Sagrada Familia em Barcelona: curiosidades e dicas para sua visita | Em Algum Lugar do Mundo

SAGRADA FAMILIA EM BARCELONA: A OBRA MAIS VISITADA DA ESPANHA

Informações e dicas sobre a mais famosa obra de Gaudí

  • Adriana
  • -
  • 13 de junho de 2019
  • 10 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

A Sagrada Familia em Barcelona é um dos maiores ícones da cidade catalã. Independente de qual seja sua religião, visitar essa obra deve fazer parte do seu roteiro de Barcelona. Eu te garanto que até mesmo quem não é fã de templo religioso, ou quem já não aguenta mais ver tanta igreja na Europa, fica admirado com a beleza da Sagrada Familia em Barcelona.

Sua arquitetura é diferente e chama muita atenção. É tanta originalidade em uma igreja que  simplesmente não dá para sair de Barcelona sem conferi-la de perto. Portanto, não deixe de conhecer a Sagrada Familia e ver de perto toda a dedicação e perfeição que o famoso arquiteto Gaudí dedicou a sua mais famosa criação.

Vem com a gente saber mais sobre essa obra e conferir todas as dicas e informações para você visitar a Sagrada Familia em Barcelona.

sagrada familia em Barcelona
A linda fachada da Sagrada Familia.. Foto: amelia soo / CC BY 2.0

Saiba mais sobre a Sagrada Familia

O monumento mais famoso de Barcelona

A Sagrada Familia é considerada um grande templo católico e é o monumento mais visitado da Espanha. Tornou-se a obra-prima mais importante de Gaudí e, mesmo ainda em construção, partes de sua obra foram declaradas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

sagrada familia em Barcelona
O interior da Sagrada Familia. Foto: kirill_sobolevCC0 Creative Commons 

Chamada de Templo Expiatório da Sagrada Familia, sua construção ocupa um quarteirão completo que pode ser visto de diferentes pontos da cidade. Por ser uma obra viva, visitá-la é fazer parte de toda a sua evolução. Essa é sem dúvidas uma das obras mais emblemáticas de Gaudí.

Veja também: Sugestão de roteiro de 3 dias em Barcelona

A história da Sagrada Familia em Barcelona

Gaudí começou a construção da Sagrada Familia em 1882, mantendo um estilo neogótico e com a obra sendo financiada por contribuições privadas. Mas foi somente no ano seguinte que o arquiteto assumiu o projeto, reformulando-o completamente.

Gaudí dedicou os seus últimos 40 anos de vida à execução da obra da Sagrada Familia em Barcelona. O seu projeto inicial contava com 18 torres, mas Gaudí faleceu em 1926, deixando apenas uma torre concluída. Sua obra ficou inacabada e, com a Guerra Civil Espanhola (em 1936), a sua construção foi suspensa.

sagrada familia em Barcelona

Com as obras reiniciadas em 1944, vários artistas vêm se dedicando a concluí-la, mas não há previsão de quando isso vai acontecer. Se o templo já é um espetáculo inacabado, imagina quando as 18 torres forem finalizadas!

Curiosidades sobre a Sagrada Familia em Barcelona

  • O projeto atual da igreja contempla 18 torres, sendo uma dedicada para Jesus, outra para Maria, 12 para os apóstolos e 4 para os evangelistas. Com 170 metros de altura, após a sua conclusão, será considerada a igreja mais alta do mundo;
  • Gaudí morou dentro da obra durante os últimos 15 anos da sua vida, onde se dedicou integralmente ao projeto. E é dentro da cripta da igreja que está enterrado o seu corpo;
  • A construção da igreja se mantém por meio de contribuições privadas, da venda dos ingressos de seus visitantes e de doações. Portanto, saiba que ao comprar seu ticket, você estará contribuindo com a finalização dessa obra;
  • Na Guerra Civil Espanhola, a igreja foi alvo de um grande incêndio que destruiu o local onde Gaudí guardava todo o seu projeto. Após essa tragédia, os artistas que assumiram a construção até os dias de hoje, trabalham inspirados em sua obra e não mais em seus documentos.
sagrada familia em Barcelona
dootdorin / CC0 Creative Commons 

Como chegar na Sagrada Familia

Para chegar até a Sagrada Familia, a forma mais fácil é usando o metrô. De onde você estiver,  pegue a linha 2 (lilás) ou a linha 5 (azul) que vai levá-lo até a estação Sagrada Familia, ao lado do templo. Não tem erro!

Quando visitar a Sagrada Familia

Os horários de funcionamento da Sagrada Familia podem variar conforme a época do ano. Portanto, fique atento quando for comprar seus ingressos. Confira a tabela:

01 Janeiro09:00 – 14:00
02 Janeiro – 05 Janeiro09:00 – 18:00
06 Janeiro09:00 – 14:00
07 Janeiro – 28 Fevereiro09:00 – 18:00
01 Março – 31 Março09:00 – 19:00
01 Abril – 30 Setembro09:00 – 20:00
01 Outubro – 31 Outubro09:00 – 19:00
01 Novembro – 24 Dezembro09:00 – 18:00
25 Dezembro e 26 Dezembro09:00 – 14:00
27 Dezembro – 31 Dezembro09:00 – 18:00

Dica | A arquitetura do templo é formada por vitrais que, em dias de sol, deixa a igreja toda colorida e iluminada. É um espetáculo à parte! Então, se você puder escolher um horário para visitá-la, prefira sempre durante o dia.

Primeira vez em terras espanholas? Confira nosso Guia Prático da Espanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

Como comprar ingressos com antecedência

Por ser o maior cartão-postal de Barcelona, a Sagrada Familia é um dos pontos turísticos mais procurados em qualquer período do ano. Para evitar longas filas e não perder a oportunidade de conhecer esse lindo monumento, é importante comprar seus ingressos com antecedência.

Antes de comprar, saiba que existem diferentes tipos de ingressos. Você pode optar em ter prioridade na entrada, fazer uma excursão guiada com acesso vip à torre, juntar dois monumentos em um ingresso só e, se quiser privacidade, pode escolher uma excursão particular. É só clicar nesse link e escolher seu ingresso.

Ah, e para os mais aventureiros, dá pra optar por pedalar pelas ruas de Barcelona em uma bicicleta elétrica e depois visitar a Sagrada Familia. E para os apaixonados pela arquitetura de Gaudí, vale a pena pagar pela excursão audioguiada que possui a opção de narração em português.

Onde se hospedar em Barcelona

Não faltam boas opções de hotéis em Barcelona: a cidade está cheia de ótimas regiões para se hospedar, é só escolher a sua! Existem algumas regiões mais disputadas (e caras), como os arredores da própria Sagrada Familia. Mas não se preocupe, basta escolher um hotel a uma curta distância do metrô que você vai ficar bem parado.

E se quiser uma ajuda, é só conferir nossas dicas sobre onde ficar em Barcelona, onde mostramos os principais bairros e damos várias dicas de hotéis bacanas.

Não deixe de visitar a Sagrada Familia em sua viagem para Barcelona!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Espanha: explore

10 comentários em “SAGRADA FAMILIA EM BARCELONA: A OBRA MAIS VISITADA DA ESPANHA”

  1. merece com certeza todo esse reconhecimento, é uma igreja exuberante com uma arquitetura espetacular, é um dos meus pontos favoritos de Barcelona, não há como não ficar chocado com tanta beleza!

  2. Jair Prandi disse:

    Sempre que vejo fotos dessa igreja, me impressiono com seu tamanho e a riqueza de detalhes! Simplesmente espetacular!

    1. Caio Farias disse:

      Realmente a Sagrada Família é espetacular! É colossal!

  3. Ruthia disse:

    Que demais essa visita! Muito bonita 🙂

    1. Caio Farias disse:

      É muito mais que uma igreja, uma obra incrível de Gaudi!

  4. Deve ser uma igreja incrível!! Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas quando for a Barcelona, a sagrada família é certamente um dos principais monumentos que pretendo visitar na cidade. Achei muito interessante o fato do projeto original da catedral ter sido perdido durante a guerra civil espanhola.

  5. Dhebora disse:

    É muito interessante a arquitetura desse lugar. Não sabia que Gaudi tinha morado dentro da Sagrada Família… achava apenas que somente sua cripta estava lá pelo fato dele ter contraído o lugar

  6. diego Arena disse:

    Eu sonho em conhecer esse lugar e ver de perto todos esses detalhes de perto. Na próxima viagem à Europa Barcelona não ficará de fora do roteiro.

  7. Lulu Freitas disse:

    A Sagrada Familia é imperdível! Belíssima apesar de incompleta. Será que algum dia vão acabar de construir essa igreja?

    1. Caio Farias disse:

      Esperamos que sim!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA! 
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza. 
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.

E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta 😅 
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda! 
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!

E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?

#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

🚙 🇨🇷Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos! 
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo. 
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? 🏕️🏖️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu 😍

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!