:

    Veja também:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!