Tivemos o privilégio de conhecer lugares incríveis durante a nossa viagem para as Serras Gerais, e ficamos fascinados com tudo o que fazer em Almas, um verdadeiro refúgio para os amantes da natureza.
E se você está planejando uma viagem para o destino, escrevemos esse post com as melhores dicas de Almas, incluindo os principais atrativos e uma sugestão de roteiro para dois dias. Vem ver!
Você também pode gostar: Serras Gerais TO: guia completo com atrações + dicas
Saiba mais sobre Almas
Descoberta por Manoel Ferraz de Araújo no dia 29 de setembro de 1734, Almas começou a ser povoada por milhares de escravos que foram trazidos pelo bandeirante português Bernardo Homem para a extração do ouro.
E assim como Natividade, é uma das cidades mais antigas do Tocantins, fazendo os turistas relembrarem a época do Brasil Colonial com suas construções históricas.
Com escavações nos arredores da cidade e a construção de um templo católico pelos escravos, seu nome vem do padroeiro São Miguel das Almas. Mas o local também é conhecido como a Capital do Ouro.
Hoje, com pouco mais de 7 mil habitantes e uma grande importância histórica, sua principal fonte de economia é a pecuária e a agricultura.
Mas por fazer parte das Serras Gerais, o destino caiu nas graças dos turistas que estão em busca de boas doses de aventura e de conexão com a natureza.
O que fazer em Almas TO: principais atrações
Almas está cheio de lugares especiais para você explorar. Por aqui, você terá o privilégio de conhecer uma cachoeira com borda infinita, uma cidade de pedras e um dos atrativos mais lindos e conhecidos das Serras Gerais: o Cânion Encantado.
Preparados para essa aventura? Então vem com a gente e confira o que fazer em Almas:
- Cânion Encantado
- Cidade de Pedra e Cachoeira dos Pelados
- Arco do Sol
- Vale dos Pássaros: Cachoeira do Urubu Rei e Cachoeira da Cortina
- Cachoeira da Capivara e Cachoeira do Portal
1. Cânion Encantado
Sem dúvidas, o principal ponto turístico de Almas e um dos mais famosos de Serras Gerais.
Localizado a cerca de 70 km de Almas, o Cânion Encantado fica na comunidade de Serra Negra e é composto por dois paredões rochosos imensos, com aproximadamente 80 metros de altura.
Trilheiros do jeito que somos, é claro que encaramos a trilha de 5,2 km ida e volta para conhecer o famoso atrativo. Fizemos todo o trajeto em cerca de 3h.
Durante a trilha, passamos por rio, piscinas naturais e algumas quedas d’água, onde há paradas para banho e contemplação. Até que chegamos ao momento mais esperado do passeio: uma fenda bem estreita no cânion, onde há uma enorme queda d’água.
Não é possível chegar tão perto por conta da força da água, mas o visual é um absurdo de tão lindo.
A trilha é de grau moderado, e na volta você terá que encarar mais de 300 degraus. Ainda assim, o esforço vale muito a pena, pois você ficará literalmente encantado por toda a beleza do lugar.
Durante o passeio você ainda irá passar pela Praia do Elias e pelo Mirante do Cânion.
Para fazer esse tour, é obrigatório o acompanhamento de um guia.
2. Cidade de Pedra e Cachoeira dos Pelados
Situada na mesma propriedade do Cânion Encantado, a Cidade de Pedra é um conjunto de rochas de arenito que mais se parecem com esculturas, que foram esculpidas devido à ação dos ventos e das chuvas durante milhares de anos.
Fazendo parte de uma área com cerca de 15 km², as formações rochosas em meio à vegetação do cerrado também são um ótimo convite para assistir ao pôr do sol.
Para se chegar até lá, é preciso fazer uma trilha de 4,6 km ida e volta. Ela é mais fácil do que a trilha do Cânion Encantado, porém o sol forte pode acabar dificultando o caminho.
Ao final da trilha, após a Cidade de Pedras, você ainda pode tomar um banho bem gostoso nas águas cristalinas e esverdeadas da Cachoeira dos Pelados, que recebeu esse nome devido ao reality show “Largados e Pelados” que já foi filmado no local.
A paisagem da cachoeira é realmente de impressionar, e definitivamente vai te dar um gás na volta da trilha.
3. Arco do Sol
Muito parecido com a Pedra Furada no Jalapão, o Arco do Sol também é uma formação rochosa em tons rosados com uma abertura no meio. E o melhor horário pra visitar é no pôr do sol, que é um verdadeiro espetáculo para ser contemplado.
Além desse registro incrível, você ainda pode admirar toda a paisagem do Cerrado ao fundo e ouvir o canto dos pássaros. Vimos araras canindé e maracanãs verdinhos cruzando esse cenário lindo, mas há a chance de ver urubu-rei também.
4.Vale dos Pássaros: Cachoeira do Urubu Rei e Cachoeira da Cortina
Também na comunidade de Serra Negra, o Vale dos Pássaros abriga duas das cachoeiras mais lindas da cidade de Almas: a Cachoeira do Urubu Rei e a Cachoeira da Cortina, podendo tomar um banho delicioso nas duas.
As duas cachoeiras ficam em propriedade particular, com 3,7 km de trilha a partir da famosa casa do seu Davi.
A trilha segue em um percurso único a maior parte do tempo, e mais pro final há uma bifurcação. Para a direita fica a Cachoeira do Urubu Rei, e para a esquerda fica a Cachoeira da Cortina.
Cachoeira da Cortina
A Cachoeira da Cortina tem uma queda bem alta. Nem preciso dizer que ela tem um visual daqueles, de deixar qualquer um impressionado. Não é à toa que ela é uma das mais bonitas das Serras Gerais.
Já o seu topo parece uma piscina de borda infinita. E para aproveitar toda essa vista, é possível fazer ancoragem nessa piscina.
Aqui, vale esclarecer. Você poderá curtir a Cachoeira da Cortina de duas formas:
- Pela trilha, que parte da casa do Seu Davi e chega à base da cachoeira, onde você pode tomar um belo banho. Essa é a mesma trilha que vai para a Cachoeira do Urubu Rei;
- Pela ancoragem. Para essa atividade, você irá acessar o topo da cachoeira, por outro acesso diferente da trilha. Essa atividade deve ser acompanhada de guia.
Nós fizemos das duas formas, e uma complementa a outra pois são experiências diferentes. Recomendo a ancoragem para quem quiser um pouquinho de aventura. A atividade é segura, mas não vá se tiver medo de altura.
Cachoeira do Urubu Rei
A poucos metros da bifurcação na trilha, encontramos essa cachoeira deliciosa. A queda d’água da Cachoeira do Urubu Rei cai por um enorme paredão. Apesar da força da queda, o poço é raso, mas ainda assim uma delícia para banho.
Você também tem duas opções para aproveitar a Cachoeira do Urubu Rei:
- Pela trilha, a mesma que vai para a Cachoeira da Cortina;
- Pelo rapel. Para essa atividade, você irá acessar o topo da cachoeira, por outro acesso diferente da trilha. Essa atividade deve ser acompanhada de guia.
Nós não fizemos o rapel nessa cachoeira, mas ficamos com muita vontade. Se você fizer, depois volte aqui e nos conte como foi sua experiência!
5. Cachoeira da Capivara e Cachoeira do Portal
Os atrativos mais recentes de Almas, a Cachoeira da Capivara e a Cachoeira do Portal foram abertas para o turismo em 2022, podendo ser visitadas em meio período.
Localizadas na mesma propriedade do Cânion Encantado, possuem uma beleza característica da vegetação de cerrado, com águas perfeitas para se refrescar.
A visita a essas cachoeiras pode ser feita em meio período. Você pode combiná-las com o Cânon Encantado ou com a Cidade de Pedras. O guia é obrigatório.
Mais dicas de viagem para Almas TO
Onde comer: restaurantes em Almas
Não há muitas opções de restaurantes em Almas, mas a comida é boa!
Todos eles oferecem comida caseira, onde se paga um valor fixo para se comer à vontade. Veja o que encontramos:
- Restaurante da Tia Rosa | funciona na propriedade do Cânion Encantado e é uma boa pedida para garantir o almoço entre um passeio e outro.
- Restaurante do Seu Davi e Dona Antônia | além da hospedagem, o casal oferece almoço e jantar, preparados no fogão à lenha. Boa pedida para quando fizer os passeios para as cachoeiras do local. Deve ser agendado com antecedência.
- Restaurante da Tia Magui | tivemos o privilégio de estrear esse restaurante que, além de servir uma comida deliciosa, ainda tem um visual incrível! Fica bem perto do Arco do Sol, então vale muito a pena sair do pôr do sol e vir direto pra cá. Precisa agendar com antecedência.
Devo me hospedar em Almas ou fazer bate e volta de Rio da Conceição?
Nós somos do time que prefere curtir o destino sem muita correria. Nesse caso, recomendamos a estadia em Almas.
Além disso, ao se hospedar em Almas você conseguirá conhecer mais atrativos e dividir sua programação em dois dias, o que é mais recomendado.
Fazer um bate volta de Rio da Conceição tem a vantagem de garantir uma melhor hospedagem (mas ainda assim bem simples). Porém, o roteiro ficará corrido e você vai ter que deixar atrações de fora de roteiro.
Onde ficar em Almas
De uma forma geral, as opções de hospedagem em Serras Gerais são bem simples – e em Almas não é diferente. Não espere grande estrutura ou muito conforto durante sua estadia por aqui, como banho quente ou ar condicionado, por exemplo.
Há duas opções de hospedagem em Almas que irão te oferecer o básico para uma noite de descanso entre um passeio e outro.
A Pousada Cantinho do Paraíso é a que oferece um pouquinho mais de estrutura. Não tem chuveiro elétrico ou ar condicionado, mas os quartos têm ventiladores. Um café da manhã simples estará incluso na diária.
Já o Pousada Ecológica Vale dos Pássaros é a moradia de Seu Davi e Dona Antônia, o casal simpático e famoso da região. Ao se hospedar por aqui, você irá dormir em chalés bem rústicos de madeira, tendo a opção de banheiro compartilhado ou privativo.
Um ponto positivo é que é na mesma propriedade que se encontram dois atrativos de Almas, as Cachoeiras da Cortina e do Urubu-Rei.
Há quem prefira fazer bate volta de Rio da Conceição. Nesse caso, as melhores opções por lá são Cerrado Nativo e Pousada Brandão.
Como chegar em Almas
Para quem sai de Rio da Conceição, são 50 km em asfalto e mais 65 km em estrada de Terra, passando pela TO-476 e pela TO-040.
Agora, se você estiver vindo de outros estados, a melhor maneira é desembarcar na capital Palmas e, de lá, seguir para Almas. Existem duas opções de caminho: passando por Ponte Alta do Tocantins e Pindorama, ou passando por Natividade.
Se você optar por passar por Ponte Alta do Tocantins, município do Jalapão, dá para conhecer alguns atrativos pelo caminho, assim como Pindorama, onde há a Lagoa do Japonês.
Sugestão de roteiro Almas TO: quantos dias ficar
Nossa sugestão é que você separe dois dias cheios para conhecer os atrativos de Almas.
Vale chegar bem cedinho no primeiro dia e ir embora ao final do segundo dia. Segue nossa sugestão de roteiro para 2 dias em Almas:
Roteiro Serras Gerais – Almas | Dia 1
Manhã | Cânion Encantado + almoço na Tia Rosa
Tarde | Cidade de Pedras e Cachoeira dos Pelados + pôr do sol no Arco do Sol + jantar na Tia Magui
Roteiro Serras Gerais – Almas | Dia 2
Manhã | Trilha para Cachoeira do Urubu Rei e Cachoeira da Cortina + almoço no Seu Davi e Dona Antônia
Tarde | Ancoragem na Cachoeira da Cortina ou rapel na Cachoeira do Urubu Rei
Precisa de guia para viajar para Almas?
É obrigatório a presença de um guia para visitar o Cânion Encantado, a Cidade de Pedras e as cachoeiras que ficam na mesma propriedade.
Para fazer o rapel na Cachoeira do Urubu Rei e a ancoragem na Cachoeira da Cortina, também é obrigatório guia.
Para fazer a trilha das Cachoeiras Urubu Rei e Cortina, não é necessário. A visita ao Arco do Sol também pode ser feita por conta própria.
Nossa guia em Almas foi a Milca @milca_bs, que é nativa de Almas e conhece muito bem a região.
Precisa de carro 4×4 para viajar para Almas?
Não é necessário viajar por Almas em um 4×4, mas a sua viagem será muito mais confortável se optar por esse tipo de veículo.
Todo o percurso para os atrativos da região será em estrada de chão. Não há trechos de areia ou partes de pedra muito irregulares ao longo do caminho. Mas prepare-se para andar em velocidade reduzida e ficar com o carro bem sujo!
Se puder, invista no aluguel de um carro 4×4, ou um veículo mais alto pelo menos. Recomendamos dar uma olhada no Rentcars, um site que compara preços entre as melhores locadoras que atendem a região.
Uma viagem para Almas combina com…
Aurora
A região de Aurora é um paraíso de águas azuis cristalinas. Um cenário que é difícil de acreditar, mesmo vendo pessoalmente!
Sua viagem será repleta de banhos refrescantes em nascentes, cachoeiras e balneários formados por rios lindos e de temperatura super agradável. Veja o que fazer em Aurora.
Rio da Conceição
Nem pense em visitar Serras Gerais sem passar por Rio da Conceição. Por aqui, separe uma manhã inteirinha para relaxar e curtir a paisagem da Lagoa da Serra, principal atrativo da região.
Um passeio de boia cross também é imperdível, assim como o canionismo na Travessia das 17 Quedas. Conheça os atrativos de Rio da Conceição.
Natividade
Que tal acrescentar um pouco de história no seu roteiro? Em uma visita à primeira capital do Tocantins você vai aprender sobre a importância do destino, onde já moraram mais de 40 mil escravizados na época de exploração do ouro.
Ainda tem espaço para boa culinária e mais cachoeiras! Saiba mais sobre Natividade.
Jalapão
O destino mais buscado do Tocantins, e por um motivo óbvio: é difícil competir com a beleza desse lugar!
São diversos fervedouros que compõem um visual único, além das famosas dunas para assistir um pôr do sol impecável.
A viagem fica completa com a oportunidade de visitar comunidades locais. Confira o que fazer no Jalapão.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.