Escrito por Adriana
14 de março de 2024

Ansioso(a) para descobrir tudo o que fazer em Ilha Grande? Neste post, você vai descobrir as principais atrações desse paraíso que faz parte da famosa Costa Verde do Rio de Janeiro, que também inclui destinos como Paraty e Angra dos Reis.

Pertencente à Angra dos Reis, Ilha Grande é cheia de história e rica em biodiversidade. Não é à toa que, em 2019, o lugar recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco como o primeiro sítio misto histórico e natural do Brasil. 

O que fazer em Ilha Grande - Praia de Lopes Mendes
A famosa Praia de Lopes Mendes. Foto: Tarcísio de Paula Salgado / CC BY-SA

Com 85% da mata nativa preservada, o arquipélago esbanja belezas naturais. São mais de 100 praias, com destaque para a Praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais bonitas do país.

Além de praias, a ilha conta com rios, cachoeiras e trilhas abertas por indígenas, que habitavam essas terras antes da Ilha ser descoberta por piratas. 

E falando em história, Ilha Grande tem várias construções históricas que revelam seu passado, como o Farol dos Castelhanos, as Ruínas do Lazareto e as Ruínas do Antigo Aqueduto. Isso sem falar da charmosa Vila Abraão, o bairro mais antigo da ilha.

Para você ter uma experiência tão incrível quanto a minha nesse destino, vou te contar tudo sobre os principais pontos turísticos de Ilha Grande e ainda dar dicas sobre como chegar, onde ficar e quando visitar, além de uma sugestão de roteiro. Vem comigo!

  1. Praias
  2. Cachoeiras
  3. Trilhas
  4. Passeios de barco
  5. Vila do Abraão
Direto ao Ponto: o que fazer em Ilha Grande

  • A maioria das praias de Ilha Grande são mais fáceis de serem acessadas por barco, já que boa parte das trilhas da ilha são longas e cansativas. Por isso, reserve um dinheiro para pagar os táxis boat.
  • Além de praias, Ilha Grande também conta com várias cachoeiras. As principais são a Cachoeira da Feiticeira e o Poção.
  • Ilha Grande é um paraíso para quem ama trilhas, são 16 trilhas oficiais que levam a belezas escondidas. Vale a pena incluir uma no seu roteiro.
  • Não deixe de passear pela charmosa Vila do Abraão e suas construções históricas, além de provar a culinária local. Adorei e indico o Restaurante Lua e Mar.
  • A Vila Abraão também concentra as principais hospedagens de Ilha Grande. Por lá, indico o Lonier Praia Inn Flats.

1. Praias de Ilha Grande

Rodeada por Mata Atlântica, mangues e restingas, a ilha é realmente grande! Ao todo, são 113 praias em sua orla. Tem praia para todos os gostos, desde aquelas mais badaladas às quase desertas.

Com tantas opções de praias paradisíacas, fica até difícil escolher quais visitar. Para te ajudar nessa missão, listei as principais praias de Ilha Grande, considerando as mais famosas e as que mais gostamos de conhecer. Confira:

Importante | O acesso às praias de Ilha Grande é feito por trilhas e passeios de barco, que conto mais na sequência. 

1.1. Praia de Lopes Mendes

A Praia Lopes Mendes é, simplesmente, uma das mais bonitas do litoral brasileiro. Com 3 km de extensão, sua faixa de areia é branca e fininha, rodeada por amendoeiras.

A praia tem águas cristalinas que impressionam por seu tom azul-esverdeado. Por estar em mar aberto, suas ondas são bem fortes, o que atrai muitos surfistas.

O que fazer em Ilha Grande - Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes: uma das mais bonitas do Brasil. Foto: Nathan Chor / CC BY-SA

Minha dica é caminhar até o lado esquerdo da praia, onde há menos pessoas e o mar é mais calmo, além disso esse lado tem uma famosa boia bem instagramável para fotos. 

Do mesmo lado, ficam as ruínas da Capela de Lopes Mendes. A igrejinha não fica aberta à visitação, mas vale a pena conferir seu exterior.

Não há nenhuma construção ou quiosques nessa praia, apenas alguns vendedores ambulantes. Então, não deixe de levar sua água e lanches. 

Como chegar | pela trilha T11, saindo da Praia do Pouso ou de táxi aquático.

1.2. Praia Dois Rios

Com 1 km de extensão, a Praia Dois Rios é outra praia de Ilha Grande situada em mar aberto. Por conta disso, ela é muito procurada para a prática de surf e pesca.

O que fazer em Ilha Grande - Praia de Dois Rios
O incrível visual da Praia de Dois Rios. Foto: Nathan Chor / CC BY-SA

O cenário de lá é lindíssimo, com o mar cristalino rodeado de montanhas de vegetação verdinha. Como seu nome diz, a praia tem dois rios que deságuam no mar, um em cada ponta.

Além de belezas naturais, a Praia Dois Rios tem grande importância histórica por abrigar as ruínas do antigo Presídio Cândido Mendes. Hoje, o lugar abriga o Museu do Cárcere, que é administrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Essa praia não tem nenhuma estrutura turística, então leve seu kit praia. Se optar por ir de a pé, outra dica é levar dinheiro para voltar de barco, pois a trilha é bem longa e cansativa.

Como chegar | pela trilha T14 ou passeio de barco. 

1.3. Praia do Caxadaço

Uma das mais selvagens e mais bonitas do arquipélago, a Praia do Caxadaço é uma pequena praia – de apenas 15 metros – escondida atrás de um paredão rochoso. A vista de cima das pedras é de tirar o fôlego.

Inclusive, na época do Brasil Colônia, dizem que ela era usada como esconderijo de embarcações, já que não pode ser vista do mar.

O que fazer em Ilha Grande - Praia do Cachadaço
As belas águas da Praia do Caxadaço. Foto: Rafael Rabello de Barros / CC BY-SA

Com águas tranquilas de um tom azul-esverdeado apaixonante, essa praia é um verdadeiro paraíso na terra. O mar por ali é praticamente um aquário, perfeito para a prática de snorkeling.

Sendo uma praia deserta, não há qualquer estrutura turística por lá, ok?

Como chegar | pela trilha T14 ou passeio de barco.

1.4. Praia de Parnaioca

Com mar azul e cercada de montanhas, a Praia de Paranaioca é um convite ao relaxamento. Isso porque lá não há estrutura turística e nem sequer sinal de celular. É o lugar perfeito para se desconectar da correria do dia a dia.

Do lado direito da praia, fica a foz do Rio Parnaioca. Além de ter uma cachoeira, o rio forma uma piscina natural deliciosa para um mergulho. Ou seja, é mar, rio e cachoeira tudo junto. Tem algo melhor que isso?

Por lá, você também vai encontrar a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e ruínas da antiga comunidade que ali vivia, além de alguns campings. 

Como chegar | pela trilha T16 ou passeio de barco.

1.5. Praia do Aventureiro

Rodeada pelas belezas da Mata Atlântica preservada, a Praia do Aventureiro abriga uma pequena vila de pescadores bem tradicional – nem energia elétrica tem! 

Chegar até lá é uma verdadeira aventura, já que o acesso é difícil tanto por mar quanto por terra. Por ser uma área de proteção ambiental, é preciso de uma autorização para se hospedar em um dos campings por lá (saiba mais no site da prefeitura).

O famoso coqueiro da Praia do Aventureiro. Foto: Leandro Gomes Moreira

A areia é cheia de grandes pedras e as águas são bem clarinhas. O mar costuma ser bem agitado, mas há uma piscina natural deliciosa formada pelas pedras. Do lado esquerdo, fica o cartão-postal do lugar: um coqueiro deitado num ângulo de 90 graus, que rende fotos incríveis.

Por lá, não deixe de fazer as trilhas até o Mirantes do Sundara e o Mirante do Espia, que oferecem lindas paisagens do lugar.

Como chegar | pela trilha T09 ou de barco. 

1.6. Praia Saco do Céu

Em formato de saco, a Praia Saco do Céu tem um mar esverdeado rodeado pela Mata Atlântica. O pequeno vilarejo do local tem bons restaurantes e, por isso mesmo, é comum essa praia receber muitas embarcações.

Ela faz parte da Enseada das Estrelas, que também inclui outras praias como a da Feiticeira, Iguaçu, Camiranga, Fazenda e de Fora.

O que fazer em Ilha Grande:
Praia Saco do Céu. Foto: Marcio Sette / CC BY-SA

À noite, o visual fica ainda mais bonito quando as estrelas refletem na água. Vale a pena passar a noite em alguma hospedagem por lá e admirar o céu estrelado.

Como chegar | pela trilha T02 ou de barco.

1.7. Praia dos Meros

Uma das mais bonitas de Ilha Grande, a Praia dos Meros é um paraíso deserto só acessado por barco. 

Seu mar tem um tom esverdeado que é impressionante. Fiquei horas deitada na sua faixa de areia branquinha só sentindo a brisa do mar.

Suas águas calmas e cristalinas são perfeitas para a prática de snorkel e mergulhar. Por lá, a vida marinha é riquíssima. Prepare-se para ver muitos peixes e tartarugas.


Como chegar | passeio de barco.

1.8. Ilhas Botinas

Ao planejar o que fazer em Ilha Grande, vale também considerar as Ilhas Botinas. São duas pequenas ilhas de Angra dos Reis que podem ser visitadas saindo de Ilha Grande.

O cenário paradisíaco lembra o Caribe. As duas ilhas são envolvidas por um mar transparente e azul. É o lugar perfeito para mergulhar e apreciar a vida marinha.

Como chegar | as Ilhas Botinas fazem parte do roteiro do passeio de lancha Ilhas Botinas + Praias de Angra dos Reis.

1.9. Lagoa Azul 

Sabe aquele filme clássico de Sessão da Tarde? Pois é, o cenário das telinhas inspirou o nome desse lugar.

Localizada na Ilha dos Macacos, a Lagoa Azul não é uma praia e sim uma piscina natural com mar calminho. As águas por aqui são realmente azuis, com uma beleza de encher os olhos.

O que fazer em Ilha Grande - Lagoa Azul
Lagoa Azul: um paraíso em Ilha Grande. Foto: Ana Carolina no Nascimento Guimarães / CC BY-SA

O lugar é tão belo quanto famoso. Por isso, é comum estar cheio de embarcações e turistas flutuando na água com snorkel para ver peixinhos.

1.10. Lagoa Verde

A Lagoa Verde pode até ser um pouco menos famosa que a Lagoa Azul, mas, com certeza, é igualmente bonita. Como seu nome já diz, suas águas são verdes.

O que fazer em Ilha Grande - Lagoa Verde
A encantadora Lagoa Verde. Foto: Glauco Umbelino / Flickr

Por lá, você vai encontrar corais esverdeados que existem em poucos lugares do planeta. Suas águas transparentes e calmas são um convite à contemplação da vida marinha riquíssima do lugar.

Como chegar | passeio de barco.

2. Cachoeiras em Ilha Grande

O turismo de Ilha Grande vai além das praias. O arquipélago também oferece várias cachoeiras perfeitas para um mergulho refrescante.

A principal delas é a Cachoeira da Feiticeira. Sua queda d’água de 15 metros de altura faz a alegria dos aventureiros que praticam rapel ali. A cachoeira ainda conta com uma piscina natural e um escorregador de pedras super divertido.

O que fazer em Ilha Grande - Cachoeira da Feiticeira
A piscina natural da Cachoeira da Feiticeira. Foto: Marianna Goret Rosa / CC BY-SA

Outra cachoeira que indico é a Cachoeira dos Escravos, mais conhecida como Poção. Ela tem água bem clarinha e uma profundidade de 6 metros. O pessoal se diverte no escorregador de pedras, que cai direto em sua piscina natural. 

Como chegar | Cachoeira da Feiticeira: pela trilha T02 em sentido à cachoeira ou alugar um táxi boat para te deixar na Praia da Feiticeira, bem próxima à cachoeira. Cachoeira dos Escravos: pela trilha T02. 

3. Trilhas em Ilha Grande

Se você gosta de trilhas, Ilha Grande é um verdadeiro paraíso! São 16 trilhas oficiais, que são identificadas de T01 a T16. Elas são de perder o fôlego, não só pela dificuldade do percurso, mas também pelas belezas naturais do caminho.

A maioria delas dá para fazer um bate e volta. Mas, para quem tem mais disposição, também há trilhas mais longas e bem mais pesadas.

Todas as trilhas oficiais são bem sinalizadas, com placas que indicam a direção e os atrativos das trilhas. 

Separei aqui as principais trilhas em Ilha Grande para você conhecer:

  • T01 – Circuito do Abraão – 2 km | trilha super tranquila para conhecer as praias Preta e do Galego, o Poção, o Aqueduto e as Ruínas do Lazareto.
  • T02 – Aqueduto – Saco do Céu – 6 km | ao chegar no Aqueduto pela T01, você pode pegar a T02, que leva até Saco do céu. Tem nível médio e passa por: Cachoeira da Feiticeira, Praia do Iguaçu, Praia da Camiranga, Praia de Perequê, Praia de Fora, Manguezal, Praia do Galo e, por fim, Saco do Céu. 
  • T10 – Abraão – Praia de Palmas – Praia de Pouso – 6 km | bastante movimentada, com nível médio. Ela oferece dois caminhos: o primeiro passa pela Praia da Julia, Praia da Ezquinha, Praia Comprida, Praia da Crena e Praia de Abraãozinho. O outro caminho passa pela Praia de Palmas, onde a subida é bem íngreme, depois você segue para a Praia de Mangues até a Praia do Pouso.
  • T11 – Praia de Pouso – Lopes Mendes – 1,2 km | Uma trilha curta e fácil que leva até à famosa praia de Lopes Mendes. Total de meia horinha de caminhada.
  • T14 – Abraão – Dois Rios – 7 km | Se você tem disposição, vale encarar essa trilha que leva até a Praia de Dois Rios. No caminho, você ainda passa pela Piscina do Soldado, um poço natural relaxante.
  • T15 – Dois Rios – Caxadaço – 4,2 km | Percurso em mata fechada que leva até a Praia de Caxadaço, considerada uma das melhores de Ilha Grande. Embora seja sinalizada, é recomendado fazer com guia.

4. Passeios de barco em Ilha Grande

Fazer um passeio de barco em Ilha Grande é um item quase imprescindível em seu roteiro de viagem. Isso porque a maioria das praias do arquipélago só podem ser acessadas por barco ou por trilhas – muitas vezes longas e difíceis.

Feitos de escuna ou lancha, os passeios costumam partir de manhã e ter de 5h a 8h de duração, a depender do roteiro. Os valores variam entre a alta e a baixa temporada.

Listei os principais passeios de barco oferecidos em Ilha Grande, com tempo total de passeio e pontos visitados:

  • Volta à Ilha | É o que mais indico para conhecer as principais praias da ilha: Praia Caxadaço, Praia Parnaioca, Praia Aventureiro, Praia dos Meros, Maguariquessaba e Japariz. Passeio de lancha com duração de 8h. Confira valores.
  • Meia Volta | Lagoa Azul, Lagoa Verde, Praia de Japariz, Praia do Amor, Praia da Camiranga e Maguariquessaba. Passeio de lancha com duração de 6h.
  • Super Sul | Ilha de Jorge Greco, Praia Dois Rios, Praia Caxadaço e Praia Lopes Mendes. Duração: 8h.
  • Ilhas Paradisíacas (ou Ilhas de Angra) | Passeio pelas ilhas e praias de Angra dos Reis. O percurso pode variar de acordo com a agência. Normalmente estão incluídas as seguintes paradas: Ilha da Gipóia (Praia do Dentista, Praia da Piedade, Praia das Flechas), Ilha Botinas, Ilha de Cataguases, Ilha Secreta e Lagoa Azul. Passeio de lancha ou escuna com duração de 5 a 7h.
  • Gruta do Acaiá  | Gruta do Acaiá, Lagoa Azul, Lagoa Verde, Praia do Amor (Saco do Céu) e Praia da Crena. Passeio de flex boat com duração de 7h.
  • Lopes Mendes | Praia de Mangues, Pouso, Santo Antônio, caminhada até Lopes Mendes. Passeio em táxi boat ou escuna com duração entre 5 a 7h. 
  • Lagoa Azul | Lagoa Azul, Praia de Japariz. Outras paradas podem ser na Praia da Camiranga, Araçá e Freguesia de Santana. Passeio em escuna ou lancha com duração entre 6 a 7h. 

5. Vila do Abraão

Principal porta de entrada dos turistas, a Vila do Abraão é a área urbana de Ilha Grande, onde se concentram pousadas, restaurantes, agências de turismo e comércios.

Também conhecida como “capital da Ilha Grande”, essa charmosa vila é a mais antiga do arquipélago. Vale a pena separar um tempinho do seu roteiro para passear por lá.

Cheia de história, ela abriga pontos turísticos importantes, como o Aqueduto do Abraão,  construído em 1893 por ordem do Dom Pedro II, e as Ruínas do Lazareto, que funcionou como um hospital de quarentena até 1913.

Outra atração histórica por lá é a Igreja de São Sebastião, construída há mais de 150 anos, antes da visita de Dom Pedro II à fazenda que existia naquela área.

Da vila também sai a trilha T01 (Circuito do Abraão), que é mais curtinha e passa pelas principais atrações históricas e naturais da região.

Turismo em Ilha Grande: dicas extras

Tenho mais algumas dicas importantes para você curtir sua viagem ao máximo!

Como chegar em Ilha Grande

Uma das dúvidas frequentes de quem planeja uma viagem à Ilha Grande é como chegar até lá. Afinal, estamos falando de uma ilha onde carros não são permitidos.

Então, para chegar até a ilha, você precisa deixar seu carro no continente e pegar um barco. Há três cidades que oferecem o trajeto de barco até Ilha Grande: Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba.

Veja as empresas que realizam os trajetos nessas três cidades:

Partindo de Angra dos Reis

Chegando em Angra dos Reis, há duas formas de seguir até Ilha Grande: de barcas e de fast boats (barcos rápidos).

As barcas são operadas pela empresa CCR e partem do Cais da Lapa, no centro de Angra, em direção à Vila do Abraão, em Ilha Grande. O trajeto dura de 1h10 a 1h30. Consulte os horários e valores de ida e volta no site da CCR Barcas.

Já os fast boats saem do cais Santa Luzia, também em direção à Vila do Abraão, em Ilha Grande. As empresas que operam os fast boats são a Objetiva, a Doce Angra e a Angra dos Reis Turismo. Acesse o site das empresas para conferir os horários, valores de ida e volta e também para a compra dos tickets.


Partindo de Conceição de Jacareí

No cais de Conceição de Jacareí, há opções de fast boats e escunas, que levam até a Vila do Abraão, em Ilha Grande. Os fast boats realizam o trajeto em apenas 15 minutos, já as escunas demoram, em média, 50 minutos.

As empresas responsáveis pelos fast boats são a Objetiva – também responsável pelas escunas – e a Vila Nova Tour. Para saber os valores e os horários, é só acessar o site das empresas.

Partindo de Mangaratiba 

O embarque para Ilha Grande é feito no Cais de Mangaratiba, no centro da cidade e próximo à rodoviária. A CCR Barcas é responsável pelo trajeto, porém os horários são bem restritos. Por conta disso, essa opção é a menos flexível, já que você precisará chegar a tempo dos horários das barcas, que podem ser acessados no site da CCR.

Onde ficar em Ilha Grande

A rede hoteleira de Ilha Grande se concentra na Vila do Abraão, mas você pode encontrar pousadas mais sossegadas e rústicas em outras praias e vilas da ilha.  

Conheça as três principais regiões para se hospedar em Ilha Grande:

Vila do Abraão | é a mais completa em termos de estrutura turística, oferecendo várias opções de pousadas, além de restaurantes, bares, lojas e agências de turismo. Um ponto positivo dessa região é a localização, já que a maior parte dos passeios de barco partem daqui. Uma boa opção de hospedagem na vila é o Lonier Praia Inn Flats.

Enseada de Araçatiba | é a segunda vila mais desenvolvida de Ilha Grande. Com um clima tranquilo e rústico, reúne boas acomodações. Porém, a oferta de restaurantes e bares é um pouco menor. Além disso, só é possível acessar a enseada por Angra dos Reis. Minha dica de hospedagem por aqui é a pousada Mar da Lua.

Praia Vermelha | é uma pequena comunidade perto da Praia Grande de Araçatiba. Por aqui, é possível encontrar algumas pousadas que já têm restaurantes e estrutura para passeios por Ilha Grande. Uma das melhores opções de hospedagem na região é a Pousada Lagamar.

Quer descobrir as melhores hospedagens em Ilha Grande? Então confira o nosso post com sobre onde ficar em Ilha Grande nas 5 principais regiões.

Onde comer: restaurantes em Ilha Grande

Ilha Grande oferece uma boa variedade de restaurantes, sendo que a maior parte deles se concentra na Vila do Abraão. Separei alguns que você não pode deixar de conhecer durante sua estadia na ilha:

  • Restaurante Lua e Mar | tem uma localização privilegiada na baía da vila e serve pratos incríveis de frutos do mar, com destaque para a moqueca de peixe com camarão e banana.
  • Kiosk Bistrô | é um bar e restaurante mais sofisticado, com pratos apetitosos, bons drinks e chopp artesanal, pra sair satisfeito.
  • Steak’ n Beach | uma boa pedida para admirar o mar e um belo pôr do sol. Oferece opções de drinks, cervejas e cardápio bem variado que inclui carnes, frutos do mar, petiscos e vegetarianos. 
  • Las Sorrentinas | com decoração rústica e super charmosa, é um restaurante especializado em massas. É uma boa opção para jantar.
  • Ateliê Cafeteria | ótimo para apreciar um bom café após o almoço, serve pratos deliciosos de frutos do mar.

Melhor época para ir a Ilha Grande

A alta temporada em Ilha Grande acontece entre os meses de novembro a março. Em feriados prolongados e férias escolares, o movimento também costuma ser intenso.

Como era de se esperar, durante a alta temporada, os preços vão lá em cima. Para economizar, minha dica é viajar para Ilha Grande na baixa temporada entre os meses de abril até outubro

No verão, chove bastante na ilha. Se pretende viajar nessa época, é bom ter uns dias a mais de viagem para remarcar os passeios. Já no inverno, além de os preços estarem mais baixos, o céu fica azulzinho, porém o clima é mais frio.

Levando tudo isso em consideração, saiba que uma viagem à Ilha Grande pode ser maravilhosa em qualquer época do ano, a escolha vai depender da sua agenda e orçamento.

Quanto tempo ficar em Ilha Grande

Para aproveitar as principais atrações e passeios em Ilha Grande, é legal reservar, pelo menos, 4 dias de viagem. 

Há muitas praias, trilhas e lugares históricos para conhecer, então se puder ficar mais tempo na ilha, você não irá se arrepender!

Sugestão de roteiro Ilha Grande

Montei uma sugestão de roteiro considerando 4 a 5 dias na ilha. Confira só:

Roteiro Ilha Grande 4 a 5 dias

  • Dia 1 | Chegada + Praias da Vila do Abraão
  • Dia 2 | Praias de Lopes Mendes, Pouso e Santo Antônio (barco ou trilha)
  • Dia 3 | Passeio de barco: Volta à Ilha
  • Dia 4 | Praia de Dois Rios e Presídio OU Cachoeira e Praia da Feiticeira
  • Dia 5 | Outro passeio de barco OU trilha

Agora você já sabe tudo o que fazer em Ilha Grande!

Depois de conhecer os principais pontos turísticos e passeios de Ilha Grande, ficou fácil entender porque esse lugar é considerado um patrimônio da Unesco, não é mesmo?

Me conta nos comentários qual lugar de Ilha Grande você ficou mais curioso para conhecer e boa viagem!

Foto de destaque: Alexandrefutata / CC BY-SA.

Viajando pela Costa Verde, no estado do Rio de Janeiro? Confira também:

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

4 comentários em “O que fazer em Ilha Grande: dicas de passeios + melhores praias”

  1. Boa Noite.

    Conheci a Ilha agora em Março.
    Seu artigo é muito bom. Se tivesse lido antes me pouparia tempo e dinheiro. Contem informações preciosas para quem conhece ainda.
    Parabéns!

    Responder