Escrito por Adriana
11 de outubro de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Se você está planejando uma viagem para Cusco e para as ruínas incas do Vale Sagrado, certamente já viu que terá que comprar o Boleto Turístico de Cusco e do Vale Sagrado. Mas o que é isso? Para que serve? Quanto custa e onde comprar o boleto turístico de Cusco?

Calma que vamos responder todas as perguntas aqui. Depois de ver o que fazer em Cusco e buscar informações sobre atrações do Valle Sagrado, está na hora de você se informar sobre o Boleto Turístico: o passe que você precisa para conhecer os principais sítios arqueológicos e museus da região. Confira todas as informações:

Veja também: 15 curiosidades do Peru.

Informações sobre o Boleto Turístico de Cusco e Valle Sagrado

O Boleto Turístico de Cusco (também chamado de “Boleto Turístico Cusco” ou apenas “Boleto Cusco”) funciona como um passe para você visitar alguns dos principais pontos de interesse em Cusco e no Valle Sagrado.

Existem quatro tipos de boleto turístico, cada um abrangendo diferentes atrações – iremos mostrar a seguir.

Para visitar essas atrações, é obrigatório adquirir o Boleto Turístico Cusco: você não consegue acessar tais locais sem o boleto. Também não há como comprar um ingresso separado.

Antes de falarmos sobre os tipos de Boleto Turístico de Cusco e quais atrações estão incluídas, seguem algumas informações importantes:

  • O Boleto Turístico de Cusco e do Vale Sagrado não inclui Machu Picchu, infelizmente. como também não inclui visita guiada ou transporte para as demais ruínas.
  • O Boleto Turístico de Cusco é pessoal, intransferível e só pode ser utilizado uma única vez em cada sítio. Assim que você adquire o Boleto Turístico, deverá preencher seu nome. Por isso, é bom andar com seu documento de identificação para comprovar que o nome do ingresso é você mesmo, caso seja solicitado (ninguém nos pediu, mas podem pedir).
  • Cada vez que você usar seu Boleto Turístico Cusco ele será marcado, indicando o uso no local correspondente. No verso do boleto estarão indicadas todas as atrações do circuito escolhido, bem como o horário de visitação de cada uma.
  • O Boleto Turístico de Cusco inclui apenas a entrada para os museus/ sítios arqueológicos. Transporte e guia devem ser fechados à parte caso você queira.

Boleto Turístico Cusco: onde comprar

Não se preocupe, pois é bem fácil encontrar o Boleto Turístico de Cusco. Atente-se à validade, pois ele começa a contar a partir da compra – isso significa que você não deve comprar seu boleto turístico com muita antecedência.

É possível comprar o Boleto Turístico de Cusco de 3 formas:

  • Na Sede COSITUC, o centro de informações turísticas de Cusco. Endereço: Avenida Sol, 103, ao lado da Plaza de Armas. Aberto todos os dias das 8h às 18h.
  • Agências de turismo que vendem o Boleto Cusco, mas podem cobrar uma taxa adicional.
  • Na entrada das próprias atrações. Essa é a nossa recomendação, pois a validade do boleto turístico começa a correr a partir da data da compra.

Entenda os Circuitos do Boleto de Cusco e do Vale Sagrado

Basicamente, existem quatro diferentes tipos de boleto turístico: um geral, que dá acesso a 16 atrações, e outros 3 boletos turísticos parciais.

Além de diferentes acessos, cada boleto turístico possui uma validade distinta. Entenda tudo sobre cada opção do Boleto Cusco:

Boleto Cusco – Circuito General

Valor: 130 soles (adulto) / 70 soles (estudante)

Validade: 10 dias consecutivos

O Boleto Cusco Geral é um combo dos circuito 1 + 2 + 3. O Boleto Cusco Geral dá acesso às 16 principais atrações de Cusco e do Vale Sagrado:

  1. Moray
  2. Ollantaytambo
  3. Pisac
  4. Tambomachay
  5. Chinchero
  6. Sacsayhuaman
  7. Qenqo
  8. Pukapukara
  9. Tpón
  10. Pikillacta
  11. Museu Sítio del Qoricancha
  12. Museu de Arte Contemporânea
  13. Museu Histórico Regional
  14. Museu de Arte Popular
  15. Monumento ao Inca Pachacuteq
  16. Centro Qosqo de Arte Nativo

Indicado para: quem pretende fazer mais de uma atração de 2 circuitos diferentes (sai mais barato comprar 1 circuito geral do que 2 circuitos parciais, além de ter maior prazo de validade)

Boleto Cusco – Circuito 1

Valor: 70 soles

Validade: 1 dia

O Boleto Cusco Circuito 1 dá acesso aos sítios arqueológicos de Cusco. Ele também pode ser chamado de city tour (lembrando que guias e transporte não estão inclusos em nenhum dos circuitos). No Circuito 1 estão inclusas as seguintes atrações:

  1. Sacsayhuaman
  2. Pukapukara
  3. Qenqo
  4. Tambomachay

Indicado para: quem vai visitar Cusco e quer conhecer mais sobre a cultura inca, mas não terá tempo para visitar o Valle Sagrado

Boleto Turístico Cusco
Ruínas de Sacsayhuaman
Boleto Turístico Cusco
Pukapukara

Boleto Cusco – Circuito 2

Valor: 70 soles

Validade: 2 dias consecutivos

O Circuito 2 dá acesso aos principais museus de Cusco, bem como algumas ruínas arqueológicas do Vale Sul. São 7 atrações no total:

  1. Museu de Arte Contemporânea
  2. Centro Qosqo de Arte Nativo
  3. Museu de Arte Popular
  4. Museu Sitio del Qoricancha
  5. Monumento ao Inca Pachacuteq
  6. Pikillacta
  7. Tpón

Indicado para: quem tem tempo para explorar Cusco e quer ir além do “básico”, se aprofundando ainda mais na cultura inca.

Boleto Turístico Cusco
Pikillacta
Museu Sitio del Qoricancha

Boleto Cusco – Circuito 3

Valor: 70 soles

Validade: 2 dias consecutivos

O Boleto Cusco Circuito 3 dá acesso às 4 atrações do tour do Vale Sagrado, sendo o mais popular entre os visitantes. Estão incluídos os seguintes sítios:

  1. Pisac
  2. Ollantaytambo
  3. Chinchero
  4. Moray

Indicado para: qualquer pessoa que deseja visitar o Valle Sagrado em sua viagem ao Peru (o que recomendamos demais!). Esse é o Boleto Turístico de Cusco mais buscado.

Boleto Turístico Cusco
Pisac
Boleto Turístico Cusco
Moray
Boleto Turístico Cusco
Ollantaytambo

Agora que você já sabe tudo sobre o Boleto Turístico de Cusco e do Vale Sagrado, já sabe qual deles vai comprar?

Para te ajudar nessa escolha, não deixe de conferir nossos posts sobre Cusco.

Foto de destaque: Steven Damron / CC BY 2.0

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário