Já começamos este post te dando uma boa notícia: não é difícil encontrar lugares para conhecer em Alagoas, pois o estado é formado por destinos interessantes tanto no litoral quanto no interior.
Seja para curtir as praias paradisíacas ou fazer passeios históricos pelo Rio São Francisco, você não se decepcionará com a natureza, gastronomia e cultura da região.
Então, para curtir tudo isso da melhor forma, vem com a gente e descubra tudo o que fazer em Alagoas!
E para que você consiga visualizar melhor as opções de destinos, separamos este post em quatro regiões:
Roteiro Alagoas: Maceió e cidades próximas
A capital alagoana reserva paisagens de tirar o fôlego quando o assunto é praias paradisíacas, piscinas naturais e passeios por lugares impressionantes.
Mas além de Maceió, é possível encontrar cidades charmosas e com ótimas estruturas para recepcionar os turistas a poucos quilômetros da capital.
Porém, mesmo estando pertinho de Maceió, os destinos têm um clima pacato e rústico, deixando a experiência ainda mais gostosa.
Os lugares que recomendamos você conhecer são:
1. Maceió
Não podíamos deixar de mencionar o destino que abriga alguns dos principais cartões-postais do estado do Alagoas: Maceió!
A capital é considerada como uma das melhores de toda a região nordeste, já que oferece praias com paisagens incríveis e serviços de alto nível na parte de hospedagem, gastronomia e cultura.
É um destino que se adequa tanto para uma viagem de final de semana ou para até 5 dias, podendo estender os passeios pelas cidadezinhas nos arredores.
Pontos turísticos de Alagoas | Maceió
- Praias | Maceió está em um dos trechos mais bonitos do litoral alagoano. Então, não faltam opções de praias paradisíacas, como a badalada Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Sereia, Cruz das Almas, Guaxuma, Garça Torta, Pratagy e Ipioca;
- Centro Histórico |é formado por igrejas de arquitetura colonial e outros monumentos preservados. Em um único dia é possível visitar a Catedral Metropolitana, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Museu Palácio Floriano Peixoto e muitos outros;
- Pavilhão do Artesanato | localizada na Praia de Pajuçara, é uma tradicional feirinha de artesanato com produtos e itens típicos da região, desde objetos de decoração e até mesmo comidas;
- Bairro Histórico de Jaraguá | existente desde 1818, é um polo gastronômico da capital, concentrando bares, restaurantes e centros culturais dentro de casarões e prédios coloniais;
- Pontal da Barra | um dos melhores pontos para observar o pôr-do-sol em Maceió. Está em um bairro conhecido por ser o reduto de pescadores e rendeiras, então tem bastante tranquilidade;
- Atrações nos arredores | como já dissemos acima, há muito o que fazer nos arredores de Maceió, desde passeios por praias ou tours com buggys pelas dunas. Por essa razão, abordaremos sobre cada um destes destinos abaixo.
Para saber mais detalhes sobre cada um dos pontos turísticos da cidade e também ficar por dentro de dicas para o seu planejamento de viagem, confira: o que fazer em Maceió: 15 melhores passeios + dicas (2022)
Onde se hospedar em Maceió
- Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA | situado à beira da Praia de Cruz das Almas, sua estrutura elegante faz com que seja o hotel mais luxuoso da região. Os serviços incluem piscinas, quadras, spa, galeria de arte e gastronomia completa. Confira valores.
- Hotel Praia Bonita Jatiúca | um bom custo-benefício para um hotel localizado a apenas 150 metros da Praia de Jatiúca. As acomodações são confortáveis e, na área de lazer, dá para curtir piscina e o café da manhã. Confira valores.
- Pousada Praia Pajuçara | opção que une diárias em conta e localização a poucos metros da praia mais badalada do destino. Apesar de ter um perfil econômico, os quartos são arejados e um completo café da manhã é servido. Confira valores.
Outras dicas de hotéis, pousadas e resorts nas principais regiões da cidade você encontra em nosso post específico sobre hospedagem em Maceió.
2. Barra de São Miguel
Barra de São Miguel não pode ficar de fora da sua lista de lugares para conhecer em Alagoas, principalmente se estiver hospedado na região de Maceió.
Com 8 mil habitantes, a cidadezinha é perfeita para dias de descanso em meio à natureza, pois abriga praias de águas cristalinas, piscinas naturais, lagos e manguezais com uma biodiversidade incrível.
E o melhor: tudo isso a apenas 27 km ao sul de Maceió!
Atrações turísticas de Alagoas | Barra de São Miguel
- Praias | se engana quem pensa que Barra de São Miguel oferece apenas a Praia do Gunga aos turistas. O município e seus arredores são ricos em lugares para tomar um bom banho de mar. Destacamos a Praia das Conchas, Praia do Niquim e a própria Praia de São Miguel;
- Lagoa do Roteiro | entre a Praia do Gunga e o centrinho de Barra de São Miguel existe uma lagoa que é reduto de ostras! Por lá, os turistas aproveitam os bancos de areia para curtir as águas doces;
- Passeio de lancha/barco | geralmente, o passeio de lancha é feito na região de Praêro, com embarcações super animadas. Já o tour de barco acontece na Lagoa do Roteiro, com paradas para banho;
- Mergulho nas piscinas naturais | várias piscinas naturais surgem na época de maré baixa. Basta consultar a disponibilidade das agências de turismo e marcar um mergulho para observar a vida marinha;
- Passeio de buggy | os trajetos passam por dunas entre a Praia de São Miguel e a Praia do Gunga. É uma boa pedida para quem gosta de toques de adrenalina durante a viagem.
Se quiser mais detalhes sobre os principais atrativos e ainda ficar por dentro de outras informações sobre o destino, recomendamos dar uma lida no nosso post sobre o que fazer em Barra de São Miguel.
Onde se hospedar em Barra de São Miguel
- Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort | em um trecho privado da Praia de São Miguel, a experiência deste resort é de nível cinco estrelas, incluindo acomodações de frente para o mar, restaurante de gastronomia regional e piscina à beira da faixa de areia. Confira valores.
- Village Barra Hotel | na praia principal de Barra de São Miguel, é o hotel mais procurado na cidade. Sua estrutura dispõe de área de lazer com piscina e jardim com vista para o mar, bar e restaurante com todas as refeições. Confira valores.
- Pousada Barra Bonita | a cerca de 100 metros da Praia Barramar, esta pousada possui suítes confortáveis, piscina ao ar livre, café da manhã variado e, no jantar, cardápio com frutos do mar. Confira valores.
3. Marechal Deodoro
Ao lado de Barra de São Miguel, a aproximadamente 28 km ao sul de Maceió, se localiza Marechal Deodoro, uma cidade histórica construída às margens dos canais que partiam da Lagoa Manguaba.
Desde 2009, o município é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Então, espere encontrar inúmeras igrejas, prédios, casarões e outros monumentos preservados da época colonial.
Além do lado histórico, Marechal Deodoro é o lar de uma das praias mais bonitas de todo o estado do Alagoas, assim como lagoas e redutos naturais.
Pontos turísticos de Alagoas | Marechal Deodoro
- Praia do Francês | conhecida por sua ampla faixa de areia e uma enseada extensa de barreira de corais ao fundo, é uma das praias mais indicadas para passar o dia graças à sua estrutura turística completa.
- Praia do Saco | também cercada por barreiras de corais com piscinas naturais, é menos movimentada, mas não deixa de ter boas opções de quiosques e outros serviços;
- Centro Histórico | assim como outras cidades históricas do Brasil, o centrinho de Marechal Deodoro faz os turistas voltarem no tempo. Por lá, não deixe de conhecer a Casa de Marechal Deodoro, a Igreja Matriz e a Igreja Santa Maria Madalena, de arquitetura barroca;
- Lagoa Mundaú | com 23 km² de extensão, é tida como um dos maiores ecossistemas naturais do estado. Rodeada por dunas, é utilizada para passeios de barcos, que cruza ilhas, mangues e restingas;
- Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul | funciona como um tradicional Mercado de Rendas. Portanto, é o local ideal para comprar e conhecer o processo de produção do clássico bordado da região: o filé.
Onde se hospedar em Marechal Deodoro
- Solar Recanto da Águia | a pouco mais de 1 km da Praia do Francês, é uma opção de casa de temporada com 540 m². Dessa forma, é recomendada para viagens em família, dispondo de piscina, churrasqueira, jardim com parquinho infantil e cozinha completa. Confira valores.
- Apto 2 quartos na Massagueira | um apartamento confortável e aconchegante, com 55 m² compostos por cozinha, sala de estar e dois quartos arejados. Da varanda, é possível avistar a enseada da Praia do Francês. Confira valores.
4. Barra de Santo Antônio
Um pouco mais ao sul, a cerca de 40 km da capital, a pacata cidadezinha de Barra de Santo Antônio é um destino certo para quem quer fugir do tradicional em um roteiro por Alagoas.
O município abriga praias praticamente desertas, com cenários selvagens e que parecem nunca terem sido tocados pelo homem.
Além disso, Barra de Santo Antônio também é famosa por organizar festivais e eventos populares bem animados, como as festas de São João, o Carnaval, a festa do padroeiro São Sebastião, e muitas outras.
Pontos turísticos de Alagoas | Barra de Santo Antônio
- Praias | a mais famosa é a Praia de Carro Quebrado, mas também recomendamos passar pela Praia do Morro e Praia de Tabuba. Como o perfil das praias da cidade é selvagem, é preciso dizer que há pouca ou nenhuma estrutura turística na faixa de areia;
- Passeio de buggy | é feito na Praia de Carro Quebrado, já que é o único jeito de se acessar o local. No trajeto é possível fazer fotos lindíssimas do mar com o paredão rochoso ao fundo;
- Ilha da Croa | na foz do Rio Santo Antônio, fica a poucos quilômetros do centrinho de Barra de Santo Antônio. Podendo ser acessada pela ponte ou de barco, conta com uma praia de águas calmas e cristalinas;
- Passeio pelas piscinas naturais | durando cerca de 2h, é oferecido pela maior parte dos barqueiros da cidade. Se você gosta de mergulhar, esse passeio não pode ficar de fora do seu roteiro!
Onde se hospedar em Barra de Santo Antônio
- Pousada Paraíso da Barra | essa pousada se situa à beira das águas doces do Rio Santo Antônio Grande! Com vista para o mar, dá para curtir piscina, jardim, bar, restaurante e um espaço reservado para os turistas na beira da praia. Confira valores.
- Pousada Ventos da Barra | com uma pegada bem caseira, está a apenas 100 metros da praia de Carro Quebrado e a pouco mais de 2 km do centro. Os serviços são ideais para uma viagem a dois, como quartos aconchegantes e restaurante com buffet de café da manhã completo. Confira valores.
- Hotel Pousada Arco Iris | uma opção ainda mais romântica e charmosa. A estrutura é formada por piscina, bar, restaurante, jardim e quartos com decoração rústica. A vantagem principal é a localização: a 50 metros da Praia da Tabuba. Confira valores.
Roteiro Alagoas: litoral norte
Provavelmente você já ouviu falar de algum dos destinos que compõem o litoral Norte de Alagoas, pois a região é uma mais procuradas por turistas do país inteiro.
E essa fama não se construiu à toa, já que as praias do litoral norte reservam belezas únicas, e nunca deixam a desejar em estrutura e atrativos turísticos.
Então, independente da época do ano que for, certamente sua experiência em algum desses lugares será regada de muito sol e mar!
5. São Miguel dos Milagres
Entre os destinos do litoral norte do estado, a vila de São Miguel dos Milagres é a mais próxima da capital, a cerca de 100 km.
O povoado é um dos mais antigos da região da Costa dos Corais. Sua colonização ocorreu durante a invasão holandesa no Brasil, em meados do século XVIII.
Por isso, o turismo mistura atrações históricas com praias de águas mornas e cristalinas – sempre com um clima de sossego e muita tranquilidade.
Pontos turísticos de Alagoas | São Miguel dos Milagres
- Praias | emolduradas por extensos coqueirais, proporcionam um banho de mar em águas transparentes. As principais são: Praia do Toque, Praia do Riacho, Praia do Marceneiro, Praia Porto da Rua, Praia do Patacho e, é claro, a Praia de São Miguel dos Milagres;
- Passeio de buggy | uma forma divertida de ver de pertinho as belezas da Rota Ecológica dos Milagres. Os roteiros mais convencionais duram de 4h a um dia inteiro;
- Passeio de bicicleta | com sentido sul, o trajeto vai da Praia do Morro até o Pontal de Camaragibe, percorrendo coqueirais, praias desertas, falésias e espelhos d’água de tirar o fôlego. Ao total, leva em torno de 2h30 para ser feito;
- Piscinas naturais | se localizam na Praia do Toque. Durante o passeio, é possível boiar, nadar e observar os diversos peixes que vivem entre as barreiras de corais.
Para te ajudar, nós já fizemos um post sobre o que fazer em São Miguel dos Milagres, com dicas de passeios e informações sobre o destino.
Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres
- Anga Hotel | com acesso direto para a Praia Porto da Rua, este hotel oferece uma área de lazer maravilhosa para os hóspedes, com direito a piscina, jardim e restaurante com refeições de alto nível! Confira valores.
- Pousada Ricoco | uma ótima escolha para quem curte hospedagens com um conceito moderno na decoração. Localizada a cerca de 700 metros da Praia do Toque, tem restaurante, piscina, jardim e suítes confortáveis. Confira valores.
- Pousada Praia Bonita Em Milagres | sua opção de pousada econômica e romântica em São Miguel dos Milagres. A decoração dos quartos é rústica e aconchegante e, no restaurante, é possível desfrutar de café da manhã e outras refeições com sabores regionais. Confira valores.
Aproveite e veja também: TOP 20 hotéis e pousadas em São Miguel dos Milagres (2022)
Dica | Outra forma super recomendada de conhecer esse paraíso é optando por fazer uma excursão saindo de Maragogi. O passeio todo dura cerca de 8 horas e passa por várias praias lindas como a de Porto da Rua.
6. Porto de Pedras
Porto de Pedras é o município vizinho de São Miguel dos Milagres, a cerca de 15 km, mas é visto pelos turistas como ainda mais charmoso.
O que antes foi uma vila pacata de pescadores, hoje é um destino repleto de pontos turísticos superinteressantes para conhecer.
Assim como São Miguel, Porto de Pedras reúne praias lindíssimas da Costa dos Corais, além de atrações ecológicas e passeios culturais.
Atrações turísticas de Alagoas | Porto de Pedras
- Praias | apesar de serem frequentadas majoritariamente por turistas de São Miguel dos Milagres, é em Porto de Pedras que se situam duas das orlas mais bonitas do país: a Praia do Patacho e a Praia de Lages;
- Piscinas naturais | em ambas as praias é possível encontrar piscinas naturais. Como é de se esperar, as águas são cristalinas e, durante o mergulho, peixinhos de diversas espécies podem ser observados;
- Santuário do Peixe-Boi | criado para acompanhar e preservar a vida dos animais ameaçados de extinção, o passeio passa por um manguezal e pelo Rio Tatuamunha, com paradas para observação de espécies de até 3 metros de altura!
- Povoado de Tatuamunha | além de ser o lar da Praia de Tatuamunha, uma das mais procuradas para se admirar o pôr-do-sol, o povoado é o lugar certo para mergulhar na cultura local, ficando fascinado com seus casarões, igrejas e casinhas históricas;
- Mirante de Porto de Pedras | acessado a partir de uma ladeira localizada no centrinho de Porto de Pedras, o mirante dá aos turistas uma vista única da região, englobando o encontro do mar com o Rio Tatuamunha.
Onde se hospedar em Porto de Pedras
- Pousada Casotas | dispondo de acesso direto à Praia de Lages, é uma pousada no perfil sustentável, com ambientes internos de decoração rústica e área de lazer repleta de muito verde. Confira valores.
- Toca do Caranguejo | que tal acordar durante a viagem com vista para o mar da Praia do Patacho? Isso é possível nestes chalés, equipados com cozinha, sala e terraço.Já na área compartilhada, há piscina e jardim. Confira valores.
- Pousada Quinta do Patacho | uma das únicas opções econômicas na cidade, mas que se iguala no conforto e serviços. Os hóspedes têm acesso a piscina, jardim, café da manhã completo e, nos quartos, varanda com vista para a Praia do Patacho, situada a 500 metros. Confira valores.
7. Maragogi
Chegamos ao destino que é considerado o mais famoso de todo o litoral norte de Alagoas: Maragogi, o Caribe Brasileiro!
Maragogi também faz parte da Costa dos Corais, uma região caracterizada por praias tipicamente tropicais, com extensos coqueirais, areias branquinhas e águas cristalinas.
A 132 km de Maceió, a cidade disponibiliza passeios e atrações turísticas que exploram o melhor da natureza local.
Pontos turísticos de Maragogi
- Praias | distribuídas ao longo da AL-101, são responsáveis pela fama do destino. Para saber quais incluir no roteiro, confira nosso post sobre as melhores praias de Maragogi, com detalhes importantes sobre cada uma delas;
- Piscinas naturais | juntamente com as praias, as piscinas naturais de Maragogi estampam os cartões-postais. São divididas em três opções: Galés, Barra Grande e Taocas, todas com águas perfeitas para mergulhar e muita vida marinha;
- Passeio de buggy | conheça várias praias em um único dia! O trajeto, de duração média de 3h, explora o lado norte e o lado sul;
- Mergulho | em certos pontos das piscinas naturais, as profundidades chegam até os 6 metros, fazendo com que a prática de mergulho se torne um atrativo;
- Beach Clubs | com estruturas e serviços que garantem conforto e lazer aos turistas. Os principais são: Pontal do Maragogi, Barra Mar Beach Club Maragogi e Maré Beach Club Maragogi;
- Mirante do Cruzeiro | um dos pontos de parada dos passeios de buggy. Parte da área da Pousada Alto do Cruzeiro, é um dos melhores lugares para apreciar o mar e centro da cidade;
- Povoado de São Bento | para fugir um pouco do roteiro pelas praias, reserve um dia para conhecer a cultura do Povoado de São Bento. Com um clima bucólico, abriga lugares históricos como as ruínas da Igreja de São Bento e do Mosteiro de São Bento;
- Festivais | dois festivais agitam a cidade no final do ano, organizado programações com diferentes comidas e atividades de lazer. Em setembro, ocorre o Festival Gastronômico da Lagosta de Maragogi, já em outubro acontece o Festival da Mariscada.
Se interessou pelos destinos e quer saber mais sobre? Então leia nosso post sobre o que fazer em Maragogi.
Onde se hospedar em Maragogi
- Hotel Praia Dourada | à beira da Praia de Burgalhau, tem tudo para garantir muito conforto para os hóspedes. As atividades de lazer são para todas as idades e a gastronomia local pode ser saboreada no bar e restaurante. Confira valores.
- Pousada Barra Velha | a apenas 65 metros da Praia de Peroba, possui 2 mil m² de área de lazer para curtir, além de restaurante, bar e serviços de massagem. É uma das opções mais procuradas por casais. Confira valores.
- Pousada Olho D’Água | mais econômica, se localiza em um ponto privilegiado de Maragogi, a 80 metros do centro e à beira da praia! Além disso, serve café da manhã com vista para o mar e oferece piscina e quartos espaçosos. Confira valores.
Outras 17 sugestões de hospedagem na cidade você pode encontrar em nosso post sobre onde ficar em Maragogi.
Dica | Uma viagem para Maragogi combina muito com um bate e volta até as belíssimas praias do litoral pernambucano. Recomendamos estas duas excursões com destino a Porto de Galinhas ou Carneiro. Vale a pena dar uma conferida!
8. Japaratinga
Partindo ao sentido sul de Maragogi, você chega a Japaratinga, outra joia da Costa dos Corais.
Embora esteja a apenas 10 km de Maragogi, um dos destinos mais badalados, a cidade é bem menos movimentada, mas não deixa de ser perfeita para quem busca por passeios em Alagoas.
Consequentemente, é uma boa alternativa para quem quer curtir as atrações das duas cidades, mas prefere ficar hospedado em um lugar com menos agitação.
Mas, não pense que você não encontrará opções para curtir a natureza em Japaratinga. No destino há praias bem tranquilas e uma gastronomia com restaurantes excelentes do café da manhã ao jantar!
O que fazer em Japaratinga
- Praias | 15 km de litoral compostos por cinco praias com águas calmas, areia branca e vastos coqueirais. São elas: Praia de Japaratinga, Praia de Bitingui, Praia de Barreiras do Boqueirão, Praia do Boqueirão e Praia do Pontal;
- Passeio pelas piscinas naturais | em comparação a Maragogi, são bem menos famosas, mas possuem a mesma beleza natural e muito lazer. Na maré baixa, jangadas levam os turistas até as piscinas, onde é possível mergulhar com snorkel;
- Mirantes | além do conhecido Mirante do Boqueirão, Japaratinga abriga o Mirante Aruanã, próximo do centro, e o Mirante Monte Tabor, um ótimo ponto para apreciar o entardecer;
- Centro | o centrinho é repleto de pontos turísticos interessantes, como o mercado público, repleto de produtos regionais, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, com mais de 300 anos de história;
- Passeio de Buggy | dois tipos de passeios são ofertados. Um deles faz o trajeto da Praia de Bitingui até Boqueirão, já o outro, passa por todas as praias de Maragogi e Japaratinga, indo de ponta a ponta. Ambos garantem paisagens incríveis!
Mais detalhes sobre a experiência de conhecer Japaratinga estão relatados no post do blog Mala de Aventuras. Vale a pena dar uma lida!
Onde se hospedar em Japaratinga
- Japaratinga Lounge Resort | com 87 mil m², o resort tem uma área de lazer com espaços para todas as idadese uma gastronomia com cardápios assinados por chefs renomados na região – tudo incluso no sistema All-Inclusive. Confira valores.
- Pousada San Giovanni | uma das principais opções situadas na orla da Praia de Bitingui. Suas vantagens, além de ótima localização, incluem piscina, bar, restaurante com buffet de café da manhã variado e quartos aconchegantes. Confira valores.
- Eco Pousada Paraíso dos Coqueirais | se você quer economizar e ainda curtir Japaratinga com bastante conforto, recomendamos essa pousada, que fica a apenas 50 metros da praia principal. A área de lazer dispõe de piscina, quadras esportivas e restaurante. Confira valores.
Roteiro Alagoas: litoral sul
Quando comparada com o trecho norte dos 229 km de litoral do estado do alagoas, a parte sul da costa, ou a Região das Lagoas, como também é conhecida, está no mesmo nível em paisagens naturais, estrutura turística e passeios.
É por lá que você encontra a Praia do Francês e Praia do Gunga, mas também praias de água doce e outros paraísos escondidos.
9. Jequiá da Praia
Jequiá da Praia é o município mais novo de todo o estado do Alagoas. Como foi criado em fevereiro de 1995, ainda está sendo descoberto pelos turistas que vão a região.
Ainda assim, é o lugar que mais apresenta pontos turísticos com uma pegada rústica e selvagem no litoral sul do Alagoas.
E todos esses ecossistemas, como praias, lagoas e manguezais preservados, se localizam a apenas 61 km de Maceió!
Atrações turísticas de Jequiá da Praia
- Praias | cenários selvagens que mesclam paredões rochosos, longas faixas de areia praticamente desertas e águas de tonalidades únicas. Se passar por lá, visite a Praia de Jacarecica, Jacarecica do Sul e a Barra de Jequiá;
- Povoado Barra de Jequiá | é aqui que ocorre o encontro da Lagoa de Jequiá com o mar, com manguezais repletos de espécies de água doce e salgada;
- Lagoa Azeda e Pituba | uma oportunidade para curtir um banho de água doce e salgada de uma vez só. As lagoas dividem espaços com as praias de mesmo nome, todas com paisagens rústicas;
- Dunas de Marapé | o ponto turístico mais famoso da cidade, e também com a melhor infraestrutura. O complexo turístico engloba pousada, restaurante e área de lazer com praia, piscinas naturais, manguezais e falésias.
Onde se hospedar em Jequiá da Praia
- Pousada Dunas de Marape | dentro do complexo de lazer das Dunas de Marapé, é a única e melhor opção de hospedagem em Jequiá da Praia. Na pousada, os quartos são espaçosos e o café da manhã é bem variado. Confira valores.
Dica | como a rede hoteleira de Jequiá da Praia não é das mais diversas, uma alternativa é ficar na cidade de Coruripe, a 27 km.
10. Coruripe
O próximo destino do sentido sul da AL-101 é Coruripe, um lugar que, assim como o anterior, ainda é pouco explorado pelos viajantes de Alagoas.
Porém, é uma boa escolha para quem está a fim de pegar uma praia ou fazer passeios pela natureza sem tanta concorrência.
Partindo de Maceió, a cidade está a pouco mais de 87 km.
Pontos turísticos de Coruripe
- Praia de Pontal de Coruripe | não é tão extensa em termos de orla, mas é considerada como a mais bonita de Coruripe. Como é frequentada principalmente por moradores locais, é uma praia bem tranquila. É por lá que se localiza o Farol de Coruripe!
- Praia da Lagoa do Pau | aqui, a faixa de areia é mais ampla, mas sem pontos de apoio para os turistas. O mar tem ótimas ondas, então é uma boa opção para quem curte surfar;
- Praia Miaí de Cima | em comparação com as outras duas, é mais movimentada, com quiosques e clubes à beira-mar garantindo o agito.
Onde se hospedar em Coruripe
- Pousada Umuarama | uma pousada de clima familiar e bons serviços, ficando a apenas 300 metros da Praia da Lagoa do Pau. Os hóspedes desfrutam de piscina ao ar livre, jardim, bar com variados drinks e quartos arejados e de decoração rústica. Confira valores.
- Vila Bello Pontal | entre as opções de hospedagem na cidade, esta é que fica mais perto da Praia de Pontal de Coruripe, que pode ser acessada diretamente da área de lazer e avistada a partir dos quartos. Confira valores.
- Pousada Mirante do Pontal | em uma das principais ruas do centro, a 300 metros do Pontal do Coruripe, tem uma estrutura simples, mas com café da manhã completo, quartos espaçosos e terraço com vista para a praia. Confira valores.
11. Feliz Deserto
Feliz Deserto é uma das menores cidades de todo o litoral alagoano. A 115 km ao sul da capital Maceió, contém praias com infraestrutura turística e outras bem mais selvagens.
Entre as nossas dicas de lugares para conhecer no litoral sul do Alagoas, essa é a que mais recomendamos se você quer total sossego durante a sua viagem.
O que fazer em Feliz Deserto
- Praia do Toco | praticamente inexplorada pelo turismo na região, tem a paisagem perfeita para relaxar com privacidade. Suas águas são claras e limpas, sendo ótimas tanto para banho ou para a prática de esportes náuticos, como stand up paddle;
- Praia de Pontal do Peba | de extensão mediana, a faixa de areia fica totalmente vazia durante a semana, e mesmo na alta temporada, não costuma ter tanto movimento turístico. Também é indicada para esportes náuticos;
- Praia do Japu | é a maior de todas e suas águas são mais agitadas, com algumas ondas se formando. Mas a faixa de areia dourada e mata preservada ao redor deixam o local super charmoso.
Onde se hospedar em Feliz Deserto
- Pontal do Peba Quarto Casal Beach House na Praia | uma casa de praia completa localizada a poucos metros da Praia de Pontal do Peba! Entre os ambientes, estão cozinha bem equipada, quartos amplos e varanda com piscina de frente para o mar. Confira valores.
12. Piaçabuçu
A 136 km de Maceió, na divisa do estado com o Sergipe, o Piaçabuçu é a última cidade do litoral sul do Alagoas, entregando boa estrutura turística e rede hoteleira com pousadas charmosas.
O destaque da cidade são os passeios pelos atrativos naturais, como tour de lancha, buggy e barco pela foz do Rio São Francisco.
Atrações turísticas em Piaçabuçu
- Dunas de Piaçabuçu | partindo da região urbana de Piaçabuçu, os 20 km de extensão das “Dunas Douradas” possuem bancos de areia com mais de 50 metros de altura, perfeitos para um passeio de buggy;
- Foz do Rio São Francisco | em um único lugar, além de admirar o encontro do mar com o rio, é possível curtir barraquinhas de artesanato, dunas e conhecer a cultura de uma comunidade quilombola. Mais informações sobre a experiência estão no site Viajante Comum;
- Terminal Turístico de Piaçabuçu | espaço livre onde ocorre diariamente feiras de comerciantes e artesãos locais, e também funciona como ponto de apoio aos turistas.
Onde se hospedar em Piaçabuçu
- Viana Praia Hotel | apesar da simplicidade, tem um clima familiar e bons serviços, como área de lazer com piscina e jardim, lounge, restaurante com café da manhã e até mesmo espaço kids. É uma das únicas opções de hospedagem na cidade. Confira valores.
Roteiro Alagoas: interior do estado
Entre os conteúdos disponíveis sobre o turismo em Alagoas, raramente você encontrará algum falando sobre os destaques do interior do estado.
Mesmo que o litoral seja repleto de destinos paradisíacos, não pense que os municípios do interior deixam a desejar em belezas e atrativos turísticos!
A maior parte dos lugares são ricos em história, cultura e sossego, uma vez que ficam mais distantes das rotas tradicionais do turismo na região.
13. Viçosa
Popularmente apelidada de “Princesa das Matas”, a cidade de Viçosa se situa em meio às belezas da Zona da Mata alagoana, famosa por suas cachoeiras e vegetação densa.
A aproximadamente 86 km de Maceió, Viçosa é, ao mesmo tempo, pacata e animada, pois mantém o estilo interiorano e colonial na arquitetura, mas organiza diversas festas típicas ao longo do ano.
Com 187 anos de história, o destino é apontado como o último refúgio do líder quilombola Zumbi dos Palmares, no século XVII.
Lugares para conhecer em Viçosa
- Cachoeira da Serra Dois Irmãos | uma cachoeira imponente, com quedas d’água que surgem entre diversas rochas. É lá que Zumbi dos Palmares esteve pela última vez, segundo historiadores que estudam a região;
- Cachoeira Santa Luzia | a queda d’água é bem menor, porém tem a vantagem de um poço delicioso para banho;
- Cachoeira do Anel | no coração da Zona da Mata alagoana e também parte da Região dos Quilombos, é a mais famosa de Viçosa. A queda d’água percorre várias pedras e, ao redor do poço, há diversas árvores e flores.
Onde se hospedar em Viçosa
- Alfa Hotel | de classificação quatro estrelas, é o hotel mais completo de Viçosa, localizado em um dos melhores pontos do centro. Os quartos são elegantes e confortáveis, com bastante espaço e diferentes disposições para os hóspedes. Confira valores.
- Mundial Parque Hotel | a aproximadamente 3 km do centro, é um hotel com bastante lazer, atividades e espaços variados, desde piscina ao ar livre até parquinhos para a criançada. A hospedagem também inclui restaurante para as refeições. Confira valores.
- Annaya Suítes | em uma região tranquila da cidade, é uma hospedagem do tipo apart-hotel, então, as acomodações são equipadas com cozinha, sala e quarto. Ainda, o hotel disponibiliza café da manhã e restaurante próprio! Confira valores.
14. Arapiraca
Arapiraca é o maior município do interior do Alagoas, e também o principal produtor de tabaco do país, característica que fez a cidade ser apelidada de “Capital do Fumo”.
O movimento por lá é impulsionado pelas feiras de artesanato, parques urbanos e outros serviços que tornam o local bem gostoso de passear.
Atrações turísticas em Arapiraca
- Lago da Perucaba | um dos cartões-postais mais bonitos da cidade. Seu entorno conta com playgrounds, lojinhas, ciclovia, praças e espaços para admirar o pôr-do-sol;
- Planetário Digital Municipal | ao final do Lago da Perucaba, é o maior do gênero no país . Em seus 1.800 m², há cine teatro e sala de observação com um sistema que permite a contemplação de mais de 100 mil estrelas;
- Bosque das Arapiracas | outro ponto com bastante espaço para descanso e lazer ao ar livre. Como está próximo a região central de Arapiraca, fica bastante movimentado durante a semana;
- Parque Ceci Cunha | em uma das principais avenidas do centro, é o parque que concentra maior infraestrutura, como lanchonetes, ciclovias, trilhas para caminhadas, lago artificial e, aos finais de semana, equipe de recreação infantil;
- Memorial da Mulher Ceci Cunha | com nome dado em homenagem a uma deputada que lutava pelos direitos das mulheres, a instituição sedia exposições com o objetivo de mostrar histórias de mulheres inspiradoras da região;
- Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves | embora esteja funcionando há apenas 6 anos, o mercado é hoje um dos pontos que mostra o trabalho da maior parte dos artesãos da cidade. Aos finais de semana, há apresentações musicais;
- Museu Zezito Guedes | abriga o acervo de José Gomes Pereira, escultor e estudioso, com fotografias, documentos e objetos raros que mostram a trajetória de formação da cidade de Arapiraca;
- Casa da Cultura | uma oportunidade de conhecer a riqueza literária dos artistas naturais de Arapiraca, mas também sobre o ciclo do fumo da cidade. É por lá que se situa a Biblioteca Pública Municipal, existente desde 1959;
- Concatedral Nossa Senhora de Bom Conselho | erguida a partir de uma singela capelinha em meados do século 19, é hoje a Matriz da cidade e também o local de maior importância histórica para a população;
- Capela de São Sebastião | no coração do centro da cidade, a Igreja é atualmente considerada como Patrimônio Histórico e Cultural de Arapiraca, já que recebe fiéis desde o início do século XX.
Onde se hospedar em Arapiraca
- Falcão Hotel Arapiraca | depois de um dia repleto de passeios a atividades, nada melhor do que uma hospedagem confortável e com bons serviços a poucos metros do centro, né? Além disso, o hotel abriga um restaurante com café da manhã. Confira valores.
- Hotel Sol Nascente | a aproximadamente 4 km do centro, uma alternativa para quem prefere um pouco mais de espaço nas acomodações e estrutura. Aqui, os hóspedes têm direito à academia, restaurante e piscina externa. Confira valores.
- Ibis Arapiraca | seguindo o padrão de hospedagem da rede Ibis, esta unidade possui a vantagem de ter fácil acesso ao centro da cidade. O hotel dispõe de bar e restaurante que serve café da manhã e outras refeições. Confira valores.
15. Penedo
Penedo está bem na divisa com o estado de Sergipe, à beira do Rio São Francisco. Fundada no século XVI, foi o primeiro povoado do estado, então, é vista como berço da cultura alagoana.
Por conta desse aspecto, espere encontrar um Centro Histórico daqueles, com inúmeras construções e monumentos preservados da época colonial.
Mas, como é banhada pelo Velho Chico, paisagens de tirar o fôlego também não faltarão na viagem.
O que fazer em Penedo
- Centro Histórico| seu roteiro em Penedo deve começar pelos atrativos do Centro Histórico, como, por exemplo, a Igreja Nossa Senhora da Corrente, de 1765, o Paço Imperial e o Convento Santa Maria dos Anjos, atualmente uma escola de filosofia, francês e latim;
- Passeio de barco pelo Rio São Francisco | a poucos metros de distância, não tem como deixar de curtir a experiência de navegar pelas águas do Velho Chico! Ao total, o tour dura aproximadamente 45 minutos;
- Ilha de São Pedro | acessada apenas por barco, abriga a Pedra de São Tomé, com um mirante incrível. Até a pedra é necessário fazer uma trilha de 20 minutos pela mata;
- Área de Preservação Ambiental Marituba do Peixe | situada precisamente entre as cidades de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, a reserva oferece trilhas ecológicas repletas de animais silvestres e um riacho perfeito para mergulhos em dias mais quentes.
Outras dicas sobre a cidade de Penedo estão listadas no post do blog Partiu Pelo Mundo.
Onde se hospedar em Penedo
- Hotel São Francisco | apesar de estar localizado em um dos pontos mais movimentados do centro de Penedo, tem uma ampla área de lazer, com piscina, jardim e salão de jogos. Tudo isso com vista para o Rio São Francisco. Confira valores.
- Hotel Rochedo | uma opção bem adequada para casais, pois os quartos são mais aconchegantes e a área de lazer, mais simples. Além disso, conta com a comodidade de servir buffet de café da manhã completo. Confira valores.
16. Piranhas
Com um pouco mais de 25 mil habitantes, a cidade de Piranhas é uma das mais conhecidas do interior alagoano e, consequentemente, a mais variada em serviços e infraestrutura turística.
Carinhosamente apelidada de “Lapinha do Sertão” por D. Pedro II, Piranhas é um destino que conta a história do país com seus casarões, igrejas e monumentos com mais de 100 anos. Ainda é uma das cidades alagoanas cortadas pelo Rio São Francisco.
Existente desde 1859, Piranhas é um lugar perfeito para quem gosta de passeios culturais.
Pontos turísticos de Piranhas
- Centro Histórico | de atmosfera bucólica, o centrinho de Piranhas é o lar de monumentos como a Igreja de Santo Antônio de Lisboa, a Casa de Máquinas da Rede Ferroviária, o Museu do Sertão Marília Rodrigues e a Torre do Relógio;
- Cânion do Xingó | classificado como o 5º maior cânion navegável do mundo, é um ponto turístico indispensável na cidade. Suas águas se formam a partir do Rio São Francisco, garantindo um passeio de barco inesquecível;
- Usina Hidrelétrica de Xingó | localizada entre Piranhas e Canindé de São Francisco, é um ponto importante para a economia da região. O passeio guiado passa pelas principais instalações e reservatórios com uma vista incrível do Velho Chico;
- Mirante Secular | para se ter uma visão diferente da região, não deixe de conhecer este mirante, que engloba todo o Centro Histórico ao lado do Rio São Francisco. Além deste, existe também o Mirante da Igreja, com um obelisco construído no final do século XIX;
- Vale dos Mestres | a cerca de 41 km de Piranhas, o vale abriga as águas do Rio São Francisco em meio à cânions e outras vegetações características do sertão. O local oferece passeio de barco, mergulho em piscinas naturais e trilhas ecológicas;
- Grota de Angicos | conhecida também como Rota dos Cangaços, é uma trilha que conta a história do Cangaço em Piranhas. O trajeto passa pelo local onde foram mortos os cangaceiros Lampião e Maria Bonita;
- Passeio de barco pelo Rio São Francisco | uma experiência que transcorre 17 km do rio mais importante da região. Entre as paradas, destacamos a Pedra do Japonês, o Morro dos Macacos e a Ponta do Papagaio;
Se quiser mais sobre o turismo em Piranhas, o post do site Vida Sem Paredes conta com boas informações.
Onde se hospedar em Piranhas
- Dunen Hotel | um hotel que une localização privilegiada em pleno centro da cidade, com serviços de alto nível como bar, piscina ao ar livre, restaurante com café da manhã variado e quartos bem satisfatórios. Confira valores.
- Pousada Porto de Piranhas | a arquitetura faz parecer que você está hospedado na zona rural da cidade, mas, na verdade, está a apenas 400 metros do centro! A hospedagem dispõe de quartos amplos e espaços para caminhada à beira do rio. Confira valores.
- O Canto Pousada | embora fique dentro de um casarão histórico, a pousada possui decoração moderna nos quartos e ambientes comuns. Além de charmosa, é exclusiva para adultos, então, perfeita para aquela viagem romântica! Confira valores.
17. Delmiro Gouveia
Um pouco mais distante da capital, a cerca de 291 km, Delmiro Gouveia entrou recentemente no radar dos turistas que passam pelo interior alagoano.
Como está no Alto Sertão de Alagoas, a cidade é forte em ecoturismo, com opções de trilhas e passeios por monumentos naturais.
E tudo isso juntamente com a hospitalidade de população sertaneja da região!
O que fazer em Delmiro Gouveia
- Trilhas ecológicas | os caminhos atravessam a caatinga, com pontos de natureza praticamente intocada. A mais procurada é Trilha do Riacho do Talhada, feita na AL-220, à beira do riacho;
- Praias de água doce | mesmo no interior, é possível pegar um dia de praia! Em Delmiro Gouveia, as praias Marina do Talhado, do Caixão e Porto da Barra ficam responsáveis pelo movimento turístico;
- Usina Angiquinho | a cerca de 25 km do centro, é um dos pontos turísticos mais visitados da região. Em seu interior é possível conhecer o maquinário utilizado no início do século e também visitar um mirante com vista para a Ilha do Urubu e a Cachoeira de Paulo Afonso;
- Furna do Morcego | bem próxima da Usina Angiquinho, está inserida em um cânion imponente, com uma área interna de 20 metros de largura por 40 metros de altura, além dos 100 metros de extensão;
- Museu Regional | em funcionamento há mais de 30 anos, expõe um acervo com objetos, documentos, fotografias e outros itens que contam a história de Delmiro Gouveia;
- Fábrica da Pedra | a atração turística mais antiga da cidade, construída entre 1912 e 1913. Produz linhas para costura, renda e bordados até os dias de hoje, e também abriga um Núcleo Apiário aberto para visitação.
Onde se hospedar em Delmiro Gouveia
- Bristol Aline | a pouco mais de 1 km do centro, a principal hospedagem da cidade para quem busca conforto e serviços de qualidade. As suítes são espaçosas e o hotel oferece restaurante, bar e piscina ao ar livre. Confira valores.
- Hotel Executive | próximo dos restaurantes, bares e lojas do centrinho, é um hotel simples, mas com bons quartos para casais e famílias. Um completo e variado buffet de café da manhã também faz parte dos serviços. Confira valores.
- Pousada da Pedra | outra boa escolha para quem quer ficar hospedado não tão distante da região central e, ainda, encontrar diárias que cabem no bolso. As acomodações são confortáveis, e os hóspedes têm direito ao café da manhã. Confira valores.
Já sabe qual desses 17 lugares em Alagoas vai conhecer primeiro?
Agora que chegou até aqui, você tem na manga nada menos do que uma lista com 17 opções de destinos para conhecer nas principais regiões de Alagoas.
Durante a viagem, não deixe de registrar cada momento e, depois que voltar, nos contar como foi a experiência!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.