CONHEÇA LAUTERBRUNNEN, NA SUÍÇA: UMA VILA MÁGICA COM 72 CACHOEIRAS

Conheça a beleza do vilarejo suíço que parece ter saído de um conto de fadas

  • Adriana
  • -
  • 31 de maio de 2018
  • 11 Comentários

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e baixe nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Poucos sabem que foi uma pequena vila suíça que serviu de inspiração para a terra dos Elfos no filme O Senhor dos Anéis. Mas quem visita a charmosa Lauterbrunnen na Suíça entende logo o porquê.

Localizada na região de Jungfrau, Lauterbrunnen é um vilarejo com pouco mais de dois mil habitantes, que realmente parece ter saído de um conto de fadas. Lauterbrunnen também é conhecida como Vale das 72 cachoeiras, já que está rodeada por 72 quedas d’água e imponentes montanhas.

Lauterbrunnen
Rio formado de água de degelo

Sua localização central faz de Lauterbrunnen um ótimo destino para se conhecer em um bate-volta de Lucerna. Você também pode ficar lá por uns dias e usá-la como base para explorar os alpes, visitando destinos como Interlaken, Grindelwald e Kandersteg.

O melhor de tudo é que, tanto no inverno quanto no verão, há o que fazer em Lauterbrunnen: são diversas trilhas belíssimas a sua disposição, mais que o suficiente para você se encantar com o cenário da região, considerado Patrimônio Mundial da Unesco.

Vem com a gente conferir tudo sobre esse vilarejo suíço:

Onde ficar em Lauterbrunnen

Antes de mostramos o que fazer em Lauterbrunnen, vamos à questão: hospeddar-se aqui ou conhecer o lugar em um passeio de 1 dia?

Uma coisa boa de se hospedar na Vila de Lauterbrunnen é que ela é bem pequeninha, então você nunca estará mal localizado independente do hotel que escolher. O lado ruim é que isso acaba limitando as opções de acomodações, que costumam lotar bem rápido na alta temporada, o verão.

Algumas pessoas visitam Lauterbrunnen em um passeio de um dia apenas, ficando hospedadas em lugares próximos como Lucerna ou Interlaken. Se seu roteiro não estiver muito corrido, nós achamos que vale ficar pelo menos uma noite em Lauterbrunnen e curtir esse clima gostoso.

Recomendação de hotéis em Lauterbrunnen

O Hotel Oberland fica na rua principal de Lauterbrunnen, a apenas cinco minutos da estação de trem e bem pertinho da cachoeira de Staubbach. A equipe do hotel é muito atenciosa, os quartos bem equipados e o restaurante é um dos melhores da vila.

Hotel Oberland. Foto: divulgação

Já o Hotel Steinbock é uma opção mais econômica, com quartos simples, sem muito luxo, mas ainda com a atmosfera aconchegante de um chalé. O hotel oferece estacionamento grátis para hóspedes caso você tenha chegado de carro. Dos quartos, você tem vista para as montanhas Jungfrau, Breithorn e Ebnefluh.


Hotel Steinbock. Foto: divulgação

O que fazer em Lauterbrunnen: 6 passeios imperdíveis

  1. Rota das 72 Cachoeiras
  2. Vila de Lauterbrunnen
  3. Schilthorn
  4. Interlaken
  5. Grindelwald
  6. Kandersteg

1. Rota das 72 cachoeiras

A rota das 72 cachoeiras tem início na estação de trem de Lauterbrunnen. No total, são 8 km de caminhada, que você completa em cerca de três horas.

Se estiver cansado e quiser apenas apreciar a paisagem, você pode fazer a volta de ônibus. As principais cachoeiras que você vai encontrar pelo caminho são:

Staubbachfall | Com 297 metros, é uma das maiores cachoeiras da Suíça e símbolo da vila de Lauterbrunnen. São apenas vinte minutinhos de caminhada a partir da estação de trem e você consegue avistá-la já na chegada à vila. Você ainda pode fazer uma pequena trilha para chegar até a parte de trás da cachoeira e ter uma vista espetacular da região, tudo de graça.

Staubbachfall, cartão postal da cidade

Cataratas de Trummelbach | Conhecida como a cachoeira subterrânea mais extensa da Europa, Trummelbach é na verdade um conjunto de dez cachoeiras formadas pelo degelo das montanhas Jungfrau, Mönch e Eiger – ou seja, são cachoeiras formadas por águas de geleiras. Ficam a apenas 2km da vila de Lauterbrunnen e o acesso se dá por meio de elevadores, escadas, galerias e túneis. Estão abertas diariamente das 9h às 15h entre abril e novembro e de 8h30 às 18h entre julho e agosto. Os ingressos custam CHF 11 para adultos e CHF 4 para visitantes entre 6 e 15 anos.

LAUTERBRUNNEN
Queda d’água número 4, se não me engano

Murrenbach Falls | menos conhecida do que a Staubbachfall e a Trummelbach, fica a 10km de caminhada do centro de Lauterbrunnen, ou 20 minutos para quem prefere ir de ônibus. É considerada a mais alta cachoeira vertical da Suíça, com 497 metros, o que garante uma paisagem estonteante.

Foto: Tony Fernandez / CC BY-NC 2.0

2. A Vila de Lauterbrunnen

Uma atração por si só, a pequena vila de Lauterbrunnen também merece atenção durante sua estadia. Separe uma tarde ou uma manhã para explorá-la a pé ou de bike e aproveite as belas paisagens ao seu redor. Alguns pontos legais de visitar na vila, e que rendem boas fotos, são a Igreja de Pedra e o cemitério. Não esqueça de parar em um de seus cafés e tomar um delicioso chocolate quente.

Lauterbrunnen
Vila de Lauterbrunnen

3. Schilthorn

De Lauterbrunnen você pode acessar a montanha Schilthorn, cujo topo tem quase 3.000 metros de altura e uma visão 360º do vale. É lá que fica o restaurante giratório Piz Gloria, onde foram gravadas cenas do filmes 007 – A Serviço de sua Majestade.

A melhor opção para chegar até a Schilthorn é pegar um ônibus de Lauterbrunnen até Stechelberg e, de lá, pegar o teleférico que sobe a montanha (você pode comprar o ingresso do teleférico com antecedência).

São três paradas até o topo, e em cada uma delas você tem atrações diferentes. A primeira parada, por exemplo, tem trilhas ótimas para levar crianças.

4. Interlaken

Apenas 20 minutos separam Lauterbrunnen de Interlaken, a cidade mais famosa dos Alpes Suíços. Apesar da fama, achamos que o charme de Lauterbrunnen é muito mais convidativo para uma estadia do que Interlaken. De qualquer forma, vale muito conhecer, como mostramos nesse post de Interlaken.

Lauterbrunnen
Vista da rua principal de Interlaken

5. Grindelwald

Outro lugar pertinho que não pode ficar de fora do seu roteiro é Grindelwald, a apenas 40 minutos de distância. Lá é onde fica o maior resort de esqui da região de Jungfrau e um dos lagos mais lindos que vimos na Suíça! Vale ir em qualquer época do ano. Veja mais sobre Grindelwald.

Lauterbrunnen
Tradicionais vaquinhas suíças em uma das caminhadas por Grindelwald

6. Kandersteg

Outro lugar lindíssimo é Kandersteg, uma ótima opção para esquiar no inverno e fazer ótimas trilhas no verão. Fica a 1h30 de distância de Lauterbrunnen e o visual é imperdível. Confira esse post sobre Kandersteg.

Como chegar e circular em Lauterbrunnen

A vila de Lauterbrunnen fica a apenas 20 minutos de trem de Interlaken, entre Jungfraujoch e Schilthorn, dois destinos populares na rota dos Alpes Suíços.

Interlaken costuma ser o ponto de partida para toda a região de Jungfrau, inclusive Lauterbrunnen. O trem parte da estação Interlaken Ost e são mais de 30 horários por dia, entre 6h e 22h.

Há saídas de trem para Lauterbrunnen das principais cidades suíças, como Zurique, Berna e Lucerna. De Lucerna para lá são 2h de distância.

Lauterbrunnen
Trens aguardando para partir da cidade

A opção que recomendamos é alugar um carro e aproveitar para conhecer outros destinos ao redor. Assim você tem mais flexibilidade e ainda pode curtir melhor a paisagem pelo caminho. Nós alugamos um carro pela Rentcars partindo de Lucerna, e aproveitamos para explorar toda a região.

Chegando em Lauterbrunnen, é só deixar o carro no hotel ou no estacionamento ao lado da estação de trem e sair para a caminhada.

Quando ir para Lauterbrunnen

O turismo em Lauterbrunnen atinge seu pico durante o verão, quando as temperaturas estão mais amenas e as cachoeiras estão com maior volume de água. É a época perfeita para conhecer a região a pé.

Os meses mais quentes do ano são junho, julho e agosto. Se for viajar durante o verão ou a primavera (outro bom momento), reserve seu hotel com antecedência, pois as opções costumam se esgotar com antecedência.

Durante o inverno e o outono, o vale costuma ficar bem mais vazio e os preços, consequentemente, caem. O foco são os esportes de neve, já que algumas das trilhas e cachoeiras acabam fechando. Os meses que mais nevam costumam ser novembro, dezembro e janeiro.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Suíça: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Não se esqueça de fechar um seguro viagem

Vale lembrar que seguro viagem é item obrigatório para embarcar não só para a Suíça como para outros destinos europeus. Nós recomendamos que você pesquise valores pela Segurospromo, um site que mostra praticamente todas as opções e compara preços de diferentes seguros. E se você usar nosso código EMALGUMLUGAR5 ainda ganha 5% de desconto!

Seguros Promo

Que tal conhecer as cachoeiras de Lauterbrunnen na sua viagem pelos alpes suíços?

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Quer saber como viajar mais por menos?

Baixe agora nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Suíça: explore

11 comentários em “CONHEÇA LAUTERBRUNNEN, NA SUÍÇA: UMA VILA MÁGICA COM 72 CACHOEIRAS”

  1. Nossa, sou apaixonada pela Suiça! Depois desse post então… fiquei ainda mais encantada! Já quero conhecer!!!

    1. Caio Farias disse:

      A Suíça é um lugar lindo demais!

  2. Lulu Freitas disse:

    Que post lindo! Adorei conhecer esse lugar pelas suas informações e dicas. Fiquei morrendo de vontade de ir para a Suíça rsrs

    1. Caio Farias disse:

      A Suíça é realmente incrível!

  3. Gostei de saber que a terra dos elfos foi inspirada nesta localidade. Realmente a Suiça nao decepciona nunca no que diz respeito à natureza e lugares de contos de fadas.

  4. Estive uma semana inteira na Suíça e não conheci! Finalmente descubro onde se escondem as vaquinhas suíças.
    E acho que 8 km de caminhada são um pequeno preço a pagar para ver de perto todas essas belezas.
    Linda inspiração

  5. Jair Prandi disse:

    Excelente artigo! Sempre via as fotos deste lugar maravilhoso, mas sem muitas informações! Seu posto está bem completo dando uma visão geral do lugar!

    1. Caio Farias disse:

      Tatiana, realmente essa foi uma das cidades mais bonitas que visitamos na Suíça!

  6. A Suiça é um país maravilhoso mesmo, com paisagens lindas. Quando visitei não me lembro de quedas de água… Gostava de voltar e ver.

    1. Caio Farias disse:

      A Suíça é um quadro em quase todo lugar que olhamos! Lauterbrunnen é incrívelmente linda!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!