Escrito por Adriana
18 de março de 2024
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Que tal uma viagem inesquecível para uma das cidades mais ricas culturalmente do Peru? Se interessou? Então continue comigo que vou te contar o que fazer em Cusco!

Para início de conversa, não dá para falar em Cusco sem relembrar o seu passado histórico: ela foi a Capital do Império Inca e guarda em seu território incontáveis tesouros arqueológicos.

Considerada a melhor cidade para visitar na América Latina, segundo um ranking da revista Travel + Leisure, Cusco foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. 

A cidade fica a nada mais, nada a menos que 3400 metros acima do nível do mar, o que significa que Cusco pode tirar seu fôlego tanto pela beleza quanto pela altitude.

E não há como negar que é um lugar apaixonante! É difícil não se encantar por aquelas ruazinhas estreitas, museus, sítios arqueológicos e, claro, pela energia diferenciada dessa cidade.

Depois de conhecer essa preciosidade sul-americana, listei os 19 principais pontos turísticos de Cusco para você visitar. Confira:

  1. Plaza de Armas
  2. Catedral Basílica da Virgem da Assunção
  3. Iglesia de La Compañia de Jesus
  4. Qorikancha
  5. Sacsayhuamán
  6. Cristo Blanco
  7. Mercado San Pedro
  8. La Piedra de 12 Ángulos (Twelve-angled Stone)
  9. Tambomachay
  10. Bairro de San Blas
  11. Museu de Arte Precolombino
  12. Planetarium Cusco
  13. Museo Inka

Direto ao Ponto: O que fazer em Cusco

  • A altitude elevada de Cusco pode causar o desagradável Soroche (mal de altitude), então aproveite o primeiro dia para descansar e garantir suas folhas de coca.
  • A Plaza de Armas é o principal ponto turístico de Cusco, é onde acontecem várias festividades tradicionais. Ela também é endereço da Catedral de Cusco, Iglesia de La Compañia de Jesus e Estátua de Pachacutec.
  • Há vários museus interessantes em Cusco. O meu favorito é o museu Qorikancha, antigo Templo do Sol. Também há outros bem legais, como o Museu de Arte Precolombino, o Planetarium Cusco e o Museu Inka.
  • Se você adora ruínas históricas, então precisa conhecer Sacsayhuamán e Tambomachay, conhecer esses lugares é como viajar no tempo!
  • Não deixe ir até a rua Hatunrumiyoc para conhecer a Pedra de 12 ngulos e tirar várias fotos com um dos símbolos do perfeccionismo inca.
  • San Blas é o bairro mais boêmio e descolado da cidade. Ele fica pertinho do centro, sendo perfeito para se hospedar. Por lá, eu fiquei no Casa Andina San Blas e amei.
  • Em Cusco há lugares que só podem ser visitados se você tiver o Boleto Turístico, um ingresso que custa de 70 a 130 soles e que tem validade entre 1 ou 10 dias.

1. Plaza de Armas

Cartão postal de Cusco, a Plaza de Armas é onde tudo acontece! Ela fica bem no centro histórico, a uns 20 minutos do aeroporto e já foi um dos cenários do lançamento mais recente da franquia Transformers.

É ali onde a maioria dos turistas inicia os seus roteiros na cidade e, por isso, está sempre movimentada. Por lá, você encontrará a Catedral de Cusco, a Iglesia de la Compañía de Jesus e vários casarões coloniais, onde funcionam restaurantes, lojas e casas de câmbio.

O que fazer em Cusco - Patchacutec
Estátua do Inca Pachacutec

A praça também é palco de festividades tradicionais como a Festa do Sol (Inti Raymi), com muita música, dança e desfiles. Tudo é tão bonito e cheio de significado que é inevitável parar para assistir. 

Também não posso esquecer da imponente Estátua de Pachacutec, que homenageia um dos mais importantes imperadores da antiga civilização. Por ser dourada e estar acima de uma fonte, ela chama bastante atenção e rende fotos incríveis. 

Se quiser a foto perfeita, posicione-se em frente à estátua de forma que seu ombro esquerdo fique na mesma direção do tronco da estátua do imperador. Em seguida, afaste-se da câmera. Você vai perceber que a Iglesia de la Compañía de Jesus vai sair ao fundo e a estátua à direita.

Visitar a praça à noite também é uma boa pedida, a iluminação noturna é mágica! E se quiser uma indicação de onde comer, recomendo o aconchegante Hanz Craft Beer & Restaurant. A vista é maravilhosa e o cardápio é de dar água na boca!

2. Catedral Basílica da Virgem da Assunção

A Catedral Basílica da Virgem da Assunção é a principal da Plaza de Armas. Também conhecida como Catedral de Cusco, é um ponto turístico indispensável na sua viagem.

Depois de conhecer vários destinos deste país maravilhoso, digo que não é exagero considerar essa igreja é uma das mais bonitas do Peru! A fachada por si só já é um show da arquitetura colonial peruana! 

O que fazer em Cusco - Catedral de Cusco

A catedral começou a ser construída em meados do século 16, sobre as ruínas de um palácio, combinando elementos da cultura espanhola e peruana. Exemplo disso é o cuy peruano servido no banquete da pintura “A Última Ceia”, do artista cusquenho Marcos Zapata.

Além disso, esse é um dos edifícios mais importantes da cidade, tanto que recebeu o Escudo Azul da UNESCO, um emblema especial que destaca a importância de proteger alguns patrimônios mesmo em momentos de conflitos ou durante catástrofes naturais.

É um passeio super bacana! Você vai ver muitas pinturas, esculturas e decorações feitas com metais preciosos. Vá com tempo de sobra, assim você poderá dedicar a devida atenção à riqueza de detalhes de cada obra de arte.

3. Iglesia de la Compañía de Jesus

Com um lindo retábulo folheado a ouro e pinturas datadas do século 17, a Iglesia de La Compañía de Jesus é mais um passeio imperdível em Cusco!

A arquitetura barroca desta igreja já é um espetáculo por si só e, assim como a Catedral Basílica da Virgem da Assunção, tem inúmeras pinturas no interior. 

O que fazer em Cusco - Cia de Jesus
O sincretismo entre o catolicismo e os rituais pagãos representados por um xamã

A diferença é que essa igreja foi construída por ordem dos jesuítas, acima do que restou do palácio Amaru Kancha.

E se você pensa que é só isso, espere só até ver a vista de uma das torres para a Plaza de Armas. É deslumbrante!

4. Qorikancha

De longe, este foi um dos passeios que eu mais estava empolgada para fazer. Afinal, conhecer Qorikancha é um verdadeiro mergulho na história, arquitetura e cultura inca! 

Esse lugar já foi o templo mais importante da cidade e guarda em suas paredes vestígios da genialidade dos Incas. Dizem que o Qorikancha – ou melhor, Templo do Sol – era todo coberto de ouro, pois os incas acreditavam que o metal precioso era o “suor do sol” e, por isso, deveria estar por toda parte.

O que fazer em Cusco - Templo do Sol

A má notícia é que hoje em dia não há nem metade da antiga ostentação. A ganância dos espanhóis foi suficiente para que eles não deixassem quase nada e destruíssem parte da estrutura do lugar.

Mas calma que nem tudo está perdido! Por lá, você vai se impressionar com a arquitetura, a beleza dos jardins, arcos, ruínas, pinturas e esculturas. É um passeio inesquecível e você ainda poderá visitar o Convento de Santo Domingo, que foi construído pelos espanhóis bem ao lado de Qorikancha.

Como nem tudo tem placas explicativas, vale mais a pena fazer o passeio com um guia. Assim, você ficará por dentro de tudo e não perderá nenhum detalhe ou explicação!

5. Sacsayhuamán

Antiga fortaleza inca, Sacsayhuamán é uma das construções mais fantásticas de Cusco.

Localizada ao norte da cidade, esse foi um lugar que me surpreendeu logo de primeira! Dar de cara com aqueles paredões de pedras empilhadas quase que perfeitamente é uma das memórias que eu não me importaria de reviver várias vezes! 

As rochas foram cortadas com uma perfeição tão fora do comum que não é de se espantar que existam teorias sobre uma “ajudinha” alienígena na construção de Sacsayhuamán.

O que fazer em Cusco - Sacsayhuamán
Ruínas de Sacsayhuamán

É claro que esse tesouro arqueológico não passou despercebido pelos olhos ambiciosos dos colonizadores espanhóis e muito do que tinha ali foi levado.

Mesmo que esteja longe da grandiosidade original, aquelas ruínas são as pistas perfeitas para termos uma ideia da tecnologia e religiosidade inca.

Para chegar até lá, você pode ir de táxi ou ônibus. Mas, se quiser um conselho, recomendo encarar a altitude e ir andando da Plaza de Armas rumo a Sacsayhuamán. Não vou negar que a altitude fará o caminho parecer três vezes mais longo, mas, se tiver disposição, garanto que o percurso compensa! Em cerca de 40 minutos você vai chegar e entender porque esse lugar é tão visitado!

Uma dica que me ajudou a pedir informações sobre a fortaleza é pronunciar Sacsayhuamán de forma levemente parecida com “sexy woman”. Parece estranho, mas quebra um galho. 


Para visitá-la, é necessário adquirir o boleto turístico.

6. Cristo Blanco

Por que não aproveitar a subida até Sacsayhuamán e conhecer o Cristo Blanco? A estátua tem aproximadamente 8 metros de altura e faz sucesso entre os turistas.

O que fazer em Cusco - Cristo Blanco
Lá de cima a vista da cidade é impressionante

Já adianto que se você conhece o Cristo Redentor, não vai se impressionar com esse monumento, mas ainda assim vale conhecer e aproveitar a vista lá de cima, dá para ver a cidade inteirinha!

7. Mercado San Pedro

Não é novidade que eu adoro um bom mercado local. É uma das minhas formas favoritas de conhecer a essência e cotidiano de um destino. E, em Cusco, não foi diferente. Conheci o Mercado San Pedro e posso dizer que foi uma experiência e tanto!

O mercado é bem colorido e movimentado. Localizado no centro da cidade, é o tipo de lugar que você encontra de tudo um pouco, tipo o Mercado Municipal de São Paulo, sabe?

O que fazer em Cusco - Mercado San Pedro
Já falamos algumas vezes mas você só conhece uma cidade por completo quando visita o mercado central dela!

Se você procura por comida típica e artesanatos com um precinho camarada, então vai gostar de lá. Os almoços são bem baratinhos, a maioria sai por menos de 10 soles. Além disso, não faltarão opções de frutas, legumes, queijos, roupas, sucos, pães e até carnes.

O lado ruim é que as carnes não ficam em refrigeradores, o que acaba deixando algumas partes do mercado com um cheiro bem “característico” (se é que me entende) e isso pode atrapalhar bastante o seu momento de degustação.

Porém, mesmo que você não queira experimentar as comidinhas do mercado ou comprar alguma coisa, vá ao Mercado San Pedro, nem que seja para observar o movimento.

8. La piedra de 12 ángulos (twelve-angled stone)

A Pedra de 12 Ângulos é uma das atrações mais disputadas de Cusco. E não é à toa! O encaixe perfeito de todos os lados da rocha com as outras pedras consegue impressionar até quem já foi a Cusco mais de uma vez! 

Símbolo da cidade, a Pedra de 12 ângulos foi uma das imagens talhadas nas medalhas dos Jogos Pan-Americanos de 2019.  

O que fazer em Cusco - Pedra de 12 angulos
Um pouco de como o povo Inca se dedicava nas suas construções

Ela fica na rua Hatunrumiyoc e faz parte do muro do Palácio Arzobispal, que tem uma coleção de arte sacra bem bonita. 

Para saber se chegou ao lugar certo, não tem erro: basta reparar na multidão tirando fotos em volta da pedra. Se quiser evitar tumulto, vá bem cedo e, então, fique à vontade para fazer quantos cliques desejar!

9. Tambomachay

Vai mais um sítio arqueológico aí? Se você, assim como eu, é fã de carteirinha de ruínas históricas, então você não pode sair de Cusco sem conhecer Tambomachay

O que se conta é que Tambomachay era um local sagrado para cultuar a água, por isso os vários canais e aquedutos. É uma verdadeira viagem ao passado, onde você poderá ter uma ideia do domínio que os incas tinham sobre a hidráulica. 

É um lugar bem alto, com mais de 3700 metros de altitude. Recomendo ir com um guia, mas no seu ritmo, sem esquecer das indispensáveis folhas de coca.

10. Bairro de San Blas

Artístico, boêmio e histórico: assim é San Blas, o bairro mais famoso de Cusco! A região é muito simpática, cheia de vielas com casas coloniais, ateliês, bares e restaurantes.

Por lá, prepare os pulmões (e as pernas!) para subir as ladeiras estreitas rumo à Praça de San Blas, onde acontece uma feirinha de artesanato bem charmosa. Logo ao lado, você também encontrará a Igreja de San Blas, que infelizmente não consegui visitar porque estava em reforma.

O que fazer em Cusco - San Blas
Charmoso bairro de San Blas e suas ladeiras de pedras

Outro lugar indispensável nas suas andanças pelo bairro é o Mirante de San Blas, perfeito para assistir ao pôr do sol.

O melhor de tudo é que San Blas fica a minutos da Plaza de Armas e, por isso, é um bom lugar para se hospedar. Na minha última viagem, não deu outra: fiquei no confortável Casa Andina San Blas e só tenho elogios!

11. Museu de Arte Precolombino

Ainda que Cusco seja praticamente uma exposição a céu aberto, incluir uma visita ao Museu de Arte Precolombino não faz mal! O museu tem um acervo belíssimo com 400 peças contando a história da civilização andina. 

Ao todo, são 10 salas com exposições organizadas em ordem cronológica e por matéria-prima, com peças que podem ter mais de 3000 anos. São tantas pinturas, esculturas e relíquias que é até difícil dizer o que eu mais gostei!

12. Planetarium Cusco

Altamente recomendado, o Planetarium Cusco conquista até quem não curte tanto astronomia.

O planetário conta com três grandes telescópios, além de um painel com desenhos celestes feitos por artistas locais. O mais legal é o entusiasmo dos guias durante as explicações, chega a ser contagiante!

Você vai aprender a identificar estrelas e constelações, além de entender como os incas interpretavam os astros. Para mais informações sobre o agendamento da visita, dê uma olhadinha no site oficial.

13. Museo Inka

Sobrou um tempinho na sua viagem? Então aproveite para visitar o Museo Inka! A princípio, o museu não estava na minha lista de prioridades na cidade, mas ele fica tão pertinho da Plaza de Armas que eu pensei “por que não?” e decidi dar uma chance.

O Museo Inka é pequeno, mas tem um acervo interessante, com pinturas, maquetes, fotografias, peças em cerâmica, metais, instrumentos musicais antigos e até múmias.

O pátio também é bem bonito, com vários arcos e uma fonte no centro. É lá que algumas artesãs cusquenhas vendem seus produtos.

O que fazer em Cusco à noite

Em uma viagem cada minuto é valioso. E para aproveitar Cusco ao máximo, por que não ir além das programações diurnas? 

Felizmente, as noites em Cusco são super agitadas, com programações que superam as clássicas e saborosas saidinhas para jantar. 

Se a proposta for um rolê mais cultural, então as apresentações de dança do Centro Qosqo de Arte Nativo podem te cativar. O bom é que o ingresso está incluso no Boleto Turístico, mas você também pode comprar no local.

Outra opção é caminhar pelas ruazinhas da cidade à noite, a iluminação amarelada deixa o clima ainda mais apaixonante!

Você também pode começar a noite no Paddy’s Irish Pub, que tem uma pegada bem irlandesa. Caso queira seguir noite adentro, o badalado Mama África é uma boa. Vale lembrar que ele começa mais tarde e vai até de manhãzinha tocando música eletrônica, hip hop, reggaeton e hits dançantes. A dica é chegar depois da meia-noite, quando a galera fica mais animada.

O que fazer em Cusco: passeios bate-volta de 1 dia

Para fugir do óbvio, há mais alguns passeios em Cusco que merecem um dia inteirinho só para eles!

Entre eles, há dois lugares muito visitados por turistas que querem explorar Cusco: Rainbow Mountain e Laguna Humantay.

Rainbow Mountain

Fala sério, é difícil não se surpreender ao ver uma foto da Rainbow Mountain no Instagram, né? O Caio fez questão de ir até a tal Montanha Colorida pra conferir de perto se era isso tudo mesmo ou se era puro Photoshop.

Sim, praticamente todas as fotos são editadas. Mas, calma, a Rainbow Mountain é colorida mesmo e ainda mais bonita pessoalmente!

O interessante é que ela já foi toda coberta de gelo e as suas cores são, basicamente, uma reação dos minerais que ficaram expostos ao oxigênio.

E já que estamos falando em oxigênio, não custa lembrar que a visita à Rainbow Mountain está longe de ser fácil: o ar rarefeito aos 5.000 m de altitude dificulta e muito esse passeio!

A minha dica é fazer uma trilha pela Rainbow Mountain, com direito a café da manhã e almoço!

O que fazer em Cusco - Rainbow Mountain
A incrível Rainbow Mountain, mais um dos passeios que parte de Cusco

Escrevemos um post contando todos os detalhes sobre como foi o passeio para a Rainbow Mountain, dê uma olhada e decida se a Montanha Colorida merece ou não entrar no seu roteiro do que fazer em Cusco!

Laguna Humantay

A Laguna Humantay é deslumbrante, mas já te adianto que é um daqueles passeios que vão fazer seus pulmões trabalharem em dobro! 

A receita é a mesma: percurso puxado + altitude elevadíssima. Porém, pode ficar tranquilo que eu garanto que não é nada que a beleza daquele lago cor azul-turquesa não possa compensar.


O que fazer em Cusco - Laguna Humantay
Laguna Humantay um dos lindos desafios partindo de Cusco

Está pensando em seguir pelo Peru e conhecer Huaraz? Então, talvez não seja vantagem fazer esse passeio saindo de Cusco. Mas se seu único destino é Cusco, vai que é sucesso, vale a pena demais! Inclusive, se você busca por + praticidade e – preocupações, fazer essa excursão guiada em português à Lagoa Humantay pode ser a sua melhor escolha.

Para mais informações, fiz um post com mais detalhes sobre o passeio para Laguna Humantay.

O que fazer em Cusco: base para Machu Picchu e Valle Sagrado

A essa altura do campeonato, você já sabe que existem diversos pontos turísticos e passeios em Cusco que já valem a visita à cidade.

Ainda assim, há quem prefira ficar poucos dias na cidade e priorizar outras atrações dos arredores, como Machu Picchu e o Valle Sagrado, dois lugares famosos por serem perfeitos para aprender mais sobre o povo inca.

Os dois exigem um pouco mais de tempo no roteiro, mas isso não quer dizer que seja impossível conhecer esses lugares em um bate-volta saindo de Cusco. 

Machu Picchu

Se essa é sua primeira visita ao país, certamente você está contando os minutos para finalmente conhecer Machu Picchu, não é mesmo? Eu te entendo, afinal, a cidade perdida dos incas é “apenas” uma das 7 maravilhas do mundo, sendo o destino turístico mais visitado do país. Muita gente vai até lá pra ver os mais de 60 monumentos arqueológicos, são surpreendentes!

Desde o primeiro momento, Machu Picchu me deixou sem palavras! Mas não posso deixar de dizer que para visitar esse lugar você terá que se planejar. Fiz um post bem detalhado ensinando como comprar o ingresso para Machu Picchu.

O que fazer em Cusco - Machu Picchu
Um dos principais destinos de quem visita Cusco, Machu Picchu

Você também precisará decidir como chegar em Machu Picchu, pois existem opções que variam entre fazer trilhas ou pegar um trem.

Caso não queira se preocupar com nada disso, vale a pena fazer uma excursão a Machu Picchu saindo de Cusco, que é guiada em português e já inclui ingresso.

Leia nosso post com dicas de Machu Picchu para planejar sua viagem direitinho.

Outros destinos do Valle Sagrado

É totalmente compreensível que você priorize Machu Picchu na sua viagem, mas não deixe de conhecer mais sobre a cultura inca em outros destinos maravilhosos do Valle Sagrado.

Eu recomendo fortemente conhecer as ruínas que ficam em Pisac, Ollantaytambo e Moray, são incríveis! E é claro que não posso esquecer das salineras de Maras, saí de lá impressionada!

Assim como Machu Picchu, também dá para conhecer o Valle Sagrado ao fazer um bate-volta partindo de Cusco. É uma boa porque além de ser guiado em português, tem almoço incluso.

Também há a opção de passar uma noite no Valle Sagrado antes de partir para Machu Picchu.

Se você vai para Cusco, é bom se preparar para o ‘soroche’ – o mal de altitude – que pode ser causado pela diminuição de oxigênio acima dos 3.000 metros. Portanto, faça um seguro viagem antes de embarcar. Recomendamos pesquisar seu seguro pela nossa página de seguros, onde compara preços e dá uma enorme variedade de opções. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto e mais 5% com pagamento em boleto!

Onde ficar em Cusco

Acredite, ficar pertinho do centro histórico só tem vantagens e é o melhor para quem não tem tanto tempo sobrando, principalmente porque você poderá conhecer os principais pontos turísticos sem precisar de um carro.

Depois de uma escolha criteriosa, resolvi ficar no Casa Andina San Blas, localizado no bairro descolado e lindinho de San Blas. Ele é bastante recomendado e é a maior rede de hotéis do Peru. Para você ter uma ideia, só no centrinho eu contei 5 hotéis da rede. 

O que fazer em Cusco - Casa Andina
Nossa casa em Cusco

Por lá, não espere menos do que dias de conforto, bom atendimento e, claro, uma localização bastante privilegiada. Não preciso nem dizer que tá mais que recomendado, né?

Você também pode conferir mais opções de hotéis em Cusco aqui.

O que é o Boleto Turístico de Cusco (e arredores)

Antes de montar sua lista com o que fazer em Cusco, é imprescindível que você saiba o que é e como funciona o boleto turístico.

Alguns pontos turísticos só podem ser visitados com o boleto turístico. Por isso, é essencial que você defina quais passeios em Cusco você mais quer fazer para depois decidir qual opção de boleto é melhor para você.

Sem muita enrolação, o Boleto Turístico nada mais é do que um passe que você pode comprar para ter acesso a várias atrações de Cusco e seus arredores.

Existem 4 categorias de boleto turístico, incluindo diferentes atrações em cada uma delas. Os valores dos boletos são de 70 ou 130 soles e a validade do ingresso pode ser de 1 ou 10 dias. 

O boleto pode ser comprado tanto na entrada de cada uma das atrações como na Oficina Ejecutiva del Comité, localizada na Av. El Sol 103. O ideal é comprá-lo na entrada de uma das atrações, pois ele já começa a contar a partir da data da compra.

Altitude de Cusco

Agora que você já conferiu tudo o que fazer em Cusco, vale um lembrete importante: a cidade de Cusco fica a 3.400 metros e é inevitável sentir os efeitos da altitude ao chegarmos.

A verdade é que nós brasileiros não estamos nem um pouco acostumados com o ar rarefeito, e o mal-estar pode vir com tudo, trazendo desconforto por causa da falta de oxigênio.

Por isso, antecipe-se e se informe sobre como evitar o soroche, o temido mal de altitude.

Beber bastante água e mascar folha de coca são algumas medidas que costumam quebrar um galho, mas você pode conferir outras dicas neste post. De antemão, faça como eu e aproveite o dia da sua chegada para descansar da viagem e deixar o corpo aclimatar à altitude.

Além disso, não vacile: ter um seguro viagem é indispensável! Mesmo com todas as prevenções, nós dois passamos mal por causa do soroche e tivemos que acionar o seguro para ter atendimento médico.

Sabendo disso, nada de arriscar viajar sem seguro, hein?! Para escolher o melhor, indico fazer uma busca pela nossa página de seguros, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Pra melhorar, é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto!

Quantos dias ficar em Cusco

Com tantas atrações incríveis, sugiro reservar 2 dias inteiros para passear pela cidade, sem contar o dia da chegada para descanso e aclimatação. Você até pode fazer os principais passeios em Cusco em um dia, mas eu não recomendo, fica bem corrido.

Caso pretenda conhecer Rainbow Mountain e Laguna Humantay, adicione um dia inteiro para cada passeio. Conhecer Valle Sagrado + Machu Picchu também exige 2 noites, no mínimo.

Quando ir para Cusco

A melhor época para visitar Cusco é na época seca, que vai entre maio e setembro. Normalmente, o clima é fresquinho o ano todo, mas é bom evitar a temporada de chuvas para não atrapalhar seus passeios em Cusco e nos sítios arqueológicos de Machu Picchu e Valle Sagrado.

E você, tem mais alguma dica de o que fazer em Cusco? Conta pra gente!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

12 comentários em “O que fazer em Cusco, Peru: TOP 13 atrações + tours bate-volta”

  1. Estou admirada com a qualidade dos posts de vocês! Amo organizar viagens e vocês acabaram por se tornar referência para mim!
    Vou a Cusco em maio de 2019, já estou muito ansiosa! Obrigada pelas infos completas e ao mesmo tempo sucintas!

    Responder
  2. Oiee! Queria saber se você foi pra Pisac, Ollantaytambo, Moray e salineras de Maras saindo de Cusco ou de Machu Picchu. E quantos dias preciso pra visitar todos esses lugares? Um só é suficiente?
    Amei o blog, está me ajudando muito a planejar minha viagem 🙂

    Responder
    • Olá Ana, tudo bem? Ficamos felizes em ter ajudado no planejamento da sua viagem. Existem opções baratas até mesmo dentro da região central, mas saindo da Plaza da Armas um pouco você já encontra opções bem em conta.

      Responder