Escrito por Adriana
14 de dezembro de 2020
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Se você quer aproveitar sua viagem sem preocupações e se encantar por esse país europeu, é preciso saber que o seguro viagem Itália é um item indispensável na hora de planejar a sua viagem. 

Na verdade, o seguro viagem é obrigatório para entrar no país. Outra informação importante é que brasileiros também têm direito ao CDAM, que é o Certificado de Direito à Assistência Médica.  

Mas como funciona o CDAM e um seguro viagem para Itália? Será que, na prática, um substitui o outro? 

Eu sei que é muita informação, mas não precisa se preocupar: aqui no nosso post você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e garantir uma viagem segura e tranquila para a Itália. Confira: 

Por que contratar um seguro viagem para a Itália? 

Como dissemos, o seguro viagem para a Itália é obrigatório para permitir a sua entrada no país.  

Essa obrigatoriedade acontece por conta de a Itália fazer parte do Tratado de Schengen, um acordo entre 26 países europeus que abriram suas fronteiras para a livre circulação de turistas.

Isso significa que brasileiros podem viajar a turismo para Itália (e demais países do acordo) por até 90 dias apenas com o passaporte comum, sem a necessidade de um visto. 

É importante saber que o seguro deve garantir uma cobertura de assistência médica de no mínimo 30 mil euros. Mas fique tranquilo, pois ao buscar opções na nossa página de seguros, todas as opções já oferecem a cobertura mínima.  

Na prática: para que serve o seguro viagem para Itália 

Agora que você já sabe o porquê do seguro viagem Itália ser obrigatório, é preciso entender como ele funciona. 

Um seguro viagem nada mais é do que a garantia para resolver possíveis custos e perdas durante a sua viagem, que vão desde o seu voo para a Itália até a volta para casa.

Seguro viagem Itália: aeroporto
Faça uma viagem tranquila

Com certeza você já ouviu relatos sobre voos atrasados ou cancelados, e também de uma bagagem que tenha sido extraviada. Pois é, essas situações são bem recorrentes e com o seguro viagem você consegue resolver tudo isso sem precisar pagar nada por fora.  

E além desses imprevistos, um seguro viagem Itália também oferece assistência médica hospitalar e odontológica; seguro de vida; traslado em caso de doença grave; invalidez permanente em caso de acidente durante a viagem, entre outros.  

Há desde os planos mais simples, até os mais completos, e se você ainda tem dúvidas sobre qual seguro viagem contratar, é só dar uma lida no nosso post sobre o que cobre um seguro viagem internacional e todos os tipos de cobertura. Garanto que vai ficar muito mais fácil saber qual é o melhor para você! 

Mas além do seguro viagem, também é possível solicitar o Certificado de Direito à Assistência Médica, conhecido como CDAM.  

E se você não sabe a diferença entre um seguro viagem e o CDAM, a gente também te explica no próximo tópico! 

Como funciona o CDAM 

O CDAM – Certificado de Direito à Assistência Médica – é um acordo bilateral do Ministério de Saúde do Brasil com a Itália, que dá aos brasileiros (contribuintes do INSS) o direito ao atendimento público de saúde na Itália, o mesmo oferecido aos cidadãos locais.

Seguro viagem Itália: Ospedale degli innocenti
Hospital Degli Innocenti, na cidade de Florença.

Então o CDAM substitui o seguro viagem? 

Não, um não substitui o outro! E até mesmo o Ministério de Saúde do Brasil diz que o CDAM não funciona como um seguro viagem. 

E para te ajudar a entender, vamos explicar as diferenças entre um CDAM e um seguro viagem Itália: 

Diferença entre CDAM e seguro viagem Itália 

CDAM 

Em termos legais, o CDAM elimina a exigência de um seguro viagem na Itália com cobertura mínima de 30 mil euros. Nesse caso, você pode apresentar na imigração ou o CDAM ou sua apólice de seguro viagem. 

Mas apesar do CDAM garantir o atendimento público de saúde aos brasileiros na Itália, ele não possui as demais coberturas que um seguro viagem oferece.  

Ou seja: imprevistos como atrasos e cancelamentos de voos; danos ou extravio de bagagem; traslado de corpo; assistências em casos de perda ou furto de documentos, por exemplo, não são cobertos pelo CDAM. 

Uma vantagem do CDAM é que ele pode ser solicitado de forma gratuita e online (como mostraremos no final do post). Ele também pode incluir dependentes menores de 21 anos ou cônjuges.  

Porém, outro ponto negativo é que, embora a solicitação do CDAM seja online e simples, é preciso solicitar outro documento e registrar o CDAM ao chegar na Itália. Ou seja, super burocrático – mostraremos ao final do post.  

Nossa opinião | Nós sempre recomendamos a contratação de um seguro viagem para Itália, pois a cobertura do seguro é muito abrangente. É melhor deixar o CDAM para casos de viagens muito longas, como intercâmbio por exemplo.  

Importante | Você deve ser contribuinte do INSS para ter direito ao CDAM. Para autônomos, é necessário que você tenha pelo menos 3 meses dos tributos pagos ao INSS. 

Seguro viagem 

Com um seguro viagem Itália, você possui assistência e cobertura que vão além do atendimento médico-hospitalar. 

Ao contratar um plano, você também garante cobertura odontológica, farmacêutica e para a prática de esportes e atividades de aventuras – esses dois últimos podem ser contratados em planos mais completos. 

Até mesmo imprevistos relacionados ao seu voo possuem cobertura, como atrasos ou cancelamentos, extravio de bagagem e questões jurídicas. 

Além disso, o seguro viagem também conta com traslado médico e de corpo, seguro de vida em caso de morte e também para casos de invalidez permanente devido a acidente. 

Outra vantagem do seguro viagem é que, caso sua viagem inclua mais algum destino além da Itállia, você poderá transitar entre os países vizinhos sem burocracia, tendo em mãos a apólice do seu contrato de seguro viagem. 

Viu só como ele é muito mais completo do que o CDAM? Por isso que o seguro é um item super importante para garantir uma viagem mais tranquila e para cobrir possíveis custos e perdas. 

Como escolher o melhor seguro viagem Itália?  O que ele cobre? 

Encontrar o melhor seguro viagem para a Itália é muito prático, basta usar um bom comparador de preços e escolher um plano que mais se encaixe com as suas necessidades como viajante. 

O valor de um seguro viagem é um fator bem importante, afinal todo mundo quer economizar. Mas além do menor preço, é fundamental que você se atente às coberturas oferecidas pelo plano escolhido. 

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) aqui do Brasil, ficou estabelecido que todos os planos devem obrigatoriamente oferecer pelo menos uma dessas coberturas básicas abaixo:   

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas;  
  • Traslado médico;  
  • Traslado de corpo;  
  • Regresso Sanitário;  
  • Seguro de vida em caso de morte ou invalidez por acidente;  
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente.  

Além dessas coberturas básicas, muitas seguradoras também incluem outras coberturas e assistências, como: 

  • Extravio e/ou danos à bagagem;  
  • Despesas farmacêuticas;  
  • Assistência Funeral;  
  • Entre outros.  

Caso você seja portador de alguma doença pré-existente (crônica), esteja grávida ou tenha mais de 70 anos, é recomendável contratar um plano que atenda a essas necessidades especiais.  

Como contratar um seguro viagem Itália? 

Agora que você já sabe como funciona um seguro viagem para a Itália e onde encontrar o melhor, é preciso saber como contratar o seu plano.  

Confira abaixo o passo a passo de como contratar um seguro viagem Itália: 

1. Informe seus dados 

A primeira coisa que você deve fazer e abrir a nossa página de seguros e preencher o pequeno formulário, informando o destino da sua viagem que, nesse caso, é Europa, data de ida e volta, seu nome, e-mail e telefone.


Seguro viagem Itália: dados
Preencha com seus dados

Depois de preenchido corretamente, é só clicar em “pesquisar seguro”.  

2.Veja todas as opções 

Após seguir com a sua pesquisa, você será redirecionado(a) para a página do comparador de preços, mostrando o resultado de todos os planos e seguradoras disponíveis.

Seguro Viagem Itália: planos
Veja todas as opções de planos disponíveis

As opções de planos aparecem em ordem de melhor “custo-benefício”, mas na parte superior do site é possível mudar para menor preço, maior preço ou filtrar por seguradora. 

3. Compare até 4 planos 

Além de ótimos preços e reunir as melhores seguradoras, esse comparador de preços também permite que você compare até quatro planos diferentes. 

Mas como isso funciona? É bem simples, basta clicar em “comparar plano” e escolher os quatro que você mais gostou.

Seguro viagem Itália: compare
Compare até 4 planos diferentes

Com essa ferramenta, você consegue ver o que cada um oferece e os valores disponibilizados. E todos já possuem a exigência da cobertura médico-hospitalar de 30 mil euros. 

Das opções disponíveis, nós indicamos a Travel AceAssist Card e GTA, que foram as seguradoras que já utilizamos em nossas viagens e que também recebemos boas recomendações. Elas também contam com atendimento 24 horas por dia e em português, além do forte reconhecimento no mercado. 

4. Finalize a sua compra 

Agora que você já escolheu o seu seguro viagem Itália, chegou a hora de finalizar o seu pedido. Mas antes disso, nós temos uma boa notícia: usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você garante 5% de desconto!

Finalize a sua contratação e não esqueça de usar o CUPOM

E se você optar por pagamento em boleto, também ganha mais 5%. Ou seja, dá pra conseguir até 10% de desconto no valor final da sua contratação. 

Mas se preferir, ainda é possível parcelar o seu seguro em até 7x sem juros no cartão de crédito.  

Qual o valor de um seguro viagem Itália? 

Não é possível determinar um preço fixo de um seguro viagem Itália,  que os valores mudam de acordo com a cobertura contratada e com o tempo que irá permanecer no país. 

Mas para te dar uma média de preços, fizemos uma simulação de 15 dias na Itália, a mesma que foi mostrada nos prints acima. Escolhemos o plano da Assist Card AC 35 EUROPA + TELEMEDICINA, que estava custando R$244,19.  

Com o nosso cupom EMALGUMLUGAR5 + o desconto para pagamento via boleto bancário, conseguimos 10% de desconto no final da nossa compra e o preço caiu para R$220,38.  

Fazendo as contas em cima do preço final (com os descontos), o valor diário do seguro viagem Portugal é de R$14,69. E esse valor é mais barato do que um almoço, não é mesmo?  

Ainda nessa mesma simulação, encontramos planos com a diária a partir de R$11 com cobertura médica hospitalar mínima de 30 mil euros e com seguro bagagem.   

Se paramos pra analisar todos os gastos de uma viagem, o seguro é um dos itens mais baratos e ainda te assegura para determinados custos e perdas. 

Preciso usar o meu seguro viagem Itália: como acionar? 

É claro que a gente contrata um seguro viagem torcendo pra que nada aconteça e que a nossa viagem seja super calma.  

Mas como imprevistos acontecem, pode ser que você passe por alguma situação durante a sua viagem e tenha que acionar o seu seguro. E agora? 

A única coisa que você precisa fazer é entrar em contato com a sua seguradora. O ideal é que você já salve no celular o telefone de contato antes mesmo de começar sua viagem, para algum caso emergencial.  

Tenha sua apólice em mãos (ou tire foto e deixe salvo no celular), pois nesse documento ficam todas as informações sobre o seu plano.  

Ao entrar em contato com a seguradora, você precisa informar o que está acontecendo para eles te passarem todas as instruções necessárias.  

Normalmente em casos de atendimento médico, você terá duas opções:  

  1. A seguradora irá te indicar o hospital mais próximo, ou irá enviar um médico para te atender no seu local. Dessa forma, você não irá precisar pagar nada.
      
  2. Se não puder esperar, você pode ir a um hospital por conta própria e depois entrar em contato com a seguradora para eles realizarem o reembolso do valor que você gastou. É importante que você guarde todos os comprovantes de atendimento para comprovar que foi atendido. 

Como solicitar o CDAM 

Até novembro de 2019, a solicitação do CDAM só podia ser feita presencialmente nos Núcleos do Ministério da Saúde, localizados nas capitais de cada estado do Brasil, e envolvia alguns custos com o cartório. 

Atualmente você pode fazer online – e não há mais nenhum custo envolvido. É preciso acessar o site do governo, criar um cadastro e depois efetuar o login. 

Depois disso, o próximo passo é preencher um formulário e anexar os documentos exigidos: RG; CPF; comprovante de residência no Brasil, passaporte válido e comprovante de vínculo com o INSS. 

Já para os dependentes (filhos menores de 21 anos e cônjuges), os documentos necessários são: RG, CPF, passaporte válido e um documento que comprove a relação, podendo ser certidão de nascimento, de casamento ou declaração de união estável. 

Após a solicitação, uma análise será feita em até 15 dias úteis, e se você cumprir com todos os requisitos, você receberá um e-mail dentro desse prazo dizendo que o seu certificado estará disponível para impressão, no site do governo.  

O certificado tem validade de 365 dias e já possui uma assinatura digital, e não é necessário reconhecer firma no cartório. 

Importante 

Para conseguir usar o seu CDAM e garantir um atendimento médico gratuito na Itália, é necessário que você faça o Codice Fiscale, que funciona como um CPF, só que da Itália. 

Ele é feito na Agenzia delle Entrate (Receita Federal), e você precisa levar o seu o seu certificado, passaporte e cópia de todos os documentos. 

Depois disso, você deve ir até a Azienda Sanitaria Locale no bairro onde você está hospedado para registrar o seu CDAM. 

Agora que você já sabe tudo sobre o seguro viagem Itália e o CDAM, é só planejar a sua viagem e aproveitar tudo o que o país tem pra proporcionar em segurança! 

Nesse post você conferiu todas as informações necessárias para contratar seu seguro viagem Itália. Você viu também as diferenças entre CDAM e seguro viagem, concluindo que um não substitui o outro. 

E depois das nossas dicas, ficou fácil encontrar o melhor seguro viagem para Itália. Agora é so viajar tranquilo e com segurança!

Foto de destaque: Veneza.

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário