Escrito por Adriana
24 de janeiro de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Você sabia que a Indonésia tem mais de 400 vulcões, sendo que centenas deles são ativos? Então por que não acrescentar alguns deles no seu roteiro e viver uma das experiências mais incríveis que você pode ter pelo país? Nesse post vamos mostrar em detalhes dois deles: Monte Bromo e Ijen, que seguramente valem toda a aventura – e o cansaço – para se chegar até eles.

Talvez estes não sejam os primeiros destinos que você pensa ao planejar uma viagem para a Indonésia. Afinal, boa parte da fama do país ficam por conta das praias maravilhosas de Bali e os campos de arroz verdinhos e fotogênicos de Ubud.

Mas a verdade é que o turismo no país vai muuuito além disso: chegou a vez de falarmos dos vulcões Monte Bromo e Ijen, duas lindezas fazem a paisagem do país ser ainda mais impressionante.

Passamos alguns dias explorando os vulcões Bromo e Ijen e podemos garantir que você vai se encantar com essas paisagens surreais. Então agora vem com a gente descobrir esse lado mais aventureiro da Indonésia e prepare-se para incluir esses gigantes no seu roteiro.

Veja também: guia completo com informações e dicas de Bali

Saiba mais sobre Monte Bromo

Onde fica o Monte Bromo

Do outro lado do estreito de Bali está a ilha de Java, onde fica a capital Jacarta. É do lado leste desta ilha que estão os vulcões ativos de Bromo e Ijen e algumas das paisagens mais bonitas da região.

O Monte Bromo faz parte do maciço de Tengger, uma reserva natural localizada em uma área conhecida como Mar de Areia, por suas vastas dunas de areia vulcânica.

A região é protegida por ser uma reserva natural e abriga outros quatro vulcões: Watangan (2.661 m), Widodaren (2.650 m), Kursi (2.581 m) e Batok (2.470 m).

Com 2.239 metros de altitude, o Monte Bromo é o menor entre os vulcões da reserva, mas é sem dúvida o mais conhecido. Isso porque o acesso ao topo do vulcão é relativamente fácil e permite uma belíssima vista panorâmica da reserva natural.

https://www.instagram.com/p/BU9giyZDOmy/

Como chegar no Monte Bromo

Com um tour

Os dois principais pontos de partida para chegar ao Monte Bromo são a cidade de Yogyakarta e a ilha de Bali.

Há um tour de 3 dias para Monte Bromo e Ijen partindo de Bali que já inclui transporte, hospedagem e ingresso para os vulcões, sendo uma das melhores opções para fazer esse passeio.

Há também a opção de um tour de 4 dias para Monte Bromo e Ijen partindo de Yogyakarta, que inclui um dia de passeio em Yogyakarta. Foi esse tour que fizemos.

Para visitar esse vulcão, você passará a noite em Cemoro Lawang, um pequeno vilarejo a poucos minutos de carro do Monte Bromo. Para chegar lá, você pegará um jipe 4×4. Mas não precisa se preocupar com deslocamento, pois isso já estará incluso no seu tour.

Por conta própria

O aeroporto mais perto do Monte Bromo é o de Surabaya, que está a cerca de 70km do vulcão. De lá existem ônibus para o terminal de Bungurasih, conhecido também como Purabaya, com saídas para Probolinggo.

Dependendo do seu roteiro, você pode chegar em Probolinggo de trem e dali seguir de micro ônibus para Cemoro Lawang, vila mais próxima ao Monte Bromo.

Fique pelo menos uma noite por ali para descansar antes da caminhada ao nascer do sol.

Partindo de Cemoro Lawang você pode chegar ao Monte Bromo de duas formas: pegando um jipe 4×4 que faz o percurso pelo Mar de Areia, ou encarando uma caminhada de cerca de uma hora até as escadarias que levam ao topo do vulcão.

monte bromo e ijen
Percurso de jipe até o topo do Monte Bromo

Monte Bromo e sua cultura

Em um país em que o islamismo é a religião predominante, os habitantes da região do Mar de Areia, onde fica o Monte Bromo, se destacam por fazerem parte da minoria hindu.

Todos os anos, durante o festival Yadnya Kasada, que dura um mês, a população Tengger se reúne em um templo hindu no Mar de Areia, o Pura Luhur Poten.

Partindo dali, eles seguem para a cratera do vulcão Bromo para fazer oferendas aos deuses. O vulcão recebe alimentos e até mesmo sacrifícios de animais em troca da proteção dos deuses hindus.  

Uma pena que não fomos lá nessa época para presenciar esse festival, se você presenciar a cerimônia conta pra gente depois!

Como é o passeio até o Monte Bromo

Primeira parte: nascer do sol

Seu passeio deve começar bem cedo, ao redor das 3h da madrugada.

A primeira parada é no monte Penanjakan, de onde você terá uma vista privilegiada do nascer do sol e do Monte Bromo. É emocionante ver os primeiros raios de sol iluminando o vulcão!

Monte Bromo e Ijen
Monte Bromo

Nesta parada há um banheiro, algumas opções de comida e também pessoas vendendo ou alugando roupas de frio aos mais desavisados.

É bom lembrar que de madrugada faz muuuito frio na região, por isso é importante se agasalhar para o passeio.

Segunda parte: topo do Monte Bromo

Depois do nascer do sol, você deve seguir até as escadarias que levam ao topo do Monte Bromo.

Se você escolheu ir de forma independente, esta deve ser uma caminhada de mais ou menos meia hora. Caso contrário, o transporte até lá faz parte do pacote do seu tour.

Da base das escadas, são mais 20 minutos de uma subida íngreme até a cratera do Bromo. Ou dá pra subir à cavalo (não incluso no tour), o que nós dispensamos.

monte bromo e ijen
Caminho até o topo do Monte Bromo: caminhando ou à cavalo
monte bromo e ijen
No topo do Monte Bromo: olhando para dentro do vulcão

No geral, você vai conseguir voltar para o hotel entre 8 e 9h da manhã, bem a tempo para tomar um café da manhã e talvez descansar um pouco até a próxima aventura.

Quem escolhe fazer um tour que inclua o vulcão Ijen, deve sair depois do café para a próxima parada.

Saiba mais sobre o vulcão Ijen

Quem visita o Monte Bromo pode dar uma esticada no passeio e percorrer o complexo vulcânico de Ijen. Esse vulcão conta com uma paisagem improvável, onde uma das principais atrações é o interessante fenômeno que faz com que o vulcão libere “fogo azul”.

Isso sem contar a vista do lago ácido, que tem uma cor turquesa de encher os olhos.

Um capítulo à parte: o lado triste do vulcão Ijen

Conhecer o vulcão Ijen é muito mais que um passeio meramente contemplativo. Ao subir e descer o monte, você vai cruzar com os trabalhadores que fazem a extração de enxofre, elemento responsável pela tonalidade do chamado “fogo azul”. Esta é a única mina de enxofre do mundo em que a extração ainda é feita manualmente.

Acontece que a realidade desses trabalhadores é dura: muitos deles não ultrapassam os 40 anos de idade, tamanha insalubridade de seu trabalho, sem falar do salario irrisório que ganham.

Suas condições de trabalho são lamentáveis: quase nenhum deles usa máscara ou roupas apropriadas para se proteger das nuvens de enxofre que os atinge. Fora isso, pelo menos duas vezes ao dia, os mineradores levam as pedras de enxofre vulcão abaixo em cestas com mais de 70 quilos nas costas.

monte bromo e ijen_extrativistas de enxofre
A dura realidade dos trabalhadores no vulcão Ijen. Foto: Okkisafire / CC BY-SA

Todo este trabalho exaustivo e perigoso para que o mundo possa seguir produzindo cosméticos, fertilizantes e outros produtos feitos a partir do enxofre. Não é à toa que diversos viajantes relatam que o que mais os impactou neste passeio foi ver de perto estes guerreiros mineradores, e a gente não poderia concordar mais.

A exposição ao enxofre é bastante prejudicial à saúde e você vai notar que os trabalhadores frequentemente tossem muito devido aos gases liberados pelo vulcão. Quando você pesquisar sobre o tour para o Ijen, certifique-se de que a máscara de gás está incluída no pacote. É praticamente impossível suportar ao cheiro forte sem máscara.

Como chegar ao vulcão Ijen

Com um tour

Cerca de 200 quilômetros separam o Monte Bromo do Ijen. Assim como para o Monte Bromo, os pontos de partida para visitar o Ijen podem ser Yogyakarta ou Bali.

Se você vier de Bali, a melhor opção é fazer um tour de 3 dias para Monte Bromo e Ijen partindo de Bali, pois assim você tem a chance de conhecer os dois vulcões na mesma viagem.

Caso queira, também há uma opção de tour de 1 dia para o Ijen partindo de Bali.

E para que irá incluir Yogyakarta no roteiro, vale conferir o tour de 4 dias para Monte Bromo e Ijen partindo de Yogyakarta.


A cidade mais próxima do vulcão Ijen é Banyuwangi e é ali que você ficará hospedado.

Ao redor da meia noite (dormir pra que, não é mesmo?) um jipe irá te levar até o vulcão, em um trajeto que leva cerca de 1h. Você irá parar em um estacionamento, de onde seguirá em uma longa caminhada pelo vulcão.

monte bromo e ijen
Longa caminhada em direção ao vulcão Ijen

Por conta própria

Saindo do Monte Bromo, você deverá retornar a Probolinggo e pegar o trem até Banyuwangi, cidade próxima ao vulcão Ijen. O trajeto leva aproximadamente 6h.

O ideal é se hospedar em Banyuwangi mesmo. Você deverá sair do seu hotel ao redor da meia noite e pegar um jipe para chegar ao vulcão Ijen, já que não há transporte público para o local. O jipe comporta entre 4 e 5 pessoas, por isso o ideal é dividir os gastos com outros turistas.

Depois de 1h de deslocamento, você chegará ao estacionamento. Daqui você deverá subir em uma longa caminhada até a cratera do vulcão por conta própria. Haverá pessoas no caminho, não tem como se perder.

Como é o passeio ao vulcão Ijen

Primeira parte: subida e fogo azul

A subida de 3 quilômetros é íngreme, difícil e cansativa, fora que as pedras vulcânicas não facilitam em nada a caminhada.

A verdade é que se eu soubesse o tanto de subida que me esperava, provavelmente a preguiça teria me vencido.

Mas garanto que com uma boa dose de determinação você realiza esse passeio super recompensador. Até meu pai de quase 70 anos topou a aventura, então nem pense em desistir!

Já no começo do percurso o cheiro de enxofre começa a ficar cada vez mais forte, sinal de que está na hora de colocar a máscara.

Chegando ao topo, uma placa indica que é proibido descer até a cratera do vulcão, mas esta recomendação é respeitada por poucos, já que o fogo azul é melhor visto descendo alguns metros.

monte bromo e ijen_fogo azul
Fogo azul no vulcão Ijen. Foto: Adam Brill / CC BY-NC-SA

Nós resolvemos assistir de longe mesmo, mas saiba que a descida é irregular e com muitas pedras soltas, por isso toda atenção é pouco.

Chegando na cratera, você poderá ver as chamas azuis de até cinco metros saindo do vulcão.

Este fenômeno acontece devido à liberação do gás sulfuroso em um ambiente em que as chamas do vulcão elevam a temperatura a mais de 600°C.

Segunda parte: nascer do sol e lago turquesa

Depois de contemplar o fogo azul, a caminhada segue por cerca de meia hora até chegar a uma parada estratégica para ver o nascer do sol.

É aí que o fascinante lago ácido da cratera vai se iluminando, e a cor turquesa vai ficando cada vez mais forte. Se o céu não estiver nublado, o amanhecer será provavelmente um dos mais lindos que você já viu.

monte bromo e ijen
Nascer do sol no vulcão Ijen

Com duração média de 6 horas, o tour termina normalmente antes das 8h da manhã, dependendo do horário de início e do ritmo de cada um. Dali, seguimos viagem e pegamos uma balsa, que nos levou à ilha de Bali.

Monte Bromo e Ijen: fazer um tour ou ir por conta própria?

Por ser um dos vulcões de mais fácil acesso da Indonésia, o tour para o Monte Bromo pode ser feito facilmente sem contratar uma agência de viagens, mas existem diversas opções de tour que não são caros e valem à pena.

Para o vulcão Ijen, será necessário contratar um jipe de qualquer forma, pois não dá para chegar até o vulcão por conta própria mesmo em veículo comum, devido às condições da estrada.

De qualquer forma, nós optamos pelo tour. Sem dúvidas é a maneira mais fácil de realizar essa viagem, já que as distâncias são longas e a viagem é cansativa.

monte bromo e ijen
Nós usando máscaras pra nos proteger do cheiro forte de enxofre no vulcão Ijen

Onde se hospedar para visitar os vulcões Monte Bromo e Ijen

Caso você faça o tour com uma agência de viagens, os hotéis deverão estar incluídos no pacote. Caso vá por conta própria ou queira conferir algumas opções de hospedagem, seguem algumas dicas de hotéis para o Monte Bromo e vulcão Ijen:

Hospedagem em Monte Bromo

Como dissemos, o ideal é se hospedar em Cemoro Lawang, já que está bem próximo ao parque. O vilarejo é pequeno e as opções de hospedagem não são muitas nem as melhores, mas a proximidade do parque faz com que muitos turistas escolham se hospedar ali.

A Bromo Otix Guest House oferece uma boa hospedagem, com localização perfeita para o passeio. Os serviços são simples, mas a acomodação é cômoda e limpa. O hotel também oferece ajuda para contratar transporte e guia para o tour.

Hotel em Monte Bromo: bromo otix
Bromo Otix Guest House. Foto: divulgação

Hospedagem em Ijen

Em Banyuwangi há mais opções de hospedagem, com hotéis para todos os gostos e bolsos. Uma boa pedida é o Ketapang Indah Hotel, que tem um jardim amplo e muito bem cuidado, serviço de quarto e piscina ao ar livre (que estávamos tão cansados que não conseguimos aproveitar). O hotel é muito limpo e silencioso, ideal para descansar antes e depois do passeio.

Onde ficar em Ijen: Ketapang Indah Hotel
Ketapang Indah Hotel. Foto: divulgação

Outra boa opção para se hospedar em Banyuwangi é o Hotel Blambangan, com ótima localização no centro da cidade, perto de bancos e do mercado central. O café da manhã está incluído na tarifa e o hotel possui piscina e um bom restaurante.

Independente do hotel que você escolher, lembre-se de que os passeios estão cheios de caminhadas longas e íngremes. Por isso, o melhor é optar por um hotel confortável, onde você possa recuperar suas energias para seguir viagem.

Quando visitar os vulcões Monte Bromo e Ijen

Se você está pensando em fazer o tour do Monte Bromo e vulcão Ijen, é bom se ligar na previsão do tempo para não estragar o passeio. O melhor é evitar a temporada de chuvas na região, que costuma ser entre novembro e março.

A temporada alta é muito movimentada e, além de bastante gente, essa época tende a aumentar os valores dos pacotes. Então, se possível, evite os meses de junho a setembro e dezembro e janeiro, além de finais de semana.

monte bromo e ijen
Nascer do sol no vulcão Ijen

Mais dicas para uma viagem para Monte Bromo e Ijen

Roupas

Um dado importante para se levar em conta para estes passeios e qualquer outro que envolva um vulcão de madrugada é que as temperaturas são sempre muito baixas e o vento cortante derruba ainda mais a sensação térmica. Prepare-se para o frio e depois não diga que não avisei!

Por isso, lembre-se se levar roupas apropriadas. Algumas agências de turismo oferecem o aluguel de jaquetas e outros acessórios antes da viagem, então se você não tiver roupas adequadas, verifique se é possível alugar com a agência.

Preparativos e segurança

Se você não está acostumado com caminhadas em altitude, é bom se preparar para fazer os dois passeios seguidos. O cansaço é grande não só pelo esforço físico, mas também pelos horários dos tours, que podem atrapalhar um pouco a qualidade do seu sono.

Confesso que fiquei esgotada de cansaço e achei um pouco corrido, mas valeu cada minuto e obviamente faria tudo de novo!

Independente do cansaço, a recomendação é: feche um seguro viagem e faça uma viagem mais tranquila. Deu tudo certo nessa viagem com a gente, mas nós já precisamos usar seguro viagem outras vezes, então não viajamos desprotegidos.

Nós sugerimos sempre comparar e ver o melhor preço pela nossa página de seguros. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Monte Bromo e Ijen: uma viagem inesquecível pelos vulcões da Indonésia!

Deu pra perceber o quanto gostamos desse passeio né? Conhecer essas paisagens incomuns, nos superarmos ao subir os vulcões e ver de perto a realidade dos mineradores em Ijen foram definitivamente lembranças marcantes na nossa viagem.

https://www.instagram.com/p/BWDMzoZD2TA/?taken-by=emalgumlugardomundo

Por mais que esses destinos ainda não sejam tão famosos entre os brasileiros, posso afirmar que Monte Bromo e Ijen são passeios imperdíveis ao se visitar a Indonésia!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você


Deixe o seu comentário

10 comentários em “Monte Bromo e Ijen: tudo sobre os dois vulcões da Indonésia”

  1. Estou verdadeiramente impressionada com este texto: informações e imagens. Eu não tinha ideia deste lugar e o achei simplesmente sensacional! Fiquei com uma vontade intensa de ver tudo isso ao vivo e em todas estas tonalidades. Uma pena saber sobre os trabalhadores. Há ainda muita coisa feia, dura neste nosso planeta! 🙁

    Responder
  2. Oiii, adorei o post! Estou indo visitar a Indonésia! Como você fez para reservar esse passeio? Entrei no site e não encontrei a opção de reservas! Foi por e-mail?
    Nesse valor inclui os almoços, estadias e lanches?

    Obrigada!

    Responder
  3. Adorei o seu post! Super me ajudou a programar meus passeios para o Bromo e Ljen (fiz o Bromo ontem e estou em Banyuwangi agora, vou fazer o Ljen amanhã 🙂 Decidi fazer o Bromo por conta própria com meu namorado, como vc indicou, super agradeço a dica! Só um detalhe que gostaria de compartilhar: para as pessoas que gostariam de ir direto da cidade para o Bromo, existe uma “villagers trail” por trás do restaurante Cemara Indah que leva ao Bromo sem precisar pagar entrada. Para aqueles que preferem ir ao sunrise point, nós fizemos o hiking de 2h até o Penanjakan acompanhando o maps.me, foi super facil! De lá pegamos uma moto que nos cobrou 50,000 rup p/ cada p/ nos levar ao pé do vulcão, sem pagar entrada! Tinham vários jeeps no caminho, o que me leva a achar que essa galera de tour está apenas emboçando a grana e que esse negócio de que a taxa ta inclusa e por isso o preço do tour é alto, é tudo bla bla bla… não tenho certeza, mas foi o que pareceu!
    Infelizmente, o lugar é cheio de scam para pegar mais dinheiro dos turistas, por isso é importante ficar ligado e ler bastante antes de ir! Apesar disso, vale super, super a pena a visita!

    Responder
    • Olá Cristiane, não tínhamos essa informação quando fomos, mas realmente é uma grande dica. Vamos tentar incluí-la no post para ajudar outras pessoas que vão fazer esse mesmo percurso e querem economizar uma grana! Muito obrigado por compartilhar sua experiência com a agente! Boas viagens!

      Responder