A Suíça é um país que esbanja beleza natural e fica até difícil dizer qual o lugar mais bonito do país. Mas uma coisa eu posso garantir: Interlaken está no topo da lista. Tem tanto o que ver e o que fazer em Interlaken e arredores, que eu diria que uma viagem para Suíça já estaria perfeita se você visitasse apenas essa região.

o que fazer em Interlaken

Claro que a Suíça tem cidades lindas, em estilo medieval e cheias de história como a maravilhosa Lucerna. Mas se você está afim de ver as belezas naturais do país e encontrar aquelas cenas típicas de cartão postal, o lugar certo é Interlaken e suas cidades vizinhas nos alpes suíços. Vem comigo entender por que a região de Interlaken não pode ficar de fora do seu roteiro pela Suíça:

Saiba mais sobre Interlaken

Não é difícil entender o motivo de Interlaken ter sido escolhida como refúgio de escritores, músicos e da monarquia: o lugar é lindo e pura inspiração.

Interlaken consegue juntar um clima delicioso de cidade do interior com uma super infra-estrutura, já que não faltam restaurantes, lojas e hotéis para todos os gostos e bolsos.

Onde ficar em Interlaken

Interlaken tem uma grande oferta de acomodações para todos os gostos, mas nós curtimos especialmente os hotéis com clima mais intimista que vimos por lá. Bom se preparar porque hospedagem por lá não é barata, assim como em nenhum lugar da Suíça.

Para achar algo com uma boa relação custo x benefício, procuramos hotéis que não ficassem bem no centro. Afinal Interlaken é pequena e caminhar por lá faz parte do passeio.

Uma ótima opção é o Hotel Alphorn. A partir de R$340, ele fica a 200 metros da estação Interlaken West. Ele tem um clima familiar bem gostoso, além de uma decoração simpática e um farto café da manhã pra começar bem o dia.

O que fazer em Interlaken
Foto: Divulgação

Você também pode conferir aqui mais opções de hotéis em Interlaken.

Como chegar em Interlaken

Você pode chegar em Interlaken de carro ou de trem. Nós alugamos um carro para visitar Interlaken e, para conferir preços, pode dar uma olhada aqui.

Caso queira ir de trem, seu destino final poderá ser a estações Interlaken Ost ou Interlaken West, basta conferir qual a estação mais próxima ao seu hotel.

Se por acaso você estiver hospedado em outra cidade e quiser fazer um bate-volta para Interlaken, também é possível. Basta se programar e pegar um trem.

Nós estávamos em Lucerna e lá tem uma opção bem interessante chamada Expresso Lucerna-Interlaken: esse trem tem janelas panorâmicas (bem maiores que as normais), o que colabora para apreciar o visual. Espere ver cachoeiras, lagos de águas cristalinas e muitas montanhas.

Quer mais dicas de viagem? Curta nossa página no Facebook!em algum lugar do mundo no facebook

O que fazer em Interlaken na Suíça

Caminhar e explorar a cidade

A rua principal de Interlaken se chama Höheweg, que se estende pela praça central e vai até a parte leste da cidade. É lá que se concentram as opções de compras e entretenimento. Espere ver muitos turistas, mas nada de tumulto.

O que fazer em Interlaken
Höheweg

Não faltam boas opções sobre o que fazer em Interlaken, mas dedique boa parte do seu tempo a andar pelas ruas sem rumo certo, descobrindo por exemplo qual loja vende o melhor chocolate. A Funky Chocolate Club tem opções de todos os tipos e formatos, e ainda oferece um workshop onde você pode se lambuzar e criar o seu próprio chocolate!

Se não quiser caminhar ou se o tempo estiver curto, há um trem que circula pelos principais pontos de Interlaken entre os meses de abril e outubro. A viagem leva cerca de 30 minutos, partindo do ponto em frente ao Victoria-Jungfrau Hotel. Custa 9 francos.

Esportes de aventura

Não dá pra falar de Interlaken sem ressaltar que a cidade é considerada a capital da aventura da Suíça. Dá pra escolher entre bungee jump, paraquedas, parapente e muito mais. Nós descobrimos a Paragliding Interlaken que oferece todos esses tipos de aventura, e eu resolvi fazer um voo de parapente com eles. Minha cara de êxtase até dispensaria maiores comentários sobre essa experiência, mas eu vou falar mesmo assim!

O que Fazer em Interlaken
Vôo com a Paragliding Interlaken

Foi maravilhosooooo! Meu voo durou um pouco mais de 2 minutos, mas a brincadeira toda leva cerca de uma hora. Eu já havia agendado o voo pelo site, então foi só encontrar com eles no ponto de encontro (em um estande que fica bem no meio da Höheweg, a rua principal de Interlaken) e dali pegar uma van, que nos leva até o local de decolagem.

Só o caminho da van já vale pela rota cênica que ela percorre até chegar no topo. Mas nada se compara a curtir o visual de Interlaken do alto: é de tirar o fôlego!

O que fazer em Interlaken

Eu achei o voo em si muito tranquilo (tudo bem, eu já saltei de paraquedas então posso não ser uma boa referencia rs). Meu piloto foi sensacional, uma simpatia. E pra completar, perguntou se eu queria com aventura. Resposta imediata: claro que sim!!! Daí então ele começou com manobras e piruetas no ar – e o que já estava ótimo ficou perfeito!

Assim que aterrissamos ele já passou as fotos para um pen drive e me entregou, em 2 minutos. Nunca tinha visto nada tão prático e eficiente.

A brincadeira não é barata (170 francos suíços) mas eu garanto que vale cada centavinho desse investimento! Pra saber mais, confere aqui.

Subir no topo do Harder Kulm

Se você não é muito fã de aventura mas quer curtir um belo visual de qualquer jeito, então seu passeio deve ser pelo Harder Kulm, uma montanha que fica a 1322 metros acima do nível do mar e oferece uma belíssima vista de Interlaken e das montanhas vizinhas Eiger, Mönch e Jungfrau. Eu acabei não subindo pois já tinha voado de parapente, mas a vista lá de cima vale a subida.

O que fazer em Interlaken
Harder Kulm

Para chegar no Harder Kulm, basta fazer uma curta caminhada da estação de trem Interlaken-Ost até a estação de funicular Harder Kulm, onde você irá pegar o funicular (custa 16 francos só a subida ou 32 francos ida e volta) que te deixará lá no topo em 10 minutos.

Passeio pelo Lago Thun e Lago Brienz

A posição geográfica de Interlaken não poderia ser melhor: a cidade fica no meio de dois lagos enormes de águas cristalinas. (daí o nome: Interlaken = entre lagos).

passeios de barco pelos lagos com saídas regulares de Interlaken, partindo do boat landing perto da Interlaken West train station). Há excursões que duram o dia inteiro ou meio dia, e você pode saltar e explorar melhor cada um dos lagos. Saiba mais um pouco sobre eles aqui.

Lake Brienz

A cor turquesa do Lake Brienz é de impressionar. Cercado por montanhas, a beleza do lago fica mais completa com algumas cachoeiras que caem diretamente no Brienz. A atração principal são as cachoeiras chamadas Giessbach, que recebem mais visitantes.

O que fazer em Interlaken

Lake Thun

No entorno do Lago Thun encontramos diversas igrejas, fazendas (farmhouses) e castelos.

Para mim, o grande destaque fica por conta do Oberhofen, o castelo que fica bem na margem do lago. Construído no século 13, a arquitetura do castelo é linda e ele está aberto a visitação, onde você poderá apreciar diversos cômodos imponentes, como o salão dos cavaleiros e o salão de jantar em estilo neo-gótico, entre outros. Lá dentro também rola uma exibição mostrando como era a vida na região entre os séulos 16 e 19. Não deixe de curtir a vista dos jardins e da sala de fumo oriental.

o que fazer em Interlaken
Castelo Oberhofen

Unterseen

Para ter um gostinho ainda maior da típica Suiça, dê uma passada por Unterseen, uma área que fica próxima da estação de trem Interlaken West, do outro lado do rio. Essa é uma área um pouco menos turística, onde você vai ver várias construções de madeira, como os tradicionais chalés suíços, além de fazendeiros que criam os animais no jardim de casa. Muito lindo!

Explorando os arredores de Interlaken: cidades e vilarejos próximos

Se você acha que já tem muito o que fazer em Interlaken e que o cenário já é bem inspirador, espere porque o melhor ainda está por vir. As paisagens mais lindas que vi na Suíça estão a poucos quilômetros de Interlaken, em cidades e vilarejos vizinhos que esbanjam beleza e fofurice.

Vale dizer que a localização de Interlaken é bem estratégica para explorar essas redondezas, e a maioria das pessoas acaba se hospedando aqui também pela conveniência. Mas eu te garanto que você não irá se arrepender de passar uns dias curtindo a beleza dessas cidadezinhas ao redor.

Não tem tempo suficiente pra isso? Então confira as principais cidades e atrações próximas de Interlaken que são perfeitas para um bate-volta:

Grindelwald

O que fazer em Interlaken
Alto de Grindwald

Grindelwald foi o primeiro passeio que fizemos pelos arredores de Interlaken e, coincidência ou não, foi nosso preferido. Não dá pra descrever a beleza do lugar. São vários mirantes e pontos de observação que vão fazer você sair de lá com o queixo caído.

Não deixe de ir até o terraço chamado Mt. First e percorrer os 40 metros da Cliff Walk by Tissot, em uma ponte que parece ter sido construída em cima de um abismo.

O que fazer em Interlaken
Cliff Walk by Tissot

Da região do Mt. First até esse lago, siga em uma trilha com mais paisagens cênicas e, em menos de uma hora, você chegará no ponto alto desse passeio: o lago Bachalpsee.

O que fazer em Interlaken

Como chegar: para chegar em Grindelwald nós usamos um carro, mas você pode chegar de trem. Desça na estação Interlaken-Ost e, de lá, troque para o trem Berner Oberland com sentido a Grindelwald.

Para chegar na região de First, pegue um teleférico em Grindelwald. O caminho de volta pode ser de teleférico ou, caso esteja no verão, dá pra encarar uma descida com mais emoção em uma trotibike (um misto de bicicleta e patinete)

Nós na verdade fizemos uma longa caminhada (razoavelmente tranquila, sem muito esforço) que durou o dia todo pra percorrer toda a área, mas você consegue fazer em bem menos tempo se não ficar tirando milhares de fotos pelo caminho que nem a gente!

Lauterbrunnen

Mais um vale espetacular dessa região, a cidadezinha de Lauterbrunnen é um encanto, com igreja, casinhas floridas e trilhos de trem, formando um verdadeiro cenário de filme.

O que fazer em Interlaken

Porém, o grande destaque de Lauterbrunnen são suas cachoeiras: na verdade são 72 cachoeiras só nessa região, sendo que algumas tem centenas de metros de altura.

Imagina que sonho você fazer uma caminhada e ir contando quantas cachoeiras você vê pelo caminho? Nós nos perdemos na contagem e paramos lá pela vigésima, mas algumas cachoeiras você realmente não pode perder, como as Staubbach Falls e as Trümmelbach Falls.

A boa aqui é seguir em uma caminhada do centro de Lauterbrunnen até Stechelberg. O caminho é plano, bem sinalizado e não dura mais de 2 horas.

Como chegar: pegue um trem até Interlaken-Ost. De lá, troque para o trem Berner Oberland com sentido a Lauterbrunnen.

Kandersteg

E lá vamos pra mais um cantinho maravilhoso dos alpes suíços: o Lago Blausee, cujo nome significa lago azul, deve ser sua primeira parada. Daria pra passar o dia todo aqui só curtindo as águas cristalinas desse lago, mas siga caminho que ainda tem coisa bonita pela frente.

O que fazer em Interlaken
Lago Blausee

A região de Kandersteg também está cheia de trilhas lindas, com diferentes níveis de dificuldade. Pode ir na boa que é garantia de uma caminhada deliciosa no verão. Já no frio, a paisagem muda e fica ainda mais impressionante, com cachoeiras congeladas e amantes dos esportes de inverno.

Mas não importa qual das trilhas você irá percorrer, ou em que stação do ano irá visitar: tenha certeza de que você irá chegar em um dos pontos mais lindos de Kandersteg, o Lago Oeschinensee.

O que fazer em Interlaken
Lago Oeschinensee

Como chegar: Para chegar em Kandersteg, basta pegar o trem expresso Lötschberger e descer na única estação de Kandersteg.

Para fazer as caminhadas e chegar no Oeschinensee, caminhe por 15 minutos da estação de trem até a estação de teleférico. Quando sair do teleférico, caminhe por uns 25 minutos ou pegue um ônibus elétrico para chegar no lago.

Kleine Scheidegg

Kleine Scheidegg é mais um lugar que oferece aquelas vistas de tirar o fôlego, onde você pode avistar com facilidade os três picos famosos da Suíça: Eiger, Mönch e Jungfrau.

O que fazer em Interlaken

Aqui é também o ponto de partida para caminhadas lindas, de diversos níveis de dificuldade. Para um passeio tranquilo, sugiro fazer a Jungfrau Eiger Walk: são 2.5km de caminhada da estação glaciar Eiger até Kleine Scheidegg, que você percorre em no máximo uma hora.

Como chegar: partindo de Interlaken Ost, vá até Grindelwalden ou Lauterbrunnen pela Bernese Oberland Railway. Chegando em uma das duas cidades, você tem duas opções: a primeira é embarcar no trem e ir apreciando a beleza espetacular desse trajeto até Kleine Scheidegg. Ou então, pegue o teleférico e curta a paisagem igualmente bela.

Jungfraujoch

Com muita dor no coração, acabamos não visitando o Jungfraujoch. É um passeio bem caro (sai a bagatela de 180 francos pra chegar até lá), mas se tiver a oportunidade vá, porque vale a pena.

Um dos poucos lugares na Suíça onde você poderá ver neve de perto o ano todo, mesmo no verão. Sem dúvidas é uma das atrações mais famosas da Suíça.

O que fazer em Interlaken

Como chegar: siga as mesmas instruções para chegar até Kleine Scheidegg, que fica no meio do caminho. A diferença é que você não vai saltar em Kleine Scheidegg, e vai seguir caminho montanha acima até chegar a Jungfraujoch.

Schiltorn

Uma opção mais acessível que Jungfraujoch para quem quer ver neve em qualquer época do ano. A 1.973 metros de altitude, uma visita a Schiltorn com tempo bom é garantia de vistas incríveis, principalmente para a famosa montanha Jungfrau.

O que Fazer em Interlaken
Foto: Schilthornbahn / CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

Schiltorn tem uma boa fama devido a seu restaurante Piz Gloria que, além de panorâmico e giratório, ainda foi cenário do filme “007 – A Serviço de sua Majestade”, de 1969. Mas um passeio por essa montanha não está completo sem passar pela Thrill Walk, uma passarela de vidro inaugurada em 2016, que pode ser assustador para uns e fascinante para outros!

Lembre-se: seguro viagem é obrigatório para Suíça

O seguro viagem é obrigatório para entrar em alguns países da Europa, sendo a Suíça um deles. Devido ao Tratado de Schengen, todos os países signatários exigem que os viajantes comprovem possuir seguro viagens, com cobertura mínima de € 30.000, para garantir despesas por doença ou acidente durante a viagem.

Por isso, recomendamos fazer uma pesquisa pela Segurospromo, que funciona como um bom comparador de preços, e escolher o seguro que melhor se adequa ao seu estilo de viagem. E usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 você ainda ganha 5% de desconto.

E agora que você já viu toda essa beleza e já sabe o que fazer em Interlaken e arredores, qual lugar não ficaria de fora do seu roteiro?

Se quiser um pouco mais de inspiração para sua viagem, confere o post do Traveloverblog com 10 lugares para se visitar na Suíça (Interlaken tá na lista!).

Você também poderá gostar de ler:

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.

Booking.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here