Escrito por Adriana
12 de julho de 2022

Entre serras e cachoeiras, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que fazer em Carrancas MG. A cidade oferece muitas opções de lazer e, com certeza, não vai faltar história, turismo e entretenimento em sua viagem.  

Destino perfeito para quem gosta de se aventurar por trilhas e curtir cachoeiras, saiba que em uma viagem para Carrancas também é possível se divertir em complexos turísticos, praticar esportes como rapel, parapente e quadriciclo, acrescentando uma dose de adrenalina na sua viagem.  

Uma mulher admirando as quedas d'águas da Cachoeira da Zilda em Carrancas
Cachoeira da Zilda, uma das mais famosas de Carrancas

Preparados para essa aventura? Então vem com a gente conferir os melhores passeios em Carrancas em meio à natureza! 

Nós passamos uma semana em Carrancas, em um ritmo bem relax aproveitando cada pedacinho da natureza desse lugar. E pra completar, ainda tivemos uma estadia inesquecível na Pousada Céu e Serra, uma das melhores hospedagens do destino.

Separamos as principais atrações para incluir em seu roteiro: 

  1. Complexo da Ponte 
  2. Complexo da Toca 
  3. Complexo da Fumaça 
  4. Complexo da Zilda 
  5. Parque Serra do Moleque 
  6. Complexo do Grão Mogol 
  7. Complexo da Vargem Grande 
  8. Pôr do sol no Mirante da Serra de Carrancas (Paredão de Carrancas)
  9. Centro de Carrancas
  10. Outras atividades em Carrancas

1. Complexo da Ponte  

O complexo é repleto de grutas, cachoeiras e piscinas naturais, o que torna um dos locais mais procurados entre o que fazer em Carrancas.  

O Poço da Ponte é uma piscina natural de águas tranquilas. Fica pertinho da estrada de Itutinga. Contudo, após a construção de uma ponte sobre o local, o espaço perdeu grande parte das visitações. Mesmo assim, vale passar por lá. 

Outro destaque se dá para a Gruta da Ponte. Localizada na mata e preservada pelas instituições de proteção ambiental, a gruta traz calmaria para quem visita. As formações rochosas conferem tranquilidade e deslumbram os turistas. 

Mulher e cachorro ao fundo da Gruta da Ponte em Carrancas
Muleke se aventurando na Gruta da Ponte

Duas cachoeiras se destacam no complexo: Salomão e Moinho.  

A Cachoeira do Salomão não tem poços para os banhistas. É chamada também de Tico-tico. Ao parar ali, vá para a base da cachoeira e veja a imensidão da queda. 

Vista de cima das quedas d'águas da Cachoeira do Salomão em meio à natureza
Vista de cima da Cachoeira do Salomão

Já a Cachoeira do Moinho permite aos visitantes curtirem as piscinas naturais. Essa cachoeira está entre a Tira-prosa e a Toca.  

Homem e cachorro em cima de uma pedra olhando para o poço da Cachoeira do Moinho em Carrancas
A Cachoeira do Moinho tem um belo visual

Aproveite sua queda para sentir a água em seu corpo,é uma experiência relaxante. Vale destacar que existem poços mais fundos, exigindo cautela ao nadar e se aproximar. 

Por se tratar de uma propriedade privada, há cobrança para visitação. 

Como chegar | esse é o complexo que fica pertinho da Pousada Céu e Serra, e a o a 2 km do centro. Siga pela estrada em direção a Itutinga. Após a placa do Rio Carrancas, continue à direita. Nesse momento, você avistará duas pontes, continue pela direita, onde tem o Camping da Ponte. Em seguida, começam as trilhas.  

2. Complexo da Toca  

Conhecido também como Complexo do Coração, o local é formado pelo Poço do Coração, Escorregador e Gruta da Toca. Nessa região, a fauna se faz presente. 

O Poço do Coração é uma formação de rochas com formato semelhante a um coração. Lá, você encontra uma rocha com uma fenda, em que é possível atravessar pela água e sair no outro poço. 

Mulher sentada em uma das pedras do Poço do Coração em Carrancas
Admirando o Poço do Coração

Também tem uma rocha com capacidade para duas ou três pessoas ficarem sentindo a queda d’água. Uma verdadeira terapia para relaxar. O local também tem cachoeiras e piscinas naturais para se banhar. 

No Escorregador da Toca, deslize por 15 metros até os poços. Já a Gruta da Toca, há um espaço onde se caminha nas águas e se tem uma vista maravilhosa da natureza da região!  

Que tal encarar a descida de 15 metros do Poço do Escorregador?

Na entrada do Complexo, tem restaurante. Assim, você consegue passar o dia com tranquilidade. 

Há cobrança para visitar. Oferece também estacionamento. 

Como chegar | saia do Complexo da Ponte e, no lado oposto da rodovia, há a entrada para o Complexo da Toca.  

3. Complexo da Fumaça  

O Complexo da Fumaça é um dos pontos turísticos de Carrancas mais visitados. É um parque municipal composto pelas cachoeiras da Fumaça, Serrinha, Véu da Noiva e Luciano. 

Mais um lugar deslumbrante: a queda d’água da cachoeira da Fumaça tem 15 metros de altura. Com isso, forma-se uma “fumaça” de vapor.  

Vista de cima da Cachoeira da Fumaça em Carrancas
A queda da Cachoeira da Fumaça

Contudo, não são permitidos banhos, mergulhos e quaisquer atividades esportivas na cachoeira devido aos riscos para as pessoas em razão da força e contaminação da água devido à poluição. 

Pertinho dali, você vê a Véu da Noiva, uma cachoeira que fica entre a vegetação e tem 40 metros de uma linda cortina d’água. Possui poço pequeno com água limpa. 

Para chegar até lá, é necessário atravessar um riacho ou fazer uma trilha de 5 km acompanhado de guias especializados. 

A cachoeira do Luciano, por sua vez, não permite a entrada de banhistas. Já na Serrinha você chega após fazer uma trilha e consegue apreciá-la. 

Não há cobrança para visitação. 

Como chegar | são 3 km de distância do centro de Carrancas até o Complexo. Siga pela estrada de terra sentido Luminárias. Há placa sinalizando o local de entrada. 

4. Complexo da Zilda  

Para curtir o dia, o Complexo da Zilda é uma das atrações em Carrancas mais procuradas para ecoturismo.  

Quem gosta de praticar esportes e caminhar por trilhas, com certeza vai adorar tudo que o complexo tem a oferecer. São cachoeiras, grutas e até mesmo rochas com pinturas rupestres.  

Ao chegar no Escorregador da Zilda, a aventura começa. É só sentar e deslizar pelo tobogã natural até o poço. Só tenha cuidado com as pedras, pois muitas são escorregadias. 

Rampa natural do Escorregador da Zilda em Carrancas
Escorregador da Zilda

Outro lugar lindo e que exige um bom esforço para conhecer é a Racha da Zilda. Trata-se de um lugar que só pode ser visitado com guia devido à dificuldade de acesso.  

Para chegar até o local, é necessário cruzar o poço Sonrisal, atravessar um cânion e nadar contra o curso da água.  

Dependendo da época do ano, não é possível fazer esse passeio devido ao risco de hipotermia. Infelizmente não conseguimos conhecer, mas dizem que vale muito a pena! Se você for, depois conta pra gente! 

Outro ponto do Complexo bem gostoso e com fácil acesso é a Cachoeira dos Índios, onde você pode dar um mergulho delicioso e ficar por um tempo curtindo a natureza. 

Quedas d´águas da Cachoeira dos Índios em Carrancas com uma mulher e um cachorro em sua base
O poço da Cachoeira dos Índios é ótimo para nadar

Entenda | apesar do nome do Complexo, o acesso à Cachoeira da Zilda não é feito pelo Complexo da Zilda, e sim pela Serra do Moleque (atração que mostraremos a seguir).  

Como chegar | está situado a 12 km de Carrancas. Para acessar, siga pela estrada de terra. Se você gosta de pedalar, pode ir de bike até o Escorregador da Zilda. Continue caminhando pela trilha para chegar aos locais. 

5. Parque Serra do Moleque

É no Parque Serra do Moleque que se encontra a Cachoeira da Zilda, com um poço largo e uma queda pequena.  

Na Zilda, ainda há uma prainha ao redor para as pessoas curtirem o sol. Contudo, é uma das mais procuradas pelos turistas e pode ficar cheia em períodos de feriado, férias e verão. 

Homem sentado em pedras próximas às quedas da Cachoeira da Zilda em Carrancas
A Cachoeira da Zilda é uma das bonitas de Carrancas

No parque, você também pode conhecer o Poço da Proa, uma região com vários poços ideais para nadar.  

Não deixe de visitar também a deliciosa cachoeira Guatambú . E pela Serra do Moleque você também consegue acessar a Cachoeira dos Índios, a mesma cachoeira do Complexo da Zilda.  

Poço de tons verdes na Cachoeira de Guatambú
Poço da Cachoeira Guatambú

Importante ter cuidado com as pedras, sendo que muitas são escorregadias e podem ser perigosas.  

Após o local se tornar um parque privado, houve a implementação de estacionamento, restaurante e banheiro. 

Para conhecê-lo, deve-se pagar ingresso para entrada. 

Como chegar | A Serra do Moleque fica no mesmo caminho para a Serra da Zilda. 

6. Complexo do Grão Mogol 

São muitas quedas e poços no Complexo do Grão Mogol, todos eles com água cristalina, o lugar encanta pela possibilidade de contato com a natureza. 


Mulher caminhando pelas pedras do Complexo do Mongol
O Complexo do Mongol tem lugares incríveis

É um destino mais longe e, consequentemente, mais vazio. Nós achamos isso um ponto super positivo para um contato bem gostoso com a natureza. Vá sem pressa para curtir!  

O local cobra taxa de visitação. 

Como chegar | vale a observação aqui. O Complexo do Grão Mogol fica a 12 km do centro de Carrancas, no mesmo sentido do Complexo da Zilda. É preciso pegar uma chave para abrir a porteira de acesso ao complexo. A chave fica em uma casinha amarela, um pouco antes de atravessar a ponte de acesso ao complexo. Tenha MUITA atenção pois a placa de sinalização dessa casa amarela é bem pequena. Nós passamos direto e perdemos um tempão procurando a tal casa.  

7. Complexo Vargem Grande  

Conhecido pelo Poço das Esmeraldas e suas águas esverdeadas, o complexo é repleto de atrações para curtir.  

O Poço das Esmeraldas representa grande parte da fama do local. Com águas em tons esverdeados, a cachoeira que forma o poço tem uma queda pequena. Além disso, pode-se nadar com calma por lá.  

Poço das Esmeraldas
A cor incrível do Poço das Esmeraldas

É um cenário que vai fazer você querer voltar mais vezes. Foi o primeiro atrativo de Carrancas que conhecemos e se tornou um dos meus preferidos! 

Como os demais destinos, o local cobra entrada. 

Como chegar | Está a 9 km do centro de Carrancas e o acesso deve ser feito por estrada de terra 

8. Pôr do sol no Mirante (Paredão de Carrancas)  

Se você ainda não estiver satisfeito(a) com as belezas naturais das cachoeiras de Carrancas, aqui fica uma outra dica para um visual maravilhoso: ver o pôr do sol do Mirante da Serra de Carrancas é uma experiência indescritível.

O local é fácil de achar: fica antes da entrada da cidade e é facilmente reconhecido pela imensidão. Marcamos no mapa no final do post, o ponto é conhecido como “rampa de voo livre”. Será uma bela subida de carro, mas você consegue estacionar pertinho do mirante. E vá agasalhado pois venta muito!

9. Centro de Carrancas

Quer curtir aquele clima de cidadezinha do interior? Então vem dar uma volta pela Praça Manoel Moreira, no centro de Carrancas. É aqui que fica a Igreja Matriz de Carrancas, uma construção da primeira metade do século XVIII.

Vista da fachada panorâmica da Igreja Matriz de Carrancas
Igreja Matriz de Carrancas, no centrinho da cidade

No entorno da praça você também encontra um pequeno comércio, lojinha de artesanato, bons restaurantes e alguns sorrisos mineiros nos rostos dos moradores locais.

10. Dicas de passeios em Carrancas: além das cachoeiras 

Até aqui você já percebeu que, ao pensar o que fazer em Carrancas, é apenas uma questão de escolher suas cachoeiras preferidas, certo?

Mas saiba que há outras atividades disponíveis no destino, caso você queira variar um pouco. Você poderá fazer rapel, voar de parapente, fazer atividades de bike e também passear de quadriciclo.

E claro, não se esqueça de provar a culinária mineira, que traz a sensação de abraço em forma de comida!

Onde comer: os melhores restaurantes em Carrancas 

Carrancas não tem taaantos restaurantes assim para conhecer. Mas isso não significa que a culinária deixa a desejar. Pelo contrário, os pratos mineiros aqui vão te deixar com água na boca.  

Vale dizer que há poucos restaurantes que costumam atender à noite. Por isso, fique atento aos horários e verifique antes de ir até o local. Seguem nossas sugestões:

  • Massaroca Bistrô – $$ | pertinho da praça, o restaurante é uma excelente parada para almoçar. Aproveite a comida saborosa. 
  • Restaurante Uai Tchê – $$ | decorado de forma simples, mas tipicamente com ar mineiro, o restaurante tem almoço self-service e comida preparada com cuidado. 
  • Restaurante Adobe – $$ | também localizado na praça, o espaço é simples e aconchegante. O local é conhecido pela truta. 
  • Café Moinho – $ | entre um passeio e outro, que tal uma parada para um cafezinho? Fica na estrada sentido Cachoeira do Moinho. O espaço tem deliciosas opções de lanches. 
  • Restaurante Tempero da Nair – $ | comida caseira e acolhimento são características do restaurante. As refeições são self-service com preço fixo. 

Mais dicas de viagem para Carrancas 

É importante ficar atento a algumas questões relacionadas ao planejamento da sua viagem para Carrancas. Por isso, separamos outras informações fundamentais para você realizar uma viagem tranquila:  

Por que conhecer Carrancas MG  

Destino ideal para descansar, Carrancas é um reduto espetacular da história mineira, localizada no Caminho Velho da Estrada Real. 

Rodeada pela Mata Atlântica e Cerrado, o que não vai faltar são opções do que fazer em Carrancas. Desde as cachoeiras até a gastronomia mineira, eu te garanto que cada momento será único. 

Poço de águas em tons de azul no Complexo do Mongol
Complexo Grão Mongol

Provavelmente, você já viu Carrancas. O motivo? Muitas novelas já foram gravadas no local em razão de seus paredões e montanhas que conferem imagens de tirar o fôlego.  

Império, Alma Gêmea e Espelho da Vida são exemplos de produções em que cenas foram ambientadas na região. 

Onde fica Carrancas   

Localizada no sul de Minas Gerais, Carrancas está no Caminho Velho da Estrada Real. Especificamente, a cidade é parte da Bacia Alto do Rio Grande, região conhecida pelo ecoturismo.  

Para quem vem de Belo Horizonte, são 330 km. Já de São Paulo, o trajeto é mais longo e tem cerca de 430 km.  

Carrancas fica próxima a São João del-Rei, a aproximadamente 80 km e de Tiradentes, a 90 km. Se conseguir estender a viagem, não vai se arrepender de conhecer essas cidades que possuem grande importância histórica. 

Como chegar em Carrancas  

Antes de planejar o que fazer em Carrancas, é importante saber como chegar ao local.  

Para quem vem de outros estados, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, a 278 km de Carrancas. Veja as distâncias e rotas para sair de Belo Horizonte e São Paulo rumo a Carrancas. 

Carro 

Saindo de Belo Horizonte |são aproximadamente 300 km de distância. Será uma viagem de 4 horas de carro. Siga pela Rodovia Fernão Dias até Lavras. Na entrada da cidade, siga pela BR-265 sentido São João del-Rei até Itutinga. Depois continue até Carrancas. 

Saindo de São Paulo | são 450 km de viagem ou, em média, 5h30 de percurso. O caminho começa pegando a Rodovia Fernão Dias na zona Norte e o trajeto será o mesmo que apresentamos acima.  

Ônibus 

Carrancas não tem terminal rodoviário. Assim, os passageiros devem embarcar ou descer na Praça Manoel Moreira, que fica atrás da igreja.  

Saindo de Belo Horizonte | você deve seguir de ônibus até Lavras. O trecho dura 4h. Em seguida, siga para Carrancas em outro ônibus por mais 1h30. Esse trecho da baldeação é feito apenas de segunda-feira a sábado. 

Saindo de São Paulo | do Terminal Tietê, o caminho será o mesmo. Pegue o primeiro ônibus para Lavras e, em seguida, para Carrancas. 

Como circular em Carrancas MG  

O ideal é circular por Carrancas de carro. Além de garantir mais conforto, isso facilita seu trajeto até os passeios. 

Quer alugar um carro? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, um comparador de preços entre as melhores locadoras do mercado. Todo o processo de contratação é realizado online, de forma rápida e prática. 

Onde se hospedar em Carrancas  

Além de ter um roteiro definido com tudo o que fazer em Carrancas, saber onde ficar é parte fundamental do planejamento da sua viagem. 

E para isso, nós recomendamos de olhos fechados a Pousada Céu e Serra. Ela está localizada a menos de 3km do centro e a uma caminhada bem curta do Complexo da Ponte, atração imperdível de Carrancas.  

Além da localização privilegiada, a pousada em si é incrível: são diferentes opções de apartamentos e chalés, todos coloridos e bem no meio da natureza.

Nós ficamos no Chalé Laranja, com direito à lareira, frigobar e alguns utensílios de cozinha como sanduicheira e cafeteira. Ou seja, se quiser esquecer da vida e ficar dentro do chalé o dia inteirinho, tá tudo certo! 

Um chalé na cor laranja na pousada Céu e Serra com uma rede na varanda e mulher deitada
Nosso Chalé Laranja na Pousada Céu e Serra

De qualquer forma, eu sugiro você sair do quarto e aproveitar os arredores. Ainda na propriedade da pousada, tem um pequeno córrego para se refrescar, além de muita área verde e livre – nosso cachorro adorou essa parte! E sim, eles são pet friendly <3.


Um destaque para o café da manhã: eles te falam as opções, você confirma tudo o que quer e de manhã vai ter uma cesta de café na porta do seu chalé te esperando, com tudo fresquino e delicioso.  

E para completar, um grande diferencial : há sessões diárias de meditação, conduzidas pelo dono do local Palash no salão da Pirâmide, um espaço na pousada dedicado para as práticas e vivências oferecidas no local.  

Mulher sentada em tatame na Pousada Céu e Serra
Espaço zen na Pousada Céu e Serra

Tem também uma lojinha linda com artesanatos, lembrancinhas, artigos de prata e outras coisinhas pra sair com uma lembrança super especial de lá.  

Outras opções de hospedagem estão distribuídas na região central e também na área rural de Carrancas. Confira mais sugestões: 

  • Pousada da Toca – $$ | cercada pela natureza, a vista é encantadora. Fica próxima a cachoeiras na zona rural, como o Complexo da Toca. 
  • Pousada da Gaya –  $$$ | para quem gosta de tranquilidade, a hospedagem é ótima para curtir momentos de paz. À noite, aprecie o céu estrelado. 
  • Pousada Luz do Sol – $$$ | com estacionamento, a pousada é uma opção para quem vai de carro e quer ficar no centro. Também tem piscina e café da manhã variado. 
  • Pousada Vila Mandalah – $$$ | na região central, a pousada tem piscina e oferece uma estrutura bem aconchegante para os hóspedes. 

Quando ir para Carrancas MG  

Agora que você já sabe o que fazer em Carrancas, é importante ficar atento à melhor época do ano para sua viagem.  

As temperaturas são moderadas no verão, tendo como característica ser uma estação úmida. Já o inverno é tipicamente frio e seco.  

Poço de águas cristalinas e algumas pedras na Cachoeira da Proa
Cachoeira da Proa, no Parque Serra do Moleque

Por ser um destino de passeios naturais e cachoeiras, evite visitá-lo durante os meses mais chuvosos. A maior parte das chuvas ocorre entre setembro e abril, coincidindo com o verão.  

No entanto, fique atento à previsão do tempo e opte pelos momentos de estiagem durante o verão, conhecidos por veranicos. 

Também deve-se evitar a alta temporada de visitas à cidade, já que os preços tendem a subir e pesar no orçamento.  

Quantos dias ficar em Carrancas  

O recomendado é passar, no mínimo, 3 dias para curtir os complexos e as cachoeiras. Caso queira aproveitar com mais tranquilidade e curtir os locais mais vazios, opte por ir durante a semana.  

Saiba que durante feriados, principalmente os prolongados, os  

atrativos ficam lotados. Se não quiser passar por situações mais agitadas, evite essas épocas. 

Viagem para Carrancas com pet

Quer saber se Carrancas é um destino pet friendly? Quando decidimos viajar para Carrancas com nosso cachorro, pesquisamos bastante sobre quais cachoeiras em Carrancas aceitam pet. Mas como não achávamos muitas informações na internet, fomos arriscando.

Como informação oficial, o Parque Serra do Moleque e o Complexo da Toca não permitem entrada de pets. Nas demais cachoeiras, conseguimos levar o Muleke com a gente sem problemas.

Já no Complexo da Zilda, nós fomos até a Cachoeira dos Índios com ele. Mas já adiantamos que no Escorregador da Zilda e no circuito Racha da Zilda não é possível levar seu cachorro, devido à complexidade de acesso e da atividade.

Homem e cachorro em pé em uma das partes da Gruta da Ponte em Carrancas
Caio e Muleke conhecendo a Gruta da Ponte

Mapa das atrações de Carrancas 

Os principais pontos turísticos de Carrancas estão marcados no mapa abaixo, então aproveite para planejar seu roteiro: 

Agora que você já conhece tudo o que fazer em Carrancas MG, partiu viajar?  

Faça seu roteiro, organize sua mala e pé na estrada!  Certamente você vai recarregar suas energias nas belezas e cachoeiras de Carrancas.

E depois nos conte qual foi sua atração preferida na cidade!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário