Onde ficar em Berlim: 10 melhores bairros, hotéis e dicas práticas
Está planejando viajar para Berlim? Criamos um guia completo com os melhores bairros da capital alemã para ajudar você a escolher onde ficar em Berlim.
Home > Onde ficar em Berlim: 10 melhores bairros, hotéis e dicas práticas
Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Se você está planejando uma viagem para Berlim, uma das decisões mais importantes será escolher onde se hospedar. A cidade oferece uma boa variedade de bairros com perfis e atmosferas diferentes, então é importante você se situar para acertar na sua escolha.
O que já posso adiantar aqui é: se for sua primeira vez em Berlim, o mais prático é optar por uma região central ou próxima do centro, como Mitte ou Tiergarten, que oferecem fácil acesso às principais atrações. Acredite, poder fazer tudo a pé em uma cidade tão rica em história faz toda a diferença.
Porém, se você prefere explorar bairros com mais personalidade e vida local, os arredores como Prenzlauer Berg, Kreuzberg ou Charlottenburg são ótimos para sentir mais o lado cultural da cidade.
A Catedral de Berlim e a Torre de TV se destacam nas paisagens da cidade
Para quem busca uma Berlim mais alternativa e tranquila, há também bairros um pouco mais afastados, como Neukölln e Schöneberg.
Mas calma que tem ainda mais opções bacanas! E o melhor: o transporte público em Berlim é super eficiente (dicas no final do post!), então basta escolher direitinho que você ficará muito bem conectado aos principais cantos da cidade.
Cada uma das regiões que listei nesse post oferece uma experiência única e vale a pena conhecer mais de uma delas, se possível. Eu estive duas vezesem Berlim e passei boas semanas explorando cada cantinho, então eu entendo bem os desafios de escolher o melhor lugar para se hospedar – principalmente para quem vai pela primeira vez.
Neste guia, vamos explorar as melhores regiões para se hospedar e o que cada uma oferece de especial.
Veja no mapa minha seleção dos melhores hotéis em Berlim de acordo com cada região:
Onde ficar em Berlim no Centro: Mitte e Tiergarten
1. Mitte
Mitte é o verdadeiro coração de Berlim, tanto historicamente quanto culturalmente. É o bairro mais central e oferece uma grande variedade de hospedagens, desde hotéis cinco estrelas até hostels mais econômicos.
A grande vantagem de ficar em Mitte é que você pode fazer praticamente tudo a pé. Estar tão perto de pontos turísticos como o Portão de Brandemburgo e a Ilha dos Museus faz de Mitte a escolha mais prática para quem visita Berlim pela primeira vez.
Alexanderplatz, Portão de Brandemburgo e Catedral de Berlim
Esse foi meu caso: escolhi ficar em Mitte na minha primeira visita, e senti que estava mesmo no epicentro da história.
Para ter a mesma sensação, sugiro caminhar sem pressa do Portão de Brandemburgo até a Torre de TV na Alexanderplatz, já que essa é uma rota cheia de história.
Outro lugar que vale conferir além das atrações famosas é o James Simon Park. Estive por lá no verão e achei um ótimo lugar para relaxar após um dia de passeios. A vista para Catedral de Berlim é linda, e você ainda pode dar a sorte de pegar um show ao ar livre.
A vida noturna em Mitte também é movimentada, com diversos bares e restaurantes.
Porém, como em qualquer área central, a popularidade tem um preço: hospedagens costumam ser mais caras, e o bairro pode ficar bem movimentado, especialmente nas áreas mais turísticas. Mas se você quer explorar a cidade a pé, com facilidade de transporte e muitas opções de restaurantes, não tem erro em escolher Mitte.
Tiergarten é uma área bem verde, lar do maior parque de Berlim, o Tiergarten, e de importantes monumentos como a Coluna da Vitória e o Reichstag. Se você gosta de uma mistura de natureza e história, este bairro vai te encantar, assim como me encantou.
Uma curiosidade que aprendi por lá é que o Tiergarten foi originalmente um terreno de caça real no século XVI. Somente no século XIX ele foi transformado no parque público que conhecemos hoje.
De uma forma geral, posso dizer que esse bairro é uma ótima escolha para quem deseja ficar próximo ao centro, mas prefere uma atmosfera mais tranquila e natural.
Estive por lá nas duas vezes que fui a Berlim, e adorei caminhar pelo parque e depois parar em um dos cafés ao redor para recarregar as energias. Esse é um dos poucos lugares em Berlim onde você realmente pode esquecer que está em uma metrópole.
Os hotéis na região costumam ser mais luxuosos, com vistas para o parque, o que a torna ideal para quem busca uma experiência mais relaxante, sem se afastar demais das atrações centrais.
A desvantagem é que Tiergarten não oferece tantas opções de vida noturna e a hospedagem econômica é mais rara, então pode não ser o ideal para quem viaja com orçamento mais apertado. Se você quiser economizar, talvez seja melhor considerar um bairro mais agitado e visitar Tiergarten durante o dia.
Porém, se você curte caminhar ou correr no parque e quer ficar em um lugar mais calmo, essa pode ser uma boa escolha.
Principais atrações:
Parque Tiergarten
Coluna da Vitória
Casa das Culturas do Mundo
Hotéis recomendados em Tiergarten
InterContinental | Um clássico, ideal para quem busca um hotel luxuoso e repleto de comodidades.
SO/ Berlin Das Stue | Luxo e exclusividade definem, com ambiente tranquilo e piscina coberta.
Sheraton Berlin | Hotel confortável com boas opções de lazer e quartos com banheira, TV e frigobar.
3. Prenzlauer Berg
Antigamente um bairro da classe trabalhadora, Prenzlauer Berg se transformou em uma das áreas mais agradáveis de Berlim. Eu curti bastante a atmosfera tranquila daqui, é o tipo de lugar que você pode passar o dia explorando cafés charmosos, lojas de design e bares descontraídos.
Rua tranquila e arborizada em Prenzlauer Berg, Berlim. Foto: Fridolin freudenfett / CC BY-SA 4.0
Um fato bem interessante é que esse bairro é conhecido por sua arquitetura preservada da era pré-guerra, especialmente os edifícios em estilo art nouveau, o que dá a Prenzlauer Berg um charme único.
O bairro também é famoso por ter uma das concentrações mais altas de crianças e famílias em Berlim. Isso se reflete nas muitas cafeterias e parques infantis, além de eventos e mercados voltados para pais e filhos, como o “Flohmarkt” (mercado de pulgas) no Mauerpark aos domingos.
Embora eu tenha adorado a tranquilidade daqui, sei que muitos preferem bairros mais animados. Então tenha em mente que Prenzlauer Berg é lindo, mas pode não ser ideal se você busca muito agito. Mas para quem busca uma experiência mais local, é uma excelente opção.
Principais atrações:
Mauerpark
Kollwitzplatz
Hotéis recomendados em Prenzlauer Berg
Victor’s Residenz Hotel | A uma curta distância do Mauerpark, é um hotel que conquista pelo conforto dos quartos e fartura do café da manhã.
EastSeven Berlin Hostel | Um dos hostels mais recomendados da cidade, com opções de dormitórios compartilhados e quartos privativos.
4. Friedrichshain
Se você está em busca de um bairro jovem, alternativo e com uma vida noturna super agitada, Friedrichshain é o lugar certo. Eu amei a energia daqui, especialmente à noite, com seus bares e clubes underground.
Friedrichshain: Oberbaumbrücke e East Side Gallery
Aliás, Friedrichshain é o lar do RAW Gelände, uma antiga área industrial transformada em um espaço cultural alternativo. Aqui você vai encontrar uma série de bares ao ar livre, clubes noturnos, exposições de arte e até um parque de trampolins e um espaço de escalada ao ar livre.
Outra coisa que curti fazer no bairro foi caminhar pela East Side Gallery e ver como o passado de Berlim se mistura com a arte contemporânea.
Mas aviso: se você prefere sossego, Friedrichshain pode não ser para você. Este bairro é o centro da cultura underground de Berlim e abriga uma infinidade de bares, clubes e espaços culturais. A movimentação noturna pode ser um ponto negativo se você procura tranquilidade, mas se a ideia é curtir a noite em Berlim, essa é uma ótima escolha.
Outro ponto a considerar é que, por ser uma área com forte apelo para o público jovem, as hospedagens tendem a ser mais simples, com muitos hostels e hotéis boutique.
Principais atrações:
East Side Gallery
Boxhagener Platz
RAW Gelände
Hotéis recomendados em Friedrichshain
Michelberger Hotel | Estiloso e alternativo, é elogiado por sua decoração criativa e acolhedora.
Stayery Berlin | Apartamentos modernos, com cozinhas e arquitetura moderna.
5. Kreuzberg
Kreuzberg é um dos bairros mais multiculturais de Berlim, famoso pela sua diversidade gastronômica e pela arte de rua. Das vezes que estive em Kreuzberg, era como se eu estivesse imerso na verdadeira alma alternativa de Berlim.
Cada esquina parece contar uma história diferente, e é difícil não se apaixonar pela energia única do lugar. Com uma história rica, marcada por sua cena alternativa nos anos 80 e 90, o bairro continua a ser o lar de uma comunidade criativa, cheia de artistas e empreendedores. E por falar em artistas, é em Kreuzberg que você verá o Hansa Studios, um estúdio de gravação onde David Bowie gravou álbuns como Low (1977) e Heroes (1977).
Arte de rua em Kreuzberg
Além disso, aqui, você vai encontrar desde restaurantes turcos até galerias de arte modernas e festivais de música de rua.
Minha dica: experimente a comida de rua local, eu comi o melhor kebab da vida aqui! Você também não pode perder o Markthalle Neun, um mercado coberto onde toda quinta-feira à noite acontece o “Street Food Thursday”, com uma incrível variedade de barracas de comida internacional e local, perfeito para quem quer provar um pouco de tudo em Berlim.
Uma possível desvantagem de Kreuzberg é que algumas áreas podem parecer um pouco caóticas, especialmente à noite. Já tive essa sensação, mas ao mesmo tempo, essa é parte do charme do bairro. Você se sente dentro de uma Berlim viva.
Principais atrações:
Markthalle Neun
Viktoriapark
Bergmannkiez
Museu Judaico
Hotéis recomendados em Kreuzberg:
The Yard | Elegante e sofisticado, com um toque contemporâneo e quartos espaçosos.
Three Little Pigs Hostel | Ambiente jovem e animado, com diárias mais acessíveis e quartos bastante iluminados.
Hotel Ludwig Van Beethoven | Clássico e charmoso, ideal para casais, e ainda tem um café da manhã delicioso.
6. Charlottenburg-Wilmersdorf
Se você procura uma estadia mais sofisticada e tranquila, Charlottenburg-Wilmersdorf pode ser a escolha perfeita. Este bairro é um contraste interessante em relação aos bairros mais alternativos, com suas ruas elegantes e uma atmosfera que esbanja classe.
Charlottenburg: estação Kurfurstendamm e Igreja Gedächtniskirche
Eu me hospedei por aqui também e me senti em uma Berlim mais clássica – obviamente ter ficado no Henri Hotel contribui demais para esse clima!
Nossa estadia no Henri Hotel
Com suas ruas elegantes, lojas de luxo e a presença imponente do Palácio de Charlottenburg, essa região oferece um charme inconfundível em Berlim, longe do agito das áreas mais jovens e alternativas.
E se você gosta de arte e história, vá além da visita ao Palácio de Charlottenburg e reserve um tempo para explorar o jardim ao redor. É uma pausa tranquila na agitação da cidade.
Outro lugar que vale mencionar é o Teatro Schaubühne, em Wilmersdorf, um dos mais renomados da Europa. Se você gosta de teatro contemporâneo, vale a pena conferir a programação, mesmo que não fale alemão. Muitas das produções incluem legendas em inglês, proporcionando uma experiência cultural enriquecedora.
Vale ressaltar que Charlottenburg parece um pouco afastado da cena alternativa e mais jovem da cidade. Além disso, os preços das hospedagens tendem a ser mais altos, especialmente nas proximidades das áreas mais sofisticadas.
Mas, se o seu orçamento permitir, a região oferece uma experiência de hospedagem luxuosa e confortável, com fácil acesso a atrações como a Kurfürstendamm, que é uma avenida bem famosa.
Leonardo Hotel Berlin | Econômico e funcional, próximo a Kurfürstendamm e a um museu.
H10 Berlin Ku’damm | Sofisticado, próximo a várias lojas e pertinho de um Hard Rock Cafe.
7. Wedding
Wedding é mais um lugar autêntico para se hospedar em Berlim, com uma atmosfera em plena transformação. O bairro está passando por um processo de revitalização, com novos cafés, bares e espaços culturais surgindo constantemente.
Eu me lembro da primeira vez que explorei Wedding e senti uma vibe interessante, com menos turistas e mais vida local.
Uma das ruas de Wedding. Foto: Fridolin freudenfett (Peter Kuley) / CC BY-SA 3.0
A área tem ganhado popularidade nos últimos anos, especialmente entre os jovens que procuram uma Berlim menos turística e mais acessível. Ideal para quem quer se desconectar dos roteiros tradicionais e mergulhar em uma Berlim mais realista.
Um ponto positivo aqui é que você encontra hospedagem mais barata, sem perder a facilidade de acesso ao resto da cidade. Outra vantagem é que Wedding tem uma cena artística emergente e oferece hospedagens mais econômicas, o que o torna atraente para quem busca algo mais alternativo e quer evitar áreas lotadas de turistas.
Se ficar por aqui, passe um tempo explorando o Rehberge Park, uma verdadeira joia escondida para quem curte natureza e tranquilidade. E não perca também uma visita ao Café Pförtner, um restaurante que fica escondido em um pátio industrial e funciona dentro de um antigo ônibus, ali nas proximidades de Wedding. Perfeito para uma experiência alternativa em Wedding!
A principal desvantagem é que o bairro fica um pouco mais afastado das atrações centrais, e a vida noturna aqui é mais modesta em comparação com bairros como Kreuzberg ou Friedrichshain.
Se sua prioridade é agito noturno, Wedding talvez não seja a melhor escolha, mas se você busca um equilíbrio entre custo-benefício e tranquilidade, pode ser uma ótima opção.
Cozy&Modern 01bedroom | Um apartamento com dois quartos, uma decoração única e varanda com vista para a copa das árvores.
Onde ficar em Berlim: mais distante do Centro
8. Neukölln
Neukölln é uma área que mistura o tradicional e o moderno, com um estilo de vida bastante diversificado e uma crescente cena artística e gastronômica.
Visitei Neukölln na segunda vez que estive em Berlim, e deu pra sentir a transformação em um dos bairros mais descolados da cidade.
O antigo e alternativo Schiller Bar, em Neukölln. Foto: Sascha Kohlmann / CC BY-SA 2.0
É o tipo de lugar onde você encontra desde um restaurante turco tradicional até um café hipster em uma única caminhada. Aliás, Neukölln abriga um dos bares mais inusitados de Berlim: o Klunkerkranich, um bar/jardim no topo de um estacionamento de um shopping center, com uma vista panorâmica incrível da cidade (vá para o pôr do sol!).
Nos últimos anos, o bairro se tornou um dos favoritos entre jovens expatriados e criativos que buscam uma vida noturna animada, com muitos bares e espaços culturais.
Vale destacar que Neukölln está em um processo acelerado de gentrificação, o que significa que áreas que antes eram mais acessíveis podem estar se tornando mais caras e sofisticadas.
Minha crítica é que, por ser uma área em ascensão, alguns cantos de Neukölln podem ser um pouco barulhentos e inseguros à noite. Então, se você busca sossego, talvez não seja a melhor opção. Eu acabei não me hospedando por aqui, mas acredite, vale a pena pegar o metrô para conhecer essa área tão interessante!
Estrel Hotel | É o maior hotel de Berlim, com muitas comodidades, inclusive spa e academia.
9. Schöneberg
Outro lugar que me encantou em Berlim: Schöneberg, bairro conhecido por sua cena LGBTQIA+ expressiva e pela excelente qualidade de vida que oferece. O que mais gostei em Schöneberg é o ar acolhedor que ele tem, um bairro perfeito para quem quer viver um pouco da vida local de Berlim, longe do turismo de massa.
A icônica KaDeWe é parada obrigatória para umas comprinhas. Foto: Jochel Teufel / CC BY-SA 3.0
Outra característica da região são seus mercados de rua e festivais locais, como o Winterfeldtmarkt, um dos maiores mercados de Berlim, que acontece duas vezes por semana.
O bairro tem uma mistura interessante de áreas residenciais e bons restaurantes, sendo perfeito para quem busca uma estadia mais relaxada.
Curiosidade: acredite se quiser, mas David Bowie morou em no bairro na década de 1970. Então se você é fã de música, pode até passar pela Hauptstrasse 155, onde ele morava.
Certamente, se você busca uma Berlim mais autêntica, com boas opções de restaurantes e sem tanta pressa, Schöneberg será uma ótima escolha. Vale lembrar que Schöneberg também é conhecido por ser o lar de várias instituições culturais e históricas.
Uma desvantagem pode ser a menor quantidade de atrações turísticas em comparação a Kreuzberg ou Mitte, mas sua proximidade com essas regiões facilita o deslocamento. Se você ficar aqui, aproveite para explorar as ruas ao redor da KaDeWe, a famosa loja de departamentos, e a Praça Nollendorf, ponto central da comunidade LGBT+.
Principais atrações:
Praça Nollendorf
KaDeWe
Rathaus Schöneberg
Hotéis recomendados em Schöneberg
Riu Plaza Berlin | Uma opção perfeita para as famílias, os quartos são muito espaçosos.
Se você gosta de natureza e prefere uma estadia mais relaxante, Treptow, mais especificamente Alt-Treptow, pode ser a região ideal. Essa parte do bairro fica um pouco mais próxima à região central, sendo também um ótimo local para se hospedar em Berlim.
Treptow é o tipo de bairro que oferece paz e beleza natural – o lugar ideal para relaxar e recarregar as energias. Foto: Asio otus / CC BY-SA 3.0
O Parque Treptower que fica no bairro é um lugar incrível para quem quer um pouco de paz à beira do Rio Spree. E uma das melhores maneiras de explorar o parque é passear de barco ou pedalinhos no Insel der Jugend (Ilha da Juventude).
Outra dica para quem se hospedar por aqui é conhecer o Memorial Soviético de Treptow, uma das atrações mais impressionantes e muitas vezes ignorada por turistas.
O ambiente é muito mais introspectivo e tranquilo, perfeito para quem quer fugir das multidões. Apesar de estar na fronteira com Kreuzberg, oferece algumas hospedagens acessíveis e é perfeito para quem busca relaxar próximo à natureza.
Berlim oferece uma variedade de opções de hospedagem, mas algumas áreas não são ideais para turistas que desejam estar perto das principais atrações.
Marzahn-Hellersdorf, no extremo leste, é uma região predominantemente residencial, com poucas opções de vida noturna e restaurantes, apesar do Jardim Mundial de Berlim. Reinickendorf, ao norte, também é tranquila e residencial, mas carece de atrações turísticas e opções culturais.
Lichtenberg e Spandau apresentam características semelhantes. Embora Lichtenberg tenha o Tierpark Berlin e o Memorial Hohenschönhausen, a área é mais industrial e distante do centro. Spandau, apesar de sua charmosa Cidadela e Cidade Velha, é muito afastada, tornando o deslocamento para o centro pouco prático.
Dicas importantes antes de escolher seu hotel em Berlim
Acertar na escolha do hotel pode fazer toda a diferença na experiência da sua viagem. E para te ajudar ainda mais nessa decisão, separei mais algumas dicas práticas que você deve conferir antes de decidir onde se hospedar em Berlim. Confira:
Escolha de acordo com a experiência que gostaria de ter
Em Berlim, cada bairro oferece uma vibe diferente, então sua escolha deve refletir o tipo de experiência que você busca. Por isso, continuo a bater na tecla de que se você deseja estar no coração das atrações turísticas, Mitte ou Tiergarten são ótimas opções. Para vida noturna e uma atmosfera jovem e alternativa, os bairros Friedrichshain, Kreuzberg, e Neukölln são ideais. Se prefere tranquilidade e proximidade com a natureza, considere regiões como Prenzlauer Berg ou Treptow. Já para quem busca uma estadia mais sofisticada, Charlottenburg e Mitte oferecem uma combinação de elegância e boas opções de compras.
Como se locomover em Berlim
Berlim tem uma das melhores redes de transporte público da Europa, o que facilita muito a vida dos turistas, independentemente da localização do hotel.
O sistema é composto por trens U-Bahn (metrô), S-Bahn (trens urbanos), ônibus e bondes, todos integrados e com grande cobertura da cidade. A maioria das atrações turísticas e bairros interessantes estão conectados por essas linhas, então escolher um hotel próximo a uma estação de transporte público é fundamental para se locomover facilmente.
Transporte público em berlim: U, S e Tram
O U-Bahn é o principal meio de transporte subterrâneo e cobre as áreas mais centrais e movimentadas, com trens circulando com frequência, especialmente durante o dia. Já o S-Bahn é ideal para conectar o centro da cidade com áreas mais afastadas ou outras regiões metropolitanas, incluindo o aeroporto Berlim-Brandenburg (BER).
Os ônibus e bondes complementam o sistema de transporte, sendo úteis para acessar áreas onde o metrô ou trem não chegam.
Além disso, é importante mencionar que o transporte público em Berlim funciona 24 horas aos fins de semana, o que é uma vantagem significativa para quem quer explorar a vida noturna.
Dica | Ao chegar, vale a pena comprar um Berlin WelcomeCard, que oferece viagens ilimitadas em todos os transportes públicos e descontos em várias atrações.
Defina seu orçamento
Berlim oferece hospedagem para todos os bolsos. Para quem busca luxo, Charlottenburg, Tiergarten, e Mitte são as melhores regiões. Se seu orçamento é mais restrito, bairros como Friedrichshain, Kreuzberg, e Neukölln oferecem ótimas opções de hostels e hotéis econômicos, além de uma atmosfera mais descontraída. Para quem viaja em grupo ou busca mais flexibilidade, o aluguel de Airbnb ou apartamentos de curta temporada pode ser uma escolha vantajosa.
Considere os tipos de acomodação disponíveis em Berlim
A cidade oferece uma grande variedade de opções de hospedagem. Os hotéis tradicionais são fáceis de encontrar, especialmente nas áreas centrais. Para quem busca economizar, hostels e albergues em bairros como Kreuzberg ou Friedrichshain oferecem uma experiência mais acessível e jovem. Se você viaja em grupo ou quer se sentir mais à vontade, considere a opção de apartamentos, que são comuns em toda a cidade e permitem maior flexibilidade, com a possibilidade de cozinhar suas próprias refeições.
Já sabe onde ficar em Berlim?
Berlim tem uma diversidade de bairros que refletem toda a riqueza cultural da cidade. Independente de qual bairro você escolher para se hospedar, saiba que a cidade tem uma excelente rede de transporte público, o que torna cada ponto da cidade acessível.
Se for sua primeira vez, comece explorando os bairros mais centrais, como Mitte e Tiergarten, mas não deixe de conhecer as áreas mais alternativas como Kreuzberg ou Neukölln.
Minha dica final é: deixe-se perder nas ruas de Berlim, essa é a melhor maneira de descobrir lugares incríveis que não estão nos guias!
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
11 comentários em “Onde ficar em Berlim: 10 melhores bairros, hotéis e dicas práticas”
Ótimo post! É sempre muito importante escolher bem a localização da hospedagem, isso pode fazer toda diferença na viagem. Eu provavelmente escolheria ficar na região de Tiergarten, pelo fato de ter bastante área verde.
É verdade Beneth, já tivemos experiências ruins em uma viagem unicamente por conta da hospedagem, por isso hj em dia pesquisamos o máximo possível – e depois damos as dicas por aqui 🙂
Oi Susana! Tomara que você consiga realizar essa viagem pra Berlim, vc vai adorar essa cidade! E achar boas opções de acomodação por lá não é problema!
Otimas sugestões….. Se preciso indicar um bairro, certamente é o Mitte ou os bairros colados a ele, como Moabit. No entanto, eu não sugeriria Charlottenburg, por ser muito mais distante do centro e sem muito o que fazer por là (a região perto da Ku’damm e o Zoo até vai, mas ainda assim, não sei se é interessante).. e vai que alguém decide ficar perto do Charlottenburg Schloss….
Ótimo post! É sempre muito importante escolher bem a localização da hospedagem, isso pode fazer toda diferença na viagem. Eu provavelmente escolheria ficar na região de Tiergarten, pelo fato de ter bastante área verde.
É verdade Beneth, já tivemos experiências ruins em uma viagem unicamente por conta da hospedagem, por isso hj em dia pesquisamos o máximo possível – e depois damos as dicas por aqui 🙂
Ótimas dicas de alojamento, obrigada!! Espero visitar Berlim no próximo ano e voltarei para ler o texto e escolher o bairro onde ficar!
Oi Susana! Tomara que você consiga realizar essa viagem pra Berlim, vc vai adorar essa cidade! E achar boas opções de acomodação por lá não é problema!
Ótimas dicas!!! Já fiquei no Circus hostel e voltaria sempre! Albergue maravilhoso em um lugar melhor ainda.
Nossa experiência foi maravilhosa lá tb Aline, voltaria lá fácil fácil!
Juro que deu vontade de sair em busca de aéreo para conhecer esses lugares lindos.. o que faço agora com essa vontade?
hahaha bora resolver esse “problema” aí! E me chama que eu tô doida pra voltar!
O post ficou bem completo e informativo, vou guardar para me ajudar quando for à Berlim.
E muito boas dicas do que se deve considerar na escolha.
Obrigada Juliana, fico feliz que tenha gostado do post e que ele possa ser útil pra sua viagem. Um abraço!
Otimas sugestões….. Se preciso indicar um bairro, certamente é o Mitte ou os bairros colados a ele, como Moabit. No entanto, eu não sugeriria Charlottenburg, por ser muito mais distante do centro e sem muito o que fazer por là (a região perto da Ku’damm e o Zoo até vai, mas ainda assim, não sei se é interessante).. e vai que alguém decide ficar perto do Charlottenburg Schloss….