Escrito por Adriana
17 de novembro de 2022

Se você está em busca de lugares paradisíacos, onde a natureza se faz presente em todos os cantos, saiba que há muito o que fazer em Aurora do Tocantins

Confesso que eu não imaginava que havia tantos atrativos por lá, e foi um dos lugares mais incríveis que conhecemos durante a nossa viagem para a região das Serras Gerais. 

Prainha do Balneário Douradas em Aurora cercado pela natureza, visto de cima.
O Balneário Douradas é uma dos atrativos incríveis de Aurora

É impossível colocar em palavras a beleza de suas paisagens naturais, rios e poços de águas azuis cristalinas, e só indo até lá para você ter ideia do tamanho da perfeição desse lugar.  

Por isso, reunimos todos os pontos turísticos de Aurora do Tocantins e dicas de viagem para você, assim como nós, viver dias inesquecíveis! 

Saiba mais sobre Aurora do Tocantins

Com pouco menos de 4 mil habitantes, Aurora do Tocantins é o lugar perfeito para relaxar e conhecer cantinhos que vão te deixar completamente apaixonado.  

Uma curiosidade é o seu nome, pois graças à sua geografia, o sol nasce mais tarde por aqui. E claro, não deixa de ser um espetáculo. 

Localizada na região das Serras Gerais, a maior cadeia de serras do Brasil, Aurora do Tocantins é um lugar ainda pouco explorado, e muitos atrativos ainda estão fechados para o público, uma vez que a grande maioria fica em propriedades privadas. 

Natureza e ao fundo chapadas das Serras Gerais
As Serras Gerais

No entanto, os atrativos mais conhecidos estão localizados no município de Lavandeira, vizinho de Aurora, ficando a aproximadamente 16 km.  

Vale ressaltar também que, pelo fato de Lavandeira ser muito pequena e não ter nenhum tipo de infraestrutura turística, Aurora se torna o lugar ideal para se hospedar e o principal ponto de partida para os pontos turísticos. 

O que fazer em Aurora do Tocantins: principais atrações 

Lar de paisagens deslumbrantes e atrativos de deixar qualquer turista hipnotizado, Aurora vai conquistar facilmente o seu coração de viajante. 

Famosa por suas águas cristalinas e rios em tons de azul, por aqui você ainda terá a oportunidade de conhecer um deserto de dunas e rochas, cavernas e muita cachoeira maravilhosa. 

E para aproveitar tudo isso da melhor forma, separamos os principais pontos turísticos de Aurora e Lavandeira: 

  1. Poços e rios 
  2. Balneários 
  3. Cachoeiras 
  4. Dunas e Cidade dos Totens 
  5. Grutas 

1. Poços e rios em Aurora 

Os poços e rios de águas azuis e esverdeadas de Aurora e Lavandeira são os atrativos que mais surpreendem os turistas. 

E não é para menos, pois a tonalidade de suas águas parece até de mentira, e ainda formam contrastes incríveis junto com o verde da natureza e das Serras Gerais. Veja as nossas sugestões: 

Rio Azuis 

De longe, o Rio Azuis é um dos pontos turísticos de Aurora mais conhecidos e desejados pelos viajantes. 

Com apenas 147 metros de extensão, ele é o menor rio de toda a América Latina e o terceiro menor do mundo. Mas apesar do rio ser pequeno, sua beleza é enorme. E preciso dizer que, se não fosse a intervençao do homem, o cenário seria simplesmente perfeito.  

Escadaria que dá acesso para o Rio Azuis em Aurora
O Rio Azuis foi um dos lugares mais lindos que visitamos em Aurora

A estrutura de bares e restaurantes quebra um pouco o visual. Ainda tem uma estrutura de concreto que mais parece uma arquibancada, desnecessária. Mas ainda assim, o rio é lindo! 

Isso sem falar de sua temperatura, que fica na casa dos 25 e 27 graus. Te garanto que o banho é irresistível, e você não irá pensar duas vezes em se jogar e ficar ali dentro o máximo de tempo possível. 

Uma dica muito importante é: vá bem cedo, e preferencialmente durante a semana. Por ser o ponto turístico de Aurora mais visitado, o Rio Azuis fica muito cheio, principalmente aos finais de semana. 

A entrada é paga. 

Poço Paraíso e Curva dos Desejos 

Não poderia existir um nome melhor, pois o lugar parece um paraíso mesmo, desenhado à mão e preservando até os pequenos detalhes.  

Com águas azuis esverdeadas e super transparentes, o Poço Paraíso ainda recebe os buritis em suas margens que deixam o lugar ainda mais incrível.  

Vista de cima das águas cristalinas do Poço Paraíso em Aurora com uma mulher boiando
A água do Poço Paraíso é uma delícia!

Todo o visual é um convite irrecusável para se acabar em suas águas deliciosas e ter um contato único com a natureza. Nós tivemos a sorte de encontrar o local vazio, e dividimos espaço apenas com algumas vaquinhas que estavam se refrescando por ali. 

O lugar é bem aroborizado, o que rende uma sombrinha deliciosa pra relaxar. Mas se quiser pegar um solzinho, é só sentar na areia ou em um dos bancos que tem por lá. 

Aproveite também para conhecer a Curva dos Desejos, que fica a pouco mais de 70 metros. É outro ponto delicioso para banho. 

Mulher sentada em uma madeira às margens da Curva dos Desejos em Aurora
A Curva dos Desejos foi uma surpresa durante a nossa viagem

Para se chegar até aqui, é necessário dirigir 26 km de estrada de terra, e o carro já estaciona nas areias do poço, a 70 metros da água. Ou seja, em pouquíssimos passos você já entra na água! 

Poço Azul e Morro da Rainha 

O Poço Azul foi o primeiro atrativo que conhecemos em Aurora, e não poderíamos ter começado melhor.  

Para chegar até ele, é preciso encarar uma caminhada de 3,5 km. O percurso é plano e tinha tudo pra ser bem tranquilo, se não fosse o sol quente do Tocantins sobre nossas cabeças. Mas não desanime, leve uma água geladinha e vá sem medo, pois a recompensa é grande! 

Água azul turquesa cristalina do Poço Azul em Aurora
A cor inacreditável do Poço Azul

Localizado em uma curva, você vai ficar de boca aberta ao avistar o poço. Ele tem uma coloração surreal de azul turquesa, coisa mais linda!  

E pra completar, a água ainda é potável. Então você pode se refrescar tomando um banho e já enchendo a garrafinha pro trajeto de volta! 

Ah, e logo no começo da trilha, você pode curtir o visual do Morro da Rainha. Lembrando uma coroa, o morro é um enorme paredão rochoso em meio à vegetação árida da região. Um belo cenário. 

2. Balneários em Aurora 

Com cenários surpreendentes e de tirar o fôlego, são alguns dos pontos turísticos mais famosos em Aurora, e por isso você não pode deixar de acrescentar algum deles no seu roteiro. 

Praia do Pequizeiro 

Com areia branquinha, águas cristalinas e muito verde ao redor, a Praia do Pequizeiro é praticamente um oásis. 

O poço é bem raso, então você pode ficar de molho nele até se cansar. Mas se preferir, há umas partes mais fundas que dá pra nadar um pouco. 

Vista de cima da Praia do Pequizeiro cercada por vegetação
Praia do Pequizeiro vista de cima

A areia também é ótima para esticar a canga e ficar ali relaxando enquanto curte a tranquilidade do lugar. 

E falando em tranquilidade, vale dizer que o lugar é bem procurado aos fins de semana e durante a alta temporada. O horário de almoço costuma ser mais concorrido, então nós preferimos visitar bem cedinho pra evitar o lugar cheio. Deu certo! 

Durante a semana, a porteira da fazenda onde se encontra a praia fica fechada, sendo necessário contratar um guia. Há também uma taxa para entrar no local. 

Praia do Puçá e Prainha do Segredo 

Localizada no mesmo rio do Poço Paraíso e da Praia do Pequizeiro, a Praia do Puçá se diferencia por oferecer uma ótima estrutura para você curtir um dia inteirinho.  

Com um cenário perfeito, por sinal, a praia conta com restaurante, banheiro e redes para você curtir o visual da melhor forma.  

E por ter toda essa estrutura, o local também costuma ficar bem cheio, principalmente na hora do almoço. Por isso já sabe: se der, chegue bem cedinho! 

E a apenas 200 metros, você chega até a Prainha do Segredo, outro lugar incrível para você conhecer. 

Não é necessário o acompanhamento de um guia. 

Balneário Municipal Douradas 

Banhado pelas águas do Rio Palma, o Balneário Municipal Douradas tem uma prainha lindíssima de areia branca e água em tons esverdeados. 

A água é mais gelada, mas se o dia estiver com um sol daqueles, é uma ótima pedida para se refrescar. 


Vista de cima da prainha do Balneário Douradas
O belíssimo Balneário Douradas

Só tenha cuidado, pois há uma área mais funda e com bastante correnteza. Mas a dica é relaxar na parte esquerda, onde o rio é mais raso e bem tranquilo. 

O local tem uma boa infraestrutura, e conta com banheiros, ducha, restaurante e quiosques, além de churrasqueiras de uso comum e quadra de vôlei e futebol. Por essa razão, ele também pode ficar bem cheio. 

Escorrega do Betim

Carregando o nome do dono da propriedade onde está inserido, o Escorrega do Betim tem vários poços de águas cristalinas para você se deliciar, além de locais mais profundos para quem gosta de nadar. 

Mas, o principal atrativo é o escorregador natural, que é uma pedra bem lisinha que garante a diversão de quem visita o lugar.  

Não deixe também de fazer um registro em um dos locais decorados, como o balanço cheio de girassóis.  

E se quiser manter o almoço em dia, a Dona Lucia, esposa do seu Betim, prepara uma comidinha caseira sensacional diretamente do fogão à lenha. O preço é justo.  

Não é preciso de um guia para visitar o local, e ele fica a cerca de 9 km do centrinho de Aurora. Depois é só fazer uma curta trilha de 300 metros, que é bem tranquila. 

3. Cachoeiras em Aurora do Tocantins 

São várias quedas d’água para você admirar e poços deliciosos de águas cristalinas para você se refrescar do calor do Tocantins. Além, é claro, de passar por trilhas incríveis que proporcionam paisagens deslumbrantes! 

Cachoeira do Sombra 

Com uma queda de aproximadamente 8 metros de altura, a Cachoeira do Sombra é outra lindeza em Aurora, com suas águas cristalinas e poço fundo, apesar de pequeno. 

Poço de águas cristalinas e queda d'água da Cachoeira do Sombra em Aurora com uma mulher sentada em uma pedra em frente à queda
Não deixe de tomar um banho na Cachoeira do Sombra.

Em épocas de chuva, ele pode chegar entre 3 a 4 metros de profundidade. Algo bem legal nessa cachoeira é a formação conhecida como sofá de pedra, bem de frente pra queda, onde dá pra se sentar e curtir uma massagem natural. 

Ficando em uma propriedade privada, é necessário estar acompanhado de um guia. Há uma trilha de 200 metros do estacionamento até a cachoeira.  

Cachoeira do Bartolomeu 

Ficando a cerca de 15 km de estrada de terra partir do Balneário Douradas, você encontra a Cachoeira do Bartolomeu, com duas quedas d’água em meio à paisagem árida do cerrado.  

Um homem e uma mulher no topo da queda d'água da Cachoeira do Bartolomeu
Topo da queda d’água da Cachoeira do Bartolomeu

Apesar do poço pequeno, a cachoeira é muito charmosa e suas quedas são ótimas para uma hidromassagem natural. Só tenha uma atenção redobrada, pois pelo meio do poço há algumas pedras pontiagudas.  

Mesmo ficando em propriedade privada, na Fazenda Boa Vista, a entrada na cachoeira é gratuita, e está situada no município de Lavandeira, vizinho de Aurora. 

Cachoeira da Hidromassagem 

Ao chegar na Cachoeira da Hidromassagem, não fica difícil de entender o porquê do nome. 

Vista de cima da Cachoeira da Hidromassagem cercada por vegetação em Aurora
Vista da Cachoeira da Hidromassagem

Suas quedas d’águas, passando por enormes pedras, dão uma massagem maravilhosa, e você vai sair de lá renovado!   

Banhos de Bacupari 

Depois de conferir tantas atrações em Aurora, já ficou claro que uma das principais características do destino são suas águas cristalinas.  

E em Bacupari, um complexo que reúne 3 cachoeiras, não seria diferente. Há ainda um mirante que garante um pôr do sol incrível. 

No complexo, conhecido como Banhos de Bacupari, estão as seguintes quedas d’água: 

  • Cachoeira do Angico 
  • Cachoeira das Andorinhas 
  • Cachoeira do Regado 

O complexo está localizado nas terras da Dona Ernestina e do Seu José Máximo, que prepara um almoço com aquela comidinha caseira do Tocantins que é sensacional. 

A trilha tem 3km (ida e volta), e é obrigatório ir com guia. 

4. Dunas e Cidade dos Totens 

Com um cenário lindíssimo, a Cidade dos Totens parece um deserto de dunas que surgiu a partir dos paredões rochosos de arenito, que são desfragmentados e esculpidos pela ação do vento e da chuva ao longo de milhares de anos. 

A paisagem é de impressionar, e o lugar recebeu esse nome devido às formações de vários totens. Para ajudar a compor a paisagem, as Serras Gerais ao fundo te acompanham durante a trilha de 11 km ida e volta, que leva cerca de 2h30. 

Ideal para quem curte e está acostumado com trekking, a trilha tem um nível de moderado a difícil, pois é feita debaixo do sol e sem acesso a água. Por isso, não deixe de levar uma boa quantidade de água para se hidratar durante o percurso. 

5. Grutas em Aurora 

O turismo em Aurora não se resume a apenas rios e cachoeiras. 

Com mais de 200 cavernas catalogadas, Aurora também é um destino perfeito para quem gosta de se aventurar nos lugares “escondidos” da terra. 

Durante a nossa viagem, não conseguimos acrescentar nenhuma gruta em nosso roteiro, mas deixamos aqui as mais conhecidas: 

  • Gruta do Sabiá 
  • Gruta do Melado 
  • Gruta do Moura 

E se você e fã de grutas, precisa conferir nosso post sobre o que fazer em Terra Ronca, um destino no estado de Goiás que é surpreendente! 

Mais dicas de viagem para Aurora 

Onde ficar em Aurora 

Aurora do Tocantins, assim como as demais cidades das Serras Gerais, é um lugar onde a simplicidade se faz presente, seja nas hospedagens e também na alimentação. 

Por isso, o destino é para aqueles que não se importam em dormir em pousadinhas rústicas, bem do interior mesmo, e apreciar uma comida caseira. Esqueça luxo, viu? Isso não existe por aqui! 

A Pousada Aurora Esplendor é uma das mais conhecidas na região, oferecendo bons quartos e café da manhã. E se você quer ter um contato ainda maior com a natureza, há a opção de camping. 

Já a Pousada São José também funciona como camping. Os quartos são equipados com frigobar, TV e camas confortáveis. A propriedade ainda fica bem pertinho de rios com águas cristalinas. 

Por último, a Pousada Nascer do Sol tem quartos bem confortáveis e com ar-condicionado. O ambiente é super agradável e tem um café da manhã delicioso. 

Como chegar em Aurora 

A partir de Palmas 

Saindo da capital Palmas, são aproximadamente 500 km, seguindo pela BR-010 e pela TO-050, onde você irá passar por Campos Belos e Barreirão, cidades de Goiás, pela GO-118. Depois, você sobe pela TO-110 até Aurora. São aproximadamente 6h30 de viagem.  

Outra opção é seguir pela TO-030, passando por Taquaruçu e seguindo pela TO-130, passando por Ponte Alta do Tocantins, que pertence ao Jalapão, e por Pindorama, onde há a Lagoa do Japonês. 

Esse trajeto também passa por Almas e Dianópolis, outras duas cidades que fazem parte das Serras Gerais. Por último, pegue a TO-110 até Aurora do Tocantins. São 504 km, em uma viagem que leva cerca de 7h30. 

A partir de Brasília 

A capital federal fica mais próxima de Aurora, cerca de 470 km em uma viagem de 6h.  

A maior parte do percurso é feito pela BR-010, passando por Alto Paraíso de Goiás, uma das cidades que é porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros.  

Continue pela BR-010 até a cidade de Teresina de Goiás, seguindo pela GO-118 até Barreirão. Na divisa com o Tocantins, pegue a TO-110 até Aurora. 

A estrada é boa, toda asfaltada, sinalizada e ainda há paradas se quiser fazer um lanchinho. 

Roteiro Aurora do Tocantins: quantos dias ficar 

Se o tempo estiver curto, recomendo no mínimo 2 dias para conhecer os principais atrativos, como o Poço Azul, o Rio Azuis e alguma cachoeira. 

Uma mulher e um cachorro caminhando na trilha do Poço Azul e Morro da Rainha
Passando pelo Morro da Rainha para chegar ao Poço Azul

Mas o ideal seriam 4 dias, em que é possível explorar ainda mais vários cantinhos desse paraíso no Tocantins. Veja nossa sugestão de roteiro em Aurora dia-a-dia: 

Dia 1 | Poço Azul + Praia do Pequizeiro + Cachoeira do Sombra  
Dia 2 | Rio Azuis + Poço do Paraíso + uma opção de cachoeira 
Dia 3 | Cidade dos Totens + Escorrega do Betim 
Dia 4 | Uma opção de caverna + Balneário Douradas 

Precisa de guia para viajar para Aurora? 

Para visitar as cachoeiras e poços em Aurora, é obrigatório um guia.  

A maioria desses atrativos fica em propriedade privada e o acesso só é permitido se acompanhado de guia. Alguns lugares inclusive ficam com as porteiras trancadas, e somente o guia tem a chave para abri-las. 

Para visitar as grutas e a Cidade dos Totens, também é preciso guia devido à dificuldade de acesso. 


Já para conhecer os balneários e o Rio Azuis, não é obrigatório.  

Nosso guia foi o Wagner, que é nativo de Aurora e conhece tudo da região. Além disso, ele é super gente boa e foi uma ótima companhia durante nossos dias no destino, aprendemos bastante com ele! 

O guia que nos acompanhou em Aurora foi o Wagner @wagneraurora730 que tem muita experiência com turismo e conhece tudo da região. Aprendemos muito sobre Serras Gerais com ele! 

Precisa de carro 4×4 para viajar para Aurora? 

Não é necessário viajar por Aurora em um 4×4, mas a sua viagem será muito mais confortável se optar por esse tipo de veículo.  

O percurso para os atrativos da região será em estrada de chão. Não há trechos de areia ou partes de pedra muito irregulares ao longo do caminho. Mas prepare-se para andar em velocidade reduzida e ficar com o carro bem sujo! 

Se puder, invista no aluguel de um carro 4×4, ou um veículo mais alto pelo menos. Recomendamos dar uma olhada no Rentcars, um site que compara preços entre as melhores locadoras que atendem a região. 

Uma viagem para Aurora combina com… 

Rio da Conceição 

Nem pense em visitar Serras Gerais sem passar por Rio da Conceição. Por aqui, separe uma manhã inteirinha para relaxar e curtir a paisagem da Lagoa da Serra, principal atrativo da região.  

Um passeio de boia cross também é imperdível, assim como o canionismo na Travessia das 17 Quedas. Conheça os atrativos de Rio da Conceição

Natividade 

Que tal acrescentar um pouco de história no seu roteiro? Em uma visita à primeira capital do Tocantins você vai aprender sobre a importância do destino, onde já moraram mais de 40 mil escravizados na época de exploração do ouro.  

Ainda tem espaço para boa culinária e mais cachoeiras! Saiba mais sobre Natividade

Almas 

Conhecida como capital do ouro, o que chama mesmo atenção em Almas são seus atrativos naturais. Além de uma trilha pelo icônico Cânion Encantado, você poderá se refrescar em cachoeiras incríveis.  

E que tal uma dose de adrenalina? Escolha entre rapel ou ancoragem e divirta-se! Veja nossas dicas de Almas

Jalapão 

O destino mais buscado do Tocantins, e por um motivo óbvio: é difícil competir com a beleza desse lugar!  

São diversos fervedouros que compõem um visual único, além das famosas dunas para assistir um pôr do sol impecável.  

A viagem fica completa com a oportunidade de visitar comunidades locais. Confira o que fazer no Jalapão

Terra Ronca (GO) 

Se as grutas em Aurora te chamaram atenção, experimente então se aventurar pelo Parque Estadual de Terra Ronca, um dos maiores complexos de cavernas e grutas da América do Sul. 

Com mais de 270 cavernas catalogadas, o parque fica no estado de Goiás e reúne as maiores grutas e cavernas do país, proporcionando uma viagem repleta de aventura e cenários de encher os olhos! 

Nós estivemos por lá e ficamos impressionados com as belezas “escondidas” da natureza. E aqui no nosso post você pode conferir tudo o que fazer em Terra Ronca

Preparado(a) para curtir tudo o que fazer em Aurora? 

Somos suspeitos para falar, pois nos apaixonamos por cada cantinho desse lugar tão incrível! 

Seus rios e poços de águas cristalinas superaram todas as nossas expectativas, assim como as cachoeiras, seu deserto de dunas, formações rochosas e grutas.  

O destino reúne atrativos para todos os gostos e eu tenho certeza que você irá se surpreender! 

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário

6 comentários em “O que fazer em Aurora do Tocantins: passeios imperdíveis”

    • Que legal que as dicas foram úteis para você! A região das Serras Gerais e Jalapão é incrível, com certeza você vai se encantar. Aproveite muito a viagem e não deixe de compartilhar suas experiências depois! Boa viagem! 😄🌿🚗

      Responder
    • Claro! Você pode perguntar diretamente para a agência de turismo local Siriema Ecoturismo, foram eles que nos guiaram pelas Serras Gerais. Geralmente, os preços variam de acordo com o tipo de passeio e a duração do serviço. Espero que aproveite sua viagem!

      Responder