Escrito por Adriana
09 de novembro de 2023

Uma viagem para Serra Negra oferece belas paisagens naturais e o ambiente perfeito para casais apaixonados. A cidade fica em uma região de quase mil metros de altitude, com picos que vão até impressionantes 1.300 metros. 

Por conta do clima, o turismo rural é fortíssimo. Serra Negra também é muito procurada por conta dos seus produtos artesanais e é tudo uma delícia – particularmente, os cafés me impressionaram muito pela qualidade. 

Serra Negra, assim como Socorro e Águas de Lindoia, faz parte do Circuito das Águas. Então, como já era de se esperar, por lá você vai encontrar diversas cachoeiras, fontes de água e piscinas naturais para conhecer. 

O que fazer em Serra Negra: vista da cidad
Vista do alto para a cidade, rodeada por montanhas. Foto: Mark Hillary / Flickr

Serra Negra é um lugar barato e imperdível em São Paulo, e passear por lá no inverno foi realmente mágico! Selecionei os principais pontos turísticos e atrações por lá:

Passeios próximos ao centro de Serra Negra:

  1. Teleférico + Cristo Redentor 
  2. Praça Sesquicentenário 
  3. Igreja Nossa Senhora do Rosário
  4. Praça João Zelante 
  5. Prefeitura de Serra Negra e Estátua Ronald Golias 
  6. Passeio de Maria Fumaça 
  7. Disneylândia dos Robôs
  8. Fontana di Trevi de Serra Negra
  9. Parque Fonte Santo Agostinho

Passeios afastados do centro:

  1. Alto da Serra
  2. Rota Rural: Passeio de Jipe em Serra Negra
  3. Vinícola da Família Silotto
  4. Sítio São Roque 
  5. Sítio São Fernando
  6. Café Santa Serra
  7. Park Vitrine das Flores
  8. Bioparque Serra Negra
  9. Parque dos Macaquinhos  
  10. Centro de Convenções Circuito das Águas  
  11. Parque Represa Dr Jovino Silveira
Direto ao Ponto: o que fazer em Serra Negra

  • Recomendo que você separe 2 dias inteiros para aproveitar Serra Negra, porque a cidade tem vários passeios imperdíveis e cantinhos a serem visitados. Então, chegar na sexta e ir embora na segunda é a minha dica!
  • O centro da cidade é pequeno, porém oferece tranquilidade e lugares bonitos para visitar, como o Parque Fonte Santo Agostinho, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, e a réplica Fontana di Trevi de Serra Negra. Se preferir, embarque no trenzinho Maria Fumaça e passe pelos principais pontos da cidade, mas saiba que explorar ela a pé também tem seu charme.
  • Para se hospedar com uma ótima localização no centro da cidade, indico o Hotel Vitória Marchi. Já fiquei lá uma vez, e o mais vantajoso é a proximidade com os atrativos. Se quer curtir uma linda vista da natureza e ter acesso a um restaurante delicioso, escolha o Hotel Pousada Shangri-la.
  • O Alto da Serra e o Teleférico são apenas dois dos atrativos incríveis que estão distantes do centro de Serra Negra. Por isso, o ideal é que você tenha ou alugue um carro para chegar até eles. Afinal, hajam pernas!
  • Curte o gostinho do interior? Então você vai adorar a rota rural de Serra Negra! Além das propriedades que oferecem tours e lojinhas com degustação, visite a cafeteria Café Santa Serra e se delicie com um café acompanhado de um bolinho e pães de queijo.

MUN - CTA - o-que-fazer-em-serra-negra

1. Teleférico + Cristo Redentor  

O cartão postal da cidade: o Teleférico deve estar no topo da sua lista com o que fazer em Serra Negra. Foi a primeira atração que eu visitei e sugiro que você faça o mesmo, para ficar logo impressionado com o visual – e tentar se localizar lá de cima. 

O que fazer em Serra Negra: Teleférico
Vista da cidade de Serra Negra a partir do Teleférico. Foto: Mark Hillary / Flickr

Ele é realmente bem alto e chega a aproximadamente mil metros de altitude em um percurso de 10 minutos, tempo suficiente para você apreciar a vista panorâmica incrível da região. 

O ponto final é no mirante chamado Pico do Fonseca. Se você não quiser fazer o passeio de teleférico, também dá pra ir até o mirante de carro ou caminhando – são 2 km. Então ficam as 3 opções: teleférico, trilha ou carro. 

O que fazer em Serra Negra: Cristo Redentor
Cristo Redentor de Serra Negra. Foto: enioprado / CC BY-SA 3.0

E é justo no Pico do Fonseca que você encontra uma réplica do Cristo Redentor com 18 metros de altura, bem menor que o original. Não me impressionou tanto, afinal, a opinião vem de uma carioca, mas é uma homenagem simbólica e super válida. E o visual compensa.

No final das contas, a vista é o que mais vale a pena nesse passeio, mas tomar um café ou um chopp lá de cima é ótimo também. 

Na parte de baixo do teleférico, há um parquinho, uma lojinha de presentes e a cervejaria local Dortmund Bier. 

Dica | evite a visita às quartas-feiras, pois é quando o teleférico pode fechar para manutenção. 

2. Praça Sesquicentenário

A Praça Sesquicentenário fica bem pertinho do teleférico, e, como você já está por lá, vale a pena ir. O lugar conta com um belo lago com chafariz, árvores, banquinhos. É uma pracinha típica e bonita. 

É um ponto turístico que muita gente vai só para cumprir tabela? Talvez, mas você já está por lá mesmo, então vale a pena dar uma passada. Aproveite para garantir sua foto na plaquinha “eu amo Serra Negra”, que fica por ali.

3. Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma das principais paróquias do Circuito das Águas. Ela existe desde 1841 e até hoje mantém os traços da época! Ela é muito bonita, especialmente pelo seu tom de azul da parte externa. 

A igreja fica bem no centro da cidade, então vale considerar essa região para ficar hospedado. Inclusive, eu fiquei uma vez no Hotel Vitoria Marchi, quase em frente à igreja. Super conveniente pra passear e aproveitar os restaurantes do entorno.

4. Praça João Zelante

Toda cidade tem aquela pracinha que os turistas procuram, e em Serra Negra não seria diferente. A Praça João Zelante tem o básico das árvores, banquinhos, até um coreto bem simpático e um lago artificial. 

O lugar é bem calmo, e você vai acabar passando por lá de qualquer jeito, porque é muito central. Por sinal, fica muito próxima à Fontana di Trevi de Serra Negra. Tanto a praça quanto a fonte ficam próximas aos restaurantes, lojas e bares do centro. 

A Praça também é palco para pequenos eventos que acontecem com bastante frequência. No mês de junho, as festas juninas acontecem sempre na praça, que fica recheada de barraquinhas, brincadeiras, dança e alegria.

5. Prefeitura de Serra Negra e Estátua Ronald Golias

Um passeio mais básico, a Prefeitura de Serra Negra tem uma praça bem bonita em frente ao edifício, com árvores, jardins e estátuas. 

Não é nada exatamente impressionante, ok? Como tem uma localização central, você certamente vai passar ali por perto, então não custa dar uma conferida rápida.

Mais falada até do que a Prefeitura é a Estátua Ronald Golias, comediante brasileiro conhecido pelos programas de humor como a antiga A Praça da Alegria. Vale a pena tirar uma foto nessa homenagem – por sinal, muito bem feita. 

6. Passeio de Maria Fumaça 

Agora sim vamos falar de algo que vale a pena: o passeio de Maria Fumaça é um dos clássicos da cidade.  O Trenzinho é para quem quer fazer um city tour pela cidade, e não deixa de ser também uma ótima opção para conhecer os principais pontos turísticos de Serra Negra.

As crianças, em especial, gostam muito desse passeio, mas vale ficar de olho porque as laterais são abertas e todo cuidado é pouco. Os idosos também podem gostar de conhecer a cidade sem se cansar. 

Várias empresas oferecem roteiros diferentes entre si, e vai ser fácil decidir, porque você vai encontrar vendedores distribuindo panfletos com os lugares que o trenzinho passa. 

A Maria Fumaça vai bem devagarinho, então é preciso ter paciência. Geralmente há uma parada na Fonte Santo Agostinho, e passa por lugares como a Disneylândia dos Robôs. 

7. Disneylândia dos Robôs

A Disneylândia dos Robôs é um lugar diferente e, pelo nome, você já sabe muito bem o que espera. Essa atração desperta a curiosidade das crianças, mas também de alguns adultos que querem se sentir dentro do filme Transformers.

São dezenas de atrações mecanizadas. Os grandes destaques do museu colorido ficam para a Estação de Trem, a mini cidade-mecanizada, o Museu do Egito, a Discoteca dos Robôs – sim, imagine robôs caracterizados em uma discoteca – e réplicas de mísseis.  

A ideia até que é legal e fofinha, mas não me despertou tanto interesse porque não é muito meu estilo de atração. Porém, como é um lugar bem central, você pode dar uma passada para conferir, pelo menos. 


8. Fontana di Trevi de Serra Negra

Sim, você ainda está no post sobre Serra Negra! A mais nova atração da cidade é uma réplica da fonte italiana famosa no mundo inteiro. 

A cidade de Serra Negra tem um histórico forte de imigração italiana, então a Fontana de Trevi de Serra Negra serve tanto como homenagem aos imigrantes como incentivo ao turismo.

Ela ainda não existia quando visitei a cidade, e preciso dizer que essa ideia me causa certa estranheza, porque não sou muito fã de réplicas. Porém, a atração anda fazendo o maior sucesso por ser muito bem feita, correspondendo a aproximadamente 40% do tamanho da fonte original. 

A Fontana di Trevi é um lugar super instagramável pertinho do comércio e fica bem concorrida nos finais de semana, então a dica é tentar ir nos dias de semana para conseguir fotos mais bonitas. 

Vale a pena fazer uma visitinha tanto de dia como de noite, porque a iluminação faz diferença. E aproveite para fazer um pedido, afinal, custa só uma moedinha!

Atenção | É proibido colocar a mão ou sentar na fonte, certo? Um vigia fica por perto, mas já fica a dica para evitar reprimendas.

9. Parque Fonte Santo Agostinho

Serra Negra faz parte do Circuito das Águas, lembra? Não faltam nascentes por lá e há diversas fontes de águas naturais pela cidade.  

O que fazer em Serra Negra: Fonte Santo Agostinho
O Parque Fonte Santo Agostinho ainda conta com bancos, árvores e jardins. Foto: enioprado / CC BY-SA 3.0

O Parque Fonte Santo Agostinho tem  a fonte mais famosa de Serra Negra. O ambiente é bem legal para uma caminhada porque é cheio de pequenas trilhas, flores, árvores e bosques. É bem cuidado, mas é pequenininho, então não vá esperando um Ibirapuera. 

Chegando lá você encontra duas fontes: Santo Agostinho e Santa Luzia. Há quem diga que as águas são milagrosas e muita gente sai da lá levando um pouco da água para casa

10. Alto da Serra

O Alto da Serra é um dos pontos turísticos mais famosos de Serra Negra e um dos meus preferidos. Com 1.310 metros, é o pico mais alto de toda a região! Você vai escolher ir de carro ou a pé? Eu optei pelo carro. 

O que fazer em Serra Negra: Alto da Vista
Vista espetacular do Alto da Serra. Foto: Mark Hillary / Flickr

O visual de lá de cima é incrível, e é impossível colocar em palavras a vista das montanhas e de outras cidades da Serra da Mantiqueira, inclusive as de Minas Gerais. O céu se pondo lá do alto é impressionante, então recomendo que se programe pra ir nesse horário. O céu vai ficando mais e mais alaranjado, coisa linda! 

É possível fazer saltos de parapente ali também Não foi dessa vez que me aventurei, mas me pareceu uma experiência incrível!

Lá em cima você vai encontrar outra plaquinha “eu amo Serra Negra”, além de alguns quiosques e lanchonetes no estilo container. Eles têm preços um pouco mais elevados que o normal, mas, considerando a localização, faz sentido, né? 

Eu vi muitas pessoas levando cangas, cestas de piquenique, taças e vinhos e fiquei com vontade de ter feito o mesmo. Fica a sugestão para aguardar o pôr do sol em grande estilo!

Dicas | Aos finais de semana, chegue cedo, lá pras 15h, para não correr o risco de pegar uma fila de carros e perder o pôr do sol! Como as vagas de estacionamento são limitadas, é possível ir de uber sem grandes problemas. Lembre de levar um casaquinho por causa da altitude. 

11. Rota Rural: Passeio de Jipe por Serra Negra + Café Santa Serra

Se tem uma experiência que tem feito um sucesso estrondoso é o Serra 4×4, que consiste em um passeio de jipe pelas principais rotas rurais de Serra Negra. E ele é especial por alguns motivos. 

Primeiro, porque ele passa por dentro de propriedades particulares (tudo com permissão!), no melhor estilo off-road. Nisso estão incluídos uma vinícola e uma fazenda de café – e fazemos uma parada nos dois.

O passeio por si só já é super agradável, mas o grande diferencial está no guia. Ele vai explicando tudo sobre a história dos lugares, deixando o passeio ainda mais interessante.

E pra finalizar, o tour encerra no Alto da Serra, que mostrei acima. Bem a tempo de você apreciar o pôr do sol!

12. Vinícola da Família Silotto

Já deu pra sentir que a zona rural de Serra Negra rende ótimos passeios, né? Já posso te adiantar que você vai querer comprar várias cachaças, cafés, iogurtes e doces artesanais que saem direto dos campos. Fresquinhos! Mas agora vamos falar de vinícolas.

A vinícola e alambique da Família Silotto é aberta para visitação e cordialidade é o ponto alto do passeio. Dá pra ver toda a produção de vinhos, cachaças, licores e suco de uva artesanais – e a melhor parte é degustar tudo isso e comprar as bebidas preferidas.

Além de ver a área de cultivo, a produção e a adega, há um pequeno Museu do Vinho que conta a história da família Silotto. 

13. Sítio São Roque

Se você é fã de café que nem eu, considere uma visita guiada ao Sítio São Roque um passeio imperdível em Serra Negra! Imagina caminhar entre os pés de café (e até colher alguns grãos), entender como a fazenda se tornou agroecológica e, no final, provar o famoso Café dos Leais?

É uma experiência única que vale muito a pena. Aprendi muito sobre a história do lugar! Tudo é sustentável, 100% orgânico e delicioso. É preciso agendar, ok?

Dica |  Leve uma geléia de café para casa! O sabor é diferente e único.

14. Sítio São Fernando

Que tal mais uma experiência de turismo rural em Serra Negra? Pois saiba que o Sítio São Fernando é uma ótima escolha: por aqui você vai ter contato com a produção de vários produtos artesanais, da cachaça ao vinho, passando pelo café. 

No passeio, fomos super bem atendidos, escutamos sobre a história do lugar, da família, dos tipos de uva… Um passeio completo. 

E como se não bastasse, ao final do tour ainda tem degustação de vinhos, queijos, cachaças, geleias, doces… Você vai ficar com vontade de comprar tudo!

15. Café Santa Serra

Se você é mesmo fã de café, então pode incluir mais um lugar legal para visitar em Serra Negra. O Café Santa Serra é um lugar simples, mas super aconchegante. Trata-se de uma cafeteria, com uma decoração fofa, que parece funcionar em uma garagem de uma fazenda de café.

Por aqui, provei dois tipos diferentes: o café coado e o prensado. E ainda por cima acompanhado de bolo fresquinho e pão de queijo.

Tivemos também uma mini aula sobre as etapas de produção do café, com um pequeno tour pelo processo de secagem dos grãos. Acredito que em época de colheita, o passeio inclui visitas às plantações. Quando eu fui, não rolou – mas só de tomar esse café delicioso já valeu a visita!

16. Park Vitrine das Flores 

Quem resiste a uma exposição de Flores? Tudo começou quando alguém teve a ideia de abrir para visitação um local de cultivo. O Park Vitrine das Flores tem mais de 45 tipos de rosas internacionais, suculentas, campos de girassóis e muito mais.

Os espaços especiais para fotografia tem atraído muita gente, mas os campos cheios de flores, especialmente as lavandas, são as partes mais encantadoras!

17. Bioparque Serra Negra

O Bioparque Serra Negra preserva e difunde conhecimento sobre a Mata Atlântica. As trilhas interpretativas são a oportunidade perfeita de contemplação e aprendizado. É possível fazer as trilhas (tranquilas, no geral) por conta própria ou com guias, que são biólogos e vão explicar tudo bem detalhadamente. 

É tudo muito intuitivo e seguro, mas vale a pena ir com roupas confortáveis e tênis! No final dá pra ser muito feliz na lanchonete vegana e comprando várias lembrancinhas. 

18. Parque dos Macaquinhos

O Macaquinhos Turismo Parque e Pousada, também conhecido como Lago ou Parque dos Macaquinhos, funciona como uma espécie de clube que oferece várias atividades ao ar livre. 

O que fazer em Serra Negra: Parque dos Macaquinhos
Pedalinho no lago do Parque dos Macaquinhos. Foto: Marcio Okabe / Flickr

O parque fica em uma área de muito verde, com lago, piscina, pedalinho e tirolesa. Dizem que o lugar também é ótimo para fazer piquenique e pescar. E além de todo o lazer, a grande atração são os macaquinhos que ficam no local.

Há outros bichinhos por lá, cada um chamado pelo seu próprio nome. Como eles sabem quem é quem eu não tenho certeza, mas isso já demonstra um cuidado com os animais, que parecem ser muito bem cuidados, algo essencial de ser observado nesse tipo de atração.


É uma atração mais distante, e a estrada é um pouco íngreme. Se for sua praia, fique atento, porque alguns dos brinquedos (como o pedalinho) são mais antigos. 

19. Centro de Convenções Circuito das Águas

O Centro de Convenções Circuito das Águas fica em uma área bem ampla com 3 auditórios. Todos os anos, acontecem vários eventos culturais e de lazer, além de feiras e exposições temporárias. Confira a programação na sua época de viagem.  

20. Parque Represa Dr. Jovino Silveira

Apesar de estar mais afastado do centro de Serra Negra, o Parque Represa Dr. Jovino Silveira é muito bonito. Ele é o maior da cidade e ainda abriga uma represa.

No final das contas, depois de vários doces, cafés e vinhos, uma corridinha na pista em volta ao lago vai bem. E saindo da lógica de atividade esportiva, muita gente faz churrasco por lá, já que existem alguns quiosques próprios pra isso. 

Fica mais vazio durante a semana e mais cheio aos sábados e domingos.

Mais dicas de viagem para Serra Negra

Quer uma ajudinha para organizar seu roteiro? Vou te dar mais algumas dicas para sua viagem para Serra Negra: 

Onde ficar em Serra Negra

Podemos dividir as acomodações em Serra Negra em basicamente duas áreas: os que ficam no centro e os localizados em bairros mais afastados.  

  • Centro | Quer priorizar localização e ficar perto de bares, restaurantes e dos shoppings a céu aberto? Fique no Hotel Vitoria Marchi, que é pet friendly, tem localização excelente e um ótimo atendimento. Ou ainda, considere o  Hotel Montana Serra Negra ou o  Hotel Shelton, ambos bem recomendados.
  • Outros bairros | Se você prefere ficar mais próximo da natureza e curtir as comodidades do hotel, minha indicação é o Hotel Pousada Shangri-la, com hidromassagem, lareira e um café delicioso. A vista panorâmica é imperdível e o restaurante ainda serve um linguine com grana padano de ficar na memória. Outras boas opções são o  Hotel Akropolis e a Pousada Vale da Serra.

Para saber ainda mais, confira nossas dicas completas sobre os melhores hotéis em Serra Negra e também sobre os 5 melhores hotéis fazenda da região

Festas e eventos em Serra Negra

Os eventos são os principais responsáveis por movimentar a cidade! Os principais são:

  • Festival de Verão | Acontece nos finais de semana do mês de janeiro até o início de fevereiro. A Praça João Zelante vira palco para diversos shows e espetáculos. Entrada gratuita e atrações variadíssimas. 
  • Festival de Inverno | Seguindo o mesmo estilo do Festival de Verão, o de inverno também traz muita animação com shows e espetáculos na Praça João Zelante e na Sesquicentenário. Começa no último final de semana de junho e vai até o último de julho e, para diferenciar um pouco, ele conta com Festival de Food Trucks e exposições de fuscas e carros antigos. 
  • Feira do Livro | Durante o final de agosto acontece a Feira do Livro, levando escritores e centenas de fãs para a cidade. É quase como uma bienal, mas numa cidade do interior e com as devidas proporções. Como amo livros e o climinha literário, acho uma ótima época para visitar Serra Negra. 
  • Festa dos Italianos | A cultura italiana é fortíssima no interior do estado de São Paulo e, por isso, várias cidades realizam festas temáticas – Serra Negra é uma delas. Então já deixe anotado no seu roteiro do que fazer em Serra Negra: se a sua viagem for em setembro, não deixe de curtir um pouquinho da cultura e da deliciosa gastronomia italiana. 

Onde comer em Serra Negra

Com certeza não faltam opções para comer muito bem em Serra Negra. Os restaurantes, cafés e lojas ficam no centro, principalmente. 

Já mencionei dois lugares antes que valem a visita, como o Café Santa Serra e o Restaurante Shangri lá, que funciona em um hotel.  Além desses, selecionei mais alguns para você:

  • Cantina e Ristorante Famiglia Schiavo | Mais uma opção para os amantes da comida italiana com um tempero caseiro especial. O bolinho de arroz faz muito sucesso por lá, assim como o ravioli de queijo brie com presunto parma.
  • Café Boteco | Um dos melhores bares e restaurantes de Serra Negra – um abraço para o Moisés pelo ótimo atendimento. O chopp aqui é uma delícia, geladinho do jeito que eu gosto. A mistura de bar e boteco agrada a todos, e você precisa provar os petiscos. 
  • Restaurante Guedes Shekinah | Uma ótima pedida pra quem quer economizar. É um restaurante tem preço fixo e disponibiliza buffet variado para comer à vontade, e ainda inclui sobremesas e suco na refeição. Bom para aqueles momentos de muita fome.  

Melhor época para visitar Serra Negra

A boa notícia é que você pode visitar Serra Negra durante todo o ano, mas o inverno é perfeito pra quem quer experimentar o frio da Serra da Mantiqueira acompanhado de um bom vinho, queijo e do seu parceiro ou parceira, quem sabe. 

E diferente dos demais destinos, uma viagem para Serra Negra se torna muito melhor durante esses períodos mais cheios, de feriados e férias, acredita? Isso vai na contramão do que eu costumo indicar, que é visitar os lugares em épocas mais vazias. Mas é durante a alta temporada de Serra Negra que todas as atrações e lojas ficam abertas.

Janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto e setembro são os melhores meses, ou por conta do clima, porque são as épocas dos festivais, ou ambos.

Quantos dias ficar

O melhor é ter pelo menos dois dias inteiros para conhecer a cidade: chegue na sexta e vá embora só na segunda. Se puder ficar mais, melhor ainda.

Como circular

Serra Negra é pequena, e é legal circular a pé pelo centro (ou, quem sabe, de Maria Fumaça) para conhecer cada pracinha, construção e fonte. 

Mas a nossa recomendação é que você vá de carro ou alugue um, já que várias atrações ficam mais distantes da cidade, como a Rota Turística do Vinho e Queijo e o Parque dos Macaquinhos, ou difíceis demais de chegar a pé, como o Alto da Serra (que é imperdível). 

Se não for uma opção, os serviços de aplicativos funcionam perfeitamente bem.  

Mapa de Serra Negra

Confira um mapa com as principais atrações citadas aqui:

Uma viagem para Serra Negra combina com: 

Holambra

Conhecida como Cidade das Flores, Holambra é imperdível e fica a apenas 1h de Serra Negra. Não é à toa que a cidade é um dos destinos mais procurados do interior de São Paulo. 

Quando visitar, vá para o Parque Van Gogh, veja o Moinho Povos Unidos e, é claro, os dois principais campos de flores abertos ao público: o Macena Flores e o Bloemen Park. Dei todas as dicas sobre o que fazer em Holambra, e separei as melhores sugestões de hotéis por lá.

Socorro 

A “cidade da aventura” fica do ladinho de Serra Negra, apenas 30km. Boa para continuar com o turismo rural, visitar o Mirante da Pedra Bela Vista ou à Gruta do Anjo e fazer a Trilha das Cachoeiras.  

É um ótimo passeio para um bate e volta, mas pode não ser suficiente para fazer tudo. Confira o que fazer em Socorro e também as melhores pousadas, caso você decida ficar. 

Águas de Lindóia

Também fazendo parte do Circuito das Águas, Águas de Lindóia fica do ladinho de Serra Negra, a apenas 19 km. 

O clima é gostoso e a tranquilidade de Serra Negra também se estende para Águas de Lindóia. 

Vá visitar o Thermas Hot World e o Balneário Municipal de Águas de Lindóia. Aproveite e confira o nosso post sobre tudo o que fazer por lá e também os melhores hotéis e pousadas em Águas de Lindóia.

Depois das nossas dicas ficou fácil saber o que fazer em Serra Negra!

Não faltam motivos para conhecer Serra Negra. O destino me proporcionou uma experiência pra lá de especial e eu pretendo voltar quando visitar, novamente, o interior de São Paulo. 

Se for, me conte o que achou da vista do Alto da Serra e dos cafés especiais de Serra Negra. 

Foto de destaque: Voo de Parapente no Alto da Serra, fotógrafo: Sylvia D´Almeida / CC BY-SA 4.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

6 comentários em “O que fazer em Serra Negra: TOP 20 atrações + guia completo”

  1. Olá. Muito obrigada por todas as dicas deste posto. Comecei a pesquisar por acaso e, de repente encontrei todas as informações que precisava num único lugar.
    Neste momento estou curtindo férias em Ubatuba com a família. Conhecemos a pizzaria Apocalipse aqui,onde o filho toca o comércio com sua esposa, e descobrimos que a matriz fica em Serra Negra. Ela está na sua lista de indicações de lugares para uma boa comida. Amei

    Responder