Melhores praias de Ilhabela: TOP 30+ e nossas 10 preferidas | Em Algum Lugar do Mundo

PRAIAS DE ILHABELA: AS 25 MELHORES (+NOSSO TOP 10)

Ilhabela é um dos destinos mais bonitos de todo o litoral norte de São Paulo, proporcionando praias cercadas pela beleza da Mata Atlântica e águas cristalinas. Confira o nosso post e conheça as melhores praias do arquipélago mais famoso do Brasil!

  • Adriana
  • -
  • 21 de setembro de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Buscando as melhores praias de Ilhabela? Pois saiba que você vai encontrar nada menos que 42 praias no destino mais badalado do litoral paulista!

E pra você não se perder em tanta praia, juntamos aqui as 25 melhores praias de Ilhabela pra você conferir as que mais valem a pena conhecer.

E ao final do post fizemos uma lista com nosso TOP 10 praias preferidas de Ilhabela!

Melhores praias de Ilhabela: Praia de Castelhanos
Um barco de cores simpáticas na Praia de Castelhanos, uma das mais famosas de Ilhabela. Foto: João Vitor Oliveira Martins / CC BY-SA 4.0

Ou seja: tem praia para todos os tipos de viajantes: praias grandes, pequenas, badaladas, desertas, com estrutura turística ou apenas com o visual da natureza. 

Além de muita praia, por aqui você vai encontrar muito vento. O arquipélago é conhecido como capital nacional da vela e é destino certo dos amantes de windsurfe e kitesurfe.

E de uma coisa eu tenho certeza: uma viagem para Ilhabela vai te proporcionar dias deliciosos em praias com visuais deslumbrantes! Vem com a gente e conheça as melhores: 

Vai viajar pelo litoral norte de São Paulo? Confira nossos outros posts da região: 

4 informações importantes antes de conhecer as melhores praias de Ilhabela

1. Onde se hospedar em Ilhabela 

Para dar tempo de conhecer e curtir as melhores praias de Ilhabela, é importante que você fique por alguns dias no arquipélago e saiba escolher uma boa acomodação. 

Por aqui você vai encontrar desde os hotéis e pousadas mais simples e econômicos, até os mais sofisticados e luxuosos. 

É nas regiões centro e sul que se concentram o maior número de hotéis e pousadas. E não são todas as praias contam com alguma opção de hospedagem. 

Vamos deixar aqui nossas sugestões de acordo com cada região: 

Região central (Vila e Centro Histórico) 

Hotel Vila Kebaya | a 300 metros da Praia do Saco da Capela, é um hotel para quem procura mais conforto e sofisticação. Os quartos possuem uma bela decoração e alguns contam com banheira de hidromassagem. 

Pousada Vila das Velas | a apenas 450 metros da Praia da Barra Velha, possui um deck de madeira maravilhoso com vista para o mar, além da piscina ao ar livre.   

VELINN Pousada Recanto da Villa | com uma bela decoração italiana, essa pousada é uma das melhores da região central de Ilhabela, ficando a 350 metros da Praia da Vila e a 250 metros da Praia do Saco da Capela. 

Pousada Altamira | com quartos amplos e bem decorados, a pousada conta com piscina com vista para o mar, bar, restaurante e estacionamento gratuito, além de um ótimo café da manhã. A Praia do Itaguaçu fica a 300 metros. 

DPNY Beach Hotel & SPA | o mais famoso e badalado hotel de toda Ilhabela, com uma decoração luxuosa e uma área de lazer com piscina pra ninguém colocar defeito. Ele também funciona como um beach club, com DJ’s ao vivo. 

Região sul  

Pousada Refugio da Harmonia | localizada a 300 metros da Praia Grande, essa pousada oferece quartos super aconchegantes e alguns com vista para o mar. Você ainda pode tomar banho na piscina ao ar livre que fica no terraço. 

Hotel Alemão Beach de Ilhabela | esse hotel tem uma bela piscina cercada por um jardim, além do café da manhã que é uma delícia, cheio de variedades. A propriedade fica a 700 metros das praias Grande e do Curral.  

Pousada Praia do Curral | se você quer acordar de frente para o mar da Praia do Curral, essa pousada é perfeita, e fica a apenas 50 metros. Os quartos têm uma decoração bem praiana e a propriedade conta com piscina e café da manhã. 

Pousada Cantinho D’Abrantes | a pousada oferece piscina ao ar livre com vista do mar, e fica a apenas 500 metros da Praia do Veloso.  Os quartos são bem equipados e ainda há um restaurante no local. 

Região norte 

Pousada Manga Rosa | com uma decoração rústica bem bonita e aconchegante, essa pousada fica a apenas 50 metros da Praia de Santa Tereza. Você ainda pode tomar um ótimo café da manhã com vista para a vegetação de Ilhabela. 

Hotel Mercedes | situado à beira mar, é um hotel 4 estrelas com acesso particular para a Praia de Mercedes, e ele também fica a apenas 250 metros das praias do Barreiros e da Siriúba. O hotel ainda conta com um restaurante luxuoso, academia e piscinas de natação e naturais.  

Região leste 

Pousada Canto Bravo | localizada em uma das melhores praias de Ilhabela, essa pousada tem quartos rústicos e bem decorados de frente para a Praia do Bonete, além de jantar à luz de velas. 

Pousada da Rosa | com quartos simples e um ótimo café da manhã, essa pousada fica a 40 metros da Praia do Bonete.

Nós fizemos um post super completinho sobre onde ficar em Ilhabela, lá tem as principais regiões e as melhores sugestões de hotéis e pousadas.

2. Como circular em Ilhabela 

Dá pra explorar Ilhabela de diversas formas: carro, ônibus, bicicleta, barco e até mesmo a pé. 

Mas se você quiser conhecer as melhores praias de Ilhabela, vai ter que pegar um barco: apesar da maioria das praias serem acessíveis por terra, em outras só se chega pelo mar mesmo – é o caso das famosas praias de Castelhanos e do Bonete. Várias agências locais oferecem o passeio.

Melhores praias de Ilhabela: Praia do Bonete
A Praia do Bonete com sua bela paisagem

De uma forma geral, o carro é ótimo para conhecer o maior número de praias. É possível fazer a travessia de São Sebastião x Ilhabela na balsa, e boa parte do arquipélago possui boas estradas.  

A parte ruim – principalmente na alta temporada – é a dificuldade de achar estacionamento e de encarar o trânsito para as praias mais famosas da ilha. 

Quase todas as praias possuem um ponto de ônibus na frente delas (ou bem próximo). O transporte público é uma boa opção para quem está sem carro, mas você também vai precisar de paciência pra encarar o trânsito dependendo da época e do horário. 

Várias praias de Ilhabela – principalmente as do centro e sul – possuem orlas para caminhadas e ciclovias para passeios de bike, que proporcionam um belo visual não só da praia, mas também do pôr do sol. Isso sem falar das opções de trilhas que levam a praias e cachoeiras paradisíacas. 

E quem estiver hospedado perto da Vila, ainda pode conhecer o Centro Histórico de Ilhabela em um passeio a pé

3. Leve repelente! 

Você vai encontrar uma companhia um pouco desagradável durante a sua estadia em Ilhabela: os borrachudos.  

Sim, eles estão por toda a parte da ilha e podem incomodar bastante, principalmente pra quem sofre de alergia a mosquitos – há postos médicos na ilha que vivem recebendo turistas com machucados e coceiras devido à picada. 

Eles adoram dar o ar da graça no início da manhã e no final da tarde, principalmente nas cachoeiras que ficam em meio à mata e também nas praias mais desertas – região leste. Mas já pode ir se acostumando porque eles estão em todos os lugares.

Ou seja: o repelente é indispensável! E vale dizer que nem todos os repelentes funcionam – o mosquito é forte mesmo, viu? Opte pelos repelentes à base de icaridina

4. Viaje protegido 

O seguro viagem é um item indispensável em nossas viagens, seja ela internacional ou nacional. E para Ilhabela não seria diferente. 

Com um seguro, você pode aproveitar a sua viagem com segurança e protegido. As coberturas vão desde imprevistos relacionados ao seu voo, como atrasos e o extravio de bagagem, até a cobertura médico-hospitalar, que é extremamente importante – principalmente em Ilhabela, com várias trilhas, cachoeiras e o temido borrachudo. 

Nós recomendamos que você acesse a nossa página de seguros e faça uma cotação. Por lá você encontra os melhores preços entre as seguradoras mais confiáveis do país. 

Conheça as 25 melhores praias de Ilhabela 

 Entre os tons azuis do mar e o verde da Mata Atlântica preservada, está a famosa Ilhabela, um dos destinos mais visitados do litoral norte de São Paulo.  

Ilhabela na verdade é um arquipélago, sendo São Sebastião a ilha principal – mas todo mundo se refere à região como Ilhabela.  

São ao todo 42 praias, divididas entre quatro regiões: sul, centro, norte e leste – nessa última região ficam as praias mais isoladas de Ilhabela, e a maioria delas só podem ser acessadas através de barco. Para os mais aventureiros, ainda é possível desbravar algumas a pé por meio de trilhas. 

No centro da ilha ainda há trilhas que levam até os tesouros do Parque Estadual de Ilhabela.  

Já as regiões sul e norte – passando pela região central de Ilhabela – é onde ficam localizadas as praias mais urbanizadas e com uma melhor estrutura para atender aos turistas. 

E vale dizer que, além de suas praias, há diversas cachoeiras e rios que alimentam a rica flora local, fruto da preservação da Mata Atlântica nativa. 

Confira agora uma seleção com as 25 melhores praias de Ilhabela:

Gosta de praias? Então aproveite e veja o nosso TOP 10 melhores praias de Caraguatatuba, a apenas 30 km de Ilhabela. 

Melhores praias de Ilhabela | região central (entre Vila e Barra Velha) 

A região central de Ilhabela possui as praias mais estruturadas da ilha, com orlas repletas de bares, quiosques e restaurantes, além de ótimas ciclovias para quem curte corridas de bike e caminhadas. 

Também conhecia como Vila, é nessa região que fica o encantador Centro Histórico de Ilhabela, com várias construções coloniais, que deixam o arquipélago com o clima de cidade antiga do interior. 

É aqui que também ficam concentrados o maior número de hotéis, pousadas e comércio em geral. Por ser bem estruturada, acaba atraindo um bom número de turistas.  

Se você ficar por essa região, vale a pena conferir o pôr do sol nas muretas da Vila, que é surreal de lindo.  

Já durante a noite, a região também é bem agitada, e em determinadas épocas do ano rolam diversos shows por lá. 

1. Praia da Barra Velha 

A primeira praia avistada pelos turistas que chegam de balsa, e bem ao lado do terminal de ônibus. 

Praia da Barra Velha é perfeita para fotos, com vários barcos coloridos ancorados em sua faixa de areia escura. Também é uma área com uma grande biodiversidade, pois o Ribeirão Água Branca – formado por cachoeiras que descem do interior da ilha – desemboca no mar nesta praia.  

Por estar em uma área de mangue e possuir muito lodo, não é uma praia apropriada para o banho. Mas pela rica biodiversidade, a Praia da Barra Velha merece estar na nossa lista de melhores praias de Ilhabela.  

Durante a maré baixa, é possível avistar caranguejos e pássaros. Aqui também começa a ciclovia de 6 km que vai até a Vila, seguindo de forma paralela à orla. 

Como chegar | Fica ao lado da balsa, sentido norte.

2. Praia do Perequê 

Uma das mais famosas de Ilhabela, a Praia do Perequê está bem próxima ao centro comercial e no meio do caminho entre a balsa e a vila, por isso é sempre bem movimentada. 

A faixa de areia possui 820 metros de extensão, de onde é possível curtir suas águas calmas remando em um caiaque, uma canoa havaiana ou no stand up paddle – que podem ser alugados nos quiosques de agências de turismo e passeios que ficam na praia.

Melhores praias de Ilhabela: Praia do Perequê
Praia do Perequê, uma das mais procuradas da região central de Ilhabela. Foto: Dario Servi / CC BY-SA 3.0

Há aqui uma excelente infraestrutura de bares, quiosques, restaurantes e estacionamento público.  

A ciclovia acompanha toda a orla, que termina em um píer e um mirante, perfeito para admirar o pôr do sol. 

Os eventos esportivos X-Terra e o Aloha Spirit acontecem todos os anos na Praia do Perequê, reunindo milhares de atletas em Ilhabela.  

Como chegar | Fica a 2 km da balsa e a 5 km da Vila, entre a Praia da Barra Velha e do Itaguaçu.

3. Praia de Itaguaçu 

Mar calmo, areia fofa e uma ótima variedade de restaurantes e quiosques que ficam abertos até a noite. Essa é a Praia de Itaguaçu com os seus 300 metros de orla que é bastante procurada. 

Ela também conta com um calçadão com ciclovia, uma praça com parquinho para crianças e imensas rochas que emolduram o cenário.  

Apesar de ter um mar calmo, o seu fundo é lodoso, e por isso é pouco procurada para banho. Mas os praticantes de esportes como canoagem, stand up paddle e windsurf a adoram.  

O seu nome tem origem no tupi e significa “pedra grande”, provável ao Pico do Baepi, com mais de mil metros de altitude. 

Como chegar | logo após a Praia do Perequê.

4. Praia do Engenho D’Água 

Essa praia leva o nome da fazenda colonial localizada à sua frente: a Fazenda do Engenho D’Água, construída no século XVII.  

Considerada um importante patrimônio histórico, essa foi a sede de uma grande produtora de açúcar e aguardente na época. Tombada em 1945, a propriedade ainda guarda muitas de suas características originais, como porões dos escravos.  

As árvores na orla de quase 1 km proporcionam uma bela sombra e as águas calmas favorecem os esportes náuticos, como vela, wind e kite surf. No local é comum observar tartarugas, que se alimentam de algas no fundo do mar. 

Há apenas um quiosque na praia, que também funciona como bar e restaurante, e conta com banheiro e ducha. 

Como chegar | Ela fica na estrada sentido norte, a 1,5 km da Vila, entre as praias do Itaguaçu e Pequeá. Tem como estacionar em frente à praia.  

5. Praia do Pequeá 

Uma das melhores praias de Ilhabela para quem quer aproveitar um belo dia de sol sem se preocupar com o guarda-sol.  

Praia do Pequeá possui árvores conhecidas como “chapéu de praia”, que oferecem ótimas sombras para os turistas. 

Com água calma, é uma ótima opção quem viaja com crianças ou para praticar o stand up paddle, passeios de barco e também para velejar – é nessa praia que está localizada a Escola Municipal de Vela Lars Grael.  

Esse trecho de praia é o favorito dos nativos de Ilhabela, sendo conhecido pelos moradores como Campo de Aviação.  

Um píer de 30 metros marca o início da praia e é usado pelos ilhéus para pesca. Para muitos, aqui acontece todos os dias o mais bonito pôr do sol de Ilhabela. 

Como chegar | Essa praia fica a cerca de 1,5 km da Vila, entre as praias do Engenho D’Água e Saco da Capela.  

6. Praia do Saco da Capela 

Conhecida como Praia do Saco Grande pelos mais antigos de Ilhabela, a Saco da Capela é o cartão postal de Ilhabela: repleta de lanchas e veleiros, que aproveitam os ventos para navegar. 

Melhores praias de Ilhabela: Praia Saco da Capela
O mar da Praia do Saco da Capela repleto de embarcações

O cenário é perfeito para passar uma tarde bem gostosa. Também há quiosques, clubes de praia, banheiros e um belo calçadão arborizado que fornece sombra aos visitantes. 

Por estar bem próximo da Vila e Centro Histórico, é possível encontrar restaurantes e várias lojas bem pertinho da praia. 

Como chegar | Fica a apenas 1 km da Vila, logo após a Praia do Pequeá. O Acesso é feito pela avenida.  

Melhores praias de Ilhabela: região norte 

 As praias do norte são bem menos frequentadas quando comparadas às praias do sul. Mas ainda assim são ótimas opções se você procura por um lugar mais tranquilo para relaxar.  

Já para os esportistas náuticos, elas são as preferidas, graças aos ventos fortes da região.  E é nas praias do norte que acontece a Semana Internacional da Vela.  

Durante o período de muitos ventos, a água fica um pouco mais escura, mas não te impedem de tomar um bom banho de mar e apreciar a vista, principalmente na Praia de Jabaquara, a mais famosa da região que você vai conferir já, já.  

7. Praia de Santa Tereza 

 A Praia de Santa Tereza tem grande concentração de embarcações devido ao iate clube e à Associação dos Pescadores Artesanais de Ilhabela.  

Neste cenário caiçara não faltam redes de pesca sobre a areia, “causos” de pescaria e canoas coloridas. O canto norte é ainda mais tranquilo, onde veranistas e moradores relaxam entre belas pedras e fileiras de coqueiros e chapéus de sol. 

Com 420 metros de extensão e águas claras esverdeadas, a praia é ótima para dar uma caminhada ao pôr do sol e para comprar peixe e frutos do mar frescos na parte da manhã. 

Há uma quadra de futebol de areia, uma academia ao ar livre e estacionamento público. Alguns restaurantes da região são bem conhecidos na cena gastronômica nacional, e todo mês de maio sedia o tradicional Festival da Sardinha. 

Como chegar | Essa é a primeira praia do norte, logo após a Vila, ao lado do píer dos Pescadores. 

8. Praia do Barreiros 

Praia do Barreiros possui 462 metros de extensão e é pouco procurada pelos turistas. 

Mas suas águas calmas, junto a um riacho, é uma das preferidas para a prática de esportes náuticos Na maré baixa, os barcos formam um belo espetáculo durante o pôr do sol.  

A vegetação concentra mais de 100 coqueiros entre amplos gramados por toda a sua orla, lar de muitos pássaros e caranguejos.  

Ao sul, fica o Mirante de Barreiros, que permite uma bela vista de São Sebastião. Bem à sua frente, o casarão da antiga Fazenda Barreiro, com mais de 100 anos, exibe seus graciosos traços coloniais.  

Não há quiosque, restaurante e estacionamento na região. 

Como chegar | fica a 7,5 km ao norte da balsa, ainda na estrada asfaltada. 

9. Praia da Siriúba 

Sem ondas, com mar verde cristalino e um riacho que deságua na longa faixa de areia de aproximadamente 550 metros:  essa é a Praia da Siriúba, com o formato de um arco e areia de tom amarelado, bem pouco disputada. É ideal para famílias com crianças ou para quem procura sossego.  

Há opções de restaurante e quiosque, que disponibilizam mesas, cadeiras e espreguiçadeiras na areia. 

No canto norte, uma pequena trilha leva à capelinha em estilo barroco de 1931 e à escondida Praia do Arrozal.   

Como chegar | De fácil acesso, apenas as árvores separam a estrada da praia. Fica a 9,4 km da balsa e não há estacionamento. 

10. Paia da Pedra do Sino (Praia de Garapocaia)

 Mais conhecida como Praia da Pedra do Sino, seus 400 metros de faixa são banhados por águas claras e tranquilas, um ribeirão e muitos coqueiros. Por lá você também encontra uma boa estrutura de quiosques.   

A maior curiosidade dessa praia fica nas pedras do canto direito, que emitem “badaladas” ao serem golpeadas, como sinos. O nome “Garapocaia” vem do tupi e significa “pedra que canta”. 

Melhores praias de Ilhabela: Pedra do Sino
As famosas pedras da Praia Pedra do Sino. Foto: Camila Se Garcia / CC BY-SA 4.0

O barulho emitido já rendeu algumas lendas ao local, como uma de 1647, quando os sinos despertaram a pacata população de Ilhabela.  

Correram todos para a praia e, assombrados, viram passar um caixão com algumas velas. Todos ajoelharam e rezaram enquanto o caixão passava pelo ribeirão levado pela correnteza. Era a imagem do Bom Jesus que foi encontrada em Iguape e até hoje é venerada lá como Bom Jesus da Cana Verde. 

Como chegar | A 11 km ao norte da balsa e a 4,5 km da Vila. 

11. Praia da Armação 

 Muito frequentada por velejadores e amantes de esportes náuticos, a Praia da Armação tem 650 metros de extensão e uma faixa de areia que abriga uma charmosa igrejinha, a Capela Imaculada Conceição, além de barcos de pescadores. 

É uma das melhores praias de Ilhabela para a prática de esportes como a vela, windsurf e kitesurf – a sede da Associação de Windsurf de Ilhabela fica nessa praia, além de uma escola de esportes náuticos pra quem quer se aventurar no mar e vento da região. 

É uma praia que agrada todo mundo, porque tem uma ótima infraestrutura, com bares, barracas e árvores com copas grandes que formam deliciosas sombras.  

Em sua ponta esquerda há uma trilha que conduz até à Praia do Pinto. O local já foi conhecido como “Armação das Baleias”, uma vez que ali chegavam os barcos baleeiros. No passado, o óleo do mamífero foi muito utilizado para iluminação pública e na construção civil. 

Como chegar | A 12 km da balsa e a 6,5 km da Vila, bem próxima ao foral da Ponta das Canas, é acessada pela estrada de asfalto. 

12. Praia de Jabaquara 

Um mirante dá as boas-vindas aos visitantes de uma das praias mais famosas da ilha, a última que pode ser acessada de carro ao norte. 

A paisagem exuberante da Praia de Jabaquara inclui ainda casas caiçaras envolvidas pelo verde da mata quase virgem.  

Seu mar possui águas cristalinas com tons turquesa, e do lado direito você pode observar lindas pedras que formam verdadeiras esculturas naturais. 

Melhores praias de Ilhabela: Praia da Jabaquara
A Mata Atlântica junto ao mar, são responsáveis pela beleza da Praia de Jabaquara.

Você ainda pode saborear bons pratos nos restaurantes pé na areia, além de uma estrutura básica ao longo dos seus 361 metros de areia. 

A praia ainda abriga dois riachos, um em cada extremidade, deixando o cenário ainda mais paradisíaco. O rio que deságua no lado direito forma uma lagoa de água doce. 

Como chegar | A praia fica a 22,5 km ao norte da balsa. Depois da estrada asfaltada, são mais 8 km de estrada de terra de fácil acesso até se chegar na praia. Também é possível chegar à praia de barco, em passeios que partem da Praia do Perequê. 

13. Praia da Fome 

Uma das melhores praias de Ilhabela para a prática de mergulho, graças às suas águas azuis transparentes.  

A Praia da Fome tem uma areia clarinha e uma bela paisagem composta por árvores que garantem sombra para os turistas.

Melhores praias de Ilhabela: Praia da Fome
Considero a Praia da Fome como uma das mais bonita de Ilhabela. Foto: Marcescos / CC BY-SA 3.0

Você ainda pode avistar algumas casas de pescadores que deixam os seus barcos atracados no mar, além de um grande casarão que é patrimônio histórico de Ilhabela, composto por paredes de pedra e cal.  

Como chegar |por uma trilha a partir da Praia do Jabaquara, que dura cerca de 40 minutos. Outra opção é ir de barco, que parte da Praia do Perequê e leva cerca de 20 minutos até a Praia da Fome. Você também pode fechar pacotes com as agências de passeios que realizam roteiros de escuna. 

Melhores praias de Ilhabela | região Sul 

 Se você gosta de lugares movimentados e super animados, a região sul é a mais indicada para você.  

Apesar de estar rodeada por morros – em que é preciso ter disposição para as subidas e descidas – essa região é a mais procurada pelos turistas e conta com uma ótima infraestrutura de comércios e também de hotéis e pousadas. 

Na região sul há várias opções de praias para você esticar a canga e curtir um bom dia de sol, além de provar bons petiscos acompanhados de uma bebida bem gelada nos quiosques à beira mar. Também é nessa região que ficam os beach clubs, como o DPNY – o mais famoso de toda Ilhabela, que também funciona como um dos hotéis mais luxuosos da ilha. 

Por ser a região mais procurada, vale ressaltar que as praias são as mais cheias da ilha, até mesmo durante a baixa temporada. Por isso, a nossa dica é que você saia cedinho da cama para conseguir pegar um bom lugar e aproveitar as praias do sul. 

14. Praia da Ilha das Cabras (Pedras Miúdas) 

Praia da Ilha das Cabras é a primeira praia da região sul e também super movimentada – são apenas 50 metros de faixa de areia que ficam lotados. 

Também conhecida como a Praia das Pedras Miúdas, foi batizada com esse nome por conta das pedras pequenas que cobrem o chão do mar. Já o primeiro nome é por conta da vista privilegiada da Ilha das Cabras, a apenas 100 metros de distância.

Melhores praias de Ilhabela: Praia Ilha das Cabras
A partir da praia, você pode avistar a Ilha das Cabras

O mar entre a praia e a ilha é o ponto de encontro dos mergulhadores, que podem avistar nas águas clarinhas peixes como robalos, badejos, caranhas, garoupas, pirajicas e bodiões. Além disso, há corais, estrelas do mar e uma estátua de Netuno a sete metros de profundidade. Jamais iria imaginar, né? 

A faixa de areia pequena, junto à vista da Ilha das Cabras, proporcionam um dos visuais mais lindos de toda a ilha, e por isso merece estar no topo da nossa lista de melhores praias de Ilhabela.  

Apesar de pequena, a Praia da Ilha das Cabras conta com bares, restaurantes e estacionamento. 

Como chegar |É a primeira praia da estrada sentido sul de Ilhabela, e fica a 2 km da balsa. 

15. Praia do Oscar 

Com apenas 30 metros de faixa de areia, a Praia do Oscar é ideal para quem procura paz e tranquilidade longe das multidões – ela não é muito procurada pelos turistas.   

Suas águas são calmas e cristalinas, e a faixa de areia e o mar se misturam em meio às pedras e à vegetação. 

Quem viaja com crianças vai gostar da piscina natural no canto direito, de onde também se pode praticar mergulho livre.  

Como chegar | A Praia do Oscar fica a 1,5 km depois da Praia das Pedras Miúdas, na estrada sentido sul. É possível estacionar em um trecho na beira da estrada. Depois disso, é só descer uma pequena trilha. 

16. Praia da Feiticeira 

Com 250 metros de areia fofa e clara, a Praia da Feiticeira é uma das mais famosas e melhores praias de Ilhabela.  

E essa fama não se dá à toa: ela é cercada pela vegetação e possui um belo mar de água cristalina – mas é preciso ter uma atenção redobrada, pois há diversos pontos de tombo.

Melhores praias de Ilhabela: Praia da Feiticeira
Você ainda pode ter esse visual entre o mar e as pedras da Praia da Feiticeira. Foto: Carlos Maciel 40

Por ter uma faixa de areia mais extensa, ela dá a sensação de privacidade até mesmo nos dias mais cheios. 

Por lá você não encontra muita variedade de quiosques e restaurantes, mas sim barraquinhas que vendem bebidas e alugam guarda-sóis, pois apesar da vegetação, não há muita sombra na praia. 

Um fato curioso dessa praia é o seu nome: de acordo com a lenda, uma antiga proprietária do casarão neocolonial – ao lado do canto esquerdo da praia – fazia o comércio ilegal de escravos na época da colonização, e com isso conseguiu uma grande fortuna.  

Com medo de ser vítima de um saque pirata, a mulher enterrou seus tesouros com ajuda dos escravos e os matou para que eles não revelassem o local. Com o tempo, ela enlouqueceu por conta do isolamento e nunca mais foi vista, dando o nome à Praia da Feiticeira

Como chegar | A praia fica a cerca de 6 km da balsa no sentido sul, entre as praias do Portinho e Julião. Há placa que indica a entrada da praia, que é feita pelo casarão, passando por uma cachoeira artificial que deságua na praia.  

17. Praia do Julião 

Com areias finas e brancas, mar tranquilo e vista para ilhas e ilhotas – ponto ideal para mergulho – a Praia do Julião também oferece um belo cenário da Mata Atlântica em sua orla.  

Apesar de estar mais escondida, a praia conta com 250 metros de faixa de areia e costuma atrair muitos casais para um clima mais romântico.]

Melhores praias de Ilhabela: Praia do Julião
Ainda há essa parte repleta de pedras na Praia do Julião. Foto: Mauro Cicarelli

Por lá você encontra uma ótima estrutura, com quiosques e bares ótimos para quem viaja com a família e precisa de banheiros ou comprar um lanche. Ali também está o bar Prainha do Julião, eleito o melhor do litoral norte paulista. 

Como chegar | A Praia do Julião fica a 5,5 km ao sul da balsa, localizada entre as praias da Feiticeira e Grande. Na estrada, há uma placa indicando a trilha de 300 metros que leva até a praia. Se estiver de carro, é necessário estacionar para seguir a trilha a pé. Você também pode acessar pela Praia Grande, por um caminho de pedras no canto esquerdo. 

18. Praia Grande 

Uma das maiores praias de Ilhabela, com quase 650 metros de extensão, sendo marcada pela Capela São Benedito.

Praia Grande também é uma das melhores praias de Ilhabela no quesito infraestrutura, que vão desde playground e quadras para a criançada, até estacionamento, quiosque e restaurante para os adultos. 

Você também encontra um calçadão com bancos e jardim, e um chuveiro para tirar a água salgada do mar.  

Com visual mais urbanista, a Praia Grande tem um mar com um incrível tom azulado transparente, ótimo para a prática de esportes aquáticos como o caiaque e o stand up paddle. Apesar de ser um mar tranquilo, é preciso ter cuidado pois é uma praia de tombo. 

Já a areia é bem diferente das praias anteriores: aqui ela é amarelada e grossa, mas ainda assim, ótima para relaxar.  

Ainda há um rio que deságua na praia, um píer atrativo aos pescadores e várias pedras que garantem um ambiente propício ao mergulho livre.   

Além disso, todo ano, no mês de agosto, acontece o Festival da Tainha. 

Como chegar | Fica a 6,5 km da balsa e a 13 km da Vila. Já o acesso é feito pela estrada que leva ao sul da ilha, entre as praias do Julião e Curral. 

19. Praia do Curral 

Outra praia que não falta lugar para esticar a canga: a Praia do Curral 400 metros de areia larga. 

A Praia do Curral é o point da galera mais jovem, e conta com uma orla super charmosa e cheia de bares e restaurantes, que oferecem deliciosos pratos com frutos do mar e drinks para quem quer aproveitar a noite.

Melhores praias de Ilhabela: Praia do Curral
A badalada Praia do Curral. Foto: Galio / CC BY-SA 2.0

Mas a grande atração  mesmo é o famoso Hotel DPNY, que também funciona como um beach club, localizado no canto direito da areia. Dá para passar o dia nele pagando R$250 ou, simplesmente, reservar um espaço na areia.  

Durante a alta temporada, o som não para durante o dia todo. Já no mar, banana boats, jet skis, lanchas e esportes aquáticos garantem a diversão. No canto esquerdo está a Capela de Santa Cruz, com o acesso feito por uma escadaria para contemplar a paisagem – um ótimo lugar para admirar o pôr do sol. 

Como chegar | A praia fica a 9 km ao sul do Porto das Balsas, e o acesso é super fácil, com vários estacionamentos no local. 

20. Praia do Veloso 

A apenas 300 metros depois da agitada Curral, está a tranquila Praia do Veloso, a última praia do sul.  

Apesar dos seus 200 metros de orla, ela é uma das mais vazias da região por ter uma faixa de areia larga e um pouco escura em alguns pontos.  

Ainda assim, ela oferece um visual que merece estar entre as melhores praias de Ilhabela: repleta de rochas naturais e árvores com grandes copas fazendo sombra, com destaque para uma grande mangueira que chama a atenção de todos.  

A água é calma e límpida, sendo a mais procurada por moradores dos condomínios da região para um banho.  

O mar da Praia do Veloso também atrai mergulhadores em busca dos restos do navio Aymoré, que naufragou em 1920, visível entre 4 e 18 metros de profundidade.  

Já a infraestrutura é básica, mas há barracas, ducha de água doce e parquinho para as crianças. Perto de lá, sentido do morro, fica o acesso para a bela Cachoeira do Veloso

Como chegar | A 300 metros da Praia do Curral. Na estrada há placas sinalização a praia.  

Melhores praias de Ilhabela: região leste (Mar Aberto) 

Um dos cenários mais bonitos de toda Ilhabela: de um lado, a beleza do Parque Estadual de Ilhabela, com a vegetação preservada da Mata Atlântica, e do outro o mar estonteante de suas praias selvagens. 

A maioria das praias da região leste (mar aberto) só podem ser acessadas de barco. Já as praias que podem ser acessadas via terra – como a famosa Praia de Castelhanos – exigem um carro 4×4, pois as estradas são de difícil acesso. 

Mas o desafio vale super a pena: são cenários paradisíacos que não podem ficar de fora da nossa seleção de melhores praias de Ilhabela.  

21. Praia da Serraria 

Um verdadeiro refúgio em meio à vegetação da Mata Atlântica. A Praia da Serraria é perfeita para quem quer ficar longe da movimentação das embarcações, já que a praia é pouco visitada. 

O local é residência de 24 famílias que vivem da pesca, em que os barcos coloridos dão o charme às águas calmas e verdes, e aos seus 400 metros de faixa de areia. Há ainda uma trilha de 30 minutos para a Praia da Caveira.

Melhores praias de Ilhabela: Praia da Serraria
O tom de azul turquesa do mar da Praia da Serraria. Foto: Sueli Aparecida Antunes da Silva / CC BY-SA 4.0

Na frente da sua orla há um ilhote com uma imensa variedade de vida marinha, onde mergulhadores contam com uma boa visibilidade, encontrando uma grande variedade de peixes, raias, tartarugas, além de seis navios naufragados na região.  

Algumas operadoras levam iniciantes e experientes para passar o dia nos pontos mais desejados. 

Antigamente, a Praia da Serraria era muito procurada pelos piratas. 

Como chegar | Apenas de barco, pelo píer da Praia do Perequê. O percurso tem 27,1 km.  

22. Praia de Guanxuma

Na face de mar aberto da ilha, a Praia de Guanxuma tem apenas 62 metros e é pouco movimentada, ideal para passar um dia inteirinho com uma praia praticamente só para você – ela é habitada por apenas duas famílias caiçaras. 

Água calma e transparente, areia branca e a vegetação natural completam o visual de tranquilidade de uma das melhores praias de Ilhabela.  

Uma pedra com seis metros de profundidade atrai mergulhadores pela sua cobertura de corais e ouriços negros. Também é um ponto indicado para pesca. 

Há uma única casa à beira-mar com infraestrutura para servir refeições, que funciona durante a alta temporada e feriados.  

Mapas antigos registram a praia como Guanxuma, Ganhumas e Guamixama – plantas costeiras como o florido algodoeiro-da-praia. 

Como chegar | apenas de barco, que partem do píer da Praia do Perequê. 

23. Praia do Saco do Eustáquio 

Porto seguro para quem navega e perfeita para mergulho, devido as suas águas extremamente transparentes. 

Praia do Saco do Eustáquio tem apenas 150 metros de extensão em forma de um saco – por isso o nome. Suas areias brancas são cercadas de grandes árvores que garantem sombra e mar calmo. Uma excelente opção para um dia perfeito na praia. 

As três famílias que residem ali preparam frutos do mar frescos e fornecem uma boa estrutura para os turistas que querem desfrutar da tranquilidade. 

A elevação que fica atrás do último bar, do lado direito da praia, permite uma lindíssima visão panorâmica da Baía de Castelhanos.  

Como chegar | O acesso é feito prioritariamente pelo mar, a 30 km do píer do Perequê.  

24. Praia de Castelhanos 

No lado leste, voltada a mar aberto, a Praia de Castelhanos é considerada uma das melhores praias de Ilhabela e do Brasil, e é a maior do arquipélago – com aproximadamente 1,5 km de extensão. 

Por oferecer um mar aberto, há ondas excelentes para o surfe. Há um ilhote e dois riachos que deságuam no mar. 

Além disso, você pode ter uma vista panorâmica da praia em formato de coração e também trilhas que levam às praias Mansa e Vermelha e à cachoeira e Praia do Gato a partir de um mirante. Em noites de lua cheia, o espetáculo fica por conta da lua saindo do mar. 

Melhores praias de Ilhabela: Mirante Praia de Castelhanos
O formato de coração da Praia de Castelhanos vista a partir do Mirante. Foto: Louise Cristina Araujo Ferri /

Por lá, vive uma comunidade caiçara, restaurantes, bares e campings rústicos. Há uma trilha de 30 minutos que leva até a Praia Mansa. 

Como chegar | De passeio de barco ou em veículo 4×4 pelas agências. Também é possível se chegar através de uma trilha de 15 km (de nível avançado), passando pelo Parque Estadual, em meio à Mata Atlântica, podendo ser feita a pé, de bicicleta ou de moto, mas há um limite diário para os veículos particulares. A trilha fica aberta das 7h às 14h, sentido fluxo Perequê-Castelhanos, e das 15h às 18h, apenas para o sentido oposto. 

25. Praia do Bonete 

Uma das mais famosas e melhores praias de Ilhabela: a Praia do Bonete já foi considerada como uma das 10 mais bonitas praias do Brasil pelo jornal The Guardian. 

Rodeada pela beleza selvagem da Mata Atlântica, a praia oferece um mar aberto com ondas de até 3 metros de altura, perfeitas para os surfistas.

Melhores praias de Ilhabela: Praia do Bonete
Praia do Bonete e sua paisagem privilegiada

Ao todo, são 600 metros de areia branca e muito espaço para relaxar durante um dia de sol – sem se esquecer do protetor solar, é claro.  

A partir da Praia do Bonete, você também pode fazer várias trilhas e conhecer algumas cachoeiras, como a do Areado e da Laje.

Na praia ainda há a Vila dos Pescadores, onde os barcos ficam atracados em uma parte do rio que é formado pela cachoeira, que se encontra com o mar.

Melhores praias de Ilhabela: Praia do Bonete
Vila dos Pescadoras na Praia do Bonete. Foto: Thiago Sieiro Cunha / CC BY-SA 3.0

Por lá você também pode conhecer a culinária caiçara, nos restaurantes que ficam à beira mar. Inclusive, é nessa praia que fica a maior comunidade caiçara de Ilhabela. 

Como chegar | por ser muito procurada, há três jeitos de se chegar até a Praia do Bonete:  

  1. De barco táxi, que partem do restaurante Nova Iorqui, no sul da ilha; 
  2. Pela trilha de 12 km pelo Parque Estadual de Ilhabela – sendo recomendável o acompanhamento de um guia; 
  3. De barco, pelas agências de turismo. 

TOP 10 melhores praias de Ilhabela: nossa seleção

Com tanta opção linda, chega a ser uma tarefa difícil fazer uma lista com apenas 10 das melhores praias de Ilhabela.

Mas aqui está a seleção que montamos com nossas TOP 10 praias de Ilhabela. Essas são nossas preferidas – com base em beleza, estilo de praia e nosso gosto pessoal:

  1. Praia do Jabaquara
  2. Praia da Fome
  3. Praia da Ilha das Cabras
  4. Praia da Feiticeira
  5. Praia do Julião
  6. Praia Grande
  7. Praia do Curral
  8. Praia do Veloso
  9. Praia de Castelhanos
  10. Praia do Bonete

Confira o mapa das praias de Ilhabela  

Com tanta praia, é normal que a gente fique um pouco perdido. 

Mas para te ajudar, fizemos um mapa mostrando a localização das 25 melhores praias de Ilhabela que mostramos nesse post:

Agora que você já sabe quais são as melhores praias de Ilhabela, já decidiu qual é a sua preferida?  

Ilhabela oferece praias para todos os tipos de viajantes, desde os mais aventureiros – para conhecer as praias mais desertas e selvagens – até os que preferem relaxar sem dispensar uma boa estrutura de comércio.  

Com visuais deslumbrantes da Mata Atlântica e o mar que varia nos tons verde esmeralda ao azul turquesa, as praias de Ilhabela vão te proporcionar uma viagem inesquecível ao litoral norte de São Paulo. 

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!