Sagrada Familia em Barcelona: curiosidades e dicas para sua visita | Em Algum Lugar do Mundo

SAGRADA FAMILIA EM BARCELONA: A OBRA MAIS VISITADA DA ESPANHA

Informações e dicas sobre a mais famosa obra de Gaudí

  • Adriana
  • -
  • 7 de Maio de 2020
  • 10 Comentários

Quer receber grátis nosso miniguia da Espanha?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail dicas imperdíveis para planejar sua viagem!

A Sagrada Familia em Barcelona é um dos maiores ícones da cidade catalã. Independente de qual seja sua religião, visitar essa obra deve fazer parte do seu roteiro de Barcelona. Veja por que e saiba tudo sobre como visitar a famosa igreja nesse post.

Eu te garanto que até mesmo quem não é fã de templo religioso, ou quem já não aguenta mais ver tanta igreja na Europa, fica admirado com a beleza da Sagrada Familia em Barcelona.

Nós compramos o Barcelona City Pass, um passe que inclui diversos benefícios, incluindo a visita à Sagrada Familia com audioguia e com acesso à torre. Super valeu a pena!

sagrada familia em Barcelona
A linda fachada da Sagrada Familia.. Foto: amelia soo / CC BY 2.0

Portanto, não deixe de conhecer a Sagrada Familia e ver de perto toda a dedicação e perfeição que o famoso arquiteto Gaudí dedicou a sua mais famosa criação.

Vem com a gente saber mais sobre essa obra e conferir todas as dicas e informações para você visitar a Sagrada Familia em Barcelona.

Saiba mais sobre a Sagrada Familia

O monumento mais famoso de Barcelona

A Sagrada Familia é considerada um grande templo católico e é o monumento mais visitado da Espanha.

Tornou-se a obra-prima mais importante de Gaudí e, mesmo ainda em construção, partes de sua obra foram declaradas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

sagrada familia em Barcelona
O interior da Sagrada Familia. Foto: kirill_sobolevCC0 Creative Commons 

Chamada de Templo Expiatório da Sagrada Familia, sua construção ocupa um quarteirão completo que pode ser visto de diferentes pontos da cidade.

Por ser uma obra viva, visitá-la é fazer parte de toda a sua evolução. Essa é sem dúvidas uma das obras mais emblemáticas de Gaudí.

Veja também: Sugestão de roteiro de 3 dias em Barcelona

A história da Sagrada Familia em Barcelona

Gaudí começou a construção da Sagrada Familia em 1882, mantendo um estilo neogótico e com a obra sendo financiada por contribuições privadas.

Mas foi somente no ano seguinte que o arquiteto assumiu o projeto, reformulando-o completamente.

Gaudí dedicou os seus últimos 40 anos de vida à execução da obra da Sagrada Familia em Barcelona.

O seu projeto inicial contava com 18 torres, mas Gaudí faleceu em 1926, deixando apenas uma torre concluída.

Sua obra ficou inacabada e, com a Guerra Civil Espanhola (em 1936), a sua construção foi suspensa.

sagrada familia em Barcelona

Com as obras reiniciadas em 1944, vários artistas vêm se dedicando a concluí-la, mas não há previsão de quando isso vai acontecer.

Se o templo já é um espetáculo inacabado, imagina quando as 18 torres forem finalizadas!

Interior da Sagrada Família

A beleza da Sagrada Família é ainda mais surpreendente em seu interior.

Diferente do lado de fora, o interior da basílica é repleto de cores, que vão das colunas até os vitrais, que possuem um degradê do vermelho fogo ao azul celestial, que dão uma vida fascinante ao local.

O arquiteto Gaudí desenhou o interior da basílica reunindo elementos da natureza e da religião, que representam a trajetória de Jesus Cristo na terra. As colunas, por exemplo, atingem o teto para dar a sensação de galhos saindo do tronco. 

sagrada familia em Barcelona
Vitrais coloridos vistos do interior

A igreja é composta por três grandes fachadas, e todas representam um significado diferente. São elas:

  • fachada da Natividade
  • fachada da Paixão
  • fachada da Glória

Nas duas primeiras você verá portas 9que formam o Pórtico da Basílica) que possuem estátuas de Jesus, cenas bíblicas e esculturas da coroação de Maria. Dá também para acompanhar a genealogia de Jesus e ver uma estátua do beijo de Judas antes da prisão de Jesus Cristo.

Outro ponto incrível é um quadro mágico composto por 16 números que, em qualquer posição, somam o número 33, a idade que Jesus morreu. 

Além da cripta de Gaudí, há também duas esculturas dedicadas ao arquiteto – uma localizada na Natividade e outra na Paixão.

Confira: Hospedagem em Barcelona: dicas de regiões e hotéis

4 curiosidades sobre a Sagrada Familia em Barcelona

Confira 4 fatos interessantes sobre a famosa igreja:

  • O projeto atual da igreja contempla 18 torres, sendo uma dedicada para Jesus, outra para Maria, 12 para os apóstolos e 4 para os evangelistas. Com 170 metros de altura, após a sua conclusão, será considerada a igreja mais alta do mundo;
  • Gaudí morou dentro da obra durante os últimos 15 anos da sua vida, onde se dedicou integralmente ao projeto. E é dentro da cripta da igreja que está enterrado o seu corpo;
  • A construção da igreja se mantém por meio de contribuições privadas, da venda dos ingressos de seus visitantes e de doações. Portanto, saiba que ao comprar seu ticket, você estará contribuindo com a finalização dessa obra;
  • Na Guerra Civil Espanhola, a igreja foi alvo de um grande incêndio que destruiu o local onde Gaudí guardava todo o seu projeto. Após essa tragédia, os artistas que assumiram a construção até os dias de hoje, trabalham inspirados em sua obra e não mais em seus documentos.

Como chegar na Sagrada Familia

Para chegar até a Sagrada Familia, a forma mais fácil é usando o metrô.

De onde você estiver,  pegue a linha 2 (lilás) ou a linha 5 (azul) que vai levá-lo até a estação Sagrada Familia, ao lado do templo. Não tem erro!

Se você comprar o Barcelona City Pass, terá direito a usar o ônibus hop-on hop-off, que também faz uma parada na Sagrada Familia.

Quando visitar a Sagrada Familia

Os horários de funcionamento da Sagrada Familia podem variar conforme a época do ano. Portanto, fique atento quando for comprar seus ingressos. Confira a tabela:

01 Janeiro09:00 – 14:00
02 Janeiro – 05 Janeiro09:00 – 18:00
06 Janeiro09:00 – 14:00
07 Janeiro – 28 Fevereiro09:00 – 18:00
01 Março – 31 Março09:00 – 19:00
01 Abril – 30 Setembro09:00 – 20:00
01 Outubro – 31 Outubro09:00 – 19:00
01 Novembro – 24 Dezembro09:00 – 18:00
25 Dezembro e 26 Dezembro09:00 – 14:00
27 Dezembro – 31 Dezembro09:00 – 18:00

Dica | A arquitetura do templo é formada por vitrais que, em dias de sol, deixa a igreja toda colorida e iluminada. É um espetáculo à parte! Então, se você puder escolher um horário para visitá-la, prefira sempre durante o dia.

Primeira vez em terras espanholas? Confira nosso Guia Prático da Espanha: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem ao país

Como comprar ingressos com antecedência para a Sagrada Familia

Por ser o maior cartão-postal de Barcelona, a Sagrada Familia é um dos pontos turísticos mais procurados em qualquer período do ano.

E para evitar longas filas e não perder a oportunidade de conhecer esse lindo monumento, a dica mais importante é comprar seus ingressos com antecedência.

Ao comprar seu ingresso online, você terá acesso ao que chamam de “fila rápida” – que muitas vezes nem chega a ter fila. Isso fará toda a diferença no seu tempo de espera e na sua experiência, pode acreditar!

E antes de comprar, saiba que existem 6 diferentes tipos de ingressos. São eles:

Nós usamos e recomendamos o Barcelona City Pass. Ele é a opção mais cara das citadas acima, mas super vale a pena por causa dos outros benefícios que estão incluídos.

Hospedagem: hotéis em Barcelona próximos à Sagrada Família

Não faltam boas opções de hotéis em Barcelona: a cidade está cheia de ótimas regiões para se hospedar – e os arredores da própria Sagrada Familia.

Se você pretende se hospedar próximo da Sagrada Familia, saiba que a região é uma ótima escolha: boa localização, com transporte público à vontade e com uma grande variedade de hotéis para todos os gostos.

Selecionamos algumas indicações de hotéis próximos à Sagrada Famila. Confira:

Hotel Aristol | este hotel fica a apenas 10 minutos de caminhada até a Sagrada Família. Os quartos são bem espaçosos. A Avenida Gaudí, que liga o hotel até a Sagrada Família, possui diversos bares, cafés e restaurantes.

Hotel California | um pouco mais afastado da basílica, cerca de 3,3 km, o Hotel California fica no Centro Histórico de Barcelona e perto de diversos museus e atrações turísticas. Os quartos possuem isolamento acústico, TV e guarda-roupa, além de um ótimo café da manhã.

Ibis Barcelona Centro | próximo da Sagrada Família, da La Pedrera e da Casa Batlló, o Hotel Ibis Centro oferece quartos para família, bar e estacionamento privativo, além de um balcão de turismo.

NH Barcelona Diagonal Center | localizado a 1,6 km da Sagrada Família, o NH Barcelona Diagonal Center é um ótimo hotel design com quartos modernos, que dispõem de TV, cofre e frigobar. 

Hotel Europark | a apenas 900 metros de distância da Sagrada Família, este hotel oferece quartos climatizados com uma elegante decoração e uma piscina localizada no terraço. O hotel também disponibiliza café da manhã.

E se quiser uma ajuda, é só conferir nossas dicas sobre onde ficar em Barcelona, onde mostramos os principais bairros e damos várias dicas de hotéis bacanas.

Restaurantes perto da Sagrada Família em Barcelona

A Sagrada Família está localizada em uma excelente região de Barcelona, com diversas opções de bares e restaurantes.

Se você quer combinar sua visita à igreja com uma boa experiência gastronômica, aqui vão nossas sugestões:

Tuscania Food and Wine | Localizado a 200 metros da Sagrada Família, ele oferece um cardápio variado, com pratos italianos, europeus, espanhóis e mediterrâneos. Também há opções de pratos vegetarianos, veganos e sem glúten. 

Don Kilo Restaurant  |Fica quase do ladinho da basílica e oferece um delicioso cardápio de comidas típicas italianas (e isso inclui pizza).

Oporto Restaurante | Também a 200 metros da Sagrada Família, oferece opções de pratos vegetarianos, veganos e sem glúten. O Oporto Restaurante tem pratos da cozinha europeia e mediterrânea.

Conclusão 

Localizada em umas das principais cidades da Espanha, a visita até a Sagrada Família em Barcelona é fascinante, reunindo toda a genialidade e toque naturalista de Gaudí, que transformou a basílica em uma verdadeira obra de arte Modernista.

Por apresentar e representar tão bem esses símbolos, elementos e a fé cristã, vale muito a pena conhecer a Sagrada Família e se emocionar com uma das obras mais famosas e importantes de Antoní Gaudí.

Não deixe de visitar a Sagrada Familia em sua viagem para Barcelona!

Vai visitar Madri durante sua viagem pela Espanha? Aproveite nossas dicas:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

36 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Espanha: explore

10 comentários em “SAGRADA FAMILIA EM BARCELONA: A OBRA MAIS VISITADA DA ESPANHA”

  1. merece com certeza todo esse reconhecimento, é uma igreja exuberante com uma arquitetura espetacular, é um dos meus pontos favoritos de Barcelona, não há como não ficar chocado com tanta beleza!

  2. Jair Prandi disse:

    Sempre que vejo fotos dessa igreja, me impressiono com seu tamanho e a riqueza de detalhes! Simplesmente espetacular!

    1. Caio Farias disse:

      Realmente a Sagrada Família é espetacular! É colossal!

  3. Ruthia disse:

    Que demais essa visita! Muito bonita 🙂

    1. Caio Farias disse:

      É muito mais que uma igreja, uma obra incrível de Gaudi!

  4. Deve ser uma igreja incrível!! Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas quando for a Barcelona, a sagrada família é certamente um dos principais monumentos que pretendo visitar na cidade. Achei muito interessante o fato do projeto original da catedral ter sido perdido durante a guerra civil espanhola.

  5. Dhebora disse:

    É muito interessante a arquitetura desse lugar. Não sabia que Gaudi tinha morado dentro da Sagrada Família… achava apenas que somente sua cripta estava lá pelo fato dele ter contraído o lugar

  6. diego Arena disse:

    Eu sonho em conhecer esse lugar e ver de perto todos esses detalhes de perto. Na próxima viagem à Europa Barcelona não ficará de fora do roteiro.

  7. Lulu Freitas disse:

    A Sagrada Familia é imperdível! Belíssima apesar de incompleta. Será que algum dia vão acabar de construir essa igreja?

    1. Caio Farias disse:

      Esperamos que sim!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

Pra nós, um lembrete: eu me considerar antirracista não me exclui de uma estrutura racista enraizada há tanto tempo. Tampouco acaba com meus privilégios.
Enquanto nosso exercício diário é um lembrete, o desafio diário do negro é sobreviver.
Atitudes precisam mudar.

VC GOSTA DE EXPOSIÇÃO? 📸 🤳 ⠀Desde que começamos o Em Algum Lugar do Mundo, lá em 2015, entendemos que o assunto seria viagem. O negócio nunca foi muito sobre “Caio e Adriana”, embora nossa cara apareça no instagram e nossas dicas de viagem no blog sejam baseadas em nossa experiência. ⠀Mas sei lá, sabe? Acho q a gente é da época que ainda se vivia offline. Quando eu (Dri) era mais nova, o que nem faz tanto tempo assim 🤥😂 , achava ruim dar satisfação pra minha mãe. Agora é só apertar o dedão e toma-lhe de dar satisfação pra todo mundo! ⠀Só que não tem jeito. Se eu vejo um mar, meu instinto é sair correndo pra dar um mergulho. Se eu peço um prato de comida, 99% das vezes eu só vou pensar em “vou fazer um stories” quando to acabando a sobremesa 🤷♀️. Se o dog tá pulando e brincando, o Caio já tá rolando no chão junto, e o celular tá longe. ⠀Fato é que, volta e meia, a gente se pega num impasse… se devemos continuar na nossa, buscando viver o momento presente, mantendo o foco no blog e em nossos outros projetos, ou se devemos “forçar nossa própria barra” e dar mais as caras por aqui, mostrando as coisas mais banais do dia a dia. ⠀Mesmo porque, vamos combinar: nossa rotina super ~agitada~ de blogueiros muitas vezes se resume a ficar boa parte do dia com a bunda sentada na cadeira de frente pro computador. E isso mesmo antes da quarentena! ⠀De qualquer forma, esse período de isolamento tá servindo pra gente ajustar e revisitar várias questões nossas. Quem sabe a gente não compartilha e aparece mais por aqui? ⠀Seguimos aqui na reflexão pro nosso dia, depois de participarmos da nossa primeira live com @ines.lafosse e @vazaonde (se vc não viu, tem link no stories e tá salvo no IGTV do Vaz!). Nem doeu, viu? 😄 ⠀E pra vc, como é sua relação com a exposição da sua vida nas redes sociais?Foto📷: @gaiavani

Beleza e caos. É assim que a gente define o Pesqueiro na Praia Grande em Arraial do Cabo.Esse lugarzinho fica no canto esquerdo da Praia Grande e, apesar dessa confusão visual, é o nosso cantinho favorito dessa praia!

Depois de uma hora observando esse catioro nadando, resolvemos voar com o drone para tentar entender o que estava acontecendo… E aí é que descobrimos o segredo dele: ele tem amigos embaixo d’água! 🐢🐢

CANSEI DE SER CACHORRO!🐕 AGORA SOU UMA FOCA!
Vocês acham que só gente que gosta do mar de Arraial do Cabo??🌊🌅 Quando parei de olhar o relógio, já fazia mais de uma hora que esse catioro nadava… Entendo, pq se eu pudesse tava até agora nadando com ele ali!
Esperando tudo isso passar pra correr pra essa água…

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!