Prepare-se para conhecer um dos destinos mais bonitos do Brasil e descobrir tudo o que fazer em Foz do Iguaçu!
Lar de uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, os atrativos de Foz vão muito além das Cataratas do Iguaçu, e a cidade possui diversas possibilidades de passeios: vamos te mostrar 15 atrações em Foz do Iguaçu para você incluir no roteiro!
Localizada no estado do Paraná, Foz do Iguaçu fica no extremo oeste do estado, a aproximadamente 637 km da capital Curitiba.
Por aqui, você vai ter a oportunidade de se conectar com o melhor da natureza e descobrir lugares surpreendentes, garantindo uma boa dose de adrenalina e paisagens inesquecíveis.
Além de todos os atrativos naturais, Foz do Iguaçu possui a maior comunidade muçulmana do Brasil. Você vai se deliciar com os melhores pratos árabes e se encantar com a cultura e religião islâmica.
Outro ponto super positivo é que você pode conhecer três países em uma só viagem, graças à Tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Ficou curioso(a) e quer conferir tudo isso de perto? Vem com a gente e saiba tudo o que fazer na cidade, e fique por dentro das melhores dicas de Foz do Iguaçu de como chegar, onde ficar, melhores restaurantes e muito mais!
- Parque Nacional do Iguaçu e Cataratas do Iguaçu
- Trilha do Poço Preto
- Macuco Safari
- Passeio de helicóptero pelas Cataratas do Iguaçu
- Marco das Três Fronteiras
- Usina Hidrelétrica de Itaipu
- Kattamaram II
- Centro de Altos Estudos da Conscienciologia
- Centros religiosos: Mesquita Mulçumana e Templo Budista
- Dreams Park Show
- Atrações com carros: Super Carros e Movie Cars
- Parques Aquáticos em Foz do Iguaçu
- Cachoeiras Secretas
- Salto de paraquedas em Foz do Iguaçu
- Aguaray Eco Esportes
1. Parque Nacional do Iguaçu e Cataratas do Iguaçu
O cartão postal da cidade: o Parque Nacional do Iguaçu é, sem dúvidas, o principal passeio para quem procura o que fazer em Foz do Iguaçu.
Localizado no extremo oeste do Paraná e fazendo fronteira com a Argentina, o lado brasileiro do parque tem aproximadamente 185 mil hectares – cabem duas cidades de Nova York aqui!
Também é no parque que estão as Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água em extensão do mundo e uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo!
E por ser um local tão grande, é necessário pegar um ônibus que parte do Centro de Visitantes até o início da trilha para as Cataratas.
Mas se você não quiser fazer a trilha de aproximadamente 1,2 km, também há a possibilidade de você ficar na última parada, onde há um elevador panorâmico que sobe até o nível superior das quedas, local em que você confere as Cataratas do Iguaçu de cima!
Mas na minha opinião, realizar a trilha é uma das partes mais emocionantes do passeio. Tudo é espetacular, desde a fauna e flora local – tive a sorte de avistar um simpático quati – até as 280 quedas das Cataratas que, a olho nu, parecem infinitas!
Além de todo o visual deslumbrante, no parque ainda há mirantes e passarelas que levam os turistas a diversos pontos de contemplação das Cataratas do Iguaçu, para você ver tudo de pertinho e de vários ângulos!
E para quem não dispensa uma boa dose de aventura, no parque há atividades como rapel, rafting, escaladas e o famoso Macuco Safari, um passeio de barco em meio às cataratas – já, já falaremos sobre ele!
Se a fome bater durante o seu passeio, é só fazer um lanche em algumas das lanchonetes ou conhecer o Restaurante Porto Canoas, que oferece um buffet maravilhoso com várias opções. E o melhor de tudo é a vista: de frente para as Cataratas!
Mas se não quiser gastar, é permitido levar uns lanchinhos na mochila.
Ingresso | Fuja das filas e compre seu ingresso para as Cataratas do Iguaçu com antecedência. Se quiser praticidade, é possível fechar um tour de ida e volta do seu hotel até o Parque Nacional do Iguaçu, já com o ingresso incluído e com direito a guia turístico.
Quer saber todos os detalhes desse lugar incrível? Então confira o nosso post sobre como é o passeio nas Cataratas do Iguaçu!
2. Trilha do Poço Preto
Se você gosta de realizar trilhas longas e de muita aventura, considere acrescentar a Trilha do Poço Preto no seu roteiro de lugares para conhecer em Foz do Iguaçu!
A trilha é mais uma atividade dentro do Parque Nacional do Iguaçu, e possui 9 km de extensão, podendo ser feita a pé, de bicicleta ou de carro elétrico. Todo o percurso dura cerca de 4 horas.
Durante o passeio, você é acompanhado por guias experientes e poliglotas, que dão informações importantíssimas sobre a fauna e flora do parque. Já os equipamentos de segurança são fornecidos pela empresa responsável pela trilha.
No final da trilha de chão, você irá conhecer a Casa da Mata, um abrigo em uma árvore de 10 metros de altura que oferece uma vista panorâmica da mata e da Lagoa do Jacaré – e tem jacarés sim!
Para finalizar esse passeio incrível, o retorno é feito em barcos ou caiaques infláveis pelo rio Iguaçu, passando pelo arquipélago das Taquaras e pela Ilha dos Papagaios, onde há centenas dessa ave.
Curiosidade | É nesse momento do retorno que você vai descobrir o porquê de a trilha receber esse nome: há cerca de 135 milhões de anos, ocorreu uma explosão de bolha de gás em uma parte do Rio Iguaçu, causando um choque nas placas tectônicas. Essa explosão ocasionou uma falha geológica, formando um poço de 22 metros de profundidade que deixou a água completamente preta. Por isso o nome “Poço Preto”.
3. Macuco Safari
Mais uma dose de adrenalina e muita emoção em sua viagem para Foz do Iguaçu: já imaginou se refrescar nas águas das Cataratas do Iguaçu? Saiba que isso é possível com o Macuco Safari, um passeio dentro das cataratas brasileiras!
O Macuco Safari fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na primeira parada do ônibus. E o seu passeio já começa por um percurso de aproximadamente 10 minutos pela mata, realizado em um carro elétrico.
Durante o trajeto, há um guia dando várias informações importantes sobre o Parque Nacional do Iguaçu, como a fauna e flora da região.
Depois do carro elétrico, você faz uma pequena caminhada – cerca de 600 metros – no meio da floresta, chegando a até a base principal do passeio em que há lanchonetes, banheiros e armários para colocar suas roupas e pertences, já que você vai sair do passeio completamente encharcado!
Feito isso, os visitantes seguem até uma plataforma no rio, vestindo coletes salva-vidas e entrando dentro dos botes. Agora sim: rumo às Cataratas!
A sensação de ver de pertinho a força da natureza é indescritível, e tudo fica ainda mais incrível quando o bote passa por baixo de uma das quedas, e você toma aquele banho delicioso com as águas das Cataratas do Iguaçu, extremamente geladas!
Apesar de toda adrenalina e emoção, o passeio é bem tranquilo e até mesmo crianças podem fazer.
Ingressos | Compre seus ingressos do Macuco Safari com antecedência. O ingresso de entrada para o Parque Nacional do Iguaçu não está incluso.
Quer saber ainda mais sobre essa experiência? Confira o nosso post você como é o passeio no Macuco Safari!
4. Passeio de Helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu
Se você quer ter uma experiência única e mega diferente, uma das coisas legais para fazer em Foz do Iguaçu é o voo de helicóptero pelas Cataratas do Iguaçu.
São aproximadamente 10 minutos mágicos, vendo do alto toda a grandiosidade das Cataratas do Iguaçu.
Lá de cima, você ainda tem uma vista privilegiada da Garganta do Diabo, a maior entre todas as quedas, com seus 82 metros de altura! Ingresso | Reserve o seu voo de helicóptero pelas Cataratas do Iguaçu.
5. Marco das Três Fronteiras
Localizado na divisa entre o Brasil, Argentina e Paraguai, o Marco das Três Fronteiras é um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu.
No exato ponto em que os países estabeleceram seus limites territoriais, há um obelisco pintado nas cores do Brasil.
A vista a partir do mirante é maravilhosa, podendo avistar os obeliscos da Argentina e Paraguai, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
Dica | Um dos pontos fortes do lugar é o pôr do sol, considerado um dos mais bonitos da região. Por isso, o melhor horário para chegar lá é no finalzinho da tarde, para encerrar o seu dia de passeios em Foz do Iguaçu em grande estilo!
O Marco das Três Fronteiras possui uma estrutura excelente, e conta com a Praça das Três Fronteiras, a Vila Cenográfica das Missões Jesuíticas, fontes, loja de lembrancinhas, restaurante e lanchonetes.
Mas não pense que o passeio acabou ao fim do pôr do sol: a partir das 18h30, há apresentações de shows culturais de cada um dos três países, deixando o início da sua noite agitada e divertida!
Dica 2 | Por lá, você ainda pode conhecer alguns pratos típicos dos países da Tríplice Fronteira no Restaurante Cabeza de Vaca. A comida é maravilhosa e o atendimento é excelente.
Ingresso | Compre aqui o ingresso para o Marco das Três Fronteiras. Há também a opção de transfer ida e volta do hotel + ingresso + jantar.
Aproveite e confira: como é o passeio no Marco das Três Fronteiras. Te contamos todos os detalhes desse lugar lindo!
6. Usina Hidrelétrica de Itaipu
Também conhecida como Itaipu Binacional, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é responsável por 15% do consumo de energia do Brasil e 86% do Paraguai.
Mas você deve estar se perguntando: por que incluir uma usina no meu roteiro de lugares para visitar em Foz do Iguaçu?
Bom, além de ser a maior usina de geração de energia renovável do mundo – o que já é um grande motivo – a Itaipu Binacional se tornou um grande complexo de turismo, oferecendo diversos tipos de passeios.
Considerada uma das maravilhas da engenharia, a usina começou a ser construída em 1974, e passou a gerar energia dez anos mais tarde, a partir de 1984. Sua barragem possui uma extensão de quase 8 mil m² e uma altura de 196 metros, além de 20 turbinas operando.
Para se ter uma ideia, apenas com o funcionamento de duas turbinas, é o equivalente à vazão média das Cataratas. É água que não acaba mais!
E se você quer conhecer essa preciosidade da engenharia e seu complexo turístico, confira os principais atrativos e passeios por lá:
Visita panorâmica
É aqui que você vai ter a oportunidade de conhecer os principais pontos da usina e do reservatório, além da visão privilegiada do topo da barragem.
A Visita Panorâmica é guiada e realizada em um ônibus de dois andares, e você ainda irá passar por mirantes com paisagens incríveis.
Circuito Especial
Já imaginou ver de pertinho como tudo funciona?
O Circuito Especial é um tour pelo interior da usina, conhecendo desde a sala de comando central, até a turbina em funcionamento.
Itaipu Iluminada
Aos sábados e domingos à noite, a usina dá um show luzes com a sua própria energia produzida.
São 747 refletores e 112 luminárias, que acendem em sincronia com o show de músicas e fogos de artifício. É um verdadeiro espetáculo!
Confira os ingressos da Itaipu Iluminada.
Itaipu By Bike
Se você gosta de pedalar – e tem bastante fôlego – é um ótimo passeio para conhecer as trilhas no interior da usina e curtir suas paisagens ao ar livre.
Itaipu Ecomuseu
Mais uma opção de turismo em Foz do Iguaçu bem diferente e com uma grande representatividade histórico-cultural da região.
O Itaipu Ecomuseu possui um acervo riquíssimo da fauna e flora da região, com vestígios arqueológicos de mais de 200 sítios e um acervo botânico com mais de 900 espécies.
Além disso, há diversos cenários que vão desde o período pré-histórico, até a povoação da cidade e a construção da usina binacional.
E para impressionar ainda mais, há uma maquete de 76 m² de toda a região trinacional – Brasil, Argentina e Paraguai.
Refúgio Biológico de Itaipu
Também localizado dentro da Itaipu Binacional, o Refúgio Biológico de Itaipu é responsável por abrigar diversas espécies de animais que foram resgatados e que hoje não podem voltar ao seu habitat natural.
É preciso ressaltar que, somos totalmente contra à prática de turismo que envolve animais, no entanto, o refúgio é um trabalho bem legal de preservação e proteção não só desses animais, mas também do meio ambiente.
Durante o passeio no refúgio, você irá ver animais silvestres como a jaguatirica, antas, falcões, serpentes e até mesmo a onça pintada, além de mais de 960 espécies de plantas.
Uma curiosidade é que a Usina Hidrelétrica de Itaipu é responsável pelo plantio de mais de 26 milhões de árvores na margem de suas áreas protegidas. E durante o passeio pelo refúgio, você terá a oportunidade de plantar uma.
Polo Astronômico
Para quem se encanta pelos mistérios da astronomia, é um passeio em Foz do Iguaçu imperdível.
O local possui observatório via telescópio, a olho nu, planetário e aulas super interessantes sobre astronomia.
Visitação | O valor varia de acordo com o que você deseja conhecer. Confira os ingressos das atrações disponíveis na Usina Hidrelétrica de Itaipu:
Compre seus ingressos para as atrações:
7. Kattamaram II
Ao fechar o passeio de barco Kattamaram II, você vai se surpreender ainda mais com tudo o que fazer em Foz do Iguaçu.
Esse passeio também é uma das atividades da Usina de Itaipu, mas ele ganhou um destaque especial aqui no nosso post, já que você vai ter a oportunidade de contemplar o pôr do sol sobre as águas dos rios Iguaçu e Paraná.
Além disso, você ainda vai passar por diversos pontos interessantes, como a Ponte da Fraternidade, que faz fronteira entre o Brasil e a Argentina, e da Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai.
O barco é muito bem estruturado, e ainda conta com um ambiente climatizado e confortável, com restaurante e bar a bordo para você experimentar excelentes pratos e drinks.
Ingresso | Contrate o seu pacote de Kattamaram II – pôr do sol com almoço.
8. Centro de Altos Estudos da Conscienciologia
Fundado desde 1995, pouquíssimas pessoas conhecem o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC.
Mas a gente está aqui te apresentar esse lugar incrível, e que merece ser visitado durante a sua viagem para Foz do Iguaçu!
O CEAEC é o primeiro e único campus do mundo totalmente dedicado ao estudo e pesquisa da Conscienciologia, uma “neociência que visa o estudo da consciência e suas diversas formas de manifestação”, de acordo com a explicação do Centro.
Por ser uma instituição não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos, o CEAEC se mantém de pé graças aos voluntários que dedicam parte do seu dia em pesquisas e estudos.
E segundo os estudiosos, a cidade de Foz do Iguaçu foi escolhida por ter uma grande riqueza ecológica, que ajuda na utilização lúcida das energias.
Muito bacana, né? Um passeio bem diferente e que vai te agregar grandes conhecimentos!
Entrada | É agendada através do site do Centro.
9. Centros religiosos: mesquita muçulmana e templo budista
Mesquita Mulçumana
Você sabia que a cidade de Foz do Iguaçu possui uma das maiores comunidades muçulmanas da América do Sul?
Inaugurada em 1983, a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab conta com uma arquitetura característica da comunidade islâmica, com duas torres de 15 metros de altura e uma cúpula de 400m², além da belíssima decoração em seu interior.
Visitar a mesquita é um passeio bem rápido, e dura no máximo vinte minutinhos. Então dá para você se planejar tranquilamente e conhecer um pouco mais sobre a cultura e religião islâmica.
No entanto, em respeito à cultura islâmica, há algumas regras que devem ser seguidas para visitar o interior da mesquita, como:
- Deixar os sapatos do lado de fora;
- Homens e mulheres devem estar com roupas abaixo do joelho;
- Mulheres devem cobrir os cabelos e ombros (eles emprestam um véu caso você não tenha um).
Entrada | Gratuita. Também é possível fechar um tour por Foz do Iguaçu, que inclui parada na mesquita e em outros pontos turísticos de Foz do Iguaçu.
Templo Budista
Seja qual for a sua religião, o Templo Budista Chen Tien é um dos principais pontos turísticos em Foz do Iguaçu e muito indicado para quem procura um passeio diferente e mais tranquilo.
Construído em 1996 pela comunidade chinesa de Foz do Iguaçu, o templo é o segundo maior da América Latina, e possui um jardim com mais de 120 estátuas, com destaque para um Buda de sete metros de altura que te recebe logo na entrada, com um sorrisão no rosto!
O templo é um tipo de passeio que traz muita paz, e além de ser um lugar muito bonito, de lá ainda é possível avistar o Centro de Foz do Iguaçu e também da Ciudad del Este, no Paraguai.
E se quiser uma recordação desse lugar incrível, há uma lojinha de artesanatos e souvenirs.
Entrada | Gratuita. Caso queira um tour mais completo, é só fechar um tour por Foz do Iguaçu, que além do templo budista, inclui paradas em outros atrativos de Foz do Iguaçu.
10. Dreams Park Show
Um verdadeiro complexo de entretenimento para todas as idades: o Dreams Park Show oferece nada menos do que 6 atividades diferentes, e por isso não pode ficar de fora da sua lista de lugares para ir em Foz do Iguaçu.
Aqui, você tem a opção de comprar um passaporte para 5 atrações diferentes. Caso você não queira conhecer todas as atrações, também é possível comprar um ingresso individual para cada uma delas.
Confira as atrações do complexo:
Dreamland Museu de Cera
Um dos mais conhecidos do complexo, o Dreamland Museu de Cera traz 17 cenários incríveis e mais de 100 esculturas de diversos personagens e celebridades conhecidos mundialmente, todos feitos de cera!
Por aqui, você vai encontrar personagens como o Homem-Aranha, Jack Sparrow – personagem icônico do filme Piratas do Caribe – e o vilão Darth Vader, do universo de Star Wars.
Você ainda pode bater um papo sobre política com Barack Obama e discutir as leis da física com Albert Einstein.
Para quem gosta de desenhos, que tal descansar um pouquinho no sofá do Homer Simpson? No Museu de Cera, você pode brincar com a sua imaginação!
Ingresso | Compre o seu passaporte para 5 atrações do Dreams Park Show.
Dreams Ice Bar
Se você não tem problema algum com temperaturas abaixo de zero, o Dreams Ice Bar é uma boa pedida para quem busca onde ir em Foz do Iguaçu.
Aliás, Foz do Iguaçu é uma das cidades mais quentes do Brasil, principalmente durante o verão, o que acaba tornando o bar de gelo uma boa sugestão de passeio.
Sua temperatura de -10 °C permite que tudo por lá seja de gelo, desde os bancos, mesas e paredes, até mesmo os copos. Para quem nunca visitou um lugar como esse antes, a experiência é incrível!
Mas não se assuste em relação ao frio: logo na entrada, casacos e luvas são distribuídos para os visitantes. Mas a nossa dica é que você vá de calça e sapato fechado.
Ingresso | O ingresso para o Dreams Ice Bar já inclui as bebidas.
Quer ainda mais detalhes sobre o bar de gelo em Foz do Iguaçu? Então confira o nosso post sobre como é a experiência no Dreams Ice Bar!
Dreams Motor Show
Para os amantes de motocicletas, o Dreams Motor Show é uma parada obrigatória durante sua viagem para Foz do Iguaçu!
Repleto de motos clássicas e modelos exclusivos, o museu ainda conta com um bar e restaurantes temáticos, que oferecem ótimos drinks e uma gastronomia de qualidade.
O show de luzes e os cenários deixam o lugar ainda mais divertido, e durante às sextas e sábados, tem show de Rock Acústico a partir das 19h.
Ingresso | Compre por aqui o seu ingresso para o Dreams Motor Show.
Vale dos Dinossauros
Quem nunca teve a curiosidade de ver um dinossauro bem de pertinho? Isso se torna possível no Vale dos Dinossauros, com réplicas em tamanho real.
O local realmente parece um vale, sendo um passeio totalmente a céu aberto em uma área de 60 mil m², com paisagens naturais de milhões de anos atrás.
E além dos tamanhos reais, as réplicas também emitem sons e movimentos, deixando tudo ainda mais real. O destaque fica para o Tiranossauro Rex, com seus 14 metros de altura.
Ingresso | Compre seu ingresso para o Vale dos Dinossauros.
Dino Adventure
Não é nada mal se aventurar pelo mundo dos dinossauros, né?
No Dino Adventure, há várias atividades que despertam muita adrenalina e diversão, e tudo isso em um cenário pré-histórico do Vale dos Dinossauros.
Por lá, você pode fazer arvorismo, andar sobre pontes suspensas e atravessar uma tirolesa de 100 metros, passando entre as réplicas dos dinossauros e ainda garantindo uma vista privilegiada de todo o complexo Dreams Park Show.
Ingresso | Você pode comprar seu ingresso para o Dino Aventure antecipadamente.
Maravilhas do Mundo
Já pensou em conhecer a Estátua da Liberdade ou as Pirâmides do Egito sem sair do Brasil?
O museu Maravilhas do Mundo traz réplicas de várias construções famosas ao redor do mundo. É claro que elas são em tamanhos beeem menores, mas a experiência é agradável e rende boas fotos, viu?!
Por lá, você também vai passar pelo Taj Mahal, Torre Eiffel, nosso Cristo Redentor e muitos outros.
Ingresso | Conheça o museu Maravilhas do Mundo.
11. Atrações com carros: Super Carros e Movie Cars
Super Carros
Se você é fascinado por carros e altas velocidades, o Super Carros é um dos passeios para fazer em Foz do Iguaçu que você não pode perder.
Inaugurado em 2009, possui o maior acervo de carros esportivos da América Latina, com mais de 40 modelos expostos.
Dentre a coleção, você vai ver de pertinho uma Lamborghini, Porsche, uma Chevrolet Corvette C6, um Shelby GT500, BMW e muitos outros modelos incríveis!
E você ainda pode ter a experiência de dirigir ou ficar de carona em algum deles – os preços não são os mais convidativos. Mas se você é um amante dos carros, vale a pena!
O lugar ainda conta com outras atividades disponíveis, como games, simuladores de corrida e um bar totalmente temático.
Movie Cars
Mais uma opção de turismo em Foz do Iguaçu para quem ama o mundo dos carros, e dessa vez combinado com cinema!
Com mais de 40 veículos – incluindo modelos famosos de Hollywood – e 24 cenários cinematográficos, o Movie Cars possui a maior coleção de automóveis de Foz do Iguaçu.
Durante o seu passeio, você vai encontrar modelos como o Speed Racer, o Ecto-1 do filme Caça-fantasmas e o clássico DeLorean, do filme De Volta Para o Futuro.
No local, ainda há uma hamburgueria temática dos anos 50 e um restaurante com ótimas opções de pratos. Ingresso | Compre por aqui seu ingresso para o Movie Cars.
12. Parques Aquáticos em Foz do Iguaçu
Além do espetáculo das Cataratas do Iguaçu, você também vai encontrar outras atrações em Foz do Iguaçu que envolvem muita água e diversão.
Na cidade, há duas opções de parques aquáticos: o Blue Park e o Aquamania, cada um com suas características, mas que vão te garantir um dia inteiro de muito lazer.
E se durante a sua viagem para Foz do Iguaçu estiver muito calor, conhecer algum desses parques é uma escolha perfeita. Confira:
Parque Aquático Blue Park
O grande diferencial do Blue Park é que ele é um parque aquático de águas termais, localizado sobre o Aquífero Guarani – a segunda maior reserva de água doce do mundo.
Além disso, o parque possui nada menos do que a terceira maior praia termal com ondas do mundo, a Bubble Beach, com 9 tipos de ondas, que chegam a até 1,20 metros de altura. A areia também é natural, e toda a praia possui um cenário paradisíaco e águas dignas de caribe.
E a diversão não para por aí: além da praia termal, o parque ainda conta com quatro tobogãs abertos com 100 metros de extensão e o Twist Tube, um tobogã fechado com uma descida de tirar o fôlego!
A estrutura do Blue Park é excelente, e conta com sanitários, vestiários com armários, praça de alimentação, tirolesa, pesca esportiva e lojas.
Ingresso | Pago. Você também pode fechar uma Excursão para o Blue Park, com transfer de ida e volta incluso, além do ingresso.
Aquamania Foz
Com mais de 180 mil m², o Aquamania possui atividades de lazer para todas as idades, separados em área infantil e para adultos.
São diversas atrações dentro do parque, como 7 tobogãs, piscinas com cascatas e quedas d’águas, rampa aquática, descida pelo Rio Lento com boias, piscinas com diversas atividades e muito mais!
O lugar é perfeito para passar um dia inteirinho, pois conta com lanchonetes, sorveteria, loja de conveniência, banheiros com duchas e armários para guardar seus pertences.
13. Cachoeiras Secretas
Também conhecido como Iguassu Secret Falls, a trilha das Cachoeiras Secretas é um tipo de atividade para quem quer descobrir os mistérios da natureza em Foz do Iguaçu.
Em uma caminhada de aproximadamente 4 km, você vai ter o privilégio de conhecer entre quatro a dez cachoeiras em Foz do Iguaçu – todas propícias para banho.
Todo o percurso é feito com guias bilíngues, e você vai passar por rios e cataratas escondidas, além de piscinas naturais que parecem uma banheira de hidromassagem.
E para deixar esse passeio ainda mais incrível, você vai avistar diversas espécies de árvores e animais, como tucanos e quatis.
Passeio | Há duas opções de passeio: o que dura aproximadamente 4 horas (metade do dia) e o outro que dura aproximadamente 9 horas (o dia inteiro). Escolha por aqui as suas opções de trilha para as Cachoeiras Secretas.
14. Saltar de paraquedas em Foz do Iguaçu
Se os passeios citados acima ainda não lhe renderam uma boa dose de adrenalina, que tal acrescentar um salto de paraquedas na sua lista sobre o que visitar em Foz do Iguaçu?
São 30 minutos de voo panorâmico sobre a cidade de Foz do Iguaçu, de onde é possível avistar as Cataratas do Iguaçu, a Hidrelétrica de Itaipu e a Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai – são 10 mil pés de altura!
Para se ter uma noção, você estará em queda livre por 40 segundos e a 200 quilômetros por hora – essa atividade eu deixo para os mais corajosos!
15. Aguaray Eco Esportes
Já pensou em realizar diversas atividades ligadas à natureza em um só lugar? Isso é possível com a Aguaray Eco Esportes, em uma expedição em meio à Mata Atlântica.
O passeio conta com atividades como trekking, cachoeiras, canoagem, caiaque e stand up paddle no Rio Iguaçu, na divisa entre Brasil e Argentina.
A experiência é uma delícia, e você ainda conhecer a fauna e flora da região.
Entrada | Garanta o seu ingresso para o Aguaray Eco Esportes.
Passeios próximos a Foz do Iguaçu: visita e compras no Paraguai e Argentina
Além de todas as possibilidades de passeios em Foz do Iguaçu, os arredores da região também contam com diversas atividades e pontos turísticos imperdíveis, como atravessar a fronteira e conhecer a Argentina e o Paraguai.
E para te ajudar a montar um roteiro de viagem perfeito, também selecionamos tudo o que fazer nos arredores de Foz do Iguaçu. Confira:
1. Paraguai – Ciudad del Este
Fazendo fronteira com Foz do Iguaçu, a Ciudad del Este, no Paraguai, fica a apenas 10,4 km de distância.
Por aqui, você vai encontrar shoppings para fazer compras, cassinos para se divertir e até mesmo opções de tours para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Confira nossas sugestões:
Compras no Paraguai | Se você é desses que gosta de descontos e preços mais baixos, saiba que o Paraguai é o lugar perfeito para compras. Esse tour ainda inclui transfer de ida e volta do seu hotel.
Excursão pela Ciudad del Este | Quer conhecer os principais pontos turísticos da cidade? Nós recomendamos essa excursão pela Ciudad del Este, incluindo vários lugares legais.
2. Argentina – Puerto Iguazú
Com vários atrativos durante o dia e a noite, a cidade de Puerto Iguazú é uma ótima escolha de passeio para quem tem tempo (e uma graninha a mais) para gastar.
Ficando a 16 km de Foz do Iguaçu, a cidade também é lar das Cataratas e do Parque Nacional. Veja nossas sugestões de passeios:
Tour panorâmico por Puerto Iguazú | Inclui diversos pontos turísticos da cidade no itinerário, como a famosa Feirinha Puerto Iguazú e o Marco das Três Fronteiras do lado argentino.
Excursão por Puerto Iguazú | Além de passar por vários atrativos da cidade, inclui um jantar com churrasco argentino e outros pratos típicos, finalizando o passeio no Icebar Iguazú, o bar de gelo da cidade.
Excursão ao lado argentino das Cataratas do Iguaçu | Com 6 km de caminhada e três opções de trilhas, o Parque Nacional do Iguazú é maior que o lado brasileiro, e se você quer avistar as quedas por um outro ângulo, é um passeio por aqui que vale muito a pena!
Duty Free Shop | Na Argentina também é possível fazer umas comprinhas no Duty Free Shop Puerto Iguazú, que vende produtos sem impostos, no entanto, eles são vendidos em dólar. Mas se você quer dar uma olhadinha e levar algo para casa, sugiro esse tour de compras no Duty Free
The Argentine Experience | Se você quer ter uma imersão na cultura e gastronomia argentina, o The Argentine Experience é uma atividade super agradável e divertida, incluindo jantar com pratos típicos da Argentina e o famoso churrasco.
Espetáculo com jantar no Madero Tango | Que tal uma noite para apreciar o Tango, dança típica da Argentina? E para ficar ainda melhorar, sua noite é encerrada com um churrasco delicioso no restaurante La Terraza.
Cassinos em Puerto Iguazú | Quer garantir um passeio diferente e divertido? Então vale a pena conhecer os seguintes cassinos de Puerto Iguazú. Para isso, nós recomendamos o Iguazú Grand Hotel Resort Cassino, também conhecido como Casino Iguazú, o mais famoso da cidade.
O que fazer em Foz do Iguaçu com chuva
Por mais que você tenha verificado a previsão do tempo, mudanças climáticas podem ocorrer do dia para a noite, e uma delas pode ser uma boa chuva durante a sua viagem para Foz do Iguaçu.
Caso isso ocorra, os passeios ao ar livre podem acabar sendo prejudicados, mas nem tudo está perdido, pois há outras opções do que conhecer em Foz do Iguaçu com chuva, e você não vai precisar ficar trancado dentro do seu quarto de hotel.
Confira as nossas sugestões:
- Dreamland Museu de Cera;
- Maravilhas do Mundo;
- Dreams Motor Show;
- Dreams Ice Bar;
- Mesquita Mulçumana;
- Super Carros;
- Movie Cars;
- Centro de Altos Estudos da Conscienciologia;
- Usina Hidrelétrica de Itaipu (atividades em locais fechados).
O que fazer em Foz do Iguaçu à noite
A vida noturna em Foz do Iguaçu está longe de ser tão agitada quanto a das grandes metrópoles e cidades do país.
Ainda assim, para quem procura onde passear em Foz do Iguaçu à noite, há boas sugestões para incluir no seu roteiro. Confira:
- Marco das Três Fronteiras;
- Dreams Ice Bar;
- Capitão Bar;
- Zeppelin Old Bar;
- Arcade Game Bar;
- Medusa Pub;
- Amarantha Pub;
- Kings Pub;
- Taj Bar;
- Itaipu Iluminada;
- Hotel Cassino Acaray (Paraguai);
- Cassino Iguazú (Argentina).
Onde comer: melhores restaurantes em Foz do Iguaçu
Nos últimos anos, a gastronomia em Foz do Iguaçu cresceu bastante, e hoje a cidade oferece um cardápio super variado, desde pratos regionais e brasileiros, até restaurantes especializados na mais alta gastronomia internacional.
Aliás, em Foz do Iguaçu, você vai encontrar muitos restaurantes especializados em pratos do oriente médio, graças ao grande número da comunidade islâmica na cidade.
E para deixar a sua viagem ainda melhor, separamos os melhores restaurantes em Foz do Iguaçu:
La Mafia Trattoria – $$$ | Com uma temática inspirada no filme “O Poderoso Chefão”, é quase uma parada obrigatória durante a sua viagem. Também especializado na cozinha italiana, oferece uma comida de qualidade e serviços impecáveis.
Le Mir Comida Arabe – $$$ | Um dos melhores restaurantes em Foz do Iguaçu, especializado em comida árabe. É perfeito para um jantar a dois, já que possui uma decoração harmoniosa e elegante.
All Badawi – $$$ | Ocupando o primeiríssimo lugar de melhores restaurantes em Foz do Iguaçu, sua especialidade é também em pratos do oriente médio. O local é bem agradável e ainda possui ótimos drinks.
Empório com Arte – $$ | Localizada em uma das casas mais antigas da região, oferece diversos cafés, drinks e uma comida deliciosa, com destaque para o bolinho de mandioca com carne seca.
Vó Bertila Pizza & Pasta – $$ | Um dos restaurantes mais procurados em Foz do Iguaçu, com um cardápio super variado da culinária italiana e um ambiente muito aconchegante, característico da Itália.
Eden Steak Garden e Choperia – $$ | É claro que não poderia faltar uma opção do bom e velho churrasco. Inspirado nos “Biergärten” da Alemanha – uma área externa onde cervejas e pratos são servidos – conta com petiscos e carnes de primeira qualidade, além do chopp artesanal.
Bendito Bar e Restaurante – $$ | Possui um ambiente muito agradável e com uma pegada jovem. Já o cardápio é bem variado na culinária brasileira e internacional, com destaque para o escondidinho.
Castelo Libanês – $$ | Com um atendimento excelente e um ambiente acolhedor, é um tradicional restaurante de comida libanesa, com pratos muito saborosos e diferenciados.
BadAss Café – $ | Que tal um lugar bem aconchegante para tomar um café da tarde? E além dos tradicionais cafés, também há opções de bolos, cerveja e petiscos veganos.
Onde ficar em Foz do Iguaçu: melhores hotéis e pousadas
Antes de fechar a sua hospedagem em Foz do Iguaçu, é preciso ter em mente duas localidades principais da cidade:
- Centro e arredores
- Avenida das Cataratas
E para escolher a melhor localização , tudo vai depender da sua preferência como viajante e do quanto deseja investir.
Entenda sobre cada uma das regiões e veja nossas sugestões de hospedagem:
Dicas de hotéis e pousadas em Foz do Iguaçu: Centro e Arredores
Caso você escolha o Centro ou os arredores do Centro para ficar, saiba que atrações como o Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e o Marco das Três Fronteiras estarão mais distantes.
Mas isso não deve ser uma preocupação, pois você terá fácil acesso aos demais meios de transporte da cidade.
Pop Hotel – $ | Excelente custo-benefício, com quartos confortáveis, academia, salão de jogos e um bom café da manhã. Confira valores.
Hotel Villa Canoas – $ | Com quartos bem equipados, tem a vantagem de estar próximo do comércio em geral da cidade, como bons restaurantes e diversas lojas. Confira valores.
Hotel Rafain Centro – $$ | Um lugar mais sofisticado sem pagar preços absurdos. O hotel conta com piscina ao ar livre, academia, salão de jogos e um café da manhã cheio de variedades. Confira valores.
Pousada Rio das Águas – $$ | Um ótimo preço em uma acomodação confortável e aconchegante. Conta com piscina, serviços de bar e um café da manhã fantástico. Confira valores.
Sugestões de hotéis e pousadas em Foz do Iguaçu: Avenidas Cataratas
Agora, se a Avenidas das Cataratas for a sua escolha de hospedagem, você estará pertinho das principais atrações da cidade.
Por lá, também há pontos de ônibus e a possibilidade de chamar um motorista de aplicativo para se locomover.
Também é nessa região que estão os hotéis mais caros e estruturados da cidade, repletos de atividades de lazer.
Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort – $$$ | Quartos elegantes e com vista para a piscina ou jardim, é um resort 5 estrelas com muitas atividades de lazer: piscinas, sauna, quadra de tênis e centro de bem-estar. Confira valores.
Vivaz Cataratas Hotel Resort – $$$ | Mais uma opção de resort 4 estrelas em Foz do Iguaçu, garantindo uma estadia com lazer e sofisticação. Aqui você terá acesso gratuito ao Aquamania, um parque aquático de Foz. Confira valores.
Cataratas Park Hotel – $$ | É o melhor custo-benefício dessa localidade, oferecendo banheira de hidromassagem, piscinas ao ar livre e aquecidas e quartos aconchegantes. O café da manhã é um dos pontos fortes. Confira valores.
Canzi Cataratas Hotel – $$ | Com uma pegada mais simples, tem quartos amplos e bem decorados, além de piscina ao ar livre, campo de futebol e atividade de pesca no Rio Iguaçu. Confira valores.
Nacional Inn Foz do Iguaçu – $$ | Também com opções de piscinas ao ar livre e aquecidas, conta com bar, quadra de tênis e salão de jogos, ficando a 4 km do Parque Nacional do Iguaçu. Confira valores.
Mais dicas de viagem para Foz do Iguaçu
Como chegar em Foz do Iguaçu
Avião
Por ficar bem distante da capital Curitiba, a melhor forma de chegar até a cidade é pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, principalmente para quem estiver vindo de outros estados.
O aeroporto também fica relativamente próximo ao Centro de Foz do Iguaçu, a cerca de 13 km. Ao desembarcar, é só pegar um Táxi, Uber ou um ônibus circular (linha 120) até a sua hospedagem.
Há também a opção de fechar um transfer, em que o traslado te busca no aeroporto e te deixa na porta do seu hotel. É uma boa escolha para quem procura facilidade e comodidade.
Ônibus
Se você não se importa de passar boas horas dentro de um ônibus, também é possível chegar até Foz do Iguaçu de ônibus.
Você pode comprar sua passagem online partindo de diferentes cidades. Confira algumas rotas:
Curitiba | São aproximadamente 637 km, em uma viagem que leva, em média, de 9h30 a 11 horas, com paradas no caminho.
Cascavel | Também no estado do Paraná, Cascavel fica bem mais próximo de Foz do Iguaçu: são apenas 138 km, em uma média de 2h30 de viagem.
Porto Alegre | Já a capital do Rio Grande do Sul fica a 903 km de Foz do Iguaçu. A viagem dura cerca de 17h a 20h30, com paradas no caminho.
Florianópolis | Partindo da capital de Santa Catarina, são aproximadamente 941 km e 14h30 de viagem.
Chapecó | Ainda no estado de Santa Catarina, porém ficando mais próximo, a cerca de 443 km. A viagem leva, em média, 10h25.
São Paulo | Com ônibus operados por várias empresas, a capital paulista fica a 1.034 km de Foz do Iguaçu. Já a viagem dura cerca de 17h a 19h, a depender das paradas.
Rio de Janeiro | O trajeto mais longo, porém possível de realizar. Ao todo, são quase 26 horas de viagem, já incluindo as paradas, em um trajeto de 1.460 km.
Carro
Essa opção é para quem não tem problemas de encarar várias e várias horas na frente de um volante, já que as capitais mais “próximas” ficam a pelo menos 637 km (Curitiba) de distância.
Já a principal estrada que liga várias cidades à Foz do Iguaçu é a BR-277, que atravessa todo o estado do Paraná. Veja as distâncias e o trajeto de algumas localidades:
Curitiba | São 637 km e 8h30 de viagem, e todo o percurso é feito pela BR-277.
Cascavel | Também utilizando a BR-277. Fica bem mais próxima, a cerca de 138 km e 1h50 de viagem.
Porto Alegre | Com uma média de 13h de viagem, todo o trajeto possui 904 km. A viagem se inicia pela BR-386, passando pela BR-158, BR-282 e SC-161. Depois, você segue pela PR-182 até Marmelândia, e de lá pegando a BR-163 e posteriormente a BR-277 até Foz do Iguaçu.
Florianópolis | 941 km separam Florianópolis de Foz do Iguaçu. A viagem começa pela BR-101 até um pouco depois da cidade de Joinville. Depois, você deve continuar pela BR-376 até o município de São Luiz do Purunã. A partir de lá, você deve seguir pela BR-277 até Foz do Iguaçu.
Chapecó | Há três possibilidades de caminhos, e o mais curto é passando pela Argentina, onde você deve pegar a BR-282 até a Ponte Internacional Peperi-Iguaçu, separando o Brasil da Argentina e, de lá, seguir até Foz do Iguaçu. São 407 km e aproximadamente 6h de viagem.
Como circular em Foz do Iguaçu
Uma ótima opção para circular em Foz do Iguaçu é alugar um carro, pois a maioria dos pontos turísticos ficam distantes da área central ou urbana da cidade. Além disso, você tem a liberdade de fazer o seu próprio horário e roteiro.
Mas caso não seja possível, não precisa se preocupar, pois é bem tranquilo se locomover em Foz do Iguaçu.
Na cidade, há várias possibilidades de transportes, como ônibus, Táxi, Uber e até mesmo transfers, que te buscam na porta do seu hotel e te levam até determinado ponto turístico.
Para quem optar pelo ônibus, há linhas que levam para diversos atrativos, como o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, entre outros.
É a partir do Terminal de Transporte Urbano (TTU) que saem os ônibus para cada atrativo, com vários horários durante o dia. Por lá, ainda é possível pegar linhas que levam até Puerto Iguazú e para a Ciudad del Este.
Já o táxi pode acabar saindo mais caro por conta do taxímetro. Para se ter uma noção, uma corrida do centro até o Parque Nacional do Iguaçu sai, em média, a R$60.
O Uber ou 99 são mais baratos, com preços até pela metade. Mas dependendo do horário e da época em que você esteja na cidade, pode demorar para conseguir um.
Durante os dias que eu estive na cidade, eu descobri dois aplicativos de corrida, criados pelos próprios locais: o Rápido Car e o Garupa, que funcionam da mesma forma que a Uber e 99.
Os preços são praticamente os mesmos, e você consegue encontrar um motorista ainda mais rápido.
Precisando alugar um carro? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, que funciona como um comparador de preços entre as melhores locadoras. Toda a contratação é feita de forma online, é só escolher o seu modelo preferido!
Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu
Se essa for a sua primeira viagem para Foz do Iguaçu, o ideal é que você fique pelo menos 3 dias inteiros na cidade, e que tenha um roteiro definido em mãos.
Com esses dias, você consegue conhecer os principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, que inclui as Cataratas (lado brasileiro), o Macuco Safari, o Marco das Três Fronteiras, o Parque das Aves e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Se tiver um bom planejamento e logística de tempo e distância, ainda dá para acrescentar o Templo Budista, a Mesquita Muçulmana e as atrações do Dreams Park Show.
Agora, se você tiver mais disponibilidade, dá para ficar tranquilamente de 5 a 7 dias em Foz do Iguaçu, conhecendo vários cantinhos da cidade e fazendo os passeios como as Cachoeiras Secretas e o Parque Aquático Termal.
Além disso, você também tem a possibilidade de visitar a cidade de Puerto Iguazú – na Argentina e separar um dia inteirinho de compras na Ciudad del Este, no Paraguai.
Melhor época para conhecer Foz do Iguaçu
Já vou logo dizendo que não há tempo ruim para visitar Foz do Iguaçu, seja em qualquer estação do ano.
A cidade é sempre muito bonita e encantadora, e a maioria dos pontos turísticos podem ser visitados no calor ou no frio.
No entanto, o principal motivo de viajar até a cidade é para conhecer as Cataratas do Iguaçu e o espetáculo de suas águas.
De qualquer forma, o visual que elas oferecem é inesquecível, independente de qual época você for visitar o atrativo.
Mas para te ajudar, separamos os pontos positivos e negativos de cada estação:
Primavera e verão
Se você quer ver um grande volume das 285 quedas das Cataratas do Iguaçu, planeje sua viagem para o verão ou primavera, que são os períodos chuvosos. Para isso, priorize os meses de setembro a fevereiro.
Nessas épocas do ano, os passeios e atividades ao ar livre ficam ainda mais gostosos de fazer. E se você deseja se aventurar no Macuco Safari ou fazer as trilhas das Cachoeiras Secretas, esses meses são perfeitos!
Porém, é importante ressaltar que esses são os períodos da alta temporada na cidade, e tudo fica mais caro, como passagens, hospedagens e passeios.
As filas das atrações também ficam imensas, e será preciso ter paciência, além de comprar seus ingressos com antecedência.
Outono e Inverno
É quando ocorre o período das secas e, por isso, o volume das quedas diminui consideravelmente, principalmente nos meses de julho e agosto, que são os mais secos. Ou seja: tente evitar esses dois meses.
Também é nessa época que faz bastante frio por lá, com destaque para os meses de junho a agosto. Conhecer as Cataratas em algum desses meses pode não ser tão agradável, pois as temperaturas podem chegar aos 10°C.
Mas se você quer economizar, viajar durante o outono ou inverno é uma boa pedida, pois é o período da baixa temporada. Praticamente tudo fica mais barato, como passagens aéreas e aquela hospedagem mais sofisticada.
Nossa sugestão é você priorizar os meses de março a maio, principalmente o mês de abril, quando ainda não é muito frio e a temperatura é bem agradável para realizar os passeios e atividades ao ar livre.
Mapa de Foz do Iguaçu
Para te ajudar a se locomover pela cidade, confira os pontos turísticos de Foz do Iguaçu marcados no mapa abaixo:
Curtiu as nossas dicas com tudo o que fazer em Foz do Iguaçu?
Passeios radicais, experiências gastronômicas, conhecimento de outras culturas e um encontro inesquecível com as Cataratas do Iguaçu.
Uma coisa eu posso te garantir: Foz do Iguaçu é um daqueles lugares que a gente não se cansa nunca, e o “gostinho de quero mais” sempre fica. Você vai se apaixonar por esse lugar!
Veja também:
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.