Escrito por Adriana
18 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Com águas cristalinas e boas ondas, ela é reconhecida internacionalmente por seus campeonatos de surf, além de ser lar do surfista campeão mundial Gabriel Medina e de outros talentos do esporte.

Diferente do que muitos pensam, Maresias não é uma cidade, mas sim um distrito do município de São Sebastião, uma estância balneária localizada perto do famoso arquipélago de Ilhabela.

Além da popular Praia de Maresias, o destino também conta com várias atrações como cachoeiras, trilhas e muita aventura em meio à Mata Atlântica, como rapel, parapente e passeios de bike.

O que fazer em Maresias: Praia do Camburi
A Praia de Camburi é considerada uma das mais bonitas de São Sebastião.

Além das praias e ecoturismo, Maresias ainda oferece uma vida noturna agitada, cheia de bares, festas e casas noturnas – que fazem a alegria dos mais jovens. Sua estrutura também inclui bons restaurantes e opções de hospedagens de alto nível.

Pronto(a) para descobrir tudo o que fazer em Maresias? Fiz um guia completo com as melhores atrações do destino, além de dicas de viagem super importantes. Vem comigo!

  1. Praia de Maresias (Praça do Surf, Canto do Moreira e Canto da Barra
  2. Beco da Mulher Maravilha 
  3. Trilha do Oleoduto 
  4. Passeio de bicicleta pela Mata Atlântica 
  5. Praia de Paúba, trilha e rapel
  6. Praia de Santiago
  7. Praia de Calhetas, Cachoeira de Calhetas e Rapel 
  8. Praias do Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande 
  9. Praias do Camburi e Camburizinho
  10. Praia da Jureia
  11. Trilha do Ribeirão de Itu (Cachoeira + rapel da Pedra Lisa, Cachoeira da Hidromassagem e Cachoeira Samambaiaçu) 
  12. Voo de Parapente  
  13. Circuito de Tirolesas Jequitibás 
  14. Noite em Maresias 
  15. Festivais em Maresias 
  16. Restaurantes em Maresias 

Direto ao Ponto: Maresias

  • A Praia de Maresias é a principal atração da região. Além de boas ondas para surfar e muitas opções de esportes para brincar em sua faixa de areia, a praia conta com vários restaurantes, bares e beach clubs.
  • Não deixe de apreciar as belezas naturais da Mata Atlântica nas trilhas de Maresias. A Trilha do Oleoduto oferece uma vista panorâmica da Praia de Maresias, enquanto a trilha do Ribeirão de Itu tem cachoeiras deliciosas em seu percurso.
  • Se gosta de esportes, Maresias tem boas opções de passeio, como tour de bicicleta, rapel e trilha dos mirantes, voo de parapente e circuito de tirolesas.
  • Se tiver tempo, inclua outras praias da região no seu roteiro. Recomendo a Praia de Calhetas, a Praia Toque-Toque Pequeno e a Praia de Camburi.
  • A noite é agitada em Maresias! A região reúne diversos barzinhos e casas noturnas, como a Sirena, uma das mais populares por lá.
  • Quando a fome bater, minha sugestão de restaurante é o Ravenala, que fica dentro da Pousada Porto Mare, onde me hospedei durante minha estadia em Maresias.

1. Praia de Maresias 

Uma das praias mais famosas do litoral norte de SP, a Praia de Maresias é o principal atrativo da região. Cercada por montanhas e com um mar azul, ela me ganhou pela beleza.

Além de ter umas das melhores ondas para surf no Brasil, suas águas cristalinas são perfeitas para um mergulho. Mas, tome cuidado, além de ser uma praia de tombo, as ondas por aqui são fortes mesmo!

Com quase 5 km de extensão, a faixa de areia da Praia de Maresias tem espaço para tudo: desde esportes, como futebol de areia, futevôlei e slackline, até excelentes opções de restaurantes e bares.

O que fazer em Maresias: Praia de Maresias
Além das suas ondas, a Praia de Maresias é cercada pela Mata Atlântica. Foto: Jorge Morales Piderit

O clima é super animado e a praia está quase sempre lotada. Ainda assim, garanto que você vai encontrar um espacinho na areia para curtir o dia.

Uma curiosidade é que o nome da praia vem do leve nevoeiro – chamado maresias –  que se forma quando as ondas estão bem agitadas.

Continue a leitura para conhecer alguns points famosos da Praia de Maresias:

Praça do Surf 

Situada no lado esquerdo da praia, a Praça do Surf é um local que reúne feirinha de artesanato, pista de skate e playground para crianças, além do Centro de Informações Turísticas. 

Por lá, também oferecem vários passeios pela região, bem como de aulas de surf. Nesse canto da praia, você ainda vai encontrar vários restaurantes e comércios que ficam na beira da rodovia que dá acesso à praia.

Canto da Barra 

Ainda no canto esquerdo da praia, o Canto da Barra é o lugar de ondas mais tranquilas da Praia de Maresias, indicado para famílias com crianças. 

Nessa parte deságua o Rio Maresias. Infelizmente, quando estive lá, ele estava poluído e levando esgoto para o mar. Quem sabe você não tenha mais sorte que eu quando estiver lá.

Canto do Moreira 

Enquanto o Canto da Barra é o lugar de ondas mais tranquilas, o Canto do Moreira é o lugar preferido dos surfistas, com ondas bem fortes.

Esse é um canto mais vazio da praia, então se quiser um espaço mais tranquilo e sem muita gente, recomendo o lado direito da praia.

2. Grafite no Beco da Mulher Maravilha 

Um lugar que você não pode deixar de conhecer na Praia de Maresias é o Beco da Mulher Maravilha. Ele fica na entrada 8 da praia e se trata de um corredor cheio de grafites super bonitos.

É um cantinho para lá de instagramável para fazer aquela foto de recordação da sua viagem a Maresias. Seu nome é uma alusão ao Beco do Batman, localizado na cidade de São Paulo.

3. Trilha do Oleoduto

A Trilha do Oleoduto leva a um mirante com uma vista panorâmica da Praia de Maresias, que, inclusive, é um dos cartões-postais da cidade. 

Ela fica entre as praias de Boiçucanga e Maresias, logo no início da descida da serra antes de chegar em Maresias. Você pode deixar seu carro estacionado do lado da pista e seguir a pé por uma estrada de terra do lado direito da estrada principal.

4. Passeio de bicicleta pela Mata Atlântica 

Que Maresias é cheia de belezas naturais você já está sabendo. Mas, agora, você sabia que você pode conhecer toda essa exuberância da Mata Atlântica em um tour de bicicleta? É um passeio e tanto para os mais aventureiros e amantes da natureza.

Com duração de 3 horas, o Tour de Bicicleta por Maresias tem cerca de 7 km e passa pelas principais ruas do distrito. Uma das paradas inclui o Beco da Mulher Maravilha que citei mais acima.

Depois o passeio segue para um dos atrativos mais populares de Maresias: a piscina natural do Poço do Caetano. Lá, rola uma parada para se refrescar em suas águas cristalinas.

O tour de bike ainda inclui paradas em um ponto onde os moradores locais costumam praticar slackline e nas piscinas naturais do Canto do Moreira, na Praia de Maresias.

5. Praia de Paúba, Trilha e Rapel 

A trilha para a Praia de Paúba é cheia de mirantes maravilhosos e ainda tem como destino final essa praia pequena mas super charmosa e preservada. 

Com cerca de 2 km de extensão, a trilha é bem sinalizada e tranquila. Sei até de pessoas que fizeram a trilha sozinhas e com pets. Só não recomendo fazer em dias de chuva, pois o caminho fica bem escorregadio.

O que fazer em Maresias: Praia de Paúba
A Praia de Paúba também proporciona um visual bem bonito! Foto: Diego Torres Silvestre

Para deixar o passeio ainda mais divertido, você ainda pode encarar o rapel em Paúba, que é bem indicado para iniciantes ou aqueles mais medrosos, pois tem apenas 10 metros de altura. A descida conta com uma vista paradisíaca da praia. 

O rapel na Praia de Paúba está incluso no passeio Rapel e Trilha dos Mirantes, com duração de 3 horas.

6. Praia de Santiago 

Com menos de 1 km de extensão, a pequena Praia de Santiago é perfeita para quem busca sossego. Diferente da badalada Maresias, essa praia tem águas calmas e com ondas leves, então nada de surf por aqui.

A estrutura turística é mais escassa, por isso recomendo que você leve seu kit praia para passar o dia. Menção honrosa à beleza do lugar com seu mar azul emoldurado pelo verde da Mata Atlântica.

7. Praia de Calhetas, Cachoeira de Calhetas e Rapel 

Outra praia super tranquila, a Praia de Calhetas é praticamente um paraíso deserto com piscinas naturais perfeitas para o mergulho. Isso sem falar da beleza da Mata Atlântica ao redor!

Localizada entre as praias de Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande, ela é acessada somente por uma pequena trilha a pé, o que contribui para a tranquilidade do lugar.

O que fazer em Maresias: Praia de Calhetas
Pra mim, a Praia de Calhetas é a mais bonita da região. Foto: Larissa Fraga

O maior diferencial dessa praia é sua cachoeira, a Cachoeira de Calhetas, com uma queda d’água de 90 metros. Além de curtir o encanto do lugar, você ainda pode fazer um rapel para lá de radical nesse passeio pela Praia de Calhetas. Precisa ter coragem, viu?


O que fazer em Maresias: Cachoeira de Calhetas
A queda de 95 metros da Cachoeira de Calhetas entre a vegetação da Mata Atlântica. Foto: Larissa Fraga

8. Praias do Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande 

Separadas pela Praia de Calhetas, as praias de Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande são praias tranquilas que ainda têm um clima de vila de pescadores, mantendo a cultura caiçara local.

O que fazer em Maresias: Toque-toque Grande
Vista de cima da Praia do Toque-Toque Grande. Foto: Victor de Andrade Lopes

As duas praias são espetáculos da natureza, com águas cristalinas e de um azul apaixonante. Elas são praias de tombo, então vale checar as ondas antes de entrar, ok? 

Elas têm esse nome por estarem de frente com a Ilha de Toque-Toque. Uma curiosidade é que a Praia do Toque-Toque Pequeno é maior do que a Praia de Toque-Toque Grande. Vai entender, né? 

Se fosse para escolher uma das duas, indicaria a Praia de Toque-Toque Pequeno, que tem uma estrutura melhor, além de um pôr do sol de tirar o fôlego. Agora, se você quer um lugar mais deserto, mesmo com poucas barracas, vale a pena visitar a Toque-Toque Grande.

9. Praias de Camburi e Camburizinho 

Mais uma praia que vale conhecer na região de Maresias é a Praia de Camburi, com suas ondas agitadas que atraem muitos surfistas. A estrutura por lá é completa, com vários quiosques e aluguel de cadeira para passar o dia, além de muitas pousadas e hotéis.

O que fazer em Maresias: Praia de Camburizinho
A Praia de Camburizinho

Ali, a foz do Rio Camburi e uma pequena península formam a Praia de Camburizinho, uma das mais bonitas do litoral norte de SP. Na maré baixa, dá para ir de uma praia à outra atravessando o rio.

O que fazer em Maresias: Rio Camburi
Uma parte do Rio Camburi e a praia ao fundo

Com certeza, essas duas praias não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem para Maresias. Na mesma região, você ainda pode conhecer a Praia Brava e a Praia de Boiçucanga, também muito bonitas.

10. Praia da Jureia 

Rica em Mata Atlântica preservada, a Praia da Jureia é uma pequena praia de tombo com ondas fortes, areia branquinha e fofinha. A galera do surf adora!

Por ser uma área de preservação ambiental, quase não há construções em sua orla. Mas, encontrei algumas barracas que serviam petiscos e lanches.

Do lado esquerdo da praia, você vai ficar impressionado com as águas avermelhadas do Lago da Jureia – também conhecido como Rio da Coca-Cola. Ele forma uma piscina natural perfeita para famílias com crianças.

De lá, é possível avistar as Ilhas Montão do Trigo e o Arquipélago de Alcatrazes, que formam um cartão-postal deslumbrante.

No caminho até a Praia da Jureia, você vai encontrar outras praias que valem a pena conhecer se você estiver alguns dias a mais na sua viagem à Maresias. Elas são:

  • Praia da Baleia
  • Praia Barra do Sahy
  • Praia Preta
  • Praia de Juquehy
  • Praia Barra do Una

11. Trilha do Ribeirão de Itu (Cachoeira + rapel da Pedra Lisa, Cachoeira da Hidromassagem e Cachoeira Samambaiaçu) 

Com início na Praia de Boiçucanga, a 10 km de Maresias, a Trilha do Ribeirão de Itu é um passeio imperdível para os amantes da natureza.

Com apenas 2 km de extensão, essa trilha é bem tranquila. Você pode optar por fazer de maneira autoguiada ou reservar esse passeio com agência

O que fazer em Maresias: Trilha Ribeirão Itu
Uma parte da trilha do Ribeirão de Itu

No caminho, você vai se impressionar com as belezas da fauna e flora da Mata Atlântica. Não é à toa que a trilha faz parte do Parque Estadual Serra do Mar. Se você tiver mais sorte que eu, ainda vai se deparar com tucanos, quatis e bugios ao longo do percurso.

A melhor parte da trilha, sem dúvidas, são as cachoeiras que encontrei ao longo do caminho. São três cachoeiras ao todo! 

A primeira é a Cachoeira da Pedra Lisa. Com uma queda d’água de 20 metros, essa é a cachoeira mais alta da trilha e uma das mais bonitas de São Sebastião. Suas águas em tom esverdeado são perfeitas para um mergulho refrescante depois da caminhada.

Para quem não tem medo de altura, ainda tem mais uma experiência bem legal nessa cachoeira: o Rapel na Pedra Lisa. Apesar de ser bem alto, o nível de dificuldade do rapel é considerado fácil. E você, vai encarar?

A segunda parada é na Cachoeira da Hidromassagem, que na verdade faz parte da Cachoeira da Pedra Lisa. Com águas bem geladas, suas águas formam um poço delicioso para o banho, sem correnteza.

O que fazer em Maresias: Cachoeira Samambaiaçu
Cachoeira Samambaiaçu. Foto: Maíra Arantes Leite Wick

A última e terceira cachoeira da trilha é a Cachoeira a Samambaiaçu, que tem o maior poço das três, também com águas esverdeadas. Só vale tomar mais cuidado que a trilha nesse trecho é mais íngreme. Mas, o banho delicioso recompensa o esforço!

12. Voo de Parapente 

Quer ainda mais adrenalina em sua viagem? Então, recomendo um voo de parapente em Maresias! Além de sentir muito frio na barriga, prepare-se para se apaixonar pelas paisagens paradisíacas de São Sebastião.

Geralmente, os voos partem da Praia de Boiçucanga. São cerca de 30 minutos de voo duplo (junto com o instrutor). Várias agências oferecem o passeio, como a Jackslack Adventure e a Turelo. É uma aventura imperdível!

13. Circuito de Tirolesas Jequitibás 

Ainda falando de aventura, outra atividade perfeita para os amantes dos esportes radicais é o circuito de tirolesas do Sítio Jequitibás, no caminho para a Praia Brava, em Boiçucanga. 

O sítio tem duas tirolesas, uma de 70 metros e outra de 120, além de um rapel de 30 metros de altura. Na época em que estive em Maresias, fiz o passeio com a MaresiasTur, mas você também encontra passeios de tirolesa em outras agências.

14. Noite em Maresias 

Um dos destaques do turismo em Maresias é sua vida noturna bastante agitada! Por aqui, não faltam opções de bares e casas noturnas para curtir a noitada. Separei alguns lugares para você conhecer:

  • Sirena | É uma das casas noturnas de música eletrônica mais populares de Maresias. Suas festas durante o Réveillon e o Carnaval são bem disputadas.
  • Parador Maresias | Conhecido por suas festas diurnas, esse beach club é perfeito para aproveitar a praia com muita música eletrônica e ainda admirar um pôr do sol incrível.
  • Santo Gole Maresias Bar | Funcionando como bar e balada, tem muita música boa ao vivo e com DJ, além de cerveja gelada e uma boa variedade de drinks.

15. Festivais em Maresias 

Pensa que a curtição acabou? Além de muitas baladas, Maresias ainda conta com vários festivais que agitam a cidade durante o ano. Listei os mais famosos para você conhecer:

  • Festival de Verão (janeiro) | Tem uma extensa programação de shows com cantores famosos durante o mês todo.
  • Festival de Inverno (julho) | Conta com várias atrações gratuitas que incluem shows de jazz, exibição de filmes e muita comida boa.
  • Campeonato Brasileiro de Surf (setembro) | Seja para surfar ou assistir, é um evento imperdível para os amantes das ondas.
  • Ultramaratona (outubro) | É uma prova de revezamento de mais de 70 km entre Maresias e Bertioga. Haja disposição!
  • Festival da Primavera (outubro) | Outro evento gratuito repleto de gastronomia, arte e cultura.

16. Restaurantes em Maresias 

Os restaurantes de Maresias não deixam a desejar quando o assunto é comida boa! Conheci alguns bons lugares para matar a fome por lá. Veja só as minhas dicas:

  • Ravenala | Situado dentro da Pousada Porto Maré, tem uma comida deliciosa e um ambiente super aconchegante. O cardápio é bem variado, com carnes, sanduíches e frutos do mar. É uma ótima pedida para a hora do almoço.
  • Empanadas Tucumanas | Que tal uma comida argentina? As empanadas desse restaurantes são uma delícia. Comi a de queijo com abacaxi e adorei! Ah, de sobremesa, não deixe de provar os alfajores da casa.
  • Pizzaria A Firma | Serve uma deliciosa pizza com massa fininha feita no fogão à lenha. É uma boa pedida para o jantar!
  • Sorvetes Rochinha | Vai um sorvetinho de sobremesa? Já bem tradicional no litoral norte paulista, tem vários sabores de sorvetes e picolés. Os meus preferidos foram o de coco, de pistache e de pitaya.

Mais dicas importantes antes de fazer a sua viagem para Maresias 

Agora que você já sabe tudo o que fazer em Maresias e nos arredores, tenho mais algumas dicas para sua viagem ser inesquecível!

Onde ficar em Maresias 

Uma das melhores regiões para se hospedar em Maresias é no centro do distrito, onde se concentram boa parte das hospedagens e restaurantes. 

Minha dica é procurar hotéis e pousadas a poucos minutos da praia, assim você consegue aproveitar mais da sua estadia sem gastar tempo e energia em deslocamentos.


Durante minha estadia, fiquei na Pousada Porto Mare, uma das melhores da região. Além de muito conforto, a pousada oferece uma área de lazer maravilhosa com direito a piscina. Isso sem falar do café da manhã que é de se comer rezando!

Se quiser economizar um pouquinho mas ainda sim ficar a poucos metros da praia, minha sugestão é a Pousada Tubes Maresias. Essa hospedagem oferece várias opções de acomodações, como dormitórios coletivos, suítes privativas, chalés e apartamentos.

Se quiser ver mais opções de hospedagens em Maresias, confira nosso post completo sobre os melhores hotéis e pousadas de Maresias, considerando os principais bairros do distrito. Se você prefere um lugar pé na areia, vale a pena ver nosso post TOP 8 pousadas beira mar em Maresias. Você também pode conferir o aluguel de casas e suítes pelo Airbnb em Maresias

Quando ir para Maresias  

Como todo destino de praia, a alta temporada de Maresias acontece no verão, quando o destino fica superlotado. Se for viajar entre os meses de dezembro e março, não deixe de fazer sua reserva com bastante antecedência.

Nesse período, as hospedagens e atrações costumam ficar com os preços lá em cima. Se você quiser economizar e ainda pegar dias de sol e calor, vale a pena visitar Maresias durante o início do outono e na primavera.

Durante o inverno, Maresias também não decepciona, já que não faz muito frio por lá. Uma das vantagens dessa estação é o céu azulzinho e sem nuvens.

Quantos dias ficar em Maresias 

Isso depende de quantos dias você pode ficar por lá. Pela proximidade da capital São Paulo, Maresias é um destino muito procurado para passar o fim de semana. Se esse for seu caso, a boa notícia é que dá para curtir bastante a região em dois dias inteiros.

Caso você possa ficar mais tempo, quatro dias inteiros são o suficiente para conhecer Maresias e as praias ao redor, além de fazer passeios cheios de aventura como trilhas e rapel.

Mapa de Maresias 

Para facilitar seu planejamento de viagem, marquei no mapa todos os lugares e atrações que mencionei nesse post:

Agora que você já sabe tudo o que fazer em Maresias!

Rodeada pelas belezas naturais da Mata Atlântica, Maresias tem atrações imperdíveis. Além da Praia de Maresias, o distrito oferece trilhas com cachoeiras deliciosas e uma vida noturna bem agitada!

Agora que você já conferiu tudo sobre o que fazer em Maresias e seus arredores, me conta: qual passeio você não vai deixar de fazer por lá?

Aproveite e veja também: 

Foto de destaque: Jorge Morales Piderit.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

2 comentários em “O que fazer em Maresias: TOP 16 atrações + dicas de viagem”