Escrito por Adriana
18 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

A 270 km do Rio de Janeiro, Trindade é uma pequena vila de pescadores que faz parte de Paraty e já foi elogiada até pelo jornal inglês The Guardian, em uma lista com as 8 melhores praias do país. 

Já fui a Trindade mais de uma vez e confesso que desde a minha primeira viagem, há mais de 20 anos, a natureza intocada daquele paraíso continua me surpreendendo!

O que fazer em Trindade - Do alto o cachadaço
As águas da Praia do Cachadaço do alto

Rodeada pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina, a vila é o lugar perfeito para você fazer ecoturismo, com lindas cachoeiras, praias paradisíacas, uma piscina natural sensacional e trilhas diversas!

Seja para passar um fim de semana ou se esbaldar em uma viagem mais longa, prepare as malas e vem conferir o que fazer em Trindade:

  1. Praia do Cepilho
  2. Praia de Fora
  3. Praia dos Ranchos
  4. Praia do Meio
  5. Praia e Piscina Natural do Cachadaço
  6. Praia Brava (e Cachoeira da Praia Brava)
  7. Cachoeira Pedra que Engole
  8. Mirante Cabeça do Índio
  9. Vila de Trindade
  10. Voo de Parapente
  11. Arredores: Praia do Sono, Antigo e Antiguinhos, Ponta Negra e Cachoeira do Saco Bravo

Direto ao Ponto: Trindade

  • Ao todo, Trindade tem 6 praias. Todas são deslumbrantes e agradam a diferentes perfis de viajantes.
  • Se você procura por uma praia rasinha com mais estrutura, quiosques e muito movimento, então a Praia dos Ranchos será a sua melhor escolha.
  • Já se você faz parte do time dos amantes de praias desertas, priorize a Praia do Cepilho ou Praia Brava, sendo o acesso da última o mais difícil.
  • Com águas cristalinas, a disputada Piscina Natural do Cachadaço fica mais vazia no meio da semana e é parada obrigatória na sua viagem.
  • Dividida em duas por uma formação rochosa, a Praia do Meio é o principal cartão postal de Trindade. Além de lindíssima, é a entrada para as trilhas que levam à famosa Cachoeira da Pedra que Engole e à Praia do Cachadaço.
  • O centrinho da vila é, basicamente, uma rua só. É por ali que fica a maioria das pousadas e restaurantes. Por lá, fiquei na Pousada Cabeça do Índio (super aconchegante!) e almocei no restaurante Siri & Cia, onde eu comi um peixe de dar água na boca!

1. Praia do Cepilho

Chegar em Trindade e ser recebido pelo marzão da Praia do Cepilho é uma injeção de ânimo daquelas!

Com águas cor de esmeralda e ondas que enchem os olhos dos surfistas, a praia tem uma areia clara e fininha, um spoiler do que o litoral de Trindade tem a oferecer.

O que fazer em Trindade - Praia do Cepilho
Praia do Cepilho, famosa por suas ondas

Mas ela está longe de ser a melhor para mergulhar. Chegando mais perto, entendi logo porque uma praia tão linda como aquela não estava lotada: as ondas são bem fortes e, sendo bem honesta, eu não arriscaria se não soubesse nadar. 

O lado bom é o sossego, dá para tirar várias fotos sem muita gente aparecendo atrás.

2. Praia de Fora

Saindo da Praia do Cepilho, você encontrará a Praia de Fora: o melhor lugar para assistir ao nascer do sol e renovar as energias logo cedinho.

É a primeira praia para quem chega na Vila, até tem alguns restaurantes e pousadas, mas nada que se compare à estrutura da Praia dos Ranchos, que vou falar daqui a pouco.

O que fazer em Trindade - Praia de Fora
Praia de Fora, separada da Praia do Cepilho pos estas pedras

Por aqui, o mar é mais tranquilo que o da praia anterior e, por isso, não fica tão deserta.

3. Praia dos Ranchos

Águas cristalinas, barzinhos com música ao vivo e um mar mega convidativo são os segredos da movimentada Praia dos Ranchos

Assim que vi aquele oceano de guarda-sóis coloridos, fiquei curiosa para saber o que aquela praia tinha de tão especial, e já adianto que não demorou nadinha para que eu também caísse nos encantos desse paraíso.

O que fazer em Trindade - Praia dos Ranchos
A Praia dos Ranchos e seus quiosques

A água rasinha faz sucesso entre as crianças. Sem falar nos passeios de caiaque, banana boat e prancha de stand up paddle, que fazem a alegria da galera. 

Além de ser um dos pontos de partida dos barcos para a Piscina Natural do Cachadaço, é a praia certa para você experimentar as delícias da gastronomia caiçara enquanto saboreia batidas refrescantes.

4. Praia do Meio

Principal cartão-postal de Trindade, a Praia do Meio tem que ser prioridade no seu roteiro! Ela é chamada assim por ter uma formação rochosa dividindo a praia em duas. O pequeno amontoado de pedras recebe o nome de ilhota e tem uma vista que rende fotos lindas.

O que fazer em Trindade - Praia do meio
A linda Praia do Meio

Dizem por aí que é a melhor praia de Trindade, e não é exagero, hein? A água é um espelho!

Lembrando que não há restaurantes nem quiosques, o que não é tão ruim já que a praia acaba ficando com ares de tesouro intocado com o verde contornando a areia clarinha.

Por lá, você terá que se contentar com algumas barracas ou com os produtos dos vendedores ambulantes. Também tem a opção de escolher almoçar na Praia dos Ranchos (a 5 minutos de caminhada), que foi o que eu fiz, ou então levar comidinhas.

Outro detalhe é que ela fica dentro dos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina e também é o segundo ponto de partida dos barquinhos que levam à piscina natural do Cachadaço, com a vantagem de ser mais barato do que o passeio saindo da Praia do Rancho.

Vai para Paraty? Veja nossas dicas de hospedagem na cidade.

5. Praia e Piscina Natural do Cachadaço

Com águas de um azul-turquesa hipnotizante, a Praia do Cachadaço dá de 10×0 em muitas praias por aí! É a maior de Trindade e, por incrível que pareça, uma das mais desertas. 

Se você é bom no surf, vai adorar a força daquelas ondas. Caso contrário, recomendo ficar de olho nos avisos dos salva-vidas para saber se vale a pena mergulhar.

Chegar até lá não tem mistério: é só fazer uma trilha saindo da Praia do Meio. Vá sabendo que há trechos bem íngremes e com vários degraus. A minha dica é ir sem pressa e parar para tirar uma foto no mirante que tem no caminho, a vista é surreal!

O que fazer em Trindade - Piscina Natural
A tranquilidade da Piscina Natural do Cachadaço

Pertinho dali, você terá o privilégio de conhecer a principal atração da vila: a famosa Piscina Natural do Cachadaço (ou Caixa d’Aço)! A água é tão fresquinha e cristalina que nem dá vontade de ir embora. Aproveitei para curtir um mergulho com snorkel, foi maravilhoso! Dá para ver vários peixinhos e corais.

A desvantagem é que está sempre movimentada, até na baixa temporada. Porém, nem tudo está perdido: se você for durante a semana, poderá encontrar a piscina mais vazia.

O acesso é por uma trilha saindo da Praia do Cachadaço. Você também pode ir em um passeio de barco partindo da Praia dos Ranchos ou Praia do Meio. Escolhi ir pela trilha e voltar de barco. A trilha não é difícil, mas fica bem escorregadia em dias chuvosos, então tome cuidado.

6. Praia Brava (e cachoeira da Praia Brava)

Se você ama praias desertas, vai se apaixonar pela Praia Brava! Ela fica em uma região mais afastada e é uma verdadeira joia escondida! Devido à distância e falta de estrutura, muita gente acaba deixando essa preciosidade de lado, priorizando as praias mais populares.

O que fazer em Trindade - Praia Brava
A deserta Praia Brava e seu lado naturista

De longe, o que eu mais gostei foi a calmaria, ideal para tomar sol e ter apenas o som das ondas como trilha sonora. Quanto ao mar, pode ter certeza que honra o nome da praia: é bravíssimo! E como não há salva-vidas, pense duas vezes antes de se jogar nas águas de lá.

No canto esquerdo, algumas pessoas costumam praticar nudismo, então não se assuste caso veja uma galera desfilando do jeito que veio ao mundo.

Para chegar, você terá que enfrentar uma trilha de quase 20 minutos. A trilha não é das melhores: sem sinalização e com trechos bem traiçoeiros. Ela começa na estrada a caminho da vila, pouco antes da Praia do Cepilho. O percurso todo é em mata fechada, além de ser bem estreito. 

Minha sugestão é se refrescar na água geladinha da Cachoeira da Praia Brava antes mesmo de ir à praia. Para isso, você deve pegar a mesma trilha que leva até a praia e virar à esquerda na única bifurcação do caminho.

O que fazer em Trindade - cachoeira
No meio da trilha há uma cachoeira

Se possível, vá de tênis ou sapatilha de neoprene. Falando nisso, para você não esquecer nada, dê uma conferida no post que eu fiz sobre o que levar para a praia.

7. Cachoeira Pedra que Engole

Planejar o que fazer em Trindade e não incluir um banho na Cachoeira da Pedra que Engole é o mesmo que ir à cidade maravilhosa e não conhecer Copacabana!


A Pedra que Engole nada mais é do que um espaço entre 3 pedras apoiadas umas sobre as outras, onde você poderá escorregar e mergulhar em uma piscininha subterrânea.

O que fazer em Trindade - Pedra que engole
A famosa Pedra que Engole

No início, é normal sentir aquele frio na barriga e se questionar se vai ou fica. A verdade é que se a gente pensar muito, acaba desistindo. Minha dica é dar uma olhada na “saída” da pedra, assim você terá uma ideia do que te espera e ganhará mais confiança antes de ir.

Apesar de rápida, é uma experiência divertida! Porém, se você for claustrofóbico ou não souber nadar, é melhor evitar essa aventura. 

Para chegar até lá, é só seguir uma trilha moderada saindo da Praia do Meio. São cerca de 15 minutos de caminhada. Durante o caminho, você vai encontrar outras quedas d’água como o Escorregador, uma pedra que funciona como um tobogã natural, e o Poço Fundo, outra queda d’água incrível.

8. Mirante Cabeça do Índio

Você já ouviu falar do Mirante Cabeça do Índio? A pedra fica em um dos pontos mais altos de Trindade, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Ela tem esse nome porque, em alguns ângulos, se parece com o perfil de um indígena.

O interessante é que bem no topo dela há um mirante para as praias do Meio e do Cachadaço. E eu nem preciso dizer que a vista é fenomenal, não é mesmo? A paz daquele lugar é surreal!

Ouvi falar que algumas pessoas preferem ir ao mirante assistir o sol nascer, deve ser mesmo sensacional!

Para chegar até lá, você deverá pegar uma trilha que começa na Praia do Cachadaço. Já te adianto que o caminho não é fácil e tem várias subidas cansativas. 

Além da chegada, a parte mais legal é que durante o percurso você vai encontrar várias cavernas formadas por pedras gigantescas, ótimas para recuperar o fôlego entre um suspiro e outro. Mas fique atento: por ser mata fechada, é muito fácil se perder. Por isso, sugiro que vá com um guia. 

9. Vila de Trindade

Esqueça o caos das cidades grandes, a Vila de Trindade é tranquilidade pura! Por lá, praticamente tudo gira em torno da rua principal, onde você vai encontrar várias pousadas, restaurantes, mercadinhos e estacionamentos.

O que fazer em Trindade - Centro
A simpática vila, ou centrinho de Trindade

E se você é daqueles que, assim como eu, não perde a chance de comprar uma lembrancinha, vai se apaixonar pelas lojinhas de artesanato!

À noite, os barzinhos e restaurantes animam a ruazinha, com shows de pagode, reggae, samba, forró e, claro, muita comida boa!

Dica | Como o sinal de internet é instável, recomendo levar também dinheiro em espécie. Assim, você evitará possíveis problemas com as maquininhas de cartão ou Pix.

10. Voo de parapente

Se “adrenalina” é o seu nome do meio, reserve um tempinho para voar de parapente. Sem dúvidas, contemplar aquela imensidão azul lá de cima é uma experiência inesquecível! 

Como em Trindade não há nenhum arranha-céu para atrapalhar o visual, você terá uma bela vista panorâmica das praias e montanhas do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Por lá, um dos instrutores mais recomendados é o Klebinho Parapente.

11. Passeios em Trindade: arredores

Sempre que vou a Trindade, aproveito para dar uma passadinha em outros pontos deslumbrantes que ficam nos arredores do destino. 

Uma praia que eu adoro é a Praia do Sono, perfeita para quem quer mais sossego. Para chegar, você terá que pegar uma trilha de 3 km saindo de Paraty. Se preferir, você também pode ir de barco, basta estacionar próximo à portaria do Condomínio Laranjeiras e pegar uma van até o cais.

O que fazer em Trindade - Sono
Praia do Sono vista do alto

De lá, recomendo conhecer as Praias de Antigos e Antiguinhos, a Praia de Ponta Negra e a belíssima Cachoeira do Saco Bravo

Para mais detalhes, eu fiz um post bem completo com todas as dicas da Praia do Sono, está imperdível!

Mais dicas de viagem para Trindade

São muitos pontos turísticos maravilhosos, né? Só de lembrar, já fico com vontade de pegar a estrada e voltar a Trindade. Tenho mais algumas dicas essenciais que, definitivamente, não podem ficar de fora no seu planejamento:

Onde se hospedar em Trindade

Diferente do que se vê na maioria dos destinos praianos, em Trindade não há resorts ou hotéis luxuosos. Apesar da simplicidade, a rede hoteleira da Vila cumpre bem o que promete: dias de muita sombra e água fresca!

Também há quem goste de uma experiência mais roots – ou raíz, em bom português – prova disso é a quantidade de acampamentos. As pousadas e melhores áreas de campings ficam nas praias dos Ranchos e de Fora, que são as mais próximas do centrinho.

Fiquei hospedada na Pousada Cabeça do Índio e eu não poderia ter acertado mais! Os quartos são bem confortáveis, com TV, ar-condicionado e frigobar. A área de lazer também é uma delícia, com piscina e mesa de sinuca.

O que fazer em Trindade - Pousada cabeça do Índio
Pousada Cabeça do Índio. Foto: divulgação

Vale lembrar que além de ficar entre a Praia do Meio e a Praia dos Ranchos, a pousada tem estacionamento e um café da manhã divino! Outra vantagem é que, para a minha surpresa, o wi-fi até que funcionou direitinho. 

Também tenho vontade de me hospedar na Pousada Dois Irmãos, me falaram que tem uma arquitetura encantadora, piscina e quartos com varanda.

Se ainda tiver em dúvida, confira o post que eu fiz com as 10 melhores pousadas em Trindade, vai te ajudar bastante.

Onde comer em Trindade

Na Vila de Trindade, o que reina mesmo é a comida caseira. Os cardápios são simples, mas deliciosos. O que você mais vai encontrar por lá é o clássico PF e, claro, as maravilhas da culinária caiçara.

Meu restaurante preferido foi o Siri & Cia, onde comi o peixe mais saboroso de toda a viagem. Também experimentei e amei o típico drink Jorge Amado, uma mistura deliciosa de limão, maracujá e cachaça Gabriela (cravo e canela).

Caso queira provar outros pratos, no centrinho há lugares que vendem sanduíches, pizzas, fondues, açaí e sorvetes. 

Bate-volta Trindade saindo de Paraty: vale a pena?

Está de passagem por Paraty e não vê a hora de conhecer Trindade? Então, eu recomendo um tour bate-volta de partindo de Paraty. É a forma mais prática e vantajosa de conhecer as principais praias da vila sem precisar ficar hospedado por lá.

Você irá conhecer os seguintes pontos em Trindade:

  • Praia do Cepilho
  • Praia dos Ranchos
  • Praia do Meio
  • Praia e Piscina Natural do Cachadaço

O passeio todo dura cerca de 6 horas e, geralmente, sai de Paraty pela manhã. Tenha em mente que o dia será um pouco corrido, mas muito inesquecível! Confira valores.

Quando ir

Os melhores meses para visitar Trindade são de setembro a novembro, quando o tempo fica firme – com máximas que variam entre 22°C e 26°C – mas a alta temporada ainda não começou. 

Durante esse período, você ficará livre de perrengues como clima chuvoso, mar revolto e trilhas enlamaçadas. Outra época agradável é entre fevereiro – logo depois do Carnaval – e março, quando as chuvas de verão já acabaram, mas o tempo ainda está ensolarado.

Confira: tudo que você precisa saber para visitar a Praia do Sono.

Curtiu nossas dicas do que fazer em Trindade? Quais desses passeios em Trindade não podem ficar de fora do seu roteiro?

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

6 comentários em “O que fazer em Trindade: cachoeiras, praias, trilhas e dicas imperdíveis”

  1. Vou viajar no feriado de setembro e procurando por dicas achei super interessante o que foi colocado aqui por você!
    Parabéns e sucesso em suas viagens.

    Responder