Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Se você está planejando uma viagem para Cusco e para as ruínas incas do Vale Sagrado, certamente já viu que terá que comprar o Boleto Turístico de Cusco e do Vale Sagrado. Mas o que é isso? Para que serve? Quanto custa e onde comprar o boleto turístico de Cusco?
Calma que vamos responder todas as perguntas aqui. Depois de ver o que fazer em Cusco e buscar informações sobre atrações do Valle Sagrado, está na hora de você se informar sobre o Boleto Turístico: o passe que você precisa para conhecer os principais sítios arqueológicos e museus da região. Confira todas as informações:
Veja também: 15 curiosidades do Peru.
Informações sobre o Boleto Turístico de Cusco e Valle Sagrado
O Boleto Turístico de Cusco (também chamado de “Boleto Turístico Cusco” ou apenas “Boleto Cusco”) funciona como um passe para você visitar alguns dos principais pontos de interesse em Cusco e no Valle Sagrado.
Existem quatro tipos de boleto turístico, cada um abrangendo diferentes atrações – iremos mostrar a seguir.
Para visitar essas atrações, é obrigatório adquirir o Boleto Turístico Cusco: você não consegue acessar tais locais sem o boleto. Também não há como comprar um ingresso separado.
Antes de falarmos sobre os tipos de Boleto Turístico de Cusco e quais atrações estão incluídas, seguem algumas informações importantes:
- O Boleto Turístico de Cusco e do Vale Sagrado não inclui Machu Picchu, infelizmente. como também não inclui visita guiada ou transporte para as demais ruínas.
- O Boleto Turístico de Cusco é pessoal, intransferível e só pode ser utilizado uma única vez em cada sítio. Assim que você adquire o Boleto Turístico, deverá preencher seu nome. Por isso, é bom andar com seu documento de identificação para comprovar que o nome do ingresso é você mesmo, caso seja solicitado (ninguém nos pediu, mas podem pedir).
- Cada vez que você usar seu Boleto Turístico Cusco ele será marcado, indicando o uso no local correspondente. No verso do boleto estarão indicadas todas as atrações do circuito escolhido, bem como o horário de visitação de cada uma.
- O Boleto Turístico de Cusco inclui apenas a entrada para os museus/ sítios arqueológicos. Transporte e guia devem ser fechados à parte caso você queira.
Boleto Turístico Cusco: onde comprar
Não se preocupe, pois é bem fácil encontrar o Boleto Turístico de Cusco. Atente-se à validade, pois ele começa a contar a partir da compra – isso significa que você não deve comprar seu boleto turístico com muita antecedência.
É possível comprar o Boleto Turístico de Cusco de 3 formas:
- Na Sede COSITUC, o centro de informações turísticas de Cusco. Endereço: Avenida Sol, 103, ao lado da Plaza de Armas. Aberto todos os dias das 8h às 18h.
- Agências de turismo que vendem o Boleto Cusco, mas podem cobrar uma taxa adicional.
- Na entrada das próprias atrações. Essa é a nossa recomendação, pois a validade do boleto turístico começa a correr a partir da data da compra.
Entenda os Circuitos do Boleto de Cusco e do Vale Sagrado
Basicamente, existem quatro diferentes tipos de boleto turístico: um geral, que dá acesso a 16 atrações, e outros 3 boletos turísticos parciais.
Além de diferentes acessos, cada boleto turístico possui uma validade distinta. Entenda tudo sobre cada opção do Boleto Cusco:
Boleto Cusco – Circuito General
Valor: 130 soles (adulto) / 70 soles (estudante)
Validade: 10 dias consecutivos
O Boleto Cusco Geral é um combo dos circuito 1 + 2 + 3. O Boleto Cusco Geral dá acesso às 16 principais atrações de Cusco e do Vale Sagrado:
- Moray
- Ollantaytambo
- Pisac
- Tambomachay
- Chinchero
- Sacsayhuaman
- Qenqo
- Pukapukara
- Tpón
- Pikillacta
- Museu Sítio del Qoricancha
- Museu de Arte Contemporânea
- Museu Histórico Regional
- Museu de Arte Popular
- Monumento ao Inca Pachacuteq
- Centro Qosqo de Arte Nativo
Indicado para: quem pretende fazer mais de uma atração de 2 circuitos diferentes (sai mais barato comprar 1 circuito geral do que 2 circuitos parciais, além de ter maior prazo de validade)
Boleto Cusco – Circuito 1
Valor: 70 soles
Validade: 1 dia
O Boleto Cusco Circuito 1 dá acesso aos sítios arqueológicos de Cusco. Ele também pode ser chamado de city tour (lembrando que guias e transporte não estão inclusos em nenhum dos circuitos). No Circuito 1 estão inclusas as seguintes atrações:
- Sacsayhuaman
- Pukapukara
- Qenqo
- Tambomachay
Indicado para: quem vai visitar Cusco e quer conhecer mais sobre a cultura inca, mas não terá tempo para visitar o Valle Sagrado
Boleto Cusco – Circuito 2
Valor: 70 soles
Validade: 2 dias consecutivos
O Circuito 2 dá acesso aos principais museus de Cusco, bem como algumas ruínas arqueológicas do Vale Sul. São 7 atrações no total:
- Museu de Arte Contemporânea
- Centro Qosqo de Arte Nativo
- Museu de Arte Popular
- Museu Sitio del Qoricancha
- Monumento ao Inca Pachacuteq
- Pikillacta
- Tpón
Indicado para: quem tem tempo para explorar Cusco e quer ir além do “básico”, se aprofundando ainda mais na cultura inca.
Boleto Cusco – Circuito 3
Valor: 70 soles
Validade: 2 dias consecutivos
O Boleto Cusco Circuito 3 dá acesso às 4 atrações do tour do Vale Sagrado, sendo o mais popular entre os visitantes. Estão incluídos os seguintes sítios:
- Pisac
- Ollantaytambo
- Chinchero
- Moray
Indicado para: qualquer pessoa que deseja visitar o Valle Sagrado em sua viagem ao Peru (o que recomendamos demais!). Esse é o Boleto Turístico de Cusco mais buscado.
Agora que você já sabe tudo sobre o Boleto Turístico de Cusco e do Vale Sagrado, já sabe qual deles vai comprar?
Para te ajudar nessa escolha, não deixe de conferir nossos posts sobre Cusco.
Foto de destaque: Steven Damron / CC BY 2.0
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.