Escrito por Caio
07 de fevereiro de 2019
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

A uma curta distância de Santiago, a região de Cajón del Maipo e o Embalse El Yeso já viraram queridinhos de quem a visita a capital chilena, entrando de vez no roteiro de viagem.

Com paisagens naturais estonteantes e tours diários saindo de Santiago, é um passeio imperdível para quem quer fugir um pouco dos roteiros mais tradicionais.

O Cajón del Maipo é uma região de vale que cerca o Rio Maipo, tradicionalmente conhecida por ser o destino dos locais para uma escapadinha de final de semana. Por lá, além de belezas naturais, é possível curtir atrações como tirolesa, rafting e trekkings.

Já o Embalse El Yeso, a grande atração do passeio, é um reservatório de água gigante em Cajón del Maipo, responsável por abastecer cerca de 70% da população de Santiago. O projeto majestoso levou dez anos para ser concluído, e foi inaugurado em 1964. Ao todo, a reserva tem capacidade para – pasmem – 250.000.000 m³ de água.

Cajon del Maipo e Embalse El Yeso-Represa
A represa

Tour Cajón del Maipo: dicas e principais atrações

O tour costuma começar bem cedo, por volta das 6h30, já que há muito o que ser visto pela frente. Após um bom pedaço de estrada, a primeira parada do tour é a pequena cidade de San Jose del Maipo, onde normalmente há uma pausa para tomar um café da manhã e dar uma voltinha. A parada é curta, apenas para dar um pequeno descanso e comprar um ou outro souvenir.

A próxima parada, e a mais esperada de todas, é o Embase El Yeso, a incrível represa situada a 2.500 metros acima do nível do mar. Por conta das suas águas esverdeadas, que refletem as cordilheiras ao seu redor, esse é um dos pontos preferidos dos visitantes para garantir fotos incríveis.

Além de apreciar o cenário ao seu redor, – e que cenário! – não há muito o que fazer. Normalmente, é feita apenas uma pausa de 30 minutos para fotos.

Cajon del Maipo e Embalse El Yeso - Vista
Não tem como não parar para comtemplar
Cajon del Maipo e Embalse El Yeso - Pés
Aquela sensação de liberdade

Depois, é hora de seguir estrada até as Termas Baños Colina, localizadas a 3.500 metros de altitude. As termas reúnem seis piscinas termais com temperaturas que giram entre 25 ºC e 55ºC. A infraestrutura do local é bem simples, mas há alguns banheiros caso você precise trocar de roupa – o ideal é já ir vestindo sua roupa de banho por baixo – e para tomar banho.

Cajon del Maipo e Embalse El Yeso-21
Aquele relax a 35ºC

Na hora de relaxar nas piscinas naturais, a dica é ir sempre da piscina menos quente para a mais quente, para poder adaptar seu corpo aos poucos à temperatura da água. Não espere ter resistência para entrar em todas: algumas pessoas param na terceira ou na quarta. Nós mesmos não conseguimos encarar a mais quente de todas.

Cajon del Maipo e Embalse El Yeso- Termas
Conjunto de piscinas de águas termais

Para fechar com estilo, quando retornamos das termas para o nosso veículo, nosso guia já nos esperava com um mini banquete pronto. Várias guloseimas e algumas taças de vinho para relaxar e curtir a paisagem linda da volta. Seguimos então de volta para Santiago, enfrentando um pouco de trânsito ja na cidade e chegando depois de quase 12 horas de passeio. Que dia!

Como chegar no Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Para curtir essas atrações, é bem simples: a distância de Santiago a Cajón del Maipo é de apenas 100 km, que são percorridos em pouco mais de uma hora de estrada.

A maneira mais comum e prática de fazer o tour Cajón del Maipo + Embalse El Yeso é fechando com uma agência. O passeio costuma levar entre 8 e 12 horas, ou seja, reserve um dia inteiro. Como nós já havíamos feito outros tours com a SnowTours Chile e adoramos o serviço deles, fechamos esse também.

Com saídas diárias, eles realizam o passeio de outubro a maio por USD 63. O valor já inclui o translado de ida e volta do seu hotel, uma refeição (snacks com vinhos e bebidas), guia bilíngue (espanhol e português) e a entrada para as Termas de Colina. Ah, a SnowTours Chile só fecha grupos pequenos, de no máximo 8 pessoas.

É possível também fazer o trajeto por conta própria, alugando um carro, mas é bom se ligar: uma boa parte da estrada é de terra, o caminho é repleto de curvas e em certo momento não há recepção de telefone ou internet, o que complica para quem não conhece a região direito. Além disso, conforme o inverno vai se aproximando, a presença de neve na estrada é outro fator a ser considerado, já que é preciso ter cuidado redobrado.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático do Chile: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Quando visitar o Cajón del Maipo

O verão é a melhor época para visitar a região, já que você vai poder aproveitar e relaxar nas Termas de Colinas. Já durante o inverno, apesar de não ser a melhor época, também é possível realizar o passeio. No entanto, a parada nas Termas acaba sendo retirada dos roteiros e há a possibilidade de a estrada fechar por conta de alguma nevasca.

De um modo geral, a maior parte das empresas de turismo realizam o tour durante os meses de outubro e maio. Outras empresas estendem o tour para os meses de junho e setembro também, mas tudo depende das condições do tempo.

Dicas extras

Apesar do tour durar apenas um dia, você vai precisar equipar sua mochila com alguns itens. Protetor solar é indispensável em qualquer época do ano, inclusive durante o inverno chileno. Da mesma maneira, uma jaqueta – de preferência à prova de vento – é essencial tanto no inverno, quanto no verão, quando as temperaturas podem cair bastante à noite.

Se seu tour não incluir nenhuma refeição, vale a pena levar também sanduíches e outros lanches para comer durante o passeio e economizar. Mas, se você preferir comprar refeições pelo caminho, leve dinheiro em espécie, pois muitos locais não aceitam nenhum tipo de cartão.

De qualquer maneira, sempre carregue uma garrafa de água e alguns lanches com você, pois a oferta de locais para comer é escassa.

Na sua mochila também não podem faltam alguns itens como roupa de banho (o ideal é já ir vestido) e toalha. É possível tomar um banho após as termas, mas nós não encaramos o chuveiro gelado.

Por fim, apesar de não ser um passeio que demande muito esforço físico ou caminhadas longas, o melhor calçado para visitar a região é um bom par de tênis – o relevo é um pouco acidentado e tem muitas pedras soltas – melhor não arriscar.

Já sabe onde se hospedar na sua viagem?

Por se tratar de um tour de dia inteiro a pouca distância de Santiago, não vale a pena se hospedar na região de Cajón del Maipo – mas, se você quiser há opções de chalés e pousadas por lá.

Como sua viagem provavelmente vai incluir mais alguns dias em Santiago, escolha uma acomodação em um bairro bem localizado e central, perto de opções transporte público, que é uma mão na roda para os turistas.

Nós já escrevemos um post completo com dicas de onde se hospedar em Santiago. Mas aqui, a gente te dá duas boas opções:

Centro de Santiago

Apesar do centro de Santiago ser paradão à noite, é aqui que ficam muitas atrações históricas da cidade, como a Plaza de Armas, o Palacio La Moneda e seus principais museus.

Hotel Casa Zañartu – $$ | do ladinho da Catedral de Santiago e do Museu Precolombino – atrações clássicas imperdíveis e a uma curta caminhada ou corrida de Uber de outros pontos como o Cerro San Cristobal e do bairro Lastarria. O melhor de tudo é que há café da manhã incluso na reserva. Consulte valores.

Cajon del Maipo e Embalse El Yeso - Zanartu
Relaxando depois do passeio

Bellavista

Já o bairro de Bellavista é a melhor escolha para quem prefere um pouco mais de agito e opções para curtir a noite de Santiago, tudo a poucos minutos do Centro e de atrações como o Cerro Santa Lucía e o Museu de Belas Artes. O coração do bairro, é o Patio Bellavista, que reúne diversos restaurantes em um espaço à céu aberto.

Eco-Hostal Tambo Verde – $ | com opções de quarto duplo e com banheiro privativo, esse hostel fica a apenas 500 metros do Patio Bellavista, e oferece um excelente café da manhã. Consulte valores.

Quarto de casal com varanda privativa
Eco-Hostal Tambo Vede. Foto: divulgação.

Não se esqueça de conferir o post com mais dicas de onde ficar em Santiago!

Não se esqueça do seguro viagem!

Agora que você já conferiu tudo sobre o passeio a Cajón del Maipo, lembre-se que um seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses. Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.


Por isso, recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de fechar sua compra. Acesse a nossa página de seguros para tirar todas suas dúvidas e encontrar a melhor cotação. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Escrito por Caio
Caio é administrador de formação, mas trocou o mundo corporativo por uma carreira digital voltada ao turismo. Especialista em planejamento, é o responsável por manter o blog atualizado, garantindo que você encontre aqui tudo que precisa para planejar sua próxima viagem.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário