Escrito por Adriana
15 de agosto de 2017
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Não se engane achando que é preciso pouco tempo para conhecer Bali: há diferentes regiões interessantes que vão muito além das praias. E depois que conferimos tudo o que fazer em Ubud, esse lugar incrível se tornou nosso destino preferido na ilha de Bali.

Rodeada por campos de arroz e templos hindus, Ubud é descrita como o centro de cultura de Bali. Aqui você encontra galerias de arte, espetáculos de dança e música tradicionais, floresta, além dos templos e muitas oportunidades de conviver de perto com a cultura balinesa.

Como já mostramos por aqui, há muito o que fazer em Bali. E para sua viagem ser completa, é importante deixar as praias de lado um pouquinho para explorar o centro de Ubud.

Ubud Indonésia
Família em Evento Hindu em Ubud

Por isso, mostramos nesse post 10 passeios imperdíveis para você conhecer em uma visita a Ubud, além de dicas para você aproveitar ao máximo esse destino.

  1. Ubud Palace
  2. Museu Puri Lukisan
  3. Monkey Forest
  4. Ubud Market
  5. Campos de arroz
  6. Templos em Ubud
  7. Tegenungan Waterfall
  8. Mount Batur Trekking
  9. Culinária balinesa
  10. Yoga e massagens

1. Ubud Palace e danças típicas

O Puri Salen Palace, mais conhecido como Ubud Palace, é a residência da família real, além de um belo exemplo da riqueza da arquitetura de Bali. 

Se você tem interesse nesta parte cultural, o palácio é um ótimo lugar para apreciar os detalhes do design tradicional, mesmo que em uma visita rápida.

Ubud Indonésia
Linda fachada do Ubud Palace

O Ubud Palace também é muito famoso pelas apresentações de danças típicas da Indonésia – tais como o barong, kecak e keris. São performances em grupo ou individuais que acontecem todas as noites às 19h30, em um teatro aberto com diferentes programações.

Nas terças-feiras, acontecem shows do Ramayana Ballet, que são os mais disputados, sendo recomendado chegar cedo para garantir seus lugares. Os números duram em média 1h30.

2. Museu Puri Lukisan

Museu Puri Lukisan, localizado na rua principal e com mais de 50 anos de história, tem em seu acervo belas peças de arte balinesa. Sem falar do agradável jardim, onde acontecem apresentações regulares. Sem dúvidas uma boa pedida!

Ubud Indonésia
Infelizmente o museu estava fechado

3. Monkey Forest

A floresta dos macacos em Ubud não tem esse nome à toa: por aqui você pode caminhar entre a floresta nativa observando mais de 300 macacos, nada tímidos por sinal. E se prepare, pois eles podem pular em você, principalmente se suspeitarem que há comida na sua mochila!

Infelizmente, os macacos da Monkey Forest se acostumaram a comer apenas o alimento dado pelo turista. Se tiver medo, basta ignorá-los, mas é bom não ficar com nada de valor – celulares ou óculos escuros – na mão ou pendurado. De qualquer maneira é um passeio interessante!

E por favooorrrr: não alimente os macacos! Nada de biscoitos, chocolate, nem mesmo bananas ou água! Eles sabem se virar sozinhos e não precisam de humanos para desequilibrar o meio ambiente 😉

Ubud Indonésia
Incrível caminhar por entre árvores e macacos
Ubud Indonésia
A mãe e sua cria

4. Ubud Market

Bali é mundialmente famosa por seu artesanato. Tem gente inclusive que ganha a vida vendendo artes balinesas mundo afora por preços exorbitantes.

Já que estamos aqui, nada mal dar uma conferida no Ubud Market, que funciona todos os dias até as 17h, ao lado do Ubud Palace. Trata-se do maior mercado de artesanatos de Ubud, onde podemos barganhar um lindo sarong, pratas e belíssimas esculturas.

Ubud Indonésia
Os caminhos do Ubud Market

No início do dia também encontramos temperos, alimentos, oferendas e frutas sendo vendidos, já que os balineses só cozinham uma vez por dia, pela manhã. Vale a pena ir de manhã para ter um gostinho da vida local!

Outros mercados e artesanatos em Ubud:

Artesanatos para viagem: o Pasar Seni Art Market é um pequeno shopping, por falta de outra palavra, de dois andares com muitas pequenas lojas de artesanato. É o lugar para encontrar lindas peças. Como sempre, não esqueça de colocar suas táticas de barganha em ação!

No caminho para Ubud existem muitos vilarejos que vivem da venda de artesanatos incríveis. Vale a pena conferir também a Celuk Village – artes e joias em prata e ouro – a Mas Village – especialista em esculturas de madeira, que oferecem até mesmo cursos de meio dia ou de um dia inteiro pra quem quer treinar suas habilidades.

Ubud Indonésia
Celuk Village
Ubud Indonésia
Mas Village

5. Campos de arroz

Perto de Ubud há várias opções de passeios agradáveis pelos famosos campos de arroz. É só sair 5 minutos do centrinho que já começamos a vê-los entre cenas do cotidiano dos vilarejos locais, decorados com os típicos adornos arquitetônicos balineses.

Ubud Indonésia
Foto: Jnzl’s Photos / CC BY 2.0

Conheça os principais campos de arroz em Ubud:

5.1. Campuhan Ridge walk

Uma das caminhadas mais bonitas e tranquilas pelos campos é a Campuhan Ridge Walk – subida de cerca de 2 km até o cume de um monte bem verdinho, com uma linda vista para ambos os lados.

Trata-se de um ótimo ponto para apreciar o sol nascendo ou se pondo, refletindo nos campos de arroz ao seu redor.

Estes horários, inclusive, são os melhores, já que durante o dia, dependendo da época do ano, é bem provável que esteja muito quente.

Para chegar lá é bem fácil: passando o Ubud Palace, você verá a entrada do Hotel Warwick à direita. Continue pela rua do hotel, virando na primeira rua à esquerda, onde você verá uma ponte. Depois da ponte vire à direita e, descendo, será possível avistar o início da trilha, ao lado de um pequeno templo chamado Gunung Lebah.

5.2. Tegalalang Rice Terrain

Esse talvez seja o terraço (rice field) mais popular da região, devido ao seu fácil acesso. Dá pra ir de carro até lá, mas fazer um tour de privativo até o Tegalalang pode ser uma boa opção para conhecer outros lugares de Bali.

Aqui você vai poder observar o sistema tradicional de irrigação cooperativa balinesa, o subak. Vale a pena entrar em seu interior e subir até seu topo, apreciando o visual do vale, com plantações entre coqueiros e flora nativa.

Para entrada normalmente é cobrada uma taxa, mas não é sempre. É cobrada também uma doação para manutenção da ponte caso você queira atravessar.

Ubud Indonésia
Campo de Arroz Tegalalang

Pertinho de Tegalalang existem diversas fazendas de café que fazem degustações, além de algumas aldeias de artesãos como a de Pakudui, onde encontramos belos trabalhos em madeira, especializados na confecção da Garuda, uma figura mítica de Bali.

5.3. Jatiluwih Rice Fields

Um dos maiores arrozais, a cerca de 30 minutos de carro de Ubud, é considerado patrimônio da UNESCO. Só para você ter ideia de como o lugar é bonito, Jatiluwih, em tradução livre, significa “verdadeiramente maravilhoso”. Sugestivo, não?

Ubud Indonésia
Foto: Tracy Hunter / CC BY 2.0

Apesar do centro de Ubud ser movimentado e vibrante, são nestes campos que nos sentimos um pouco mais perto da essência e da simplicidade de Ubud. Não tem preço poder se sentar no alto deste terraço e apreciar o visual, nos perdendo em pensamentos e em plantações de arroz.

6. Templos em Ubud

Nas proximidades de Ubud ficam muitos dos templos mais famosos de Bali.

Para entrar no interior destes é necessário usar um sarong (canga) mas, se esquecer de levar, pode ficar tranquilo que normalmente estes são emprestados gratuitamente na entrada.

Muitos vendedores pressionam os turistas como se fosse a única opção, se não quiser comprar, não é necessário.

Outra curiosidade é que mulheres em período menstrual, teoricamente, não podem entrar nos templos.

Selecionamos aqui os templos de Ubud que você não pode deixar de ver:

6.1. Ubud Water Palace, Saraswati Temple

Visite um templo tradicional balinês dentro de um moderno café. O Saraswati Temple, também chamado de Ubud Water Palace, foi construído em homenagem à deusa hindu da aprendizagem, literatura e arte.

Seu interior tem um belo lago cheio de flores de lótus, além de lindas esculturas, máscaras e ornamentos decorativos, ao redor de onde se instalou o Café Lotus.

Ubud Indonésia
Saraswati Temple

Todas as noites, com exceção de sexta-feira, rolam por aqui apresentações de dança balinesa muito bem produzidas, com belo figurino e banda, que podem ser assistidas acompanhando ou não o jantar.

6.2. Pura Ulun Danu Beratan, Water Temple

A beleza deslumbrante deste templo refletida nas águas do lago Bratan, o segundo maior de Bali, é um dos cartões postais da ilha. Uma imagem icônica que certamente você já viu em algum lugar.

O clima por aqui é mais ameno, já que o templo encontra-se cercado por montanhas verdinhas a 1200m do nível do mar. Simplesmente imperdível.


Ubud Indonésia
Foto: whyyan / CC BY 2.0

6.3. Tirta Empul

Um dos templos mais famosos de Bali é o Tirta Empul. O templo das águas sagradas da primavera Tampak atrai fiéis e turistas que se banham em rituais curativos, sobretudo na Lua Cheia, quando suas piscinas ficam lotadas.

Vale a pena conferir este belo ritual, tão diferente, nem que seja para ficar seco, do lado de fora! Entrada paga.

Ubud Indonésia
O ritual do banho no templo Tirta Empul

6.4. Gunung Kawi

Uma relíquia histórica e de grande importância arqueológica, a principal atração do Gunung Kawi são as 10 estátuas de 7 metros esculpidas no século XI em rochas.

Segundo a lenda local, essas estátuas são homenagens póstumas ao rei Anak Wungsu e suas esposas favoritas. Entrada paga.

Ubud Indonésia
As estátuas

6.5. Pura Gunung Kawi Sebatu

Apesar do nome semelhante, não confundam o templo acima com o Pura Gunug Kawi Sebatu. Esse templo também é cercado de piscinas lindas, uma delas cheias de flores de lotus e carpas! Foi ótimo para relaxar para quem tinha acabado de sair do Tirta Empul que estava um pouco cheio.

Ubud Indonésia
Porque não modelar?
Ubud Indonésia
E fotografar também!

6.6. Pura Besaki

O Pura Besaki ou “Templo Mãe”é na verdade um complexo, situado a 1.000m de altitude e que compreende mais de 80 templos, sendo o principal deles o Pura Penataran Agung.

O Pura Besaki foi nomeado Patrimônio Mundial em 1995. Este é o maior e mais sagrado templo da ilha de Bali.

Um dos seus destaques são os templos que representam a Trinidade Hindu: Pura Penataran Agung no centro com faixas brancas para Shiva, Pura Kiduling Kreteg na direita com faixas vermelhas para Brahma e Pura Batu Madeg com faixas pretas representa Vishnu. Visite ao menos esses três.

Ubud Indonésia
Presenciamos a comemoração de uma família Hindu

6.7. Goa Gajah, Elephant Cave

A caverna dos elefantes não é propriamente um templo, mas um sítio arqueológico de valor histórico e religioso, cuja construção data do século XI. O Goa Gajah era um local sagrado de meditação.

Em seu interior escuro existem esculturas hinduístas e budistas, ainda mais remotas, mas o nome remete à escultura principal da face de um elefante, localizada na entrada. O complexo fica aberto todos os dias das 8h às 16h. A entrada é paga.

Ubud Indonésia
Entrada do Goa Gajah
Ubud Indonésia
Ritual Hindu em Goa Gajah

7. Tegenungan Waterfall

A maior e mais bela cachoeira de Ubud. A Tegenungan Waterfall é uma queda d’água fortíssima emoldurada pela floresta, perfeita para um refresco!

Os mais aventureiros arriscam pular do topo de seus 15m de altura. A única parte chata é que a cachoeira costuma estar sempre cheia, mas existem poços menores e mais reservados ao longo do rio.

A entrada é paga. Curiosos podem gostar de saber que em suas proximidades tem um pequeno templo que vale ser explorado!

Há também outras lindas cachoeiras em Ubud, como Tibumana e Tukad Cepung. Uma ótima pedida é fazer um tour pelas cachoeiras de Ubud, onde você vai ter tempo para curtir todas elas.

Ubud Indonésia
Uma cachoeira incrível no caminho de Bali para Ubud

8. Mount Batur Trekking

Há ótimas opções do que fazer em Ubud para quem gosta de aventura e de natureza. Já imaginou ver o amanhecer do alto de um vulcão? Talvez você tenha que acordar às 2 da manhã, mas certamente vale a pena. Nós não fizemos esse passeio, mas ouvimos muito bem sobre.

Ubud Indonésia
Foto: Anna & Michal / CC BY 2.0

Outras cachoeiras | Existem ainda muitas outras cachoeiras menores e mais vazias na região, como a Git Git e a Kanto Lampo, que podem ser ótimas opções de passeio para matar o calorão, ou para um delicioso final de tarde, com gostinho de estar de fato no paraíso.

9. Culinária balinesa

Não faltam opções em Ubud para comer bem.

De tendas de luxo com culinária internacional, ao simples e tradicional  nasi goreng acompanhado de uma Bintang (a famosa cerveja balinesa), passando pelas diversas opções de comida natural – que incluem lindos bowls de frutas e saladas com muitos super alimentos.

Você vai comer muito bem por aqui e sem gastar muito. E se você é vegetariano ou vegano, Ubud será o seu paraíso!

Ubud Indonésia
Babi Guling: Prato típico de Ubud

Não deixe de provar pratos típicos como o babi guling (suckling pig): um leitão à pururuca apimentado, acompanhado de arroz e salada.

E para uma experiência gastronômica completa, a melhor pedida é fazer uma aula de culinária em Bali, com direito à visita a um mercado local e à plantação de arroz.

10. Yoga e massagens

Ubud nos últimos anos se tornou uma das capitais do yoga e do encontro espiritual. Se você tem esta pegada, aproveite para encontrar um retiro ou ao menos fazer algumas aulas para combinar com a energia do lugar!

Mas se você não gosta de yoga, certamente gosta de massagem. Afinal quem não gosta? Andando pela Monkey Forest Rd., encontramos mais casas de massagem do que qualquer outra coisa. 

E diferente da massagem tailandesa, a massagem balinesa se assemelha mais com a nossa massagem relaxante, sendo usado, normalmente, óleos essenciais. É divino. E os preços, apesar de variarem bastante, são no geral bem em conta.

Primeira vez no país? Confira nosso Guia Prático da Indonésia: aqui você encontra todas as informações que precisa para planejar sua viagem

Por que você deve conhecer Ubud

Ubud foi um dos lugares que mais gostamos no sudeste asiático. Longe do mar, localizada na região central da ilha, Ubud é considerada a capital cultural de Bali, na Indonésia.

Ela fica em meio à floresta, com lojinhas e cafés naturais lotados de nômades digitais que passam o dia entre a internet, massagens e aulas de yoga. Nada mal, né?

Mas mesmo que esta onda de encontro espiritual não seja a sua praia, reserve alguns dias para explorar a região. Em Bali, não há melhor lugar que aqui para vivenciar um pouco da essência do hinduísmo e das tradições do povo balinês.

Sem falar que tem muito o que fazer em Ubud: os principais e mais famosos templos de Bali ficam por aqui. Sabe aqueles lindos arrozais, que ficaram famosos com o filme Comer, Rezar e Amar e são sucesso no Instagram? Em Ubud ambém. Pode ter certeza que, mesmo afastada da praia, sobram cartões postais nessa área.

É bom saber que Ubud conta com a melhor infra estrutura turística de Bali. O clima aqui também é mais relaxado do que nas badaladas Kuta e Seminyak, por exemplo.

Vai viajar pela Indonésia? Confira nossas dicas sobre os principais destinos:

Bali | Ilhas Gili | Nusa Penida | Nusa Lembongan | Lombok | Komodo | Yogyakarta | Monte Bromo e Vulcão Ijen

Onde ficar em Ubud

Muita gente fica na dúvida se deve conhecer Ubud em apenas um dia ou se vale a pena se hospedar por lá pra aproveitar melhor. Como você pôde perceber, há muito o que fazer em Ubud – e nada melhor do que se hospedar aqui para aproveitar o local como merecido.

Ubud conta com ótimas opções de  hospedagem. Por aqui você encontra cabanas luxuosas, hostels simples, hospedarias familiares e bangalôs confortáveis com café incluso.

Onde ficar em Ubud: dicas de hospedagem

Cercada de campos de arroz, o Tini Villa fica a 5km do centro de Ubud, conta com uma ótima piscina para refrescar e relaxar nos dias de calor. É uma excelente opção para quem quer um pouquinho mais de conforto.

O ThreeWin Homestay é uma bela opção para quem busca o melhor custo benefício. Com diárias de R$83, a hospedagem conta com cama king size, tem café da manhã incluído e fica bem no centro de Ubud.

Ubud Indonésia
ThreeWin Homestay. Foto Divulgação

Uma opção muito econômica para aqueles que buscam economizar na hospedagem. O Jero di Bisma Hostel possui camas em dormitórios a partir de R$24 e é muito bem recomendado por viajantes tanto no Booking como no TripAdvisor.

Por indicação de um casal de amigos, ficamos em um dos mais incríveis Airbnb que já nos hospedamos. Uma casa no meio do arrozal, super moderna, com um banheiro lindo a céu aberto que tinha até uma árvore. O acesso é um pouco difícil, e só recomendamos se você estiver de scooter. Mas dá só uma olhada!

E se você não é cadastrado no Airbnb, cadastre-se agora e ganhe até R$350 de desconto na sua primeira reserva!

Hospedagem Airbnb em Ubud. Foto: Divulgação

Melhor época pra visitar Ubud

É verdade que vivemos num país tropical. Mas a umidade da floresta em Ubud, somada ao calor, provoca uma sensação térmica que pode assustar num primeiro momento. 


Existem basicamente duas estações: a das chuvas – de novembro à março – onde faz mais calor, e a estação seca – de abril à outubro, mais fresca. Essa última é certamente a melhor época pra curtir Ubud.

Mas o clima não chega a atrapalhar, sobretudo se você começar o dia cedo, para aproveitar as atrações fora do horário mais quente do dia.

Lembre-se do seguro viagem

Para não ter dor de cabeça caso algo aconteça, não se esqueça de contratar um seguro viagem antes de ir pra Indonésia.  Recomendamos fazer uma pesquisa pela nossa página de seguros, por lá você consegue comparar preços entre todas as seguradoras confiáveis. E você ainda pode garantir até 10% de desconto usando o nosso código EMALGUMLUGAR5 (5% com o cupom + 5% com pagamento via boleto bancário).

Nossa opinião sobre Ubud

Ubud é o coração de Bali e tem uma energia única. Não é à toa que muita gente vem pra ficar – eu e o Caio pensamos, inclusive, em voltar para uma temporada maior.

O único porém deste grande fluxo de gente é o quão presente vem se tornando esta influência ocidental, principalmente nos negócios. Atualmente poucos moradores locais resistem firmes e fortes à invasão estrangeira. Apesar disso, a tradição de Ubud resiste, sendo ainda mais importante o turismo consciente.

A cultura balinesa sobrevive em cada canang sari depositado nas calçadas – a cestinha de oferendas que aprendemos a não tropeçar e a admirar – e em cada troca verdadeira que nós, viajantes, procuramos ter com os moradores, entendendo e respeitando esta rica cultura milenar.

É um lugar para pessoas criativas e de pessoas que querem se desenvolver espiritualmente mas, mesmo que esta não seja sua praia, ainda é agradável ficar aqui por alguns dias e desfrutar da vista, tranquilidade e diversão das atrações locais. É uma outra Bali cheia de possibilidades.

Na nossa opinião, não dá para vir a Bali e não ficar ao menos algumas poucas  noites em Ubud curtindo uns dias de paz. Mas com tanta coisa para fazer e com um clima tão gostoso, garantimos que você também vai querer ficar mais tempo por aqui!

Curtiu nossas dicas sobre o que fazer em Ubud? Não deixe de conhecer esse lugar incrível durante sua viagem para Bali!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

12 comentários em “O que fazer em Ubud, Bali: guia completo da capital cultural da ilha”

  1. Olá, Adriana, tudo bem? Estou indo p/ Bali agora em março e estou cogitando alugar uma scooter pelo menos p explorar algumas regiões menores da ilha. Vejo que alguns blogs desaconselham fortemente a ideia. Você achou muito perigoso? Nos arredores de Ubud seria uma região mais tranquila? Rola de explorar a região das praias perto de Uluwatu ou alguma região de praias próximas?

    Responder
  2. Dá pra entender muito bem porque Ubud é um dos seus lugares favoritos no sudeste asiático! Eu adoraria passar uns dias aí, aproveitando um pouco a tranquilidade, explorando os museus e campos de arroz… sempre quis ver um desses ao vivo! Aliás, sempre quis ir para Bali… realmente imaginava apenas praia, mas que demais descobri que há muito mais. Linda a caverna do elefante! 😀

    Responder
  3. Oie!
    Adorei o post, mas só tenho um dia e meio em Ubud e não consegui saber oq é mais legal fazer por lá ?
    Pensei em no dia completo ir no ulun danu beratan, o dos elefantes e o campo de arroz tegalagand e no jantar a dança balinesa no café lótus
    No dia pela metade a floresta dos macacos e depois as atrações dentro de Ubud central.
    A logística está boa? Faria algo diferente?
    Ficaremos também 2 dias em gili e mais 2 em Seminyak
    Obrigada!
    Leil

    Responder
    • Leila, espero que a resposta chegue em tempo. Nós não curimos muito Seminyak, muita badalação, praias bonitas mas nada espetacular, eu trocaria ou pro Gili ou por Ubud. Nós não somos muito da balada, beach clubs etc… por isso não nos agradou muito, mas caso curtam, está ótimo o roteiro!

      Responder
    • Olá Rodrigo, amamos mergulhar também! Eu sou instrutor e sempre que posso dou uma parada para mergulhar nos lugares. Conhecemos as Ilhas Gilis e Nusas (Penida e Lembongan) mas não conhecemos Amed. O que tem por lá?

      Responder