Escrito por Adriana
11 de setembro de 2022

Se você quer explorar o melhor de Serras Gerais e está em busca de belos cenários, chega junto pra conferir o que fazer em Rio da Conceição. A cidadezinha cortada pelo Rio Manuel Alves está rodeada de cachoeiras, rios e belas paisagens áridas do cerrado brasileiro. Um prato cheio para quem adora uma aventura! 

Nossa viagem para o destino foi incrível. Foram 2 dias cheios de surpresas com atrativos tão lindos e uma natureza de impressionar.  

Corredeiras do Rio Manuel Alves em Rio da Conceição
Percurso do boia cross, uma das atividades mais legais em Rio da Conceição

E para te ajudar a ter uma experiência tão incrível como a nossa, vamos mostrar aqui os principais passeios em Rio da Conceição e dar dicas essenciais para você planejar sua viagem. Aproveite! 

Saiba mais sobre Rio da Conceição 

Conhecida como Rio das Éguas, os primeiros habitantes de Rio da Conceição foram os índios Xerentes. Anos mais tarde, por volta de 1915, Antônio Pedro de Carvalho, um boiadeiro vindo da Bahia com sua esposa Joana e seus filhos, começaram a aumentar a população da cidade. 

A família ainda foi responsável por instalar a primeira casa comercial e assim contribuir com o desenvolvimento da região, que passou a se chamar Rio da Conceição. 

Rodeada pelas serras e a paisagem árida do cerrado, Rio da Conceição tem uma comunidade bem pequena, algo em torno de 2 mil habitantes, e foi reconhecida como município somente em janeiro de 1993.  

Hoje, recebendo turistas de todos os cantos, a cidade reserva cenários impressionantes e passeios imperdíveis para quem está explorando as Serras Gerais.  

O que fazer em Rio da Conceição TO 

Engana-se quem pensa que os poucos atrativos de Rio da Conceição não são o suficiente para deixar o destino incrível. 

Muito pelo contrário, a cidadezinha dá um show quando o assunto é paisagens naturais e atividades de aventura. Inclusive, é aqui que fica um dos pontos turísticos mais famosos das Serras Gerais, a belíssima Lagoa da Serra. 

Então, se você é desses que não dispensa cenários paradisíacos e uma boa aventura, mostramos o que fazer em Rio da Conceição para você curtir ao máximo esse destino.  

  1. Lagoa da Serra 
  2. Boia Cross 
  3. Travessia das 17 Quedas e Cachoeira do Brejo Limpo 
  4. Farinhada do Preto 
  5. Mirante do Cerrado 
  6. Mais atrativos em Rio da Conceição 
  7. Bate e volta em Almas 
  8. Bate e volta em Dianópolis 

1. Lagoa da Serra 

Já imaginou uma lagoa de águas azuis cristalinas e areia branquinha, como se fosse um pedacinho do Caribe, em meio às Serras Gerais? Conheça então a Lagoa da Serra, um dos principais pontos turísticos de Rio da Conceição. 

Não é exagero nenhum falar que a lagoa parece uma pintura. As serras lá no horizonte têm tamanhos e formatos diferentes, e funcionam como uma moldura pro cenário. 

Mulher sentada em um banco de madeira na beira da Lagoa da Serra em Rio da Conceição
Eu poderia ficar horas admirando a beleza da Lagoa da Serra!

Dá pra passar o dia todinho aqui, relaxando e curtindo o visual. Ainda tem balanço e banco dentro d’água, pra ajudar a tirar aquela foto inesquecível! 

A estrutura no local ainda conta com restaurante, banheiro e área para camping.  

Dica | Para curtir a Lagoa da Serra mais vazia, sugiro que vá cedo, uma vez que a lagoa abre a partir das 8h.  

Importante | O acesso à Lagoa da Serra tem longos trechos em areia. Dependendo da época do ano, o caminho só pode ser acessado com veículo 4×4. 

2. Boia Cross 

Um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro em Rio da Conceição, principalmente se você é desses que não dispensa boas aventuras em meio a cenários impressionantes.  

Homem e mulher fazendo boia cross no Rio Manuel Alves em Rio da Conceição
Curtindo o nosso passeio de Boia Cross

O Boia Cross acontece no Rio Manuel Alves, e todo o percurso tem 4,5 km de descida. Então você terá tempo de sobra para contemplar toda a fauna e flora que margeia o rio.  

Iniciando na Cachoeira do Cavalo Queimado, essa atividade tem classificação de níveis 1 e 2, e crianças a partir de 6 anos já podem fazer.  

A Agência JB realiza o passeio, e disponibiliza todos os equipamentos de segurança.  

3. Travessia das 17 Quedas e Cachoeira do Brejo Limpo 

Um dos passeios em Rio da Conceição que não pode faltar no seu roteiro: a famosa Travessia das 17 Quedas.  

Começando com uma trilha íngreme, a parte que realmente interessa é quando você se depara com uma sequência de “sobe e desce” por um caminho repleto de pedras e um “entra e sai” de poço em poço, que na verdade são 17 deles, por isso o nome do passeio. 

Mulher com colete e capacete dentro de uma corredeira da Trilha 17 travessias
Olha a Dri no “entra e sai” dos poços na Travessia das 17 Quedas

Você vai passar por diversas paisagens, como mini cânions e mini cachoeiras. E vai ter tempo de explorar tudo com calma. 

Embora pareça cansativo, é um passeio bem divertido e muito refrescante. A maior parte do tempo a travessia é molhada, tendo que cruzar alguns poços profundos.  

Eu senti até um pouquinho de frio no final, por isso recomendo fazer esse passeio na parte da manhã. Assim o sol ainda está quente quando você finalizar a travessia. 

A volta da travessia é a mesma, porém acrescenta uma trilha bem tranquila até a Cachoeira do Brejo Limpo, com uma queda de 25 metros de altura e um poço bem rasinho pra você curtir igual criança. É uma delícia! 

Poço rasos e de águas cristalinas da Cachoeira do Brejo Limpo
O poço da Cachoeira do Brejo Limpo é uma delícia para se refrescar

Essa atividade só pode ser feita com guia. Também é necessário usar capacete e colete durante todo o percurso que, como você já percebeu, é espetacular.  

4. Farinhada do Preto 

A Farinhada do Preto se tornou uma tradição em Rio da Conceição, realizada na casa dos queridos Preto e Ednélia. Um casal muito simpático que mora em um lugar simples, porém muito acolhedor.  

Casa simples de roça do senhor Preto, com duas mulheres em uma janela e dois homens em outra janela na Farinhada do Preto
Aquele registro com com os queridos Pretos e Ednélia

Durante a visita, você irá participar da produção artesanal da farinha de mandioca.  

Fomos apresentados a todas as fases do processo. Começamos na plantação do quintal da casa, onde fizemos a colheita. Seguimos para o preparo e finalizamos no forno que torra a farinha. Tudo isso seguido de muita história e uma boa prosa com o casal. 

E a melhor parte: não poderíamos ir embora sem a degustação! Pudemos comer uma tapioca deliciosa, acompanhada por chá e cafezinho quentinhos. 

Mesa com um prato de tapioca e ao fundo a área de produção da Farinhada do Preto
Nosso lanche na Farinhada do Preto, delicioso!

O lugar é daqueles que você chega e não tem vontade de ir embora, sabe? A boa notícia é que eles têm planos de abrir a casa para hospedagem. Quando voltarmos, ficaremos aqui com certeza! 

5. Mirante do Cerrado 

Se você quer ter uma noção da imensidão que é as Serras Gerais, o Mirante do Cerrado te dá a oportunidade de uma vista panorâmica de uma boa parte da região.  

E melhor ainda do que isso, é contemplar todo esse espetáculo da natureza com o pôr do sol ao horizonte, ou durante o amanhecer. 

O mirante está em propriedade privada, então é preciso ir acompanhado de um guia. A partir do estacionamento do atrativo, há uma pequena trilha de 70 metros com degraus de madeira. 

6. Mais atrativos em Rio da Conceição 

Como disse anteriormente, o turismo ainda é recente na região. Muitos atrativos se encontram em propriedades privadas, e a previsão é que novos locais sejam abertos para visita turística à medida que a região se desenvolva. 

Alguns pontos de interesse que não conseguimos visitar (se você for, nos conte o que achou!): 

  • Cachoeira do Cipó Grosso 
  • Paredões do Rio de Areia 

7. Bate e volta em Almas 

Ficando a 68 km de Rio da Conceição, Almas é outro munícipio que faz parte das Serras Gerais e guarda lindas paisagens e passeios impressionantes. 

O Cânion Encantado é o principal atrativo de Almas, e não é para menos: seus paredões têm cerca de 80 metros de altura, e pelo percurso você ainda irá passar por piscinas naturais, quedas d’águas e um rio. Ao final, o encontro dos paredões forma uma fenda bem estreita com uma bela queda d’água.  

Outro atrativo por lá muito interessante de conhecer é a Cidade de Pedra, composta por várias formações rochosas devido à ação do vento e das chuvas. O local ainda rende um refrescante mergulho na Cachoeira dos Pelados, que fica no final da trilha. 


O passeio ainda pode finalizar no Arco do Sol, uma formação rochosa com tons rosados que rende um visual absurdamente lindo para o pôr do sol.  

É possível realizar um bate e volta para Almas saindo de Rio da Conceição. Mas, se puder, recomendo que se hospede em Almas por pelo menos uma noite. Assim você pode conhecer esses atrativos com calma, incluir outras cachoeiras no roteiro e ainda fazer alguma atividade de aventura, como rapel. 

Para mais dicas, confira nosso post sobre o que fazer em Almas – TO

8. Bate e volta em Dianópolis 

Outro destino que fica próximo a Rio da Conceição e que pode ser conhecido em um bate e volta é Dianópolis.  

O destaque aqui é a Fortaleza dos Guardiões, uma grande cidade de pedras com formações rochosas esculpidas pelo tempo. Um pôr do sol imperdível! 

Em Dianópolis, vale também conhecer a Lagoa Bonita, além da Cachoeira das Orquídeas e da Cachoeira da Ré. Nessa última, acontece um fenômeno curioso, que dá nome ao lugar: a cachoeira “engole” suas águas, que retornam e se infiltram pelas pedras. 

Mais dicas de viagem para Rio da Conceição 

Onde ficar em Rio da Conceição 

As hospedagens em Rio da Conceição têm toda a simplicidade de cidadezinha do interior. Ainda assim, elas atendem muito bem todos os turistas que visitam a região, garantindo uma boa estadia e descanso.  

A Pousada e Restaurante Cerrado Nativo tem quartos muito confortáveis e contam com ar condicionado. O clima de paz é um dos pontos altos daqui, e além disso, tem um restaurante com aquela comidinha caseira que todo mundo ama. 

Já a Pousada do Brandão traz acomodações um pouco mais modernas, mas sem perder o charme e o clima de interior. Ficando bem no centrinho de Rio da Conceição, tem algumas opções de lanchonete e pizzaria próximos. O Márcio, dono da pousada, ainda te dá várias dicas dos passeios da região. 

Roteiro Rio da Conceição: quantos dias ficar 

Podemos dizer que o ideal é ficar pelo menos 2 dias cheios para conhecer os pontos turísticos de Rio da Conceição.  

É possível usar o destino como base para um bate e volta em Almas e também em Dianópolis. Nesse caso, acrescente um dia no roteiro para cada um dos lugares. 

Dia 1 | Travessia das 17 quedas e Cachoeira do Brejo Limpo + Farinhada do Preto + Mirante do Cerrado. 
Dia 2 | Lagoa da Serra + Boia cross. 

Precisa de guia para viajar para Rio da Conceição? 

É necessário a presença de um guia para fazer alguns passeios no destino: a Travessia das 17 Quedas, o boia cross e o Mirante do Cerrado. 

Para as demais atrações em Rio da Conceição, a princípio não é obrigatório um guia. Mas posso dizer que será necessário, pois a maioria dos lugares não têm muita sinalização nem localização correta no GPS.  

Nosso guia foi o Joalson @joalson_araujo, que é nativo de Rio da Conceição e conhece tudo da região. Além disso, ele é super gente boa e foi uma ótima companhia durante nossos dias no destino, aprendemos bastante com ele! 

Precisa de carro 4×4 para viajar para Rio da Conceição? 

Não é necessário viajar por Rio da Conceição em um 4×4, mas a sua viagem será muito mais confortável se optar por esse tipo de veículo.  

A exceção fica por conta da Lagoa da Serra, justamente o principal atrativo do local. Boa parte da estrada de acesso é de areia e, dependendo da época do ano, a areia fica muito fofa ou com muito buraco. Nesse caso, somente com um carro 4×4.  

O percurso para os demais atrativos da região será em estrada de chão. Não há mais trechos de areia ou partes de pedra muito irregulares ao longo do caminho. Mas prepare-se para andar em velocidade reduzida e ficar com o carro bem sujo! 

Se puder, invista no aluguel de um carro 4×4, ou um veículo mais alto pelo menos. Recomendamos dar uma olhada no Rentcars, um site que compara preços entre as melhores locadoras que atendem a região. 

Uma viagem para Rio da Conceição combina com… 

Almas 

Conhecida como capital do ouro, o que chama mesmo atenção em Almas são seus atrativos naturais. Além de uma trilha pelo icônico Cânion Encantado, você poderá se refrescar em cachoeiras incríveis.  

E que tal uma dose de adrenalina? Escolha entre rapel ou ancoragem e divirta-se! Veja nossas dicas de Almas

Aurora 

A região de Aurora é um paraíso de águas azuis cristalinas. Um cenário que é difícil de acreditar, mesmo vendo pessoalmente!  

Sua viagem será repleta de banhos refrescantes em nascentes, cachoeiras e balneários formados por rios lindos e de temperatura super agradável. Veja o que fazer em Aurora

Natividade 

Que tal acrescentar um pouco de história no seu roteiro? Em uma visita à primeira capital do Tocantins você vai aprender sobre a importância do destino, onde já moraram mais de 40 mil escravizados na época de exploração do ouro.  

Ainda tem espaço para boa culinária e mais cachoeiras! Saiba mais sobre Natividade

Jalapão 

O destino mais buscado do Tocantins, e por um motivo óbvio: é difícil competir com a beleza desse lugar!  

São diversos fervedouros que compõem um visual único, além das famosas dunas para assistir um pôr do sol impecável.  

A viagem fica completa com a oportunidade de visitar comunidades locais. Confira o que fazer no Jalapão

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário