As melhores trilhas em Arraial do Cabo: roteiros e dicas | Em Algum Lugar do Mundo

AS MELHORES TRILHAS EM ARRAIAL DO CABO: ROTEIROS E DICAS

Curtindo o destino além das praias: confira os trajetos, distâncias, atrações e características de cada uma das trilhas. E escolha sua preferida!

  • Adriana
  • -
  • 14 de outubro de 2019
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Não é novidade que Arraial do Cabo tem algumas das praias mais lindas do Brasil. Mas você sabia que dá pra aproveitar a paisagem e curtir sua viagem de uma forma diferente? Pois para quem gosta de caminhadas, há diversas trilhas em Arraial do Cabo que rendem uma deliciosa dose de aventura, com diversos mirantes para curtir o visual lindo da região.

Trilhas em Arraial do Cabo - Pier do pesqueiro
Píer do pesqueiro na Praia Grande

Nesse post iremos mostrar as melhores opções de trilhas em Arraial do Cabo: confira os trajetos, distâncias, as características de cada uma e escolha a sua preferida!

Veja também:

Mergulho de barco em Arraial do Cabo: o que você precisa saber

Passeio de barco em Arraial do Cabo: informações e dicas importantes

Onde se hospedar em Arraial do Cabo

Para garantir a melhor experiência de viagem em Arraial do Cabo, é importante acertar na escolha de onde se hospedar.

Apesar da cidade ser pequena, cada região tem suas próprias características. Há praias que são muito movimentadas, cheias de comércio ao redor. Outras áreas já são mais isoladas, dificultando o acesso para quem não está de carro.

Se você quer curtir as melhores praias de Arraial do Cabo, é bom também conferir umas dicas de onde se hospedar para poder aproveitá-las ao máximo, certo? Afinal, uma boa acomodação pode fazer toda diferença na sua experiência de viagem.

Seguem aqui nossas recomendações de hotéis e pousadas nas melhores regiões para se hospedar em Arraial do Cabo:

Há também a opção de aluguel de casas por temporada. Para isso, o melhor é fechar pelo Airbnb, que não tem erro e é confiável (há relatos de golpes na região). E se você for novo no Airbnb, cadastre-se agora e receba R$179 de desconto na primeira reserva!

Para mais dicas, veja nosso post sobre onde ficar em Arraial do Cabo: aqui você confere as características de cada região e um review dos melhores hotéis e pousadas.

Trilhas em Arraial do Cabo

  1. Trilha Praia dos Anjos – Praia do Forno
  2. Trilha Praia Grande – Praia Brava
  3. Trilha Prainha – Praia do Forno (Mirante da Cabocla)
  4. Trilha Prainha – Praia do Pontal (Circuito Morro do Miranda)
  5. Trilha Praia Grande – Lago do Amor
  6. Trilha Rota dos Naufrágios

1. Trilha Praia dos Anjos – Praia do Forno

A travessia entre a Praia dos Anjos e a Praia do forno é uma das mais conhecidas trilhas em Arraial do Cabo.

A trilha começa ali no canto esquerdo da Praia dos Anjos, bem próximo ao píer de onde saem os passeios de barco.

Trilhas em Arraial do Cabo - Mirante da Praia do Forno
Mirante do Forno

Essa é também uma das trilhas mais fáceis de se percorrer: são cerca de 600 metros, que podem ser percorridos em aproximadamente 15 minutos cada trecho – mas certamente você irá levar mais tempo, pois é impossível não parar lá do alto para curtir a paisagem!

A dificuldade dessa trilha é leve. Há uma subida íngreme no começo, mas como o trajeto é curto, não requer tanto preparo físico.

2. Trilha Praia Grande – Praia Brava

A Praia Brava é uma das melhores – e mais reservadas – praias de Arraial do Cabo. Isso se dá pelo difícil acesso, que é feito justamente por trilha.

A caminhada, que se inicia no lado esquerdo da Praia Grande e passa por lugares espetaculares, que rendem ótimas fotos.

Logo no começo você passará pelo caminho de laje, que cobre os restos do antigo aqueduto. Faça uma parada no píer dos pesqueiros e na chamada Janela do Paraíso.

Depois, o caminho segue com outros ótimos pontos de observação. Passe pelo Mirante do Francês e suba mais um pouco até o Mirante do Pontal, um lugar super famoso para assistir o pôr do sol.

Trilhas em Arraial do Cabo - Caminho de Laje
Vista do caminho de laje
Trilhas em Arraial do Cabo - Ilha do Francês
Pôr do sol de frente pra Ilha do Francês

A partir daqui, mais uma caminhada até finalmente chegar à Escadaria da Praia Brava. Se a maré estiver baixa, aproveite para dar um mergulho nessa praia praticamente deserta.

A caminhada será um pouco longa mas o percurso não é muito difícil. Em cerca de 1h30 você consegue completar o percurso iida e volta, mas certamente levará de 3 a 4 horas por conta das paradas nos mirantes.

Trilhas em Arraial do Cabo - Praia Brava
Praia Brava

3. Trilha Prainha – Praia do Forno (Mirante da Cabocla)

Uma ótima alternativa para quem quer visitar a Praia do Forno e aproveitar o melhor das trilhas em Arraial do Cabo: o circuito do Mirante da Cabocla, que passa pelo morro com o mesmo nome, oferece um visual fantástico e ainda conta com ótimos atrativos pelo caminho.

A trilha se inicia no canto direito da Prainha. Em pouquíssimo tempo de caminhada você já alcança a primeira atração: a Praia da Graçainha, uma minúscula praia que é frequentemente visitada por tartarugas.

Trilhas em Arraial do Cabo - Praia da Graçainha
Praia da Graçainha

Depois, a caminhada se intensifica, com bons trechos de subida até finalmente chegar no Mirante da Cabocla. Aproveite para recuperar o fôlego enquanto curte a paisagem.

Trilhas em Arraial do Cabo - Mirante dos dois mares
Mirante dos dois mares: Prainha e Praia Grande
Trilhas em Arraial do Cabo - Mirante da Cabocla
O tão esperado mirante da Cabocla

Após o Mirante, começa a descida por um trecho com mata mais fechada até finalmente chegar no destino final desse passeio: a Praia do Forno.

Após curtir a beleza da Praia do Forno, é hora de encarar mais uma pequena trilha até a chegada na Praia dos Anjos, onde sua caminhada se encerra.

Essa trilha é considerada de dificuldade média. Ela tem cerca de 4km e o tempo total desse passeio é de cerca de 4 horas, incluindo todas as paradas.

4. Trilha Prainha – Praia do Pontal (Circuito Morro do Miranda)

Mais uma bela trilha que se inicia na Prainha. Dessa vez, o ponto de partida é o canto esquerdo: a travessia será feita pelo Morro do Miranda, que tem como destino final a Praia do Pontal.

Trilhas em Arraial do Cabo - Prainha
A Prainha vista do alto

Atenção: não confunda a Praia do Pontal com as Prainhas do Pontal do Atalaia. A Praia do Pontal é a primeira praia de Arraial do Cabo, enquanto as Prainhas do Pontal do Atalaia são as praias da famosa escadaria de madeira. Para saber mais, confira o post sobre as melhores praias de Arraial do Cabo.

Essa trilha é considerada uma das mais fáceis. Pelo caminho, você ainda curtirá alguns mirantes e verá ruínas da Álcalis, uma antiga fábrica de barrilha que funcionava no local.

A trilha tem cerca de 4km e costuma ser percorrida em 3 horas.

5. Trilha Praia Grande – Lago do Amor

Atenção: a trilha para o Lago do Amor está interditada!

Essa é uma das trilhas em Arraial do Cabo que foi “descoberta” há pouco tempo e logo fez sucesso. Infelizmente, o acesso a essa trilha foi proibido após alguns acidentes no local.

Essa trilha era considerada de dificuldade média devido ao acesso complicado, passando por trechos muito estreitos, íngremes e com pedras.

Mas a recompensa fazia tudo valer a pena: o Lago do Amor era uma linda piscina natural, formada entre as rochas, com o acúmulo de água de quando a maré subia.

Trilhas em Arraial do Cabo - Lago do amor
O incrível e perigoso Lago do Amor

Porém, era preciso ter muita cautela – e conhecimento das marés. O mergulho só era seguro quando a maré estava baixa e não havia ondulações. Quando o mar sobe, ondas fortes batem no lago e o tornam muito perigoso. Infelizmente houveram vítimas no local, sendo uma delas fatal, levando à interdição do acesso.

6. Trilha Rota dos Naufrágios

Para quem quer se dedicar a conhecer as melhores trilhas em Arraial do Cabo, a Rota dos Naufrágios é imperdível.

Essa trilha está cheia de atrativos incríveis: você irá passar pelo Mirante do Vigia, pelo Boqueirão, pela Ilha dos Franceses e por lindos mirantes.

Outra atração dessa trilha são as Ruínas do Telégrafo, que foi construído no local no século 19.  

Há também alguns naufrágios pelo caminho, como o Naufrágio do Imbetiba e o Naufrágio do Harlingen. Como as águas aqui são profundas, não é possível avistá-los. Mas o caminho sem dúvidas vale a pena!

Ah, e é bom preparar o fôlego e se proteger do sol para encarar o percurso. Essa trilha tem um total de 7km e é considerada de nível médio. Reserve aproximadamente 6 horas para completar todo o trajeto.

Trilhas em Arraial do Cabo: ir com guia ou por conta própria?

O mais indicado é que você faça todas as trilhas acompanhado de um guia. Embora alguns trechos sejam fáceis, há trajetos que apresentam algum nível de dificuldade – seja pelo terreno irregular, seja pelo caminho não estar devidamente marcado.

Trilhas em Arraial do Cabo - Lagos trilhas
Trilha guiada com a Lagos Trilhas

A exceção fica por conta da trilha Praia dos Anjos – Praia do Forno, que pode facilmente ser percorrida por conta própria.

Embora não seja frequente, já houve casos isolados de furtos/ roubos em algumas trilhas. Portanto, esse é mais um motivo para você fazer o passeio com alguém que já tenha experiência no local.

Há diversas agências que oferecem o passeio de trilhas em Arraial do Cabo. Nós já fizemos vários passeios com a @lagostrilhas. Os guias são super experientes e o atendimento é excelente. O passeio é feito no ritmo dos viajantes, nada de apressar. E eles ainda dão super dicas para tirar fotos pelo caminho!

Conta pra gente: qual dessas trilhas em Arraial do Cabo é a sua preferida?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Brasil: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

COSTA RICA NÃO É SÓ PRAIA! 
Se vc acha que o país (que por sinal é um dos lugares mais biodiversos do mundo) tem só belas praias a oferecer, dá uma espiada nessa beleza. 
Uma das cachoeiras mais bonitas que visitamos na Costa Rica foi a Catarata Rio Fortuna, com nada menos que 75 metros de queda d’água.

E para se banhar nessa maravilha, é preciso encarar uns 500 degraus de escadaria. Dica: desça na maior empolgação pra dar um mergulho nessa belezura e deixa pra sofrer na volta 😅 
Nós fomos não época de chuvas e mesmo assim a água estava linda! 
O que pode acontecer nessa época é que, devido ao grande volume de água, o mergulho na piscina principal seja proibido por questões de segurança. Mas dá pra se banhar logo adiante, no rio formado pela cachoeira. Então tá valendo o “esforço” de qualquer jeito!

E vc, tb curte uma cachoeira ou prefere mesmo uma praia?

#costarica #lafortuna #emalgumlugardomundo #nature #waterfall

🚙 🇨🇷Viajar pela Costa Rica de carro foi uma das melhores aventuras que vivemos! 
A gente ama a liberdade de dirigir pelo desconhecido, fazer as coisas do nosso jeito, no nosso tempo. 
Sabiamos que não iríamos muito longe alugando um carro comum, porque algumas estradas por lá são impraticáveis – então já fechamos num 4×4 da @nomad_america pra não ter erro. E gente, não é em qualquer lugar que a gente pode alugar um carro com barraca de camping e dormir em uma praia deserta, né? 🏕️🏖️ E foi assim que cruzamos rios e acampamos em lugares incríveis – tudo isso vivenciando uma conexão incrível com a natureza selvagem desse país que tanto nós surpreendeu 😍

🇨🇷 Dois ícones da Costa Rica: surf e por do sol ☀️ 🏄‍♀️ Como o país é estreito e comprido , quase todas as praias do lado do Pacífico têm espetáculo do pôr do sol garantido (isso quando as chuvas tropicais não atrapalham). Fora a água naquela temperatura gostosa e um tanto de ondas tranquilas, ótimo pra quem quer aprender a surfar. A gente até se animou fazendo umas aulinhas, mas precisava de mais uma temporada por lá pra se manter na prancha por mais tempo. Alguém aqui pensando em voltar? 😬😛

Saindo da rota: todo destino tem aqueles cantinhos escondidos, que não estão em nenhum guia de viagem ou que você nunca ouviu falar antes, por mais que tenha pesquisado tudo sobre o lugar. ⠀
“E se a gente virar aqui, onde que vai dar?”
⠀
Eu não sei vocês, mas pra gente uma das melhores partes da viagem é poder andar pelo desconhecido. É esticar a caminhada ou virar à esquerda no atalho, e chegar ali só pra ver o que que tem.
⠀
É verdade que você pode chegar numa rua sem saída (e obviamente não é em todo destino que dá pra fazer isso). Mas é numa dessas que você descobre um lugar especial, que já faz valer a viagem todinha – que até vale cortar atração do roteiro só pra aproveitar mais aquela descoberta. ⠀
O desconhecido definitivamente faz nossos olhos brilharem! E para você, qual o grande momento em uma viagem?⠀ ⠀
____________________________
⠀

🇨🇷 Na Costa Rica você passa o dia inteiro babando pelo azul, pra chegar no fim de tarde e ficar embasbacado com esse rosa. 😍😱 É um pôr do sol mais lindo que o outro por aqui! ☀️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!