UMA NOITE EM HO CHI MINH: PASSEIO PELA ANTIGA CAPITAL DO VIETNÃ

A capital do Vietnã oferece muitas opções pra quem quer se divertir. Mas foi a noite de Ho Chi Minh nos conquistou. A cidade continua agitada ao cair da noite e conta com diversas opções pra quem não quer ir pra cama cedo.

  • Caio
  • -
  • 27 de janeiro de 2017
  • 4 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Atualizado em 22 de abril de 2017.

Ho Chi Minh é uma cidade de 11 milhões de habitantes que guarda centenas de histórias. Muitas delas são do período em que o país era colônia da França, e as mais recentes contam da triste e sangrenta Guerra contra os Estados Unidos.

Pra quem tem vontade de conhecer a cidade, não faltam opções do que fazer em Ho Chi Minh. Dá pra passear pelos tradicionais mercados asiáticos, andar pelas ruas observando a influência europeia nas construções, ou ainda visitar o museu que conta a história da batalha conhecida como Guerra dos Americanos, a famosa Guerra do Vietnã.

Mas foi a noite em Ho Chi Minh que nos conquistou. A cidade continua agitada ao cair da noite e conta com diversos bares, restaurantes e boates pra quem não quer ir pra cama cedo.

muitas motos na noite em ho chi minh

Nós queríamos fugir um pouco dos lugares clássicos – turistão, já que durante o dia nós focamos em conhecer os pontos turísticos. Como nós tínhamos curtido muito o passeio noturno que fizemos no Camboja, resolvemos repetir a dose na  antiga capital do Vietnã. E lá fomos nós na garupa do Vespa Adventures novamente, dessa vez pra fazer um tour pela noite de Ho Chi Minh.

Como os Vietnamitas se divertem: Conhecendo a Noite em Ho Chi Minh

Com o trânsito mais caótico e confuso que já vimos, foi durante nosso passeio pela noite de Ho Chi Mih que nosso guia nos informou: 70% da população possui moto. Ou seja, são mais de sete milhões de motos circulando pelas ruas da cidade. Isso justifica o trânsito quase insano que presenciamos.

A gente até considerou alugar uma moto pra circular por lá. Mas nos faltou coragem, sendo sincero. É uma coisa de maluco mesmo, e logo concluímos que ir de carona (com quem já tem experiência, óbvio) seria uma aventura nível mais moderado. Seguimos com essa opção.

Parada 1: Cafe Zoom

uma noite em ho chi minh

Às 19h, duas lambretinhas nos buscaram no hotel e nos levaram ao Cafe Zoom, o ponto de partida para o tour. O lugar é uma mistura de bar e café moderno.

Lá, nós fomos recebidos por nossa guia, que nos deu as boas vindas já trazendo a primeira cerveja. Começamos o papo, em que ela contou sobre a cidade, seus residentes, nos apresentou como Ho Chi Minh é dividida por distritos e quais seriam as nossas paradas.

Durante toda a noite conheceríamos 5 lugares diferentes. Além disso, comeríamos como os vietnamitas e poderíamos provar as comidas preferidas e mais famosas de lá. Também visitaríamos um café tradicional, que funciona num antigo apartamento e encerraríamos em um bar com música ao vivo.

Tivemos os dois motoristas conosco além da guia que nos acompanhouem todas as paradas, explicando o que a noite de Ho Chi Minh tem de melhor. O nosso grupo? Ninguém, só nós dois mesmo! Sem querer, conseguimos um tour privado e aproveitamos ao máximo tudo.

Parada 2: Distrito 4 – Tradicional Restaurante de Frutos do Mar

Depois das apresentações, briefings e cervejas, subimos na garupa das Vespas e fomos direto para um restaurante frequentado apenas por vietnamitas. Era uma mistura de restaurante com barraquinha de rua, especializada em frutos do mar.

noite em ho chi minh : frutos do mar frescos

Nosso primeiro aperitivo foram patinhas caranguejo com sal e pimenta. Logo depois, peixe e morning glory fritos. Pra quem não sabe, morning glory é um vegetal muito comum na Ásia que também é conhecido como espinafre da água por crescer em rios. Experimentamos tudo na companhia de uma boa cerveja local, Saigon.

noite em ho chi minh : conversa e comida boas

Vimos famílias, amigos, casais, um monte de gente sentada naqueles banquinhos baixos de plástico, comendo, bebendo e conversando. E no meio das conversas (que a gente não entendia nada),  de repente escutamos algumas pessoas gritando: Mot, Hai, Ba, YOOOO!!!!

A guia então nos perguntou como a gente brindava antes de beber cerveja no Brasil. Fiquei um tempo pensando, mas no Rio de Janeiro, a gente bate os copos e é isso, às vezes sai um “AEEEE!!!”. Mas lembrando da maneira formal, expliquei que falávamos: “Um brinde”! Ou “Saúde”!

Ela então nos explicou que aquele grito era o brinde do Vietnã. Pedimos outra cerveja para tentar repetir a frase e memorizar para a próxima visita. E da próxima vez no Vietnã, já sabemos: Mot, Hai, Ba, YOOOO!

Parada 3: Distrito 1 – Panqueca Vietnamita

Depois do brinde, mais uma vez montamos na nossa querida lambreta com destino a nossa terceira parada. Já mencionei que o trânsito era confuso? Depois de algumas costuradas pela direita, esquerda, pistas alternativas e várias arregaladas de olhos, chegamos ao nosso segundo destino.

A sensação de que QUASE aconteceu um acidente é constante para estrangeiros no trânsito de Ho Chi Minh. Mas aí nós víamos os os guias com mais de 10 anos de experiência no trânsito, e a cara deles era de total tranquilidade. Nisso a gente tentava relaxar, pensando que aquele caos era apenas mais um dia normal.

noite em ho chi minh : comida tradicional

Paramos em uma rua quase sem nenhum movimento e demos de frente com uma enorme
“fábrica” de Panqueca Vietnamita, uma das comidas mais apreciadas por aqui. Seis frigideiras a todo vapor e dezenas de pessoas trabalhando, em um estabelecimento familiar que fez fama, cresceu e hoje conta dois imóveis.

noite em ho chi minh : comida tradicional

Conhecida por fazer a melhor panqueca de Ho Chi
Minh, a família toca o negócio há anos no mesmo lugar. A panqueca é uma massa feita com ovos, recheada de carne de porco, camarões e broto de feijão. Na hora de comer, faça da maneira certa: tire um pedaço, cubra com folhas de alface, hortelã, embrulhe tudo numa folha de papel de arroz, mergulhe no molho de pimenta e pronto! Uma delícia!

Parada 4: Distrito 3 – Um apartamento francês vintage com música ao vivo.

Depois de bem alimentados, fomos comer a sobremesa escutando um pouco de música. Paramos em uma viela bem escura e a nossa guia nos levou para os fundos de um prédio escuro.

Subimos as escadas e entramos num lugar que nunca poderíamos imaginar – e que só ele já valeria todo o passeio. Estávamos em um apartamento lindo com decoração toda vintage: velas, sofás, mesa, cadeiras. Próximo da janela, duas pessoas faziam um som com piano e violino. Sentamos, pedimos um sorvete e assistimos ao espetáculo.

noite em ho chi minh - musica ao vivo

Nos contaram que muitos artistas que participam dos programas The Voicer e X Factor versão Vietnã se apresentam ali. Sem microfone ou equipamento elétrico, os músicos fazem um show para pouquíssimos privilegiados que cabem no imóvel, uma experiência que vamos guardar pra sempre.

Parada 5: De volta ao Distrito 1 – Rock para fechar a noite.

Saímos de um ambiente calmo e tranquilo do apartamento e fomos direto para um bar mais animado para encerrar a noite. Woodstock era o nome do bar. Um grupo se apresentava cantando pop e rock americano, de Katy Perry a Pink Floyd. Ali já encontramos mais turistas que vietnamitas, talvez pela localização, ou por ser o último ponto de parada do tour. Foi ótimo e os gringos animaram ainda mais a noite!

noite em ho chi minh - show de rock

Pedimos mais 2 cervejas e ficamos um tempo ali cantando junto com a banda, até chegar a hora de ir. Voltamos para o hotel com nossos pilotos, sãos e salvos. Ah, e felizes demais com a sensação que tivemos uma autêntica noite vietnamita.

Curtindo o melhor da noite vietnamita em um Tour por Ho Chi Minh

Nossa noite foi maravilhosa. Muito bom ver como os vietnamitas curtem passar a noite em ambientes diferentes.

Em Ho Chi Min, o trânsito é pesado e pouquíssimas pessoas andam a pé. O melhor mesmo é contar com uma moto, e se você não tiver coragem de encarar o trânsito, faz que nem a gente que contou com uma ajudinha dos pilotos com muita experiência da Vespa Adventures.

noite em ho chi minh

Dessa forma, dá pra visitar vários lugares em um curto espaço de tempo. O custo de vida acessível também faz com que as noites não se resumam a um só lugar. Dá pra começar num lugar e terminar em outro, comer, escutar música tomando um café, beber cerveja ao som de rock. Tudo isso no mesmo dia! É assim que eles se divertem e recomendamos que você faça o mesmo!

Onde ficar em Ho Chi Minh

Vai pra Ho Chi Minh? Saiba que a cidade é divida em distritos, e nós achamos que o Distrito 1 é o melhor lugar pra se hospedar, principalmente pra quem não vai passar muito tempo na cidade. Essa área concentra a maior parte das atrações turísticas e gastronômicas da cidade.

Nós nos hospedamos no Nguyen Khang Hotel, um prédio pequeno em uma ruazinha atrás da Rua Bui Vien. Há um certo barulho pelas redondezas mas o hotel é bem sossegado e silencioso. Os quartos tinham ar condicionado e estavam bem limpos. Há umas opções de quartos sem janela para fora do prédio, que eram mais baratos. Nós pagamos cerca de R$80,00 na diária. Vale dizer que o prédio não tem elevador. O dono é um vietnamita acelerado, super ansioso e disposto a ajudar que inclusive troca dinheiro pela taxa oficial do Banco do Vietnã, te mostrando a cotação pelo site do próprio banco. Ganhamos upgrade no nosso quarto sem ao menos ter pedido e sem custo extra! Oba!

Seguro Viagem

Não importa o destino, nós sempre optamos por fazer um seguro viagem. E para Ho Chi Minh não foi diferente. Felizmente não precisamos usar, mas já tivemos que acionar o seguro em outras viagens e foi a maior tranquilidade pra gente e pro nosso bolso. Por isso, recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!

em algum lugar do mundo no facebook

Você também poderá gostar desses posts:

Nós conhecemos a Vespa Adventures no Camboja. Curtimos muito e descobrimos que eles também estavam no Vietnã, então fomos convidados a fazer esse passeio em Ho Chi Minh com eles e adoramos!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Vietnã: explore

4 comentários em “UMA NOITE EM HO CHI MINH: PASSEIO PELA ANTIGA CAPITAL DO VIETNÔ

  1. Paulo disse:

    Muito bom! Concerteza isso ajudará muita gente.

  2. Jeff disse:

    Legal! Adoraria fazer… mas $96 USD p/p não vai caber na despesa deste mochilão.. fica para a próxima! =P

  3. Ana Gomes disse:

    Hangoi é que é a capital de Vietname.

    1. Caio Farias disse:

      Ana, obrigado pelo seu comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!