Faça sua cotação e confira os melhores preços de seguro para a sua viagem.
Nossa primeira parada no Chile foi em Arica, uma cidade costeira ao norte do país. Além de ser uma cidade bem agradável para se conhecer durante uma viagem pelo Chile, sua localização é estratégica: ela faz fronteira com o Peru e está bem próxima da Bolívia. Se você vai cruzar esse canto do mapa, vem
conferir nesse post o que fazer em Arica e aproveitar o melhor da sua viagem pelo norte do Chile.
Conhecida como uma das cidades mais secas do mundo, Arica é daqueles destinos em que raramente uma chuva vai atrapalhar eus dias. Por aqui dá para curtir uma praia, aproveitar belos cenários, esticar a viagem até um imponente vulcão e ainda aprender um pouco sobre a história do país. Pronto para conhecer Arica? Vem com a gente!
Onde se hospedar em Arica
Antes de mostrar o que fazer em Arica, seguem nossas sugestões de acomodação na cidade:
Hostal Jardin del Sol | Colado no centro, esse hostel é um lugar bem aconchegante e um convite para o descanso. Há opções de quartos para 1 a 4 pessoas, com banheiros privados ou compartilhados. Há também uma cozinha para uso comum. Consulte valores.
Hostal Sunny Days | São apenas 5 minutos andando do hostal até chegar na praia. Ele também fica pertinho do terminal de ônibus. A recepção feita pelo dono é para se sentir em casa. Quartos privados e compartilhados. A partir de R$96 o quarto duplo. Consulte valores.
O que fazer em Arica no Chile
Centro da cidade
Na hora de planejar o que fazer em Arica, considere começar seu tour pelo centro da cidade. Um bom ponto de partida é a Plaza Colón, onde fica a Catedral San Marcos. A igreja em estilo gótico foi construída entre 1871 e 1875, e sua obra é assinada por Eiffel (o mesmo da Torre Eiffel de Paris).
Ali perto também fica a antiga Casa de Gobierno, outra obra de Eiffel em Arica. E bem na frente também fica a Plaza Estación, onde funcionava uma estação de trem e hoje tem uma locomotiva em exposição. Ainda no centro podemos ver o antigo Customs building, que foi contruído em 1872. A obra é declarada patrimônio histórico e atualmente abriga a Casa da Cultura.
Em seu passeio pelo centro de Arica, não poderá faltar uma caminhada pela Paseo 21 de Mayo, uma das ruas mais movimentadas da região. Ela é exclusiva para pedestres e por aqui encontramos um comércio bem movimentado: bares e restaurantes, lojas, bancos e casas de câmbio.
El Morro
Saindo do centro, siga em direção ao Parque Vicuña Mackenna e suba por uns 15 minutos até chegar no topo do El Morro. Com 150 metros de altura, esse lugar oferece uma belíssima vista panorâmica da cidade.
Além de ser um ponto de contemplação, o local teve sua importância durante a Guerra do Pacífico. Você poderá aprender mais sobre a história do lugar no Museo de Armas, que fica ali no alto do El Morro.
Além do museu e da linda vista para a cidade de Arica, em El Morro encontramos a maior bandeira que já vimos na vida! A bandeira do Chile ali é gigantesca!
Las Cuevas de Anzota
Esse deve ser o lugar de destaque na sua lista com o que fazer em Arica. Sem dúvidas Las Cuevas de Anzota foi o lugar mais bonito que vimos durante nossa viagem pela cidade.
São cerca de 12 km partindo do centro rumo ao sul de Arica. O caminho já é muito bonito, mas ao chegarmos em Las Cuevas de Anzota o cenário fica ainda melhor: seguimos em um caminho para pedestre margeando a costa, em um passeio de contemplação e muita paz na natureza.
Pelo caminho há algumas placas explicando sobre a fauna local e sobre antigos povos que já viveram por ali em suas cavernas. O legal é que podemos entrar nessas cavernas, ouvir o som das ondas e das aves e curtir uma deliciosa tarde em Arica.
Praias de Arica
Depois de um tempo viajando por Bolívia e Peru, uma praia pode cair muito bem. Normalmente as praias do Pacífico não são comparáveis à beleza das nossas praias brasileiras, mas as praias de Arica são bem convidativas.
A mais frequentada é a Playa Chinchorro, mais próxima ao centro. Outras opções são El Laucho, Playa Brava e La Lisera. Mas se você estiver indo rumo a Las Cuevas de Anzota, poderá também conhecer La Liserilla pelo caminho.
Parque Nacional Lauca
Outra opção para quem busca o que fazer em Arica: conhecer o Parque Nacional Lauca, que fica quase na fronteira com a Bolívia. Prepare-se para sair do nível do mar e chegar aos 4.000 metros de altitude, encontrando um cenário completamente diferente – e maravilhoso!
É no Parque Nacional Lauca que fica o Vulcão Parinacota, que se destaca na paisagem quando já nos aproximamos do parque. Outros vulcões cobertos de gelo completam o visual por ali. Faça uma parada na borda do Lago Chungará para apreciar o vulcão e curta a paz e o silêncio desse lugar.
São quase 3 horas do centro de Arica até o parque. Normalmente os tours oferecem opção de 2 dias/ 1 noite, incluindo pernoite na cidade de Putre (mais próxima ao parque). Nós fizemos em um dia bate-volta e conseguimos aproveitar bastante, não achamos tão cansativo. Você pode alugar um carro para fazer esse passeio, há bastante sinalização e o GPS funcionou direito.
Museo Arqueologico San Miguel de Azapa
Uma das atrações no caminho para o Parque Nacional Lauca é o Museo Arqueologico San Miguel de Azapa, que não fica tão distante de Arica. Por aqui encontramos muitas múmias do povo Chinchorros, que são consideradas as mais antigas múmias humanas – elas datam de até 2.000 anos antes das múmias do Egito!
Nós nos impressionamos com a qualidade e boa conservação do museu. Tivemos que visitá-lo rapidamente, mas dedique pelo menos 1h30 para aprender sobre a história de antigas civilizações que já habitaram essas terras.
Geoglifos La Tropila
Também próximo a Arica podemos encontrar mais uma relíquia de povos antigos: os geóglifos La Tropila, que ficam em morros ao longo da estrada. Eles têm formas humanas e de animais e são bem preservados, tendo resistido aos séculos graças ao clima desértico do local.
Se você for ao Parque Nacional Lauca, verifique se seu tour faz uma parada para observação desses geóglifos. Alguns podem ser vistos da estrada mesmo.
Presencias Tutelares
São esculturas feitas de argila, em uma planície no deserto a 27km ao sul de Arica. Essas esculturas foram feitas pelo artista Juan Díaz Fleming.
Quantos dias ficar em Arica
Agora que você já conferiu o que fazer em Arica, segue a recomendação de quanto tempo você precisa para conhecer a cidade: um dia inteiro será o suficiente para conhecer as principais atrações de Arica, embora não vá sobrar tempo para curtir uma praia.
Se quiser conhecer o Parque Nacional Lauca (o que recomendamos muito), acrescente um ou dois dias no roteiro, dependendo do tour que você escolher.
Não esqueça o seguro viagem!
Sempre bom lembrar que seguro viagem é indispensável para uma viagem tranquila e sem maiores estresses. Já precisamos de atendimento médico durante nossa viagem pela América do Sul e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas.
Sugerimos fazer uma busca em nossa página de seguro, um site que compara preços e dá uma enorme variedade de opções de seguro. Pra melhorar, é só usar nosso código EMALGUMLUGAR5 para ganhar 5% de desconto e mais 5% em pagamento no boleto!
Uma viagem para Arica combina com:
Iquique | Esse lugar é muito mais interessante do que parece à primeira vista: uma enorme duna bem no meio da cidade, um centro histórico colorido e um lindo litoral. Pra completar, que tal uma visita a uma cidade fantasma?
Atacama | Um destino dos sonhos no Chile: o Deserto do Atacama está cheio de paisagens incríveis. São várias opções de passeios, incluindo vales rochosos, montanhas coloridas, banhos termais, lagunas salgadas e muito mais. Você jamais esquecerá o Atacama!
Antofagasta | Uma cidade litorânea (e desértica) que serve de porta de entrada para o Deserto do Atacama – e que tem uma vibe muito gostosa para oferecer. Aproveite para apreciar a beleza do seu litoral e conhecer um pouco mais da história do país.
Santiago | Uma viagem ao Chile não está completa sem conhecer Santiago, a capital com ar europeu e sangue latino. Construções da época colonial se misturam a um clima cosmopolita, sendo um convite para explorar a cidade e aprender mais sobre a história do país.
Vai passar por Arica no Chile? Aproveite nossas dicas e conheça a história e as belezas naturais da cidade!
Nós agradecemos seu apoio! Nós nos esforçamos para manter o blog atualizado, mas alguns detalhes podem sofrer alterações a qualquer momento. Sempre confirme datas, preços e informações.
Arica cidade poeirenta pobre de recursos hídricos sufocante.
Olá Ilone, respeitamos a opinião de todos mas tivemos uma experiência bastante positiva na cidade!
Como turista eu tive uma experiência formidável em Arica, gostei da paisagem e o parque Lauca, salar de surire e a reserva das vicuñas são lindos e inesquecíveis. Um dos lugares mais lindos da América do Sul.
Que ótimo saber que você teve uma experiência tão incrível em Arica! Realmente, o Parque Lauca, o Salar de Surire e a Reserva das Vicuñas são lugares deslumbrantes e inesquecíveis. Sem dúvida, Arica é um dos destinos mais bonitos da América do Sul. Espero que mais pessoas possam desfrutar dessas maravilhas naturais!