MERCADO DO TREM NA TAILÂNDIA: CONHEÇA O FAMOSO MAEKLONG

Veja como é o famoso Mercado do Trem na Tailândia, um mercado que fica próximo a Bangkok e funciona nos trilhos do trem. Saiba como funciona e como chegar.

  • Caio
  • -
  • 15 de novembro de 2016
  • 4 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Na nossa longa estadia pela Tailândia, conhecemos muita coisa. Dentre elas, diversos mercados de rua. Apesar das suas particularidades, depois de um tempo você percebe que todos eles são um pouco parecidos, com as mesmas configurações e mesmos produtos, alguns deles com os mesmos vendedores. 

Mas existe um mercado que estava no topo da nossa lista desde que chegamos, porque ele fugia muito do padrão: o famoso Mercado do Trem na Tailândia, conhecido como Maeklong, ou ainda Maeklong Railway Market.

Há muitos anos atrás, vi um documentário sobre o sudeste asiático onde aparecia a imagem desse mercado, e ali eu já tinha ficado impressionado com as imagens: o mercado acontecia nos trilhos de um trem. Quando o trem passava, as pessoas recolhiam as tendas, e os produtos expostos para o trem passar. Nada era afetado e em menos de 30 segundos tudo estava montado e o comércio funcionando normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Mercado do Trem na Tailandia

Desde então, aquela cena do documentário tinha ficado na minha cabeça. E estando em Bangkok, eu não podia perder a oportunidade de ver aquilo de perto.

Mas como é o Mercado do Trem na Tailândia? Como visitá-lo?

Há aproximadamente 70 km do centro de Bangkok fica a província de Samut Songkhram, onde tem a estação de trem de Maeklong e onde acontece o mercado mais tradicional sobre trilhos da Tailândia.

Visitado tanto por tailandeses como por turistas que querem ir além dos templos de Bangkok, o mercado funciona todos os dias para abastecer a população da região com os suprimentos necessários para o dia a dia. Você vai encontrar tudo aquilo que os tradicionais mercados tailandeses oferecem: roupas, frutas, legumes, bebidas, carnes, peixes e comidas em geral. O diferencial está mesmo nos trilhos do trem!

Quando chegamos lá ficamos um tempão observando o funcionamento do mercado. Víamos centenas de barracas com lonas que se estendiam sobre os trilhos, tentando proteger as pessoas e os produtos do sol. No meio dessa cena, a gente só se perguntava: o quão rápido o trem passa? Dá tempo de recolherem tudo? Como isso funciona?

Mercado do Trem na Tailandia

Tínhamos a informação que o trem passava às 11h da manhã. Nós chegamos mais cedo, então era só esperar para ver a cena.

Enquanto isso, aproveitamos para circular pelo local e conhecer melhor o mercado. Acabei fazendo amizade com um garotinho tailandês que jogava um futebol sozinho e me chamou pra bater uma bola com ele (sou muito ruim nisso).

Poucos minutos antes do horário esperado, escutamos uma buzina de longe: esse era o sinal de que o trem estava chegando. Aos poucos o barulho ia se aproximando e começávamos a ver as tendas sendo recolhidas e os produtos sendo afastados do trilho – mas apenas o suficiente para que o trem passasse, a poucos centímetros de distância. Os produtos que estavam no chão continuavam ali, já que o trem é alto e não atropela o produto. Parecia tudo muito calculado, devido aos anos de vivência dos comerciantes no local.

Eis que o trem passa muito lentamente pelo caminho. Enquanto o trem passava a menos de 30cm do meu rosto, eu só pensava que, há menos de um minuto atrás, tudo ali era uma feira. E depois que ele passa, leva-se cerca de 20 segundos até que tudo volte ao normal.

Imediatamente as tendas voltam a cobrir os trilhos, as bancadas para exposição dos produtos voltam às suas posições originais e a vida segue. O mercado do trem estava montado novamente como se nada tivesse acontecido.

Confere aqui o vídeo que fizemos de lá:

A estação Maeklong é a estação final dessa linha ferroviária. Por ser a última parada, temos a oportunidade de ver toda essa movimentação acontecer novamente após uns 20 minutos, quando o trem parte novamente.

Como chegar ao Mercado do Trem na Tailândia?

Estando em Bangkok, você poderá visitar o mercado de duas formas:

Van

A partir de novembro de 2016, as vans que saíam do terminal Victory Monument passaram a sair de uma estação central na Thai Cane Board Company Limited. Verifique o local de partida antes da sua viagem. (Cuidado, muitas fontes de informação ainda apontam para a estação do Victory Monument).

Você pode ir direto para essa estação central pegar a van ou ir até o Victory Momument e pegar um transfer gratuito até a estação correta. Mostre o seu destino para um dos funcionários e eles te indicarão o ônibus/shuttle que faz o trajeto.

A van parte a cada 30 minutos com destino a Amphawa (onde também tem um mercado flutuante famoso, que recomendamos no post das principais atrações de Bangkok). Basta pedir para saltar no Maeklong Railway Market que eles param e te avisam pra descer. A passagem custa 70 Baht e leva em torno de 1h30 até lá. A van é bem confortável.

Para voltar, pegamos um tuk tuk até o mercado flutuante de Amphawa. De lá, pegamos outra van em um ponto final pra retornar para Bangkok. Sugerimos combinar mercado flutuante + mercado do trem em um passeio de um dia. 

Trem

Você pode pegar um trem na estação Wongwian Yai em Bangkok bem cedo, por volta de 6h30 da manhã, na linha para Maeklong, e ir até Mahachai Station. De lá, deverá cruzar o rio em um ferry do pier Mahachai até o pier Tha Chalom. Então pegue o trem saindo da estação Ban Laem Station em direção a Maeklong Station.

Isso vai te dar uma perspectiva totalmente diferente do mercado, passando por dentro dele. Você poderá ver o mercado se desarmando quando o trem partir. Fique por lá, almoce, espere o próximo trem a faça o percurso contrário. Confirme os horários aqui.

Se você gostou da dica, curta nossa página no Facebook e nos acompanhe! Tem sempre novidade por lá!

em algum lugar do mundo no facebook

O que você precisa saber para visitar o Mercado do Trem na Tailândia:

  • O trem passa 4 vezes ao dia, mas no último horário o mercado já está praticamente todo desarmado. As duas primeiras vezes são as mais legais.
  • Não é um mercado apenas com tailandeses, existem muitos turistas e você pode acabar tendo que disputar espaço para tirar a melhor foto, se esse for seu objetivo.
  • Existem centenas de opções de comida lá, aproveite para experimentar um pouco da culinária tailandesa que é boa e barata. 
  • O trem passa devagar, mas mesmo assim você precisa tomar cuidado porque ele não para. Procure um lugar seguro para ver o movimento e não se coloque na frente do trem para fazer selfies.
  • A entrada principal fica muito cheia, então busque entradas laterais o que te dará uma ótima visão sem ter que brigar por espaço com ninguém.
  • Faz calor, muito calor!

Sem dúvidas conhecer o Mercado do Trem na Tailândia foi uma das experiências mais interessantes que tive na minha temporada pelo país!

Onde se hospedar em Bangkok

Planejando sua viagem pela capital tailandesa e ainda não sabe onde vai dormir? No guia completo de Bangkok, você encontra uma explicação detalhada das melhores regiões para se hospedar em Bangkok e sugestão de hostels e hotéis. Mas para um resumo rápido, aqui vão duas dicas:

A região de Old Town é onde fica a famosa Khao San Road, destino dos mochileiros e de quem quer ficar próximo das principais atrações turísticas. Tem acomodação para todos os gostos ali, e eu sugiro o Thanabhumi ou o Paragon One Residence.

Outra opção que até prefiro é ficar por Siam/ Silom. É uma região central, com muito comércio e BTS pra te levar pra todos os lados de Bangkok. O Cubic Bangkok é uma boa opção de hotel na área.

Para mais dicas de viagem para Tailândia, confira esses posts:

Quer conhecer ou já foi no Mercado do Trem? Deixe seu comentário pra gente e conte como foi!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Tailândia: explore

4 comentários em “MERCADO DO TREM NA TAILÂNDIA: CONHEÇA O FAMOSO MAEKLONG”

  1. Que legal!
    Tem tanta coisa interessantemente DOIDA nesse mundo. Né? 😂

  2. Manu disse:

    Na ida para o mercado no proprio trem,como desce no mercado? Pensei em ter a perspectiva dentro do trem e tb no próprio mercado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!