20 curiosidades da Suíça: um país cheio de cultura e história | Em Algum Lugar do Mundo

20 CURIOSIDADES DA SUÍÇA PARA SABER ANTES DE IR

Dos alpes suíços ao túnel mais longo do mundo: a Suíça é repleta das mais diversas curiosidades!

  • Adriana
  • -
  • 14 de Maio de 2020
  • Nenhum Comentário

Quer viajar mais por menos?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas já para a sua próxima viagem!

Planejando sua viagem e querendo mais saber sobre o país? Pois saiba que muitas das curiosidades de Suíça vão além de chocolate, queijo e dos incríveis alpes suíços: o país é rico em tradições e costumes que valem a pena ser conhecidos de pertinho.

O país pode ser até pequeno – com um pouco mais de 8 milhões de habitantes – mas te garanto que curiosidades não faltam por lá! Seja sobre os lagos de água azul turquesa, a importância das vacas, o túnel mais longo do mundo, a expectativa de vida e até mesmo assuntos mais sérios. 

Curiosidades da Suíça: lago
O romântico Lago Blausee

Uma coisa é certa: não vão faltar atrações, histórias e lugares para você conhecer na Suíça.

Pensando em se aventurar pelos alpes suíços? Confira o nosso post com tudo o que você precisa saber antes de ir para a Suíça!

1. Chocolate? Temos (e muito) na Suíça!

Não é novidade para ninguém que a Suíça é conhecida mundialmente pelo seu chocolate, sendo a maior exportadora do mundo. 

Mas uma das curiosidades da Suíça está na quantidade de chocolates produzidos: só no ano de 2012, foram cerca de 172 mil toneladas do produto, produzidos em 18 companhias do país. 

Curiosidades da Suíça: chocolate
Os deliciosos chocolates suíços

E não para por aí: marcas mundialmente conhecidas como Lindt, Cailer, Nestlé e Ovomaltine nasceram na Suíça. Aliás, foram Daniel Peter e Henri Nestlé que inventaram o chocolate ao leite em 1875.

Agora ficou ainda mais fácil de entender a tradição do chocolate no país e os motivos de ser a população que mais consome chocolate no mundo. Deu até água na boca! 

2. Queijos e vinhos deliciosos

Além do chocolate, os queijos são muito famosos (e deliciosos) na Suíça, com cerca de 400 variedades. 

O queijo Gruyère é o mais famoso do país, e oferece 75 aromas alpinos diferentes, como: baunilha, avelã, hortelã, castanha, orquídea, violeta, madeira e grama fresca (isso mesmo!), e cerca de dois terços da produção do queijo são comidos pela própria população da suíça. Com tanta opção, fica difícil qual aroma escolher!

E você ainda pode fazer uma combinação de queijo + vinho, já que são produzidos cerca de 200 milhões de litros de vinho na Suíça. De toda essa quantidade, apenas 3% é destinado para a exportação.

Lavaux, uma das maiores regiões vinícolas da Suíça, é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

3. Falando em queijo: já pensou em alugar uma vaca?

A cultura da Suíça é bem diferente da nossa, e entre elas está o aluguel de uma vaca. Isso mesmo, uma vaca! 

Durante o período do aluguel, você tem o direito de consumir todo o leite e queijo produzidos por ela. Talvez esse seja um bom jeito de conhecer os queijos do país.

Curiosidades da Suíça: vacas
As vacas da Suíça são tão fofas que a vontade é de realmente levar para casa!

Uma das tradições da Suíça são as lembrancinhas nas lojas de souvenir, que tem a vaca como ilustração e símbolo do país. Afinal, sem essas lindas vaquinhas, seria impossível a produção de tanto queijo! 

4. A limonada não é da Suíça, mas o fondue…

Você também se sentiu enganado até hoje por pensar que a “limonada Suíça” não é da Suíça? Pois é, nem todos os produtos que possuem “suíça” são de fato, do país. 

Mas uma coisa é certa de origem da Suíça: o famoso fondue. Apesar de você encontrar algumas variações dessa delícia delícia típica, é o fondue de queijo que certamente faz mais sucesso por aqui. Olha as vaquinhas representando mais uma vez!

Curiosidades da Suíça: fondue
O famoso fondue de queijo

5. Os famosos alpes suíços

Uma das curiosidades da Suíça com certeza são os famosos alpes suíços, que proporcionam lindas paisagens ao país com suas montanhas de picos nevados, que ocupam mais de 60% de todo o território suíço. 

Um dos lugares imperdíveis para conhecer e apreciar os alpes suíços é o vilarejo de Grindelwald, conhecido por suas belezas naturais. As casas deste lugar nos faz lembrar aquelas cenas cinematográficas dos contos de fadas e da era medieval, com fortes aspectos culturais da Suíça.

Curiosidades da Suíça: Grindewald
Grindewald rodeada por montanhas

Rodeada de verde e pelos alpes suíços, este charmoso vilarejo pode ser visitado em qualquer época do ano, seja para esquiar e andar de trenó no inverno, ou fazer trilhas, caminhadas e montanhismo neste espetáculo de cenário.  

Banhada pelo lago Vierwaldstättersee, Lucerna também possui uma vista super privilegiada para os alpes suíços. O Monte Titlis é o mais alto da região, com mais de 3.200 metros.

Curiosidades da Suíça: Monte Titlis
A subida ao Monte Titlis. A vista é surpreendente!

Você também pode aproveitar para curtir um passeio por Monte Pilatus que, do alto de seus mais de 2 mil metros, garante vistas magníficas. Aproveite para conhecer as histórias e lendas da região.

Curiosidades da Suíça: Monte Pilatus
Monte Pilatus e sua grandiosidade

De Interlaken também é possível apreciar a paisagem dos alpes suíços. Não deixe de aproveitar a cidade que, apesar do clima de cidade do interior, conta com uma super infra-estrutura de restaurantes, lojas e hotéis. E se quiser encarar uma aventura, é só se jogar no bungee jump, paraquedas ou parapente.

Curiosidades da Suíça: voo
Voo de parapente em Interlaken

6. Lagos de água azul turquesa

Além das belas montanhas dos alpes, o país tem mais de 7 mil lagos de belezas surpreendentes, como o Lago Leman, o Lago Maggiore e o Lago de Lucerna, os maiores da Suíça. 

Nós conhecemos alguns lagos maravilhosos em Kandersteg, um pequeno vilarejo na Suíça, com paisagens fantásticas. A vila é um lugar perfeito para relaxar em meio à natureza e apreciar cenários deslumbrantes, e um deles são os lagos Oeschinensee e Blausee, que garantiram uma das vistas mais bonitas que eu já vi!

O Lago Oeschinensee oferece uma linda paisagem natural, rodeado pelos picos nevados alpinos e os glaciares. A água deste lago é um magnífico azul turquesa, e não é à toa que este paraíso foi reconhecido pela UNESCO como patrimônio mundial natural.

Curiosidades da Suíça: lago
As belezas do Lago Oeschinensee

A água azul do Lago Blausee também traz uma paisagem surreal de linda. Há uma lenda local sobre a cor deste lago: ela mudou de cor após uma jovem morrer afogada nele depois de ter chorado a morte de seu amado. Romântico e triste, né?

Curiosidades da Suíça: lago
A impressionante água azul do Lago Blausee

No Blausse, há uma ótima infraestrutura de hotéis, restaurantes e spa. Mas também é possível fazer apenas um bate e volta.

Confira o nosso post completo sobre Kandersteg e conheça mais algumas atrações imperdíveis desta fantástica vila!

7. Cachoeiras surpreendentes

E a beleza dos alpes suíços não para por aí: na pequena vila de Lauterbrunnen,  há nada menos que 72 cachoeiras para você apreciar e pensar que está vivendo um conto de fadas. A vila, que inclusive é conhecida como Vale das 72 cachoeiras, possui um pouco mais de dois mil habitantes.

E para conhecer as cachoeiras basta seguir a rota das 72 cachoeiras, que tem início na estação de trem de Lauterbrunnen. São 8 km de caminhada que você completa em cerca de três horas. 

Durante este trajeto, as principais cachoeiras que você encontrar e se encantar com a paisagem são:

Staubbachfall – em apenas 20 minutos de caminhada, você chega a uma das maiores cachoeiras da Suíça, com 297 metros. 

Curiosidades da Suíça: cachoeiras
Caída d’água à direita da cachoeira Staubbachfall

Cataratas de Trummelbach | a apenas 2km de Lauterbrunnen, Trummelbach é conhecida como a cachoeira subterrânea mais extensa da Europa, com um conjunto de dez cachoeiras formadas por águas do degelo das montanhas Jungfrau, Mönch e Eiger. O acesso a esta cachoeira é feito por meio de elevadores, escadas, galerias e túneis. 

Curiosidades da Suíça: cachoeiras
A incrível cachoeira subterrânea de Trummelbach

Murrenbach Falls | é considerada a cachoeira mais alta na vertical da Suíça, oferecendo uma vista surpreendente com os 497 metros. Ela é menos conhecida do que a Staubbachfall e a Trummelbach, e fica a 10km de caminhada do centro de Lauterbrunnen.

Curiosidades da Suíça: cachoeiras
Queda d´água da cachoeira Murrenbach Falls

8. Uma democracia direta

Outro fato curioso e diferente na política da Suíça é a democracia direta, que possibilita que o cidadão possa se manifestar nas decisões do parlamento federal e propor alterações na Constituição.

9. Sete presidentes no país?

A Suíça é uma república democrática assim como o Brasil, porém há algumas diferenças, como não possuir um presidente fixo no país, mas sim sete representantes.

O país possui um conselho na Assembléia Federal formado por sete membros, que se revezam a cada ano como presidente federal, assumindo todas as funções do cargo.

10. Cantões em vez de Estados

Mais uma das curiosidades da Suíça é sua divisão territorial: ela é composta por 26 cantões, que funcionam como Estados. Porém, os Cantões possuem o seu próprio Governo, Constituição e Legislação. 

11. Idiomas oficiais

Um dos aspectos culturais da Suíça está atribuído ao número de idiomas oficiais: são 4 línguas! O alemão é o mais falado no país, seguido do francês e do italiano, sendo essas línguas usadas oficialmente na Confederação Suíça. O romanche, a quarta língua, é falada em dois cantões do país.

Apesar do alemão ser falado por mais de 60% da população, a língua possui diferentes sotaques e adaptações no vocabulário, e essas diferenças ocorrem em várias regiões da Suíça.

12. Moeda oficial

Não se engane pensando que a moeda oficial da Suíça é o euro, até porque o país não faz parte da União Europeia. A moda oficial do país é o Franco Suíço que também é usada em outro país, Liechtenstein. Aliás, a moeda suíça é uma das mais fortes e estáveis do mundo, assim como dólar e euro. 

Curiosidades da Suíça: dinheiro
O Franco Suíço

Vale falar também sobre os Bancos Suíços, que possuem uma ótima referência nos quesitos privacidade, segurança e estabilidade. Por isso é comum a gente ouvir dizer que vários milionários ao redor do mundo possuem contas em bancos da Suíça.

13. Uma das maiores taxas de suicídio do mundo

De acordo com o Código Penal de 1918, o suicídio não é crime na Suíça.

Por ser um ato legal, esse pode ser um dos motivos do país possuir uma das maiores taxas de suicídio do mundo. 

No país também é permitido o suicídio assistido, que ocorre quando uma pessoa não consegue cometer o ato sozinha e pode solicitar a ajuda de uma outra pessoa. Essa é uma das curiosidades da Suíça que mais me chocou.

14. Armas de fogo

Ainda no lado “sombrio” das curiosidades da Suíça é o número de armas de fogo existentes no país. Com uma das leis mais equilibradas do mundo neste assunto, há cerca de 4 milhões de armas para uma população de 8 milhões.

Com esse número, os suíços possuem mais armas por habitantes do que os iraquianos. Chocante, né?

15. Um dos melhores países para nascer e morar

Apesar do alto número de armas de fogo e da taxa de suicídio, a Suíça possui uma das menores taxas de criminalidade entre todos os países desenvolvidos, além de ser considerado um dos países mais seguros do mundo e com uma das maiores expectativas de vida.

Em uma pesquisa realizada pelo Quality of The Nationality Index em 2018, a Suíça é um dos países que mais oferece oportunidades de desenvolvimento para seus cidadãos, ocupando o 11º lugar no ranking.

16. Abrigos anti-bombas 

Em 1963, o governo teve a iniciativa de criar acomodações em bunkers antinucleares para seus cidadãos, sendo um dos únicos países a ter abrigo para quase todos os seus habitantes.

Há mais de 7 mil sirenes na Suíça para alertar a população sobre possíveis emergências, e isso inclui acidentes nucleares.

17. O túnel mais longo do mundo

Quer atravessar os alpes suíços e chegar até a Itália percorrendo 57 km em alta velocidade? Isso é possível graças ao maior túnel do mundo, localizado na Suíça. 

Curiosidades da Suíça: túnel
Túnel de Base de São Gotardo. Foto: Zacharie Grossen / CC BY-SA via wikimedia

A construção dos 57,1 km do Túnel de Base de São Gotardo demorou 17 anos para ser concluída.

18. Água potável por todo o país

Não há a necessidade de comprar água na Suíça, e isso acontece porque as fontes existentes nas cidades e a água que sai diretamente da torneira são potáveis, prontinhas para o consumo. 

Somente em Zurique, há mais de 1.200 fontes espalhadas pela cidade. 

19. Tire seus sapatos!

Nunca entre na casa de um suíço com os seus sapatos. No país, é comum retirar os seus sapatos na hora de entrar em uma casa. 

A maioria dos suíços costumam ter um armário ou um local específico na entrada de suas casas para que os sapatos possam ter colocados.

Então fique atento ao entrar na casa de alguém por lá e não receber nenhum sermão!

20. Invenções

A Suíça é um país cheio de invenções, e isso prova que uma nação pequena pode ser muito rica em criações. Confira algumas criações:

  • Chocolate ao leite pela Nestlé
  • Chocolate branco 
  • Creme Bepantol
  • Fonte helvética
  • Canivete suíço
  • Papel alumínio 
  • Papel celofane
  • LSD
  • Velcro
  • Absinto 
  • Müsli, a famosa granola.

São diversas as curiosidades da Suíça. Se você conhece mais alguma, fale nos comentários e compartilhe a sua experiência com a gente!

Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.


Escrito por Adriana

37 anos. Carioca. Colecionava carimbos no passaporte durante as férias, mas resolveu levar esse hobbie a sério. Jornalista, trabalhou com marketing por um bom tempo, mas deixou o mundo corporativo para viver uma vida com mais significado. Convenceu o Caio a se jogar no mundo e hoje se dá por satisfeita carregando um caderninho, uma câmera e um tapete de yoga.

Quer saber como viajar mais por menos?

Receba agora so seu e-mail nosso guia gratuito: são 40 dicas imperdíveis para colocar em prática já na sua próxima viagem!

Suíça: explore

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

CONHECE O MIRANTE DA CABOCLA? 📷 Esse é o Mirante da Cabocla, um dos mirantes mais bonitos de Arraial do Cabo. Do alto se vê a Praia do Forno, a Praia dos Anjos e, de longe, a Praia do Farol. 👣 Você acessa o Mirante por uma trilha que começa na Prainha, passa pela Praia da Graçainha, pelo Mirante da Cabocla e termina na Praia do Forno. 👉 Vale lembrar que é extremamente recomendado fazer qualquer trilha da região acompanhados de um guia local.

⛴️ IMAGINA UM BARCO DENTRO DE UMA PISCINA!Foi exatamente o sentimento que  tivemos nesse dia. Mar calmo, quase sem vento e uma água que parecia ter sido tratada que nem a de piscina!Esse talvez tenha sido um dos dias de mar mais bonito que já pegamos em Arraial do Cabo 💙Saudade desses passeios @arraialvipturismo !

SAUDADE DE IR A PRAIA, NÉ MINHA FILHA?Assim que abrirem as praias vamos ficar o dia inteiro com a Sol na água brincando! 🐕Esse é o dog que a gente sequestrou do pai da Dri pra fazer a quarentena ficar mais leve!

NAUFRÁGIO EM ARRAIAL DO CABO? 🚢Com o vai e vem das marés, em algumas épocas do ano é possível ver a embarcação Imbetiba, que naufragou no canto da Praia Grande em 10 de setembro de 1881.O naufrágio passa a maior parte do tempo encoberto. Ele fica ali bem pertinho da areia, do lado esquerdo da praia. E é possível avistá-lo principalmente quando a água está bem clara e com a maré baixa.

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!Para ela que é a melhor companhia que eu poderia ter para viver a vida que a gente sonha juntos!Esse é o nosso sexto dia dos namorados juntos. E apesar de tudo que está acontecendo no mundo, eu continuo dizendo que o nosso mundo é o melhor lugar no mundo!
Feliz dia dos namorados a todos os casais que se amam ♥️

X

JÁ BAIXOU NOSSO E-BOOK GRATUITO?

Inscreva-se agora e receba no seu e-mail nosso e-book: são 40 dicas de como viajar mais e melhor por menos!