Escrito por Adriana
24 de outubro de 2018
Encontre o melhor seguro viagem aqui!
Encontre o melhor seguro viagem aqui!

Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.

Próximo
Voltar
MELHOR PREÇO GARANTIDO FAÇA SUA COTAÇÃO AGORA.

Foram mais de 2 meses viajando pelo Peru até formar nossa opinião: Arequipa é a cidade mais bonita do país – e nós mostramos tudo o que fazer em Arequipa nesse post.

Um clima bem gostoso, um centro histórico lindo com arquitetura colonial muito bem preservada e três vulcões imponentes ao seu redor: são apenas alguns motivos para colocar Arequipa no seu roteiro. Vem conferir!

Veja também: 15 curiosidades do Peru.

Um pouco sobre Arequipa

Apesar de Arequipa ser a segunda maior cidade do país, o ritmo aqui é bem diferente do caos de Lima.

Em Arequipa você pode passear com tranquilidade pelo centro histórico e descobrir o porquê do seu título de “cidade branca do Peru”: muitas construções são feitas de sillar, uma pedra vulcânica de cor branca que dão um toque único ao lugar. Esse é mais um destino do Peru com título da UNESCO.

Sua localização também é estratégica: Arequipa fica próxima a Cusco, também está na rota de quem cruza a fronteira do Chile e ainda é ponto de partida para o imperdível Vale do Colca.

Escolha entre tomar um helado de queso (sorvete de queijo super tradicional de Arequipa), ver construções históricas, avistar condores ou se aventurar em um trekking: confira aqui tudo o que fazer em Arequipa.

O que fazer em Arequipa - Panorâmica
Panorâmica do Mirador de Carmem Alto

Como chegar em Arequipa no Peru

Você poderá voar para Arequipa, já que a cidade tem um aeroporto. As principais cias aéreas que voam para Arequipa são LATAM, Avianca, Peruvian Airlines e LC Peru.

Para quem vai de ônibus, as companhias Cruz del Sur, Oltursa e Peru Bus atendem o destino. Você pode comprar a passagem online ou na própria rodoviária da sua cidade de origem.

A distância de Cusco para Arequipa é de 509km. Quem vai de Lima para Arequipa percorre 1013km, e saindo de Puno são 294 km.

Chegando em Arequipa, a estação de ônibus fica fora do centro da cidade. Um taxi para a região central deverá custar cerca de 16 soles.

Dica | Nem todo mundo sabe, mas é possível seguir viagem do Vale do Colca direto para Puno de ônibus, sem ter que retornar a Arequipa. Fica a dica se sua viagem por Arequipa incluir uma visita ao Vale do Colca e depois seguir para Puno.

Onde ficar em Arequipa

Antes de mostrarmos o que fazer em Arequipa, vamos às dicas de onde se hospedar na cidade. A maioria das atrações estão no centro histórico, próximo à Plaza de Armas.

O ideal é buscar uma acomodação no centro, facilitando sua locomoção e te permitindo fazer quase tudo à pé. Algumas recomendações:

Las Torres de Ugarte  – $$ | Um terraço com vista para os vulcões bem no centro de Arequipa, pertinho do Monasterio de Santa Catalina. Um bom preço para o conforto que oferece, e ainda tem café da manhã (buffet) incluído).

Le Foyer Arequipa – $ | A apenas 5 minutos a pé da Plaza de Armas, esse hotel tem um clima tão tranquilo que nem parece estar em pleno centro de Arequipa. Quarto espaçoso e uma vista maravilhosa do terraço. Com um bom café da manhã.

Dreams Hotel Boutique – $$ | Um pouquinho mais afastado da zona turística, esse hotel boutique cheio de charme fica no bairro Vallecito, que é próximo ao centro. Em poucos quarteirões encontramos comércio e restaurantes. Uma decoração agradável, quartos confortáveis e um café da manhã gostoso.

O que fazer em Arequipa no Peru

Plaza de Armas

Como em qualquer cidade peruana, em Arequipa não poderia faltar uma Plaza de Armas. Só que a daqui é simplesmente uma das mais lindas que vimos em todo o país!

O cenário é formado por igrejas imponentes, construções coloniais impecáveis e palmeiras. É só escolher um dos cafés ou restaurantes na praça e observar o movimento.

Catedral de Arequipa

Um dos maiores destaques da Plaza de Armas é a Catedral de Arequipa, a maior e mais importante da cidade.

Essa obra do século XVII ocupa toda a fachada norte da praça. A igreja é feita de sillar e é um dos monumentos religiosos mais antigos de Arequipa, já tendo resistido a um incêndio e a um terremoto. Ela está aberta das 7h às 10h e das 17h às 19h.

Iglesia de La Compañía

Do outro lado da praça está a Iglesia de La Compañía que, embora mais modesta que a Catedral, é também interessante. Sua fachada é muito bonita e ela é considerada a melhor criação do estilo “mestiço arequipenho”.

O que fazer em Arequipa - Igreja Cia
Os detalhes da fachada da Iglesia de La Compañía

Museo Santuarios Andinos de la Universidad de Santa María

Esse é o museu mais importante de Arequipa. O grande destaque aqui é a “Juanita”, o corpo de uma garota inca de 12 anos que foi oferecida como sacrifício aos deuses por volta de 1450.

O corpo está em ótimo estado de preservação pois ficou por muito tempo escondido em um glacial, sendo descoberto apenas quando esse derreteu.

O corpo de Juanita fica exposto no museu de maio a dezembro. O museu está aberto das 9h às 18h e a entrada custa 20 soles. Não é permitido fotografias lá dentro.

Monasterio de Santa Catalina

Ao planejar o que fazer em Arequipa, considere uma visita a esse mosteiro, uma das obras mais lindas que vimos no estilo colonial.

O mosteiro é enorme, cheio de capelas, quartos e cômodos que vão te levar em uma viagem no tempo.

De 1580 a 1970 o mosteiro era completamente fechado, recebendo apenas as jovens garotas que vinham de famílias da alta sociedade – e passavam o resto de suas vidas ali.

Aberto de 9h às 17h (terças e quartas das 8h às 19h30). A entrada custa 40 soles.

O que fazer em Arequipa - Monastério
Entrada do Monasterio de Santa Catalina

Yanahuara

Faça uma caminhada agradável saindo do mosteiro, passando pelo Rio Chili até chegar no Mirador de Yanahuara.

Apreciar a vista do mirante é item indispensável da sua lista com o que fazer em Arequipa, mas caminhar pelas ruas do bairro Yanahuara já é uma boa pedida.

Chegando no mirante, aproveite para tirar algumas fotos embaixo dos arcos, com a cidade e os vulcões ao fundo.

Nós fomos lá de manhã, mas dizem que o lugar fica ainda mais bonito no fim da tarde, quando você poderá curtir um belo por do sol.

O que fazer em Arequipa - Arcos
Os arcos servem de moldura para a paisagem da cidade

Mirador de Carmem Alto

Um pouco mais distante e ainda mais bonito, o Mirador de Carmem Alto oferece uma vista imbatível para os vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, que circundam a cidade de Arequipa.

O que fazer em Arequipa - Vulcões
Os vulcões que decoram o horizonte da cidade

Mercado San Camilo

Quando a gente procura o que fazer em uma cidade, uma das primeiras coisas que buscamos é um Mercado local. E o Mercado San Camilo nos surpreendeu: acredito que esse é o mercado mais organizado que já visitamos!

Claro que aquele aspecto bagunçado de mercado está presente, mas o Mercado San Camilo tem suas seções muito bem definidas. Perca-se entre azeitonas, lhamas secas e folhas de coca – e garanta seu suco fresquinho no final do passeio.

Vale do Colca

Agora que já mostramos o que fazer em Arequipa, vamos falar de um passeio imperdível para se fazer fora da cidade: conhecer o Vale do Colca. Existem tours para o Vale do Colca com 2 dias de duração, saindo de Arequipa e passando uma noite no Vale do Colca.

Em uma visita a essa linda região você poderá visitar vilarejos (e dormir em um deles), apreciar as terrazas no vale e se encantar com o enorme Cânion do Colca. Ah, ainda tem a atração principal que é visitar o Mirador Cruz del Condor, onde todas as manhãs essas aves gigantes dão o ar da graça.

O que fazer em Arequipa - Canyon do Colca
Um dos vários mirantes do Canyon do Colca

Se você curte aventura e tem tempo/ disposição para trilhas, poderá fazer um hiking no Cânion do Colca, que tem o dobro da profundidade do famoso Grand Canyon nos EUA.

Quanto tempo ficar em Arequipa

Agora que você já conferiu tudo o que fazer em Arequipa, hora de planejar quanto tempo ficar.

Nós sugerimos dois dias para visitar as principais atrações de Arequipa. É possível fazer em um dia cheio, mas fica corrido. Se você pretende conhecer o Vale do Colca (o que recomendamos), adicione mais 2 dias ao seu roteiro.

Altitude de Arequipa

Arequipa está a 2.350m acima do nível do mar. Não é um dos destinos mais altos do Peru (em Cusco e Puno chegamos aos quase 4.000m), mas a altitude a altitude de Arequipa pode ser um problema e causar mal estar para quem não está acostumado.

Nós só nos sentimos mal acima dos 3.500m, mas de qualquer forma é bom saber como evitar e/ou amenizar o temido “mal de altitude”. Confira nosso post com dicas para combater o soroche.


E o principal: não esqueça o seguro viagem. Nós precisamos de atendimento médico na nossa viagem pela América do Sul e o seguro nos salvou de uma facada no orçamento.

Sugerimos fazer uma busca pela Segurospromo, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Aproveite para usar nosso código EMALGUMLUGAR5 e ganhar 5% de desconto!

Combine sua viagem para Arequipa com:

Vale do Colca | Um dos grandes motivos de se visitar Arequipa é por ela ser ponto de partida para o Vale do Colca. Não perca a chance de se encantar com a beleza de seu cânion e com o voo do condor, que pode ser apreciado de um lindo mirante.

Cusco | O berço da civilização inca é um dos destinos mais imperdíveis do Peru. Encare os 3.400 metros de altitude e se perca pelo centro histórico de Cusco, que tem uma mistura interessante das culturas inca e espanhola.

Puno | A grande atração por aqui é o enorme e lindo Lago Titicaca, de onde podemos visitar as famosas Ilhas Flutuantes. Aproveite sua viagem para Puno e se encante com a riquíssima cultura dos povos andinos.

Curtiu nossas dicas sobre o que fazer em Arequipa? Tem alguma sugestão para acrescentar no roteiro? Conta pra gente!

Escrito por Adriana
Jornalista e blogueira em tempo integral há mais de 10 anos. Já visitou mais de 40 países e ama um roteiro bem completo e equilibrado, com direito a clichês e espaço para novas descobertas. Por aqui compartilha suas experiências de viagem e traz as melhores dicas para que você também se apaixone pelo seu próximo destino.
Esse post pode conter link de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso.
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Posts que escolhemos para você

Deixe o seu comentário