Escrito por Adriana
30 de agosto de 2021

Buscando por lugares tranquilos e repletos de natureza? Você está no lugar certo: saiba tudo o que fazer em Lumiar, distrito encantador de Nova Friburgo RJ com vários atrativos e paisagens incríveis!  

Com uma beleza sem igual, esse delicioso destino no Rio de Janeiro é abraçado pelas montanhas repletas de vegetação da Mata Atlântica. Lumiar é o 5º distrito de Nova Friburgo – e o que não faltam por aqui são cachoeiras, rios, trilhas e esportes radicais para os mais aventureiros.

Ponte sobre a Cachoeira Toca da Onça
Ponte sobre a Cachoeira Toca da Onça. Foto: TMbux / CC BY-SA 3.0

O clima em Lumiar também é maravilhoso, e fica ainda melhor se você provar os pratos típicos da região, acompanhados de um bom vinho ou cerveja artesanal. 

Ficou curioso(a)? Então vem conferir tudo o que fazer em Lumiar RJ e deixe a sua viagem ainda melhor:

Aproveite e veja também:

O que fazer em Lumiar: seu guia completo de viagem

Nesse post, você vai ver:

Por que conhecer Lumiar 

Fundada às margens do Rio Macaé em 1820, o distrito de Lumiar possui raízes europeias bem fortes, principalmente da Suíça, já que Nova Friburgo foi fundada pelo rei Dom João VI com o objetivo de ser uma colônia suíça. 

Atualmente, o distrito tem cerca de 5 mil habitantes, que são muito receptivos com os turistas.  

Mas não se deixe enganar pelo tamanho: Lumiar é cheio de atrativos ecológicos, e por isso é o lugar perfeito para quem deseja se conectar com o melhor da natureza! 

Onde fica Lumiar 

Localizado na Serramar, região Serrana do Rio de Janeiro, Lumiar é o 5º distrito de Nova Friburgo, ficando a 30 km do centro da cidade e a 174 km da capital fluminense.  

Como chegar em Lumiar 

Pra quem vem da cidade do Rio de Janeiro de carro, existem três trajetos diferentes:  

  • Pela BR-101 até o município de Casimiro de Abreu, e depois seguindo pela Serramar na RJ-142 até chegar em Lumiar. São aproximadamente 173 km e 2h50 de viagem. É o caminho mais bonito por conta das paisagens da Serra, mas é preciso ter cuidado pois há várias curvas perigosas. 
  • Também pela BR-101 até a cidade de Itaboraí, onde você deverá pegar a saída para a RJ-116 até Nova Friburgo. Depois, basta seguir pela RJ-142 até o distrito de Lumiar. Esse trajeto tem cerca de 157 km e 2h35 de viagem. 
  • Pegando a Linha Vermelha e passando por Magé. Depois é só seguir pela BR-040 e RJ-116 até Nova Friburgo. De lá, basta ir pela RJ-142 por mais 30 km até chegar em Lumiar. Ao todo, são aproximadamente 172 km, levando cerca de 2h50 de viagem. 

Você também consegue chegar em Lumiar de ônibus, porém não há linhas diretas que ligam Rio de Janeiro a Lumiar. A melhor opção é pegar um ônibus na Rodoviária Novo Rio com destino a Nova Friburgo, Região Sul.  

Chegando ao terminal de Nova Friburgo, basta seguir para a Rodoviária Sul, que fica bem em frente. Lá há linha de ônibus urbanos que levam até Lumiar. Compre sua passagem online por aqui

Como circular em Lumiar 

A maioria das atrações de Lumiar ficam mais afastadas do centro, como as cachoeiras, poços e trilhas.  

Por isso o ideal é que você esteja de carro, que fica muito mais fácil de se locomover por lá. Em Lumiar não há agências que alugam veículos, mas em Nova Friburgo você consegue alugar um carro perfeito para a sua viagem. 

Também é possível fazer os passeios de jeep com uma agência de turismo local. Eles possuem roteiros que levam para os principais pontos turísticos de Lumiar. 

Onde ficar em Lumiar 

Apesar de ser bem pequeno, o distrito de Lumiar tem muitas opções de hospedagem, até mesmo opções 5 estrelas e com tudo o que tem direito.  

As acomodações em Lumiar ficam, resumidamente, em duas regiões: 

  • na região central, ali bem pertinho da Praça de Lumiar e dos bares e restaurantes; 
  • na área mais rural, cercada pela natureza e próxima às cachoeiras. 

Separamos aqui algumas indicações de hotéis e pousadas em Lumiar, para você escolher a que mais combina com você. Veja só: 

Onde ficar em Lumiar: centro 

Pousada Verde & Rio Lumiar – $$$ | localizada a 800 metros da Praça de Lumiar, tem quartos muito confortáveis e decoração rústica. É cercada pela natureza e fica a menos de 1 km do Poço Feio. Consulte valores

Nina-Flor Pousada Lumiar – $$$ | com vista para as montanhas e situada à beira do rio, também fica a menos de 1 km do centro e do Poço Feio. Os quartos são bem equipados e possuem utensílios de cozinha caso queira fazer uns lanchinhos. O café da manhã é incluso na diária. Consulte valores

Pousada Portal de Lumiar – $ | uma acomodação simples e econômica bem no centro de Lumiar. As donas da pousada são muito atenciosas e os quartos são bem limpos. No local ainda tem um balcão de turismo para tirar dúvidas sobre os passeios e atrativos do distrito. Consulte valores

Onde ficar em Lumiar: área rural, região das montanhas 

Parador Lumiar – $$$ | um hotel 5 estrelas em uma altitude de 850 metros em meio à Mata Atlântica. O lugar é puro aconchego, misturando o luxo com o rústico da natureza. A propriedade conta com salão de jogos, academia, spa e diversas atividades ecológicas. Consulte valores. 

Eco Resort Hotel Villa São Romão – $$$ | mais uma opção 5 estrelas em Lumiar. Esse resort fica a 21 km do centro, mas vai te proporcionar dias maravilhosos de lazer. Tudo é muito organizado e a decoração dos quartos é impecável. O resort também conta com diversas atividades de lazer e serviços de spa. Consulte valores.  

Pousada Encontro dos Rios – $$$ | o lugar perfeito para se conectar com a natureza, e pertinho do encontro dos rios. Os chalés rústicos são ótimos, muito bem equipados e decorados. Sem falar do café da manhã que é delicioso, e ainda garante uma vista incrível do Rio Macaé. Consulte valores

Espaço da Onça – $$ | mais um cantinho no meio da natureza para você relaxar. A propriedade possui um lago para pesca, parquinho infantil, área para piquenique e sauna. Consulte valores

Pousada Ribeirão da Floresta – $$ | lugar familiar e aconchegante, com uma infraestrutura excelente, oferecendo área externa com redes, salão de jogos e de leitura. Ainda há quartos mais sofisticados com ofurô. O café da manhã é delicioso e com alimentos direito da horta. Consulte valores

O que fazer em Lumiar: principais passeios e dicas de viagem 

O que não faltam em Lumiar são passeios ecológicos: o distrito de 5 mil habitantes é repleto de rios, cachoeiras, poços e trilhas em meio à natureza, que garantem cenários inesquecíveis da Mata Atlântica. 

E se você ainda não sabe tudo o que fazer em Lumiar, aqui você vai ficar por dentro dos principais atrativos do distrito, e ainda conferir as melhores dicas para deixar a sua viagem ainda mais incrível. Vem ver: 

  1. Centro de Lumiar 
  2. Cachoeiras e Poços 
  3. Encontro dos rios Macaé e Bonito 
  4. Rafting no Rio Macaé 
  5. Pedra Riscada 

1. Centro de Lumiar  

A Praça de Lumiar e o lago são o cartão-postal do centro. É aqui que você encontra diversos bares e restaurantes com cardápios nacionais e internacionais – não deixe de provar o fondue e a truta, pratos típicos da região. 

Para quem gosta de viajar e voltar com uma lembrancinha, há várias lojinhas de artesanato com trabalhos de artesãs locais.  

Apesar da calmaria, também é aqui que acontece o agito noturno – nada comparado aos grandes centros – e aos finais de semana rolam até shows de música ao vivo. 

Uma parada obrigatória é na Ranz Bier, bar da cerveja artesanal da serra fluminense. Um grande diferencial da cerveja Ranz são os ingredientes, como o açúcar mascavo, capim-limão, frutas e o mel da região, além de não levar nenhum aditivo químico.  


O espaço é bem bacana, com mesas ao ar livre e de frente para o lago. E além de beber uma boa cerveja artesanal, também há petiscos bem gostosos. 

Outro lugar bem animado aos finais de semana é o Espaço Nagib Pedro, uma galeria repleta de restaurantes com pratos bem diversificados e bebidas para todos os gostos. O local ainda tem um palco pequeno para shows ao vivo. 

Ainda no centro de Lumiar, você também pode conhecer a Praça do Coreto e a Praça Levy Ayres Bruts. 

2. Cachoeiras e poços 

Não dá pra falar sobre o que fazer em Lumiar sem mencionar essas deliciosas atrações naturais. Aliás, o destino ganhou fama graças às suas cachoeiras e poços de águas calmas e esverdeadas, e por isso é uma programação que não pode ficar de fora do seu roteiro. 

Distribuídas entre Lumiar, São Pedro da Serra e no bairro Boa Esperança, separamos as melhores cachoeiras e poços para você se deliciar:  

Cachoeira de São José 

Localizada em uma propriedade particular, o caminho que leva até a Cachoeira de São José é encantador, repleto de flores lindas, parecendo até um cenário de novela.  

Já a cachoeira não tem um poço muito grande, mas dá pra nadar à vontade. Sua queda de 15 metros de altura deixa o visual ainda mais bonito, é natureza para todos os lados!

Queda d'água formando o poço da Cachoeira de São José
A queda d’água da Cachoeira São José. Foto: TMbux / CC BY-SA 3.0

Outra coisa interessante é que, antes de fazer esse caminho até a cachoeira, há uma área de lazer super integrada ao ambiente, gerenciada pela família dona da propriedade. 

O local conta com piscina, além de um bar vendendo bebidas e petiscos. Tem mesas com cadeiras e até um espaço pra quem quiser estender uma toalha e pegar um solzinho.  

Por estar em uma área particular, é cobrado uma taxa de acesso. 

Como chegar | fica no bairro Boa Esperança, a 6 km do centro de Lumiar. 

Cachoeira Indiana Jones 

Não teria outro nome que combinasse tão bem! Quem já assistiu as aventuras de Indiana Jones vai entender perfeitamente o porquê de a cachoeira ter sido batizada com esse nome. 

Apesar de ter um acesso difícil, é um esforço que vale muito a pena. Antes de chegar até a queda d’água da Cachoeira Indiana Jones, você passa por um pequeno poço. Logo mais à frente, terá um caminho de formações rochosas que escorrem água, que formam um pequeno cânion com águas no joelho.

Caminho de pedras com corredeiras d'água até a Cachoeira Indiana Jones
Caminho até a Cachoeira Indiana Jones. Foto: TMbux / CC BY-SA 3.0

Em determinados pontos, é preciso se escorar entre as pedras para conseguir sair do cânion e chegar até o alto de uma rampa. A sensação é uma delícia, principalmente pra quem gosta desse tipo de aventura.  

O mais legal de tudo é você ter uma visão totalmente diferente das árvores, já que você consegue vê-las de baixo para cima. O final do percurso vai te levar para uma rampa que mais se parece com um escorrega natural. 

Mas fique atento pois, em dias chuvosos, não é possível passar pelo cânion. O caminho deverá ser feito por uma outra trilha, que leva a um dos poços da cachoeira.  

Como chegar | fica no bairro Boa Esperança, a 6 km do centro de Lumiar. Você passa por uma estrada de terra e com uma subida bem íngreme, e não é qualquer carro que consegue subir. Em dias de chuva, se o seu carro não for um 4×4, é melhor não arriscar. 

Cachoeira Toca da Onça 

O lugar perfeito para passar um dia inteirinho com a família ou grupo de amigos. Muito bem estruturada, a Cachoeira Toca da Onça é outro ponto imperdível pra quem procura o que fazer em Lumiar. 

Poço da Cachoeira Toca da Onça com pedras e cercada por natureza
Cachoeira Toca da Onça. Foto: TMbux / CC BY-SA 3.0

De água esverdeada, a cachoeira parece mais uma prainha, com várias piscinas naturais. Lá você encontra um pequeno restaurante, estacionamento, banheiros, área para fazer piquenique e até mesmo camping. O local também é ótimo para canoagem e boia-cross . 

Como chegar | fica a 10 km do centro de Lumiar, e o acesso é feito pela ponte onde passa o encontro dos rios. 

Cachoeira Paraíso Vertical 

A atração perfeita para quem está procurando o que fazer em Lumiar com uma boa dose de aventura: a Cachoeira Paraíso Vertical é muito procurada para a prática de cascading, o famoso rapel em cachoeiras. 

A cachoeira tem cerca de 30 metros de altura. Para chegar até ela, é necessário fazer uma trilha que dura cerca de 4 horas (ida e volta), passando por rios, riachos e escaladas em paredões com o auxílio de cordas. 

Vale ressaltar que, para conhecer a Cachoeira Paraíso Vertical, é necessário estar acompanhando de um guia local experiente. 

Poço da Giannini 

Bem próximo ao centro de Lumiar, fica o Poço da Giannini. Ele não é o mais famoso e nem o mais visitado mas, por estar tão pertinho, vale a pena ser visitado. 

A queda dele é bem pequena, e parece ser bem mais um rio do que uma cachoeira. Há bastante pedras e correnteza, mas dá pra ficar na beirinha se refrescando. 

Como chegar | fica no km 22,5 na Estrada Mury, do lado direito da pista, bem perto da entrada do Poço Feio. 

Poço Feio 

Apelidado de “praia de Lumiar”, o Poço Feio (que de feio não tem nada!) possui águas esverdeadas e muita natureza ao redor.  

Formando uma piscina natural, o poço tem espaço de sobra para nadar, boiar e relaxar, e ainda há uma parte de areia onde os visitantes costumam ficar. No local você também encontra um restaurante, sauna e uma tirolesa que atravessa o poço, que são pagos a parte.

Águas esverdeadas do Poço Feio em Lumiar
Poço feio e sua beleza natural. Foto: TMbux / CC BY-SA 3.0

Por conta do fácil acesso e proximidade do centro, ele sempre fica bem cheio, principalmente aos finais de semana, feriados e dias de calor. 

O acesso ao poço é pago, já incluso o estacionamento. 

Como chegar | fica a apenas 1 km do centro de Lumiar, com fácil acesso. Há placas sinalizando o local. 

Poço Verde 

Pouquíssimo conhecido, até mesmo pelos habitantes de Lumiar, o Poço Verde é um paraíso perdido na estrada que liga o distrito a Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.  

Por ter uma trilha de dificuldade média, esse poço só pode ser acessado com a presença de um guia.  

Com águas em tons de esmeralda e bem mansinhas, o poço fica em uma área do Rio Macaé em que é possível tomar aquele banho bem refrescante e relaxante – ainda mais depois de uma boa caminhada.  

O visual é incrível, e garante belas paisagens da natureza ao redor.  

Por estar bem afastado, não há nenhum tipo de estrutura, como restaurantes ou banheiros. Caso queira ficar um tempinho por lá, leve alguns lanchinhos e sacolas para recolher todo o lixo. 

Como chegar | fica a 3km de Lumiar, na estrada para Casemiro de Abreu, na RJ-142. 

Poço Belo 

O Poço Belo é um dos lugares mais visitados do distrito, e por isso não pode ficar de fora do seu roteiro sobre o que fazer em Lumiar. 

Ele possui uma queda d’água pequena, mas que forma um poço delicioso para banho – e sempre está lotado. Uma dica é você chegar um pouco mais cedo. O local é ideal para quem viaja com crianças, pois o poço é bem tranquilo e não possui correntezas.  

Se quiser um lugar mais vazio e reservado, do lado direito do poço há um caminho que leva para outros poços menores. 

Na estrada, do lado oposto do poço, há um bar que faz pastéis de broto de bambu, que desperta a curiosidade dos turistas, que sempre acabam provando. 

Como chegar | o poço fica literalmente na beira da estrada, no bairro de Boa Esperança, a 6 km de Lumiar. 

3. Encontro dos rios Macaé e Bonito 

Se você ama espetáculos da natureza, não vai faltar o que fazer em Lumiar – e um deles é o encontro dos rios Macaé e Bonito.  

Muito procurado para a prática de rafting (a gente também vai mostrar aqui), o encontro dos rios tem um visual inesquecível, e muitos turistas vão até o local só para admirar a beleza e a força das águas do Rio Macaé.


Encontro dos rios Macaé e Bonito em Lumiar
A força surpreendente do encontro dos rios Macaé e Bonito. Foto: André / Flickr

Logo depois da ponte, tem uma trilha de 200 metros à direita, que leva para a parte mais mansa do rio. Há “piscininhas naturais” entre as pedras, e é um convite irrecusável para um banho. 

Em épocas de alta temporada, esse trecho costuma ficar bem cheio, e o ideal é você chegar mais cedo. 

Nessa parte do rio não há nenhuma estrutura turística, mas um pouco mais adiante da ponte, do lado esquerdo, há o Bar do Encontro. Bem na beira do Rio Macaé, o bar oferece chuveirão, banheiro e mesas em uma área gramada, além de petiscos e tacos bem gostosos. 

Como chegar | o encontro dos rios fica a aproximadamente 6 km do centrinho de Lumiar. O acesso é fácil e por estrada asfaltada até a ponte, onde deve estacionar o seu carro e seguir caminhando. 

4. Rafting no Rio Macaé 

Mais uma atividade com muita adrenalina para fechar sua viagem para Lumiar com chave de ouro! 

O rafting no Rio Macaé é considerado um dos melhores no estado do Rio de Janeiro, e leva cerca de 45 minutos descendo pelas corredeiras e redemoinhos do rio.

Ponte do Encontro dos Rios em Lumiar com local para rafting
Ponte que marca o Encontro dos Rios também é local de rafting. Foto: TMbux / CC BY-SA 3.0

Em Lumiar, a agência Lumiar Aventura é super recomendada para realizar essa atividade. Todos os condutores são treinados em primeiros socorros e em resgate de rafting. E antes de começar a aventura, você recebe todas as instruções e equipamentos de segurança. 

Eles oferecem três pacotes diferentes:  

  • percurso 1 – Alto Macaé (nível médio, classe I a III);  
  • percurso 2 – Radical Macé (nível alto, apenas para quem já fez rafting de classe IV); 
  • Percurso 3 – Baixo Macaé (nível fácil, classe I e II, podendo ser feito por pessoas de várias idades e por pessoas que nunca fizeram rafting antes). 

Outra opção é você fechar um Rafting no Rio Macaé saindo do Rio de Janeiro. O pacote inclui a atividade e transfer ida e volta do Rio de Janeiro. Esse é mais recomendado para quem quer fazer exclusivamente a atividade, pois não terá tempo de curtir outros pontos turísticos de Lumiar. 

5. Pedra Riscada 

Essa é para os trilheiros de plantão: a Pedra Riscada é um atrativo imperdível para quem procura o que fazer em Lumiar RJ.  

Em uma trilha de aproximadamente 3 km de extensão dentro da mata nativa, você chega até a Pedra Riscada. Daqui você poderá apreciar uma vista de tirar o fôlego do distrito de Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança -tudo em meio às montanhas e muita natureza. 

Já o nome da pedra se dá por conta do processo de erosão que acontece há milhões de anos, deixando a pedra com várias rachaduras.  

A trilha em si não é tão difícil, pois na maior parte do tempo ela é bem aberta. Mas há pouca sinalização, exceto por algumas fitinhas amarelas demarcando o caminho.  

Ao chegar quase no cume da pedra, o caminho fica mais íngreme e um pouco mais difícil, em que algumas pedras precisam ser escaladas, mas há cordas e escadas para ajudar a subir.  

Como chegar | o início da trilha fica no km 3 da Rodovia Serramar. 

O que fazer em Lumiar no inverno  

O inverno é a melhor época para aproveitar o clima da região, principalmente na parte gastronômica, pois acontecem festivais com muita comida boa, além de vinhos maravilhosos. 

O centrinho do distrito fica bem movimentado, e aos finais de semana sempre tem um show de música ao vivo por lá.  

Já em relação aos passeios ao ar livre, como trilhas e banhos em cachoeiras, não é todo mundo que consegue aguentar as temperaturas mais baixas, podendo chegar até os 15 graus. Mas ainda assim, é possível relaxar e ficar admirando a natureza. 

O que fazer em Lumiar no Verão 

Diferente do inverno, as cachoeiras, rios e poços ficam lotados de banhistas, que se refrescam em dias de muito sol.  

As atividades mais radicais, como rafting, boia-cross e rapel também são mais procuradas, já que o tempo na maioria das vezes está favorável.

Corredeiras no Poço Feio
Corredeiras no Poço Feio. Foto: TMbux / CC BY-SA 3.0

Já a parte noturna no centro de Lumiar permanece da mesma forma, sempre muito animado, cheio e com comida boa nos restaurantes. 

Onde comer: melhores restaurantes em Lumiar 

Em Lumiar, há restaurantes para todos os paladares. A gastronomia local é maravilhosa, principalmente no inverno com pratos típicos.  

A maioria deles ficam ao redor da Praça de Lumiar, em ambientes bem legais e animados. Aos finais de semana, sempre há música ao vivo. Algumas indicações para se comer bem são: 

  • Ranz Bier – $$ | para provar a cerveja artesanal nascida e criada na serra fluminense e provar os petiscos deliciosos. 
  • Espaço Nagib Pedro – $$ | uma espécie de galeria onde há diversos restaurantes, desde pratos nacionais, até pratos internacionais. 
  • Armazém da Serra – $$ | delícia de lugar, muito aconchegante, especializado em pratos brasileiros. 
  • Pizzaria Girassol da Terra – $$ | para quem não dispensa uma boa pizza. Há vários sabores, um mais gostoso que o outro. 
  • Truta na Pedra – $$ | ambiente agradável, com chopp artesanal e pratos deliciosos – com destaque para a truta na pedra, que dá o nome ao restaurante.  
  • Spaghetti – Cozinha Italiana – $$$ | esse restaurante fica em São Pedro da Serra, mas é uma ótima opção pra quem quer investir em uma boa experiência gastronômica, já que é considerado o melhor restaurante de massas da região. 

Mais dicas de viagem para Lumiar 

Quantos dias ficar em Lumiar 

Um final de semana inteirinho é mais que suficiente para se refrescar nas cachoeiras de Lumiar e curtir o centrinho durante a noite. 

Se quiser aproveitar para fazer outros passeios pela região, como São Pedro da Serra, 4 dias são perfeitos. 

Melhor época para conhecer Lumiar 

O distrito de Lumiar pode ser visitado em qualquer época do ano, e em cada estação você vai curtir uma experiência diferente. 

No verão, fica ainda mais gostoso de se banhar nas cachoeiras e se aventurar no rafting no Rio Macaé. No entanto, é comum haver pancadas de chuva por conta das temperaturas altas, mas elas são bem rápidas.

Já o inverno é ideal para aproveitar o friozinho da serra e pratos típicos da região – eu sou suspeita para falar porque AMO essa época do ano! 

Também é no inverno que acontece o Festival Sesc de Inverno, trazendo para Lumiar diversas atividades culturais.  

O outono e primavera também são ótimos para conhecer Lumiar, ainda mais se você prefere evitar lugares lotados. Em novembro acontece o Festival da Truta – um prato super procurado na região. 

Quanto custa uma viagem para Lumiar 

Fizemos uma média de gastos por pessoa em uma viagem para Lumiar saindo do Rio de Janeiro, colocando os principais custos durante a sua estadia por lá: 

Transporte 

  • Carro saindo do Rio de Janeiro | aproximadamente R$295 
  • Ônibus saindo do Rio de Janeiro | aproximadamente R$120 

Hospedagem 

Média de R$250 por diária em quarto duplo.  

Alimentação 

Média diária de R$80 (almoço + jantar) por pessoa, sem incluir café da manhã e lanches. 

Passeios 

  • Rafting no rio Macaé | a partir de R$160 
  • Cachoeira de São José | R$4 por pessoa 
  • Poço Feio | R$10 por pessoa 

Roteiro Lumiar: sugestão para 3 dias 

Ainda não sabe como planejar o seu roteiro? Não precisa se preocupar: trouxemos uma sugestão de roteiro de 3 dias para você aproveitar tudo o que fazer em Lumiar: 

Dia 1 

  • Centrinho de Lumiar/Cervejaria Ranz 
  • Trilha da Pedra Riscada 
  • Poço Giannini 
  • Poço Feio 

Dia 2 

  • Cachoeira de São José 
  • Cachoeira Indiana Jones 
  • Poço Belo 
  • Poço Verde 

Dia 3 

  • Cachoeira Toca da Onça 
  • Encontro dos Rios/rafting no Rio Macaé 
  • Cachoeira Paraíso Vertical 

Você também pode combinar perfeitamente um roteiro para Lumiar com São Pedro da Serra, outro distrito de Nova Friburgo com cachoeiras incríveis, a menos de 5 km de distância. 

Mapa de Lumiar 

Confira a localização dos pontos turísticos de Lumiar: 


Não se esqueça do seguro viagem! 

Nós sempre reforçamos a importância de viajar com um seguro viagem, mesmo para destinos nacionais.  

Muitos planos de saúde não possuem cobertura nacional e, caso algum imprevisto aconteça durante a sua viagem para Lumiar, você não estará coberto. Você pode tirar todas as suas dúvidas lendo o nosso post sobre como funciona o seguro viagem nacional

Com um seguro viagem, você tem a garantia de resolver problemas relacionados ao voo, extravio de bagagem, perda ou furto de documentos e até mesmo coberturas médico-hospitalares. Há planos que também cobrem a prática de esportes radicais, o que é bem importante para uma viagem em Lumiar. 

Por isso, nós indicamos que você faça uma pesquisa em nossa página de seguros. Lá você encontra os melhores preços e pode garantir até 10% de desconto (5% com o nosso código EMALGUMLUGAR5 e + 5% para pagamento à vista no boleto).  

Planejar tudo o que fazer em Lumiar ficou muito mais fácil! 

Se você pensou que não havia muito o que fazer em Lumiar, se enganou direitinho, viu?! Apesar de pequeno, o distrito conta com diversos passeios e pontos turísticos.  

O clima é uma delícia, tem comida boa e não vão faltar cachoeiras, rios e poços para você se refrescar! 

Agora conta pra gente: o que você mais quer conhecer em Lumiar? 

Foto em destaque: Cachoeira Indiana Jones, fotógrafo: TMbux / CC BY-SA 3.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário